Sérgio Luiz Marlow

Possui Graduação em Teologia pelo Seminário Concórdia da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, São Leopoldo/RS; Graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Mestrado em História Social das Relações Políticas pela UFES; Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP); Estágio de Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em História da UFES. Atualmente é coordenador do Bacharelado em Teologia, na modalidade EAD, docente do Bacharelado em Teologia e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória (FUV). Membro do Laboratório de Estudos do Movimento Migratório (LEMM) da UFES. Principais temas de estudo: História do Brasil Republicano com ênfase na Campanha de Nacionalização do Estado Novo e sua relação com os imigrantes alemães; Imigração no Brasil em seus aspectos identitários, políticos, educacionais, culturais e religiosos; História Contemporânea, em especial, o Protestantismo Luterano e o Nacional Socialismo Alemão durante a década de 1930 e a Segunda Guerra Mundial no Brasil e na Alemanha. Também desenvolve pesquisas relacionadas a Identidades, Etnicidade, Religião e Esfera Pública.

Informações coletadas do Lattes em 27/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

2008 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: Confessionalidade a toda prova: O Sínodo Evangélico Luterano do Brasil e a questão do Germanismo e do Nacional Socialismo Alemão durante o Governo de Getúlio Vargas no Brasil
, Ano de obtenção: 2013. Profa. Dra. Elizabeth Cancelli. Palavras-chave: Estado Novo; Nacionalismo; Luteranismo; Nazismo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: Historia do Protestantismo no Brasil.

Mestrado em História

2004 - 2006

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Nacionalismo e Igreja: A Igreja Luterana - Sínodo de Missouri - nos porões do Estado Novo
, Ano de Obtenção: 2006.Profa. Dra. Vania Maria Losada Moreira.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Estado Novo; Germanismo; Luteranismo; Sínodo de Missouri.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Historia

1998 - 2002

Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutorado

2018 - 2020

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, FAPES/ES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República.

2015 - 2017

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, FAPES/ES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Organização de eventos

MARLOW, S. L. . Conferências Docentes. 2014. (Outro).

MARLOW, S. L. . Conferências Docentes Faculdade Unida de Vitória. 2013. (Outro).

Participação em eventos

V Encontro Internacional Fronteiras e Identidades."'Estamos nos nacionalizando': as escolas da Igreja Luterana - Sínodo de Missouri no Rio Grande do Sul e a Campanha de Nacionalização do Ensino do Estado Novo (1937-1945)?. 2021. (Encontro).

V Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. A língua alemã como fator de identidade nos sínodos luteranos no Brasil e a Campanha de Nacionalização do Governo Vargas. 2019. (Congresso).

VI Colóquio da História das doenças.Leitor Crítico História da Lepra no Brasil. 2018. (Outra).

A Reforma Protestante e nós: imaginário, intolerância e violência.A Reforma Protestante: 500 anos depois.. 2017. (Outra).

XI Semana de História.Religiosidade e Reforma: 500 anos de debate. 2017. (Outra).

100 Anos do Instituto Histórico e Geográfico do Espirito Santo.Doenças e políticas públicas no Espírito Santo do Oitocentos. 2016. (Outra).

IV Colóquio de História das Doenças.A documentação administrativa e o cotidiano da colônia de Itanhenga no Espírito Santo. 2016. (Outra).

6 Simpósio Internacional de Lutero: Lutero e a Antropologia - Potencialidades e limites do ser humano.Panorama das teorias antropológicas na época da Reforma. 2015. (Simpósio).

I Colóquio Internacional de Mobilidade Humana e Circularidade de Ideias.O "bom imigrante": O pensamento de autoridades do Estado Novo a respeito dos imigrantes alemães no Brasil e suas concepções religiosas como fator de identidade nacional.. 2015. (Outra).

I Fórum Capixaba de Estudos Históricos.O Luteranismo entre os imigrantes alemães no Espírito Santo: história, memória e práticas litúrgicas. 2015. (Outra).

III Colóquio de História das Doenças."Males nos Trópicos". Relatos do viajante estrangeiro Johann Jakob von Tschudi sobre doenças entre os primeiros imigrantes alemães na Província do Espírito Santo (1860). 2015. (Simpósio).

II Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões.Ciências das Religiões Aplicadas II. 2015. (Simpósio).

V Encontro Internacional de História UFES/ Paris-Est.As doenças entre os primeiros grupos de imigrantes alemães no Espírito Santo: questões introdutórias.. 2015. (Encontro).

XIV Fórum Ulbra de Teologia.Relações históricas entdere Igreja e Estado no Brasil e suas implicações práticas na atualidade. 2015. (Outra).

Encontro Regional "Evangélicos e a ditadura militar". 2014. (Encontro).

I Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões e I Salão de Pesquisa da Graduaçãoes.Ciências das Religiões Aplicadas II. 2014. (Simpósio).

Seminário Internacional Festas, Comemorações e Rememorações na Imigração XXI Simpósio de História da Imigração e Colonização.Festas entre os luteranos: Comemorações e controvérsias em torno do Germanismo.. 2014. (Seminário).

Seminário Internacional Nacionalismo e Política: Portugal e Brasil..Católicos e Protestantes Luteranos na perspectiva do nacionalismo do Estado Novo (1937-1945). 2014. (Seminário).

I Congresso Internacional de Teologia e Ciências das Religiões. A visão do Sínodo Evangélico Luterano do Brasil sobre a questão Igreja e Estado na Alemanha Nazista segundo o periódico "Mensageiro Luterano" (1933-1945).. 2013. (Congresso).

XX Simpósio de História da Imigração e Colonização e Seminário Internacional.O discurso dos luteranos "missourianos" durante a Segunda Guerra Mundial. 2012. (Simpósio).

III Congresso Internacional Universidade Federal do Espírito Santo/Université Paris-Est/Universidade do Minho. Identidade Nacional e Identidades Étnicas: configurações do poder e construção de identidades (Coordenador de ST). 2011. (Congresso).

XXVI Simpósio Nacional da ANPUH.Os súditos do Eixo: o Luteranismo na visão das autoridades brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial. 2011. (Simpósio).

VIII Encontro Regional de História.A política Varguista para com os imigrantes alemães no Estado Novo. 2010. (Encontro).

II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est. Transformações e mudanças no cotidiano religioso dos teuto-brasileiros na Era Vargas. 2009. (Congresso).

XI Semana Cultural da Faculdade Saberes.Estado Novo e Igreja Luterana. 2008. (Outra).

I Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est. Uma igreja nacional ou étnica? o luteranismo na perspectiva das autoridades do Estado Novo. 2007. (Congresso).

I Seminário Interdisciplinar em História e Educação.As escolas luteranas e a campanha de nacionalização: a Educação sendo vigiada. 2006. (Seminário).

XV Simpósio de História da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.Identidade étnica e conflito: o germanismo durante o Estado Novo. 2005. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Ronaldo Cardoso de Oliveira

ROSA, W. P.;MARLOW, S. L.; CAVALIERI, E.. A Saúde Mental e a Vida Espiritual: experiência pastoral na Igreja Católica em Itamaraju/BA. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Joelma Gonçalves Campos Castilhos Fritz

MARLOW, S. L.; BROTTO, J. C. P.; TERRA, K. R. C.. Inclusão digital e diversidade religiosa: um estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Adilson da Silva Castro no município de Vitória/ES. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Elza Maria Falqueto Zumak

MARLOW, S. L.; BROTTO, J. C. P.; ROCHA, A. S.. Cultivando valores e respeitando a diversidade religiosa : O uso da poesia na promoção de um ambiente escolar pacífico. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Rafael Ferreira Pureza de Oliveira

MARLOW, S. L.; OLIVEIRA, D. M.; BROTTO, J. C. P.. Moral Cristã e Educação Física: da Reforma do Ensino Primário de 1882 à Base Nacional Comum Curricular de 2017. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Alessandro Moreira Dias

MARLOW, S. L.; BROTTO, J. C. P.; RIBEIRO, O. L.. A religião como fator da (não) adesão ao tratamento medicamentoso da depressão no relatos de participantes de um Grupo de Terceira Idade do município de Santa Rita de Minas - MG. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Alessandra de Aguiar Monteiro

MARLOW, S. L.; BROTTO, J. C. P.; MCGEOCH, G. G.. A disciplina Ensino Religioso no Projeto Político Pedagógico da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Professora Nice de Paula Agostini Sobrinho em Vila Velha - ES. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Robson Prati Neves de Oliveira

ROCHA, A. S.;MARLOW, S. L.; SOUZA, J. M. P.. O fenômeno religioso na vertente da psicologia de Carl Gustav Jung: desafios para a educação. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Joana Maria Machado

ROSA, W. P.;MARLOW, S. L.; CORREIA, M. A. O.. Religiões Brasileiras de Matriz Africana e História: um estudo das representações sociais a partir da religiosidade da Comunidade Quilombola do Sítio dos Crioulos no Município de Jerônimo Monteiro ? ES. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

ROSA, W. P.;MARLOW, S. L.; FREITAS, E. M. L. M.. As competências socioemocionais e o Ensino Religioso: aplicabilidade no contexto escolar com o aporte das tecnologias digitais educacionais,. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Catia Novaes Kunzendorff

ULRICH, C. B.;MARLOW, S. L.; PAZ, N. I. N. L.. A religiosidade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil: o que dizem as crianças da UMEI Professora Nirlene de Oliveira Almeida. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Daniel Correia de Olveira

ROSA, W. P.;MARLOW, S. L.; ADRIANO FILHO, J.. Religião, Ditadura e Resistência: a Ordem dos Dominicanos e Carlos Marighella. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Rosimar Rocha Pires de Oliveira

ADRIANO FILHO, J.;MARLOW, S. L.; RIBEIRO, O. L.. As Religiões Afro-brasileiras e o Ensino de História no município de Alegre-ES a partir da Lei 10.639/03 e as Ciências das Religiões. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Gabriela Oliveira da Rocha

ADRIANO FILHO, J.;MARLOW, S. L.; STEPHANINI, V.. Aspectos do imaginário religioso nos hinos oficiais dos municípios de Vitória/ES e Vila Velha/ES sua relação com o Ensino Religioso. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Ivanessa Sanches Mancio

ADRIANO FILHO, J.;MARLOW, S. L.; BROTTO, J. C. P.. A religiosidade na obra Escrava Isaura de Bernardo Guimarães. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: LUCIANE RODRIGUES DOS SANTOS

ADRIANO FILHO, J.;MARLOW, S. L.; SANTOS, F. A. S.. Identidade e religião na educação infantil: a influência do pensamento religioso na formação de crianças de 4 e 5 anos. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Lucas Francisco Neto

DADALTO, M. C.;MARLOW, S. L.; RIBEIRO, L. C. M.; LAVERDI, R.. Uma "nova Bahia": a história do bairro Adalberto Simão Nader em Guarapari (1970-1990). 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Samuel da Silva Nepomuceno

ROSA, W. P.;MARLOW, S. L.; ROCHA, A. S.. Desigrejados: a desinstitucionalização religiosa evangélica brasileira à luz do conceito de hipermodernidade e suas implicações para o Ensino Religioso. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: André de Oliveira Pereira

ROSA, W. P.;MARLOW, S. L.; GONCALVES, J. M.. Nazismo, Igreja Católica e Pio XII: o silêncio papal conforme a obra: O papa de Hitler, de John Cornwell. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Paulo Sergio Peçanha Luna

ADRIANO FILHO, J.;MARLOW, S. L.; MCGEOCH, G. G.. Recrutamento e seleção dos líderes pastorais evangélicos: uma análise sobre a cultura organizacional da igreja Universal do Reino de Deus (IURD). 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Gilson MIranda Ferreira

ADRIANO FILHO, J.;MARLOW, S. L.; TERRA, K. R. C.. O Ensino Religioso ministrado no Ensino Fundamental das escolas municipais de Cariacica (ES). 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Eduardo Gomes de Souza

ADRIANO FILHO, J.;MARLOW, S. L.; ROCHA, A. S.. "Caminhos da Piedade": um estudo sobre a peregrinação religiosa de Cataguases a Piacatuba - MG.. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Albanize Maria de Oliveira Monteiro

CAVALCANTE, R. P.;MARLOW, S. L.; RIBEIRO, O. L.. Análise da simbologia na arte sacra verbita capixaba: as Igrejas Sagrada Família e Divino Espírito Santo. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Sonia Maria Venzel

GONCALVES, J. M.;MARLOW, S. L.; ADRIANO FILHO, J.. Festas religiosas e identidade cultural dos imigrantes católicos do município de Santa Teresa-ES. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Valdemar Sjlender

ALVES, C. N.;MARLOW, S. L.; LEITE, J. C.. Meio Ambiente, Desenvolvimento sustentável, ética ecológica do cuidado e a experiência do Centro Universitário Luterano de Manaus - AM. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elizabeth Dondoni Grijo

CAVALCANTE, R. P.;MARLOW, S. L.; GONCALVES, J. M.. Ensino Religioso nas escolas públicas de Vila Velha - ES, na perspectiva dos alunos, pais e líderes religiosos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Joelson Agustinho de Pontes

OLIVEIRA, D. M.;MARLOW, S. L.; ROCHA, A. S.. O mercado de produtos religiosos no neopentecostalismo brasileiro sob a ótica da eficiência dos resultados. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Flávia Santos

TERRA, K. R. C.; GONCALVES, J. M.;MARLOW, S. L.. Ensino Religioso na Educação de Jovens e Adultos da escola pública: superação da intolerância religiosa no município de Cariacica/ES. 2017.

Aluno: Fabiano Miranda Borges

GONCALVES, J. M.;MARLOW, S. L.; BROTTO, J. C. P.. Preconceito, intolerância religiosa e ambiente escolar: ações inclusivas para a superação da intolerância. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Maria Carla dos Santos Nogueira

ROSA, W. P.;MARLOW, S. L.; GONCALVES, J. M.. Marketing Religioso: um estudo acerca das estratégias de comunicação integradas de marketing (CIM) utilizadas pela Igreja Universal do Reino de Deus na cidade de Balsas - MA. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Tamar Alves dos Santos

CAVALCANTE, R. P.;MARLOW, S. L.; SANTOS, F. A. S.. Liberdade de Religião e suas implicações práticas face ao Direito Brasileiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Nemerite dos Santos Bezerra

MARLOW, S. L.; RIBEIRO, O. L.; GONCALVES, J. M.. Como se (re)define a concepção de "vida abundante" na religiosidade neopentecostal. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Lucinéia Maria Confalonieri Bertoldi

ADRIANO FILHO, J.;MARLOW, S. L.; SANTOS, F. A. S.. O bálsamo dos conselheiristas - uma análise do elemento religioso na história de Belo Monte. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Milena dos Santos Livio

OLIVEIRA, D. M.;MARLOW, S. L.; TERRA, K. R. C.. A religião no ensino da bioética. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Cláudio da Chaga Soares

ADRIANO FILHO, J.;MARLOW, S. L.; TERRA, K. R. C.. A narrativa romanesca e o discurso sobre a imagem de Paulo no texto Atos de Paulo e Tecla. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Adriana Pereira de Almeida

CAVALCANTE, R. P.;MARLOW, S. L.; SANTOS, F. A. S.. A correlação do Ensino Religioso e a geografia cultural: uma proposta transdisciplinar. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Fabiano da Silva Abreu

OLIVEIRA, D. M.;MARLOW, S. L.; SANTOS, F. A. S.. Eutanásia: visão religiosa e estatal. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Lúcio Silva Cavaca

RIBEIRO, O. L.;MARLOW, S. L.; NUNES, A. V.. Trajetória do Espiritismo no Estado do Espírito Santo. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Gylliard Matos Fantecelle

MARLOW, S. L.; ZABATIERO, J. P. T.; RIBEIRO JUNIOR, H.. Ethos Religioso em Hans Küng e o combate à criminalidade na perspectiva da teoria dos controles. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Elisângela Madeira Coelho

RIBEIRO, O. L.;MARLOW, S. L.; PINEL, H.. Práxis do Ensino Religioso na escola: perspectivas de novos olhares em formação.. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Geroge Francisco Corona

CAVALCANTE, R. P.; RENDERS, H.;MARLOW, S. L.. O mundo dos mortos no Antigo Egito: interpretação sociológica dos funerais egípcios em perspectiva Durkheimiana. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Valdemir Tutrut

ZABATIERO, J. P. T.;MARLOW, S. L.; RIBEIRO JUNIOR, H.. A Religião no Direito e o direito à Religião. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Joabe Ramos de Souza

CAVALCANTE, R. P.;MARLOW, S. L.; PASSOS, J. D.. As constituições brasileiras e o Ensino Religioso: regimes jurídicos, perspectivas e desafios. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Brunella Lemos da Silva

MARLOW, S. L.; OLIVEIRA, D. M.; SANTOS, F. A. S.. A individualidade religiosa na perspectiva da plurirreligiosidade no contexto escolar. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Marilei Daltio Cosme

MARLOW, S. L.; RIBEIRO, O. L.; PINEL, H.. Legislação e aplicabilidade: a identidade do Ensino Religioso nas escolas municipais de Colatina. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Paulo Roberto Valdo Thomaz

MARLOW, S. L.; ADRIANO FILHO, J.; GONCALVES, J. M.. As influências religiosas no contexto escolar. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: CLAUDIA DA SILVA BERDAGUE

ADRIANO FILHO, J.;MARLOW, S. L.; GONCALVES, J. M.. Ensino Religioso no contexto da LDB 9394/1996: disciplina facultativa ou excluída das escolas públicas brasileiras?. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Silvani Barreto Assumpção Cardoso

SANTOS, F. A. S.;MARLOW, S. L.; RIBEIRO, O. L.. Perfil Educacional, religioso e de saúde dos indivíduos com deficiência mental institucionalizada em abrigos do município de Itaperuna/RJ. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Leandro de Almeida

GONCALVES, J. M.;MARLOW, S. L.; ADRIANO FILHO, J.. Religiões Africanas e Indígenas e o ensino de história: uma descrição da prática docente na cidade de Cárceres - MT. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Antônia Maria Fadini Galvão Abreu

ROSA, W. P.;MARLOW, S. L.; RIBEIRO, O. L.. Vale da Esperança: o fenômeno religioso em um assentamento rural. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Janes Marcos da Silva Coelho

MARLOW, S. L.; RIBEIRO, O. L.; GONCALVES, J. M.. O Ensino Religioso nas escolas sem proselitismo: um desafio para educadores na construção do ensino para o respeito à diversidade religiosa. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Marcelo Brandão Araújo

MARLOW, S. L.; SANTOS, F. A. S.; MATOS, S. M.. As controvérsias em torno da Lei Estadual 3.459 e o isolamento pedagógico do Ensino Religioso nas unidades escolares estaduais em funcionamento em Macaé/RJ. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: José maria da Frota

OLIVEIRA, D. M.;MARLOW, S. L.; RIBEIRO, O. L.. Formação Docente para o Ensino Religioso: o caso de Porto Velho - RO. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Ierson Silva Batista

RIBEIRO, O. L.; ADRIANO FILHO, J.;MARLOW, S. L.. O discurso cristão batista: considerações nos princípios batistas à luz da análise do discurso. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Rogério Oliveira Araújo

ZABATIERO, J. P. T.;MARLOW, S. L.. Ensino Religioso e Escola Pública: a questão filosófica da laicidade e da confessionalidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Marley Gomes Maia

MARLOW, S. L.; SANTOS, F. A. S.; BARREIRA, M.. Suicídio: análise a partir de uma perspectiva cristã. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Adriana Silva Fleischmann Gava

MARLOW, S. L.; RIBEIRO, O. L.; ADRIANO FILHO, J.. A Religiosidade do Jovem Contemporâneo: significados e interpretações. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: MARCIANO ROGÉRIO DA SILVA

ROCHA, A. S.;MARLOW, S. L.; OLIVEIRA, D. M.. A influência do Cristianismo na prevenção de crimes. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: JOSE LAZARO CELIN

CASTIGLIONI, A. H.;MARLOW, S. L.; FERRAO, R. G.; REIS, L. C. T.; PEREIRA, S. M.. O Espírito Santo na rota da Grande Imigração: sinais da presença italiana no vale do rio Caxixe, Castelo (ES). 2022. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Nicodemo Valim de Sena

RIBEIRO, N. P.;MARLOW, S. L.; LOPES, A. S.; RIBEIRO, L. C. M.; BICALHO, M. F. B.. Espaço e identidade: o conflito religioso entre católicos militantes, protestantes e maçons em Manhumirim (1928-1944). 2022. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Cione Marta Raasch Manske

DADALTO, M. C.;MARLOW, S. L.; CAMPOS, A. P.; MARIANO, F. P.; CHAIGAR, V. A. M.. A venda pomerana no Espírito Santo: lugar sociopolítico, econômico e identitário (1857-2021). 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Janaína Cristiane da Silva Helfenstein

PORTUGAL, A. R. M. C. M.;MARLOW, S. L.; COSTA, D. I. P.; TEIXEIRA, P. E.; OLIVEIRA, L. L.. Trânsitos culturais nos trópicos: luteranismo, família e organização social no extremo sul do Brasil (séculos XIX - XX). 2020. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Adilson Silva Santos

DADALTO, M. C.;MARLOW, S. L.; CAMPOS, A. P.; TRUZZI, O. M. S.; SIUDA-AMBROZIAK, R.. Sírios e Libaneses no sul do Espírito Santo (1890-1930). 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Fabiene Passamani Mariano

DADALTO, M. C.;MARLOW, S. L.; FRANCO, S. P.; SIUDA-AMBROZIAK, R.; LEAL, J. A. F.; CIRILO, A. J.. A Festa do Divino em Viana no século XXI: memórias afetivas na construção de uma açorianidade capixaba. 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Francisco de Assis Souza dos Santos

AMADO, J. P.;MARLOW, S. L.; OLIVEIRA, D. M.; PADUA, L. P.; ANDRADE, P. F. C.. Audição Equilibrada: Relação ente aconselhamento pastoral e psicanálise. 2015. Tese (Doutorado em Teologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia Guimarães Pinto

LOPES, A. S.;MARLOW, S. L.; RIBEIRO, N. P.; DINIZ, L. N.. Equipamentos culturais e o processo de expansão da cidade de Vitória entre os anos de 1892 e 1928. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Nicodemo Valim de Sena

RIBEIRO, N. P.; BICALHO, M. F. B.;MARLOW, S. L.; LOPES, A. S.. Espaço e identidade: o conflito religioso entre católicos e protestantes em Manhumirim (1928-1944). 2020. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Cione Marta Raasch Manske

DADALTO, M. C.;MARLOW, S. L.; CAMPOS, A. P.; THUM, C.. A venda pomerana: lugar sociopolítico identitário. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: JOSE LAZARO CELIN

CASTIGLIONI, A. H.;MARLOW, S. L.; REIS, L. C. T.; FERRAO, R. G.. O Espírito Santo na rota da Grande Imigração: sinais da presença italiana no Vale do rio Caxixe, Castelo (ES). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Rebeca Paixão Moura de Camargo

CARNEIRO, M. L. T.;MARLOW, S. L.; NAPOLITANO, M.. Entre a suástica e a cruz de Cristo: a "questão religiosa alemã" no Brasil (1933-1945). 2022. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Robson Prati Neves de Oliveira

ROCHA, A. S.;MARLOW, S. L.; TERRA, K. R. C.. O fenômeno religioso na vertente da psicologia de Carl Gustav Jung: os desafios para a educação. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Otávio Fonseca de Oliveira

RIBEIRO, O. L.;MARLOW, S. L.; GONCALVES, J. M.. Religião e Direito diante do aborto sob a perspectiva das Ciências das Religiões. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Lucas Francisco Neto

DADALTO, M. C.; RIBEIRO, L. C. M.; LAVERDI, R.;MARLOW, S. L.. Uma "nova Bahia": a história do bairro Adalberto Simão Nader em Guarapari (1970-1990). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Gracineide Maria de Spuza

RIBEIRO, L. C. M.; SIQUEIRA, M. P. S.;MARLOW, S. L.. Trabalhadores Portuários Avulsos (TPA's) e os impactos econômicos da Lei 8.630/93 de Modernização dos Portos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Comissão julgadora das bancas

Maria Helena Rolim Capelato

CAPELATO, M. H. R.. Confessionalidade a toda prova: o sínodo envagélico luterano do Brasil e a questão do germanismo e do nacional-socialismo alemão durante o governo de Getúlio Vargas no Brasil. 2013. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

MÁRCIA REGINA CAPELARI NAXARA

CANCELLI, E.;NAXARA, Márcia R. C.; GERTZ, René; CAPELATO, M. H. R.; NAPOLITANO, Marcos. Confessionalidade a toa prova: o sínodo evangélico luterano do Brasil e a questão do germanismo e do nacional-socialismo alemão durante o governo de Getúlio Vargas no Brasil. 2013. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

André Ricardo Valle Vasco Pereira

PEREIRA, A. R. V. V.. Nacionalismo e Igreja: a Igreja Luterana - Sínodo de Missouri nos. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Marcos Francisco Napolitano De Eugênio

CANCELLI, E.;NAPOLITANO, M.; NAXARA, M.; GERTZ, R.; CAPELATO, M. H.. Confessionalidade a toda prova: o sínodo evangélico luterano do Brasil e a questão do germanismo e do nacional socialismo alemão durante o governo Vargas no Brasil. 2013. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Antonio Carlos Amador Gil

GIL, Antonio C. A.; MOREIRA, Vânia Maria Losada; CICCARONE, Celeste; GERTZ, René Ernaini. Nacionalismo e Igreja: a igreja Luterana - Sínodo de Missouri nos porões do Estado Novo. 2006. Dissertação (Mestrado em História Social das Relações Políticas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Antonio Carlos Amador Gil

GIL, Antonio C. A.; MOREIRA, Vânia Maria Losada; PEREIRA, André Ricardo Vale Vasco. Nacionalismo e Igreja: a Igreja Luterana - Sínodo de Missouri nos Porões do Estado Novo. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em História Social das Relações Políticas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Vânia Maria Losada Moreira

MOREIRA, Vânia Maria Losada; GERTZ, René Ernaini; GIL, Antônio Carlos Amador; PEREIRA, André Ricardo. Nacionalismo e Igreja: a Igreja Luterana - Sinodo de Missouri nos Porões do Estado Novo. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Vânia Maria Losada Moreira

MOREIRA, Vânia Maria Losada. Nacionalismo e Igreja: a Igreja Luterana - Sínodo de Missouri nos "porões" do Estado Novo. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Elizabeth Cancelli

CANCELLI, Elizabeth. Confessionalidade à toda prova: o Sínodo Evangélico Luterano do Brasil e a questão do germanismo e do nacional-socialismo alemão durante o governo de Getúlio vargas no Brasil.. 2013. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Orientou

Gilnedes Alves da Silva Lani

O Ensino Religioso nos anos iniciais: um estudo sobre as crenças, concepções e atitudes em relação à prática docente; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória; (Orientador);

Andréa Marins Coutinho Bernandes

O Ensino Religioso nas Escolas Públicas: o desinteresse dos alunos no processo ensino-aprendizagem; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória; (Orientador);

Sanusa Cristina dos Santos Pinto Hehr

Possíveis divergências religiosas e o currículo de Ensino Religioso no município de Vila Velha (ES); Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória; (Orientador);

Clerton Queiroz Oliveira

Ensino Religioso na Escola: uma análise da formação dos professores da rede de ensino do município de Iguatu ? Ceará; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória; (Orientador);

Maria do Carmo Oliveira Gabler

Estado Laico e o Ensino Religioso nas escolas públicas: novas perspectivas, novos desafios; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória; (Orientador);

Roselene de Souza

O uso das tecnologias no Ensino Religioso nas escolas públicas de Ensino Fundamental: novos desafios; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória; (Orientador);

Tatiana Martins Passos

A disciplina Ensino Religioso como ferramenta contra a intolerância religiosa; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória; (Orientador);

Singlei Ferreira Augusto

A diversidade religiosa no contexto escolar; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória; (Orientador);

Sirlene Maria de Oliveira Monteiro

O Ensino Religioso como instrumento contra o preconceito com o aluno com deficiência na perspectiva da BNCC; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; (Orientador);

Maria Angela Sabina Soares

Contribuição da religião na formação docente: implementação de ações preventivas para o bem-estar e saúde mental dos professores; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória; (Orientador);

Bruno Luiz Teles de Almeida

Relações Ecumênicas no Brasil de 1902 a 1969: na trajetória de Dom Salomão Ferraz; Início: 2022; Tese (Doutorado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória; (Orientador);

Hélder Vieira de Jesus

Adequação do Ensino Religioso à aprendizagem de alunos da educação especial no Ensino Fundamental I; Início: 2022; Tese (Doutorado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória; (Orientador);

Sanusa Cristina dos Santos Pinto Hehr

?Aproximações entre os componentes curriculares de Matemática e Ensino Religioso: contribuições para um currículo muiticultural em Vila Velha - ES; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Sirlene Maria Oliveira Monteiro

O Ensino Religioso no projeto político pedagógico da unidade municipal de ensino fundamental UMEF ?Izaltina Almeida Fernandes? em Vila Velha - ES; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Tatiana Martins Passos

?O componente curricular Ensino Religioso como ferramenta contra a intolerância religiosa a partir da implementação da Lei n; 11; 645/2008; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Maria do Carmo Oliveira Gabler

A importância do Ensino Religioso na Educação de Jovens e Adultos na UMEF Pedro Herkenhoff em Vila Velha/ES: desafios e perspectivas; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Gilnedes Alves da Silva Lani

O currículo e o Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental: práxis docente para o município de Colatina/ES; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Andréa Marins Coutinho Bernardes

Contribuições da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel para o ensino religioso no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) ?Antônio Acha? em Mimoso do Sul - ES; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Singlei Ferreira Augusto

A diversidade religiosa no contexto de alunos da EJA na escola Tancredo de Almeida Neves, no município de Cariacica - ES; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Roselene de Souza

Tecnologias de Informação e Comunicação e o Ensino Religioso Escolar: um estudo de caso, na perspectiva docente, em escolas municipais de Serra - ES; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Clerton Queiroz Oliveira

O Ensino Religioso na Escola: uma análise da formação dos professores(as) da rede de ensino do município de Iguatu - Ceará; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Fernanda Emilia Jessuino Bermudes

O papel da Gestão Escolar diante do desafio de ofertar a disciplina Ensino Religioso de caráter laico; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Joelma Gonçalves Campos Castilhos Fritz

Inclusão digital e diversidade religiosa: um estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Adilson da Silva Castro no município de Vitória/ES; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Rafael Ferreira Pureza de Oliveira

Moral Cristã e Educação Física: da Reforma do Ensino Primário de 1882 à Base Nacional Comum Curricular de 2017; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Alessandro Moreira Dias

A religião como fator da (não) adesão ao tratamento medicamentoso da depressão no relatos de participantes de um Grupo de Terceira Idade do município de Santa Rita de Minas - MG; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Alessandra de Aguiar Monteiro

A disciplina Ensino Religioso no Projeto Político Pedagógico da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Professora Nice de Paula Agostini Sobrinho em Vila Velha - ES; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Elza Maria Falqueto Zumak

Cultivando valores e respeitando a diversidade religiosa : O uso da poesia na promoção de um ambiente escolar pacífico; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Lucas Francisco Neto

Uma "nova Bahia": a história do bairro Adalberto Simão Nader em Guarapari (1970-1990); 2020; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Sergio Luiz Marlow;

Nemerite dos Santos Bezerra

Como se (re)define a concepção de "vida abundante" na religiosidade neopentecostal; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Gylliard Matos Fantecelle

Ethos Religioso em Hans Küng e o combate à criminalidade na perspectiva da teoria dos controles; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Brunella Lemos da Silva

A individualidade religiosa na perspectiva da plurirreligiosidade no contexto escolar; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Marilei Daltio Cosme

Legislação e aplicabilidade: a identidade do Ensino Religioso nas escolas municipais de Colatina; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Paulo Roberto Valdo Thomaz

As influências religiosas no contexto escolar; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Marcelo Brandão Araújo

As controvérsias em torno da Lei Estadual 3; 459 e o isolamento pedagógico do Ensino Religioso nas unidades escolares estaduais em funcionamento no município de Macaé/RJ; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Janes Marcos da Silva Coelho

O Ensino Religioso nas escolas sem proselitismo: um desafio para educadores na construção do ensino para o respeito à diversidade religiosa; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória,; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Adair de Gouvea Lima

Amor ao próximo na perspectiva do cuidado; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Unida de Vitória; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Jader Moschem

A relevância da tradução da Bíblia para a língua portuguesa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Unida de Vitória; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Lúcio Silva de Souza

Evangélicos, Divórcio e o Novo Testamento; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Unida de Vitória; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Èdna Pereira da Silva

A prática ecumênica entre as Igrejas Luterana e Católica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Unida de Vitória; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Ana Maria Rodrigues Sardinha Drumond Freire

Vida e Obra de Aimeé Semple McPherson; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Unida de Vitória; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Jonathan Alves Cabral

A Esperança de Israel em Deus e seu reino: uma análise da escatologia veterotestamentária; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Unida de Vitória; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Roger Castão Pereira

O divórcio numa perspectiva bíblica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Unida de Vitória; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Marcos Alexandre Monteiro

Considerações sobre a autoria do Quarto Evangelho; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Unida de Vitória; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Bruno dos Santos Gomes

A Ressurreição de Jesus de Nazaré; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Unida de Vitória; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Eliomar Santos Paixão

O avivamento espiritual nos dias de Jonathan Edward no século XVIII e sua relevância para o atual ambiente religioso protestante no Brasil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Unida de Vitória; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Sebastião Ribeiro

Igreja e Estado: relações (im)possíveis de convivência para o exercício da plena cidadania; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Unida de Vitória; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Adeluza Chrys Vieira Constantino

Eucaristia em Calvino como esperança para a sociedade pós-moderna; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Unida de Vitória; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Deborah de Fátima Correia

O Batismo e o reino de Deus; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Unida de Vitória; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Maria Vanancy Ferreira Batista

O homem e a degradação do meio ambiente numa perspectiva cristã; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Unida de Vitória; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Roberto Braga Bispo dos Santos

Teologia Acadêmica: uma porta aberta para o diálogo teológico; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Unida de Vitória; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Diego Lamas de Novaes

O movimento estudantil durante a Ditadura Militar no Espírito Santo na década de 80; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Saberes; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Karoline Silva Santana

A Igreja de São João Batista de Cariacica Sede no contexto da política de preservação do patrimônio de Cariacica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Saberes; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Wânio de Oliveira Ccarvalho

A perseguição e o preconceito ao imigrante alemão no município de Domingos Martins durante a Segunda Guerra Mundial; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Saberes; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Ricardo Fontes Souza

A instituição das leis trabalhistas na era de Getúlio Vargas (1930 a 1945); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Saberes; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

André Luiz da Silva Carreiro

A intolerância entre judeus e palestinos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Saberes; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Roselito Ribeiro

A organização política dos estivadores do estado do Espírito Santo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Saberes; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Clerci Clemente Gomes Carneiro

Uma herança cultural: Guten Morgen, Alles Blau? (Bom dia, tudo azul?); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Saberes; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Junia Helena Ferreira dos Santos

A ação do Estado Novo através da imprensa capixaba; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Saberes; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

LUANA DE FATIMA ALVES DE ALMEIDA

A evolução portuária de Vitória durante o governo de Jones dos Santos Neves; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Saberes; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Sérgio Alves da Cunha

Mama África: escravidão e pós abolicionismo no Brasil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Saberes; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Thiago Bermond Traspadini

A história do futebol capixaba; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Saberes; Orientador: Sergio Luiz Marlow;

Foi orientado por

Vânia Maria Losada Moreira

Nacionalismo e Igreja: a Igreja Luterana - Sínodo de Misouri nos porôes do Estado Novo; 2006; 196 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vania Maria Losada Moreira;

Maria Cristina Dadalto

2021; Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Maria Cristina Dadalto;

Elizabeth Cancelli

Confessionalidade a toda prova: o Sínodo Evangélico Luterano do Brasil e a questão do germanismo e do nacional-socalismo durante o governo de Getúlio vargas no Brasil; 2013; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Elizabeth Cancelli;

Produções bibliográficas

  • MARLOW, SERGIO LUIZ . -Estamos nos nacionalizando!-: as escolas da Igreja Luterana - Sínodo de Missouri no Rio Grande do Sul e a Campanha de Nacionalização do Ensino do Estado Novo. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 21, p. e087-21, 2022.

  • MARLOW, S. L. ; ROSA, W. P. . A Peste Negra e o imaginário religioso nas obras de Jean Delumeau. PLURA, Revista de Estudos de Religião , v. 12, p. 80-98, 2021.

  • MARLOW, SERGIO LUIZ . Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil:. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA & CIÊNCIAS SOCIAIS , v. 13, p. 420-447, 2021.

  • ROSA, W. P. ; MARLOW, S. L. . Proto-Carismatismo no Protestantismo Brasileiro: O caso de Miguel Vieira Ferreira e a Igreja Evangélica Brasileira. REFLEXUS: REVISTA SEMESTRAL DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES , v. 14, p. 573-597, 2020.

  • MARLOW, S. L. ; FRANCO, S. P. . 'Males nos trópicos': relatos do viajante estrangeiro Johann Jacob Von Tschudi sobre as doenças entre os primeiros imigrantes alemães na província do Espírito Santo (1860). REVISTA DEL CESLA , v. 22, p. 77-94, 2018.

  • MARLOW, S. L. . Germanisme et national-socialisme dans les synodes luthériens au Brésil sous le gouvernement da Getúlio Vargas (1937-1945). Revue Française d'Historie des Idées Politiques , v. 45, p. 143-163, 2017.

  • MARLOW, SERGIO LUIZ . O -bom imigrante-: as religiosidades católica e protestante luterana como fator de identidade nacional (ou não) durante o Estado Novo. Oficina do Historiador , v. 10, p. 77-92, 2017.

  • MARLOW, S. L. . O Neonazismo no Rio Grande do Sul (resenha da obra de René E. Gertz). NAVEGAR - REVISTA DE ESTUDOS DE E/IMIGRAÇÃO , v. 2, p. 209-212, 2016.

  • MARLOW, S. L. ; MARLOW, R. M. . Nem só de arco e flecha o índio se valerá, mas de toda palavra de resistência em dispositivos de poder. Escritas , v. 7, p. 125-144, 2015.

  • MARLOW, SERGIO LUIZ . A perseguição a luteranos durante as décadas de 1930 e 1940 no Brasil: o caso do Sínodo de Missouri no Rio Grande do Sul (The persecution of the Lutherans during the 1930s and 1940s in Brazil:The case of the Missouri Synod in Southern Brazil). Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião (Online) , v. 12, p. 121-140, 2014.

  • MARLOW, S. L. ; MOREIRA, V.M.L. . Identidade(s) no Estado Novo: os teuto-brasileiros e a Nacionalização. Revista Ágora (Vitória) , v. 6, p. 1-17, 2007.

  • MARLOW, S. L. . Igreja Luterana - Sínodo de Missouri - Igreja de imigrantes no cenário estadonovista. Reflexus , v. 1, p. 61-76, 2007.

  • MARLOW, S. L. ; PICOLI, B. P. (Org.) ; DADALTO, M. C. (Org.) ; REGIS, M. C. S. (Org.) . Identidade em construção: percursos individuais e coletivos no Espírito Santo. 1. ed. Vitória: Milfontes, 2022. v. 1. 252p .

  • DADALTO, M. C. (Org.) ; MARLOW, S. L. (Org.) . Lugares e pessoas: movimentos migratórios no Espírito Santo. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Bonecker, 2019. v. 1. 225p .

  • MARLOW, S. L. ; ROCHA, A. S. (Org.) ; OLIVEIRA, D. M. (Org.) . Espiritualidades Contemporâneas. 1. ed. Vitoria - ES: Unida, 2013. v. 1. 148p .

  • MARLOW, S. L. . A presença do protestantismo de imigração luterano nos primórdios da imigração estrangeira no Espírito Santo. In: Sergio Luiz Marlow; Maria Cristina Dadalto; Bianca Pavan Piccoli; Maria Rita de Cássia Sales Régis. (Org.). Identidade em construção: percursos individuais e coletivos no Espírito Santo. 1ed.Vitória: Milfontes, 2022, v. 1, p. 125-142.

  • MARLOW, S. L. . Concepções do Estado Brasileiro sobre Luteranismo e Nazismo no Brasil durante o Estado Novo e a Segunda Guerra Mundial. In: Bruno Leal Pastor de Carvalho; Taís Campelo Lucas. (Org.). Expressões do Nazismo no Brasil: Partidos, idéias, práticas e reflexos. 1ed.Salvador/BA: Sagga Editora, 2018, v. 1, p. 136-151.

  • MARLOW, S. L. . A questão racial no Brasil e a imigração alemã. In: Simone Santos de Almeida Silva; Bruno César Nascimento. (Org.). Doenças no Brasil: Cidadania, raça e sa[ude. 1ed.Vitória: Milfontes editora, 2018, v. 1, p. 89-108.

  • MARLOW, S. L. . Panorama das teorias antropológicas na época da Reforma. In: Paulo Wille Buss. (Org.). Lutero e a Antropologia. 1ed.Porto Alegre: Concórdia, 2017, v. 01, p. 7-26.

  • MARLOW, S. L. ; FRANCO, S. P. ; NOGUEIRA, A. L. L. . A Colônia de Itanhenga (Espírito Santo): edificação e vida em (mais) um leprosário brasileiro. In: Sebastião Pimentel Franco; Dilene Raimundo do Nascimento; Anny Jackeline Torres Silveira. (Org.). Uma História Brasileira das Doenças. 1ed.Belo Horizonte - MG: Fino Traço, 2017, v. 1, p. 295-322.

  • MARLOW, S. L. . "Um Sínodo Confessional" - O início do trabalho da Igreja Luterana - Sínodo de Missouri no Brasil. In: SANTOS, Francisco de A. S.; GONÇALVES, José M.; RIBEIRO, Osvaldo L.. (Org.). Ciência das Religiões Aplicadas - Interfaces de uma Ciência - Profissão. 1ed.Vitória: Editora Unida, 2014, v. 1, p. 39-52.

  • MARLOW, S. L. . Festas entre os luteranos: comemorações e controvérsias em torno do Germanismo. In: RAMOS, Eloísa H. C. L.; ARENDT, Isabel C.; WITT, Marcos A.. (Org.). Festas, comemorações e rememorações na imigração. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2014, v. 1, p. 404-416.

  • MARLOW, S. L. . A Espiritualidade na perspectiva de Lutero e da Reforma Protestante e suas implicações na contemporaneidade. In: MARLOW, S.L.; ROCHA, A.S.; OLIVEIRA, D.M.. (Org.). Espiritualidades Contemporâneas. 1ed.Vitória - ES: Unida, 2013, v. 1, p. 105-117.

  • MARLOW, S. L. . O discurso dos luteranos "missourianos" durante a Segunda Guerra Mundial. In: RAMOS, Eloísa H. C. L.; ARENDT, Isabel C.; WITT, Marcos A.. (Org.). A História da imigração e sua(s) escrita(s). 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2012, v. 1, p. 507-519.

  • MARLOW, S. L. . Concílios da Igreja Cristã. Revista Mensageiro Luterano, Porto Alegre - RS, p. 10 - 15, 01 abr. 2016.

  • MARLOW, S. L. . Em busca da identidade nacional: a Campanha de Nacionalização do Estado Novo para com os imigrantes e seus descendentes em solo brasileiro. In: III Congresso Internacional Ufes/Paris-Est, 2011, Vitória. Territórios, Poderes, Identidades. Vitória: Editora da Ufes, 2011. v. 1. p. 348-361.

  • MARLOW, S. L. . 'Os súditos do Eixo'. O Luteranismo na visão das autoridades brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial. In: XXVI Simpósio Nacional da ANPUH, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional da ANPUH. São Paulo: ANPUH, 2011. v. 1.

  • MARLOW, S. L. . Transformações e mudanças no cotidiano religioso dos teuto-brasileiros na Era Vargas. In: II Congresso Internacional Ufes/Paris-Est, 2009, Vitória. Cidade, Cotidiano e Poder. Vitória: Editora da Ufes, 2009. v. 1. p. 169-180.

  • MARLOW, S. L. . As escolas luteranas e a Campanha de Nacionalização: a educação sendo vigiada.. In: I Seminário Interdisciplinar em História e Educação, 2007, Vitória. I Seminário Interdisciplinar em Historia e Educação. Vitória - ES: Editora da Ufes, 2007. v. 1. p. 232-245.

  • MARLOW, S. L. . Em busca da identidade nacional: a Campanha de Nacionalização do Estado Brasileiro para com os imigrantes e seus descendentes em solo brasileiro. In: III Congresso Internacional UFES/Université Paris-Est/Universidade do Minho, 2011, Vitória. III Congresso Internacional UFES/Université Paris-Est/Universidade do Minho. Vitória: Edufes, 2011. v. 1. p. 274-274.

  • MARLOW, S. L. . Transformações e mudanças no cotidiano religioso dos teuto-brasileiros na Era Vargas. In: II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est, 2009, Vitória. II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est. Vitória: Edufes, 2009. v. 1. p. 193-193.

  • MARLOW, S. L. . Uma Igreja nacional ou étnica? o Luteranismo na perspectiva das autoridades do Estado Novo. In: I Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est (Marne-la-Vallée), 2007, Vitória. I Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est (Marne-la-Vallé). Vitória: GM Gráfica e Editora, 2007. v. 1. p. 130-130.

  • MARLOW, S. L. . A gênese de um sínodo luterano norte-americano - o Sínodo de Missouri - no Espírito Santo (1929) e a questão da confessionalidade luterana em terras capixabas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . A educação vigiada: as escolas do Sínodo Luterano de Missouri entre os teuto-brasileiros e a Campanha de Nacionalização do Governo Vargas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . A formação étnico-cultural da Identidade Capixaba. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARLOW, S. L. . A imigração no Espírito Santo (séculos XIX - XX). 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARLOW, S. L. . A língua alemã como fator de identidade nos sínodos luteranos no Brasil e a Campanha de Nacionalização do Governo Vargas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . Leitor Crítico História da Lepra no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARLOW, S. L. . Religiosidade e Reforma: 500 anos de debate.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . A Reforma Protestante 500 anos depois.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARLOW, S. L. . Doenças e políticas de saúde no Espírito Santo do Oitocentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARLOW, S. L. . A documentação administrativa e o cotidiano da colônia de Itanhenga no Espírito Santo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . As doenças entre os primeiros grupos de imigrantes alemães no Espírito Santo: questões introdutórias.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . Imigração e Igreja: os teuto-brasileiros luteranos durante o Estado Novo e a Segunda Guerra Mundial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARLOW, S. L. . Panorama das teorias antropológicas na época da Reforma. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARLOW, S. L. . O 'bom imigrante': O pensamento de autoridades do Estado Novo a respeito dos imigrantes alemães no Brasil e suas concepções religiosas como fator de identidade nacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . E/Imigração no Brasil e de brasileiros.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARLOW, S. L. . Etnias no Espírito Santo: contribuições para a identidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARLOW, S. L. . A importância da etnicidade no Protestantismo de Imigração no Brasil: o caso dos luteranos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . 'Males nos Trópicos'. Relatos do viajante estrangeiro Johann Jacok von Tschudi sobre doenças entre os primeiros imigrantes alemães na Província do Espírito Santo (1860). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . Protestantismos e Sociedade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARLOW, S. L. . Relações Históricas entre Igreja e Estado no Brasil e suas implicações práticas na atualidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARLOW, S. L. . O Luteranismo entre os imigrantes alemães no Espírito Santo: história, memória e práticas litúrgicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . História da Religião e das religiosidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARLOW, S. L. . 'Ecclesia Reformata Et Semper Reformata Est - O porquê da Reforma Protestante - aspectos históricos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARLOW, S. L. . Católicos e Protestantes Luteranos na perspectiva do nacionalismo do Estado Novo (1937-1945). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . Cidadania no Brasil: avanços e retrocessos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARLOW, S. L. . Religião e Política. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARLOW, S. L. . Festas entre os luteranos: Comemorações e controvérsias em torno do Germanismo.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . A visão do Sínodo Evangélico Luterano do Brasil sobre a questão Igreja e Estado na Alemanha nazista segundo o periódico 'Mensageiro Luterano' (1933~1945).. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . A Declaração de Barmen - Os protestantes frente ao nazismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARLOW, S. L. . O discurso dos luteranos 'missourianos' durante a Segunda Guerra Mundial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . 'Os súditos do Eixo'. O Luteranismo na visão das autoridades brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . Em busca da identidade nacional: a Campanha de Nacionalização do Estado Novo para com os imigrantes e seus descendentes em Solo Brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . A política varguista para com os imigrantes alemães no Estado Novo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . Transformações e mudanças no cotidiano religioso dos teuto-brasileiros na Era Vargas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . Estado Novo e a Igreja Luterana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARLOW, S. L. . A Era Vargas e seus reflexos no Espírito Santo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. ; ZARDINI, T. . O historiador e suas fontes: perspectivas de seu uso em três momentos históricos.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARLOW, S. L. . Uma Igreja nacional ou étnica? O Luteranismo na perspectiva das autoridades do Estado Novo.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . Identidade étnica e conflito: o germanismo duranteo Estado Novo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARLOW, S. L. . 'Ricordi di famiglia': a saga dos Bonomos no norte do Espírito Santo. Vitória - ES, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MARLOW, S. L. ; ROCHA, A. S. ; OLIVEIRA, D. M. . Espiritualidades Contemporâneas. Vitória - ES, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Outras produções

MARLOW, S. L. . Parecerista ad hoc Revista del Cesla - International Latin American Studies. 2021.

MARLOW, S. L. . Parecerista ad hoc Revista Ágora - UFES. 2021.

MARLOW, S. L. . Parecerista ad hoc Revista Ágora - UFES. 2020.

MARLOW, S. L. . Parecerista ad hoc Revista Reflexus - Faculdade Unida de Vitória. 2020.

MARLOW, S. L. . Parecerista ad hoc - Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. 2020.

MARLOW, S. L. . Parecerista ad hoc da Revista Unitas. 2019.

MARLOW, S. L. . Parecerista ad hoc da Revista Compreender - Coneres. 2018.

MARLOW, S. L. . Parecerista ad hoc da Numen - Revista de Estudos e Pesquisa da Religião. 2018.

MARLOW, S. L. . Parecerista ad hoc Revista Almanack Unifesp. 2018.

MARLOW, S. L. . Parecerista ad hoc Revista Reflexus - Faculdade Unida de Vitória. 2018.

MARLOW, S. L. . Parecerista ad hoc da Revista Dimensões - UFES. 2017.

MARLOW, S. L. . Parecerista ad hoc da Revista Reflexus - Faculdade Unida de Vitória. 2016.

MARLOW, S. L. . Parecerista ad hoc da Revista Dimensões - UFES. 2016.

MARLOW, S. L. . Parecerista ad hoc Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião PUC/MG. 2016.

MARLOW, S. L. . Parecerista ad hoc Revista Estudos Políticos UFF. 2015.

MARLOW, S. L. . Parecerista ad hoc Revista Reflexus - Faculdade Unida de Vitória. 2015.

MARLOW, S. L. . Parecerista ad hoc Revista Varia História UFMG. 2014.

MARLOW, S. L. . História do Cristianismo na América Latina e Brasil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARLOW, S. L. . Reflexões sobre a Reforma Protestante. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARLOW, S. L. . História Cultural da Família. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Religião, Educação e Esferas de Trabalho, Descrição: O fenômeno religioso, em suas mais diversas estruturas, singularidades e realidades é notável no Brasil e no mundo, especialmente no que diz respeito à constituição das identidades socioculturais, econômicas, raciais, entre outras. Também na área das profissões, ligadas às mais diversas esferas de trabalho, a religiosidade tem impactos dimensionando perspectivas de reflexão e análises acadêmicas e sociais. O presente Projeto de Pesquisa busca, desta forma, refletir sobre o fenômeno religioso a partir do entrelaçamento e da interação entre os campos da religião, educação e esferas de trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sergio Luiz Marlow - Coordenador / Andréa Marins Coutinho Bernardes - Integrante / Clerton Queiroz Oliveira - Integrante / Gilnedes Alves da Silva Lani - Integrante / Maria Angela Sabina Soares - Integrante / Maria do Carmo Oliveira Gabler - Integrante / Roselene de Souza - Integrante / Sanusa Cristina dos Santos Pinto Hehr - Integrante / Singlei Ferreira Augusto - Integrante / Sirlene Maria Oliveira Monteiro - Integrante / Tatiana Martins Passos - Integrante / Fernanda Emília Jessuino Bermudes - Integrante.

  • 2018 - 2020

    A Religiosidade Luterana como fator de germanismo dos teuto-brasileiros no Espírito Santo nos anos do Estado Novo e da Segunda Guerra Mundial (1937-1945), Descrição: O projeto de pesquisa ?A religiosidade luterana como fator de germanismo dos teutobrasileiros no Espírito Santo nos anos do Estado Novo e da Segunda Guerra Mundial? busca, em especial, compreender como a identidade religiosa protestante luterana foi elemento importante para os imigrantes alemães, a partir de meados do século XIX, além de outras regiões do Brasil, que dirigiram-se para a então província do Espírito Santo, no que tange a constituir elemento formador de sua identidade étnica em solo brasileiro. Ao mesmo tempo, de que forma a religiosidade protestante luterana teuto-capixaba foi entendida pelo Governo Brasileiro durante o período do Estado Novo quando da decretação da chamada ?Campanha de Nacionalização? que visava ?abrasileirar? todos os imigrantes e descendentes que viviam em solo brasileiro e da Segunda Guerra Mundial, quando o Estado Brasileiro lutou contra a Alemanha, pátria de origem destes imigrantes e descendentes que viviam em solo capixaba.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sergio Luiz Marlow - Coordenador / Maria Cristina Dadalto - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Inventário e organização do acervo do leprosário de Itanhenga-ES, Descrição: Trata o presente projeto de pesquisa de inventariar a documentação alusiva ao funcionamento do Hospital Pedro Fontes no município de Cariacica/ES seja prontuário dos internos, livro de registro de entrada e saída de internos, regimento de funcionamento, etc..., assim bem como colher depoimentos de ex internos, familiares, médicos, funcionários que atuaram na Colônia, objetivando registrar o cotidiano da vida e funcionamento desse instituição asilar. Num segundo momento, pretende-se reunir todo o material coletado para que mesmo fique disponível no site do PPGHIS/UFES, disponível para todos os pesquisadores da temática da doença lepra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sergio Luiz Marlow - Integrante / Sebastião Pimentel Franco - Coordenador / Andre Luis Lima Nogueira - Integrante / Simone Santos de Almeida Silva - Integrante / Tânia Araújo de Almeida Silva - Integrante / Maria Zilda Rios - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Doenças, morte, ritos e monumentos fúnebres entre os teuto-brasileiros no Estado do Espírito Santo, Descrição: O projeto de pesquisa "Doenças, morte, ritos e monumentos fúnebres entre os teuto-brasileiros no Estado do Espírito Santo" visa analisar a presença desta etnia no estado capixaba a partir das primeiras levas de imigrantes alemães que aqui chegaram, por volta da quarta década do século XIX até 1930. Neste sentido, busca descrever primeiramente quais foram as principais doenças e moléstias que vitimaram este grupo étnico em território capixaba, as ações preventivas ou curativas de ordem cultural ante as enfermidades, bem como as dificuldades no que se refere à questão do atendimento público da saúde no período. Ao mesmo tempo, pretende-se compreender a maneira como estes teuto-brasileiros se comportavam, considerando um padrão religioso protestante luterano, ao qual grande parte estava vinculada, frente à morte decorrente desta moléstias e doenças. Por fim, analisar os discursos dos ritos fúnebres e das características dos monumentos históricos, como cemitérios, mausoléus e outros espaços dedicados ao sepultamento e à memória destes teuto-brasileiros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sergio Luiz Marlow - Coordenador / Sebastião Pimentel Franco - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Bolsa.

  • 2014 - 2015

    Protestantismo e Sociedade Brasileira, Descrição: O Projeto de Pesquisa: "Protestantismo e Sociedade Brasileira" busca compreender a importância do protestantismo na esfera social, política e cultural da sociedade brasileira, e em especial, procura detectar a participação do protestantismo na consolidação da sociedade brasileira assim como se vê nos dias atuais. Ao mesmo tempo, estudos referentes a grupos e denominações protestantes em território brasileiro colaborarão para uma análise efetiva dos componentes essenciais da sociedade brasileira, especialmente, no que concerne a sua religiosidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Sergio Luiz Marlow - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade Unida de Vitória. , Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161, Bento Ferreira, 29050670 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (27) 33252071

Experiência profissional

2018 - 2020

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2017

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2005

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência em Ensino Superior, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa em História

Atividades

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais VI - A imigração no Espírito Santo: historiografia e memória (séculos XIX - XX)

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Religião e Estado no Brasil

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Imigração no Espírito Santo (séculos XIX- XX): historiografia e memória

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais: O Espírito Santo no século XIX

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de História do Brasil Império

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais I: A imigração no século XIX-XX - historiografia e memória

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais I - A Imigração no Espírito Santo (século XIX-XX): historiografia e memória

2021 - Atual

Faculdade Unida de Vitória

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2011 - 2015

Faculdade Unida de Vitória

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenador de Estágio Supervisionado Coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA)

2006 - 2010

Faculdade Unida de Vitória

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

  • 01/2022

    Direção e administração, Coordenador de Graduação EAD.,Cargo ou função, Coordenador de Graduação EAD.

  • 08/2021

    Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Religião, Ética e Esfera Pública, História do Cristianismo II

  • 07/2021 - 07/2021

    Ensino, Mestrado em Ciências das Religiões, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologias e Didática do Ensino Religioso, Campo Religioso Brasileiro

  • 02/2021 - 07/2021

    Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Temas em Ética Cristã

  • 02/2021 - 02/2021

    Ensino, Mestrado em Ciências das Religiões, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologias e Didáticas do Ensino Religioso

  • 06/2012 - 01/2015

    Ensino, Pós Graduação em Terapia Familiar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História Cultural da Família

  • 01/2012 - 01/2015

    Ensino, Mestrado em Ciências das Religiões, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise do Discurso Religioso Não-Canônico, Democracia e Esfera Pública, Metodologia da Pesquisa Científica, Religião na Esfera Pública

  • 06/2011 - 01/2015

    Direção e administração, Coordenação de Graduação.,Cargo ou função, Coordenação de Graduação.

  • 06/2011 - 01/2015

    Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Cristã, História do Cristianismo III, Metodologia do Estudo e da Pesquisa, Religião, Cidadania e Esfera Pública, Sociologia Geral e da Religião, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 01/2006

    Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História das Religiões no Antigo Oriente Próximo, História e Geografia Bíblica

2007 - 2010

Faculdade SABERES

Vínculo: Dedicação parcial, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

  • 01/2007

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América Contemporânea, História da América II, História do Brasil República, Introdução à Sociologia, Métodos e Técnicas de Pesquisa Histórica, Teoria e Metodologia da História, História Contemporânea

1995 - 2005

Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pastor, Regime: Dedicação exclusiva.