Guilherme Galhegos Felippe

Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UFSM). Possui graduação em Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Tem experiência na área de História da América colonial, História Moderna, Teoria e Metodologia em História. Tem como foco de pesquisa História e Etno-história indígena. Recebeu o Prêmio Capes de Tese 2014.

Informações coletadas do Lattes em 28/01/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História

2009 - 2013

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: A cosmologia construída de fora: A relação com o outro como forma de produção social entre os grupos chaquenhos no século 18
Orientador: em Universidad de Sevilla ( María Beatriz Vitar Mukdsi)
com , Ano de obtenção: 2013. Eliane Cristina Deckmann Fleck. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em História

2005 - 2007

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Variações Discursivas sobre os Registros Sacramentais: batismo, confissão e matrimônio nas reduções jesuíticas (1609-1640)
, Ano de Obtenção: 2007.Maria Cristina dos Santos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Licenciatura em História

2001 - 2005

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Pecados Indígenas e Castigos Divinos: Variações Punitivas nas Missões do Itatim (1614) e Guairá (1628)
Orientador: Maria Cristina dos Santos

Pós-doutorado

2018 - 2019

Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2014 - 2018

Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História das Missões Jesuíticas.

Organização de eventos

FELIPPE, Guilherme Galhegos . XIV Encontro Estadual de História da ANPUH-RS. 2018. (Congresso).

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Semana dos Povos Originários. 2015. (Outro).

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Seminário de Estudos de Antropologia e História Ameríndia. 2005. (Congresso).

Participação em eventos

XV Encontro de História da Anpuh-MS. Animismo e subjetivismo: a relação com o outro no Chaco do século XVIII. 2021. (Congresso).

XIII Reunião de Antropologia do Mercosul. O animismo nas fontes históricas: contato e convívio entre os jesuítas e o animismo no Chaco oitocentista. 2019. (Congresso).

XIV Encontro Estadual de História da ANPUH-RS. Lideranças indígenas e o cacicado nas reduções do Chaco no século XVIII. 2018. (Congresso).

II Congresso Internacional de Estudos Históricos Latino-Americanos. A influência indígena na escrita dos jesuítas no Chaco colonial. 2017. (Congresso).

XI Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos. As questões indígenas na sala de aula. 2017. (Congresso).

XVI Jornadas Interescuelas en Historia. Os relatos inacianos no Chaco colonial: as possibilidades de se encontrar o outro. 2017. (Congresso).

XVI Jornadas Internacionales sobre las Misiones Jesuíticas. As possibilidades que o estudo de fragmentos mitológicos pode fornecer sobre pensar o Outro entre os índios do Chaco. 2016. (Congresso).

I Congresso Internacional de Estudos Históricos Latino-Americanos. A origem das mulheres nos mitos chaquenhos. 2015. (Congresso).

XXVIII Simpósio Nacional de História.O problema da produção e do consumo de alimentos nas reduções de índios chaquenhos (século XVIII). 2015. (Simpósio).

Seminário: Fontes para a pesquisa em História Social.História indígena. 2014. (Seminário).

XIII Jornadas Internacionais sobre as Missões Jesuíticas. A guerra como sistema sociológico das relações sul-ameríndias (século XVIII). 2010. (Congresso).

XII Simpósio Internacional IHU.A circulação de bens como reprodução social: A relação entre o meio colonial e o regime reciprocitário sul-ameríndio na primeira metade do século XVIII. 2010. (Simpósio).

II Seminário de Estudos de Antropologia e História Ameríndia.O Discurso Edificante em Oposição à Dificuldade em Edificar nos Registros Jesuíticos entre 1609 e 1640. 2007. (Seminário).

Segundo Simpósio de Pesquisas Históricas dos Grupos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS.Variações Discursivas sobre os Registros Sacramentais: batismo, confissão e matrimônio nas reduções jesuíticas. 2007. (Simpósio).

V Mostra de Pesquisa do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. A Lógica do Cuadazgo: relação de troca e dinâmica cultural. 2007. (Congresso).

XXIV Simpósio Nacional de História.A Confissão Cristã e sua Assimilação Indígena nas Reduções Platinas. 2007. (Simpósio).

Mostra de Pesquisas da Pós-Graduação.Batismo, Confissão e Matrimônio: Sacramentos cristãos e a assimilação indígena. 2006. (Outra).

Primeras Jornadas Internacionales de Historiografía Regional. Batismo a Serviço da Urgência e da Procrastinação. 2006. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos. Rivalidade Daqui e do Além: Castigos de Deus, batismos que curam e demônios que viram gente nas reduções platinas. 2006. (Congresso).

XI Jornadas Internacionais sobre as Missões Jesuíticas. Matrimônio Cristão e a Troca de Mulheres nas Reduções Jesuíticas do Paraguai. 2006. (Congresso).

Primeiro Simpósio de Pesquisas Históricas dos Grupos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS.Batismo, Confissão e Matrimônio: massificação sacramental e credibilidade no discurso jesuítico (1610-1640). 2005. (Simpósio).

Seminário de Estudos de Antropologia e História Ameríndia.Batismo, Confissão e Matrimônio: Massificação sacramental e credibilidade no discurso jesuítico (1610-1640). 2005. (Seminário).

V Encontro de Núcleo/Centros de Pesquisa em História.Pecados Indígenas e Castigos Divinos: casos das missões do Itatim (1614) e Guairá (1628). 2004. (Encontro).

V Salão de Iniciação Científica.Pecados Indígenas e Castigos Divinos nas Missões Jesuíticas (1615-1630). 2004. (Encontro).

X Jornadas Internacionales sobre Misiones Jesuíticas. Pecados Indígenas e Castigos Divinos: Casos das missões do itatim (1614) e Guairá (1628). 2004. (Congresso).

I Simpósio Nacional de História Cultural. 2002. (Simpósio).

Colóquio Perfis da África. 2001. (Encontro).

Encontro de Integração Acadêmica.Crianças nas Tumbas Tebanas. 2001. (Encontro).

II Oficina do Historiador: leitura e interpretação documental. 2001. (Encontro).

VII Jornada de Estudos do Oriente Antigo. 2001. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Juliano Sauter

HILBERT, Klaus;FELIPPE, Guilherme Galhegos; FLECK, Eliane Cristina Deckmann. As relíquias eram a virtus: objetos religiosos e agência no discurso jesuítico das Cartas Ânuas Província Jesuítica do Paraguai ? Século XVIII. 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Kelvin Oliveira da Silva

MURARI, Luciana;FELIPPE, Guilherme Galhegos; HUE, Sheila Moura. ?Vi coisas tão prodigiosas quanto tantas outras tidas por impossíveis?: o maravilhoso entre o natural e o sobrenatural na América portuguesa (século XVI). 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruno Campos Rodrigues

FELIPPE, Guilherme Galhegos; SANTOS, Maria Cristina dos; PAZ, Carlos D.. A pena do espírito e o corpo de papel: narrativa e conhecimento sobre o corpo indígena no Chaco (século XVIII). 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcelo Augusto Maciel da Silva

BOHN MARTINS, Maria Cristina;FELIPPE, Guilherme Galhegos; PAZ, Carlos D.; FLECK, Eliane Cristina Deckmann. Índios e criollos: rapto e aprisionamento. Características do cativeiro nas fronteiras pampeano-patagônicas no século XVIII. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Tuani de Cristo

LAROQUE, Luis Fernando da Silva;FELIPPE, Guilherme Galhegos; BOHN MARTINS, Maria Cristina; MACHADO, Neli Teresinha Galarce. História Ambiental envolvendo indígenas Guarani e Jesuítas nas reduções da Província do Tape, século XVII. 2018. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Aluno: Éverton Dalcin

SANTOS, Maria Cristina dos;FELIPPE, Guilherme Galhegos; FLECK, Eliane Cristina Deckmann. Cárdenas e Jesuítas na Província do Paraguai do Século XVII: disputa e sobreposição de poderes. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alfredo Campos Ranzan

NEUMANN, Eduardo;FELIPPE, Guilherme Galhegos; BARCELOS, Artur; OSÓRIO, Helen. O papel, a pena e a fronteira: manifestações escritas e ação indígena nas reduções guaranis do Paraguai (1767-1810). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: MIGUEL ANGELO CORRÊA

LANGER, Protasio Paulo;FELIPPE, Guilherme Galhegos; OLIVEIRA, Luciana de; PEREIRA, Levi; PERLI, Fernando. Achegas para uma história do audiovisual autoral dos povos indígenas de MS: a etno-historiofotia nos filmes da ASCURI ? Associação Cultural dos Realizadores Indígenas. 2023. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Filipi Gomes de Pompeu

HILBERT, Klaus;FELIPPE, Guilherme Galhegos; PROUS, André; CABRAL, Mariana Petry; BANDEIRA, Dione. O universo numa casca de marisco: Arqueologia animista aplicada aos sambaquis e zoólitos do Brasil meridional. 2021. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriele Rodrigues de Moura

FLECK, Eliane Cristina Deckmann;FELIPPE, Guilherme Galhegos; PAZ, Carlos D.; BARCELOS, Artur; BOHN MARTINS, Maria Cristina. ?Escrevo à tu curiosa erudicion una buena parte del nuevo mundo?: a prática historiográfica na obra Historia de la Conquista del Paraguay, Río de la Plata y Tucumán, de Pedro Lozano, S.J. (c. 1745). 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Éverton Dalcin

SANTOS, Maria Cristina dos;FELIPPE, Guilherme Galhegos; FLECK, Eliane Cristina Deckmann; MONTICELLI, Gislene; HAMMES, Érico João. Infiéis e infidelidade: discurso e práticas à margem do projeto colonial. 2019. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lucio Lemes

HILBERT, Klaus;FELIPPE, Guilherme Galhegos; MONTICELLI, Gislene; ROSA, Átila Augusto Stock da; PESTANA, Marlon Borges. A perspectiva das pedras: fenomenologia e percepção no sítio arqueológico Santa Clara. 2018. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daiane Brum Bittencourt

HILBERT, Klaus;FELIPPE, Guilherme Galhegos; DEMARTINI, Celia Maria Cristina; BELLINI, Maria Isabel Barros; RICKEN, Claudio. Remédios da terra, amuletos e medicina popular: a etnofarmacobotânica nas artes de curar dos amazônidas entre Oriximiná (PA) e Nhamundá (AM), 1870-1940. 2017. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ariane Aparecida Carvalho de Arruda

SANTOS, Maria Cristina dos;FELIPPE, Guilherme Galhegos; BOHN MARTINS, Maria Cristina; OLIVERO, Sandra; SOUZA, José Otávio Catafesto de. Cristãos e infiéis nos espaços de fronteira, Chiquitania/Bolívia e Pantanal/Brasil: conflitos, reciprocidade, mestiçagem e mobilidade social (1770-1800). 2015. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nathalia Claro Moreira

LANGER, Protasio Paulo;FELIPPE, Guilherme Galhegos; JESUS, Nauk Maria de; CAVALCANTE, Thiago Leandro; COELLO, Alexandre. Gran Moxos: História indígena de Longa Duração na Amazônia boliviana. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: MIGUEL ANGELO CORRÊA

LANGER, Protasio;FELIPPE, Guilherme Galhegos; PEREIRA, Levi Marques; LEITE, Eudes Fernando. Achegas para uma história do audiovisual autoral dos povos indígenas de MS: possibilidades de uma historiofotia alternativa nos filmes da Ascuri ? associação cultural dos realizadores Indígenas. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Rafael Burd

NEUMANN, Eduardo;FELIPPE, Guilherme Galhegos; SANTOS, Julio Ricardo Quevedo dos. Entre a comunidade e a liberdade: reduções guaranis e as reformas de Avilés. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Filipi Pompeu

HILBERT, Klaus;FELIPPE, Guilherme Galhegos; CABRAL, Mariana Petry. Esboço experimental de cosmologia sambaquieira. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: André Soares Anzolin

NEUMANN, Eduardo;FELIPPE, Guilherme Galhegos; WILDE, Guillermo. Territórios compartilhados: identidades em construção nas reduções do Paraguai. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Éverton Dalcin

SANTOS, Maria Cristina dos;FELIPPE, Guilherme Galhegos; FLECK, Eliane Cristina Deckmann. Infiéis e Infidelidades: discursos e práticas à margem do projeto colonial. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lucio Lemes

HILBERT, Klaus;FELIPPE, Guilherme Galhegos; HOELTZ, Sirlei Elaine. A perspectiva das pedras: fenomenologia e percepção no sítio arqueológico Santa Clara. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: DAIANE BRUM BITENCOURT

HILBERT, Klaus;FELIPPE, Guilherme Galhegos; MONTICELLI, Gislene. Remédios da terra, amuletos e medicina popular: uma análise etnoarqueológica dos usos e recursos de cura dos amazônidas de Oriximiná (PA) à Nhamundá (AM), 1870-1974. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leonardo Luiz Lima Goes

FELIPPE, Guilherme Galhegos; SANTOS, Julio Ricardo Quevedo dos; SANTOS, João Manuel Casquinha Malaia dos. O Ensino de História a partir do conceito de (Re)construção do conhecimento: proposta didática para trabalhar o período colonial a partir de fontes primárias e da pluralidade epistemológica. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marcelo Augusto Maciel da Silva

BOHN MARTINS, Maria Cristina;FELIPPE, Guilherme Galhegos; FLECK, Eliane Cristina Deckmann; PAZ, Carlos D.. Relações interétnicas e mediação cultural em região de fronteira. O fenômeno do cativeiro no século XVIII. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Juliano Sauter

FELIPPE, Guilherme Galhegos; SANTOS, Maria Cristina dos; HILBERT, Klaus. O discurso jesuítico sobre relíquias e objetos religiosos de Santo Inácio na Província Jesuítica do Paraguai - Século XVIII. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruno Campos Rodrigues

FELIPPE, Guilherme Galhegos; SANTOS, Maria Cristina dos; HILBERT, Klaus. Mediação cultural na Relación del Nuevo Descubrimiento del Famoso Río Grande de las Amazonas, de Gaspar de Carvajal (1542). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rodrigo Terra Costa

MONTICELLI, Gislene;FELIPPE, Guilherme Galhegos; SANTOS, Maria Cristina dos. Trazendo os vixo ra'anga de volta à vida: pensando o artesanato Mbya Guarani para além da materialidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Angélica Vedana

FELIPPE, Guilherme Galhegos; SANTOS, Maria Cristina dos; HILBERT, Klaus. Martín Dobrizhoffer e Thomas Falkner: feitiçaria no discurso jesuítico do século XVIII. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

FELIPPE, Guilherme Galhegos; FERTIG, André Atila; SILVA, Semíramis Corsi. Seleção Pública para Professor Substituto de História. 2023. Universidade Federal de Santa Maria.

FELIPPE, Guilherme Galhegos; SALTIÉL, Eduardo Ruttke von; SOARES, Félix Alexandre Antunes. Seleção da Coordenação do Curso em EaD de Especialização Ensino de Filosofia no Ensino Médio. 2022. Universidade Federal de Santa Maria.

FELIPPE, Guilherme Galhegos; MONTICELLI, Gislene; KARAWEJCZYK, Mônica. Seminário Interno de Avaliação de Iniciação Científica CNPq/FAPERGS. 2019. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

NEUMANN, Eduardo;FELIPPE, Guilherme Galhegos; ANGELI, Douglas de Souza. Comissão de Seleção Interna das candidaturas ao Edital de seleção para o PDSE/CAPES. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

FELIPPE, Guilherme Galhegos; MONTICELLI, Gislene; KARAWEJCZYK, Mônica. Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS. 2018. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

FELIPPE, Guilherme Galhegos; MONTICELLI, Gislene; MARTINS, Luis Carlos P.. 19° Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2018. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

FELIPPE, Guilherme Galhegos; SANTOS, Maria Cristina dos; MONTICELLI, Gislene. 18 Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2017. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

FELIPPE, Guilherme Galhegos. Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS. 2017. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

FELIPPE, Guilherme Galhegos; MURARI, Luciana; ETCHEVERY, Carolina. Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS. 2016. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

FELIPPE, Guilherme Galhegos; FAY, Claudia Musa; BIAZETTO, Bruno Henz. 17 Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2016. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

FELIPPE, Guilherme Galhegos; DOMINGOS, Charles S. M.; MARTINS, Luis Carlos P.. Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica CNPq/FAPERGS da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2015. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

FELIPPE, Guilherme Galhegos; LIEBEL, Vinícius A.; DOMINGOS, Charles S. M.. 16 Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2015. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

FELIPPE, Guilherme Galhegos; LIEBEL, Vinícius A.; FREITAS, Renata dal Sasso. 16 Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2015. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Orientou

Leonardo Luiz Lima Goes

O Ensino de História a partir do conceito de (Re)construção do conhecimento: proposta didática para trabalhar o período colonial a partir de fontes primárias e da pluralidade epistemológica; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em História) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

Gabriel Pereira da Silva

Um retrato de gerações: política e representações no sul do continente americano nos primórdios do século XX; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Maria; (Coorientador);

Natali Braga Spohr

As Fronteiras do Festival da Barranca (São Borja, RS, Brasil): Gauchismo, Patrimônio Cultural e Relações de Gênero; Início: 2020; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Santa Maria; (Coorientador);

Adriana Sassi de Oliveira

Paladar em Revista: alimentação e consumo alimentar na Revista do Globo (Rio Grande do Sul, 1929-1967); Início: 2020; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Santa Maria; (Coorientador);

Fabrício Ferreira de Lema

Rústicos, menores e miseráveis: o ?índio? no discurso dos agentes coloniais ilustrados do Vice-Reino do Rio da Prata (1768-1800); 2020; Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Guilherme Galhegos Felippe;

Bruno Campos Rodrigues

A pena do espírito e o corpo de papel: narrativa e conhecimento sobre o corpo indígena no Chaco (século XVIII); 2019; Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Guilherme Galhegos Felippe;

Regina Schüssler

Do diferente ao invisível; A relação com os kaingang na Serra Gaúcha; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arqueologia e Patrimônio) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Guilherme Galhegos Felippe;

Gabriela Konrath

A obra Bosquejos Etnológicos, de Karl von Koseritz: cultura material em uma narrativa histórica; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arqueologia e Patrimônio) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Guilherme Galhegos Felippe;

Juliano Sauter

O discurso jesuítico sobre relíquias e objetos religiosos de Santo Inácio na Província Jesuítica do Paraguai - Século XVIII; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Guilherme Galhegos Felippe;

Bruno Campos Rodrigues

Mediação cultural na Relación del Nuevo Descubrimiento del Famoso Río Grande de las Amazonas, de Gaspar de Carvajal (1542); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Guilherme Galhegos Felippe;

Angélica Vedana

Martín Dobrizhoffer e Thomas Falkner: feitiçaria no discurso jesuítico do século XVIII; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Guilherme Galhegos Felippe;

Carolina Gomes Soares

O discurso sobre o outro na obra Cautiverio feliz y razón individual de las guerras dilatadas del reino de Chile, de Francisco Núez de Pineda y Bascuán; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Guilherme Galhegos Felippe;

Álvaro Andrei Tedesco da Silva

O discurso apologético sobre a natureza do Chaco pelas obras de Dobrizhoffer e Jolís; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Guilherme Galhegos Felippe;

Telmo Silveira Tavares

O discurso sobre a cura como método de conhecimento medicinal entre jesuítas e indígenas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Guilherme Galhegos Felippe;

Produções bibliográficas

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Etnocentrismos incômodos: saberes, ontologias e cosmocentrismo ameríndio. BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI. CIÊNCIAS HUMANAS , v. 17, p. 1-15, 2022.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos ; SANTOS, Maria Cristina dos . As diversas fronteiras da América Meridional: alianças e inimizades com infiéis no século XVIII. ANOS 90 (ONLINE) (PORTO ALEGRE) , v. 27, p. 1-16, 2020.

  • FELIPPE, GUILHERME GALHEGOS . Animismo no Chaco do século XVIII. TEMPO (NITERÓI. ONLINE) , v. 26, p. 342-362, 2020.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos ; PAZ, Carlos D. . Interseção de subjetividades: a presença indígena na escrita afetada dos jesuítas. HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA , v. 12, p. 198-232, 2019.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Roubos, trocas e comércio ilegal como motivadores da reprodução social entre os índios do Chaco. ESTUDOS IBERO-AMERICANOS , v. 43, p. 37-48, 2017.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos ; SANTOS, Maria Cristina dos . Apropriações possíveis de um protagonismo outro. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (ONLINE) , v. 37, p. 115-136, 2017.

  • FELIPPE, GUILHERME GALHEGOS . Caciques sem poder e cacicados negociados nas missões do Chaco. Diálogos (On-line) , v. 21, p. 26-38, 2017.

  • FELIPPE, GUILHERME GALHEGOS . A lógica do mito e o lugar do Outro entre os índios do Chaco. Revista de História da Unisinos , v. 20, p. 120-130, 2016.

  • FELIPPE, GUILHERME GALHEGOS . Neumann, Eduardo. Letra de índios: cultura escrita, comunicação e memória indígena nas Reduções do Paraguai. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (ONLINE) , v. 36, p. 257-261, 2016.

  • FELIPPE, GUILHERME GALHEGOS . Estar, e não ser, aliado: A sociabilidade dos índios do Chaco durante o avanço colonial no século 18. ANOS 90 (UFRGS. IMPRESSO) , v. 22, p. 267-298, 2015.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . 'Intensificação Cultural': A persistência da guerra sul-ameríndia no século XVIII. Veredas da História , v. 5, p. 1-16, 2012.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . OBJETOS, TÉCNICAS E SUBJETIVIDADES DE FORA: A COSMOLOGIA SUL-AMERÍNDIA NO CONTATO COLONIAL DO SÉCULO XVIII. ESPAÇO AMERÍNDIO (UFRGS) , v. 5, p. 108-141, 2011.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . A circulação de bens como reprodução social: A relação entre o meio colonial e o regime reciprocitário sul-ameríndio na primeira metade do século XVIII. Revista de la Escuela de Antropología , v. 16, p. 51-64, 2010.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Casar sim, mas não para sempre: o matrimônio cristão e a dinâmica cultural indígena nas reduções do Paraguai. HISTÓRIA UNISINOS , v. 12, p. 248-261, 2008.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . CONFESSAR SIM, MAS NEM TUDO: O DISCURSO INACIANO SOBRE A CONFISSÃO NAS REDUÇÕES JESUÍTICAS. ESPAÇO AMERÍNDIO (UFRGS) , v. 2, p. 124, 2008.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . O REGISTRO DO BATISMO EM OPOSIÇÃO AO DA CONVERSÃO: O DISCURSO INACIANO NAS MISSÕES DO PARAGUAI NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XVII. ESPAÇO AMERÍNDIO (UFRGS) , v. 1, p. 10-41, 2007.

  • FELIPPE, GUILHERME GALHEGOS ; SANTOS, Maria Cristina dos . Debates sobre a questão indígena: histórias, contatos e saberes. 1. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2018. 182p .

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos ; SANTOS, Maria Cristina dos (Org.) . Protagonismo Ameríndio de Ontem e Hoje. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. 352p .

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . A Cosmologia Construída de Fora: a relação com o outro como forma de produção social entre os grupos chaquenhos no século XVIII. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. 376p .

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos ; FLECK, Eliane Cristina Deckmann . Sobre a árvore mundial, o dilúvio e o Noé ameríndio: a mitologia na obra Avifauna e Flora nos Costumes, Superstições e Lendas Brasileiras e Americanas, do padre Carlos Teschauer. In: Eliane Cristina Deckmann Fleck; Gizele Zanotto. (Org.). Religiões e religiosidades no Rio Grande do Sul: campo religioso sul-riograndense. 1ed.São Paulo: ANPUH, 2018, v. 6, p. 177-205.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Uma ontologia do imediatismo: a produção e o consumo alimentar nas reduções do Chaco. In: María Laura Salinas; Lía Renata Quarleri. (Org.). Espacios misionales en diálogo con la globalidad Iberoamérica. 1ed.Resistencia: ConTexto Libros, 2016, v. , p. 173-193.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos ; SANTOS, Maria Cristina dos . Protagonismo como substantivo na História indígena. In: Maria Cristina dos Santos; Guilherme Galhegos Felippe. (Org.). Protagonismo Ameríndio de Ontem e Hoje. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2016, v. , p. 13-52.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Os mitos indígenas como construção da realidade: análise do contato com os espanhóis através do entendimento mitológico chaquenho no século 18. In: Eliane Cristina Deckmann Fleck. (Org.). Religiões e religiosidades no Rio Grande do Sul: manifestações da religiosidade indígena. 1ed.São Paulo: ANPUH, 2014, v. 3, p. 205-234.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos ; FLECK, E. C. D. . Entre a guerra e a paz: uma análise das inconstantes alianças de amizade e de inimizade entre espanhóis e indígenas na América meridional no século XVIII. In: Adelar heinsfledt; Ana Luiza Reckziegel. (Org.). Estados Americanos. Trajetórias em dois séculos. 01ed.Passo Fundo: UPF Editora, 2012, v. , p. 273-299.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . A lógica do cuadazgo: relação de troca e dinâmica cultural. In: Vladimir Ferreira de Ávila. (Org.). V Mostra de pesquisa do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. 1ed.Porto Alegre: CORAG, 2007, v. , p. 15-27.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . O problema da produção e do consumo de alimentos nas reduções de índios chaquenhos (século XVIII). In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . A circulação de bens como reprodução social: A relação entre o meio colonial e o regime reciprocitário sul-ameríndio na primeira metade do século XVIII. In: XII Simpósio Internacional IHU, 2010, São Leopoldo. A experiência missionária: Território, cultura e identidade. São Leopoldo: IHU, 2010.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . A guerra como sistema sociológico das relações sul-ameríndias (século XVIII). In: XIII Jornadas Internacionais sobre as Missões Jesuíticas, 2010, Dourados. XIII Jornadas Internacionais sobre as Missões Jesuíticas. Dourados: UFGD, 2010.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . A Confissão Cristã e sua Assimilação Indígena nas Reduções Platinas. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos - anais do XXIV Simpósio Nacional de História (CD-ROM). São Leopoldo: Unisinos, 2007.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Batismo a Serviço da Urgência e da Procrastinação. In: Primeras Jornadas Internacionales de Historiografía Regional, 2006, Resistencia. anais das Primeras Jornadas Internacionales de Historiografía Regional (CD-ROM). Resistencia: Universidad Nacional del Nordeste, 2006.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Rivalidade Daqui e do Além: Castigos de Deus, batismos que curam e demônios que viram gente nas reduções platinas. In: VI Congresso Internacional de Estudos Ibero-americanos, 2006, Porto Alegre. anais do VI Congresso Internacional de Estudos Ibero-americanos (CD-ROM), 2006.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Pecados Indígenas e Castigos Divinos: Casos das missões do itatim (1614) e Guairá (1628). In: X Jornadas Internacionales sobre Misiones Jesuíticas, 2005, Córdoba. Educación y Evangelización. La Experiencia de un mundo Mejor - anais da X Jornadas Internacionales sobre Misiones Jesuíticas. Córdoba, 2005.

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Etnocentrismo dos outros: o animismo nas terras baixas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Mito, animismo e cosmocentrismo ameríndio. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Animismo e subjetividade: a relação com o outro no Chaco no século XVIII. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Outro dos índios: a origem dos brancos e das mulheres nos mitos do Chaco. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . O princípio da acomodação na escrita dos jesuítas em missão na América. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . O animismo nas fontes históricas: contato e convívio entre os jesuítas e o animismo no Chaco oitocentista. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Lideranças indígenas e o cacicado nas reduções do Chaco no século XVIII. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos ; SANTOS, Maria Cristina dos . Documentos de Valor e Valor do Documento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Protagonistas diferentes, protagonismos distintos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Os relatos inacianos no Chaco colonial: as possibilidades de se encontrar o outro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . A influência indígena na escrita dos jesuítas no Chaco colonial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos ; SANTOS, Maria Cristina dos . As questões indígenas na sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . As possibilidades que o estudo de fragmentos mitológicos pode fornecer sobre pensar o Outro entre os índios do Chaco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Os mitos indígenas na abordagem da Antropologia e da História. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . América Latina: entre a escola e a academia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . O problema da produção e do consumo de alimentos nas reduções de índios chaquenhos (século XVIII). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Os usos do protagonismo indígena na História indígena. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . A origem das mulheres nos mitos chaquenhos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . A guerra como sistema sociológico das relações sul-ameríndias (século XVIII). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . A circulação de bens como reprodução social: A relação entre o meio colonial e o regime reciprocitário sul-ameríndio na primeira metade do século XVIII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . O Discurso Edificante em Oposição à Dificuldade em Edificar nos Registros Jesuíticos entre 1609 e 1640. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . A Confissão Cristã e sua Assimilação Indígena nas Reduções Platinas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . A Lógica do Cuadazgo: relação de troca e dinâmica cultural. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Variações Discursivas sobre os Registros Sacramentais: batismo, confissão e matrimônio nas reduções jesuíticas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Matrimônio Cristão e a Troca de Mulheres nas Reduções Jesuíticas do Paraguai. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Rivalidade Daqui e do Além: Castigos de Deus, batismos que curam e demônios que viram gente nas reduções platinas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Batismo a Serviço da Urgência e da Procrastinação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Batismo, Confissão e Matrimônio: sacramentos cristãos e a assimilação indígena. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Batismo, Confissão e Matrimônio: Massificação sacramental e credibilidade no discurso jesuítico (1610-1640). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Batismo, Confissão e Matrimônio: massificação sacramental e credibilidade no discurso jesuítico (1610-1640). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Pecados Indígenas e Castigos Divinos nas Missões Jesuíticas (1615-1630). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Pecados Indígenas e Castigos Divinos: casos das missões do Itatim (1614) e Guairá (1628). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Pecados Indígenas e Castigos Divinos nas Missões Jesuíticas (1615-1630). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPPE, Guilherme Galhegos . Crianças nas Tumbas Tebanas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista Antíteses. 2022.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista Journal of jesuit Studies. 2022.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista História Unisinos. 2021.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista História Unisinos. 2021.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista História em Reflexão. 2021.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à Revista Maracanan. 2021.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista História em Reflexão. 2021.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista História Unisinos. 2021.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Organização da edição v. 23, n. 41 da Revista Fronteiras (UFGD). 2021.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista Oficina do Historiador. 2020.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à Revista História Unisinos. 2020.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à Revista Latino-Americana de História. 2020.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à Revista Faces da História. 2020.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista História Unisinos. 2019.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à Revista Cantareira. 2019.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista Tempos Históricos. 2019.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à Revista Latino-Americana de História. 2019.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista História Unisinos. 2019.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. 2018.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista Revista Antíteses. 2018.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista História Unisinos. 2018.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista História Unisinos. 2018.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista História Unisinos. 2018.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista Estudos Ibero-Americanos. 2018.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista História Unisinos. 2018.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista Mosaico. 2018.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista Memoria Americana. 2017.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. 2017.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hocà revista História Unisinos. 2017.

FELIPPE, Guilherme Galhegos ; FLECK, Eliane Cristina Deckmann ; PAZ, Carlos D. . Coordenação de Simpósio Temático no II Congresso Internacional de Estudos Históricos Latino-americanos. 2017.

FELIPPE, Guilherme Galhegos ; SANTOS, Maria Cristina dos ; SOUZA, José Otávio Catafesto de . Coordenação de Simpósio Temático no XI Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos. 2017.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista Temporalidades. 2016.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista História (Unisinos). 2016.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à Revista Latino-Americana de História. 2016.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à Revista Brasileira de História. 2016.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista Estudos Ibero-Americanos. 2015.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista Estudos Ibero-Americanos. 2015.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista Estudos Ibero-Americanos. 2015.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à Revista Latino-Americana de História. 2015.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista Estudos Ibero-Americanos. 2015.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à Revista Latino-Americana de História. 2015.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à revista Estudos Ibero-Americanos. 2015.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Parecer ad hoc à Revista Brasileira de História. 2015.

FELIPPE, Guilherme Galhegos . ?Os outros? que se tocam na experiência de missão. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Estudos indígenas. O indígena na historiografia do século XX. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Debates sobre a historiografia do Brasil Colonial. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FELIPPE, Guilherme Galhegos . Oficina de Paleografia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FELIPPE, Guilherme Galhegos ; SANTOS, Maria Cristina dos . Oficina de etno-história ameríndia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Circulação de saberes e transferência cultural entre índios e missionários nas missões chaquenho-platinas (séculos XVII e XVIII), Descrição: O projeto busca estabelecer um eixo entre o estudo dos saberes indígenas ? em consonância com as recentes pesquisas preocupadas em compreender a manifestação do protagonismo indígena ? e a produção, difusão e aplicação do conhecimento natural apreendido e acumulado pelos jesuítas em sua experiência missional pela América e em contato direto com os nativos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Galhegos Felippe - Coordenador.

  • 2020 - 2022

    Os outros do Outro: o animismo entre grupos do Chaco na documentação missionária colonial, Descrição: Este projeto busca compreender quais foram os fatores que, anteriormente aos transtornos práticos e técnicos do dia a dia e relativos à comunicação, ocasionaram adversidades no contato entre os jesuítas e os índios do Chaco na época colonial. Parte-se do pressuposto de que estas adversidades eram dificuldades oriundas de aspectos estruturais relacionados à cosmovisão de cada ontologia em contato (o animismo dos indígenas do Chaco e o naturalismo dos colonizadores/jesuítas). Soma-se a isto o fato de que a maioria dos registros históricos que narram o contato e o convívio entre brancos e índios é decorrente da observação, interpretação e julgamento dos primeiros, que sempre relataram a partir de sua perspectiva cartesiana, dualista e objetivista sobre o mundo. Contudo, isso não impediu que os próprios jesuítas registrassem traços do animismo indígena em suas cartas. Ao tentar descrever o indígena como o mau resultado de uma vida infiel e não civilizada, relatando narrativas mitológicas e interpretações nativas sobre o mundo, produziram evidências de uma sociabilidade generalizada no Chaco. É sob esta abordagem que a pesquisa proposta neste projeto pretende desenvolver-se.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Galhegos Felippe - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    Digitalização da Coleção De Angelis, Descrição: Em 1997, o PPG de História da PUCRS, por meio da verba do PROAP-CAPES, adquiriu da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro uma cópia em microfilmes de 35 mm dos manuscritos da Coleção De Angelis: coletânea de documentos que contemplam temas referentes ao sistema colonial na América meridional entre os séculos XVI e XIX. Neste formato analógico, os documentos só podem ser consultados mediante a utilização de leitoras de microfilmes, além de estarem sujeitos às intempéries do tempo e do seu manuseio. Este projeto tem como objetivo realizar a digitalização da Coleção De Angelis, composta por 1291 documentos, distribuídos em 45 rolos de microfilmes. A digitalização do acervo justifica-se pela acessibilidade que tal coleção passaria a ter aos pesquisadores de diversas áreas: havendo registros que compreendem questões administrativas, políticas, econômicas e sociais de territórios platinos e, inclusive, referentes à América portuguesa e à fase inicial do Brasil Imperial, tal coleção de manuscritos possibilita não apenas estudos de História de diversas vertentes (História colonial, História indígena, História da Companhia de Jesus, História cultural), como também fornece fonte de análise para estudos econômicos a respeito do comércio, trânsito de bens e produção na região platina, análises geográficas, topográficas e de aspectos da fauna e flora regionais, bem como a estudos de diplomacia e relações internacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Guilherme Galhegos Felippe - Coordenador / Maria Cristina dos Santos - Integrante / Telmo Silveira Tavares - Integrante / Bruno Campos Rodrigues - Integrante / Viviane Alves Chaves - Integrante / Rodrigo Terra Costa - Integrante / Éverton Dalcin - Integrante.

  • 2014 - 2018

    Saberes indígenas: a mitologia dos grupos nativos como método para entender o contato colonial, Descrição: Este projeto tem como objetivo entender de que forma o pensamento indígena assimilou o evento do contato e, a partir daí, imprimiu em seu sistema sociológico as variações oriundas do contexto colonial. Parte-se da ideia de que os índios observavam e experienciavam a realidade na qual estavam inseridos e, daí, criaram um conjunto de teorias a respeito do mundo, que compreende e explica o seu funcionamento físico, o lugar ocupado pelos seres e entidades que o habitam, as relações formais e simbólicas entre eles e a disposição de percepções sobre a realidade. O conjunto destes saberes foram narrados pelos nativos a missionários e viajantes, que, durante toda época colonial, registraram em diários, cartas e livros uma importante quantidade de informações. Estas narrativas mitológicas ajudam a explorar a percepção que os indígenas tiveram em relação ao contato com os conquistadores e a forma como as informações, técnicas e tecnologias apresentadas por estes foram absorvidas ou rejeitadas pelo sistema ontológico nativo. A intenção deixa de ser a de explicar o que foi a colonização para os colonizadores e passa a tentar entender o comportamento que os indígenas mantiveram e que foram registrados pelos estrangeiros. Desta forma, a análise deve partir de conceitos que não negligenciem a compreensão de mundo dos nativos, buscando explicar como os indígenas entenderam o avanço colonial a partir das mudanças que apresentavam em seu comportamento, em seus costumes e em suas tradições. A análise das narrativas mitológicas e um olhar mais apurado sobre as descrições do comportamento dos índios registradas pelos cronistas europeus proporcionam dados que possibilitam verificar mudanças e continuidades referentes a uma historicidade própria dos grupos nativos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Guilherme Galhegos Felippe - Coordenador / Bruno Campos Rodrigues - Integrante / Rodrigo Terra Costa - Integrante / Éverton Dalcin - Integrante / Alvaro Andrei Tedesco da Silva - Integrante / Manuela Tuerlinckx Costa Valle - Integrante / Juliano Sauter - Integrante / Déborah da Costa Ribeiro Barbosa - Integrante.

  • 2013 - 2019

    Índios na História e História de Índios, Descrição: A presente proposta busca analisar, por um lado o desenvolvimento na academia sobre a temática da História Indígena e o reflexo desses estudos na produção didática para o Ensino Médio. Por outro lado, busca mapear o fenômeno da participação dos indígenas na educação formal das Universidades e a crescente atuação midiática dos diferentes grupos indígenas no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Galhegos Felippe - Integrante / Maria Cristina dos Santos - Coordenador.

Prêmios

2014

Prêmio Capes de Tese 2014 - área de História, Capes.

2004

Destaque à pesquisa no V Salão de iniciação Científica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de História. , Universidade Federal de Santa Maria, Camobi, 97105900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 32208000

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2023

    Direção e administração, Programa de Pós-Graduação.,Cargo ou função, Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História.

  • 08/2023

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil A, Tópicos Aprofundados III

  • 04/2023

    Direção e administração, Departamento de História.,Cargo ou função, Coordenador do Núcleo de História do Pibid/UFSM.

  • 08/2022 - 10/2023

    Direção e administração, Programa de Pós-Graduação.,Cargo ou função, Coordenador Substituto do Mestrado Profissional em Ensino de História.

  • 03/2023 - 07/2023

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da África A, História da América A

  • 09/2022 - 02/2023

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América B, História do Brasil A

  • 04/2022 - 08/2022

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América A, História Econômica, Política e Social Geral

2020 - 2022

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Colaboração no desenvolvimento de pesquisa e ensino na linha de pesquisa História Indígena e do Indigenismo do PPG em História

Atividades

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais III: Africanos e indígenas no espaço atlântico (séculos XVI-XVIII)

  • 06/2021 - 07/2021

    Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação em direitos humanos

  • 04/2021 - 07/2021

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais III: Etno-história e História Indígena

  • 03/2021 - 06/2021

    Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interculturalidade e relações étnico-raciais

  • 10/2020 - 12/2020

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Povos indígenas: história e historiografia

2014 - 2019

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pós-doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Colaboração no desenvolvimento de pesquisa e ensino na linha de pesquisa Sociedade, Cultura Material e Povoamento, sob a supervisão da professora. Dra. Maria Cristina dos Santos

Atividades

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da cultura e da etnicidade

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estratégias de pesquisa: hierarquia de fontes e metodologia

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Desafios da Pesquisa: documento de valor X valor do documento

  • 08/2016 - 11/2016

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A filosofia ameríndia: sobre o que pensam os índios?

  • 07/2016 - 07/2016

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ocupações Tradicionais

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Religiosidade e feitiçaria dos povos originários: uma aproximação entre Arqueologia, a História e a Antropologia

  • 03/2015 - 06/2015

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O índio documentado: a construção acadêmica sobre a presença do indígena na documentação colonial.

2013 - 2013

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 9

2012 - 2014

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20

2013 - 2014

Colégio Província de São pedro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 18

2008 - 2013

Colégio Nova Geração

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 12

2008 - 2009

Prefeitura Municipal de Tapes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20