MARCOS VINICIUS COLAÇO GONÇALVES
Sou bacharel em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Mestre na área de Física da Matéria Condensada (subárea Física Médica) pelo Programa de Pós Graduação em Física na UERJ, estudei alteração da estrutura de cristais em esmalte dentário causada por uma patologia. No doutorado combinei as técnicas de difração de raios X (XRD) e Microtomografia (Micro-CT) computadorizada para determinação do minerais presentes em cálculos urinários. O foco do trabalho (que ainda está em desenvolvimento) é, através de uma calibração prévia, tornar possível a determinação de fase minerais através de medidas em tomógrafos e microtomógrafos convencionais. Realizei medidas de XRD no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron do Brasil e as medidas de Micro-CT no Síncrotron Italiano ELETTRA durante o período de bolsa sanduíche pelo programa ICTP/IAEA Sandwich Training Educational Programme. Também durante esse período de bolsa sanduíche coordenei medidas de um projeto novo a época que o grupo de trabalho onde participo estava desenvolvendo na linha de Microscopia de Raios X, TWINMIC. Sou professor Assistente do Instituto de Física da UERJ e membro do LAB_FisMed. Desenvolvo projetos na área de Micro-CT em colaboração com o Laboratório de Herpetologia do Instituto de Biologia da UFRRJ, com o Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos da Fiocruz, com o Departamento de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto e com o Grupo de Fibra Óptica. Na área análise por Microscopia de Raios X tenho trabalhado em colaboração com o Laboratório de Ciências Radiológicas (LCR) da UERJ. Tenho me dedicado, especialmente, na montagem de um infraestrutura para análises por Difração de Raios X e Método de Rietveld para caracterização e determinação de estrutura de novo compostos luminescentes. Tenho colaborado com o Grupo de Materiais Inorgânicos Multifuncionais (GMIM), do Instituto de Química da UERJ.
Informações coletadas do Lattes em 31/12/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Física
2010 - 2014
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: CARACTERIZAÇÃO DE CÁLCULOS URINÁRIOS HUMANOS INTEIROS DE RIM E BEXIGA USANDO DIFRAÇÃO DE RAIOS X E MICROTOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
Orientador: em Elettra Sincrotrone Trieste ( Giuliana TROMBA e Alessandra GIANONCELLI)
com , Ano de obtenção: 2014. Regina Cely Rodrigues Barroso. Coorientador: Roosevelt Droppa Junior. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: SYNCHROTRON; X-ray Microscopy; Micro-Computed Tomography; Diffraction.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada / Especialidade: Estrutura de Líquidos e Sólidos; Cristalografia. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada / Especialidade: Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part..
Mestrado em Programa de Pós-graduação em Física
2008 - 2010
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Caracterização de Esmalte Dentário Humano Fluorótico por Difração de Raio X usando Luz Síncrotron, Ano de Obtenção: 2010
Regina Cély Rodrigues Barroso.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Nuclear.
Graduação em FIsica
2004 - 2008
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Determinação de Índice Espectral para Classificação Estelar
Orientador: Claudio Bastos Pereira
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Nuclear.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Estrutura de Líquidos e Sólidos; Cristalografia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada.
Organização de eventos
SORELLA, S. P. ; MINTZ, B. W. ; HERRERA, M. C. R. M. ; PALHARES, L. F. D. ; PEDRO, S. S. ; COLAÇO, M. V. . 2ª Escola de Pós Graduação em Física da UERJ. 2017. (Outro).
COLAÇO, M. V. ; NUNES, Y. E. C. O. . XIV Semana de Física da UERJ. 2008. (Outro).
SORELLA, S. P. ; MINTZ, B. W. ; HERRERA, M. C. R. M. ; PALHARES, L. F. D. ; PEDRO, S. S. ; COLAÇO, M. V. . 2ª Escola de Pós Graduação em Física da UERJ. 2017. (Outro).
Participação em eventos
TEDx TALKS.Agora: Futuro. 2017. (Outra).
Conference on Nanotechnology for Biological and Biomedical Applicarions. XRD Analysis of Human Dental Tissues Using Synchrotron radiation. 2011. (Congresso).
III Curso de Método de Rietveld - UFC. 2010. (Outra).
VI Escola do CBPF. 2006. (Outra).
Participação em bancas
ANDRADE, M. C.; POIATE JUNIOR, E.; SILVA, F. A. N. G.;COLAÇO, MARCOS V.. Influencia das variáveis de sinterização nas propriedades mecânicas e elétricas de vitrocerâmicas produzidas a partir de pó de cidro reciclado e adição de Nb2O5. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BRAZ, D.; BARROSO, R. C.; LIMA, A. M. M.; SILVA, H. R.; ARCHILHA, N. L.;COLAÇO, MARCOS V.. Dissecção virtual e morfometria do girino thoropa miliaris por microtomografia com luz síncrotron. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia Nuclear) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Braz, D.; BARROSO, R. C.; LIMA, A. M. M.; Gonzalez MS; ARCHILHA, N. L.;COLAÇO, MARCOS V.. Otimização de um protocolo de fixação e marcação para o estudo do Rhodnius prolixus por microtomografia síncrotron. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia Nuclear) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CAMARA, A. R.; FIDALGO, G.; SENA, G.;COLAÇO, MARCOS V.. Estudo da qualidade de algoritmos de reconstrução de imagem microtomográfica em um modelo biológico para vertebrados. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
HERRERA, M. C. R. M.; MUNDIM FILHO, L. M.; ALVES, G. V. L.; HELAYEL-NETO, J. A.;COLAÇO, MARCOS V.. Oscilação de neutrinos em um cenário supersimétrico: dos aspectos básicos à extensão do modelo padrão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CAMARA, A. R.; PEDRO, S. S.; SILVA, A. C. L.;COLAÇO, MARCOS V.. Estudo do funcionamento de redes de Bragg em fibras ópticas como sensores de temperatura e pressão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CAMARA, A. R.; da FONSECA, R. J. M.;COLAÇO, M. V.. Simulação de um interferômetro a fibra óptica usando a plataforma COMSOL Multiphysics®. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BEGALLI, M.; SILVA, W. L. P.;COLAÇO, M. V.. Pesquisa e extensão na interface entre a física de altas energias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
COLAÇO, M. V.; GUEDES, A. C.; BOURDON, A. P.. Desabamento do Edifício Liberdade no Centro da Cidade do Rio de Janeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Veiga de Almeida.
COLAÇO, M. V.; GUEDES, A. C.; BOURDON, A. P.. Desconstrução: A Demolição Eficiente e Sustentável. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Veiga de Almeida.
COLAÇO, M. V.; GUEDES, A. C.; BOURDON, A. P.. A utilização do Projeto no Escoramento de Estruturas de Concreto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Veiga de Almeida.
COLAÇO, M. V.; GUEDES, A. C.; BOURDON, A. P.. Pinturas Hidrofugantes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Veiga de Almeida.
COLAÇO, M. V.; GUEDES, A. C.; BOURDON, A. P.. Contenção Periférica em Parede Diafragma Moldada no Local. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Veiga de Almeida.
COLAÇO, M. V.; GUEDES, A. C.; BOURDON, A. P.. Argamassa para Fino Acabamento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Veiga de Almeida.
COLAÇO, M. V.; GUEDES, A. C.; BOURDON, A. P.. Patologias de Revestimentos Cerâmicos em Fachadas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Veiga de Almeida.
COLAÇO, M. V.; GUEDES, A. C.; BOURDON, A. P.. Fissuras em Edifícios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Veiga de Almeida.
COLAÇO, M. V.; GUEDES, A. C.; BOURDON, A. P.. Comparativo entre o "Steel Frame" e uma construção convencional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Veiga de Almeida.
COLAÇO, M. V.; GUEDES, A. C.; BOURDON, A. P.. Utilização da Estrutura Metálica na Construção Civil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Veiga de Almeida.
COLAÇO, M. V.; GUEDES, A. C.; BOURDON, A. P.. Patologias e Recuperação Estrutural do Elevado das Bandeiras (Elevado do Joá). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Veiga de Almeida.
Orientou
Otimização na reconstrução e análise imagens de microtomografia com aquisição esparsa; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Aperfeiçoamento de tomografia computadorizada com resolução submicrométrica para estudo morfológicos de espécimes biológicos; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Redes Metalo-orgânicas Mistas Fotoluminescentes de Lantanídeos aplicados em Termometria; Início: 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pòs Graduação em Química - UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);
Avaliação dosimétrica em linhas de luz síncrotron; Início: 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);
Preparação e Estudo Fotofísico de Redes Metalo-Orgânicas Fotoluminescentes Multifuncionais de Lantanídeos; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pòs Graduação em Química - UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);
BENEFICIAMENTO DE RESÍDUO LIGNOCELULÓSICO PARA ELABORAÇÃO DE COMPÓSITOS DE POLIPROPILENO DE ALTO DESEMPENHO; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pòs Graduação em Química - UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);
Estudo de dose em linhas de luz síncrotron; 2022; Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves;
ANÁLISE DE QUALIDADE DE SEGMENTAÇÃO EM CONFIGURAÇÃO DE REDUÇÃO DE DOSE PARA MICRO-CT COM RADIAÇÃO SÍNCROTRON; 2022; Dissertação (Mestrado em Engenharia Nuclear) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves;
Preparação de redes metalo-orgânicas mistas de lantanídeos para emprego como marcadores luminescentes de resíduos de tiros em armas de fogo; ; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pòs Graduação em Química - UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves;
Mapeamento 2D de elementos de baixo-Z por microfluorescência de raios X usando radiação síncrotron em artérias de ratos saudáveis; 2018; Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves;
Otimização experimental e avaliação de métodos de segmentação de micro imagens usando luz síncrotron: Uma aplicação na herpetologia; 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves;
Aplicação da técnica de difração de raios X e método de Rietveld para avaliação da síntese de pentóxido de nióbio dopados com cério e titânio para fotocatálise; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FIsica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves;
Espectroscopia por fluorescência de raios X para estudo da distribuição de elementos de baixo número atômico em aortas de ratos tratados com anti-hipertensivos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves;
Comparação de algoritmos de reconstrução de imagens microtomográficas do peixe Phalloceros harpagos; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves;
Estudo da Qualidade de Algoritmos de Reconstrução de Imagem Microtomográfica em um Modelo Biológico para Vertebrados; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves;
Produções bibliográficas
-
ETSHINDO, LOURDES A. ; SOUSA, CÉLIA ; TAMIASSO-MARTINHON, PRISCILA ; COLAÇO, MARCOS V. ; CAMARA, ALEXANDRE R. ; ROCHA, ANGELA S. . SnO2-TiO2 materials for photocatalytic degradation of cationic dye under UV and visible light and a chitosan composite film investigation. CATALYSIS TODAY , v. 444, p. 114995, 2025.
-
SILVA, ANA LUISA ; COLAÇO, MARCOS V. ; LIU, LIYING ; XING, YUTAO ; CARVALHO, NAKÉDIA M. F. . Electrocatalysis of Oxygen Evolution Reaction Promoted by CoNiMn Films Synthesized by Electrodeposition. ACS Omega , v. 9, p. 43503-43512, 2024.
-
TAMAYO, LUCAS JOHNNY MONTE ; COUTO, RENAN TOSTES ; PEREIRA, NÚBIA MONTEIRO BATISTA ; GÓES, LARISSA DOS SANTOS DE ; ALVES, ALEXIA NOGUEIRA RODRIGUES ; SANTOS, ZEILA VIRGINIA TORRES ; PACHECO, CLARA J. ; SOARES, LARISSA MARIA BESERRA ; COLAÇO, MARCOS VINÍCIUS ; LIMA, JULIANA FONSECA DE ; CAMARA, ALEXANDRE DE RESENDE . Study of the Role of the Size of Metallic Nanospheres in the Extinction of the Light Based on the Mie Theory Using Python. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE) , v. 46, p. e20240184, 2024.
-
GUILHERME, NAIANE A. ; PEREIRA DE OLIVEIRA SILVA, JÚLIA ; COLAÇO, MARCOS V. ; DOS SANTOS, MOLIRIA V. ; PUGINA, ROBERTA S. ; TORRES, FRANCISCO R. ; FREIRE, RICARDO O. ; BARRETO, CLÁUDIO M. ; MARQUES, LIPPY F. . First Eu3+, Gd3+ and Tb3+ complexes containing the non-steroidal anti-inflammatory drug ketoprofen and N,N-donors ligands: Synthesis, solid state characterization and photoluminescence studies. JOURNAL OF LUMINESCENCE , v. 269, p. 120472, 2024.
-
GOMES, EMMANUEL M. ; DE OLIVEIRA SILVA, JULIA P. ; COLAÇO, MARCOS V. ; CUIN, ALEXANDRE ; FRANCO, DOUGLAS F. ; SCARPARI, SÉRGIO L. ; DE SOUZA, DANILO O. ; FERREIRA, MONICA S. ; FREIRE, RICARDO O. ; MARQUES, LIPPY F. . Two highly photoluminescent Eu3+ β-diketonates complexes with ε-caprolactam as ancillary ligands: From synthesis to the first example as gunshot residue markers. OPTICAL MATERIALS , v. 137, p. 113527, 2023.
-
CORREIA, T. R. ; ALMEIDA, R. H. G. ; CAMPOS, G. N. ; SANTOS, C. C. ; COLAÇO, M V ; FIGUEIREDO, M. A. G. ; SOUSA, A. M. F. ; SILVA, A. L. N. . Advantages of treating sponge-gourd waste by mechanical refining on the properties of fiber-based poly(butylene adipate-co- terephthalate)/polylactide biocomposites. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS , v. 95, p. e20210003, 2023.
-
SENA, GABRIELA ; DA SILVA, ADEMIR X. ; NOGUEIRA, L. P. ; COLAÇO, M. V. ; MESTCHER, BRIAN ; FIDALGO, G. ; PICKLER, A. ; AZAMBUJA, P. ; GONZALEZ, M. S. ; MATTOS, D. P ; BARROSO, REGINA.CELY. . Investigation of Rhodnius prolixus head anatomy using microtomography. JOURNAL OF MICROSCOPY , v. 290, p. 161-167, 2023.
-
PAIVA, KATRINE ; MENESES, ANDERSON ALVARENGA DE MOURA ; BARCELLOS, RENAN ; MOURA, MAURO SÉRGIO DOS SANTOS ; MENDES, GABRIELA ; FIDALGO, GABRIEL ; SENA, GABRIELA ; COLAÇO, GUSTAVO ; SILVA, HÉLIO RICARDO ; BRAZ, DELSON ; COLAÇO, MARCOS VINICIUS ; BARROSO, REGINA CELY . Performance evaluation of segmentation methods for assessing the lens of the frog Thoropa miliaris from synchrotron-based phase-contrast micro-CT images. Physica Medica-European Journal of Medical Physics , v. 94, p. 43-52, 2022.
-
SENA, GABRIELA ; FIDALGO, GABRIEL ; PAIVA, KATRINE ; BARCELOS, RENAN ; NOGUEIRA, LIEBERT PARREIRAS ; COLAÇO, MARCOS VINÍCIUS ; GONZALEZ, MARCELO SALABERT ; AZAMBUJA, PATRICIA ; COLAÇO, GUSTAVO ; DA SILVA, HELIO RICARDO ; DE MOURA MENESES, ANDERSON ALVARENGA ; BARROSO, REGINA CÉLY . Synchrotron X-ray biosample imaging: opportunities and challenges. BIOPHYSICAL REVIEWS , v. 14, p. 625-633, 2022.
-
PICKLER, A ; MENDES, G ; TANURE, T ; SERQUEIRA, L ; SENA, G ; FIDALGO, G ; COLAÇO, M ; MUÑOZ, E ; FERREIRA-MACHADO, S ; LAU, C C ; SALATA, C ; MANTUANO, A ; MOTA, C L ; NASCIMENTO, A ; ALMEIDA, C E DE ; BARROSO, R C . Elemental changes in heart and coronaries after breast cancer radiotherapy assessed by synchrotron radiation soft X-ray spectromicroscopy. JOURNAL OF PHYSICS. CONFERENCE SERIES (PRINT) , v. 2340, p. 012001, 2022.
-
FERREIRA, CLÁUDIO MALIZIA ALVES ; DE LIMA, CAROLINA OLIVEIRA ; PINTO, KAREM PAULA ; BARBOSA, ANA FLÁVIA ALMEIDA ; FIDALGO, GABRIEL ; SENA, GABRIELA ; COLAÇO, MARCOS VINICIUS ; BARROSO, REGINA CELY ; SASSONE, LUCIANA MOURA ; SILVA, EMMANUEL JOÃO NOGUEIRA LEAL . pH influences the volumetric change of calcium silicate- and epoxy resin-based root canal sealers: An ex vivo micro-CT study. Australian Endodontic Journal , v. 1, p. 1, 2022.
-
DE OLIVEIRA SILVA, JÚLIA PEREIRA ; COLAÇO, MARCOS V. ; DE SOUZA, LEONARDO A. ; DOS SANTOS, MOLIRIA V. ; PUGINA, ROBERTA S. ; MARQUES, LIPPY F. . Exploring the Intense Lanthanide Luminescence and High Thermal Stability in a New Mixed Eu 3+ /Tb 3+ Organic Framework Series for Marking in Gunshot Residues. Journal of Physical Chemistry C , v. 126, p. 16568-16577, 2022.
-
MORIMOTO, JULIANO ; BARCELLOS, RENAN ; SCHOBORG, TODD A. ; NOGUEIRA, LIEBERT PARREIRAS ; COLAÇO, MARCOS VINICIUS . Assessing Anatomical Changes in Male Reproductive Organs in Response to Larval Crowding Using Micro-computed Tomography Imaging. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , v. 51, p. 526-535, 2022.
-
NAZAR DE SOUZA, ANA PAULA ; LICEA, YORDY E. ; COLAÇO, MARCOS V. ; SENRA, JAQUELINE D. ; CARVALHO, NAKÉDIA M.F. . Green iron oxides/amino-functionalized MCM-41 composites as adsorbent for anionic azo dye: Kinetic and isotherm studies. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL CHEMICAL ENGINEERING , v. 9, p. 105062, 2021.
-
COLAÇO, MARCOS V ; CAMARA, ALEXANDRE R ; NOGUEIRA, LIEBERT P ; CARVALHO, ISABEL C S ; MARGULIS, WALTER ; BARROSO, REGINA C . Characterization of the microstructures of specialty optical fibers for electric-field sensing by propagation-based x-ray phase-contrast microtomography. MEASUREMENT SCIENCE and TECHNOLOGY , v. 32, p. 065401, 2021.
-
ENR''QUEZ, J.J.S. ; SENA, G. ; CATALDI, M. ; SILVEIRA, L.H.M. DA ; Braz, D. ; BARROSO, R.C. ; COLAÇO, M.V. ; FIDALGO, G. ; NOGUEIRA, L.P. ; AZAMBUJA, P. ; SPIEGEL, C.N. ; GONZALEZ, M.S. . The Methodology to produce Rhodnius prolixus head structures made by 3D printing using Synchrotron Radiation Microtomography. Journal of Instrumentation , v. 16, p. P02014-P02014, 2021.
-
SILVA, E. J. N. L. ; FERREIRA, C. M. ; PINTO, K. P. ; BARBOSA, A. F. A. ; COLAÇO, M. V. ; SASSONE, L. M. . Influence of variations in the environmental pH on the solubility and water sorption of a calcium silicate¿based root canal sealer. INTERNATIONAL ENDODONTIC JOURNAL , v. 54, p. 1394-1402, 2021.
-
DOS SANTOS, GUILHERME L. ; SILVA, JÚLIA P.O. ; GALLEANI, GUSTAVO ; COLAÇO, MARCOS V. ; FERREIRA, FABIO F. ; BASTOS, ISADORA T.S. ; FERREIRA, MÔNICA S. ; FREIRE, RICARDO O. ; MARQUES, LIPPY F. . A relation between the structural diversity and photoluminescent properties in three new classes of Eu3+ hydrocinnamate complexes containing N,N-bidentate and N,N,N-tridentate ancillary ligands. JOURNAL OF LUMINESCENCE , v. 239, p. 118398, 2021.
-
DA ROCHA, ELISSON BD ; DE SOUSA, ANA MARIA F ; DA SILVA, ANA LÚCIA N ; FURTADO, CRISTINA RG ; COLAÇO, MARCOS V ; NOGUEIRA, LIEBERT P . Quantitative micro-computed tomography analysis and rheological investigation of Nitrile rubber/Rockwool composites. JOURNAL OF COMPOSITE MATERIALS , v. 55, p. 4157-4167, 2021.
-
CORREIA, THIAGO R. ; BARROS, JESSICA PALOMA A. ; SANTOS, CAIO C. ; ESCÓCIO, VIVIANE A. ; LEITE, MARCIA CHRISTINA A. M. ; DE SOUSA, ANA MARIA F. ; COLAÇO, MARCOS V. . CHARACTERIZATION OF SPONGE-GOURD RESIDUE PRETREATED BY MECHANICAL DISC REFINING. CELLULOSE CHEMISTRY AND TECHNOLOGY , v. 55, p. 149-157, 2021.
-
JÚNIOR, JÚLIO C. A. ; DOS SANTOS, GUILHERME L. ; COLAÇO, MARCOS V. ; BARROSO, REGINA C. ; FERREIRA, FABIO F. ; DOS SANTOS, MOLÍRIA V. ; DE CAMPOS, NATHÁLIA R. ; MARINHO, MARIA V. ; JESUS, LARISSA T. ; FREIRE, RICARDO O. ; MARQUES, LIPPY F. . New Eu III Pyromellitic Metal-Organic Framework of Intense Red-Orange Luminescence and High Thermal Stability for Marking in Gunshot Residues. Journal of Physical Chemistry C , v. 124, p. 9996-10006, 2020.
-
VON RANKE, P. J. ; ALHO, B. P. ; DA SILVA, P. H. S. ; RIBAS, R. M. ; NOBREGA, E. P. ; DE SOUSA, V. S. R. ; COLAÇO, M. V. ; MARQUES, LIPPY F. ; REIS, M. S. ; SCALDINI, F. M. ; ESCOBAR, LÍVIA B. L. ; RIBEIRO, P. O. . Large barocaloric effect in spin-crossover complex [CrI 2 (depe) 2 ]. JOURNAL OF APPLIED PHYSICS , v. 127, p. 165104, 2020.
-
FIDALGO, G. ; PAIVA, K. ; MENDES, G. ; BARCELLOS, R. ; COLAÇO, G. ; SENA, G. ; PICKLER, A ; MOTA, C. L. ; TROMBA, G. ; NOGUEIRA, L. P. ; Braz, D. ; SILVA, H. R. ; COLAÇO, M. V. ; Barroso, R. C. . Synchrotron microtomography applied to the volumetric analysis of internal structures of Thoropa miliaris tadpoles. Scientific Reports , v. 10, p. 18934, 2020.
-
SENA, GABRIELA ; BARROSO, REGINA C. ; BRAZ, DELSON ; NOGUEIRA, LIEBERT P. ; COLAÇO, MARCOS V. ; KOUROUSIAS, GEORGE ; ALTISSIMO, MATTEO ; BEDOLLA, DIANA E. ; TROMBA, GIULIANA ; AZAMBUJA, PATRICIA ; GONZALEZ, MARCELO S. ; PICKLER, ARISSA ; FIDALGO, GABRIEL ; ENRÍQUEZ, JAIRO J.S. ; SILVA, SIMONE F. ; LEITÃO, GABRIELA B.N. ; SPIEGEL, CAROLINA N. ; PAIVA, K. ; BARCELLOS, RENAN ; CALLIGARO, CARLA ; et.al . Evaluation of the effects of Azadirachtin on internal structures of Rhodnius prolixus head using low-energy X-ray microfluorescence. SPECTROCHIMICA ACTA PART B-ATOMIC SPECTROSCOPY , v. 177, p. 106064, 2020.
-
GOMES, EMMANUEL M. ; FRANCO, DOUGLAS F. ; SCARPARI, SÉRGIO L. ; COLAÇO, MARCOS V. ; FERREIRA, MONICA S. ; FREIRE, RICARDO O. ; MARQUES, LIPPY F. . Study of energy transfer mechanism in the EuIII and GdIII homobimetallic complexes containing the anti-inflammatory drug naproxen and N,N-donors ligands. JOURNAL OF LUMINESCENCE , v. 210, p. 104-118, 2019.
-
PICKLER, ARISSA ; MANTUANO, ANDREA ; MOTA, CARLA L. ; TANURE, TAYANE ; SERQUEIRA, LUANNA ; FERREIRA-MACHADO, SAMARA ; LAU, CLÁUDIO S.C. ; SALATA, CAMILA ; DE ALMEIDA, CARLOS E. ; NASCIMENTO, ALESSANDRO ; SENA, GABRIELA ; FIDALGO, GABRIEL ; COLAÇO, MARCOS V. ; ALTISSIMO, MATTEO ; BEDOLLA, DIANA E. ; GIANONCELLI, ALESSANDRA ; BRAZ, DELSON ; BARROSO, REGINA C. . Effects of angiotensin II receptor blockers in the coronary arteries of hypertensive rats: Analysis of elemental distribution using LEXRF. X-RAY SPECTROMETRY , v. 2019, p. 1-10, 2019.
-
PICKLER, A. ; MANTUANO, A. ; MOTA, C.L. ; Machado, S.F. ; LAU, C. C. ; de ALMEIDA, C. E. V. ; SALATA, C ; NASCIMENTO, A. ; TANURE, T. ; SERQUEIRA, L. ; SENA, G. ; FIDALGO, G. ; COLAÇO, M. V. ; BEDOLLA, D. ; GIANONCELLI, A. ; BRAZ, D ; BARROSO, R.C. . Elemental distribution in the aortic arch using LEXRF: Side effects of angiotensin receptor blockers as antihypertensive treatment. MICROCHEMICAL JOURNAL , v. 148, p. 467-474, 2019.
-
SENA, G. ; NOGUEIRA, L.P. ; BRAZ, D. ; COLAÇO, M. V. ; ALMEIDA, A.P. ; AZAMBUJA, P. ; GONZALEZ, M.S. ; SOARES, I. ; BARROSO, R.C. . Improving image quality of Rhodnius prolixus head using different types of staining methods and synchrotron radiation phase contrast microtomography. RADIATION PHYSICS AND CHEMISTRY , v. 155, p. 26-30, 2019.
-
VON RANKE, P.J. ; ALHO, B.P. ; NOBREGA, E.P. ; CALDAS, A. ; DE SOUSA, V.S.R. ; COLAÇO, M.V. ; MARQUES, LIPPY F. ; ROCHA, GABRIEL M. ; ROCCO, DANIEL L. ; RIBEIRO, P.O. . The refrigerant capacity in spin-crossover materials: Application to [Fe(phen)2(NCS)2]. JOURNAL OF MAGNETISM AND MAGNETIC MATERIALS , v. 489, p. 165421, 2019.
-
SILVA, MARIANE A. ; DE CAMPOS, NATHÁLIA R. ; FERREIRA, LEONILDO A. ; FLORES, LEONÃ S. ; JÚNIOR, JÚLIO C.A. ; DOS SANTOS, GUILHERME L. ; CORRÊA, CHARLANE C. ; DOS SANTOS, THIAGO C. ; RONCONI, CÉLIA M. ; COLAÇO, MARCOS V. ; SIMÕES, TATIANA R.G. ; MARQUES, LIPPY F. ; MARINHO, MARIA VANDA . A new photoluminescent terbium(III) coordination network constructed from 1,2,4,5-benzenetetracarboxylic acid: synthesis, structural characterization and application as a potential marker for gunshot residues. INORGANICA CHIMICA ACTA , v. 495, p. 118967, 2019.
-
CAMARA, ALEXANDRE DE RESENDE ; SANTOS, ZEILA VIRGINIA TORRES ; PACHECO, CLARA JOHANNA ; GONÇALVES, MARCOS VINICIUS COLAÇO . Study of Electric charge induction with a three-dimensional model using the finite elements method. Revista Brasileira de Ensino de Física (São Paulo) , v. 41, p. 1/e20180142-5, 2019.
-
FIDALGO, G. ; COLAÇO, M. V. ; NOGUEIRA, L. P. ; BRAZ, D. ; SILVA, H.R. ; COLAÇO, G. ; BARROSO, R.C. . Virtual dissection of Thoropa miliaris tadpole using phase-contrast synchrotron microtomography. Journal of Instrumentation , v. 13, p. C05012-C05012, 2018.
-
SENA, G. ; NOGUEIRA, L.P. ; BRAZ, D. ; COLAÇO, M. V. ; AZAMBUJA, P. ; Gonzalez MS ; TROMBA, G. ; MANTUANO, A. ; COSTA, F.N. ; BARROSO, R.C. . Application of synchrotron radiation phase-contrast microtomography with iodine staining to Rhodnius prolixus head during ecdysis period. Journal of Instrumentation , v. 13, p. C05007-C05007, 2018.
-
JUSSIANI, E.I. ; COLAÇO, M.V. ; KUPLICH, L. ; CARRERETE, F. ; PINTO, R. ; BARROSO, R. CÉLY ; APPOLONI, C.R. ; NOGUEIRA, L. PARREIRAS . Mineral composition of urinary stones by single energy desktop microtomography. Journal of Instrumentation , v. 13, p. C06008-C06008, 2018.
-
VON RANKE, P. J. ; ALHO, B. P. ; RIBAS, R. M. ; NOBREGA, E. P. ; CALDAS, A. ; DE SOUSA, V. S. R. ; COLAÇO, M. V. ; MARQUES, LIPPY F. ; ROCCO, DANIEL L. ; RIBEIRO, P. O. . Colossal refrigerant capacity in [ Fe ( hyptrz ) 3 ] A . PHYSICAL REVIEW B , v. 98, p. 224408, 2018.
-
NOGUEIRA, LIEBERT P. ; ALESSIO, RITA ; MANTUANO, ANDREA ; SENA, GABRIELA ; DE ALMEIDA, CARLOS E. ; TROMBA, GIULIANA ; ALMEIDA, ANDRE P. ; SALATA, CAMILA ; COLAÇO, MARCOS V. G. ; BRAZ, DELSON ; BARROSO, REGINA C. . Synchrotron microtomography to evaluate effects of different polychemotherapy drugs on cortical bone structure. INTERNATIONAL JOURNAL OF RADIATION BIOLOGY , v. 94, p. 1-8, 2017.
-
DE OLIVEIRA, TATIANE C. ; DE LIMA, JULIANA F. ; COLAÇO, MARCOS V. ; JESUS, LARISSA T. ; FREIRE, RICARDO O. ; MARQUES, LIPPY F. . Synthesis, characterization and spectroscopic studies of binuclear lanthanide complexes containing the anti-inflammatory drug Ibuprofen and CH 3 -disubstituted bipyridine ligands: Influence of methyl group position in the photoluminescence. JOURNAL OF LUMINESCENCE , v. 194, p. 747-759, 2017.
-
SENA, G. ; NOGUEIRA, L.P. ; BRAZ, D. ; ALMEIDA, A.P. ; Gonzalez MS ; AZAMBUJA, P. ; COLAÇO, M. V. ; BARROSO, R.C. . Ecdysis period of Rhodnius prolixus head investigated using phase contrast synchrotron microtomography. Physica Medica-European Journal of Medical Physics , v. 32, p. 812-817, 2016.
-
MANTUANO, ANDREA ; BARROSO, REGINA CELY ; NOGUEIRA, LIEBERT PARREIRAS ; COLAÇO, MARCOS VINICIUS ; MOTA, CARLA LEMOS ; PICKLER, ARISSA ; BRAZ, DELSON ; SALATA, CAMILA ; FERREIRA-MACHADO, SAMARA ; DE ALMEIDA, CARLOS EDUARDO ; GIANONCELLI, ALESSANDRA . Alterations in Low-Z Elements Distribution in Heart Tissue after Treatments to Breast Cancer Using LEXRF Technique. AMERICAN JOURNAL OF ANALYTICAL CHEMISTRY , v. 07, p. 754-771, 2016.
-
ALMEIDA, A.P. ; BRAZ, D. ; COLAÇO, M. V. ; Nogueira, L.P. ; SOARES, J. ; CARDOSO, S.C. ; GARCIA, E.S. ; AZAMBUJA, P. ; GONZALEZ, M.S. ; MOHAMMADI, S. ; TROMBA, G. ; BARROSO, R.C. . Phase contrast X-ray microtomography of the Rhodnius prolixus head: Comparison of direct reconstruction and phase retrieval approach. RADIATION PHYSICS AND CHEMISTRY , v. 95, p. 243-246, 2014.
-
Costa, F.N. ; BRAZ, D. ; FERREIRA, F.F. ; DA SILVA, T.F. ; BARREIRO, E.J. ; COLAÇO, M. V. ; LIMA, L.M. ; KUPLICH, L. ; BARROSO, R.C. . Synchrotron X-ray powder diffraction data of LASSBio-1515: A new N-acylhydrazone derivative compound. RADIATION PHYSICS AND CHEMISTRY , v. 95, p. 292-295, 2014.
-
ALESSIO, R ; NOGUEIRA, L P ; ALMEIDA, A P ; COLAÇO, M V ; BRAZ, D ; ANDRADE, C B V ; SALATA, C ; FERREIRA-MACHADO, S C ; DE ALMEIDA, C E ; TROMBA, G ; BARROSO, R C . Synchrotron radiation X-ray microtomography and histomorphometry for evaluation of chemotherapy effects in trabecular bone structure. JOURNAL OF PHYSICS. CONFERENCE SERIES (ONLINE) , v. 499, p. 012019, 2014.
-
SENA, G. ; ALMEIDA, A.P. ; BRAZ, D. ; NOGUEIRA, L.P. ; COLAÇO, M. V. ; SOARES, J. ; CARDOSO, S.C. ; GARCIA, E. S. ; AZAMBUJA, P. ; GONZALEZ, M.S. ; MOHAMMADI, S. ; TROMBA, G. ; BARROSO, R.C. . Phase Contrast X-Ray Synchrotron Microtomography for Virtual Dissection of the Head of. Journal of Physics. Conference Series (Online) , v. 499, p. 012018, 2014.
-
ANDRADE, C B V ; NOGUEIRA, L P ; SALATA, C ; SILVA, C M DA ; FERREIRA-MACHADO, S C ; ALMEIDA, C E DE ; ALMEIDA, A P ; COLAÇO, M V ; ALESSIO, R C P V ; BRAZ, D ; TROMBA, G ; BARROSO, R C . Analysis of femur head microstructure in ovariectomized rats. Journal of Instrumentation , v. 8, p. C07007-C07007, 2013.
-
ALMEIDA, A P ; BRAZ, D ; NOGUEIRA, L P ; COLAÇO, M V ; SOARES, J ; CARDOSO, S C ; GARCIA, E S ; AZAMBUJA, P ; GONZALEZ, M S ; MOHAMMADI, S ; TROMBA, G ; BARROSO, R C . Application of the SR-PhC-μCT technique with phase retrieval for the characterization of internal and external structures of Rhodnius prolixus. Journal of Instrumentation , v. 8, p. C07004-C07004, 2013.
-
COLAÇO, M. V. ; BARROSO, R.C. ; PORTO, I.M. ; GERLACH, R.F. ; COSTA, F.N. ; BRAZ, D. ; Droppa, R. ; de Sousa, F.B. . Synchrotron X-ray diffraction characterization of healthy and fluorotic human dental enamel. RADIATION PHYSICS AND CHEMISTRY , v. 81, p. 21-24, 2012.
-
COLAÇO, M. V. ; BARROSO, R.C. ; PORTO, I.M. ; GERLACH, R.F. ; COSTA, F.N. ; BRAZ, D. ; DROPPA JR, R. . XRD analysis of human dental tissues using synchrotron radiation. Acta Crystallographica A-Foundation and Advances , v. 67, p. C484-C484, 2011.
-
COLAÇO, M.V. ; BARROSO, R.C. ; PORTO, I.M. ; GERLACH, R.F. ; COSTA, F. N. . Comparison Between Powder and Slices Diffraction Methods in Teeth Samples. In: International Nuclear Atlantic Conference - INAC / IX ENAN, 2011, Belo Horizonte. 2011 International Nuclear Atlantic Converence - INAC 2011, 2011. v. DVD.
-
COLAÇO, M.V. ; BARROSO, R.C. ; PORTO, I.M. ; GERLACH, R.F. . Análise dos padrões de difração de raios-X usando luz síncrotron a partir de amostras de esmalte fluorótico.. In: I Fórum de Ciência e Tecnologia UERJ, 2010, Rio de Janeiro. Anais do I FCT. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011. v. 1. p. 19-23.
-
ALMEIDA, A. P. G. ; Braz, D. ; COLAÇO, M. V. ; BARROSO, R. C. ; PORTO, I. M. ; GERLACH, R. F. ; Droppa Jr, R . Analysis of synchrotron X-ray diffraction patterns from fluorotic enamel samples. In: International Nuclear Atlantic Conference - INAC / IX ENAN, 2009, Rio de Janeiro. Proceedings of INAC 2009, 2009. v. DVD.
-
COLAÇO, M. V. ; BARROSO, R. C. ; PORTO, I. M. ; GERLACH, R. F. ; Droppa Jr, R ; COSTA, F. N. ; Braz, D. . Comparison between powder and slices diffraction methods in teeth samples. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COLAÇO, M. V. ; BARROSO, R. C. ; PORTO, I. M. ; GERLACH, R. F. ; COSTA, F. N. ; Braz, D. ; Droppa Jr, R . XRD Analysis of Human Dental Tissues Using Synchrotron Radiation. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COLAÇO, M. V. ; BARROSO, R. C. ; PORTO, I. M. ; GERLACH, R. F. ; COSTA, F. N. ; Braz, D. ; Droppa Jr, R . XRD Analysis of Human Dental Tissues Using Synchrotron Radiation. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COLAÇO, M. V. . Aplicações da matéria condensada a área de biomédicas e ambientais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARROSO, R. C. ; GERLACH, R. F. ; Braz, D. ; PORTO, I. M. ; ALMEIDA, A. P. G. ; COLAÇO, M. V. . CHARACTERIZATION OF FLUOROTIC ENAMEL BY SYNCHROTRON X?RAY DIFFRACTION. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, A. P. G. ; Braz, D. ; BARROSO, R. C. ; COLAÇO, M. V. ; Porto, I. M. ; GERLACH, R. F. ; Droppa Jr, R . Analysis of Synchrotron X-Ray Diffraction Patterns from Fluorotic Enamel Samples. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COLAÇO, M. V. . Determinação de índices espectrais em estrelas normais e pós-AGB. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COLAÇO, M. V. . Determinação de índices espectrais em estrelas normais e pós-AGB.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COLAÇO, M. V. . Técnicas Experimentais para Caracterização de Materiais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Structure determination of highly luminescent lanthanide coordination compounds derived from non-steroidal anti-inflammatory drugs, Descrição: Projeto MCX20190331 realizado no Síncrotron ELETTRA na linha de luz MCX. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves - Coordenador / Regina Cely Rodrigues Barroso - Integrante / Isadora Tairinne de Sena Bastos - Integrante / Geicilene Katrine de Paiva Soares - Integrante / Lippy Marques - Integrante.
-
2018 - Atual
Padrão ontogenético de depósitos de cálcio e de formação óssea do T. miliaris: um estudo com micro-CT, Descrição: Esta proposta é parte de um séries de estudos de morfologia interna e externa da espécie brasileira T. miliaris. Este estudo tem por objetivo obter uma descrição anatômica dos tecidos esqueléticos dessa espécie, uma vez que o desenvolvimento dessas estruturas estão relacionados com o processo evolutivo. Diferentes configurações serão utilizadas a fim de otimizar a qualidade das imagens obtidas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves - Coordenador / Regina Cely Rodrigues Barroso - Integrante / BRAZ, DELSON - Integrante / FIDALGO, G. - Integrante / Geicilene Katrine de Paiva Soares - Integrante / Gabriela Nery Mendes - Integrante / Renan Barcellos Azevedo de Andrade - Integrante / Gustavo Colaço Gonçalves - Integrante / Helio Ricardo da Silva - Integrante., Financiador(es): Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Evaluation os Side Effects due to High Dose Rate Brachytherapy of Head-Neck Cancer on Mandible Microestructure: an Assessment Using High-Resolution Microtomography, Descrição: Projeto LNLS: IMX 16932. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves - Integrante / Delson Braz - Integrante / Regina Cely Rodrigues Barroso - Integrante / Liebert Parreira Nogueira - Coordenador / Camila Salata - Integrante / Carlos Eduardo Veloso de Almeida - Integrante / André Pereira de Almeida - Integrante / Gabriela Sena - Integrante / Carla Lemos da Silva Mota - Integrante / Rita de Cássia Polito Vita Alessio - Integrante / Samara Cristina Ferreira-Machado - Integrante.
-
2014 - Atual
Investigation of the mineral composition of urinary stones: a continuing study, Descrição: Projeto LNLS XPD - 18015. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves - Integrante / Fanny Nascimento Costa - Integrante / Regina Cely Rodrigues Barroso - Integrante / Roosevelt Droppa Jr - Integrante / Letícia Kuplich - Coordenador / Liebert Parreira Nogueira - Integrante / Isadora Tairinne de Sena Bastos - Integrante.
-
2014 - Atual
Low-Z elements distribution in heart tissue induced by breast cancer treatments: A study using low energy X-ray fluorescence (LEXRF) imaging, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Regina Cely Rodrigues Barroso em 26/01/2015., Descrição: Projeto no Síncrotron ELETTRA na linha de luz TIWNMIC (ELETTRA 20145302). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves - Integrante / REGINA CÉLY RODRIGUES BARROSO - Coordenador / Andrea Mantuano - Integrante / Camila Salata - Integrante / NOGUEIRA, L P - Integrante / Arissa Pickler Oliveira - Integrante / Carla Lemos da Silva Mota - Integrante / Lorella Pascolo - Integrante.
-
2013 - Atual
A new use of synchrotron soft X-ray imaging and fluorescence microscopy: experimental evaluation of the effects of the Azadirachtin on the brain of Rhodnius prolixus, Descrição: Projeto TwinMic 20130539.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves - Coordenador / Regina Cély Barroso - Integrante / Andrea Mantuano - Integrante / Liebert Parreira Nogueira - Integrante / Alessandra Gianoncelli - Integrante / André Pereira de Almeida - Integrante., Financiador(es): ICTP Elettra Users Program - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
Investigation of the mineral composition of urinary stones in different locations of the urinary tract: kidney, ureter and urinary bladder, Descrição: Projeto LNLS XRD1 - 16200. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves - Integrante / Fanny Nascimento Costa - Integrante / Regina Cely Rodrigues Barroso - Integrante / Roosevelt Droppa Jr - Integrante / Letícia Kuplich - Coordenador / Isadora Tairinne de Sena Bastos - Integrante.
-
2013 - Atual
Evaluation of bone matrix after cancer treatment by quantitative microtomography using a calibration phantom, Descrição: Projeto SYRMEP 20130354. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves - Integrante / Delson Braz - Integrante / Regina Cely Rodrigues Barroso - Integrante / Andrea Mantuano - Integrante / Liebert Parreira Nogueira - Coordenador / Giuliana Tromba - Integrante / Carla Lemos da Silva Mota - Integrante / Rita de Cássia Polito Vita Alessio - Integrante / Diego Dreossi - Integrante / Nicola Sodini - Integrante., Financiador(es): ICTP Elettra Users Program - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
Determinação dos componentes minerais presentes em amostras cálculos renais através da técnica de difração de raios X com ângulo rasante para comparação com imagens microtomográficas, Descrição: Projeto LNLS XRD1-14521.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves - Integrante / ROOSEVELT DROPPA JUNIOR - Integrante / Regina Cely Rodrigues Barroso - Integrante / Fanny N. Costa - Integrante / Letícia Kuplich - Coordenador / Eliezer J. Barreiro - Integrante / NOGUEIRA, L P - Integrante., Financiador(es): Laboratório Nacional de Luz Síncrotron - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
-
2012 - Atual
Determinação estrutural de n-acilidrazonas: novos compostos-protótipos de fármacos analgésicos, antiinflamatórios e anti-trombóticos usando difração de raios X de pó, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Regina Cely Rodrigues Barroso em 31/01/2013., Descrição: Projeto XPD-12474.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves - Integrante / Regina Cely Rodrigues Barroso - Coordenador / Fanny N. Costa - Integrante / Letícia Kuplich - Integrante / Tiago Fernandes Silva - Integrante / Eliezer J. Barreiro - Integrante / Fabio Furlan - Integrante.
-
2012 - Atual
Técnicas de Imagem e de Espectrometria de Raios X Aplicadas a Problemas Biomédicos, Descrição: Produtividade em Pesquisa PQ-2 (Processo 303898/201. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves - Integrante / Regina Cély Barroso - Coordenador / ALMEIDA, A.P. - Integrante / Andrea Mantuano - Integrante / Liebert Parreira Nogueira - Integrante / Carlos Eduardo Veloso de Almeida - Integrante / BRAZ, D - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
-
2011 - Atual
Laboratório de Análise e Tratamento de Imagens Microtomográficas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Regina Cely Rodrigues Barroso em 24/11/2014., Descrição: Projeto Universal 14/2011 CNPq (Processo 474330/2011-7).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves - Integrante / Delson Braz - Integrante / Fanny Nascimento Costa - Integrante / Regina Cely Rodrigues Barroso - Coordenador / Andrea Mantuano - Integrante / Liebert Parreira Nogueira - Integrante / Cherley Borba Andrade - Integrante / Camila Salata - Integrante / Carlos Eduardo Veloso de Almeida - Integrante / André Pereira de Almeida - Integrante / Simone Coutinho Cardoso - Integrante / Patrícia Azambuja - Integrante / Marcelo Salazar Gonzalez - Integrante / Rodolfo de Oliveira Rosa - Integrante / Arissa Pickler Oliveira - Integrante / Carlos Frederico Estrada Alves - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2009 - Atual
Caracterização de Esmalte Fluorótico Usando Difração de Raios X, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Regina Cely Rodrigues Barroso em 31/01/2013., Descrição: Projetos XRD1-8167 financiado pelo Programa de Usuários do LNLS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves - Integrante / Ana Paula Gonçalves Almeida - Integrante / ISABEL MARIA PORTO - Integrante / Regina Cely Rodrigues Barroso - Coordenador / Carlos Frederico Estrada Alves - Integrante / Carolina de Souza Guerra - Integrante.
-
2009 - Atual
Técnicas de espectrometria de raios x para caracterização de amostras biológicas usando radiação síncrotron, Descrição: Processo no. E-26/110.925/2009 - Projeto de Auxílio à Pesquisa APQ1 FAPERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Vinicius Colaço Gonçalves - Integrante / Regina Cély Barroso - Coordenador / Delson Braz - Integrante / Liebert Parreira Nogueira - Integrante / Carla Lemos da Silva Mota - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Física. , Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, 20559900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340575, URL da Homepage:
Experiência profissional
2019 - Atual
Sincrotrone Trieste S.C.p.A. di interesse nazionaleVínculo: , Enquadramento Funcional:
2013 - 2015
Universidade Veiga de AlmeidaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 36
Outras informações:
Disciplinas lecionadas: Física I, II e III, Álegebra Linear, Cálculo Vetorial com Geometria Analítica, Cálculo Elementar, Técnicas de Laboratório de Física I e II.
2015 - Atual
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ministro disciplina de Física II (Teoria e Laboratório) para cursos de Engenharia.
2012 - 2013
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 31
Outras informações:
Ministro disciplina de Física II (Teoria e Laboratório) para cursos de Engenharia.
2011 - 2012
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministro disciplinas de Física para as Engenharias, Geologia e Oceanografia.
2010 - 2011
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 14
2007 - 2009
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2011
Ensino, Oceanografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física VI
-
08/2011
Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física VI
-
08/2010
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física II
-
08/2010
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física II
-
08/2010
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física II
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de MARCOS VINICIUS COLAÇO GONÇALVES e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?