Frederico Luís Cabral
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis (1998), graduação em Física pelo CEFET-RJ Campus Petrópolis (2019) e mestrado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente trabalha no Centro de Pesquisa em Computação de Alto Desempenho do CENAPAD-RJ (COTIC), do Laboratório Nacional de Computação Científica, onde desenvolve atividades de pesquisa. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação de Alto Desempenho. Foi também professor universitário por 14 anos (1999-2013), ministrando disciplinas das áreas de matemática, física e ciência da computação. Atualmente é aluno de doutorado em Modelagem Computacional do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) na área de Computação Quântica.
Informações coletadas do Lattes em 21/10/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Computação
1999 - 2001
Universidade Federal Fluminense
Título: Métodos Hopmoc para Resolução Paralela da Equação de Convecção-Difusão, Ano de Obtenção: 2001
Mauricio Kischinhevsky.
Graduação em Ciência da Computação
1994 - 1998
Universidade Católica de Petrópolis
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.
Participação em eventos
LNCC Meeting 2012.Parallel Strategies for Centrality Assessment in Complex Networks. 2012. (Encontro).
Participação em bancas
CABRAL, F. L.; Monteiro. R. G; Tomaz, L. F. C. Paralelismo Massivo no Cálculo da Centralidade dos nós de Redes Complexas com Uso de GPUs. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
CABRAL, F. L.; Monteiro. R. G; Corrêa. C. K. F. Desenvolvimento do Sistema Operacional FESO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
CABRAL, F. L.; Tomaz, L. F. C; Barbosa, N. M.. Criptografia Quântica e a Segurança da Informação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
CABRAL, F. L.; Barbosa, N. M.; Silva, J. C. T. O Aprendizado da Matemática por meio de Jogos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
CABRAL, F. L.; Barbosa, N. M.; Lacerda, N. N. N. Programação Paralela em OpemMP para Problemas de Otimização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
CABRAL, F. L.; Barbosa, N. M.; Falcão. J. F. D. Criptografia LRM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
CABRAL, F. L.; Silva, J. C. T; Tomaz, L. F. C. Sistema de Apoio à Gestão de Cuidados em Enfermagem em Saúde Mental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
CABRAL, F. L.; Barbosa, N. M.; Silva, J. C. T. Impulso Elétrico no Ciclo Cardíaco. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
CABRAL, F. L.; Lacerda, N. N. N; Barbosa, N. M.. Método de Antecipação de Variáveis para Resolução de Sistemas de Equações Diferenciais Ordinárias de Primeira Ordem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
CABRAL, F. L.; Barbosa, N. M.; Silva, J. C. T. Programação Paralela MPI/OpenMP. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
CABRAL, F. L.. Agente para Montagem de Grade Horária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
CABRAL, F. L.. Geração de Modelo de Classes de Domínio a Partir do Modelo de Casos de Uso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
CABRAL, F. L.. Protótipo de Sistema de Replicação de Dados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
CABRAL, F. L.; Falcão. J. F. D; Rechtscaffen, E. E. M. Simulação Computacional de um Eletrocardiograma. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
CABRAL, F. L.. Bin Packing Unidimensinal: algoritmos e heurísticas - otimização do problema utilizando processamento paralelo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
CABRAL, F. L.; LISCHT, F. L.. Integrando Aplicações Distribuídas com SOA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Estácio de Sá.
CABRAL, F. L.; MERENDAZ, A.; LEAL, C. S.. Ferramenta de Apoio à Modelagem de Banco de Dados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
CABRAL, F. L.; VIEIRA, C. C.; VILARIM, G. O.. UNIFESO Mobile Ambiente Biblioteca. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
CABRAL, F. L.; VIEIRA, C. C.; ALVES, J. C.. Cardios - Software Educacional para Representação de Som Aplicado à Ausculta Cardiovascular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
CABRAL, F. L.; ALVES, J. C.; MOREIRA, J. E.. Protótipo de Hardware de Perfuração em Implatodontia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
CABRAL, F. L.. Dynamic Back Office. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
CABRAL, F. L.. Gerenciador de Mudanças. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
CABRAL, F. L.. JAVA Áudio Player com Acesso a Servidor remoto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
CABRAL, F. L.. Sistema de Agendamento via WEB para Empresas de Manutenção. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
CUNHA, G. N.;CABRAL, F. L.; SILVA, L. A. E.. SIF - Sistema Integrado de Firewall. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
SOUZA, J. A. O.; COELHO, A.;CABRAL, F. L.; LEITE, P. C. L.. Dispositivo Controlador Automático de Temperatura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
CABRAL, F. L.. AuditProReport. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
CABRAL, F. L.. Brincando de Física. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
CABRAL, F. L.. Comunicação de Banco de Dados via WebService. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
CABRAL, F. L.. COSEHEMO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
CABRAL, F. L.. Favoritos na WEB. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
CABRAL, F. L.. Projeto SISNE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
CABRAL, F. L.. Simulação de Programação Paralela. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
SILVA, M. B.;CABRAL, F. L.; HAUBRICH, G.. DB Sync Service. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
CABRAL, F. L.. Manutenção de Frota de Veículos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
CABRAL, F. L.. Sistema de Avaliação Física. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
CABRAL, F. L.. Sistema de Relatórios para um PDV. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
Orientou
Avaliação de Cenralidades em Redes Complexas via Programação Massivamente Paralela; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Métodos HOPMOC para Solução da Equação de Convecção Difusão via Programação Massivamente Paralela; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Algoritmos de Divisão e Conquista em Programação Massivamente Paralela; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Desenvolvimento do Sistema Operacional FESO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Criptografia LRM; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Criptografia Quântica e a Segurança da Informação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Um protótipo de Casa Inteligente utilizando Sistemas Embarcados com Microcontroladores PIC; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Programação Paralela em OpemMP para Problemas de Otimização; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Paralelismo Massivo no Cálculo da Centralidade dos nós de Redes Complexas com Uso de GPUs; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Método de Antecipação de Variáveis para Resolução de Sistemas de Equações Diferenciais Ordinárias de Primeira Ordem; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Programação Paralela MPI/OpenMP; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Impulso Elétrico no Ciclo Cardíaco; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Simulação Computacional de um ECG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Frederico Luís Cabral;
PROTÓTIPO DE SISTEMA DE REPLICAÇÃO DE DADOS MULTIPLATAFORMA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Utilização da GPU como forma de melhorar o desempenho de algoritmos diversos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Bin Packing Unidimensional: algoritmos e heurísticas - otimização do problema utilizando processamento paralelo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Java Áudio Player com Acesso a Servidor Remoto; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Sistema de Agendamento via WEB para empresas de manutenção; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Gerenciador de Mudanças; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Dynamic Back Office; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Frederico Luís Cabral;
AuditProReport; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Frederico Luís Cabral;
COSEHEMO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Projeto SISNE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Simulador de Programação Paralela; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Brincando de Física; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Favoritos na WEB; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Comunicação de Banco de Dados via Web Service; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Manutenção de Frota de Veículos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Sistema de Avaliação Física; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Sistema de Relatórios para um PDV; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Avaliação de Desempenho dos Algoritmos para Manipulação de Grafos em Ambientes Paralelos Híbridos CPU/GPU; 2014; Iniciação Científica - Laboratório Nacional de Computação Científica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Paralelismo Massivo no Cálculo da Centralidade dos nós de Redes Complexas com Uso de GPUs; 2013; Iniciação Científica - Laboratório Nacional de Computação Científica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Frederico Luís Cabral;
Produções bibliográficas
-
Cabral, Frederico L. ; Gonzaga de Oliveira, Sanderson L. ; OSTHOFF, CARLA ; Costa, Gabriel P. ; BRANDÃO, DIEGO N. ; KISCHINHEVSKY, MAURICIO . An evaluation of MPI and OpenMP paradigms in finite-difference explicit methods for PDEs on shared-memory multi- and manycore systems. CONCURRENCY AND COMPUTATION-PRACTICE & EXPERIENCE , v. 1, p. e5642, 2019.
-
CABRAL, F. L. ; OSTHOFF, C. ; SOUTO, R. P. ; COSTA, G. ; GONZAGA, S. L. de O. ; BRANDÃO, D. N. ; Kischinhevsky, M. . Fine-Tuning an OpenMP-Based TVD Hopmoc Method Using Intel Parallel Studio XE Tools on Intel Xeon Architectures. COMMUNICATIONS IN COMPUTER AND INFORMATION SCIENCE (PRINT) , v. 979, p. 194-209, 2019.
-
CABRAL, F. L. ; Osthoff, C. ; Nardes, R ; Nascimento, D. . MASSIVE PARALLELISM WITH GPUS FOR CENTRALITY RANKING IN COMPLEX NETWORKS. International Journal of Computer Science and Information Technology (Print) , v. 6, p. 21-37, 2014.
-
Taipe, S ; Teixeira, T ; Ribeiro, W ; Carneiro, A ; BORGES, M. R. ; CABRAL, F. L. ; OSTHOFF, C. ; OLIVEIRA, S. L. G. . An Evaluation of Direct and Indirect Memory Accesses in Fluid Flow Simulator. An Evaluation of Direct and Indirect Memory Accesses in Fluid Flow Simulator. 1ed.: , 2023, v. 13956, p. 38-54.
-
CABRAL, F. L. ; OSTHOFF, C. ; OLIVEIRA, S. L. G. . Reducing Cache Miss Rate Using Thread Oversubscription to Accelerate an MPI-OpenMP-Based 2-D Hopmoc Method. Reducing Cache Miss Rate Using Thread Oversubscription to Accelerate an MPI-OpenMP-Based 2-D Hopmoc Method. 1ed.: , 2022, v. , p. 337-353.
-
Cabral, Frederico L. ; OSTHOFF, CARLA ; Souto, Roberto P. ; Costa, Gabriel P. ; Gonzaga de Oliveira, Sanderson L. ; Brandão, Diego ; KISCHINHEVSKY, MAURICIO . Fine-Tuning an OpenMP-Based TVDHopmoc Method Using Intel Parallel Studio XE Tools on Intel Xeon Architectures. Communications in Computer and Information Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2019, v. , p. 194-209.
-
Cabral, Frederico ; OSTHOFF, CARLA ; Souto, Roberto Pinto ; Costa, Gabriel P. ; DE OLIVEIRA, SANDERSON L. GONZAGA ; BRANDÃO, DIEGO N. ; KISCHINHEVSKY, MAURICIO . An Improved OpenMP Implementation of the TVDHopmoc Method Based on a Cluster of Points. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2019, v. , p. 132-145.
-
Cabral, Frederico L. ; OSTHOFF, CARLA ; Costa, Gabriel P. ; Gonzaga de Oliveira, Sanderson L. ; Brandão, Diego ; KISCHINHEVSKY, MAURICIO . An OpenMP Implementation of the TVDHopmoc Method Based on a Synchronization Mechanism Using Locks Between Adjacent Threads on Xeon Phi (TM) Accelerators. In: Yong Shi Haohuan Fu Yingjie Tian Valeria V. Krzhizhanovskaya Michael Harold Lees Jack Dongarra Peter M. A. Sloot. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 001ed.: Springer International Publishing, 2018, v. 3, p. 701-707.
-
BRANDÃO, DIEGO N. ; Gonzaga de Oliveira, Sanderson L. ; KISCHINHEVSKY, MAURICIO ; OSTHOFF, CARLA ; Cabral, Frederico . A Total Variation Diminishing Hopmoc Scheme for Numerical Time Integration of Evolutionary Differential Equations. In: Osvaldo GervasiBeniamino MurganteSanjay MisraElena StankovaCarmelo M. TorreAna Maria A.C. RochaDavid TaniarBernady O. ApduhanEufemia TarantinoYeonseung Ryu. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 5ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 53-66.
-
Cabral, Frederico Luís ; OSTHOFF, CARLA ; Brandão, Diego ; KISCHINHEVSKY, MAURICIO . Fine-Tuning Xeon Architecture Vectorization and Parallelization of a Numerical Method for Convection-Diffusion Equations. Communications in Computer and Information Science. 565ed.: Springer International Publishing, 2015, v. , p. 131-144.
-
Iório, V ; CABRAL, F. L. . Métodos Numéricos. EDP. Um curso de graduação. 3ed.Rio de Janeiro: IMPA, 2010, v. 1, p. 247-275.
-
CABRAL, F. L. . Sistemas abertos de representação do conhecimento em trigonometria. Revista da Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis-RJ, p. 43 - 79, 01 abr. 1995.
-
Taipe, S ; Teixeira, T ; Ribeiro, W ; Carneiro, A ; Cabral, Frederico Luís ; BORGES, M. R. ; Serpa, M ; OSTHOFF, C. ; OLIVEIRA, S. L. G. ; NAVAUX, P. . Optimizations in a numerical method code for the biphasic fluid flow in porous media using the SDumont supercomputer. In: XLII Ibero-Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering (CILAMCE-2021), 2021. Proceedings of XLII Ibero-Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering (CILAMCE-2021).
-
Cabral, Frederico L. ; OSTHOFF, CARLA ; P.COSTA, GABRIEL ; BRANDAO, DIEGO ; KISCHINHEVSKY, MAURICIO ; DE OLIVEIRA, SANDERSON L. GONZAGA . Tuning Up TVD HOPMOC Method on Intel MIC Xeon Phi Architectures with Intel Parallel Studio Tools. In: 2017 29th International Symposium on Computer Architecture and HighPerformance Computing: Workshops (SBACPADW), 2017, Campinas. 2017 International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing Workshops (SBAC-PADW), 2017. p. 19.
-
CABRAL, FREDERICO LUIS ; OSTHOFF, CARLA ; RAMOS, DANIEL ; NARDES, RAFAEL . MDACCER: Modified Distributed Assessment of the Closeness CEntrality Ranking in Complex Networks for Massively Parallel Environments. In: IEEE 27th International Symposium on Computer Architecture and HighPerformance Computing Workshops, SBACPADW 2015, 2015, Florianopolis. 2015 International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing Workshop (SBAC-PADW). p. 43.
-
CABRAL, FREDERICO LUS ; OSTHOFF, CARLA ; KISCHINHEVSKY, MAURICIO ; BRANDÃO, DIEGO N. . Implementação Hbrida MPI/OpenMP do Método HOPMOC na Resolução da Equação de Convecção-Difusão. In: XXXV CNMAC Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2015. v. 3.
-
CABRAL, FREDERICO LUIS ; OSTHOFF, CARLA ; KISCHINHEVSKY, MAURICIO ; BRANDAO, DIEGO . Hybrid MPI/OpenMP/OpenACC Implementations for the Solution of Convection-Diffusion Equations with the HOPMOC Method. In: 2014 14th International Conference on Computational Science and Its Applications (ICCSA), 2014, Guimaraes. 2014 14th International Conference on Computational Science and Its Applications. p. 196.
-
CABRAL, F. L. ; Osthoff, C. ; KISCHINHEVSKY, M. ; Brandão, D ; Jasmin, L . Implementações Híbridas MPI/OpenMP/OpenACC/CUDA do Método HOPMOC na Resolução da Equação de Convecção-Difusão. In: Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho, 2014, Sâo José dos Campos. XV Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho, 2014.
-
OLIVEIRA, S. ; KISCHINHEVSKY, M. ; CABRAL, F. L. . Convergência do Método HOPMOC para a Equações de Convecção-Difusão. In: 62° Seminário Brasileiro de Análise Matemática (SBA), 2005, Rio de Janeiro. 62° Seminário Brasileiro de Análise Matemática (SBA).
-
KISCHINHEVSKY, M. ; CABRAL, F. L. . A Spatially Decoupled Alternating Direction Procedure for Convection-Difusion Equations. In: First SIAM Conference on Computational Science and Enginnering, 2000, Washington, D.C. First SIAM Conference on Computational Science and Enginnering.
-
CABRAL, F. L. . Explorando Recursão e Fractais. In: IV Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação (RIBIE-98), UnB, 1998, Brasília. IV Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação (RIBIE-98).
-
CABRAL, F. L. . Comunicando a Matemática através da Arte. In: 50 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 5ª Jornada Nacional de Iniciação Científica, UFRN, 1998, Natal-RN. 50 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
-
CABRAL, F. L. . Comunicando a Matemática através da Arte. In: Congresso Internacional sobre Comunicação e Educação, World Council for Media Education e Núcleo de Comunicação e Educação da USP, 1998, São Paulo. Congresso Internacional sobre Comunicação e Educação, World Council for Media Education e Núcleo de Comunicação e Educação da USP.
-
CABRAL, F. L. . Explorando Recursão e Fractais. In: 49 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 4ª Jornada Nacional de Iniciação Científica, UFMG, 1997, Belo Horizonte. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
-
CABRAL, F. L. . Explorando Recursão e Fractais. In: 1 Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, UERJ, 1997, Rio de Janeiro. 1 Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro.
-
CABRAL, F. L. . Examinando as relações entre as equações diferenciais e o LOGO. In: 1 Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, UERJ, 1997, Rio de Janeiro. 1 Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, UERJ.
-
BUSTAMANTE, S. B. V. ; CABRAL, F. L. . Exploring Altarnate Strategies to Build Trigonometric Concepts in LOGO. In: Learning & Exploring with LOGO. Proceedings. Sixth European LOGO Conference, 1997, Budapest. Learning & Exploring with LOGO. Proceedings. Sixth European LOGO Conference.
-
CABRAL, F. L. . Vivenciando a matemática através da Física. In: VII Congresso Internacional LOGO, I Congresso de Informática Educativa do Mercosul, 1995, Porto Alegre-RS. VII Congresso Internacional LOGO, I Congresso de Informática Educativa do Mercosul. p. 365-378.
-
BUSTAMANTE, S. B. V. ; CABRAL, F. L. . Enhancing a Programming Language: New Procedures to Suport the Learning Process. In: The Twelfth International Conference on Technology and Education. Leadership for Creating Educational Change: Integrate the Power of Technology, 1995, Texas. The Twelfth International Conference on Technology and Education. Leadership for Creating Educational Change: Integrate the Power of Technology.
-
BUSTAMANTE, S. B. V. ; CABRAL, F. L. . Mathematical Cognitive Structures and Programming Language. In: The Twelfth International Conference on Technology and Education. Leadership for Creating Educational Change: Integrate the Power of Technology, 1995, Texas. The Twelfth International Conference on Technology and Education. Leadership for Creating Educational Change: Integrate the Power of Technology.
-
CABRAL, F. L. ; Dória, R. . Professor Global. In: II Encontro Nacional de Física Teórica e Computacional, 2007, São Paulo - SP. II Encontro Nacional de Física Teórica e Computacional, 2007.
-
CABRAL, F. L. ; Dória, R. ; Agostini, F . Field Cells Growth. In: II Encontro Nacional de Física Teórica e Computacional, 2007, São Paulo - SP. II Encontro Nacional de Física Teórica e Computacional, 2007.
-
CABRAL, F. L. ; Dória, R. . Banco de Questões de Domínio Público. In: II Encontro Nacional de Física Teórica e Computacional, 2007, São Paulo - SP. II Encontro Nacional de Física Teórica e Computacional, 2007.
-
Dória, R. ; CABRAL, F. L. ; Agostini, F . Field Cells in the Beginning. In: XXVII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DE PARTÍCULAS E CAMPOS, 2006, Águas de Lindóia - SP. XXVII ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DE PARTÍCULAS E CAMPOS, 2006.
-
CABRAL, F. L. . Métodos HOPMOC para resolução de equações de convecção-difusão e sua implementação paralela 2001 (Tese de Mestrado).
Outras produções
Cabral, Frederico Luís ; OSTHOFF, CARLA ; BORGES, M. R. . Fine-tuning optimization for a numerical method for hyperbolic equations applied to a porous media flow problem with intel tools. 2016. (Relatório de pesquisa).
CABRAL, F. L. . Programação Paralela Híbrida MPI/OpenMP/OpenACC. 2013. .
CABRAL, F. L. . Programação OpenACC. 2013. .
CABRAL, F. L. . Introdução à Programação CUDA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CABRAL, F. L. . Acesso a Banco de Dados via Linguagem Delphi. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CABRAL, F. L. . Cálculo Diferencial e Integral usando o Maple. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CABRAL, F. L. . Introdução ao Cálculo Diferencial e Integral. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CABRAL, F. L. . Informática Educativa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CABRAL, F. L. . Acesso a Banco de Dados via Linguagem Delphi. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - 2013
Centro Universitário Serra dos ÓrgãosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular A, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2010 - 11/2013
Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III, Cálculo Numérico, Álgebra Linear
-
02/2008 - 11/2013
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto e Análise de Algoritmos, Sistemas Operacionais, Arquitetura de Computadores, Programação PIC, Programação Paralela MPI/OpenMP
-
02/2010 - 11/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Álgebra II, Lógica Matemática II
2014 - Atual
Laboratório Nacional de Computação CientíficaVínculo: Scholarship, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista
2008 - 2014
Laboratório Nacional de Computação CientíficaVínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas / Programador, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de High Performance Computing - LNCC.,Linhas de pesquisa
2006 - 2009
Universidade Católica de PetrópolisVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente
1999 - 1999
Universidade Católica de PetrópolisVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 12
1996 - 1999
Universidade Católica de PetrópolisVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 40
1994 - 1996
Universidade Católica de PetrópolisVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq (PIBIC), Carga horária: 20
1994 - 1994
Universidade Católica de PetrópolisVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Atividades
-
05/1994 - 12/1999
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Informática.,Linhas de pesquisa
-
05/1994 - 03/1996
Estágios , Centro de Informática.,Estágio realizado, Cursos de Matemática e Física com auxílio do computador.
2000 - 2002
Universidade Federal FluminenseVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1999 - 12/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Centro Tecnológico.,Linhas de pesquisa
-
02/2000 - 02/2002
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Numéricos - II, Métodos Numéricos - I
2001 - 2006
Associação Fluminense de Educação (UNIGRANRIO)Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2001 - 11/2005
Ensino, Bacharelado em Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação de Computadores, Banco de Dados e Engenharia de Software
2007 - 2009
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
10/2007 - 07/2009
Ensino, Tecnólogo em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral, Matemática Discreta, Programação em Ambientes Visuais
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Frederico Luís Cabral e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?