Leandro Gomes da Anunciação

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Salvador(2014), especialização em Curso de Especialização em Pavimentação pela Universidade Federal da Bahia(2020), mestrado em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Federal da Bahia(2019) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Estadual Raphael Serravalle(2008). Atualmente é Revisor de periódico da Revista Eletrônica de Ciências Exatas e Tecnológicas e Especialista em Recursos Minerais da Agência Nacional de Mineração. Atuando principalmente nos seguintes temas:Ensaio Edométrico, Resíduos Sólidos Urbanos, Biodecomposição.

Informações coletadas do Lattes em 08/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Geotecnia

2021 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Título: Avaliação mecânica de um pavimento reforçado com geossintético utilizando solo transparênte
Gregório Luís Silva Araújo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em ENGENHARIA CIVIL

2017 - 2019

Universidade Federal da Bahia
Título: Desenvolvimento de um consolidômetro de grandes dimensões para RSU com medidas de k0, produção de biogás e de permeabilidade, Ano de Obtenção: 2019
Sandro Lemos Machado.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Ensaio Edométrico; Resíduos Sólidos Urbanos; Biodecomposição.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais; Pesquisa e desenvolvimento científico; Serviços de arquitetura e engenharia; testes e análises técnicas.

Especialização em Curso de Especialização em Pavimentação

2018 - 2020

Universidade Federal da Bahia
Título: Análise numérica do comportamento mecânico de um pavimento reforçado com geossintético
Orientador: Aníbal Coelho da Costa

Graduação em Engenharia Civil

2010 - 2014

Universidade Católica do Salvador

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio Estadual Raphael Serravalle

Formação complementar

2018 - 2018

Túneis e Maciços Rochosos. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, ABMS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Organização de eventos

ANUNCIAÇÃO, L. G. . IV Seminário de Materiais de Construção Civil. 2014. (Outro).

ANUNCIAÇÃO, L. G. . III Seminário de Materiais de Construção Civil. 2013. (Outro).

Participação em eventos

I SEMINÁRIO TECNOLOGIAS PARA CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS.Análise da compressibilidade de resíduos sólidos urbanos de Salvador-Ba. 2019. (Seminário).

I SEMINÁRIO TECNOLOGIAS PARA CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS. 2019. (Seminário).

IX Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental. 2019. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental. Desenvolvimento de um Consolidometro de Grandes Dimensões para RSU com Medidas de K0 e Produção de Biogás. 2019. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Geossintéticos. 2019. (Congresso).

IX Congresso luso brasileiro de geotecnia. 2018. (Congresso).

VIII simpósio brasileiro de mecânica das rochas. 2018. (Simpósio).

VIII Simpósio de engenheiros geotécnicos jovens. 2018. (Simpósio).

V Simpósio pan-americano de deslizamentos. 2018. (Simpósio).

XIX Congresso Brasileiro de mecânica dos solos e engenharia geotecnica. 2018. (Congresso).

I Seminário de Educação em Engenharia Ferroviária da Bahia. 2017. (Seminário).

I Seminário Estadual sobre BIM. 2016. (Seminário).

Estruturas mistas de Aço e Concreto. 2015. (Seminário).

Matériais Asfálticos e suas Tecnologias. 2015. (Seminário).

V Seminário de Materiais de Construção Civil. 2015. (Seminário).

Congressso Brasileiro de Mecânica dos solos e Engenharia Geotécnica. 2014. (Congresso).

IV Seminário de Materiais de Construção Civil. 2014. (Seminário).

VII Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia. 2014. (Congresso).

VI Simpósio Brasileiro de Jovens Geotécnicos.Desenvolvimento de prensa servo controlada para ensaios de compressão triaxial de múltiplas trajetórias de tensão. 2014. (Simpósio).

VI Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas. 2014. (Simpósio).

Curso de Tecnologia de aditivos e adições para concreto. 2013. (Oficina).

III Seminário de Materiais de Construção Civil. 2013. (Seminário).

II Seminário de Materiais de Construção Civil. 2011. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Jennyfer Drielle Santos Pereira

ANUNCIAÇÃO, L. G.; MACEDO, E. P.; COSTA, W. G. S.. Caracterização Geotécnica de solos da região de Cruz das Almas e análise de sua resitência mecânica quando contaminado com diesel. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas do CETEC da UFRB) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Produções bibliográficas

  • ANUNCIAÇÃO, LEANDRO G. ; MACHADO, SANDRO L. ; CARVALHO, MIRIAM DE FÁTIMA . Construction of a large oedometer for MSW and non conventional materials testing. PROCEEDINGS OF THE INSTITUTION OF CIVIL ENGINEERS-GEOTECHNICAL ENGINEERING , v. 1, p. 1-30, 2020.

  • ANUNCIAÇÃO, L. G. . Estudo do comportamento elasto-plástico do solo residual jovem do granulito. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANUNCIAÇÃO, L. G. . Desenvolvimento de prensa servo controlada para ensaios de compressão triaxial de múltiplas trajetórias de tensão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANUNCIAÇÃO, L. G. . Modificação e Calibração de um Sistema Triaxial e realização de ensaios de aferição. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Modificação e calibração do sistema triaxial e realização de ensaios de aferição., Descrição: Iniciação científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leandro Gomes da Anunciação - Integrante / Miriam de Fátima Carvalho - Coordenador.

Prêmios

2020

Segundo colocado no Prêmio Icarahy da Silveira - 2019-2020, ABMS.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2013

Universidade Católica do Salvador

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação cientifica

2014 - 2015

Construtora Norberto Odebrecht

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 36

Outras informações:
Produção: Auxiliar no controle da produtividade e execução das estruturas. Custo/Medição: Auxiliar na realização de: Medição mensal do consórcio para o cliente, Previsão de Faturamento Trimestral (PFT), construção da tendência de custo; Auxiliar no acompanhamento do custo técnico da obra.

2015 - 2016

PRODEC - Consultoria Para Decisão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Civil, Carga horária: 40

Outras informações:
Realização de apoio técnico e supervisão da execução de conservação e manutenção das rodovias BR-020/Ba, BR-110/Ba, BR-116/Ba, BR-135/Ba, BR 324/Ba, BR242/BA, BR407/Ba e BR410/Ba submetidas ao programa CREMA, do Governo Federal.

2019 - 2020

Laboratório de Geotecnia Ambiental da UFBA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Civil

2023 - Atual

Agência Nacional de Mineração

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Recursos Minerais, Carga horária: 40