José Alves da Silva
É professor associado da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Diadema Foi coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática (PECMA) da Unifesp-Diadema (2022-2025). Pesquisa adolescência no contexto escolar, aliando-a com a discussão crítica da pós-modernidade na educação, bem como as questões de estética e simetria no ensino de física. Atua com formação inicial e continuada de professores, tendo prestado consultorias para diferentes instituições. É membro da Rede Escola Pública e Universidade (REPU). É doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2008), mestre em Ensino de Ciências - Modalidade Física pela Universidade de São Paulo (2002) e graduado em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1998). Foi diretor-geral da DOT - Diretoria de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo, consultor da Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico do Ministério da Educação e autor da coleção de livros didáticos de Física do Projeto Escola e Cidadania (Editora do Brasil) e professor das redes públicas municipal e estadual de São Paulo. E-mail: jose.alves@unifesp.br
Informações coletadas do Lattes em 26/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2005 - 2008
Universidade de São Paulo
Título: Compromisso e paixão: o universal e o singular na boa escola pública
, Ano de obtenção: 2008. Luis Carlos de Menezes. Palavras-chave: ensino médio; adolescência.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências
1999 - 2002
Universidade de São Paulo
Título: Cidadania e Divulgação Científica no Ensino de Física, Ano de Obtenção: 2002
Maria Regina Dubeux Kawamura.Palavras-chave: divulgação científica; Cidadania; radiação.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Graduação em Licenciatura em Física
1994 - 1998
Universidade de São Paulo
Título: Natureza da luz: da mídia para a sala de aula
Orientador: Maria Regina Dubeux Kawamura
Formação complementar
2011 -
Francês básico. (Carga horária: 60h). , Aliança Francesa, AF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ensino médio.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ENSINO DE CIÊNCIAS - MODALIDADE FÍSICA.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Divulgação científica.
Organização de eventos
WATANABE, G. ; STUDART, N. ; SILVA, J. A. . XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2021. (Congresso).
CASSIO, F. ; GOULART, D. C. ; STOCO, S. ; SILVA, J. A. ; XIMENES, S. ; CORTI, A. P. ; CORROCHANO, M. C. ; PIERRO, M. C. ; ARELARO, L. ; CARNEIRO, S. . Reformas de ensino e movimentos de resistência: diálogos entre Brasil e América Latina. 2017. (Congresso).
Maurício Pietrocola ; FORATO, T. C. M. ; SILVA, J. A. . 2nd World Conference on Physisc Education. 2016. (Congresso).
STOCO, S. ; GOULART, D. C. ; JACOMINI, M. A. ; SILVA, J. A. ; XIMENES, S. . I colóquio rede universidade-escola pública: as políticas educacionais e os movimentos de resistência. 2016. (Congresso).
GIROTTO, E. ; STOCO, S. ; JACOMINI, M. A. ; GOULART, D. C. ; SILVA, J. A. ; ARELARO, L. ; PIERRO, M. C. ; XIMENES, S. . II Encontro da rede universidade-escola pública: a luta pela escola pública em São Paulo. 2016. (Congresso).
SASSERON, L. H. ; SILVA, J. A. . XV Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física. 2014. (Congresso).
SILVA, J. A. . XX SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2013. (Congresso).
SILVA, J. A. ; KLUX, V. S. ; GIGLIO, C. M. . II Colóquio interno licenciaturas em foco: aproximações e distanciamentos no ensino de ciências e de matemática. 2013. (Outro).
FORATO, T. C. M. ; RANGEL, F. ; ARAGÃO, G. ; BIANCO, A. G. ; SILVA, J. A. . I Semana da Licenciatura em Ciências e Matemática da Unifesp-Diadema. 2012. (Congresso).
SILVA, J. A. . II Simpósio PIBID-UFABC. 2012. (Congresso).
SILVA, J. A. . II EDEC - Encontro de Divulgação e Ensino de Ciências. 2011. (Congresso).
Participação em eventos
Congresso Acadêmico Unifesp 2021. Avaliador. 2021. (Congresso).
XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências.XVIII ENPEC. 2021. (Encontro).
XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física. Século da Quântica. 2021. (Congresso).
III Congresso de Graduação da Unifesp. Comunicações orais: educação. 2017. (Congresso).
Reformas de ensino e movimentos de resistência: diálogos entre Brasil e América Latina.Comunicações orais - G8. 2017. (Encontro).
Reformas de Ensino e movimentos de resistência: diálogos entre Brasil e América Latina.Direito à qualidade na educação pública. 2017. (Encontro).
2nd WCPE - World Conference on Physics Education. The theme adolescence in the initial of formation Physics teachers. 2016. (Congresso).
2nd World Conference on Physics Education. Aesthetics and symmetry in Physics and its implications for teaching: a bibliographic research. 2016. (Congresso).
2nd World Conference on Physics Education. Salvador Dalí and Quantum Mechanics: A Proposal For Physics Education. 2016. (Congresso).
III Congresso de graduação da Unifesp. AULA EXPERIMENTAL DENTRO DO PIBID-FÍSICA DA UNIFESP SOBRE AS LEIS DA TERMODINÂMICA: a busca por um maior diálogo com os adolescentes.. 2016. (Congresso).
III Congresso de Graduação da Unifesp. A importância da experimentação nas aulas de calorimetria: relato da implementação de uma proposta didática em sala de aulas do Pibid-Unifesp-Física. 2016. (Congresso).
III Congresso de Graduação da Unifesp. O universo adolescente e o ensino de óptica: análise de uma sequência didática implementada pelo Pibid-Física. 2016. (Congresso).
III Congresso de Graduação da Unifesp. ADOLESCÊNCIA E FÍSICA: PROPOSTAS DE ENSINO DE CALORIMETRIA E DE ÓPTICA DO PIBID-FÍSICA DA UNIFESP. 2016. (Congresso).
III Congresso de Graduação da Unifesp. Becquerel, Curie e a radioatividade: uma proposta de ensino de física a partir da História e Filosofia da Ciência. 2016. (Congresso).
III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE).RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DE UMA AULA EXPERIMENTAL DE FÍSICA: AS DUAS LEIS DA TERMODINÂMICA. 2016. (Encontro).
X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências.Estética e simetria no ensino de física: uma proposta para o ensino de mecânica. 2015. (Encontro).
XX SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física.As mudanças no livro didático de física. 2013. (Simpósio).
I semana da Licenciatura em Ciências e Matemática da Unifesp-Diadema. Mesa Redonda dos professores da rede ? Relatos de experiências bem sucedidas na rede pública por profissionais que atuam nela.. 2012. (Congresso).
I Semana da Licenciatura em Ciências e Matemática da Unifesp-Diadema. Relatos de experiências profissionais como professor de física, química, matemática e biologia: o professor de Física como gestor da escola. 2012. (Congresso).
Encontro de Física 2011. A sociedade pós-industrial e os objetivos do ensino médio e do Ensino de Física. 2011. (Congresso).
I Congresso Iberoamericano de Investigación en Ense^nanza de las ciências. Inclusão do tema adolescência no ensino médio: contribuições e limitações das ciências em uma proposta interdisciplinar de uma escola pública.. 2011. (Congresso).
VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências.Inclusão do tema adolescência no ensino médio: contribuições e limitações das ciências em uma porposta interdisciplinar de uma escola pública. 2011. (Encontro).
1o. Congresso Brasileiro de Psicologia e Adolescência. Uma escola de ensino médio para adolescentes: um exemplo real na escola pública.. 2010. (Congresso).
Encontro de pesquisa da área temática Ensino de Ciências e Matemática.A formação da identidade do ensino médio. 2006. (Encontro).
I Simpósio Internacional de Adolescênca.A relação adolescência e ensino médio. 2005. (Simpósio).
IV Seminário Jovens construindo o futuro - Protagonismo juvenil e a Escola". 2003. (Seminário).
XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2003. (Simpósio).
XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 1999. (Simpósio).
VII EPEF.Um ensino de Física para a cidadania: qual cidadania?. 1998. (Encontro).
XII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 1997. (Simpósio).
Participação em bancas
SILVA, J. A.; BRESOLIN, I. R. A. P.; GALINDO, M. A.. da Periferia à Universidade: os caminhos da ciência feminina. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
CERIDORIO, L.;SILVA, J. A.; GIBIN, G. B.. A interdisciplinaridade solitária nos materiais de apoio do aprofundamento curricular "Meu Papel no Desenvolvimento Sustentável" do Novo Ensino Médio no estado de São Paulo. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; MATOS, K. F. O.; ROSA, A. P.. Potencialidades e Limitações de uma Sequência Didática da Área de Ensino de Química Direcionada à Prevenção ao Uso de Drogas para Adolescentes de uma Escola Pública Periférica. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; ROSA, A. S.; MATOS, K.. Potencialidades e Limitações de uma Sequência Didática da Área de Ensino de Química Direcionada à Prevenção ao Uso de Drogas para Adolescentes de uma Escola Pública Periférica. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; ROSA, A. S.; MATOS, K.. Potencialidades e Limitações de uma Sequência Didática da Área de Ensino de Química Direcionada à Prevenção ao Uso de Drogas para Adolescentes de uma Escola Pública Periférica. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; ROSA, A. S.; MATOS, K.. Potencialidades e Limitações de uma Sequência Didática da Área de Ensino de Química Direcionada à Prevenção ao Uso de Drogas para Adolescentes de uma Escola Pública Periférica. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
ROSALEN, M. A.;SILVA, JOSÉ ALVES DA; GONZALEZ-LOPEZ, V. A.. Uso de tecnologias na educação: desafios e soluções em aulas remotas e semi-presenciais em aulas de Matemática no Ensino Médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
CASSIO, F.;SILVA, J. A.; BUENO FILHO, M. A.. O Método de Melhoria de Resultados na rede estadual de São Paulo. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC.
SILVA, J. A.; STOCO, S.; RIBEIRO, M.. A adolescência em pauta na construção de políticas educacionais: a reforma do ?novo? ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
VILLANI, A.;SILVA, J. A.; SILVA, L.. Análise e aprimoramento da feira de ciências em escolas municipais de Santana do Parnaíba - SP. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.
MOURA JUNIOR, C. A.;SILVA, J. A.; BONVENT, J. J.. Ensino de energia na perspectiva da aprendizagem significativa usando ensino por investigação.. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Físi) - Universidade Federal do ABC.
SILVA, J. A.; ALEME, H. G.; MELONI, R. A.; RAMOS, R. A.. O adolescente da região periférica de São Paulo e os fatores que o levam a escolher a química como profissão. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
STOCO, S.; ROSALEN, M.; PIERRO, M. C.;SILVA, J. A.. EJA em Diadema: possibilidades e contornos em um ano de pandemia. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
TESTONI, L.; BROCKINGTON, G.; CORRALO, M.;SILVA, J. A.. Mulheres na Física: representações sociais de licenciandos e docentes em física no Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; MENEZES, L. C.; GURGEL, I.; SENISE, C. R.. Influências das concepções de estética e simetria de licenciandos em ciências no ensino da mecânica newtoniana. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
BARBOZA, R.; MIRANDA, M. A. G. C.;SILVA, J. A.; AZZALIS, L. A.. Discussões de gênero e sexualidade no ensino de biologia sob a perspectiva dos estudantes. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
LOURENCO, A. V. S.;SILVA, J. A.; STOCO, S.; CARMO, M. P.. Aulas práticas na disciplina de Químina nas propostas do governo do Estado de São Paulo: entraves predominantes, percepções e encaminhamentos. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; CAPECCHI, M. C. V. M.; STOCO, S.; GUTIERRA, B. C. C.. Representações sociais sobre acolescência por parte de professores de ciências. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
PRIETO, R.;SILVA, J. A.; MELETTI, S. M. F.. Trajetórias do público-alvo da educação especial no ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.
SILVA, J. A.; CAPECCHI, M. C. V. M.; STOCO, S.; GUTIERRA, M. B. C.. Representações sociais de adolescência por parte de professores de ciências. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
MOURA JUNIOR, C. A.; MOURA, B. A.;SILVA, J. A.; MARINHO, L. P.. A constante de Hubble: uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.
VILLANI, A.; FERNANDEZ, C.;SILVA, J. A.. Avaliação no Ensino de Química: atividades e critérios de professores da educação básica do município de São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.
SILVA, J. A.; MENEZES, L. C.; RICARDO, E. C.. A abstração como ponte entre a física e a literatura na construção de conceitos de mecânica quântica no ensino médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.
AGUIAR, W. M. J.; DAVIS, C. L. F.;SILVA, J. A.. O jovem da escola pública e suas significações sobre seu futuro. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SILVA, J. A.; MENEZES, L. C.; RICARDO, E. C.. Física e competências em uma educação participativa - e o texto escrito na verificação da formação. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.
BIZZO, N.; PELLEGRINI, G.; MOREIRA, I. C.; PIETROCOLA, M.;SILVA, J. A.. Opiniões, interesses, atitudes e conhecimentos de jovens estudantes de escolas urbanas e rurais de uma localidade da Amazônia Central. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universida) - Universidade de São Paulo.
BIZZO, N.;SILVA, J. A.; GARCIA, P. S.. Desafios ambientais: um estudo de caso de atitudes, interesses e opiniões de jovens paulistas sobre ambiente, ciência e tecnologia. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.
TESTONI, L.;SILVA, J. A.; ROSALEN, M. A.. Educação Financeira no Ensino Médio: o Estado do Conhecimento das dissertações e teses acadêmicas brasileiras publicadas entre 2010 e 2023. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; RANGEL, F. O.; CROCHIK, L.. Contribuições da Discussão de Adolescência na área de Ensino para a Formação de Educadores Populares de Projetos Sociais.. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; TESTONI, L.; LINARDI, P. R.. Ressignificação da Física a partir da adolescência: as contribuições para a prática educativaem uma sociedade pós-moderna. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; MATOS, K. F. O.; ROSA, A. S.. Potencialidades e Limitações de uma Sequência Didática da Área de Ensino de Química Direcionada à Prevenção ao Uso de Drogas para Adolescentes de uma Escola Pública Periférica. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; MARTORANO, S.; BRESOLIN, I.. da Periferia à Universidade: os caminhos da ciência feminina. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
APARICIO, A. S. M.;SILVA, J. A.; ANDRADE, M. F. R.. Concepções de Energia na Perspectiva da Física: O que Revelam Documentários Produzidos Por Estudantes do Ensino Médio. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado Profissional) - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SAO CAETANO DO SUL.
CERIDORIO, L.; GIBIN, G. B.;SILVA, J. A.. Um estudo sobre a interdisciplinaridade nos materiais de apoio do aprofundamento curricular "Meu Papel no Desenvolvimento Sustentável" do Novo Ensino médio. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
LOURENCO, A. V.; ALBRECHT, E.;SILVA, J. A.. Realidade Virtual no Ensino de Astronomia Básica. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; GOULART, D. C.; GOUW, A. M. S.. O que pensam os adolescentes das escolas públicas acerca das políticas destinadas a eles?. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
MELONI, R. A.; BARBOZA, R.;SILVA, J. A.. Educação científica e o currículo de ciências: um estudo documental em uma escola da rede estadual de educação do estado de São Paulo durante o período de 2008 a 2018. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
ROSALEN, M. A.;SILVA, J. A.; LINARDI, P. R.. Uso de tecnologias da educação: desafios e soluções em aulas remotas e semi-presenciais de matemática no ensino médio. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; GOULART, D. C.; STOCO, S.; BARBOSA, A.. A adolescência em pauta na construção de políticas educacionais: a reforma do ?novo? ensino médio. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
VILLANI, A.;SILVA, J. A.; DIAS, V.. Contribuições da feira de ciências para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos e do professor. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.
SILVA, J. A.; MELONI, R. A.; ALEME, H. G.. O adolescente da região periférica de São Paulo e os fatores que o levam a escolher a ciência como profissão.. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
VIEIRA, R. M. B.;SILVA, J. A.; ROSALEN, M. A.. Utilização de experimentos com materiais de baixo custo na formação inicial docente. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
STOCO, S.;SILVA, J. A.; PIERRO, M. C.. EJA como instrumento de combate às vulnerabilidades sociais: progressos e limites estruturais e regimentais. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
LOURENCO, A. V.; STOCO, S.;SILVA, J. A.. Aulas práticas na disciplina de química nas propostas do Governo do Estado de São Paulo: entraves predominantes, percepções e encaminhamentos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
CAPECCHI, M. C. V. M.; GURGEL, I.;SILVA, J. A.. Sentidos de cultura científica que emergem da relação entre temas de física e arte: o processo de implementação de uma sequência didática no ensino médio. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Ma) - Universidade Federal do ABC.
SILVA, J. A.; STOCO, S.; ROSALEN, M.; CARLINI, E.. Perspectivas intersetoriais para o ensino de ciências: limites e possibilidades para a prevenção ao uso de drogas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; STOCO, S.; CAPECCHI, M. C. V. M.; RANGEL, F. O.. Representações sociais sobre adolescência por parte de professores de ciências. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
PRIETO, R.; ANGELUCCI, C. B.;SILVA, J. A.. Trajetórias do público-alvo da educação especial no ensino médio paulistano. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em educaçao) - Universidade de São Paulo.
TESTONI, L.; MARTORANO, S.;SILVA, J. A.. Mulheres na física: representações sociais de licenciandos e docentes em física no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; SENISE, C. R.; VIEIRA, R. M. B.. Estética e simetria no ensino de mecânica: análise da concepção e discurso de alguns professores de física da educação básica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo.
RICARDO, E. C.;SILVA, J. A.; MENEZES, L. C.. A abstração como ponte entre a física e a literatura na formação de conceitos físicos sobre mecânica quântica no ensino médio. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.
TIBURI, M.;SILVA, J. A.; FEIJo, M.. O Liceu de Artes e Ofícios, a construção do ensino profissional e a cidade de São Paulo. 2011.
SILVA, J. A.; DAVIS, C. L. F.; AGUIAR, W. M. J.. O jovem da escola pública e suas significações sobre seu futuro. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
VIEIRA, R. M. B.;SILVA, J. A.; SIOUFI, L.. O ensino de física a partir da arte de Pollock: uma proposta interdisciplinar. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; CORDEIRO, D. S.; PIRES, F. F.. As implicações da filosofia da diferença de Deleuze na educação e no ensino de ciências. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
GOUW, A. M. S.;SILVA, J. A.; BARBOZA, R.. Maré de Conhecimento: Abordando gênero e oceanografia a partir da obra de Marta Vannucci. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
TESTONI, L.;SILVA, J. A.; SIOUFI, L.. O ensino de física: abordagens a partir da matematização e da experimentação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
FORATO, THAÍS CYRINO DE MELLO;SILVA, J. A.; ARAUJO, Y.. A vida e as contribuições de Enedina Alves Marques para as Ciências e Tecnologia: Uma proposta decolonial para o Ensino de Física. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
VIEIRA, R. M. B.;SILVA, J. A.; SIOUFI, L.. O ensino de física a partir da arte de Pollock: Uma proposta interdisciplinar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; CORDEIRO, D. S.; GOUW, A. M. S.. Impactos de aulas sobre pós-modernidade na formação inicial de professores de ciências. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; MELONI, R. A.; MARCONDES, T.. ARQUITETURA ESCOLAR E ADOLESCÊNCIA: A RELAÇÃO ENTRE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM, PERTENCIMENTO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; VIEIRA, R. M. B.; FERREIRA, Y. A.. O ENSINO DE ENERGIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE FÍSICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; FERREIRA, Y. A.; SENISE, C. R.. Concepções iniciais de licenciandos em ciências sobre energia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; RANGEL, F. O.; LIMA, M. L. S.. A evasão dos estudantes adolescentes da terceira série do ensino médio explicada por eles mesmos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; SOARES, H. A. M.; JORGE, I. F.. A disciplina ?Projeto de Vida? na visão de alguns alunos do ensino médio da rede estadual paulista. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; VIEIRA, R. M. B.; PIRES, F. F.. Potencialidades e limites da construção de uma sequência didática integrando Física e Artes Plásticas no ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
VIEIRA, R. M. B.; COSTA, G. S. S.;SILVA, J. A.. Robô Bípede: utilização de artefato robótico na aprendizagem de Ciências com Surdos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
KASSAMA, P. A. G.; BERTINI, L. F.;SILVA, J. A.. Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática Crítica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; STOCO, S.; CORREIA, E.. A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais em adolescente no contexto escolar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; STOCO, S.; CORDEIRO, D. S.. O acolhimento aos alunos adolescentes nas aulas iniciais de Biologia: criação de uma sequência didática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; FORATO, T. C. M.; ARAUJO, Y.. A Física como projeto de vida para meninas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
MAGALHAES, N.;SILVA, J. A.; AVELLAR, M.. Diferenciando os efeitos físicos e visuais na geometrização da Teoria da Relatividade Especial: uso do diagrama de Minkowski no ensino superior. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo.
MORAIS, R.; POMMER, W.;SILVA, J. A.. Saberes profissionais docentes na "primeira extensão do conceito de número" na obra Matemática Elementar de Um Ponto de vista Avançado (Félix Klein, 1908). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; ARAUJO, Y.; STOCO, S.. Qual seria a finalidade do Ensino Médio? A resposta dada pelos alunos.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; STOCO, S.; TESTONI, L.. As influências do vestibular no cotidiano escolar da terceira série do ensino médio noturno de uma escola pública. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo.
VIEIRA, R. M. B.; TESTONI, L.;SILVA, J. A.. Robstáculo: uma proposta de ensino de robótica com impressão 3D. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo.
FORATO, T. C. M.; MELONI, R. A.;SILVA, J. A.. O uso do gás hidrogênio: dos aerostatos aos ônibus da EMTU/SP e uma contribuição ao ensino de ciências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo.
FORATO, T. C. M.;SILVA, J. A.; MARTORANO, S.; BONINI, H. E.. História da alquimia no ensino: caminhos para a introdução de aspectos da natureza da ciência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; FORATO, T. C. M.; MARTORANO, S.; MOURA, B. A.. Estética e simetria nas leis de Newton: uma análise de alguns livros didáticos usados na formação inicial de professores de física. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
TESTONI, L.;SILVA, J. A.; FORATO, T. C. M.. Física forense e CTS: uma proposta para o ensino das leis de Newton em uma perspectiva de formação cidadã. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; SENISE, C. R.; MARTORANO, S.. Estética e simetria nas leis de Newton: uma análise de alguns livros didáticos usados na formação inicial de professores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo.
STOCO, S.;SILVA, J. A.; ZAJAC, S.. Desigualdades educacionais: um olhar sobre a mulher da periferia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; CERICATTO, I. L.; ZAJAC, S.. O ensino de ciências na educaçãoe special: o caso da sexualidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; RANGEL, F.O.. A influência da relação professor-aluno-conhecimento na aprendizagem de estudantes e na escolha de seus projetos de vida relacionados às ciências. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; FORATO, T. C. M.; CARVALHO, J. P. F.. Adolescência e física: experiências dos bolsistas no Pibid em uma escola estadual do município de Diadema. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; GOUW, A. M. S.; AZEVEDO, M. N.. O estudo da arte de ensino de biologia e as possíveis contribuições para a tarefa de educar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, JOSÉ ALVES DA; FORATO, T. C. M.; STOCO, S.. O ensino de ciências para mulheres em situação de privação de liberdade na cidade de São Paulo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; TANUS, M. R.; BESSADA, D. F.. As dúvidas mais frequentes dentre os temas estruturadores do ensino de biologia: uma visão qualitativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; VIEIRA, R. M. B.; MANFRINI, M.. no Processo Seletivo Simplificado para provimento no cargo de Professor(a) Substituto(a). 2025. Universidade Federal de São Paulo.
MELONI, R. A.;SILVA, J. A.; LINARDI, P. R.; BIANCO, A.. Banca examinadora de Processo Seletivo Simplificado da Unifesp - Campus Diadema, na Área/ subárea de Ensino / Ensino de Ciências EDITAL Nº 553/2021. 2022. Universidade Federal de São Paulo.
SILVA, J. A.; VILLANI, A.; HIGA, I.; SENISE, C. R.; NASCIMENTO, S. S.. Concurso público para vaga em Ensino de Física. 2018. Universidade Federal de São Paulo.
Orientou
Os elementos de adolescência nos cursinhos populares; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);
Contribuições da discussão de adolescência na área de Ensino para a formação de educadores de projetos sociais; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);
Aproximações entre Física e as demandas adolescentes durante a jornada de uma professora do ensino médio; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);
Potencialidades e desafios da aplicação de uma sequência didática integrando Física e Artes Plásticas no Ensino Médio; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);
As políticas públicas na rede estadual na opinião dos adolescentes paulistanos; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);
É possível haver alegria no período noturno de uma escola pública periférica de ensino médio? Com a palavra: os adolescentes; ; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);
Transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II: vivências e desafios de pré-adolescentes no contexto escolar; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);
A educação em ciências voltada aos adolescentes do distrito de Cidade Tiradentes; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);
Energia mecânica no Ensino de Física; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);
A construção de uma sequência didática para ensinar Energia para os anos iniciais do Ensino Fundamental 2; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);
As influências das ideias do físico-químico Ilya Prigogine nas artes; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);
Potencialidades e Limitações de uma Sequência Didática da Área de Ensino de Química Direcionada à Prevenção ao Uso de Drogas para Adolescentes de uma Escola Pública Periférica; 2025; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, ; Orientador: José Alves da Silva;
Da periferia à universidade: os caminhos da ciência feminina; 2025; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, ; Orientador: José Alves da Silva;
A adolescência em pauta na construção de políticas educacionais: a reforma do ?novo? ensino médio; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, ; Orientador: José Alves da Silva;
O adolescente da região periférica de São Paulo e os fatores que o levam a escolher a química como profissão; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, ; Orientador: José Alves da Silva;
Confluências historiográficas das ciências no contexto escolar pós-moderno: em busca de um senso de pertencimento histórico-cultural em adolescentes por meio de uma narrativa sobre a astronomia Tupinambá nos seiscentos; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, ; Coorientador: José Alves da Silva;
3; Influências das concepções de estética e simetria de licenciandos em ciências no ensino da mecânica newtoniana; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, ; Orientador: José Alves da Silva;
Representações sociais sobre adolescência por parte de professores de ciências; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, ; Orientador: José Alves da Silva;
As implicações da filosofia da diferença de Deleuze na educação e no ensino de ciências; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
Impactos das aulas sobre pós-modernidade na formação de professores de ciências; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
Concepções iniciais de licenciandos em ciências sobre energia; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
Potencialidades e limites da construção de uma sequência didática integrando Física e Artes Plásticas no ensino médio; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
A disciplina ?Projeto de Vida? na visão de alguns alunos do ensino médio da rede estadual paulista; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
A evasão dos estudantes adolescentes da terceira série do ensino médio explicada por eles mesmos; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
A importância dos laços de amizade no desenvolvimento de competências sociais de adolescentes no contexto escolar; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
O acolhimento aos alunos adolescentes nas aulas iniciais de Biologia: criação de uma sequência didática; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
A Física como projeto de vida para meninas; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
O ENSINO DE ENERGIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE FÍSICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
ARQUITETURA ESCOLAR E ADOLESCÊNCIA: A RELAÇÃO ENTRE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM, PERTENCIMENTO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
Qual seria a finalidade do Ensino Médio? A resposta dada pelos alunos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
As influências do vestibular no cotidiano escolar da terceira série do ensino médio noturno de uma escola pública; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
Estética e simetria nas leis de Newton: uma análise de alguns livros didáticos usados na formação inicial de professores de Física; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
O ensino da sexualidade para adolescentes: o currículo na educação básica para a educação especial; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
Adolescência e Física: Experiências do PIBID ? Física em uma escola pública do município de Diadema; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
A Influência da relação professor-aluno-conhecimento na aprendizagem de estudantes e na escolha de seus projetos de vida relacionados às ciências; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
O ensino de ciências em unidades prisionais femininas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
O estudo da arte do ensino de biologia e as possíveis contribuições para a tarefa de educar; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
AAs questões para a área de ensino de ciências trazidas por autores críticos da pós-modernidade; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
O papel das diferenças na Física suas possíveis implicações para o Ensino; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
Possibilidades e limites das ideias de Ilya Prigogine em aulas de física de um curso de licenciatura em ciências; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
Estética e simetria no ensino das leis do movimento: possibilidades e limites do uso de narrativas como forma de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem em aulas de física de um curso de licenciatura em ciências; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Alves da Silva;
As contribuições do Pibid-Física para a discussão de adolescência em aulas de física do ensino médio; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
A importância dos vínculos na escolha da graduação em licenciatura em física na etapa final da adolescência; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
A importância dos vínculos na escolha da graduação em licenciatura em física na etapa final da adolescência: o caso da Unifesp; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
Estética e simetria no ensino de física; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
Concepções de adolescência de professores em um curso de formação continuada de Ciências; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Alves da Silva;
Impactos dos elementos da sociedade pós industrial na concepção de educação de professores de ciências; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: José Alves da Silva;
Concepções de acolescência entre professores em um curso de formação continuada de Ciências: o papel do sistema hormonal; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema; Orientador: José Alves da Silva;
A docência em ciências como projeto de vida de licenciandos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema; Orientador: José Alves da Silva;
O conceito de projeto de vida e a formação de professores de ciências; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema; Orientador: José Alves da Silva;
Como discutir adolescência na formação inicial de professores; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema; Orientador: José Alves da Silva;
Naturezas de projetos na área de ensino de ciências; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Alves da Silva;
Monitoria de Física I para Licenciatura Plena em Ciências; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema; Orientador: José Alves da Silva;
Monitoria de Física I para Licenciatura Plena em Ciências; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema; Orientador: José Alves da Silva;
Monitoria de Física II para Licenciatura Plena em Ciências; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema; Orientador: José Alves da Silva;
Produções bibliográficas
-
LIMA, M. L. S. ; SILVA, J. A. . A escolha dos adolescentes pela carreira em química: o que dizem as publicações sobre o tema. Educação Química em Punto de Vista , v. 7, p. 1-16-16, 2023.
-
PIRES, F. F. ; SILVA, J. A. . Estética y simetría en las concepciones de espacio en la mecánica newtoniana. Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias , v. 13, p. 590-606, 2022.
-
PIRES, F. F. ; SILVA, J. A. . As questões de estética e simetria e suas contribuições para o ensino das leis de Newton na formação inicial de professores de ciências. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA , v. 38, p. 569-599, 2021.
-
MARCONDES, T. ; SILVA, J. A. . Percepções acerca de adolescência por parte de professores de ciências. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática , v. 5, p. 225-249, 2021.
-
SANTOS, DEYVID JOSÉ SOUZA ; FORATO, THAÍS CYRINO DE MELLO ; SILVA, JOSÉ ALVES DA . História e Filosofia das Ciências no contexto escolar pós-moderno: uma contribuição ao ensino de ciências a partir da hermenêutica filosófica de Gadamer. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA , v. 38, p. 1282-1308, 2021.
-
RANGEL, F.O. ; STOCO, S. ; TESTONI, L. ; SILVA, J. A. ; CERICATTO, I. L. ; BROCKINGTON, G. . Evasão ou mobilidade: conceito e realidade em uma licenciatura. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 25, p. 25-42, 2019.
-
PIRES, F. F. ; SILVA, J. A. ; FORATO, T. C. M. . Estética e simetria nas leis de Newton: uma análise de alguns livros didáticos usados na formação inicial de professores de física. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA , v. 36, p. 337-365, 2019.
-
PIRES, F. F. ; SILVA, J. A. ; FORATO, T. C. M. . Estética e simetria na mecânica: o caso das leis de Newton. Ensenanza de Las Ciencias , v. I, p. 3611-3615, 2017.
-
FERNANDES, R. ; PIRES, F. F. ; FORATO, T. C. M. ; SILVA, J. A. . Pinturas de Salvador Dalí para introduzir conceitos de Mecânica Quântica no Ensino Médio. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA , v. 34, p. 509, 2017.
-
CORTI, A. P. ; CORROCHANO, M. C. ; SILVA, J. A. . “OCUPAR E RESISTIR”: A INSURREIÇÃO DOS ESTUDANTES PAULISTAS. Educação e sociedade , v. 37, p. 1159-1176, 2016.
-
SILVA, JOSÉ ALVES DA . As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar. Ciência & Educação , v. 19, p. 811-821, 2013.
-
SILVA, J. A. ; KAWAMURA,M.R.D . A natureza da luz: uma atividade com textos de divulgação científica em sala de aula. Caderno Catarinense de Ensino de Física (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1677-2334 Caderno Brasileiro de Ensino de Física) , v. 18, p. 317-340, 2001.
-
SILVA, J. A. ; GOULART, D. C. (Org.) . Ensino médio e juventude em luta: política educacional e ação estudantil em São Paulo. 1. ed. São Paulo: Alameda, 2023. v. 1. 323p .
-
KLUX, V. S. (Org.) ; SILVA, J. A. (Org.) . Aproximações e Distanciamentos no Ensino de Ciências e Matemática: questões de identidade da área no âmbito filosófico e institucional. 1. ed. São Paulo: Porto de Ideias, 2013. v. 1. 92p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . PEC - Projeto Escola e Cidadadia: Física: Ensino Médio. V. 3.. 2a. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2010. v. 1. 320p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Física - PEC - Projeto Escola e Cidadania - Manual do professor. 2a. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2010. v. 1. 80p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . PEC - Projeto Escola e Cidadadia: Física: Ensino Médio. V. 2.. 2a. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2009. v. 1. 240p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Física - PEC - 3a. série - Fundação Bradesco. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2007. v. 3. 168p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Física - PEC - 2a. série - Fundação Bradesco. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2006. v. 3. 268p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Física V.1 - PEC. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2005. v. 1. 208p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Física V.2 - PEC. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2005. v. 1. 200p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Física V.3 - PEC. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2005. v. 1. 216p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Física - PEC - 1a. série - Fundação Bradesco. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2005. v. 3. 264p .
-
SILVA, J. A. ; VOGT, R. ; PIETROCOLA, M. . Física - módulo 5 - Pró univeritário. 1. ed. São Paulo: SEE-SP, 2004. v. 1. 50p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Energia. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE,C. ; PINTO, A. C. . O que é Física. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE,C. ; PINTO, A. C. . A vida das estrelas. 1. ed. São paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE,C. ; PINTO, A. C. . Sistemas de controle: a alma dos robôs. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Instrumentos ópticos. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Telecomunicações. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 32p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . A física do meio ambiente. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 32p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Calor: o motor das revoluções. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 32p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Os segredos da investigação científica. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . A Física está dentro de você. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE,C. ; PINTO, A. C. . As leis do eletromagnetismo. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 32p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Os eletrodomésticos. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . A Física ajuda a salvar vidas. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Enxergando a luz de perto. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . O nascimento da Física Quântica. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Na medida certa. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . A Física das cores. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 32p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . A Física e os esportes. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Física, música e outras artes. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Origem e destino do Universo. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 32p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . As leis de Newton. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Cientista é gente como a gente. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Equilíbrio e construção: o importante é não deixar cair. 1. ed. São Paulo: São Paulo, 2000. v. 1. 32p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Leis físicas da conservação. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Física Nuclear: da alquimia à bomba atômica. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Olhando para o céu. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 32p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . A matéria prima da matéria. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . Brasil, terra de samba, futebol e física. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . PEC Manual do Professor Física. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 181p .
-
SILVA, J. A. ; LEITE, C. ; PINTO, A. C. . A teoria da relatividade. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. v. 1. 24p .
-
SILVA, J. A. . Uma escola para adolescentes é possível?. In: CORTI,A.; CÁSSIO, F.; STOCO, S.. (Org.). Escola Pública: Práticas e Pesquisas em Educação. 1ed.Santo André: Editora UFABC, 2023, v. 1, p. 109-122.
-
SILVA, J. A. . A produção acadêmica sobre juventude e adolescência no contetxo educacional paulista entre 2008 e 2018. In: GOULART, D.C.; SILVA, J.A.. (Org.). Ensino médio e juventude em luta: política educacional e ação estudantil em São Paulo. 1ed.São Paulo: Alameda, 2023, v. 1, p. 103-124.
-
CORTI, A. P. ; SILVA, J. A. . Ensino médio e juventude: produção de conhecimento e políticas educacionais paulistas (2008-2018). In: GOULART, D.C.; SILVA, J.A.. (Org.). Ensino médio e juventude em luta: política educacional e ação estudantil em São Paulo. 1ed.São Paulo: Alameda, 2023, v. 1, p. 23-102.
-
GOULART, D. C. ; SILVA, J. A. ; CARNEIRO, S. ; BUENO, R. . O conceito de projeto de vida na política curricular da rede estadual paulista. In: GOULART, D.C.; SILVA, J.A.. (Org.). Ensino médio e juventude em luta: política educacional e ação estudantil em São Paulo. 1ed.São Paulo: Alameda, 2023, v. 1, p. 167-204.
-
FORATO, T. C. M. ; SILVA, J. A. ; SILVA, R. S. ; GOUW, A. M. S. . Pseudociências, polarizações, direitos humanos e curricularização da extensão: a física moderna no empoderamento de sujeitos. In: Armando Gil Ferreira dos Santos; Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira; Glória Regina Pessoa Campelo Queiroz. (Org.). Conteúdos Cordiais: Física Humanizada para uma Escola Sem Mordaça. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2021, v. 1, p. 129-152.
-
CORTI, A. P. ; CORROCHANO, M. C. ; SILVA, JOSÉ ALVES DA . "Ocupar & resistir": a insurreição dos estudantes paulistas. In: COSTA, A.A.F. & GROPPA, L.A.. (Org.). O movimento de ocupaç ões estudantis no Brasil.. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2018, v. 1, p. 121-144.
-
SILVA, J. A. ; STOCO, S. . Pibid ? Física e Estágio Curricular Supervisionado: diálogos sobre gestão dos diferentes aspectos de sequências didáticas na formação inicial de professores. In: João do Prado ferraz de Carvalho; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Magali Aparecida Silvestre. (Org.). Pibid Unifesp em diálogo: trajetórias e indagações sobre práticas de formação inicial de professores. 1ed.São Paulo: Placo, 2018, v. 1, p. 1-101.
-
SILVA, J. A. ; FORATO, T. C. M. . As contribuições do subprojeto Pibid-Física para a formação inicial e continuada de professores tendo em vista a tarefa de educar em tempos de sociedade pós-industrial. In: João do Prado Ferraz de Carvalho. (Org.). Desafios da formação inicial docente no contexto do Pibid: experiências de formação de professores nos arrabaldes das cidades de Diadema e Guarulhos (SP. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 1, p. 97-136.
-
FORATO, T. C. M. ; SILVA, J. A. . Proposta formativa nas práticas pedagógicas de Física. In: KLUTH, V.. (Org.). Práticas docentes e formação de professores: reflexões à luz do ensino de ciências. 1ed.São Paulo: Alameda, 2017, v. 1, p. 167-208.
-
RANGEL, F.O. ; COLAGRANDE, E. A. ; SILVA, J. A. ; OLIVEIRA, E. N. ; SILVEIRA, T. G. ; FERREIRA, A. V. T. S. . Evasão e Vulnerabilidade. In: MEMBIELLA, P; CASADO, N.;CEBREIROS, I.. (Org.). Presente y futuro de la enseñanza de las ciencias. 1ed.Santiago de Compostela: Educación Editora, 2014, v. 1, p. 173-177.
-
SILVA, J. A. . Formar professores na sociedade pós-industrial: as contribuições do conceito de projeto de vida e as especificidades da docência em ciências e matemática. In: SILVA, J.A.; KLUTH, V.S.. (Org.). Aproximações e Distanciamentos no Ensino de Ciências e Matemática: questões de identidade da área no âmbito filosófico e institucional. 1ed.São Paulo: Porto de Ideias, 2013, v. 1, p. 69-92.
-
SILVA, J. A. . O que a série 'Adolescência' pode ensinar às escolas. Revista Carta Capital, Protal da Revista Carta Capita, 29 mar. 2025.
-
SILVA, J. A. . A reforma do ensino médio e a causa da revolta nas escolas. Balbúrdia - Revista de Divulgação ciêntífica dos Discentes do PIEC, https://sites.usp.br/revistaba, 03 jul. 2023.
-
GOULART, D. C. ; CASSIO, F. ; SILVA, J. A. . Ensino Médio - Nem-Nem: o governo de São Paulo aproveita a pandemia e 'passa a boiada' com a reforma do Ensino Médio. Carta Capital, home da CartaCapital, 02 jul. 2021.
-
MAGALHAES, E. P. ; SILVA, J. A. . A presença de adolescentes femininas na engenharia química e licenciatura em ciências em uma universidade pública na periferia da Grande São Paulo. In: XXII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2024, Belém-PA. Anais do XXII Encontro Nacional de Ensino de Química. Recife: Even3, 2024. v. 1. p. 1-12.
-
MAGALHAES, E. P. ; SILVA, J. A. . A escolha pelos cursos de engenharia química e licenciatura em ciências por parte de adolescentes negras em um campus periférico de uma universidade pública da região metropolitana de São Paulo. In: XIII Congresso Brasileiros de Pesquisadores/as Negros/as - XIII COPENE, 2024, Belém-PA. Anais do XIII Congresso Brasileiros de Pesquisadores/as Negros/as - XIII COPENE. Teresina: ABPN, 2024. v. 1. p. 1-8.
-
ABRAHAO, M. ; SILVA, J. A. . A opinião dos adolescentes nas pesquisas da área de Ensino de Ciências. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2023, Caldas Novas. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campina Grande: Realize, 2023. v. '. p. 1-11.
-
CARVALHO, L. ; SILVA, J. A. . Ensino de física como projeto de vida para meninas em um curso de extensão. In: XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2021, Santo André. Anais do XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 19 a 30 de julho de 2021. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2021. v. 1. p. 1-5.
-
OLIVEIRA, L. M. ; SILVA, J. A. . Contribuições de Ilya Prigogine para o ensino das leis da natureza. In: XXIV SImpósio Nacional de Ensino de Física, 2021, Santo André. Anais do XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, realizado entre 19 e 30 de julho de 2021. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2021. v. 1. p. 1-5.
-
SANTOS, D. J. S. ; FORATO, T. C. M. ; SILVA, J. A. . A relevância das narrativas históricas para o ensino de ciências no contexto da pós-modernidade. In: XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2021, Santo André. Anais do XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, realizado entre 19 e 30 de julho de 2021. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2021. v. 1. p. 1-5.
-
MALDONADO, H. ; SILVA, J. A. . Como o vestibular aparece no cotidiano de uma terceira série do ensino médio noturno de uma escola pública: um olhar a partir das aulas de física. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2021, Online. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Campina Grande: Realize, 2021. p. 1-8.
-
MARCONDES, T. ; SILVA, J. A. . Características da pós-modernidade na visão de professores de ciências em um curso de extensão. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2021, Online. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Campina Grande: Realize, 2021. p. 1-8.
-
LIMA, M. L. S. ; SILVA, J. A. . Um olhar sobre as produções da área de ensino de ciências voltadas à educação em periferias urbanas. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências, 2021, Caldas Novas. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.. Campina Grande: Realize Editora, 2021.
-
CARVALHO, L. ; SILVA, J. A. . Adolescência e o ensino de física: as contribuições do PIBID para a formação inicial do professor. In: XXIII SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019, Salvador, Bahia. Anais do XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: SBF, 2019. v. 1. p. 1-8.
-
PIRES, F. F. ; SILVA, J. A. ; FERNANDES, R. . O ensino das leis de Newton a partir da abordagem das bases estéticas e simétricas que as fundamentam em um curso de licenciatura em ciências. In: XXIII SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019, Salvador, Bahia. Atas do XXIII SImpósio Nacional de Ensino de Física. Sã Paulo: SBF, 2019. v. 1. p. 1-9.
-
MARCONDES, T. ; SILVA, J. A. . Impactos de um curso de extensão sobre adolescência para professores de ciências. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências, 2019, Natal. Anais do XII ENPEC. Bauru: Abrapec, 2019. v. 1.
-
PIRES, F. F. ; SILVA, J. A. ; FERNANDES, R. . Estética e simetria no ensino de mecânica newtoniana: uma proposta para a formação inicial de professores de física. In: XII Encontro Nacional de Pesquisado e Educação em Ciências, 2019, Natal. Anais do XII ENPEC. Bauru: Abrapec, 2019. v. 1. p. 1-8.
-
MARCONDES, T. ; SILVA, J. A. . O ensino de ciências na educação inclusiva: o caso da sexualidade para adolescentes com deficiência intelectual. In: XI ENPEC - Encontro de Pesquisadores em Ensino de Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Enpec. Florianópolis: Abrapec, 2017. v. 1.
-
PIRES, F. F. ; SILVA, J. A. ; SILVA, P. R. . Estética e simetria no ensino de física: uma proposta para o ensino de mecânica. In: X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências, 2015, Águas de Lindoia. X ENPEC 2015 - Anais do evento. Campinas-SP: Abrapec, 2015.
-
RANGEL, F. O. ; CERICATTO, I. L. ; STOCO, S. ; BROCKINGTON, G. ; TESTONI, L. ; SILVA, J. A. . Evasão e vulnerabilidade acadêmica numa licenciatura em ciências. In: X ENPEC _ Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências, 2015, Águas de Lindoia. Anais do XI Enpec. Águas de Lindoia: Abrapec, 2015. v. 1.
-
SILVA, J. A. ; PIRES, F. F. ; RODRIGUES, P. ; PAULA, K. P. . Estética e simetria no ensino de física. In: Encontro Nacional das Licenciaturas - 2014, 2014, Natal. Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas - 2014. Natal: UFRN, 2014.
-
SILVA, J. A. ; OLIVEIRA, E. N. ; AMARAL, B. S. ; SILVA NETO, J. L. . Adolescência e ensino de física: a construção de uma proposta. In: Encontro Nacional das Licenciaturas - 2014, 2014, Natal. Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas - 2014. Natal: UFRN, 2014.
-
SILVA, J. A. ; PEREIRA, S. A. ; PEREIRA, B. A. . A docência em Ciências-Física como projeto de vida. In: XX SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo - SP. Anais do XX SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo - SP: Sociedade Brasileira de Física, 2013.
-
SILVA, J. A. ; PIOTTO, V. R. . A ausência do sistema hormonal no ensino de ciências e suas possíveis implicações para o agravamento da falta de diálogo com os adolescentes da educação básica. In: IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências, 2013, Águas de Lindoia. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências, 2013.
-
SILVA, J. A. ; PEREIRA, S. A. ; PEREIRA, B. A. . O conceito de projeto de vida e a formação de professores de ciências. In: IX Encontro Nacional de Pesquisadores de Ciências, 2013, Águas de Lindoia. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências. Bauru: ABRAPEC, 2013.
-
SILVA, J. A. ; RANGEL, F.O. ; OLIVEIRA, E. N. ; CARDOSO, C. R. ; FERREIRA, A. V. T. S. ; PEREIRA, C. R. A. ; SILVEIRA, T. G. ; COLAGRANDE, E. A. . Evasão e vulnerabilidade acadêmica em um curso de formação de professores de ciências. In: IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências, 2013, Águas de Lindoia. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências. Bauru: ABRAPEC, 2013.
-
RANGEL, F. O. ; SILVA, J. A. ; CARDOSO, C. R. ; OLIVEIRA, E. N. ; FERREIRA, A. V. T. S. . Controvérsias no conceito de evasão de um curso de formação de professores de ciências e a expansão do ensino superior federal.. In: XIV EPEF - Encontro de pesquisadores em Ensino de Física, 2012, São Sebastião -SP. Anais do XIV EPEF - Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2012.
-
SILVA, J. A. . Inclusão do tema adolescência no Ensino Médio: contribuições e limitações das Ciências em uma proposta interdisciplinar de uma escola pública. In: VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências, 2011, Campinas - SP. Atas do VIII ENPEC. Campinas: Abrapec, 2011.
-
SILVA, J. A. . Inclusão do tema adolescência no Ensino Médio: contribuições e limitações Das Ciências em uma proposta interdisciplinar De uma escola pública. In: I CIEC - Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciências, 2011, Campinas - SP. Atais do I CIEC. Campinas: Abrapec, 2011.
-
SILVA, J. A. . Uma escola de ensino médio para adolescentes: um exemplo real na escola pública.. In: 1o. Congresso Brasileiro de Psicologia e Adolescência, 2010, São Paulo. Anais do 1o. Congresso Brasileiro de Psicologia e Adolescência. São Paulo: EPPA, 2010. v. 1.
-
SILVA, J. A. ; KAWAMURA,M.R.D . Mudanças de Concepções a partir do uso de textos de divulgação científica no ensino de física. In: 12o. Congresso de Leitura do Brasil, 1999, Campinas. Atas do III Encontro Nacional de leitura em Ensino de Ciências. Campinas, 1999. v. 1.
-
MALDONADO, H. ; ABRAHAO, M. ; SILVA, J. A. . Education of adolescents in public policies for high school in some publications in the area os SCience Teaching. In: XX IOSTE Symposium 2022, 2022, Recife. IOSTE 2022 Proceddings. Recife: IOSTE, 2022.
-
SILVA, J. A. . A sociedade pós-industrial e os objetivos do Ensino Médio e do Ensino de Física. In: Encontro de Físicos 2011 - XIII EPEF (Encontro de pesquisadores em Ensino de Física, 2011, Foz do Iguaçu-PR. Encontro de Físicos 2011, 2011.
-
PIRES, F. F. ; SILVA, J. A. . Aesthetics and symmetry in Physics and its implications for teaching: a bibliographic research. In: 2nd WCPE - World Conference on Physics Education, 2016, São Paulo. 2nd WCPE - World Conference on Physics Education. São Paulo: USP, 2016.
-
OLIVEIRA, E. N. ; SILVA, J. A. . The adolescence formation in the initial formation teachers. In: 2nd WCPE - World Conference on Physics Education, 2016, São Paulo. 2nd WCPE - World Conference on Physics Education. São Paulo: USP, 2016.
-
FERNANDES, R. ; PIRES, F. F. ; FORATO, T. C. M. ; SILVA, J. A. . Salvador Dalí and Quantum Mechanics: A Proposal For Physics Education. In: 2nd WCPE - World Conference on Physics Education, 2016, São Paulo. 2nd WCPE - World Conference on Physics Education. São Paulo: USP, 2016.
-
PEREIRA, B. A. ; SILVA, J. A. . O conceito de projeto de vida e a formação de professores de ciências. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da Unifesp - PIBIC 2013, 2013, São Paulo. Resumos do XXI Congresso de Iniciação Científica da Unifesp - PIBIC 2013. São Paulo: Unifesp, 2013.
-
PEREIRA, S. A. ; SILVA, J. A. . A docência em Ciências como parte do projeto de vida de licenciandos. In: XXI Congresso de Iniciação Científica - PIBIC 2013, 2013, São Paulo. Resumo do XXI Congresso de Iniciação Científica - PIBIC 2013. São Paulo: Unifesp, 2013.
-
PIOTTO, V. R. ; SILVA, J. A. . O sistema hormonal no ensino de ciências. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da Unifesp - PIBIC 2013, 2013, São Paulo. Resumo do XXI Congresso de Iniciação Científica - PIBIC 2013. São Paulo: Unifesp, 2013.
-
PIOTTO, V. R. ; SILVA, J. A. . A viabilidade da discussão de adolescência como componente curricular na educação básica e as contribuições dos professores de Ciências para o tema. In: Congresso PIBIC-PIBIT - Unifesp, 2012, São Paulo - SP. Atas do Congresso PIBIC/PIBIT 2011/2012. São Paulo: Unifesp, 2012.
-
SILVA, J. A. ; KAWAMURA,M.R.D . Como introduzir radiações no ensino médio?. In: XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2001, Natal. Atas do XIV SNEF. Natal, 2001.
-
SILVA, J. A. ; KAWAMURA,M.R.D . Um ensino de física para a cidadania: qual cidadania?. In: VII Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. Atas do VII Encontro de pesquisadores em Ensino de Física. Florianópolis.
-
KAWAMURA,M.R.D ; SILVA, J. A. . A natureza da luz: uma atividade com textos de divulgação científica em sala de aula. In: XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1999, Brasília. Atas do XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Brasília, 1999.
-
SILVA, J. A. ; KAWAMURA,M.R.D . A Contribuição do ensino de física na aproximação do conhecimento científico. In: Encontro Nacional de pesquisadores em ensino de Ciência, 1999, Valinhos. Atas do II ENPEC. Valinhos, 1999. v. 1.
-
HOSOUME, Y. ; LEITE, C. ; SILVA, J. A. . Representações do universo em crianças do 1o grau. In: XII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1997, Belo Horizonte. Atas do XII SNEF. Belo Horizonte, 1997.
-
ABRAHAO, M. ; SILVA, J. A. . A opinião dos adolescentes nas pesquisas da área de Ensino de Ciências. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MALDONADO, H. ; ABRAHAO, M. ; SILVA, J. A. . Education os adolescentes in public policies for high school in some publications in the area of science teaching. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, L. M. ; SILVA, J. A. . As contribuições de Ilya Prigogine para o ensino das leis da natureza. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREIRA, J. G. S. F. ; SILVA, J. A. . Reflexões e aprendizagens sobre a monitoria de física básica em um curso de licenciatura conduzido em atividades domiciliares. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIRES, F. F. ; SILVA, J. A. ; FERNANDES, R. . O ensino das leis de Newton a partir da abordagem das bases estéticas e simétricas que as fundamentam em um curso de licenciatura em ciências'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARVALHO, L. ; SILVA, J. A. . Adolescência e o ensino de física: as contribuições do PIBID para a formação inicial do professor. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PIRES, F. F. ; SILVA, J. A. ; FERNANDES, R. . Estética e simetria no ensino de mecânica newtoniana: uma proposta para a formação inicial de professores de física. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARCONDES, T. ; SILVA, J. A. . Impactos de um curso de extensão sobre adolescência para professores de ciências.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARVALHO, L. ; SILVA, J. A. . Adolescência e o ensino de física: as contribuições do PIBID para a formação inicial do professor. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIRES, F. F. ; SILVA, J. A. ; FERNANDES, R. . O ensino das leis de Newton a partir da abordagem das bases estéticas e simétricas que as fundamentam em um curso de licenciatura em ciências.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. A. ; JACOMINI, M. A. . O abismo entre o idealizado e o concretizado.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. A. . Desafios, expectativas e possibilidades para a educação de adolescentes no contextoe scolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, J. A. . Desafios, expectativas e possibilidades da educação de adolescentes no contexto escolar: o que a área de ensino de ciências tem a ver com isso:. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, J. A. . Desafios, expectativas e possibilidades para a educação de adolescentes no contextoe scolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FELIX, D. ; ABRAHAO, M. ; DESTRO, J. C. ; SILVA, J. A. . Elaboração, implementação e análise de uma sequência didática sobre as leis de Newton no PIBID-Física da UNIFESP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, L. ; RODRIGUES, J. ; VICENTE, A. ; SANTOS, C. ; SILVA, J. A. . Adolescência e ensino de física: as contribuições do Pibid para a formação do professor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MALDONADO, H. ; SILVA, J. A. . O estabelecimento de vínculos em cursos de licenciatura em física: a construção de uma pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TANAJURA, G. ; SILVA, J. A. . A importância dos vínculos na escolha da graduação em licenciatura em física na etapa final da adolescência: uma pesquisa bibliográfica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARCONDES, T. ; SILVA, J. A. . O ensino de ciências na educação inclusiva: o caso da sexualidade para adolescentes com deficiência intelectual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. A. ; CASSIO, F. . Breve histórico sobre a dualidade do ensino médio no Brasil e as questões do Pibid trazidas pelas áreas específicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, J. A. . Universidade e Escolas de Educação básica na formação de Professores?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, J. A. . As diferentes dimensões da tarefa de educar para uma vida com sentido. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. A. . Temas e perspectivas da área de ensino de ciências no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. A. . A docência em Ciências como projeto de vida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, J. A. . O conceito de projeto de vida: as contribuições possíveis para os alunos do EJA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. A. . Contribuições do Ensino de Ciências para o processo de alfabetização dos adolescentes do Fundamental II. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. A. . A sociedade pós-industrial e os objetivos do Ensino Médio e do Ensino de Física. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. A. ; INFANTE, M.E. ; MARQUES, G. C. . A Licenciatura em foco - Desafios da Formação Inicial do Professor de Ciências sob a ótica de três licenciaturas - EACH, UNIVESP e UNIFESP.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, J. A. . Inclusão do tema adolescência no ensino médio: contribuições e limitações das ciências em uma proposta interdisciplinar de uma escola pública.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. A. . Inclusão do tema adolescência no ensino médio: contribuições e limitações das ciências em uma proposta interdisciplinar de uma escola pública. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. A. . Uma nova proposta curricular para o Ensino de Física. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. A. ; CEVADA, J. S. . A formação do editor especialista e o Ensino de Ciências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. A. . Compromisso e paixão: o universal e o singular na boa escola pública. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. A. . Compromisso e paixão na boa escola pública: o universal e o singular na boa escola pública. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. A. . Como aliar a formação do professor especialista com a de professor de adolescentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. A. . A formação do professor especialista e a do professor de adolescentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. A. . Compromisso e Paixão: o universal e o singular na boa escola pública. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. A. . Um exemplo de experiência bem sucedida em uma escola pública de Ensino Médio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SILVA, J. A. . ANGÚSTIA EXISTENCIAL NO CONTEXTO ESCOLAR DE ADOLESCENTES/JOVENS DO ENSINO MÉDIO. 2023.
SILVA, J. A. . Impacto da política Capes para formação pós-doutoral no exterior no trabalho científico. 2023.
SILVA, J. A. . XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2023.
SILVA, J. A. . Parecer de artigo científico para o Caderno Brasileiro de Ensino de Física 82711. 2021.
SILVA, J. A. . Parecer de artigo científico para o Caderno Brasileiro de Ensino de Física 72615. 2020.
GOULART, D. C. ; SILVA, J. A. ; CORTI, A. P. ; PIOLLI, E. ; RAMOS, R. A. . Relatório: Grupo de Trabalho de Sujeitos Sociais. 2020.
SILVA, J. A. . Parecer de artigo científico para a Revista Brasileira de Educação em Ciências e Matemática 25178. 2020.
SILVA, J. A. . Parecer de artigo científico para o Caderno Brasileiro de Ensino de Física 75978. 2020.
SILVA, J. A. . Parecer 2472-1 de artigo científico para a Revista de Ciências da Educação. 2020.
SILVA, J. A. . Parecer de artigo científico para o Caderno Brasileiro de Ensino de Física 63244. 2019.
SILVA, J. A. . Parecer de artigo científico para o Caderno Brasileiro de Ensino de Física 61924. 2019.
SILVA, J. A. . I Encontro Internacional da Rede Escola Pública - Universidade: diálogos entre Brasil e América Latina. 2017.
SILVA, J. A. . Parecer sobre artigo para Revista Olhares. 2017.
SILVA, J. A. . Parecer de artigo científico para o Caderno Brasileiro de Ensino de Física 53220. 2017.
SILVA, J. A. . 2nd WCPE - World Conference on Physics Education. 2016.
SILVA, J. A. . XXII SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2016.
PIERSON, A. H. C. ; SILVA, J. A. ; SOUZA, T. . Mudanças nos livros didáticos de Física. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, J. A. . A Ciência do amor. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, J. A. . Fazendo Escola. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, J. A. ; KLUX, V. S. . O ENSINO DE CIÊNCIAS?FÍSICA E AS DIFERENTES DIMENSÕES DA TAREFA DE EDUCAR. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, J. A. . A docência em ciências como projeto de vida. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FUKUI, A. ; MOLINA, M. ; SANTIAGO, V. ; SILVA, J. A. . Ser protagonista - Física - V.1. 2009. (Editoração/Livro).
MOLINA ; VÁLIO ; FERDINIAN ; FUKUI ; SANTIAGO, V. ; SILVA, J. A. . Ser protagonista - Física - V.3. 2009. (Editoração/Livro).
FUKUI ; MOLINA, M. ; SANTIAGO, V. ; FERDINIAN ; VÁLIO ; SILVA, J. A. . Ser protagonista - Física - V.2. 2009. (Editoração/Livro).
SILVA, J. A. ; GROSBAWN, M ; GUEDES, M. ; TARARAM, M.T. . Caderno do gestor. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - formação continuada de professores).
SILVA, J. A. . Ciências da natureza e Matemática: possibilidades de construção curricular no Ensino Médio. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - formação continuada de professores).
BRASIL, MEC, SEMTEC ; SILVA, J. A. . De Escola Para Escola ? Fórum Regional De Experiências No Ensino Médio. 2002. (Editoração/Anais).
SILVA, J. A. ; HOSOUME, Y. . Elementos e estratégias para o Ensino de Física. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RHODEN, C. ; SILVA, J. A. . Nunca me sonharam. 2017. Filme.
BRASIL, MEC, SED ; SILVA, J. A. . A Ciência do Amor. 2007.
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Mudanças Curriculares e melhoria do ensino público, Descrição: Este projeto foi elaborado por pesquisadores do Grupo Escola Pública e Democracia (Gepud), que vem estudando e acompanhando a implementação de políticas educacionais em escolas de rede estadual paulista desde 2018. A finalidade da pesquisa é contribuir para a melhoria do ensino público por meio de uma ação conjunta entre pesquisadores de universidades e gestores de sete escolas da rede estadual para a implementação reflexiva, crítica e criativa da Base Nacional Comum Curricular, do Programa Inova Educação e do Novo Ensino Médio, em diálogo com as realidades e necessidades das escolas. Em que medida e como as escolas podem se apropriar criticamente das diretrizes das políticas curriculares oficiais, articulando-as a seus projetos político-pedagógicos locais? Para lidar com esta problemática, propõe-se a realização de uma pesquisa-ação com o objetivo de construir e implementar propostas curriculares respaldadas na autonomia das escolas e na participação democrática das comunidades, considerando suas especificidades, demandas e conhecimentos. Espera-se que o projeto contribua de forma concreta para a melhoria do ensino público do estado de São Paulo, materializada, por exemplo, na melhoria do desempenho dos/as estudantes nas avaliações externas e na diminuição das taxas de reprovação e evasão escolares. Além disso, o projeto pretende fortalecer e consolidar espaços de formação continuada nas unidades escolares e, de forma mais geral, produzir conhecimento teórico-prático sistematizado sobre processos de implementação de políticas curriculares complexas desde as escolas... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: José Alves da Silva - Integrante / Ana Paula Corti - Integrante / Débora Cristina Goulart - Integrante / Márcia Aparecida Jacomini - Coordenador / Fernando Cássio - Integrante / Eduardo Donizette Girotto - Integrante / Andreza Barbosa - Integrante.
-
2018 - 2021
Política Educacional na rede estadual paulista (1995-2018), Descrição: Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: José Alves da Silva - Integrante / Wanda Maria Junqueira de Aguiar - Integrante / Carmen Fernandez - Integrante / Célio Adrega de Moura Júnior - Integrante / Ana Paula Corti - Integrante / Sérgio Stoco - Integrante / Débora Cristina Goulart - Integrante / Márcia Aparecida Jacomini - Coordenador / Salomão Ximenes - Integrante / Eduardo Girotto - Integrante / Fernando Cássio - Integrante / Carla Biancha Angelucci - Integrante / Silvrio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Ana Paula Santiago do Nascimento - Integrante / Andreza Barboza - Integrante / Beatriz Fortunato da Silva - Integrante / Beatriz Garcia Sanchez - Integrante / Carmen Sylvia Vidigal Moraes - Integrante / Cileda dos Santos Perrela - Integrante / Eliane da Costa Bruini - Integrante / Evaldo Piolli - Integrante / Felipe William Ferreira de Alencar - Integrante / Flavia Vitor Longo dos Santos - Integrante / Isabel furlan Jorge - Integrante / Isabel mellero Bello - Integrante / João Victor pRavezi de Oliveira - Integrante / Leonardo Crochik - Integrante / Marieta Gouveia de Oliveira Penna - Integrante / Marina Avelar - Integrante / Regina Mieyeko Oshiro - Integrante / Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira - Integrante / Rosemary Mattos - Integrante / Rubens Barbosa de Camargo - Integrante / Rubia de Araujo Ramos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
-
2017 - Atual
Estética e simetria no ensino de mecânica: o caso das leis de Newton, Descrição: O projeto, sem financiamento, investiga as possibilidades de ensino das leis de Newton em nível de graduação, tendo-se como foco a questão da estética e da simetria.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Alves da Silva - Coordenador / Flaviston Ferreira Pires - Integrante., Número de produções C, T & A: 4
-
2014 - Atual
Como inserir as questões da adolescência no ensino de ciências levando-se em conta o contexto da pós-modernidade?, Descrição: O projeto de pesquisa investiga formas de inserir os temas acerca da adolescência no ensino de ciências, visando propiciar um maior reconhecimento do professor de ciências como educador de adolescentes, ao mesmo tempo em que busca formas de propiciar maior diálogo entre o conhecimento escolar das ciências e os estudantes da educação básica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: José Alves da Silva - Coordenador / Flaviston Ferreira Pires - Integrante / Letícia Carvalho - Integrante / Heitor Maldonado - Integrante / Tatiana Marcondes - Integrante / Marcos Ligori - Integrante., Número de produções C, T & A: 21
-
2011 - 2015
O conceito de projeto de vida e a docência em Ciências, Descrição: O conceito de projeto de vida tem sido objeto de estudos de diversos pesquisadores nas áreas de Sociologia e Educação, em especial no que tange ao Ensino Médio, sobretudo porque consegue abarcar diferentes variáveis na proposição de seu objeto de estudo: singularidades, questões sociais, culturais, econômicas, dados de imprevisibilidade, contextos locais, dentre outros elementos. Entende-se, também, que a natureza da atividade de docência na Educação Básica, multifacetada e aglutinadora de diversos campos do conhecimento, pode ser mais bem planejada e vivida se a discussão desse projeto de vida for incorporada à formação inicial e continuada do educador. Investiga-se, assim, os eventuais benefícios do uso do projeto de vida na constituição de uma carreira docente na área de Ciências.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Alves da Silva - Coordenador.
-
2011 - Atual
Projeto Zero - Letramento científico múltiplos, Descrição: O projeto envolve alunos de guaduação e discute inovações em cursos de licenciatura em Ciências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (25) . , Integrantes: José Alves da Silva - Integrante / RANGEL, Flamínio de Oliveira - Coordenador / Thaís Cyrino de Mello Forato - Integrante / Carlos Eduardo Ribeiro - Integrante.
-
2010 - 2016
O educador especialista em Ciências como educador de adolescentes, Descrição: A discussão de adolescência, presente em áreas como Psicologia e Sociologia, é pouco difundida do âmbito da pesqusa em Educação Básica e absolutamente ausente na pesquisa em Ensino de Ciências. Ocorre que o Educador em Ciências é, via de regra, um educador de adolescentes. Por isso, torna-se necessário trazer as discussões de adolescência para a formação inicial e continuada dos educadores de ciência. Investigo as possibilidades da associação adolescência e educação em ciência no âmbito da Educação Básica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Alves da Silva - Coordenador / Tatiana Marcondes - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Ciências Exatas e da Terra. , R. Prof. Artur Riedel, 275, Eldorado, 09972270 - Diadema, SP - Brasil, Telefone: (11) 33193300, Fax: (11) 40436428, URL da Homepage:
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade Federal de São Paulo, Campus DiademaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - Atual
Universidade Federal de São Paulo, Campus DiademaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor doutor adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - Atual
Universidade Federal de São Paulo, Campus DiademaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto III, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor orientador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática
2010 - Atual
Universidade Federal de São Paulo, Campus DiademaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - 2022
Universidade Federal de São Paulo, Campus DiademaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor associado I, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2021
Extensão universitária , Unifesp-Diadema.Atividade de extensão realizada, REPU - Rede Escola Pública e Universidade.
-
02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Cargo ou função, Membro do conselho departamental.
-
10/2025 - 11/2025
Extensão universitária , Instituto de ciências ambientais, químicas e farmacêuticas.Atividade de extensão realizada, Curso de extensão:.
-
04/2025 - 08/2025
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Energia
-
03/2025 - 07/2025
Ensino, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pòs-modernidade, Adolescência e Ensino de Ciências
-
05/2022 - 07/2025
Direção e administração, Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa do Campus Diadema.Cargo ou função, Membro titular.
-
05/2022 - 07/2025
Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MAtemática.Cargo ou função, Coordenador.
-
05/2022 - 07/2025
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa.Cargo ou função, Membro titular.
-
05/2022 - 07/2025
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa do Campus Diadema.Cargo ou função, Membro titular.
-
03/2022 - 07/2025
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Assuntos Estudantis.Cargo ou função, Membro titular - representante dos docentes.
-
09/2024 - 02/2025
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Movimentos e Interações
-
10/2024 - 11/2024
Extensão universitária , Unifesp-Diadema.Atividade de extensão realizada, Contribuições da discussão de adolescência na área de Ensino para a formação de educadores de projetos sociais.
-
03/2024 - 08/2024
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Energia
-
03/2024 - 08/2024
Ensino, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pós-Modernidade, Adolescência e Ensino de Ciências
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Movimentos e Interações
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas de Física II
-
03/2023 - 07/2023
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Energia
-
03/2023 - 07/2023
Ensino, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pós-modernidade, adolescência e ensino de ciências
-
03/2023 - 07/2023
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas de Física I
-
09/2022 - 01/2023
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Movimentos e Interações
-
09/2022 - 01/2023
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas de Física II
-
09/2022 - 01/2023
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Aspectos históricos, sociais e culturais da Física no Brasil
-
04/2022 - 08/2022
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Energia
-
04/2022 - 08/2022
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas de Física I
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pós-modernidade, adolescência e ensino de ciências
-
06/2020 - 07/2022
Direção e administração, ICAQF.Cargo ou função, Membro titular da Comissão de Avaliação do estágio Probatório.
-
10/2021 - 02/2022
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Movimentos e Interações
-
10/2021 - 02/2022
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas de Física II
-
11/2021 - 11/2021
Extensão universitária , Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Atividade de extensão realizada, Curso: Ensino de Física como projeto de vida para meninas.
-
04/2021 - 08/2021
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Energia
-
04/2021 - 08/2021
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas de Física I
-
04/2021 - 08/2021
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Aspectos culturais, históricos e sociais da Física no Brasil
-
11/2020 - 03/2021
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Movimentos e Interações
-
11/2020 - 03/2021
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas de Física II
-
09/2020 - 12/2020
Ensino, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pós-modernidade, adolescência e ensino de ciências
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Energia, Práticas de Ensino de Física I
-
05/2018 - 05/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro-reitoria de graduação.Cargo ou função, Conselheiro do Conselho d Graduação.
-
05/2018 - 05/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de ciências ambientais, químicas e farmacêuticas.Cargo ou função, Conselheiro da Congregação do ICAQF.
-
04/2018 - 05/2020
Direção e administração, Unifesp-Diadema.Cargo ou função, Presidente da câmara de graduação do Instituto de Ciências Químicas, Ambientais e Farmacêuticas.
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Movimentos e Interações
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas de Física II
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pós-modernidade, adolescência e ensino de ciências
-
02/2019 - 07/2019
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas pedagógicas de física I
-
02/2019 - 07/2019
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas pedagógicas de física II
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física II para licenciatura
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas pedagógicas de física I
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pós-modernidade, adolescência e ensino de ciências
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física III para licenciatura
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas pedagógicas de Física III, Física II para licenciatura
-
03/2018 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unifesp-Diadema.Cargo ou função, Membro da comissão organizadora do processo seletivo do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.
-
03/2012 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro-reitoria de graduação.Cargo ou função, Membro do Prodocência.
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física II para licenciatura
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas pedagógicas de física I
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física III
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática Pedagógica de Física II
-
05/2017 - 06/2017
Extensão universitária , Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Atividade de extensão realizada, Curso de extensão: Limites e desafios para ser um bom professor de ciências para adolescentes.
-
09/2016 - 12/2016
Ensino, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física II para licenciatura
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática pedagógica de física I
-
02/2016 - 08/2016
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física III para licenciatura
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática Pedagógica de Física II
-
04/2015 - 03/2016
Direção e administração, Unifesp-Diadema.Cargo ou função, Membro titular do Grupo de Trabalho de Reestruturação Acadêmica do Campus Diadema.
-
04/2015 - 03/2016
Direção e administração, ICAQF.Cargo ou função, Coordenador do GT - Escola de Educação.
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física II para licenciatura
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências-Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática pedagógica de física I
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física III
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de Ensino de Física II
-
10/2012 - 04/2015
Direção e administração, ICAQF.Cargo ou função, Coordenador do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Ciências-Licenciatura.
-
10/2010 - 04/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Cargo ou função, Membro da Comissão de Curso da Licenciatura Plena em Ciências Unifesp/Diadema.
-
02/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física II
-
07/2013 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro-reitoria de Assuntos Estudantis da Unifesp.Cargo ou função, Membro da comissão central de moradia estudantil da Unifesp.
-
07/2012 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unifesp-Diadema.Cargo ou função, Coordenador da comissão paritária da moradia estudantil da Unifesp-Diadema.
-
03/2012 - 07/2014
Direção e administração, Unifesp-Diadema.Cargo ou função, Coordenador do NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante).
-
03/2012 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, ICAQF.Cargo ou função, Membro da Congregação do Instituto de ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Unifesp/Diadema.
-
03/2012 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro-reitoria de Assuntos Estudantis da Unifesp.Cargo ou função, Membro do Conselho de Assuntos Estudantis (CAE).
-
03/2012 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Cargo ou função, Conselheiro da Congregação do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas.
-
02/2012 - 07/2014
Extensão universitária , Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Atividade de extensão realizada, Programa de formação: O ensino de ciências-física e as diferentes dimensões da tarefa de educar.
-
09/2011 - 07/2014
Extensão universitária , Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Atividade de extensão realizada, Membro do GEFOP - Grupo de extensão de formação de professores.
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de Ensino de Física I
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de Ensino de Física I
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Integração das Ciências VI
-
02/2012 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Cargo ou função, Membro do GT de reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Ciências - Unifesp/Diadema.
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física I
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Integração das Ciências III
-
07/2012 - 04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unifesp-Diadema.Cargo ou função, Coordenador da comissão paritária de alimentação da Unifesp-Diadema.
-
10/2010 - 02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Cargo ou função, Coordenador da Comissão de Atividades Culturais Complementares do curso de Licenciatura Plena em Ciências.
-
07/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura plena em ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física II
-
07/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Integração das Ciências VI
-
07/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de Ensino de Física II
-
10/2010 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Linhas de pesquisa
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio supervisionado I, Física I
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Integração das Ciências V
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física I
-
02/2012 - 04/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Cargo ou função, Membro do grupo que implementou o Estágio Supervisionado no curso Licenciatura Plena em Ciências.
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Integração das Ciências IV
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física II
-
09/2011 - 10/2011
Extensão universitária , Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Atividade de extensão realizada, Curso de extensão: A DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS COMO PROJETO DE VIDA.
-
06/2010 - 08/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unifesp-Diadema.Cargo ou função, Vice-coordenador do Grupo de Trabalho que discutiu o projeto pedagógico do curso de Licenciatura Plena em ciências; redator geral do documento.
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Integração das Ciências III
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física I, Integração das Ciências III
-
10/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física II
-
10/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física II
-
10/2010 - 11/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Cargo ou função, Membro do GT que discutiun e redigiu o regimento das atividades científicos complementares da Licenciatura Plena em Ciências - Unifesp/Diadema.
1997 - 1997
Universidade de São PauloVínculo: professor-monitor, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor-monitor da disciplina Elementos e estratégias para o Ensino de Física
Instituto de Física - USP
2002 - 2002
Secretaria Municipal de Educação de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: cargo comissionado
Outras informações:
Diretor geral da DOT - Diretoria de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
2000 - 2002
Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico do Ministério da EducaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: consultoria
Outras informações:
Consultor na área de Ensino Médio
2008 - 2010
EDIÇÕES SANTA MARIAVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: editor pleno, Carga horária: 40
Outras informações:
Editor de livros didáticos de Física e de Ciências
2007 - 2007
DICA - Didática, informação, cultura e artesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: prestador de serviços
Outras informações:
Formação continuada de professores de Ciências de Educação Fundamental.
2003 - 2008
Escola Estadual José Lins do RegoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor titular de cargo efetivo
Outras informações:
Professor titular de cargo efetivo de Física
1995 - 1997
Escola Estadual Alberto ConteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor contratado de Física e Matemática, Carga horária: 25
Outras informações:
Professor de Física e Matemática
2003 - 2003
Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Estanislau do AmaralVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor titular de cargo efetivo
Outras informações:
Professor de Ciências de Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Alves da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?