RAPHAELA BESERRA RAMALHO

Doutora em Geografia Urbana (UFPB). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Manchester - Inglaterra (CNPq). Possui mestrado e graduação em Serviço Social pela UFPB, além de graduação em Comunicação Social (UFPB). Realizou estágio de docência no Departamento de Geociências (UFPB) e no Departamento de Serviço Social (UFPB). Atuou como professora do ensino superior nas Faculdades Integradas do Cruzeiro (FIC) e no Programa de Capacitação Profissional do SUAS - CapacitaSUAS (Fapesq). Atuou como assessora parlamentar da deputada estadual Cida Ramos, realizando trabalho junto aos movimentos sociais urbanos e na CPI do Feminicídio da Assembleia Legislativa da Paraíba, tendo participado diretamente da estruturação, redação e compilação dos dados do relatório final da referida CPI. Atualmente, integra o Grupo de Estudos Urbanos - GeUrb (UFPB) e desenvolve pesquisa sobre cidades inteligentes, ideologia e geografia urbana. Participou do Grupo de Estudos e Pesquisas Marx-Engels (UFMA), investigando as seguintes temáticas: ideologias pós-modernas que norteiam as políticas de educação e qualificação para o trabalho; formas de inserção e exclusão de jovens profissionais de comunicação no mundo precário do trabalho; precarização do trabalho no setor de telecomunicações. Atuou como assessora de comunicação do Projeto Gestão e Consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) - Governo do Estado da Paraíba. Atuou também como assistente social no CREAS da Prefeitura Municipal de Bayeux - PB. Colabora voluntariamente com a comunicação e divulgação científica do Projeto Internacional Radiotelescópio BINGO (https://bingotelescope.org/pt/).

Informações coletadas do Lattes em 29/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia

2020 - 2025

Universidade Federal da Paraíba
Título: CIDADE INTELIGENTE ENQUANTO DISCURSO: O MODELO URBANO BANCÁRIO ULTRANEOLIBERAL E A RECONFIGURAÇÃO DA FORMA ESTATAL A PARTIR DO PROGRAMA JOÃO PESSOA SUSTENTÁVEL
Orientador: em University of Manchester ( Kevin Ward)
com Rafael Faleiros de Padua. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Cidades Inteligentes.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Serviço Social

2014 - 2016

Universidade Federal da Paraíba
Título: O FETICHISMO DO CONHECIMENTO COMO IDEOLOGIA DA SUPREMACIA TECNOLÓGICA: incidências do pensamento pós-moderno sobre as políticas de educação no contexto da reestruturação produtiva brasileira
, Ano de Obtenção: 2016.Maria Aparecida Ramos de Meneses.Coorientador: Marcelo Gallo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em andamento em Geografia

2021 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas

2008 - 2015

Universidade Federal da Paraíba
Título: JUVENTUDE COM ALTA ESCOLARIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO: uma análise sobre as condições de inserção ocupacional dos egressos do curso de Relações Públicas da UFPB
Orientador: Glória de Lourdes Freire Rabay

Graduação em Serviço Social

2003 - 2009

Universidade Federal da Paraíba
Título: ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS: Um cargo convidativo ao assistente social
Orientador: Marcelo Sitcovsky Santos Pereira

Formação complementar

2022 - 2023

Doutorado Sanduíche. (Carga horária: 40h). , University of Manchester, MANCHESTER, Inglaterra.

2017 - 2018

Orienta PLANSAN. (Carga horária: 30h). , MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, MDS, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Introdução ao Exercício do Controle Social do SUAS. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2017 - 2017

Curso de atualização sobre especificidades e interfaces da proteção social. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2017 - 2017

Curso de atualização sobre a organização e oferta dos serviços da proteção. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2014 - 2014

O PENSAMENTO DE GRAMSCI E O SERVIÇO SOCIAL BRASILE. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2010 - 2010

Crise e a Questão Brasil. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

RAMALHO, R. B. . Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. 2019. (Outro).

RAMALHO, R. B. . I Ciclo de Palestras em Alusão ao dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e ã Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (20h). 2017. (Outro).

RAMALHO, R. B. . Palestras em Alusão ao Dia do(a) assistente Social: Desafios Profissionais diante da atual conjuntar e retração das políticas sociais(15h). 2017. (Outro).

RAMALHO, R. B. . I Ciclo de Palestras em Alusão ao Dia Internacional da Mulher (15h). 2017. (Outro).

Comunicação Social ; RAMALHO, R. B. . São João com Fartura. 2010. (Concerto).

Moradoras da Residência Universitária Feminina ; Movimento dos Trabalhadores Sem Terra da Paraíba ; Fórum de Mulheres da Paraíba ; RAMALHO, R. B. ; Wilma Martins de Mendonça . Pleito e solenidade política pela renomeação da RUF-UFPB e pedido de outorga da medalha de mérito universitário em homenagem à camponesa Elizabeth Altina Texeira. 2008. (Outro).

Participação em eventos

Conferência Municipal de Assistência Social.Conferência Municipal de Assistência Social. 2019. (Outra).

IV CONAPESC. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O OLHAR DOCENTE SOBRE UM MODEL DE FORMAÇÃO CONTINUADA. 2019. (Congresso).

IV CONAPESC. UMA ANÁLISE CRÍTICA A CERCA DO FUTURE-SE COMO PROPOSTA DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA. 2019. (Congresso).

IV CONAPESC. RADIOTELESCÓPIO BINGO: PROJEÇÕES PARA O DESPERTAR CIENTÍFICO E EDUCACIONAL EM AGUIAR. 2019. (Congresso).

IX Conferência Municipal de Assistência Social.IX Conferência Municipal de Assistência Social. 2019. (Outra).

Seminário em Defesa da Educação Pública e da Democracia. 2019. (Seminário).

VI Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. AS POLÍTICAS SOCIAIS, PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO IDOSA NA ATUAL CONJUNTURA DE DESMONTES. 2019. (Congresso).

II Seminário Integrador - preparação para o FomentaSAN. 2018. (Seminário).

Aula Inaugural do Curso de Redução de Danos como Estratégia de Integração (4h). 2017. (Outra).

Curso de atualização sobre especificidade e interfaces da proteção social básica no SUAS. 2017. (Outra).

Curso de Introdução ao Exercício do Controle Social do SUAS. 2017. (Outra).

I Ciclo de Palestras em alusão ao dia internacional da mulher:.Violências contra mulheres , reflexões para um debate necessários. 2017. (Outra).

I Seminário Integrador - Projeto de Consolidação e Gestão do SISAN na Paraíba. 2017. (Seminário).

I Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: Desafios Contemporâneos. O ASSISTENTE SOCIAL NA EMPRESA CONTRATADO COMO ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS: novas configurações e desafios para a prática profissional. 2015. (Congresso).

2º Encontro Internacional de Política Social. VALORIZAÇÃO OU REFORÇO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO: O Programa Rede Cegonha e a Centralidade da Mulher na Atenção Integral à Família. 2014. (Congresso).

XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviços Social.ALTERAÇÃO DA INSERÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA EMPRESA POR MEIO DE DESLOCAMENTO DE CARGO. 2014. (Encontro).

III EPMARX - Encontro de Grupos de Pesquisas Marxistas.A submissão da consciência as necessidades de reprodução: o não domínio de sua existência pela classe trabalhadora. 2011. (Outra).

CCHLA Conhecimento em Debate. 2010. (Outra).

Palestra de Abertura do Semestre Letivo: A Lógica Destrutiva e a Corrosão do Trabalho- Prof. Dr. RICARDO ANTUNES. 2010. (Outra).

XI JORNADA DO TRABALHO. Trabalho e as Escalas da Práxis Emancipatórias: autonomia de classe frente à territorialização do capital.O Controle sobre a Força de Trabalho em uma Empresa de Telecomunicações. 2010. (Outra).

Ciclo de Palestras - Fotografia: Transições do Fotoquímico ao Digital (14h). 2009. (Seminário).

XXXI ENCE - Encontro Nacional de Casas de Estudantes. 2007. (Encontro).

III Semana de Serviço Social - CCHLA - UFPB (18h). 2006. (Outra).

Orientou

Chrislay Araújo Farias

Atendimento à pessoa idosa no SUAS; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Faculdades Integradas do Cruzeiro; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • RAMALHO, RAPHAELA BESERRA ; LIMA, DIEGO CARVALHO DE ; ARAÚJO, YOHANNA RAIRES BARBOSA DE FREITAS ALVES . Produção gesseira no sertão do Araripe. REVISTA RURAL E URBANO - UFPE , v. 9, p. 172-189, 2024.

  • RAMALHO, C. B. ; BARBOSA, L. G. S. ; RAMALHO, R. B. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O OLHAR DOCENTE SOBRE UM MODEL DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Anais IV Conapesc , v. 1, p. 01, 2019.

  • RAMALHO, R. B. ; RAMALHO, C. B. ; SANTOS, J. R. L. . RADIOTELESCÓPIO BINGO: PROJEÇÕES PARA O DESPERTAR CIENTÍFICO E EDUCACIONAL EM AGUIAR. Anais IV Conapesc , v. 1, p. 01, 2019.

  • RAMALHO, R. B. ; RAMALHO, C. B. ; LOPES, N. D. ; MENESES, M. A. R. . UMA ANÁLISE CRÍTICA A CERCA DO FUTURE-SE COMO PROPOSTA DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA. Anais IV Conapesc , v. 1, p. 01, 2019.

  • LOPES, N. D. ; LIMA, I. L. S. ; RAMALHO, R. B. ; MENESES, M. A. R. . AS POLÍTICAS SOCIAIS, PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO IDOSA NA ATUAL CONJUNTURA DE DESMONTES. Anais VI CIEH , v. VI, p. 1, 2019.

  • GOUVEIA,Nathália de Medeiros Gouveia N. M. ; RAMALHO, R. B. ; MENESES, M. A. R. . Valorização ou Reforço das Desigualdades de Gênero: O Programa rede cegonha e a centralidade da mulher na atenção integral à família. Anais do ... Encontro Nacional de Política Social , v. 1, p. 01, 2014.

  • RAMALHO, R. B. . O CONTROLE SOBRE A FORÇA DE TRABALHO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES. XI Jornada do Trabalho , v. 01, p. 01, 2010.

  • RAMALHO, R. B. . Comissão Parlamentar de Inquérito do Feminicídio: diálogos de enfrentamento, investigações e produções legislativas de 2019 a 2020. 01. ed. João Pessoa: Assembleia Legislativa da Paraíba, 2020. v. 01. 90p .

  • RAMALHO, R. B. ; OLIVEIRA, P. L. L. ; SILVA, G. N. ; MENESES, M. A. R. . O trabalho da CPI do Feminicídio da Paraíba no contexto da COVID 19: comunicação e ações integradas de enfrentamento com alinhamento internacional e local. O trabalho da CPI do Feminicídio da Paraíba no contexto da COVID 19: comunicação e ações integradas de enfrentamento com alinhamento internacional e local. 1ed.: , 2020, v. , p. 30-36.

  • RAMALHO, R. B. . Testemunho histórico pela memória da Residência Universitária Feminina Elizabeth Teixeira, em João Pessoa (PB). Brasil de Fato, 24 fev. 2025.

  • SILVA, G. D. ; RAMALHO, R. B. ; LEAO, R. H. . TEXTO E CONTEXTOS DE PROTEÇÃO SOCIAL NO BRASIL. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORAS(ES) EM SERVIÇO SOCIAL, 2016, RIBEIRÃO PRETO. XV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORAS(ES) EM SERVIÇO SOCIAL. RIBEIRÃO PRETO: UNESP, 2016. v. 01. p. 01.

  • RAMALHO, R. B. ; MENESES, M. A. R. . O ASSISTENTE SOCIAL NA EMPRESA CONTRATADO COMO ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS: novas configurações e desafios para a prática profissional. In: I Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: Desafios Contemporâneos, 2015, Londrina. Desafios Contemporâneos, 2015.

  • GOUVEIA,Nathália de Medeiros Gouveia N. M. ; RAMALHO, R. B. ; MENESES, M. A. R. . VALORIZAÇÃO OU REFORÇO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO: O Programa Rede Cegonha e a Centralidade da Mulher na Atenção Integral à Família. In: 2º Encontro Internacional de Política Social, 2014, Vitória - ES. REFORÇO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO: O Programa Rede Cegonha e a Centralidade da Mulher na Atenção Integral à Família, 2014.

  • RAMALHO, R. B. ; GOUVEIA,Nathália de Medeiros Gouveia N. M. ; MENESES, M. A. R. ; LIMA, H. C. A. F. . ALTERAÇÃO DA INSERÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA EMPRESA POR MEIO DE DESLOCAMENTO DE CARGO. In: XIV Encontro Nacional de pesquisadores em Serviço Social, 2014, Natal, RN. ALTERAÇÃO DA INSERÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA EMPRESA POR MEIO DE DESLOCAMENTO DE CARGO, 2014.

  • LIMA, H. C. A. F. ; RAMALHO, R. B. . VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE: a inserção do debate na saúde. In: Encontro Nacional de pesquisadores em Serviço Social, 2014, Natal, RN. Encontro Nacional de pesquisadores em Serviço Social.

  • FREITAS, C. A. L. L. ; RAMALHO, R. B. . A SUBMISSÃO DA CONSCIÊNCIA ÀS NECESSIDADES DE REPRODUÇÃO: o não domínio de sua existência pela classe trabalhadora. In: III EPMARX, 2011, Recife. III Encontro de Grupos de Pesquisas Marxistas. Recife, 2011.

  • RAMALHO, R. B. ; FREITAS, C. A. L. L. ; FILGUEIRAS, T. C. R. . NOVAS RELAÇÕES NO TRABALHO, SALÁRIO E REPRODUÇÃO SOCIAL NO SÉCULO XXI. In: VI Fórum e I Encontro Nacional Estado, Capital, Trabalho, 2011, Sergipe. Capital, Estado e Trabalho, 2011.

  • RAMALHO, R. B. . O CONTROLE SOBRE A FORÇA DE TRABALHO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES. In: XI JORNADA DO TRABALHO. Trabalho e as Escalas da Práxis Emancipatórias: autonomia de classe frente à territorialização do capital., 2010, João Pessoa - PB. Crise estrutural, desemprego e informalidade, 2010.

  • RAMALHO, R. B. ; RAMALHO, C. B. ; SANTOS, J. R. L. . RADIOTELESCÓPIO BINGO: PROJEÇÕES PARA O DESPERTAR CIENTÍFICO E EDUCACIONAL EM AGUIAR. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMALHO, R. B. ; RAMALHO, C. B. ; LOPES, N. D. ; MENESES, M. A. R. . UMA ANÁLISE CRÍTICA A CERCA DO FUTURE-SE COMO PROPOSTA DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMALHO, C. B. ; RAMALHO, R. B. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O OLHAR DOCENTE SOBRE UM MODEL DE FORMAÇÃO CONTINUADA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, N. D. ; LIMA, I. L. S. ; RAMALHO, R. B. ; MENESES, M. A. R. . AS POLÍTICAS SOCIAIS, PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO IDOSA NA ATUAL CONJUNTURA DE DESMONTES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMALHO, R. B. . Palestra sobre Combate ao Abuso e à Exploração Sexual De Crianças e Adolescentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMALHO, R. B. . Palestra em alusão ao dia Internacional da mulher. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMALHO, R. B. ; MENESES, M. A. R. . O ASSISTENTE SOCIAL NA EMPRESA CONTRATADO COMO ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS: novas configurações e desafios para a prática profissional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOUVEIA,Nathália de Medeiros Gouveia N. M. ; RAMALHO, R. B. ; MENESES, M. A. R. . VALORIZAÇÃO OU REFORÇO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO: O Programa Rede Cegonha e a Centralidade da Mulher na Atenção Integral à Família. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMALHO, R. B. ; GOUVEIA,Nathália de Medeiros Gouveia N. M. ; MENESES, M. A. R. . ALTERAÇÃO DA INSERÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA EMPRESA POR MEIO DE DESLOCAMENTO DE CARGO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, H. C. A. F. ; RAMALHO, R. B. . VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE: A INSERÇÃO DO DEBATE NA SAÚDE,. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, C. A. L. L. ; RAMALHO, R. B. . A SUBMISSÃO DA CONSCIÊNCIA ÀS NECESSIDADES DE PRODUÇÃO: o não domínio de sua existência pelas classes trabalhadoras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMALHO, R. B. ; FREITAS, C. A. L. L. ; FILGUEIRAS, T. C. R. . NOVAS RELAÇÕES NO TRABALHO, SALÁRIO E REPRODUÇÃO SOCIAL NO SÉCULO XXI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMALHO, R. B. . O CONTROLE SOBRE A FORÇA DE TRABALHO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMALHO, R. B. ; MENESES, M. A. R. ; SANTOS, A. L. P. . Relatório Final da CPI do Feminicídio na Paraíba. João Pessoa: Assembleia Legislativa da Paraíba, 2021 (Relatório técnico).

Outras produções

RAMALHO, R. B. . Assistência Social Bayeux. 2017. (Rede social).

RAMALHO, R. B. . CREAS Bayeux-PB. 2017. (Rede social).

RAMALHO, R. B. . Folder institucional dos serviços ofertados pelo CREAS (SETRAS -Bayeux). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder Institucional).

RAMALHO, R. B. . Folder institucional do Programa Bolsa Família e Cadastro Único (SETRAS -Bayeux). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder Institucional).

RAMALHO, R. B. . Folder institucional da Política para a Pessoa Idosa (SETRAS -Bayeux). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder Institucional).

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2022

Assembléia Legislativa da Paraíba

Vínculo: Servidora Temporária, Enquadramento Funcional: Assessora Parlamentar, Carga horária: 40

Outras informações:
Assessoria parlamentar em matéria de serviço social e comunicação social

2019 - Atual

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora em comunicação e mídias digitais

Outras informações:
Projeto internacional Radiotelescópio BINGO

2017 - 2020

secretaria de estado do desenvolvimento humano

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, Carga horária: 30

Outras informações:
Assessora de Comunicação para o Projeto Consolidação e Gestão do SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) na Paraíba. Realização de assessoria de imprensa e gerenciamento de mídias digitais.

2017 - 2017

secretaria de estado do desenvolvimento humano

Vínculo: Bolsista FAPESQ, Enquadramento Funcional: Facilitadora de curso do CapacitaSUAS PB, Carga horária: 40

Outras informações:
Facilitadora do Curso: Exercício do Controle Social no SUAS. Participou diretamente da execução do curso ofertado, proporcionando o desenvolvimento das potencialidades dos profissionais presentes para a execução dos serviços socioassistenciais, para o despertar do pensamento crítico e articulação entre a teoria e a prática profissional. Participou das reuniões, oficinas, treinamentos e seminários do projeto; contribuiu na elaboração do relatório de atividades dos cursos desenvolvidos.

2015 - 2015

secretaria de estado do desenvolvimento humano

Vínculo: Bolsista FAPESQ, Enquadramento Funcional: Facilitadora de cursos do CapacitaSUAS PB, Carga horária: 200

Outras informações:
Facilitadora dos seguintes Cursos: Exercício do Controle Social no SUAS; Atualização em Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do SUAS; Atualização para a Elaboração de Planos de Assistência Social; Atualização em Vigilância Socioassistencial do SUAS; Curso de urso de Atualização sobre Oferta e Organização dos Serviços de Proteção Social Especial. Participou diretamente da execução do curso ofertado, proporcionando o desenvolvimento das potencialidades dos profissionais presentes para a execução dos serviços socioassistenciais, para o despertar do pensamento crítico e articulação entre a teoria e a prática profissional. Participou das reuniões, oficinas, treinamentos e seminários do projeto; contribuiu na elaboração do relatório de atividades dos cursos desenvolvidos.

2017 - 2018

Prefeitura Municipal de Bayeux

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 30

Outras informações:
Responsável pelas matérias sobre a Política de Assistência Social e pela comunicação interna da Secretaria de Trabalho e Ação Social (SETRAS) de Bayeux.

2017 - 2017

Prefeitura Municipal de Bayeux

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Trabalhou no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, como Assistente Social de referência no Programa de Atenção Especial à Famílias e Indivíduos - PAEFI.

2017 - 2017

Faculdades Integradas do Cruzeiro

Vínculo: Professora da Graduação, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Serviço Social, Carga horária: 60

Outras informações:
Professora da Disciplina Processos de Trabalho em Serviço Social

2017 - 2017

Faculdades Integradas do Cruzeiro

Vínculo: Professora da Graduação, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Serviço Social, Carga horária: 40

Outras informações:
ministrou a disciplina de DOCUMENTAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

2014 - 2015

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio Docência sob a orientação da Profa. Dra. Maria Aparecida Ramos de Meneses, na disciplina Introdução ao Serviço Social, do curso de graduação em Serviço Social da UFPB.

2007 - 2008

Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa

Vínculo: Estágio curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária de Serviço Social, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuação na Casa de Acolhida da Criança e do Adolescente: Reintegração social e familiar de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, através de medidas socioeducativas

2007 - 2008

TELEMAR NORTE LESTE S.A. (Oi)

Vínculo: Estágio extracurricular, Enquadramento Funcional: Estagiária de Recursos Humanos, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimento aos trabalhadores e ex-empregados, ouvidoria, suporte nas relações sindicais e auditorias trabalhistas locais, recrutamento e seleção, admissão, demissão e entrevista de desligamento, férias, cartão de ponto, atualização de CTPS, emissão de histórico funcional para PPP (perfil profissiográfico previdenciário), arquivo e viabilização de benefícios. Organização de eventos sócio-culturais, implementação e avaliação de ações e programas de saúde e qualidade de vida no trabalho, monitoramento das campanhas internas e ações externas de RH, tais como: campanhas de vacinação, voluntariado em escolas públicas do município, doação de sangue, doação de suprimentos, Natal sem Fome, entre outros. Distribuição do material de comunicação interna, elaboração da comunicação local.

2008 - 2008

Residência Universitária Feminina Camponesa e Educadora Elizabeth Texeira

Vínculo: Coordenação, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 12

Outras informações:
Membro da coordenação na gestão "Renovação e Coletividade" da Residência Universitária Feminina Elizabeth Teixeira-UFPB.Atividades: Representar os interesses das moradoras frente aos órgãos de assistência estudantil da UFPB, organizar reuniões, assembléias e eventos. Incentivar a adesão, e interesse pelas causas coletivas, mediar conflitos e zelar pelo regimento interno da casa.

2010 - 2010

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Recenseadora- Censo demográfico 2010, Carga horária: 28

2004 - 2004

Núcleo de Pesquisa e Informação da Uff

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Campo

Outras informações:
Realização de entrevista survey no Programa de avaliação do Projeto Educação à Mesa em Nível nacional nos Estados da Paraíba e Pernambuco.

2014 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Membro de Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Serviço Social e Trabalho Profissional da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, liderado pelo Prof. Dr. Marcelo Gallo

2011 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Membro de Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

2008 - 2008

Junior Achievement Brasil

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Prestadora de serviço voluntário

Outras informações:
Aula proferida em escola pública municipal de João pessoa- PB, para o Programa Nosso Planeta, Nossa casa, cujo objetivo foi preparar jovens para o exercício da cidadania e consciência ambiental.

2007 - 2007

Junior Achievement Brasil

Vínculo: Voluntaria, Enquadramento Funcional: prestadora de serviço voluntário

Outras informações:
Aula proferida em escola pública municipal de João pessoa- PB, para o Programa de Introdução ao Mundo dos Negócios, cujo objetivo foi preparar jovens para o exercício da cidadania e do empreendedorismo.

2016 - 2017

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico

2015 - 2015

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico