Isabella Pacífico Aquino

Graduada em Bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP em 2003. Mestre em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP em 2006, na área de Corrosão. Doutora em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP, na área de Corrosão. Possui diversos trabalhos publicados em congressos internacionais e nacionais, com várias participações em eventos técnicos e científicos no país com apresentação de trabalhos. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Química

2006 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: Avaliação da corrosividade de biodiesel por técnicas gravimétricas e eletroquímicas
Idalina Vieira Aoki. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: biodiesel; corrosão; etanol; oleo de soja; purificação.

Mestrado em Engenharia Química

2004 - 2006

Universidade de São Paulo
Título: Caracterização da superfície do aço-carbono ABNT 1008 revestida com organo-silanos por meio de técnicas eletroquímicas e físico-químicas.,Ano de Obtenção: 2006
Idalina Vieira Aoki.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: silano, siloxano, Espectroscopia no Infravermelho.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Instrumentação Analítica. Setores de atividade: Fabricação e Montagem de Veículos Automotores Para Transporte de Carga e Passageiros.

Graduação em Bacharelado Em Química

2000 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Estudo da Eletrodeposição de Zinco sobre Aço CFF, SAE-AISI 1005, Empregando Corrente Contínua ou Alternada
Orientador: Assis Vicente Benedetti
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2013

Pós-Doutorado. , FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS, FEI, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Engenharias

2012 - 2013

Pós-Doutorado. , SurTec do Brasil, SURTEC, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

15° EBRATS - Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície. 2015. (Encontro).

14° EBRATS - Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície. 2012. (Encontro).

10th International Symposium on the Passivation of Metals and Semi-Conductors and Properties of Thin Oxide Layers. 2011. (Simpósio).

Internation Symposiun on Electrochemical Impedance Spectroscopy.Evaluation by EIS of biodiesel quality and its influence on fuel circuit metals corrosiveness.. 2010. (Simpósio).

28 ° Congresso Brasileiro de Corrosão/2nd International Corrosion Meeting - INTERCORR 2008. Avaliação da corrosividade de biodiesel para os metais do circuito de combustíveis em motores de automóveis.. 2008. (Congresso).

VII Encontro da SBPMat - SBPMat 2008.EIS as an electrochemical technique for evaluation of biodiesel corrosivity.. 2008. (Encontro).

Conferência Nacional de Bioenergia. 2007. (Encontro).

29a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química ? SBQ. Comparação da resistência à corrosão de dois bissilanos como pré-tratamento de aço carbono.. 2006. (Congresso).

Seminário Internacional de Novos Desenvolvimentos da Varian em Cromatografia para a área de combustíveis e Petroquímica. 2006. (Seminário).

XII Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície ? EBRATS. Camadas de silanos como pré-tratamento contra a corrosão de aço carbono.. 2006. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Engenharia Química ? COBEQ. Caracterização das camadas de silanos à base de viniltrietoxysilano como pré-tratamento contra a corrosão de aço-carbono.. 2006. (Congresso).

XV Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica - SIBEE.Efeito da temperatura de cura dos filmes do silano BTSE na proteção anticorrosiva de aço carbono.. 2005. (Simpósio).

XIII Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica - SIBEE.Eletrólise com corrente pulsada ou contínua do aço ABNT 1005 em solução à base de citrato de zinco.. 2002. (Simpósio).

XIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Eletrodeposição de zinco sobre aço ABNT 1005 em solução a base de Citratos.. 2002. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mayara Cristina Fernandes de Carvalho

Aquino, I.P.; SANTOS, A. S.; CAPELOSSI, V. R.. Avaliação da casca da amêndoa de cacau como inibidor de corrosão do aço carbono em meio de cloreto. 2019 - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Gabriela Silva Ferreira Carvas

Aquino, I.P.; COTTING, F.;Aoki, I.V.. Efeito autorreparador em primer à base de água carregado com inibidor de corrosão encapsulado em haloisita. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sérgio Henrique Cavalarro

Aoki, I.V.Aquino, I.P.; FERRARI, J. V.. . Avaliação do uso de um sulfossilanol como inibidor de corrosão para aço galvannealed. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jhonatan Jair Arismendi Florez

FERRARI, J. V.;Aquino, I.P.; GOUVEA, D.. Construction and evaluation of synthetic carbonate plugs. 2018 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bruna Barros de Mattos Corrêa

GUARDANI, R.;Aquino, I.P.Aoki, I.V.. Otimização da emulsão precursora no encapsulamento de óleo de linhaça e adição das microcápsulas em uma tinta a fim de torná-la autorreparadora. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: André de Mendonça Santos

Aquino, I.P.; TOKUMOTO, M. S.; CAPELOSSI, V. R.. Estudo da eficiência à corrosão dos coprodutos da mamona e do dendê como inibidores de corrosão do aço carbono em meio ácido. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Beatriz Eugenia Sanabria Arenas

Aoki, I.V.Aquino, I.P.; TORRES, R. B.. Avaliação da corrosividade do biodiesel para o cobre empregando microeletrodos clássicos e arranjos de microeletrodos.. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Cotting

FERREIRA, J. Z.; MATTOS, I. C. P. M.;Aquino, I.P.; FALLEIROS, N. A.;Aoki, I.V.. Obtenção de microcápsulas poliméricas contendo um agente formador de filme em seu núcleo para o desenvolvimento de revestimentos autorreparadores.. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Cotting

Aquino, I.P.; FERRARI, J. V.;MELO, H. G.. Obtenção de microcápsulas poliméricas contendo um agente formador de filme em seu núcleo para o desenvolvimento de revestimentos autorreparadores.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Edson da Silva Junior

Aquino, I.P.MELO, H. G.; FERRARI, J. V.. Estudo de inibidores de corrosão para industria de petróleo e gás em altas temperaturas e pressões. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mayara Cristina Fernandes de Carvalho

Aquino, I.P.; SANTOS, A. S.; CAPELOSSI, V. R.. Avaliação da casca da amêndoa de cacau como inibidor de corrosão do aço carbono em meio de cloreto. 2018.

Aluno: Tarcilla Silva dos Santos

Aquino, I.P.; SANTOS, A. S.; CAPELOSSI, V. R.. Avaliação da resistência à corrosão do aço galvanizado pré-tratado com filme de silano viniltrimetoxisilano modificado com inibidores de corrosão. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Sergio Henrique Cavallaro

Aquino, I.P.MELO, H. G.; FALLEIROS, N. A.. Avaliação do uso de um silano como inibidor de corrosão para o aço galvannealed. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Suelen Gomes

Aquino, I.P.MELO, H. G.; COSTA, I.. Revestimentos com propriedades autorreparadoras com formadores de filmes baseados em silanos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tiago Mendes Ferrer

Aquino, I.P.; SANTOS, C. A. L.;MELO, H. G.. Avaliação da corrosividade do biodiesel por microeletrodos e do desempenho de amidas graxas como inibidores de corrosão. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriela Silva Ferreira Carvas

Aquino, I.P.; FERRARI, J. V.;MELO, H. G.. Efeito autorreparador em primer à base de água carregado com inibidor de corrosão encapsulado em haloisita. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bruna Barros de Mattos Corrêa

Aquino, I.P.; MARTINS, C. R.; GUARDANI, R.. Otimização da emulsão precursora no encapsulamento de óleo de linhaça e adição das microcápsulas em uma tinta a fim de torná-la autorreparadora. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Beatriz Eugenia Sanabria Arenas

Aquino, I.P.MELO, H. G.; SANTOS, C. A. L.. Avaliação da corrosividade do biodiesel para o cobre empregando microeletrodos clássicos e arranjos de microeletrodos.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Célia Aparecida Lino dos Santos

SANTOS, C. A. L.; AOKI, I. V.; MELO, H. G.;MATTOS, O. R.; SOUZA, E. C. P.. Avaliação da corrosividade do biodiesel por técnicas gravimétricas e eletroquímicas. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Escola Politécncica da Universidade de São Paulo.

Célia Aparecida Lino dos Santos

SANTOS, C. A. L.; MELO, H. G.; GUEDES, I.. Estudo da agressividade do biodiosel para diferentes ligas metálicas. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Escola Politécncica da Universidade de São Paulo.

Ernesto Chaves Pereira de Souza

Aoki I; Melo HG; Mattos;Ernesto C. Pereira. Avaliação da corrosividade do biodiesel por técnicas gravimétricas e eletroquímicas. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Hercílio Gomes de Melo

Aoki, I. V.de MELO, H. G.; MATTOS, Oscar Rosa; SANTOS, C. A. L.; SOUZA, E. C. P.. Avaliação da corrosividade do biodiesel por técnicas gravimétricas e eletroquímicas. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Assis Vicente Benedetti

AOKI, Idalina VieiraBENEDETTI, A. V.; GUEDES, I. C.. Caracaterização da superfície do aço-carbnono ABNT 1008 revestida com organo-silanos por meio de técnicas eletroquímicas e físico-químicas. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Quimica) - Escola Politécnica da Univesidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Mariana Jacomini

Avaliação da cinética de degradação do extrato da casca da amêndoa do cacau em diferentes pH para aplicação como inibidor de corrosão; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Gabriela Alves

Avaliação da corrosividade do biodiesel aditivado com antioxidantes naturais; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS, Associação estud; pesq; aos portado; c/ Alzheimer; (Orientador);

Matheus de Souza

Avaliação da corrosividade do biodiesel de soja etílico aditivado com extrato do caroço do abacate (persea americana); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS; Orientador: Isabella Pacifico Aquino;

Matheus de Souza

Avaliação da corrosividade do biodiesel de soja etílico aditivado com extrato do caroço do abacate (persea americana); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS; Orientador: Isabella Pacifico Aquino;

Yasmin de Carvalho Bergamo

Avaliação do sinergismo de inibição entre a torta de palmiste e caroço do abacate para aço carbono em meio ácido; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS; Orientador: Isabella Pacifico Aquino;

Emely Cunha

Estudo do sinergismo do açafrão da terra e cravo da índia como inibidores naturais de corrosão para aço carbono em meio ácido; 2017; Iniciação Científica - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Isabella Pacifico Aquino;

Joyce de Oliveira Felix

Caracterização da casca da amêndoa do cacau como inibidor natural de corrosão para aço carbono em meio ácido; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Isabella Pacifico Aquino;

Yasmin de Carvalho Bergamo

Avaliação da eficiência de inibidores naturais de corrosão obtidos por partição líquido-líquido do extrato da torta de palmiste (dendê) para o aço carbono em meio ácido; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS; Orientador: Isabella Pacifico Aquino;

Gustavo Tomas Galo

Avaliação da eficiência de inibidores naturais de corrosão obtidos por partição líquido-líquido do extrato de cebola roxa para o aço carbono em meio ácido; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS; Orientador: Isabella Pacifico Aquino;

Rodolfo Rodrigues Gomes

Desenvolvimento de inibidores de corrosão naturais para o aço carbono 1020; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS; Orientador: Isabella Pacifico Aquino;

Adriana Faias

Investigação de extratos naturais obtidos por partição líquido-líquido como inibidores de corrosão para o aço carbono em meio ácido; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS; Orientador: Isabella Pacifico Aquino;

Felipe de Freitas R

da Silva; Obtenção do biodiesel de palma para avaliação da corrosividade frente a diferentes metais empregando técnica gravimétrica baseada na norma ASTM G31; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS; Orientador: Isabella Pacifico Aquino;

Beatriz Peragine Celiberto

Comparação da corrosividade do biodiesel de soja aditivado e não aditivado com antioxidante sintético empregando técnica gravimétrica baseada na norma ASTM G31; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Isabella Pacifico Aquino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ricardo Belchior Torres

2015; FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Ricardo Belchior Torres;

Célia Regina Tomachuk dos Santos Catuogno

2013; SurTec do Brasil Ltda, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Célia Regina Tomachuk dos Santos Catuogno;

Idalina Vieira Aoki

Caracterização química e eletroquímica das camadas de silanos aplicadas sobre aço carbono; 2006; 112 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo, Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento; Orientador: Idalina Vieira Aoki;

Idalina Vieira Aoki

Avaliação da corrosividade do biodiesel por técnicas gravimétricas e eletroquímicas; 2012; Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Idalina Vieira Aoki;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, A. M. ; Aquino, I.P. ; COTTING, F. ; Aoki, I.V. ; MELO, H. G. ; CAPELOSSI, V. R. . Evaluation of palm kernel cake powder (Elaeis guineensis Jacq.) as corrosion inhibitor for carbon steel in acidic media.. Metals and Materials International , v. 1, p. 1, 2020.

  • GALO, G. T. ; GIANNETTI, A. M. ; COTTING, F. ; Aoki, I.V. ; Aquino, I.P. . Evaluation of Purple Onion (Allium cepa L.) Extract as a Natural Corrosion Inhibitor for Carbon Steel in Acidic Media. METALS AND MATERIALS INTERNATIONAL , v. 1, p. 1-12-12, 2020.

  • Aquino, I.P. ; Hernandez, R.P.B. ; Chicoma, D.L. ; Pinto, H.P.F. ; Aoki, I.V. . Influence of light, temperature and metallic ions on biodiesel degradation and corrosiveness to copper and brass. Fuel (Guildford) , v. 102, p. 795-807, 2012.

  • Aquino, I.P. ; Aoki, I.V. . Pré-tratamento com silano protege aço-carbono contra corrosão. Corte e Conformação de Metais , v. 31, p. 60-69, 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    ESTUDO DA EFICIÊNCIA DOS INIBIDORES DE RESIDUOS VEGETAIS NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DO AÇO CARBONO EM SOLUÇÃO DE NaCl, Descrição: A partir do momento em que os metais passaram a ser utilizado, o controle da corrosão também passou a ser um assunto relevante. Dessa forma, tornou-se necessário o uso de processos para proporcionar maior resistência à corrosão, como por exemplo, a utilização de inibidores. Muitos dos eficientes inibidores sintéticos utilizados estão associados a alto custo, riscos ambientais no descarte e à saúde humana, por conta de sua natureza tóxica. Assim, é crescente o estudo de inibidores de corrosão a partir de produtos naturais, os quais são materiais de fonte biodegradável e renovável, obtidos através de extratos de diferentes partes de plantas como raiz, folhas, frutos e flores. As propriedades inibitórias associadas aos produtos naturais estão relacionadas à presença de compostos como flavonoides, alcaloides, polifenóis, e outros componentes orgânicos naturais que possuem átomos de nitrogênio, oxigênio e enxofre em sua estrutura molecular. Sendo assim, este projeto tem como objetivo estudar a eficiência de resíduos vegetais de cacau e dendê, como inibidor de corrosão em aço carbono quando submetidos em solução de NaCl, que é agressivo à corrosão, e que apresentem desempenho similar aos inibidores sintéticos, de forma a atender as exigências de mercado, ambientais e toxicológicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Isabella Pacifico Aquino - Integrante / Idalina Vieira Aoki - Integrante / Vera Rosa Capelossi - Coordenador / Fernando Cotting - Integrante.

  • 2009 - 2011

    CARACTERIZAÇÃO DA CORROSIVIDADE DE BIODIESEL B100 OU MISTURAS BX PARA OS METAIS DO CIRCUITO DE COMBUSTÍVEL EM VEÍCULOS AUTOMOTORES, Descrição: Desenvolver estudo em laboratório para dar suporte ao desenvolvimento, validação e preparo de norma técnica para caracterizar a corrosividade do biodiesel B100 ou misturas BX frente aos materiais metálicos empregados no circuito do combustível em veículos automotores. Objetivos específicos 1. Estudar a corrosividade do biodiesel por técnicas eletroquímicas e gravimétricas frente aos diferentes metais, entre eles, cobre, zinco, latão, alumínio, aço carbono e aço inoxidável. 2. Buscar as melhores condições de obtenção dos dados eletroquímicos para avaliação da corrosividade do biodiesel, visto que se trata de um meio com alta resistência ôhmica, variando os seguintes parâmetros: geometria e arranjo físico das células comuns de três eletrodos diferentes tipos e arranjos de eletrodos de trabalho e e de referência modo de operação e uso de filtros de linha e do potenciostato/analisador de freqüência para evitar ruído na região de baixas frequências uso de microeletrodos para obtenção de melhores respostas em corrente em meios resistivos 3. Avaliar a corrosividade do biodiesel em função do tempo e do seu estado de oxidação (por oxidação natural e forçada por fluxo de oxigênio) . 4. Caracterizar a composição química e microestrutural dos produtos de corrosão gerados sobre a superfície dos metais. 5. estudar alternativas (inibidores, revestimentos) para reduzir ou inibir o processo corrosivo. 6. Propor texto de proposta de norma para avaliação da corrosividade de biodiesel puro ou em mistura com o petrodiesel para os metais do circuito de combustível nos automóveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Isabella Pacifico Aquino - Integrante / Assis Vicente Benedetti - Integrante / Cecílio Sadao Fugivara - Integrante / Idalina Vieira Aoki - Coordenador / HERNANDEZ, Rocio Del Pilar Benzedú - Integrante / Isabel Correa Guedes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS. , Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, Assunção, 09850901 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil, Telefone: (11) 43532900, Fax: (11) 41095994

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - Atual

Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Adjunto II, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2015

Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Pós-Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

SurTec do Brasil

Vínculo: Bolsista: Recém-Doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2012

Universidade de São Paulo

Vínculo: Aluno de Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista-CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto de Pesquisa - Laboratório de Eletroquímica e Corrosão Título da Tese: Avaliação da corrosividade do biodiesel por técnicas gravimétricas e eletroquímicas

2004 - 2006

Universidade de São Paulo

Vínculo: Aluno de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista-CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Iniciação Cientififica, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq

Outras informações:
Projeto de Pesquisa - Laboratório de Eletroquímica e Corrosão