Renata Diniz Teles

Possui graduação em Geografia com ênfase em Análise Ambiental e Geoprocessamento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Rio Claro (2009). Atuou na área de Geoprocessamento no período de graduação, além de outras áreas como Análise da Paisagem e Gestão de Riscos Ambientais. Cursou pós-graduação (Especialização) em Gestão Ambiental, com ênfase em Ambientes Costeiros, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus do Litoral Paulista (2012), durante a qual realizou pesquisas sobre a atuação dos metazoários da meiofauna marinha como bioindicadores de poluição de praias e como biotraçadores de transporte costeiro e células de deriva litorânea. Atualmente cursa mestrado em Geografia Física na Universidade de São Paulo, desenvolvendo estudos nas áreas de Paleogeografia, Paleoceanografia e variações do nível do mar, vinculados a projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Sao Paulo (FAPESP) e Grupo de Pesquisa em Estudos Costeiros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Informações coletadas do Lattes em 26/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Geografia (Geografia Física)

2013 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Paleoníveis marinhos holocênicos na costa de Ubatuba (São Paulo, SP),Orientador:
Célia Regina de Gouveia Souza.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Paleogeografia. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Paleoceanografia.

Especialização em Gestão Ambiental

2011 - 2012

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Influência da hidrodinâmica costeira e dos parâmetros ambientais na composição da meiofauna na Praia do Lázaro, Ubatuba (SP)
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Antonio Amaro Pinheiro

Graduação em Geografia

2004 - 2009

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Conhecimentos de Esquistossomose Mansonica: a utilização de geoprocessamento no caso de Bananal, Estado de Sao Paulo, Brasil
Orientador: Profª Drª Sandra Elisa Contri Pitton

Formação complementar

2013 - 2013

Ciências do Mar. (Carga horária: 160h). , Universidade de Aveiro, UA, Portugal.

2012 - 2012

Introdução à Biologia Marinha e Oceanografia. (Carga horária: 9h). , Universidade Santa Cecília.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Paleogeografia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Paleoceanografia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Geografia Física.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Biogeografia.

Participação em eventos

Climate Change: Brazil and United States comparative vulnerabilities, regulation and polices. 2014. (Seminário).

Programas Internacionais de Mudanças Ambientais: realizações e evolução. 2014. (Seminário).

Encontros Quaternários: Chuvas e secas extremas durante os últimos 10 ka na região de Chachapoyas (Perú). 2014. (Encontro).

Estímulo à Publicação. 2014. (Outra).

The International Programs on environmental changes: Accomplishments and Evolution. 2014. (Outra).

Gestão da Biodiversidade Costeira. 2013. (Seminário).

Seminário Anual do Instituo Geológico - SAIG. 2012. (Seminário).

1 Seminário de Iniciação Científica do Instituto Geológico. 2012. (Seminário).

2 SIGMA - Simpósio Geociências e Meio Ambiente.IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃODAS FEIÇÕES EROSIVAS EXISTENTES AO LONGO DA TRILHA DO BONETE, ILHABELA- SP. 2012. (Simpósio).

XV Simpósio de Biologia Marinha.EFEITO DA HIDRODINÂMICA MARINHA NA COMPOSIÇÃO DA MEIOFAUNA DA PRAIA DO LÁZARO, EM UBATUBA (SP). 2012. (Simpósio).

Workshop Taxonomy and Diversity of Marine Meiofauna... 2012. (Outra).

III Simpósio Nacional e do I Fórum Internacional de Geografia da Saúde. UTILIZAÇÃO DE GEOPROCESSAMENTO NA AVALIAÇÃO DE RISCO DE ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA EM BANANAL, SÃO PAULO, BRASIL. 2008. (Congresso).

I Fórum Internacional de Desenvolvimento Local. 2004. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • MUCCI, L. F. ; TELES, H M S ; TELES, R. D. . GEOPROCESSAMENTO E AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA (BANANAL/ESTADO DE SÃO PAULO). In: I Fórum Internacional de Geografia da Saúde e III Simpósio Nacional de Geografia da Saúde, 2007, Curitiba. I Fórum Internacional de Geografia da Saúde - UFPR, 2007.

  • TELES, R. D. ; CANTARELI, C. V. ; REZENDE, A. . IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS FEIÇÕES EROSIVAS EXISTENTES AO LONGO DA TRILHA DO BONETE, ILHABELA- SP. In: II Simpósio de Geociências e Meio Ambiente, 2012, São Paulo. BOLETIM DO INSTITUTO GEOLÓGICO, 2012. v. 19. p. 106-106.

  • TELES, R. D. ; CANTARELI, C. V. ; REZENDE, A. . IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS FEIÇÕES EROSIVAS EXISTENTES AO LONGO DA TRILHA DO BONETE, ILHABELA- SP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TELES, R. D. ; PINHEIRO, M. A. A. . EFEITO DA HIDRODINÂMICA MARINHA NA COMPOSIÇÃO DA MEIOFAUNA DA PRAIA DO LÁZARO, EM UBATUBA (SP). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MUCCI, L. F. ; TELES, R. D. ; TELES, H M S . UTILIZAÇÃO DE GEOPROCESSAMENTO NA AVALIAÇÃO DE RISCO DE ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA EM BANANAL, SÃO PAULO, BRASIL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Biogeografia de costões rochosos de Ubatuba, Litoral Norte do estado de São Paulo, Descrição: No Brasil, os costões rochosos são estruturados de diversas maneiras, podendo ser formados por paredões verticais a suavemente inclinados e bastante uniformes, que se estendem muitos metros acima e abaixo da superfície do mar, ou por matacões rochosos de tamanho e forma irregulares. Os costões rochosos destacam-se pela ocorrência de várias espécies de plantas e animais com grande diversidade e relevância ecológica e socioeconômica. O presente projeto tem como objetivo caracterizar a biogeografia de costões rochosos localizados no município de Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, visando à identificação dos fatores controladores da biota. Para tanto, serão realizados levantamentos da biota associada ao fital da orla infralitoral dos costões rochosos, dos aspectos geomorfológicos, geológicos e oceanográficos associados, bem como a análise de possíveis impactos antrópicos nesses costões. As amostragens ocorrerão ao longo 18 meses em pelo menos três costões rochosos com diferentes características geológicas e geomorfológicas, com o objetivo de quantificar os parâmetros populacionais relevantes para os taxa dominante das comunidades. Também serão investigados aspectos relacionados às variações quaternárias e atuais do nível relativo do mar, em especial a presença de indicadores físicos e biológicos de paleoníveis marinhos e se a elevação atual do nível do mar estaria afetando esses costões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Renata Diniz Teles - Integrante / Marcelo Antônio Amaro Pinheiro - Integrante / Célia Regina Gouveia Soza - Coordenador / Carlos Venicio Cantareli - Integrante / Wagner Vilano - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. , Avenida Professor Linneu Prestes, 338, Butantã, 05508900 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30913719, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - Atual

Instituto Geológico do Estado de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Participante de Projeto de Pesquisa, Carga horária: 30

2012 - 2013

Instituto Caa-Oby de Protagonismo Socio-Ambiental

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Voluntario, Carga horária: 30

Outras informações:
Prestação de consultoria voluntária. Pesquisa nas áreas de geomorfologia costeira e variações do nível do mar.

2011 - 2011

TOM TOM North America

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Geoprocessamento, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades na área de geoprocessamento de mapas para sistemas GPS de navegação para automóveis.

2010 - 2011

Colégio Sigmund Freud, .

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2009 - 2010

Petrus Serviços Geológicos

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Geografa, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração de estudos ambientais com vistas ao licenciamento de empreendimentos, inclusive visitas de campo, elaboração e edição de plantas, compilação e análise de material bibliográfico e redação de documentação final, segundo roteiros dos órgãos competentes.

2009 - 2009

GEOJÁ MAPAS DIGITAIS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estariário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio na área geoprocessamento (mapeamento digital, digitalização e vetorização de cartas).

2008 - 2008

ALEPH - Engenharia e Consultoria Ambiental

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades complementares academico-cientificas na area de gestão ambiental.