Alice Milani Nespollo
Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Especialista (modalidade residência) em Enfermagem em Terapia Intensiva pelo Hospital Israelita Albert Einstein - SP. Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, com o desenvolvimento de pesquisas na linha de saúde mental . Atualmente é Professora Adjunto II do Curso de Graduação em Enfermagem/ICS/UFMT/CUS. Membro doNúcleo de Pesquisa Avançada em Simulação Clínica (NuPASC) - um estudo interprofissional entre estudantes da área da saúde, com pesquisas de validação de cenários em simulação clínica.
Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Enfermagem
2017 - 2021
Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Adaptação e propriedades psicométricas da Eskin's Attitudes Towards Suicide Scale e Eskin's Social Reactions to Suicidal Persons Scale para o português brasileiro
Samira Reschetti Marcon. Coorientador: Makilim Nunes Baptista.
Mestrado em Enfermagem
2015 - 2017
Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Efeitos de estímulos cognitivos e físicos na memória e função executiva de idosas
, Ano de Obtenção: 2017.Samira Reschetti Marcon.Coorientador: Mariano Martínez Espinosa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Idoso; Cognição; Estudos de Intervenção.Grande área: Ciências da Saúde
Especialização em Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva
2013 - 2015
Hospital Israelita Albert Einstein
Título: Prevenção e tratamento de dermatite associada a incontinência: treinamento da equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Israelita Albert Einstein.
Orientador: Ana Maria Cavalheiro
Bolsista do(a): Sociedade Beneficiente Israelita Brasileira Albert Einstein, SBIBAE, Brasil.
Especialização em Pós Graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva
2013 - 2013
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Título: Avaliação e Intervenção frente ao preenchimento da escala de dor na unidade de terapia intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein
Orientador: Marcele Liliane Pesavento
Graduação em Enfermagem
2008 - 2012
Universidade Estadual de Maringá
Título: Educação Fiscal e Controle Social na formação do profissional cidadão: reflexões e análise do currículo do curso de graduação de enfermagem de duas instituições de ensino superior.
Orientador: Marcílio Hubner de Miranda Neto
Formação complementar
2018 - 2018
Planejamento e avaliação em programas de prevenção. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio, ABEPS, Brasil.
2018 - 2018
Atendimento de tentativas de suicídio por policiais e bombeiros. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio, ABEPS, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Docência em Ensino Superior. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2012 - 2012
ABC do Cânçer - Abordagens básicas para o controle. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Abordagem Inicial ao Intoxicado. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Abordagem Interdisciplinar da Utilização de Viagen. (Carga horária: 36h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Introdução a Metodologia do trabalho em grupo na. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação para o atendimento no Museu Dinâmico Interdisciplinar. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2008 - 2008
Unidade Integradoras do Curso de Enfermagem - Modu. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2008 - 2008
Oral Communication Course - To The Top Advanced 1. , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2008 - 2008
Oral Communication Course - To The Top Advanced 2. , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2006 - 2006
Teen's Course OM3. , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2006 - 2006
Teen's Course TN5. , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2005 - 2005
Teen's Course TN3. , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2005 - 2005
Teen's Course TN4. , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2004 - 2004
Teen's Course TN1. , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2004 - 2004
Teen's Course TN2. , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
NESPOLLO, A. M. . Webinar I - Intercambiando saberes para ressignificar a formação do enfermeiro: Enfermagem em Ação. 2021. (Outro).
NESPOLLO, A. M. . Webnar II - Intercambiando saberes para ressignificar a formação do Enfermeiro: Enfermagem em Ação. 2021. (Outro).
NESPOLLO, A. M. . V Ciclo de Palestras: evidências científicas para o exercício da enfermagem. 2019. (Outro).
MARCON, S. R. ; SANTOS, H. G. B. ; SPINDLER, J. N. ; NESPOLLO, A. M. . I Seminário de Prevenção e Pósvenção do Suicídio. 2019. (Outro).
SANTOS, H. G. B. ; NESPOLLO, A. M. ; MARCON, S. R. . Capacitação de docentes universitários: compreendendo o comportamento suicida. 2019. (Outro).
NESPOLLO, A. M. . 76 Semana Brasileira de Enfermagem. 2015. (Outro).
MIRANDA NETO, M. H. ; MATIELLO, K. ; ALTOE, N. ; NESPOLLO, A. M. ; CANTARIN, M. H. . III Seminário de Educação Fiscal e Controle Social de Cianorte. 2011. (Outro).
MIRANDA NETO, M. H. ; MELO, S. T. ; NESPOLLO, A. M. . Cidadania Fiscal e Controle Social em Saúde. 2010. (Outro).
MIRANDA NETO, M. H. ; MELO, S. T. ; NESPOLLO, A. M. . Abordagem Interdisplinar da Utilização de Viagens com visitação a Teatros, Museus, Parques, Zoológicos e Prédios Históricos na Dinamização do Ensino- Módulo Rio de Janeiro - Turma 2. 2010. (Outro).
Participação em eventos
II Congresso Brasileiro de Prevenção de Suicídio. 2018. (Congresso).
IV Ciclo de Palestras - Enfermagem: cuidado e pesquisa. 2018. (Outra).
VI Seminário de Prevenção do Suicídio do Espirito Santo. 2018. (Seminário).
III Ciclo de Palestras - Enfermagem Holística. 2017. (Outra).
77 Semana Brasileira de Enfermagem.Caracterização das condições de saúde de idosos de um programa de envelhecimento saudável. 2016. (Outra).
77 Semana Brasileira de Enfermagem.Avaliação de resumos para anais de eventos. 2016. (Outra).
77 Semana Brasileira de Enfermagem. 2016. (Outra).
VIII Mostra de Pós-Graduação da UFMT.Aspectos cognitivos e de condições de saúde de idosos de um programa de envelhecimento saudável. 2016. (Outra).
XV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. 2016. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Avaliação cognitiva de idosas submetidas a estimulação cognitiva e atividade física. 2016. (Congresso).
67 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2015. (Congresso).
67 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Ensino em saúde mental e a utilização da dramatização como metodologia ativa. 2015. (Congresso).
76 Semana Brasileira de Enfermagem. 2015. (Outra).
76 Semana Brasileira de Enfermagem.Atenção à saúde indígena: formação e trabalho junto às comunidades. 2015. (Outra).
VII Mostra de Pós-Graduação da UFMT.Efeitos cognitivos em idosos do Programa Longevidade Saudável após treinamento baseado em dupla-tarefa. 2015. (Outra).
XIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. 2014. (Congresso).
XIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. Prevenção e tratamento da dermatite associada a incontinência: treinamento da equipe de enfermagem da unidade de terapia intensiva de um hospital privado em São Paulo - SP. 2014. (Congresso).
Anatomia aplicada a terceira idade.O Auto da Barca do Fisco - apresentação de projeto de extensão. 2012. (Outra).
Ciência, arte e leonismo na construção da cidadania.O Auto da Barca do Fisco - apresentação de projeto de extensão. 2012. (Seminário).
Conhecendo a Cidadania Fiscal e o Controle Social.O Auto da Barca do Fisco - apresentação de projeto de extensão. 2012. (Seminário).
II Jornada da Liga de Endocrinologia de Maringá - Conduta no pé diabético. 2012. (Outra).
Jornada acadêmica de discussão da formação do enfermeiro na Universidade Estadual de Maringá. 2012. (Outra).
Minicurso Urgência e Emergência no Ambiente Hospitalar. 2012. (Outra).
XVI Semana da Enfermagem do Departamento de Enfermagem: "ABEn - 85 anos de compromisso social, participação e luta. 2012. (Outra).
Capacitação em educação fiscal e controle social no formato de observatório social.O Auto da Barca do Fisco - apresentação de projeto de extensão. 2011. (Outra).
I Encontro de Saúde Mental, Álcool, Crack e outras Drogas: Sensibilizando Profissionais e Acadêmicos de Saúde e Afins.. 2011. (Encontro).
III Seminário de Educação Fiscal de Goioerê.O Auto da Barca do Fisco - apresentação de projeto de extensão. 2011. (Seminário).
IX Fórum de Extensão e Cultura da UEM - A extensão, o ensino e a pesquisa na promoção da saúde e educação.O Auto da Barca do Fisco - uso da dramatização na formação para a cidadania. 2011. (Outra).
Cidadania Fiscal e Controle Social em Saúde.O Auto da Barca do Fisco - apresentação de projeto de extensão. 2010. (Outra).
II Oficina ensino-serviço: processo saúde-doença, referência e contra-referência. 2010. (Oficina).
Seminário Brasileiro de Educação Fiscal e Controle Social dos Gastos Públicos: Rede de Observatórios Sociais..O Auto da Barca do Fisco - apresentação de projeto de extensão. 2010. (Seminário).
Treinamento: Codificação de causas externas no Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde. 2010. (Outra).
VIII Seminário Paranense de Educação Fiscal e I Congrasso Brasileiro de Cidadania Fiscal. O Auto da Barca do Fisco - apresentação de projeto de extensão. 2010. (Congresso).
Ambientação da Comunidade de Usários do Hospital Universitário Regional de maringá -Fase II. 2009. (Outra).
Pró-Saúde, FNEPAS e a formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde. 2009. (Outra).
VII Fórum de extensão e cultura da UEM - a extensão universitária e politicas públicas.Dramatizando a cidadania: contribuições do teatro na formação de uma acadêmica do curso de enfermagem. 2009. (Outra).
VII Seminário Paranaense de Educação Fiscal.Uso da dramatização na formação de profissionais cidadãos. 2009. (Seminário).
I Congresso de Enfermagem do Hospital Univérsitário de Maringá- Humanização em respeito à vida. 2008. (Congresso).
Participação em bancas
FRAGA, J. C. A. X. O.; BORGES, A. P.;NESPOLLO, A. M.. Associação entre malformações congênitas e a utilização de agrotóxicos no estado de Mato Grosso, Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.
CARDOSO, C. R. P.;NESPOLLO, A. M.; MULLER, A. P.. Estudantes de farmácia do norte de Mato Grosso: fatores relacionados ao sofrimento psíquico, uso de medicamento e psicoativos durante a formação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SARTORI, A. L.; OLIVEIRA, L. R.;NESPOLLO, A. M.. Tendência da prevalência de prematuridade neonatal em Mato Grosso. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PRIMAO, J. C. M.; CAVALCANTI, P. P.;NESPOLLO, A. M.. Uso de metodologias ativas no ensino de graduação em enfermagem no Brasil: revisão integrativa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SANTIAGO, E. S.; CAVALCANTI, P. P.;NESPOLLO, A. M.. Toque da Borboleta: uma alternativa, não medicamentosa, para o alívio da dor,. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.
CAVALCANTI, P. P.; ALESSIO, A. M.;NESPOLLO, A. M.. Prevalência de sintomatologia depressiva em graduandos do curso de medicina da UFMT - Campus Sinop. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.
MARCON, S. R.;NESPOLLO, A. M.. Fatores sociais do comportamento suicida em mulher de um ambulatório de cardiologia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.
VALIM, M. D.;NESPOLLO, A. M.. Silva.Ideação suicida em estudantes universitários: associação entre impulsividade e ideação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.
NESPOLLO, A. M.; FRAGA, J. C. A. X. O.; BOLPATO, M. B.. Banca de processo seletivo para contratação de professor substituto. 2019. Universidade Federal de Mato Grosso.
Orientou
Ciclo PDSA: ferramenta utilizada para a implementação de protocolos operacionais padrão em uma unidade básica de saúde; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Alice Milani Nespollo;
Elaboração de um guia para assistência de enfermagem nas complicações do estoma de eliminação intestinal no setor de clínica cirúrgica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Alice Milani Nespollo;
Prevalência de transtornos mentais emtrabalhadores de unidades de terapia intensiva: uma revisão integrativa de literatura; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Alice Milani Nespollo;
Uso de drogas ilícitas entre acadêmicos de enfermagem: uma revisão de literatura; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Alice Milani Nespollo;
Conhecimento das acadêmicas de enfermagem quanto a menarca antes e durante o período de formação acadêmica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Alice Milani Nespollo;
Monitoria da disciplina de Cuidados de Enfermagem em Clínica Médica; 2019; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Alice Milani Nespollo;
Programa de Monitoria: Psicologia aplicada a Enfermagem; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Alice Milani Nespollo;
Programa de Monitoria: Psicologia aplicada a Enfermagem; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Alice Milani Nespollo;
Produções bibliográficas
-
NÓBREGA, MARIA DO PERPÉTUO ; BITTENCOURT, MARINA NOLLI ; MARCHETI, PRISCILA MARIA ; GONÇALVES, ANGÉLICA MARTINS DE SOUZA ; CHAVES, SUELLEN CRISTINA SILVA ; NESPOLLO, ALICE MILANI ; JUNIOR, DARCI FRANCISCO SANTOS ; MARCON, SAMIRA RESCHETTI . Estratégias de coping durante a COVID-19 entre profissionais de enfermagem brasileiros. REME - REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM (ONLINE) , v. 28, p. e-1556, 2024.
-
MESCHIAL, William Campo ; PAULA, A. ; NESPOLLO, ALICE MILANI ; LIMA, M. F. ; MARIN, S. M. ; CASTRO, V. C. . Explorando a utilização da simulação clínica no ensino de Enfermagem em emergência: uma revisão integrativa. RECOM - Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro , v. 14, p. e5148, 2024.
-
PRIMILA CARDOSO BERTI, CÁSSIA REGINA ; Milani Nespollo, Alice ; KOGIEN, MOISES ; DAS NEVES ABREU, EVELYN KELLY ; RESCHETTI MARCON, SAMIRA ; LEBRE DIAS, TATIANE . Variables Associated with the Use of Psychotropic Medications by Brazilian University Students. ACTAS ESPAÑOLAS DE PSIQUIATRÍA , v. 52, p. 810-821, 2024.
-
CRUZ, TAÍSA PEREIRA DA ; MESCHIAL, William Campo ; NESPOLLO, ALICE MILANI ; CABRAL, DANIELLE BEZERRA ; SILVA, OLVANI MARTINS DA . Medidas de prevenção de infecção de corrente sanguínea associada ao cateter central: validação de instrumento. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 17, p. 1-16, 2023.
-
FARIA, JESIELE SPINDLER ; MARCON, SAMIRA RESCHETTI ; NESPOLLO, ALICE MILANI ; SANTOS, HUGO GEDEON BARROS DOS ; ESPINOSA, MARIANO MARTÍNEZ ; OLIVEIRA, KLEICI KLESLLY BRITO DE ; LIMA, JOSEMARA GOMES DA SILVA . Atitudes dos profissionais de saúde frente a comportamento suicida: estudo de intervenção. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE) , v. 56, p. 54, 2022.
-
SANTOS, HUGO GEDEON BARROS DOS ; Nespoli, Alice Milani ; MARCON, SAMIRA RESCHETTI ; ESPINOSA, MARIANO MARTÍNEZ ; FARIA, JESIELE SPINDLER . Atitudes frente ao comportamento suicida: o efeito de uma intervenção educativa em docentes universitários. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM , v. 43, p. e20210192, 2022.
-
SANTOS, HUGO GEDEON BARROS DOS ; MARCON, SAMIRA RESCHETTI ; NESPOLLO, ALICE MILANI ; MIRAVETI, JOCILENE DE CARVALHO ; KOGIEN, MOISÉS ; DIVINO, EVELINE DO AMOR . ASSOCIAÇÃO ENTRE IMPULSIVIDADE E IDEAÇÃO SUICIDA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde , v. 10, p. 1-13, 2021.
-
NESPOLLO, ALICE MILANI ; MARCON, S. R. ; LIMA, N. V. P. ; DIAS, T. L. ; ESPINOSA, M. M. . Cognitive stimulations effects and Taigeiko in elderly women?s cognition: an intervention. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 72, p. 79-87, 2019.
-
NESPOLLO, ALICE MILANI ; MARCON, SAMIRA RESCHETTI ; LIMA, NATHALIE VILMA POLLO DE ; DIAS, TATIANE LEBRE ; ESPINOSA, MARIANO MARTÍNEZ . Health Conditions and Memory Performance: a study with older adult women. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 70, p. 640-646, 2017.
-
MESCHIAL, William Campo ; SOARES, DOROTÉIA FÁTIMA PELISSARI DE PAULA ; OLIVEIRA, NELSON LUIZ BATISTA DE ; NESPOLLO, ALICE MILANI ; SILVA, WESLEY ALEXANDRE DA ; SANTIL, FERNANDO LUIZ DE PAULA . Elderly victims of falls seen by prehospital care: gender differences. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , v. 17, p. 3-16, 2014.
-
KOGIEN, MOISÉS ; LEITE, V. F. ; NESPOLLO, ALICE MILANI ; MODENA, C. F. ; OLIVEIRA, A. F. ; MARCON, S. R. . Desafios e perspectivas do ensino universitário. In: Samira Reschetti Marcon; Tatiane Lebre Dias. (Org.). Saúde Mental no Contexto Universitário: contribuições para um diálogo. 1ed.Cuiabá: EdUFMT, 2021, v. 1, p. 17-40.
-
LIMA, N. V. P. ; MARCON, S. R. ; Wunsch, C. G. ; NESPOLLO, ALICE MILANI . Fatores associados ao comportamento suicida em estudantes universitários: uma revisão de literatura. In: Samira Reschetti Marcon; Tatiane Lebre Dias. (Org.). Saúde Mental no Contexto Universitário: contribuições para um diálogo. 1ed.Cuiabá: EdUFMT, 2021, v. 1, p. 59-84.
-
SANTOS, H. G. B. ; MARCON, S. R. ; BAPTISTA, M. N. ; SPINDLER, J. N. ; ABREU, E. K. N. ; NESPOLLO, ALICE MILANI . Sintomas depressivos e fatores associados em universitários. In: Samira Reschetti Marcon; Tatiane Lebre Dias. (Org.). Saúde Mental no Contexto Universitário: contribuições para um diálogo. 1ed.Cuiabá: EdUFMT, 2021, v. 1, p. 87-104.
-
MESCHIAL, William Campo ; NESPOLLO, A. M. ; SOARES, D. F. P. P. ; OLIVEIRA, N. L. B. ; SILVA, WESLEY ALEXANDRE DA . Diferênças de gênero em idosos vítimas de quedas atendidos por serviços pré-hospitalares. In: III Simpósio Maringaense de Gerontologia e I Simpósio Paranense de Gerontologia., 2013, Maringá. Anais do III Simpósio Maringaense de Gerontologia - I Simpósio Paranense de Gerontologia. - as oportunidades da terceira idade. Maringá, 2013. p. 12-15.
-
MESCHIAL, William Campo ; NESPOLLO, A. M. ; SOARES, D. F. P. P. ; SANTIL, F. L. P. ; OLIVEIRA, N. L. B. . Quedas ocorridas com idosos atendidos por serviços de atendimento pré-hospitalar. In: Encontro Anual de Iniciação Cientifica, 2010, Guarapuava. Anais do XIX EAIC, 2020.
-
MODES, P. S. S. A. ; SILVA, A. M. N. ; DALPRA, L. A. E. S. ; NESPOLLO, ALICE MILANI ; MEDEIROS, D. M. . Dimensão do interesse das publicações de uma página do Instagram na área materno-infantil. In: VI Semana de Enfermagem ETE - Sinop: ?Unir Para Valorizar, 2023, Sinop. Anais da VI Semana de Enfermagem ETE - Sinop: ?Unir Para Valorizar?, 2023.
-
MODES, P. S. S. A. ; SILVA, A. M. N. ; NESPOLLO, ALICE MILANI ; MEDEIROS, D. M. ; ROCHA, I. F. . Imersão ?Ninho do Cuidado?: uma experiência transformadora. In: VI Semana de Enfermagem ETE - Sinop: ?Unir Para Valorizar, 2023, Sinop. Anais da VI Semana de Enfermagem ETE - Sinop: ?Unir Para Valorizar?, 2023.
-
MODES, P. S. S. A. ; SILVA, A. M. N. ; NESPOLLO, ALICE MILANI ; DALPRA, L. A. E. S. ; MEDEIROS, D. M. ; DIAS, L. S. . Projeto de extensão ?Ninho do Cuidado?: instrumentalizando alunos do ensino médio pela universidade pública. In: VI Semana de Enfermagem ETE - Sinop: ?Unir Para Valorizar, 2023, Sinop. Anais da VI Semana de Enfermagem ETE - Sinop: ?Unir Para Valorizar?, 2023.
-
CARDOSO, C. R. P. ; DIAS, T. L. ; NESPOLLO, A. M. . Levantamento preliminar de fatores estressantes que podem estar relacionados ao sofrimento psíquico de estudantes de Farmácia em uma IES pública do estado de MT, Brasil. In: 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2022, Maceió. Psicologia na agenda 2023.
-
MICHELAN, I. A. ; NESPOLLO, A. M. . Aspectos de saúde mental deprofissionais de enfermagem no enfrentamento da COVID-19. In: 82ª Semana Brasileira de Enfermagem 17ª Semana de Enfermagem da UDESC, 2021, Chapecó. 82ª Semana Brasileira de Enfermagem, 17ª Semana de Enfermagem da UDESC: trabalho de enfermagem no contexto de crise. Florianópolis: Editora UDESC, 2021. p. 1-566.
-
MODENA, C. F. ; NESPOLLO, A. M. ; ABREU, E. K. N. ; MENDONCA, F. F. ; NASCIMENTO, F. C. S. ; SANTOS, H. G. B. ; SPINDLER, J. N. ; KOGIEN, MOISÉS ; LEITE, V. F. ; MARCON, S. R. . A experiência de discutir abertamente sobre a prevenção e posvenção do suicídio na comunidade. In: 7º Congresso Brasileiro de Saúde Mental da ABRASME, 2020, Santo André. Anais do 7º Congresso da ABRASME. Santo André: Editora Coopacesso, 2020. p. 1-1513.
-
LIMA, N. ; MARCON, SAMIRA RESCHETTI ; NESPOLLO, ALICE MILANI . Fatores associados a quedas em idosos participantes de um programa de envelhecimento saudável. In: Simpósio Internacional de Geriatria e Gerontologia, 2018, Porto Alegre. Anais do Simpósio Internacional de Geriatria e Gerontologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018.
-
LIMA, N. ; NESPOLLO, ALICE MILANI ; MARCON, SAMIRA RESCHETTI . Aspectos cognitivos de idosas e Taigeiko: um estudo experimental. In: Simpósio Internacional de Geriatria e Gerontologia, 2018, Porto Alegre. Anais do Simpósio Internacional de Geriatria e Gerontologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017.
-
NESPOLLO, A. M. ; SANTOS, H. G. B. ; MARCON, S. R. . Validação e adaptação do Eskin's Attitudes Towards Suicide Scale (E-ATSS) e Eskin's Social Reactions to Suicide Person Scale (E-SRSPS). In: X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação, 2018, Cuiabá. Anais da X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação. Cuiabá, 2018.
-
NESPOLLO, A. M. ; MARCON, S. R. ; LIMA, N. V. P. ; Wunsch, C. G. . Efeitos de estímulos cognitivo e físicos na cognição de idosas. In: 6º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2018, Brasília. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Brasília, 2018.
-
LIMA, N. V. P. ; NESPOLLO, A. M. ; MARCON, S. R. . Caracterização das condições de saúde de idosos de um programa de envelhecimento saudável. In: 77 Semana Brasileira de Enfermagem, 2016, Cuiabá. Anais da 77ª Semana Brasileira de Enfermagem. Cuiabá: Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Mato Grosso, 2016. p. 20-20.
-
SPINDLER, J. N. ; NESPOLLO, A. M. ; MARCON, S. R. ; LIMA, N. ; DIAS, T. L. ; Wunsch, C. G. . Correlação entre testes de avaliação cognitiva global e específica em idosos da comunidade. In: 68 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2016, Brasília. 68 Congresso Brasileiro de Enfermagem - Anais, 2016.
-
NESPOLLO, A. M. ; MARCON, S. R. . Aspectos cognitivos e de condições de saúde de idosos de um programa de envelhecimento saudável. In: VIII Mostra de Pós-Graduação da UFMT, 2016, Cuiabá. VIII Mostra de Pós-Graduação da UFMT - Anais, 2016.
-
NESPOLLO, A. M. ; LIMA, N. ; MARCON, S. R. ; DIAS, T. L. ; ESPINOSA, M. M. . Avaliação cognitiva e física de idosas submetidas a estimulação cognitiva e atividade física. In: XV Congresso Brasileiro da SBNp, 2016, Brasília. Anais XV Congresso Brasileiro da SBNp. Brasília: Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, 2016.
-
NESPOLLO, A. M. ; MARCON, S. R. . Efeitos cognitivos em idosos do programa longevidade saudável após treinamento baseado em dupla-tarefa. In: VII Mostra de Pós-Graduação da UFMT, 2015, CUIABÁ. Anais da Mostra de Pós-Graduação, 2015.
-
Wunsch, C. G. ; MARCON, S. R. ; NESPOLLO, A. M. . Ensino em saúde mental e a utilização da dramatização como metodologia ativa. In: 67 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2015, São Paulo. 67 Congresso Brasileiro de Enfermagem: Para onde Caminha a Enfermagem Brasileira? - Anais, 2015. p. 1140-1140.
-
NESPOLLO, A. M. ; CAVALHEIRO, A. M. . Prevenção e tratamento da dermatite associada a incontinência: treinamento da equipe de enfermagem da unidade de terapia intensiva de um hospital privado em São Paulo - SP. In: XIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, 2014, Goiânia. Revista Brasileira de Terpia Intensiva, 2014.
-
MESCHIAL, William Campo ; SOARES, D. F. P. P. ; OLIVEIRA, N. L. B. ; SANTIL, F. L. P. ; SILVA, W. A. ; NESPOLLO, A. M. ; FURLAN, M. S. ; FACIO, B. C. . Diferênças de Gênero nas Quedas na População Idosa. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia - Epidemiologia e as Políticas Públicas de Saúde, 2011, São Paulo. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia - Anais, 2011.
-
SILVA, W. A. ; SOARES, D. F. P. P. ; SANTIL, F. L. P. ; OLIVEIRA, N. L. B. ; MESCHIAL, William Campo ; NESPOLLO, A. M. ; FURLAN, M. S. ; FACIO, B. C. . Quedas em Idosos: perfil epidemiológico dos idosos atendidos pelo serviço pré-hospitalar. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia - Epidemiologia e as Políticas Públicas de Saúde, 2011, São Paulo. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia - Anais, 2011.
-
MESCHIAL, William Campo ; NESPOLLO, A. M. ; SOARES, D. F. P. P. ; OLIVEIRA, N. L. B. . Perfil epidemiológico de idosos vítimas de quedas no município de Maringá. In: VII ERIC- Encontro de Iniciação Científica da Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari, 2011, Mandaguari. VII ERIC- Encontro de Iniciação Científica da Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari Anais, 2011.
-
NESPOLLO, A. M. ; MIRANDA NETO, M. H. ; PEREIRA, K. F. R. ; MACRI, E. C. . O Auto da Barca do Fisco: O uso da dramatização na formação para a cidadania. In: IX Fórum de Extensão e Cultura da UEM: A extensão, o ensino e a pesquisa na promoção da saúde e da educação, 2011, Maringá. IX Fórum de Extensão e Cultura da UEM - Anais, 2011.
-
MESCHIAL, William Campo ; PAULA, A. ; NESPOLLO, ALICE MILANI ; LIMA, M. F. ; MARIN, S. M. . Explorando a utilização da simulação clínica no ensino de enfermagem em emergência: uma revisão integrativa. RECOM - Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro , 2024.
-
MODES, P. S. S. A. ; SILVA, A. M. N. ; NESPOLLO, A. M. ; MEDEIROS, D. M. ; ROCHA, I. F. . Reinventando a Roda de Conversa em Saúde Materno-Infantil do Projeto Ninho do Cuidado - Sinop. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MODES, P. S. S. A. ; SILVA, A. M. N. ; NESPOLLO, A. M. ; BARBALHO, A. M. ; ROCHA, I. F. ; MEDEIROS, D. M. ; DIAS, L. S. . Fortalecendo Vínculos e Ampliando Participação: Impactos Positivos do Grupo WhatsApp nas Experiências de Saúde Materno-Infantil. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. M. N. ; MODES, P. S. S. A. ; NESPOLLO, A. M. ; ROCHA, I. F. ; MEDEIROS, D. M. ; DIAS, L. S. ; NASCIMENTO, R. A. C. ; QUEIROZ, G. G. . Extensão universitária online e presencial a gestante e acompanhante: ênfase na humanização do cuidado pré-natal. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. M. N. ; MODES, P. S. S. A. ; NESPOLLO, A. M. ; DIAS, L. S. . Tecnologias Educativas em Saúde: relato de extensão universitária na área materno-infantil na modalidade online e presencial. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARDOSO, C. R. P. ; FUJII, M. K. ; DIAS, TATIANE LEBRE ; NESPOLLO, ALICE MILANI . Levantamento preliminar de fatores estressantes que podem estar relacionados ao sofrimento psíquico de estudantes de Farmácia em uma IES pública do estado de MT, Brasil. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, R. V. S. ; NESPOLLO, A. M. . Uso do PDSA como ferramenta para implementação de protocolo operacional padrão para gestão da qualidade em uma unidade básica de saúde do município de Sinop. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
THEIS, M. H. ; NESPOLLO, A. M. . Prevalência de transtornos mentais em trabalhadores de Unidade de Terapia Intensiva: uma revisão interativa de literatura. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JORGE, A. K. C. B. ; NESPOLLO, A. M. . Elaboração e validação de guia para assistência de enfermagem ao paciente com estoma de eliminação intestinal na clínica cirúrgica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NESPOLLO, A. M. . Busca e seleção em base de dados. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NESPOLLO, A. M. . Metodologia de pesquisa quantitativa. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NESPOLLO, A. M. ; SANTOS, H. G. B. ; SPINDLER, J. N. ; MARCON, S. R. . Suicídio: precisamos falar sobre isso. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NESPOLLO, A. M. ; SANTOS, H. G. B. ; SPINDLER, J. N. ; MARCON, S. R. . Suicídio: precisamos falar sobre isso. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NESPOLLO, A. M. ; SANTOS, H. G. B. ; SPINDLER, J. N. ; MARCON, S. R. . Suicídio: precisamos falar sobre isso. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NESPOLLO, A. M. ; SANTOS, H. G. B. ; SPINDLER, J. N. ; MARCON, S. R. . Suicídio: precisamos falar sobre isso. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NESPOLLO, A. M. ; SANTOS, H. G. B. ; SPINDLER, J. N. ; MARCON, S. R. . Suicídio: precisamos falar sobre isso. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, A. F. ; FRAGA, J. C. A. X. O. ; NESPOLLO, A. M. . A extensão como facilitador na elaboração de projetos de pesquisa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NESPOLLO, A. M. ; COLLI, B. C. ; FARIAS, J. M. ; MARISCO, P. C. ; CAVALCANTI, P. P. . Prevalência de sintomatologia depressiva em acadêmicos do curso de medicina da UFMT câmpus de Sinop. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, H. G. B. ; NESPOLLO, A. M. ; MARCON, S. R. . Capacitação de docentes universitários: compreendendo o comportamento suicida. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NESPOLLO, A. M. . Suicídio: precisamos falar sobre isso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, N. V. P. ; NESPOLLO, A. M. ; MARCON, SAMIRA RESCHETTI ; Wunsch, C. G. . Efeitos de Estímulos Cognitivos e Físicos na Cognição de Idosas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NESPOLLO, ALICE MILANI ; ARRUDA, V. L. ; LIMA, N. ; MARCON, S. R. ; SANTOS, H. G. B. ; SPINDLER, J. N. . Atitudes dos profissionais da atenção básica frente ao comportamento suicida. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NESPOLLO, ALICE MILANI ; ARRUDA, V. L. ; LIMA, N. V. P. ; SANTOS, H. G. B. ; MARCON, S. R. ; SPINDLER, J. N. . Caracterização de profissionais de saúde da atenção básica quanto ao comportamento suicida. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, N. ; NESPOLLO, A. M. ; MARCON, S. R. . Aspectos cogntivos de idosas e Taigeiko: um estudo quase-experimental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LIMA, N. ; NESPOLLO, A. M. ; MARCON, S. R. . Fatores associados a quedas em idosos participantes de um programa de envelhecimento saudável. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
NESPOLLO, ALICE MILANI ; MARCON, S. R. ; LIMA, N. V. P. ; DIAS, T. L. ; ESPINOSA, M. M. ; SPINDLER, J. N. . Correlação entre testes de avaliação global e específica em idosos da comunidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NESPOLLO, ALICE MILANI ; MARCON, S. R. . Aspectos cognitivos e condições de saúde de idosos de um programa de envelhecimento saudável. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NESPOLLO, A. M. ; MARCON, S. R. ; LIMA, N. ; DIAS, T. L. ; ESPINOSA, M. M. . Avaliação cognitiva de idosas submetidas a estimulação cognitiva e atividade física. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, N. V. P. ; NESPOLLO, A. M. ; MARCON, S. R. . Caracterização das condições de saúde de idosos de um programa de envelhecimento saudável. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Wunsch, C. G. ; MARCON, S. R. ; NESPOLLO, A. M. . Ensino em saúde mental e a utilização da dramatização como metodologia ativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NESPOLLO, A. M. ; MARCON, S. R. . Efeitos cognitivos em idosos do Programa Longevidade Saudável após treinamento baseado em dupla-tarefa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NESPOLLO, A. M. ; CAVALHEIRO, A. M. . 'Prevenção e tratamento de dermatite associada a incontinência: treinamento da equipe de enfermagem da unidade de terapia intensiva adulto de um hospital privado de São Paulo-SP. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MIRANDA NETO, M. H. ; NESPOLLO, A. M. ; GALDIOLI, M.H. ; BIAZIN, P. C. ; SANTOS, R. F. . O Auto da Barca do Fisco - apresentação projeto extensão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MIRANDA NETO, M. H. ; NESPOLLO, A. M. ; GALDIOLI, M.H. ; BIAZIN, P. C. ; SANTOS, R. F. . O Auto da Barca do Fisco - apresentação projeto extensão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MIRANDA NETO, M. H. ; NESPOLLO, ALICE MILANI ; SANTOS,R.F. ; GALDIOLI, M.H. . O Auto da Barca do Fisco - apresentação de projeto de extensão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MESCHIAL, William Campo ; NESPOLLO, A. M. ; SOARES, DOROTÉIA FÁTIMA PELISSARI DE PAULA ; OLIVEIRA, N. L. B. ; SILVA, W. A. . Diferenças de gênero em idosos vítimas de quedas atendidos por serviços pré-hospitalares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MESCHIAL, William Campo ; NESPOLLO, A. M. ; SOARES, D. F. P. P. ; OLIVEIRA, N. L. B. . Perfil Epidemiológico de idosos vítimas de quedas no município de Maringá. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NESPOLLO, A. M. ; MIRANDA NETO, M. H. ; PEREIRA, K. F. R. ; MACRI, E. C. . O Auto da Barca do Fisco: O uso da dramatização na formação para a cidadania. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, W. A. ; SOARES, D. F. P. P. ; SANTIL, F. L. P. ; OLIVEIRA, N. L. B. ; MESCHIAL, William Campo ; NESPOLLO, A. M. ; FURLAN, M. S. ; FACIO, B. C. . Quedas em Idosos: perfil epidemiológico dos idosos atendidos pelo serviço pré-hospitalar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MESCHIAL, William Campo ; SOARES, D. F. P. P. ; OLIVEIRA, N. L. B. ; SANTIL, F. L. P. ; SILVA, W. A. ; NESPOLLO, A. M. ; FURLAN, M. S. ; FACIO, B. C. . Diferênças de Gênero nas Quedas na População Idosa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MIRANDA NETO, M. H. ; NESPOLLO, A. M. ; GALDIOLI, M.H. ; SANTOS, R. F. ; BIAZIN, P. C. . O Auto da Barca do Fisco - apresentação projeto extensão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MESCHIAL, William Campo ; NESPOLLO, A. M. . Quedas ocorridas com idosos atendidos por serviçoes de atendimento pré-hospitalar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NESPOLLO, A. M. ; MIRANDA NETO, M. H. ; MELO, S. T. . Dramatizando a cidadania: contribuições do teatro na formação de uma acadêmica do curso de enfermagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NESPOLLO, A. M. ; MIRANDA NETO, M. H. ; IUNG, M. L. . Uso da dramatização na formação de profissionais cidadãos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Construção e validação de cenários para simulação clínica em enfermagem em emergência: estudo multicêntrico, Descrição: Este macroprojeto de pesquisa tem como objetivo primário validar cenários para simulação clínica na área de Enfermagem em Emergência. Para tanto, será realizado um estudo multicêntrico, de caráter metodológico, desenvolvido em três fases: 1) elaboração de cenários de simulação clínica; 2) validação de conteúdo com especialistas; e 3) testagem dos cenários com estudantes de enfermagem. Para cada cenário construído e validado deverão ser percorridas todas as três etapas supracitadas, sendo que a temática e quantidade dos cenários serão estabelecidas posteriormente junto à equipe de pesquisa. O estudo será conduzido em quatro instituições de ensino superior (IES) públicas e comunitária dos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Após o estabelecimento das temáticas dos cenários, estes serão distribuídos entre os pesquisadores responsáveis em cada uma das IES participantes. Na etapa 1, os cenários serão elaborados a partir dos Padrões de Boas Práticas em Simulação em Saúde propostos pela International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. Para realizar a validação de conteúdo, na etapa 2, cada cenário passará pela avaliação de especialistas, selecionados a partir dos critérios de Ferhing adaptados, os quais irão realizar a avaliação dos cenários, a partir de um instrumento estruturado, em ambiente virtual. Na etapa 3, os cenários construídos e validados quanto ao conteúdo serão aplicados aos estudantes de enfermagem das IES participantes, pelos pesquisadores responsáveis em cada uma dessas instituições. As simulações poderão ser realizadas em atividades curriculares e/ou extracurriculares. Após a participação na simulação, os estudantes serão convidados a participarem da etapa 3 da pesquisa, respondendo a instrumentos estruturados destinados a avaliar a experiência com a simulação. O estudo respeitará as exigências formais contidas nas normas nacionais e internacionais regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alice Milani Nespollo - Coordenador / William Campo Meschial - Integrante / JAQUELINE APARECIDA DOS SANTOS SOKEM - Integrante / NEIDE TARSILA DA COSTA ARAUJO - Integrante / Denise Antunes de Ajambuja Zocche - Integrante / Sandra Mara Marin - Integrante / Carla Argenta - Integrante / Muriel Fernanda de Lima - Integrante / Verusca Soares de Souza - Integrante / Karen Cristina Kades Andrigue - Integrante / Mayra Zancanaro - Integrante.
-
2018 - 2021
Adaptação e validação Eskin´s Attitudes Towards Suicide Scale (E-ATSS) E Eskin´s Social Reaction to Suicidal Persons Scale (E-SRSPS), Descrição: Introdução: A admissão do aluno no ensino universitário se caracteriza no surgimento da trajetória para o ingresso no mercado de trabalho, na geração e determinação de condutas para si mesmo decorrente do avanço para a fase jovem adulto. Esse processo, no intuito de adquirir maturidade, ocorre em um momento crucial do avanço psicológico e social do estudante universitário, sendo também uma fase em que esses indivíduos passam por processos psicofísicos típicos desta faixa etária. O docente universitário, geralmente, surge nesse contexto com um ator protagonista diante da iminente necessidade de se posicionar ante o estudante que denota comportamento suicida. Suas atitudes e reações, a depender de como forem conduzidas, podem provocar implicações positivas ou negativas para o estudante e suas demandas. Em virtude do comportamento suicida já ser uma situação de saúde pública, encontrada inclusive nos espaços acadêmicos, ocasionando conjunturas em que os docentes universitários precisam estar amparados de subsídios que possam torná-los aptos na abordagem de algum estudante universitário com tal problema, considerou-se necessário detectar as atitudes e reações dos docentes uma universidade pública diante de situações de comportamento suicida. No entanto, para mensurar a atitude desses docentes, no Brasil, não há escalas validadas para serem aplicadas nessa população. Objetivo: Adaptar e validar o Eskin?s Attitudes towards Suicide Scale (E-ATSS) e Eskin?s Social Reactions to Suicidal Persons Scale (E-SRSPS). Metodologia: estudo metodológico, parte de um projeto maior, a ser realizado com docentes dos campi do interior da UFMT de novembro de 2018 a novembro de 2020. Critério de inclusão: ser docente da UFMT e estar em pleno exercício da atividade. Instrumentos: questionário de caracterização da população de estudo e os dois instrumentos para proposição da validação Eskin?s Attitudes towards Suicide Scale (E-ATSS) e Eskin?s Social Reactions to Suicidal Persons Scale (E-SRSPS). O procedimento de coleta de dados seguirá os seis passos metodológicos propostos por Beaton e colaboradores sendo eles: tradução do instrumento, síntese, back-translation, comitê de especialistas, pré-teste e e validação das propriedades psicométricas. Esse último passo será realizado por meio da plataforma para criação de formulários SurveyMonkey® após convite via e-mail. Serão realizadas análises estatísticas para verificação da confiabilidade, estabilidade e consistência interna. A presente pesquisa obedecerá aos preceitos éticos dispostos na Resolução CNS 466/2012 e encontra-se submetida ao comitê de ética em pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Alice Milani Nespollo - Coordenador / Samira Reschetti Marcon - Integrante / Hugo Gedeon Barros dos Santos - Integrante.
-
2016 - 2017
Avaliação cognitiva de idosas de um programa de envelhecimento submetidas à estimulação cognitiva e Taigeiko, Descrição: O presente projeto objetiva avaliar a cognição de idosas do Programa Longevidade Saudável expostas a um programa de Estimulação Cognitiva Intensa associado à prática de Tai-Geiko comparando com um grupo de Tai-Geiko isoladamente. Estudo quase-experimental desenvolvido com idosas do município de Cuiabá-MT (capital do Estado), inscritas Programa de Extensão Longevidade Saudável desenvolvido pela Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá-MT. As participantes serão avaliadas por meio de testes neuropsicológicos pré e pós intervenção. Espera-se com a realização deste estudo contribuir para a melhora das funções cognitivas das participantes. Este projeto vincula-se ao projeto matricial Estimulo cognitivo na prevenção de quedas em idosos da comunidade, que compõe o projeto financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? CAPES, Edital nº 071/2013 ? Programa Nacional de Cooperação Acadêmica 2013 (PROCAD).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alice Milani Nespollo - Integrante / Samira Reschetti Marcon - Coordenador / Mariano Matínez Espinosa - Integrante / Tatiane Lebre Dias - Integrante.
-
2010 - 2012
Rede de Observatórios Sociais:estratégias para a construção da cidadania fiscal e exercício do controle social, Descrição: O fomento foi concedido pela FINEP - Agência Brasileira de Inovação como prêmio à SER - Maringá e seus parceiros pelo melhor projeto de Tecnologia Social da Região Sul do País no ano de 2008". Valor Financiado R$ 475.000,00 Tem como objetivo disseminar os conceitos e práticas de cidadania fiscal por meio da consolidação e expansão de uma rede de observatório social e de ações de educação fiscal, bem como sistematizar e difundir práticas de atuação em educação fiscal e controle social que possam ser reaplicadas em diferentes municípios de estados brasileiros e de outros países como forma de melhorar a transparência e a qualidade na aplicação dos recursos públicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alice Milani Nespollo - Integrante / Marcelo Henrique Galdioli - Integrante / Sonia Tranin de Melo - Integrante / Marcílio Hubner de Miranda Neto - Coordenador / Kerla Matiello - Integrante.
-
2010 - 2011
Acidentes e violêcias em Maringá: conhecendo as internações hospitalares e as ocorrências de quedas em idosos, Descrição: Descrição: Vários estudos no país têm mostrado que os acidentes e violências afetam a população de modo desigual, gerando riscos diferenciados em função de gênero, raça/cor, idade e espaço social. As taxas de mortes violentas só refletem a ponta de um enorme iceberg cuja magnitude dos eventos não letais é ainda muito maior, mesmo se considerando a existência de sub-registros. Quanto aos sistemas de informação por acidentes e violências, grande parte da produção científica sobre o assunto tem feito referência aos problemas de cobertura e qualidade dos sistemas oficiais de informações como fatores limitantes para o conhecimento dos agravos. Um outro aspecto importante nos estudos sobre acidentes e violências diz respeito às quedas, uma vez que, ocupam a primeira causa de internação. Pessoas de todas as idades apresentam risco de sofrer queda. Porém, para os idosos, elas possuem um significado muito relevante, pois podem levá-los à incapacidade, injúria e morte. O objetivo deste projeto visa analisar as internações por acidentes e violências ocorridas em Maringá, durante o ano de 2008 e analisar as quedas ocorridas com os idosos em Maringá entre 2006 a 2008. Para análise das internações serão utilizados os dados SIH-SUS e da CIH, que serão obtidos na Secretaria de Saúde do Município de Maringá. Para analisar as quedas ocorridas com idosos e sua distribuição espacial os dados serão coletados no SAMU e SIATE. Serão realizadas entrevistas no domicílio para analisar a prevalência de quedas com idosos e seus fatores de risco. Acredita-se que os resultados deste estudo possam orientar ações municipais intersetoriais referentes à prevenção das ocorrências de acidentes e violências no município, bem como assegurar aos idosos um ambiente com menor risco de acidentes. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Alice Milani Nespollo - Integrante / William Campo Meschial - Integrante / Dorotéia Fátima Pelissari de Paula Soares - Coordenador / Fernando Luis de Paula Santil - Integrante / Nelson Luiz Batista de Oliveira - Integrante / Maryana da Silva Furlan - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2011
Honra ao Mérito, Sociedade Éticamente Responsável SER - Maringá.
2008
Honra ao Mérito, Sociedade Éticamente Responsável SER - Maringá.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2021
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Doutoranda
2017 - 2017
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40
2015 - 2017
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências da Saúde - UFMT/CUS.,Linhas de pesquisa
-
02/2019 - 01/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Saúde - UFMT/CUS.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente estruturante do Curso de Graduação em Enfermagem ICS/CUS.
-
03/2015 - 01/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Enfermagem - UFMT.,Linhas de pesquisa
2013 - 2015
Sociedade Beneficiente Israelita Brasileira Albert EinsteinVínculo: Residente, Enquadramento Funcional: Enfermeira Residente, Carga horária: 60
Atividades
-
02/2013 - 02/2015
Outras atividades técnico-científicas , Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Israelita Albert Einstein.,Atividade realizada, Assistência de enfermagem ao paciente crítico.
2008 - 2012
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmico, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2008 - 12/2012
Extensão universitária , Museu Dinâmico Interdisciplinar - MUDI.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão: Dramatizando a Cidadania Fiscal.
-
02/2010 - 12/2010
Outras atividades técnico-científicas , Museu Dinâmico Interdisciplinar - MUDI, Museu Dinâmico Interdisciplinar - MUDI.,Atividade realizada, Monitoria de Anatomia no Museu Dinâmico Interdisciplinar - MUDI.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alice Milani Nespollo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?