Raquel da Silva Aranha

Possui Bacharelado em Violino Barroco pelo Conservatório Real de Haia (Holanda, 2006) e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Tem formação voltada para o estudo e prática da Música Antiga, tendo estudado também a Dança Barroca como parte de sua especialização. É uma das fundadoras do Grupo Ibero-Americano de Estudos de Danças Antigas (BR / PT).Realiza intensa atividade no ensino da Dança Barroca para músicos nos principais festivais de música do país. Nos estudos acadêmicos, em 2010 conclui o Mestrado em Musicologia na UNICAMP, sob orientação de Paulo M. Kühl, onde desenvolveu pesquisas sobre os balés nas Óperas Portuguesas do século XVIII. Em 2011 inicia o Doutorado na mesma universidade, e propõe a pesquisa sobre O ballet d'action de Noverre: música e poética da dança dramática no espetáculo operístico do século XVIII, o qual abrangeu pesquisas sob orientação de Raphaëlle Legrand (Sorbonne/Paris IV) em 2014-2015, com apoio da CAPES (estágio de Doutorado). Em 2016 defendeu a tese Apelles et Campaspe, Balé-pantomimo de Noverre (1776): Dança, Libreto e Música pelo Departamento de Música da UNICAMP. Em 2016, ao lado de Ana Teixeira, Clara Couto e Osny Fonseca, organizou e realizou o projeto Sentidos do Barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos no Centro de Pesquisa e Formação do SESC / SP (projeto que integrou o Festival FranceDance 2016).Em 2018 foi convidada a ser pesquisadora-colaboradora do INET (Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança) da Universidade Nova de Lisboa (coordenação de Rui Vieira Nery). Seu projeto de pesquisa se insere nas atividades do grupo Estudos Históricos e Culturais em Música, no qual desenvolve a temática em torno dos Libretos de ópera e de bailado ibéricos (1790 a 1830) como documentos-chave para entender o espetáculo operático no Rio de Janeiro oitocentista, com destaque para a presença de danças nos entreatos das óperas representadas. Na área de Musicologia Patrimonial, concluiu em Maio de 2012 o curso de Musicología para la Protección y Difusión del Patrimonio Artístico Iberoamericano, realizado na Real Academia de Bellas Artes de San Fernando (Madri), e em 2022 iniciou o pós-doutorado na UNESP. Em 2022 iniciou a coordenação do Centro de Documentação Musical (CDM / SOCEM) em parceria com a AFAC / Parque Vicentina Aranha (SJC).Em 2022 foi Curadora da Orquestra Joseense (projeto de formação da Fundação Cultural Cassiano Ricardo) e realizou consultoria e curadoria na implantação do projeto do Coro Sinfônico da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (2023).

Informações coletadas do Lattes em 08/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2011 - 2016

Universidade Estadual de Campinas
Título: Apelles et Campaspe, Balé-pantomimo de Noverre (1776): Dança, Libreto e Música
Orientador: em Universidade de Paris-Sorbonne IV ( Raphaëlle Legrand)
com , Ano de obtenção: 2016. Paulo Mugayar Kühl. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Musicologia; Ópera; Poetica; Século XVIII; Balé pantomimo; Libreto de Balé. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Mestrado em Música

2008 - 2010

Universidade Estadual de Campinas
Título: A Dança na Corte e os Balés nas Óperas de Portugal no século XVIII: aspectos da presença de elementos franceses no ambiente cultural português
, Ano de Obtenção: 2010.Paulo Mugayar Kühl.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Século XVIII; Portugal; Ópera; Balé; Música.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Música

2018 - 2019

Universidade Metropolitana de Santos

Graduação em Bacharelado em Violino Barroco

2002 - 2006

Koninklijk Conservatorium

Graduação interrompida em 2002 em Bacharelado em Música

2000 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Ano de interrupção: 2002

Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas

1994 - 1998

Universidade Estadual de Campinas
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas

1994 - 1998

Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutorado

2022

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Formação complementar

2023 - 2023

Acervos, comunidade e territórios. (Carga horária: 300h). , Sistema Estadual de Museus, SISEM - SP, Brasil.

2020 - 2020

Gestão Cultural em Debate. (Carga horária: 40h). , Centro de Pesquisa e Formação - SESCSP, CPF - SESC SP, Brasil.

2020 - 2020

História social das culturas da diáspora centro-africana no Brasil Módulo 1. (Carga horária: 24h). , Mukanda Cultural, MC, Brasil.

2020 - 2020

Oficinas 2CN-Clab Projetos Culturais em Rede e a Agenda 2030. (Carga horária: 12h). , Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.

2020 - 2020

Oficinas 2CN-CLab Projetos Culturais em Rede e a Agenda 2030. (Carga horária: 12h). , Centro de estudos de comunicação e sociedade da Universidade do Minho, CECS, Portugal.

2015 - 2015

Dança Barroca. , Académie de Sablé, AS (FRA), França.

2015 - 2015

Dança Barroca. , Centre National de la Danse (FRA), CND, França.

2014 - 2015

Caligrafia e Iluminura. (Carga horária: 18h). , Archives Nationales (FRA), AN, França.

2012 - 2012

Curso de Musicología para la Protección y Difusión. (Carga horária: 300h). , Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, RABASF, Espanha.

2010 - 2010

Higienização de Acervo Bibliográfico. (Carga horária: 12h). , Associação Brasileira de Encadernação e Restauro, ABER, Brasil.

2010 - 2010

Peq. Intervenções de Conservação em Livros e Docum. (Carga horária: 12h). , Associação Brasileira de Encadernação e Restauro, ABER, Brasil.

2007 - 2007

Máscaras Balinesas. (Carga horária: 30h). , Barracão Teatro, BT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: MUSICOLOGIA.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Organização de eventos

IV Festival de Choro: Pixinguinha no Vale. 2019. (Festival).

III Festival de Choro: Pixinguinha no Vale. 2018. (Festival).

I Musi.Vale - Festival de Música de Câmara. 2018. (Festival).

II Festival de Choro: Pixinguinha no Vale. 2017. (Festival).

Direção Artística - Saraus SOCEM Temporada 2017. 2017. (Concerto).

Direção Cultural - Concertos e Exposições no Centro Ambiental Edoardo Bonetti (CAEB). 2017. (Concerto).

I Festival de Choro: Pixinguinha no Vale. 2016. (Festival).

TEIXEIRA, A. C. E. ; COUTO, C. ; FONSECA JUNIOR, O. O. . CPF - Sentidos do Barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos. 2016. (Festival).

TEIXEIRA, A. ; COUTO, C. ; FONSECA JUNIOR, O. O. . CRD - Sentidos do Barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos. 2016. (Festival).

Direção Artística - Saraus SOCEM Temporada 2016. 2016. (Concerto).

Séminaire Apelle et Campaspe, ballet-pantomime de Noverre (1776): musique, livret, danse. 2015. (Outro).

Homenagem aos Chorões de São José dos Campos. 2014. (Concerto).

SCARINCI, S. R. . Ciclo de Música Antiga no Casarão. 2008. (Concerto).

Interpretação Histórica da Música: Curso e Concerto "Bach antes de Bach depois de Bach". 2002. (Outro).

Participação em eventos

Séminaire du GRIMAS- Université Paris-Sorbonne.Apelle et Campaspe, un ballet à redécouvrir. 2015. (Seminário).

IV Mostra de Performance em Instrumentos Históricos.A relação entre música e dança no período Barroco. 2014. (Outra).

Colóquio Rousseau e as Artes. 2012. (Outra).

I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos.Os balés das óperas em Portugal: entre tradição e reformas. 2012. (Encontro).

IX Encontro de Musicologia Histórica - Juiz de Fora. 2012. (Encontro).

III Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII. 2011. (Encontro).

I Simpósio Nacional de Musicologia da EMAC-UFG III Encontro de Musicologia Histórica do Centro de Estudos de Musicologia e Educação Musical da UFRJ.Os balés das óperas em Portugal: entre tradição e reformas.. 2011. (Simpósio).

II Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII.Poética da Dança: a imitação, a verossimilhança e a expressão na dança teatral do século XVIII. 2010. (Encontro).

I Seminário Interinstitucional Unicamp / UNL.A Dança na Corte e os Balés nas Óperas de Portugal no século XVIII. 2010. (Seminário).

I Encontro Estadual de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII, XVIII. 2009. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Juliano Buosi dos Santos

Silva, Esdras Rodrigues; FIORINI, C. F.; FERNANDES, A. J.;ARANHA, R. S.; JUSTI, K. R. K.. Recital II - Concerto com a Orquestra do Departamento de Música da UNICAMP - Repertório Barroco. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: FERNANDA OLIVEIRA

TEIXEIRA, A. C. E.;ARANHA, R. S.. A lógica colonizadora de ensino: uma investigação a partir da disseminação da dança europeia no Rio de Janeiro do século XX. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Orientou

Camila Cursio Brioli

ESTUDO SOBRE O APRENDIZADO DA DANÇA E SUA RELAÇÃO COM A PERFORMANCE: GAVOTTE BWV 816 DE J; S; BACH; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música Habilitação em Piano) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Raquel da Silva Aranha;

Produções bibliográficas

  • ARAUJO, L. C. . Il Corago e a Dança Teatral Italiana. In: Ligiana Costa Araujo. (Org.). O Corago - texto anônimo do século XVII sobre encenação. 1ed.São Paulo: EDUSP, 2017, v. 1, p. 61-68.

  • Os balés das óperas em Portugal: entre tradição e reformas.. In: XXI ANPPOM, 2011, Uberlândia. XXI ANPPOM. Uberlândia: UFU, 2011. p. 1090-1095.

  • Os balés das óperas em Portugal: entre tradição e reformas.. In: I Simpósio Nacional de Musicologia da EMAC-UFG III Encontro de Musicologia Histórica do Centro de Estudos de Musicologia e Educação Musical da UFRJ, 2011, Pirenópolis. I Simpósio Nacional de Musicologia da EMAC-UFG III Encontro de Musicologia Histórica do Centro de Estudos de Musicologia e Educação Musical da UFRJ. Goiânia: UFG, 2011. v. 1. p. 144-149.

  • Ações de Salvaguarda de Patrimônio Material e Imaterial - Centro de Documentação Musical de S. José dos Campos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Salvaguarda, organização e divulgação do patrimônio musical. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Encontro Académico do VI Portingaloise - Danças e Bailados nas óperas dos teatros régios de Portugal: aspectos qualitativos dos entreatos dançados. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • V Série de Música Antiga de Goiás - Conversando sobre Tratados Barrocos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Festival Acadêmico Filarmônica - A música barroca e suas estruturas fundamentais. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COUTO, C. ; FONSECA JUNIOR, O. O. . Passos do Barroco - VI Semana de Performance Histórica Conservatório de Tatuí. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COUTO, C. ; FONSECA JUNIOR, O. O. . Série de Concertos Camerata Antiga Uberlândia - Introdução à Dança do Barroco. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COUTO, C. ; FONSECA JUNIOR, O. O. . 31 Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora - Conhecendo as danças do Barroco. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • II Semana do Choro na Serra gaúcha - Os Festivais de Choro pelo Brasil. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Um pequeno apanhado sobre a História do Brasil através da música - séc. XVI ao séc. XVIII. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Palestra - O Balé nas Óperas: séculos XVIII e XIX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . Coparticipação: Palestra 'Danças do Rio de Janeiro: conversa entre distintas linguagens no séc. XIX'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . Coparticipação: O PRODÍGIO DA HARMONIA ou O TRIUNFO DO BRASIL: História Prática da Dança no Brasil - Dual Cena Contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • O gesto no Barroco: Música, Caligrafia, Dança.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Coreo~grafia: Terreyrocoreografico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • O estudo de coreografias e tratados de dança como ferramentas para a performance instrumental - II Colóquio de Música Antiga EMAC / UFG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Os balés das óperas em Portugal: entre tradição e reformas - Portugal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • The Opera's Theatrical Dance in Portugal from the XVIII century- Espanha. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Os balés das óperas em Portugal: entre tradição e reformas.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Os balés das óperas em Portugal: entre tradição e reformas.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Palestra Dança Barroca - II Encontro Internacional de Performance Histórica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • A Dança na Corte e os Balés nas Óperas de Portugal no século XVIII: aspectos da presença de elementos franceses no ambiente cultural português. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Poética da Dança: a imitação, a verossimilhança e a expressão na dança teatral do século XVIII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Palestra - Prática de interpretação do Violino barroco - UDESC. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Palestra - A Música e Cultura na França do século XVII. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Palestra Dança Barroca - UNICSUL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • A Idade do Ouro ou 'Grand Siècle': a Música e a Dança no século XVII. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • As Danças nas Partitas para Violino Solo de Johann Sebastian Bach -BWV 1002 1004 1006. site www.passosdobarroco.com, 2020 (Publicação ONLINE).

Outras produções

Curadoria para projeto do Coro Sinfônico de São José dos Campos. 2023.

Projeto de curadoria da Orquestra Joseense / Fundação Cultural Cassiano Ricardo. 2022.

SALVAGUARDA DE PATRIMÔNIO MUSICAL: DOCUMENTAÇÃO E PROCESSAMENTO TÉCNICO DE ACERVOS DE MÚSICA DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO MUSICAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. 2022.

Roda de Conversa da Casa do Patrimônio do Valedo Paraíba. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Live - Centro de Documentação Musical de São José dos Campos. 2023. (Programa de rádio ou TV/Outra).

TV Câmara SJC entrevista Raquel Aranha / Centro de Documentação Musical. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SP Rio+ / Talk+ #63 Raquel Aranha, Centro de Documentação Musical. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CBN Na Rede: Marcello Camargo (Café com Selinho), Maria Siqueira Santos e Raquel Aranha. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CBN na Rede - Raquel Aranha (Centro de Documentação Musical - CDM). 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASTAGNA, P. A. . Patrimônio Musical no Vale: o Choro. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

A relação entre música e dança no Barroco. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Música e Dança Barroca- Rede Vida. 2009.

Chorões do Vale - Patrimônio Musical. 2020; Tema: Preservação da Cultura do Choro do Vale do Paraíba. (Site).

TEIXEIRA, A. C. E. . Sentidos do Barroco. 2019; Tema: Sentidos do Barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos. (Site).

Centro Ambiental Artístico e Cultural CAEB. 2018; Tema: Cultura e Meio ambiente. (Site).

COUTO, C. ; FONSECA JUNIOR, O. O. . Passos do Barroco. 2017; Tema: Grupo de Estudo e Prática em Danças Antigas. (Site).

Chorões do Vale do Paraíba. 2017; Tema: Espaço para divulgar e registrar os Chorões do Vale do Paraíba. Suas histórias, memórias, registros e composições.. (Rede social).

SANTOS, J. B. . Grupo Caramujo - Ser-tão Barroco. 2012; Tema: Estudo, arranjos e gravação da obra de Elomar com rabecas brasileiras. (Site).

Oficina sobre Manuais de Dançado século XIX - Dançar histórias: bailes, salões e terreiros. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Idealização e Curadoria da Orquestra Joseense. 2022. (Curadoria).

Coordenação do Centro de Documentação Musical (CDM). 2022. (Coordenação).

Curso Online de Dança Barroca para Músicos. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Palestra sobre Dança Barroca - Disciplina de História da Dança 1. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Descubriendo la danza detrás del solo para flauta travesera de J.S. Bach- III Encuentro Internacional de Flautas Historicas. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Curso de Danza Barroca. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Dança Barroca para Músicos - Curso livre. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONSECA JUNIOR, O. O. ; COUTO, C. . Encontros com a Notação Beauchamp-Feuillet - Grupo Passos do Barroco. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. . Escritas da Dança II. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. . Escritas da Dança. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. . A condição das Mulheres 'Artistas': Contexto da Dança e da Música no século XIX. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Oficina de Dança Barroca - V Semana de Performance Histórica Conservatório de Tatuí. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Coordenação Pedagógica - Curso de Cordas e Prática de Orquestra. 2019. (Projeto pedagógico - Instituto Luzes da Ribalta).

PAVAN, B. . IV Série de Música Antiga de Goiás. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Curso de Dança Barroca - 38º CIVEBRA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Curso de Bandolim e Teoria Musical - Teia do Choro. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Aula Dep. Dança UNICAMP - Dança Barroca: Tratados e Gestual do século XVIII. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Aula Dep. Dança PUC: Aula teórico-prática de Dança Barroca. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONSECA JUNIOR, O. O. . Aula Dep. Música UNICAMP - Dança Barroca: Corte. Esgrima. Música - século XVIII. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Da Belle Danse ao Balet d'action de Noverre - UFPE. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Masterclass de Música Barroca - alunos de violino Prof. Felipe Secamilli. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Masterclass Dança Barroca - EMESP. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Dança Barroca e Violino Barroco - IV Mostra de Performance em Instrumentos Históricos UFPE. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Dança Barroca - IV Festival de Música Antiga da UFRJ. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Dança Barroca - UNB. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Violino Barroco - UNB. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Masterclass Violino Barroco - 1º Festival Villa-Lobos de Inverno. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Curso de Dança Barroca - II Colóquio de Música Antiga - UFG. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Workshop de Dança Barroca - Danças dos salões e assembleias de Portugal - século XVIII. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Curso de Dança Barroca e Violino Barroco - X Encontro de Música Antiga de Recife / Olinda. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Ação Didática - Dança Barroca: I Festival de Música Barroca de Alcântara. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Dança Barroca - Semana Bach - Escola Municipal de Artes Fego Camargo / Taubaté. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Curso de Dança Barroca - XXIX Oficina de Música de Curitiba. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Dança Barroca - Jornada La Didon / UFPR. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Dança Barroca - Instituto de Artes / UNESP. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Curso de Violino Barroco e Dança Barroca - IX Encontro de Música Antiga de Recife / Olinda. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Curso de Dança Barroca - XXVIII Oficina de Música de Curitiba. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Curso de Violino Barroco e Dança Barroca / VIII Encontro de Música Antiga de Olinda. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Curso de Dança Renascentista e Coreografia - Projeto Sesc Vila Mariana / O Som da canção. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Masterclass - Prática de interpretação de música antiga. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Oficina de Dança Barroca - Palácio das Artes. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Curso de Violino Barroco e Dança Barroca - VII Encontro de Música Antiga / Olinda. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Curso de Dança Barroca para Músicos - UDESC (Novembro). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Curso de Dança Barroca para Músicos - UDESC (Outubro). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Dança Barroca - II Semana de Música Antiga UFMG. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Dança Barroca 2004, 2008 a 20013 - Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Dança Barroca para Músicos - II ENFLAMA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Dança Barroca - I Semana de Música Antiga - UFMG. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COUTO, C. ; FONSECA JUNIOR, O. O. . Le Roi Danse - Música e Dança da corte de Luis XIII e Luis XIV. 2019. Coreográfica.

FONSECA JUNIOR, O. O. . Baile da Corte e Oficinas de Dança Barroca - IV Série de Música Antiga de Goiás. 2018. Coreográfica.

Les Fêtes d'Hébé - représentation de fin d'année. 2015. Coreográfica.

Musique et Danse Baroque- Beaumes de Venise. 2015. Coreográfica.

Les Plaisirs de Versailles - UFPE - IV Mostra de Performance em Instrumentos Históricos. 2014. Coreográfica.

FONSECA JUNIOR, O. O. ; SANTOS, J. B. . Os Divertimentos do Rei-Sol - Música e Dança na corte de Luis XIV. 2012. Outra.

FONSECA JUNIOR, O. O. . Dança Barroca - Minueto no Auto da Independência. 2012. Coreográfica.

Concerto dos professores da 29.Oficina de Música de Curitiba - Concerto de Música Antiga II. 2011. Coreográfica.

Affetti Musicali - Les Plaisirs du Roi: I Festival de Música Barroca de Alcântara / MA. 2011. Coreográfica.

FONSECA JUNIOR, O. O. . Projeto Villa-Lobos 2011: As Paixões da Alma. 2011. Coreográfica.

Danzas en la Corte de los Siglos XVII y XVIII. 2010. Coreográfica.

FONSECA JUNIOR, O. O. . Les plaisirs du roi - danzas de la corte. 2010. Coreográfica.

O Canto das Sereias - Música Elisabetana para Consort. 2007. Coreográfica.

Curadoria do II Festival de Inverno - Parque Vicentina Aranha (SJC): Homenagem a Sergio Weiss. 2023. Outra.

Curadoria das Apresentações musicais do Centro de Documentação Musical (CDM) de SJC. 2023. Outra.

Concerto Maria Mater. 2023. Interpretação.

Curadoria de atividades do Coro Sinfônico de São José dos Campos. 2023. Outra.

COUTO, C. ; FONSECA JUNIOR, O. O. ; TEIXEIRA, A. C. E. . Bach, entre Passos e Gestos. 2023. Interpretação.

Curadoria da Orquestra Joseense. 2022. Outra.

SANTOS, J. B. . Acteon - Ópera fora da Caixa. 2022. Interpretação.

II Festival Mouseia - Centenário da Semana de 22. 2022. Outra.

VI Festival de Choro Pixinguinha no Vale - Produção e Curadoria. 2021. Outra.

SANTOS, J. B. . Concerto de Música Barroca - Núcleo de Música Antiga do Centro Ambiental Edoardo Bonetti. 2021. Interpretação.

V Festival de Choro Pixinguinha no Vale - Produção e Curadoria. 2020. Outra.

Gravação do CD Nossos Espíritos Livres - Árias da corte francesa do século XVII. 2020. Registro Fonográfico.

IV Festival de Choro Pixinguinha no Vale - Produção e Curadoria. 2019. Outra.

Somos Todas Chiquinha - Concertos didáticos em torno da vida e obra de Chiquinha Gonzaga. 2018. Outra.

III Festival de Choro Pixinguinha no Vale - Produção e Curadoria. 2018. Outra.

SANTOS, L.O. (Luis Otavio Santos) . Concerto de Páscoa com Músicos de Capella. 2018. Interpretação.

6º Encontro de Música Antiga - EMESP. 2017. Interpretação.

SANTOS, L.O. (Luis Otavio Santos) . Coral Jovem do Estado recebe Orquestra Barroca EMESP - Maio. 2017. Interpretação.

Música Barroca - 38º CIVEBRA. 2017. Interpretação.

SANTOS, J. B. . Concerto de Música Barroca - Capela do Parque Vicentina Aranha. 2017. Interpretação.

II Festival de Choro Pixinguinha no Vale - Produção e Curadoria. 2017. Outra.

MACHADO, M. A. . Tempo-Câmara / Maquinaria Sonoro Musical. 2016. Interpretação.

Duo Violino e Cravo - II Festival Villa-Lobos. 2016. Interpretação.

SANTOS, L.O. (Luis Otavio Santos) . V Encontro Internacional de Música Antiga - EMESP. 2016. Interpretação.

MATTE, I. F. . Ars Nova - Harmonias 'Vozes do Natal'. 2016. Interpretação.

Sentidos do Barroco - Apresentação de Violino barroco e Cravo. 2016. Interpretação.

TEIXEIRA, A. C. E. . Sentidos do Barroco - Conferências Dançadas. 2016. Interpretação.

SANTOS, L.O. (Luis Otavio Santos) . Coro Jovem do Estado e Orquestra Barroca Emesp. 2016. Interpretação.

I Festival de Choro Pixinguinha no Vale - Produção e Curadoria. 2016. Outra.

Le Conservatoire de Châtillon - Concert Vocal. 2015. Interpretação.

Ars Nova - Harmonias 'Vozes do Natal'. 2015. Interpretação.

Bach - Monk. 2015. Interpretação.

Concerto - IV Festival de Música Antiga da UFRJ. 2014. Interpretação.

SCARINCI, S. R. ; SANTOS, L.O. (Luis Otavio Santos) . Ariadne. 2014. Interpretação.

Série Música Sacra - G.B. Pergolesi e A. Vivaldi. 2014. Interpretação.

Concerto de Natal - CCB / Belém - Portugal. 2014. Interpretação.

Oratoire du Louvre - Intégrale des Cantates de Bach. 2014. Interpretação.

Concerto dos Professores - II Colóquio de Música Antiga UFG. 2013. Interpretação.

FIGUEIREDO, N. . Concerto Especial de Natal - Música Colonial Brasileira. 2013. Interpretação.

MATTE, I. F. . Concerto de Natal - Oratório J.S.Bach com Ars Nova (UFMG) e orquestra barroca. 2013. Interpretação.

SCARINCI, S. R. . Orfeo Dolente. 2013. Interpretação.

Dido & Aeneas - Cia. Minaz. 2013. Interpretação.

Concerto dos Professores - IV Semana de Música Antiga da UFMG. 2013. Interpretação.

SANTOS, J. B. . Companhia de Música - A Arte da Fuga. 2013. Interpretação.

Concerto de Abertura - II Congresso Brasileiro de Retórica. 2012. Interpretação.

Concerto dos professores - X Encontro de Música Antiga Recife / Olinda. 2012. Interpretação.

SANTOS, J. B. . Gravação: Ser-tão Barroco / Arranjos de Obras do cancioneiro de Elomar. 2012. Registro Fonográfico.

SANTOS, L.O. (Luis Otavio Santos) . 42. Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão - Núcleo de Música Antiga EMESP. 2011. Interpretação.

Projeto Villa-Lobos 2011: As Paixões da Alma. 2011. Interpretação.

Concerto da III Semana de Música Antiga / UFMG. 2011. Interpretação.

Concerto de Música Sacra - Série Domingos Especiais.Projeto Villa-Lobos. 2011. Interpretação.

Concerto dos professores da 29.Oficina de Música de Curitiba - Concerto de Música Antiga I e II. 2011. Interpretação.

SCARINCI, S. R. . Didon - Tragédie Lyrique. 2011. Interpretação.

Projeto Villa-Lobos: Affetti Musicali - Música Italiana do século XVII. 2010. Interpretação.

SANTOS, L.O. (Luis Otavio Santos) . Ópera Acis e Galatea - produção da EMESP. 2010. Interpretação.

Ópera Acis e Galatea - Curitiba. 2010. Interpretação.

Companhia de Música - Concerto no Mosteiro. 2010. Interpretação.

Audi Coelum - Vespro della Beata Vergine. 2010. Interpretação.

Silva, Esdras Rodrigues ; Gatti, Patricia . Tributo a Zé Gramani. 2009. Interpretação.

Orquestra Histórica do Brasil. 2009. Interpretação.

Concertos do VII Encontro de Música Antiga / Olinda. 2009. Interpretação.

Concerto de 25 anos do Co.Ca.. 2009. Interpretação.

Concerto da II Semana de Música Antiga / UFMG 31/10 e Ouro Preto e Sabará. 2009. Interpretação.

SANTOS, L.O. (Luis Otavio Santos) . Dido e Eneás - Ópera Barroca Inglesa em 3 atos. 2009. Interpretação.

Domingos Especiais - Vocalis e Madrigal Cultura Inglesa. 2009. Interpretação.

SANTOS, L.O. (Luis Otavio Santos) . Donzela Gerreira - as Faces do Feminino na Música. 2008. Interpretação.

Oficina Barroca - SESI Música 2008. 2008. Interpretação.

Gramaninando. 2008. Interpretação.

Concerto de Música Sacra - Orquestra de Câmara da Universidade do Estado do Amazonas. Igreja de São Sebastião, 15 de Agosto 2008.. 2008. Interpretação.

ROLFINI, U. S. . Concerto de Música de Câmara Barroca - Recital de Ulisses Rolfini. 2008. Interpretação.

Recital - A Música e Cultura na França do século XVII. 2008. Interpretação.

Rodrigues, Roberto . Paixão segundo São Marcos - R. Keiser. 2007. Interpretação.

LUCAS, M. I. . La Serenissima - Música Policoral Veneziana. 2007. Interpretação.

Companhia de Música - Projeto Villa-Lobos. 2007. Interpretação.

Affetti Musicali - Música Italiana do século XVII. 2007. Interpretação.

Les Apothéoses. 2007. Interpretação.

I Semana de Música Antiga - Camerata Antiga. 2007. Interpretação.

Beatus Vir. 2007. Interpretação.

Remix Orquestra Barroca - Outubro. 2006. Interpretação.

Orquestra Barroca do Departamento de Música Antiga - Conservatório Real de Haia. 2006. Interpretação.

Remix Orquestra Barroca - Dezembro. 2006. Interpretação.

Companhia de Música - Música no Mosteiro. 2006. Interpretação.

Magnificat Cyclus. 2006. Interpretação.

Académie Barque Eoropéene D'Ambronay - Orquestra Barroca do Festival. 2005. Interpretação.

SANTOS, L.O. (Luis Otavio Santos) . Orquestra Barroca Den Haag. 2005. Interpretação.

Mozart. 2005. Interpretação.

Johannes Passion - Amsterdam e Leiden. 2005. Interpretação.

Magnificat - Bach e Vivaldi. 2005. Interpretação.

Johannespassion - J. S. Bach. 2005. Interpretação.

Académie Baroque Européene D'Ambronay - Orquestra Barroca do Festival. 2004. Interpretação.

Leiderdorps - Requiem e Mis in G. 2004. Interpretação.

La Pellegrina. 2004. Interpretação.

SANTOS, L.O. (Luis Otavio Santos) . Orquestra Barroca - Den Haag. 2004. Interpretação.

Sweelinck Baroque Orchestra. 2003. Interpretação.

Matthäus Passion - J. S. Bach. 2003. Interpretação.

Weihnachts-Oratorium - Rotterdams Barok Ensemble. 2002. Interpretação.

El Mesías de Haendel - Dir. Crsitina garcía Banegas. 2002. Interpretação.

SANTOS, J. B. ; FONSECA JUNIOR, O. O. . Bach antes de Bach depois de Bach. 2002. Interpretação.

SANTOS, L.O. (Luis Otavio Santos) . Concertos Orquestra Barroca do 11º ao 25º Festival Internacional de Música Colonial e Música Brasileira de Juiz de Fora. 2000. Interpretação.

Messe in H-Moll - Dir. Cristina García Banegas. 2000. Interpretação.

SANTOS, L.O. (Luis Otavio Santos) . Gravação do CD da Orquestra Barroca do 11º ao 25º Festival Internacional de Música Antiga de Juiz de Fora. 2000. Registro Fonográfico.

HORA, E. P. . América Portuguesa - Festival de Música Antiga Colonial. 1999. Interpretação.

HORA, E. P. (Edmundo Pacheco Hora) . Gravação CD América Portuguesa - Armonico Tributo. 1999. Registro Fonográfico.

HORA, E. P. (Edmundo Pacheco Hora) . Música do Brasil Colônia. 1998. Interpretação.

GRAMANI, J. E. . Oficina de Cordas. 1997. Interpretação.

Festival Mouseia - Centenário da Semana de 22. 2022 (Festival online).

Manuais de Dança da Sociedade carioca (século XIX). 2021 (Palestra online).

Choro Alado: nossas aves, nossa música. 2021 (Curadoria).

CORTA-JACA: Sinfônica e Lírico em concerto. 2021 (Vídeo).

Nosso Bando - Ideias colaborativas com Hamilton de Holanda, Joel Nascimento, Fernando César, Raquel Aranha e Rogério Caetano.. 2021 (Live).

PAVAN, B. . O Gesto na tradição 'savante' do Barroco - relação entre preceitos gestuais em Música, Dança, Caligrafia e Esgrima. 2021 (Palestra online).

KUHL, P. M. . A Dança no Drama Musical - séculos XVIII e XIX. 2021 (Palestra online).

Choro - Patrimônio Cultural do Brasil: O Acervo Maestro Cunha. 2021 (Live).

Virada SP Online. 2021 (Vídeo).

MIA - Festival de Música Instrumental: Bianca Gismonti e Raquel Aranha. 2021 (Vídeo).

V Festival de Choro Pixinguinha no Vale. 2020 (Festival).

Festival Mouseia / 3 módulos online. 2020 (Festival).

A Dança coreografada e a Música de dança do século XVIII - V Série de Música Antiga - Goiás. 2020 (Palestra).

SANTOS, L.O. (Luis Otavio Santos) . A música barroca e suas estruturas fundamentais - com Luis O.Santos e Raquel Aranha. 2020 (Live).

Os Festivais de Choro pelo Brasil. 2020 (Live).

COUTO, C. ; FONSECA JUNIOR, O. O. . Conhecendo as danças do Barroco - 31º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2020 (Vídeo-palestra).

HELD, M. ; COUTO, C. ; FONSECA JUNIOR, O. O. . VI Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí. 2020 (Live).

Choro da Casa - entrevista com Raquel Aranha. 2020 (Live).

BALDINI, E. . Diálogos entre Música e Dança - Emmanuele Baldini e Raquel Aranha. 2020 (Live).

IV Festival de Choro Pixinguinha no Vale. 2019 (Festival).

III Festival de Choro Pixinguinha no Vale. 2018 (Festival).

I MusiVale - Festival de Música de Câmara. 2018 (Festival).

A Mulher na arte. 2018 (Curadoria de Apresentação Musical - Oficinas de Música da Fundação Cultural Cassiano Ricardo).

Direção Cultural - Temporada de Concertos Centro Ambiental Edoardo Bonetti (CAEB). 2017 (Direção Cultural CAEB - Concertos, Palestras, Exposição de Artes Plásticas).

Direção Pedagógica e Docência - Teia do Choro. 2017 (Escola Popular de Música - Teia do Choro).

COUTO, C. . Direção Coreográfica - Bê-A-Bach. 2017 (Direção Coreográfica).

II Festival de Choro Pixinguinha no Vale. 2017 (Festival).

Temporada de atividades Culturais / Centro Ambiental Artístico e Cultural CAEB - desde 2017. 2017 (Curadoria).

I Festival de Choro Pixinguinha no Vale. 2016 (Festival).

Direção Cutural: Temporada de Concertos - SOCEM desde 2007. 2007 (Temporada de Concertos Sociedade de Cultura e Educação Musical (SOCEM)).

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Centro de Documentação Musical de São José dos Campos

Vínculo: Prestadora de Serviço, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 14

2007 - Atual

Sociedade de Cultura e Educação Musical

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária

Outras informações:
Colaboradora voluntária como Diretora Artística de 2007 a 2010 / 2015 a 2020.Colaboradora voluntária como Presidente a partir de 2020.A Socem coordenou de 2007 a 2010 os projetos de concerto Villa-Lobos e os Domingos Especiais, todos gratuitos para a comunidade.

Atividades

  • 08/2020

    Direção e administração, Sociedade de Cultura e Educação Musical.,Cargo ou função, Presidência e Direção Artística da Sociedade.

2017 - Atual

Centro Ambiental Edoardo Bonetti

Vínculo: prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Direção Cultural

Outras informações:
Direção Cultural dos eventos de música do Centro Ambiental Edoardo Bonetti, incluindo concertos, palestras e exposições.

2019 - 2019

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Vínculo: prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Coordenação pedagógica, Carga horária: 5

Outras informações:
Projeto com duração até Dezembro de 2019

Atividades

  • 01/2023 - 03/2023

    Serviços técnicos especializados , Diretoria Cultural.,Serviço realizado, Curadoria e ; Curadoria artístico-pedagógica para readequação de projeto e implantação de alterações - Coro Sinfônico de São José dos Canpos.

  • 12/2021 - 12/2022

    Serviços técnicos especializados , Diretoria Cultural.,Serviço realizado, Curadoria artística e pedagógica e implantação de projeto da Orquestra Joseense.

  • 04/2019 - 12/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Diretoria Cultural, Diretoria Cultural.,Atividade realizada, Curadoria musical das oficinas de música nas Casas de Cultura (coral. violão, teclado, viola caipira e acordeon).

2018 - Atual

Universidade Nova de Lisboa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: voluntária

Outras informações:
Colaboradora nas atividades do grupo de pesquisa Estudos Históricos e Culturais em Música (INET - Instituto de Etnomusicologia / Centro de Estudos em Música e Dança), coordenado pelo Prof.Dr. Rui Vieira Nery. O projeto de pesquisa apresentado é em torno dos Libretos de ópera e de bailado ibéricos (1790 a 1830) como documentos-chave para entender o espetáculo operático no Rio de Janeiro oitocentista, com destaque para a presença de danças nos entreatos das óperas representadas.

Atividades

  • 11/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Etnomusicologia - Centro de estudos em música e dança.,Linhas de pesquisa

2017 - 2018

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária

Outras informações:
Colaboradora não remunerada no Centro de Documentação Musical do Vale do Paraíba (CDMVP) sob direção do Dr. Paulo Castagna (UNESP / SP), em parceria com a AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura - São José dos Campos).

Atividades

  • 03/2017 - 02/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Artes, Instituto de Artes.,Atividade realizada, Tratamento de acervo de música.

2019 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: colaboradora, Enquadramento Funcional: voluntária

Outras informações:
Co-coordenadora do grupo de pesquisa Sentidos do Barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos.

Atividades

  • 06/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.,Linhas de pesquisa

2009 - 2009

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PED

Outras informações:
Bolsa PED - Tópicos Especiais em Música "Dança Barroca para Músicos" 1º e 2º semestre de 2009

2009 - 2009

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária

Outras informações:
Colaboradora voluntária, não remunerada, no CDMC (Centro de Documentação de Música Contemporânea da UNICAMP), realizando atividades de higienização e pequenos restauros em suporte de papel

2008 - 2008

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

Outras informações:
Professora de Música de Câmara Barroca e de Dança Barroca para Músicos Orientadora do nipe de cordas na Orquestra Barroca da UEA, e concertmaster da orquestra.

2009 - 2009

Escola de Música do Estado de São Paulo

Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor temporário

Outras informações:
Professora de Dança Barroca - atividade de extensão da EMESP/SP

2019 - 2020

Instituto Luzes da Ribalta

Vínculo: prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 10

Outras informações:
Projeto com duração até Jan de 2020

Atividades

  • 05/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto Luzes da Ribalta, Instituto Luzes da Ribalta.,Atividade realizada, Coordenação pedagógica.

2017 - 2017

Obra Social Célio Lemos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária

Outras informações:
Idealizadora, coordenadora pedagógica e docente da Escola Popular de Música - Teia do Choro, uma escola voltada para o aprendizado de música através da linguagem do Choro. Proferiu aulas de bandolim e teoria musical exercendo trabalho sem remuneração.