Samuel Campos de Pontes

Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Jun/2017). Graduado pela Universidade Estadual de Campinas (Licenciatura em música - 2014), e, também, formado em violino pelo Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" (Tatuí-SP). Atualmente é professor no Colégio Etapa, na cidade de São Paulo, onde é responsável pelas aulas de música dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental 1 e cursa Doutorado na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", onde tem como orientadora a Profª Drª Marisa Trench de Oliveira Fonterrada.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Música

2018 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A Proposta Pedagógica de Boris Porena para o Ensino de Música na Escola,
Profa Dra. Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. Palavras-chave: Música no Ensino Básico; Boris Porena.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Música

2015 - 2017

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Diversas Lentes de Leitura do Método Suzuki: diálogos e outras experiências literárias,Ano de Obtenção: 2017
Profa Dra. Marisa Trench de Oliveira Fonterrada.Palavras-chave: Educação musical; Metodologia Suzuki; Formação.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Música

2011 - 2014

Universidade Estadual de Campinas
Título: A Experiência de Graduação em Música: dois estudos de caso com concluintes do curso de bacharelado da UNICAMP
Orientador: Profa. Dra. Sílvia Nassif Cordeiro

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio Absoluto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Suzuki Violin Unit 1. (Carga horária: 40h). , Centro Suzuki de Campinas, CSC, Brasil.

2014 - 2014

Filosofia Suzuki. (Carga horária: 24h). , Centro Suzuki de Campinas, CSC, Brasil.

2006 - 2013

Violino. (Carga horária: 1296h). , Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", CDMCC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PONTES, S. C. . VI Semana de Educação Musical. 2016. (Congresso).

PONTES, S. C. . VI Encontro de Educação Musical. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IX Encontro Regional Sudeste da ABEM.Suzuki: um método linear na complexidade. 2018. (Simpósio).

IX Simpósio Internacional de Musicologia.Suzuki: um método linear na complexidade. 2018. (Simpósio).

37º Festival Internacional de Música de Londrina.Recital de Alunos. 2017. (Encontro).

36ª Festival Internacional de Música de Londrina.Recital de Alunos. 2016. (Encontro).

II Festival Internacional de Cordas. 2015. (Encontro).

XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. "A Sonata para Violino e Piano de Cláudio Santoro: nacionalismo e as diferentes concepções sobre a música brasileira em sua obra. 2015. (Congresso).

I Encontro Internacional de Cordas. 2014. (Encontro).

II Festival Eleazar de Carvalho. 2014. (Outra).

IX Seminário de Regência "A Canção Popular para Coro". 2014. (Seminário).

XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. "A FORMAÇÃO INICIAL DOS MÚSICOS PROFISSIONAIS E SUA RELAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE ESTUDARAM",. 2014. (Congresso).

XXI Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. A OBRA PARA VIOLINO DE MARCELO TUPINAMBÁ E SUA INSERÇÃO NA HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA. 2013. (Congresso).

II Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba. 2012. (Outra).

Oficina de Música-Violino. 2012. (Oficina).

IV Encontro Internacional de Cordas. 2011. (Encontro).

III Encontro Internacional de Cordas. 2010. (Encontro).

XVI Rio Internacional Cello Encountes. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Silvia Cordeiro Nassif

FONTERRADA, M. T. O.; BONIS, M. F.;NASSIF, S.C.. A Filosofia Suzuki em Campinas: um estudo sobre a inserção do método na cidade e sua influência na formação dos alunos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Maurício Funcia de Bonis

FONTERRADA, M. T. O.; NASSIF, S. C.;DE BONIS, Mauricio. A Filosofia Suzuki em Campinas: um estudo sobre a inserção do método na cidade e sua influência na formação dos alunos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lenita Waldige Mendes Nogueira

A obra para violino de Marcelo Tupinambá e sua inserção na história da música brasileria; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lenita Waldige Mendes Nogueira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PONTES, S. C. ; NOGUEIRA, L. W. M. . Experiências de Formação: contribuições para a profissionalização na área da música. In: Tourinho, Cristina. (Org.). Formação profissional em música: volume II. 1ed.: , 2017, v. 2, p. 20-.

  • PONTES, S. C. . 'Boris Porena: a experiência italiana na composição da discussão a respeito dos ?tempos de crise?. In: IX Encontro Regional da ABEM - Regioão Sudeste, 2018, São Carlos. Anais do Encontro Regional Sudeste da ABEM, 2018. v. 3.

  • PONTES, S. C. . A Experiência de Graduação em Música e as Experiências que Vão Além das Salas de Aula: dois estudos de caso com concluintes do curso da UNICAMP. In: VIII Encontro de Educação Musical, 2015, Campinas. Anais do VIII Encontro de Educação Musical, 2015.

  • WALDIGE MENDES NOGUEIRA, LENITA ; CAMPOS DE PONTES, SAMUEL . A Sonata para Violino e Piano de Cláudio Santoro: nacionalismo e as diferentes concepções sobre a música brasileira em sua obra. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 2015, 2015.

  • PONTES, S. C. ; NOGUEIRA, L. W. M. . A FORMAÇÃO INICIAL DOS MÚSICOS PROFISSIONAIS E SUA RELAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE ESTUDARAM. In: XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, 2014, Campinas. Caderno de Resumos do XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, 2014. p. 17-17.

  • PONTES, S. C. ; NOGUEIRA, L. W. M. . A OBRA PARA VIOLINO DE MARCELO TUPINAMBÁ E SUA INSERÇÃO NA HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA. In: XXI CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2013, Campinas. Caderno de resumos do XXI Congresso Interno de Iniciação Científica, UNICAMP, 2013. p. 14-15.

  • PONTES, S. C. . 'Boris Porena: a experiência italiana na composição da discussão a respeito dos ?tempos de crise?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PONTES, S. C. . Suzuki: um método linear na complexidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORTOLIN, P. A. J. ; PONTES, S. C. . A Paisagem Sonora do Campo Belo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PONTES, S. C. ; NOGUEIRA, L. W. M. . A Sonata para Violino e Piano de Cláudio Santoro: nacionalismo e as diferentes concepções sobre a música brasileira em sua época. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PONTES, S. C. . A Experiência de Graduação em Música e as Experiências que Vão Além das Salas de Aula: dois estudos de caso com concluintes do curso da UNICAMP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PONTES, S. C. ; NOGUEIRA, L. W. M. . A Formação Inicial dos Músicos Profissionais e sua Relação com as Instituições de Ensino em que Estudaram. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PONTES, S. C. ; NOGUEIRA, L. W. M. . A OBRA PARA VIOLINO DE MARCELO TUPINAMBÁ E SUA INSERÇÃO NA HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PONTES, S. C. . Diversas Lentes de Leitura do Método Suzuki: diálogos e outras experiências literárias. 2017. (Relatório de pesquisa).

PONTES, S. C. ; NOGUEIRA, L. W. M. . Relatório Final de Atividades_A Sonata para Violino e Piano No 4 de Cláudio Santoro: o nacionalismo e as diferentes concepções sobre a música brasileira.. 2015. (Relatório de pesquisa).

PONTES, S. C. . Relatório Final de Atividades_A Formação Inicial dos Músicos Profissionais e sua Relação com as Instituições de Ensino que Estudaram.. 2014. (Relatório de pesquisa).

PONTES, S. C. ; NOGUEIRA, L. W. M. . Relatório Parcial de Atividades_A Formação Inicial dos Músicos Profissionais e sua Relação com as Instituições de Ensino que Estudaram. 2014. (Relatório de pesquisa).

PONTES, S. C. ; NOGUEIRA, L. W. M. . Relatório Final de Atividades_A Obra para violino de Marcelo Tupinambá e sua Inserção na História da Música Brasileira. 2013. (Relatório de pesquisa).

PONTES, S. C. ; NOGUEIRA, L. W. M. . Relatório Parcial de Atividades_A Obra para violino de Marcelo Tupinambá e sua Inserção na História da Música Brasileira. 2013. (Relatório de pesquisa).

PONTES, S. C. . Apresentação Coral Etapa. 2017. Interpretação.

PONTES, S. C. . XXI Temporada da Orquestra Sinfônica de Limeira. 2016. Interpretação.

FONTERRADA, M. T. O. ; PONTES, S. C. ; VALIENGO, C. ; MIGUEL, F. ; PAZIANI, J. D. S. ; VERTAMATTI, L. ; TRAVERZIM, M. ; MIRANDA, P. ; ASSAD, R. ; FERREIRA, T. ; CISZEVSKI, W. S. . A História do Lobo Grandão e da Linda Princesa. 2015. Arranjo.

FONTERRADA, M. T. O. ; PONTES, S. C. ; VALIENGO, C. ; MIGUEL, F. ; PAZIANI, J. D. S. ; VERTAMATTI, L. ; TRAVERZIM, M. ; MIRANDA, P. ; ASSAD, R. ; FERREIRA, T. ; CISZEVSKI, W. S. . A História do Lobo Grandão e da Linda Princesa. 2015. Interpretação.

PONTES, S. C. . Breusil: cordas brasileiras. 2015. Interpretação.

PONTES, S. C. . XX Temporada da Orquestra Sinfônica de Limeira. 2015. Interpretação.

PONTES, S. C. . XIX Temporada da Orquestra Sinfônica de Limeira. 2014. Interpretação.

PONTES, S. C. . Quatro estações porteñas (A. Piazzolla). 2014. Interpretação.

PONTES, S. C. . XVIII Temporada da Orquestra Sinfônica de Limeira. 2013. Interpretação.

PONTES, S. C. . XVII Temporada da Orquestra Sinfônica de Limeira. 2012. Interpretação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Práticas Criativa em Educação Musical II: Oficinas - da Reflexão à Prática, Descrição: Após o término do levantamento da presença de práticas criativas no Brasil em diferentes segmentos, junto a diferentes profissionais e em trabalhos acadêmicos, a presente pesquisa tem por objetivo difundir os procedimentos conhecidos como oficina de criação musical a alunos, profissionais e interessados... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Samuel Campos de Pontes - Integrante / MARISA TRENCH DE OLIVEIRA FONTERRADA - Coordenador / Fábio MIGUEL - Integrante / Leila Vertamatti - Integrante / Paulo MIRANDA - Integrante / Wasti Silvério Ciszevski - Integrante / Maria Consiglia Raphaela Carrozzo Latorre - Integrante / Camila Valiengo - Integrante / Juliana Damaris de Santana Paziani - Integrante / Monique Traverzim - Integrante / TiagoTeixeira Ferreira - Integrante / Rodrigo Assad - Integrante.

  • 2014 - 2015

    A SONATA PARA VIOLINO E PIANO Nº 4 DE CLÁUDIO SANTORO: O NACIONALISMO E AS DIFERENTES CONCEPÇÕES SOBRE A MÚSICA BRASILEIRA., Descrição: Esta pesquisa visa a investigação do contexto histórico da obra de Cláudio Santoro para assim propor uma análise da sonata nº4, para violino e piano, voltada às discussões da época sobre a concepção de música brasileira nacionalista. Assim sendo procuraremos relacionar as ideias expostas pelos autores de referência com as características musicais encontradas nas partitura da obra indicada. Além disso procuraremos fazer uma síntese das diversas concepções do fazer musical presentes na época de produção artística de Cláudio Santoro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Samuel Campos de Pontes - Integrante / Lenita Waldige Mendes Nogueira - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    A FORMAÇÃO INICIAL DOS MÚSICOS PROFISSIONAIS E SUA RELAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE ESTUDARAM., Descrição: Tendo em vista a pluralidade de formação musical que encontramos no contexto atual brasileiro, esta pesquisa tem como objetivo a identificação e análise das relações que os estudantes do curso de música da Universidade Estadual de Campinas têm com as instituições de ensino que lhe proporcionaram um estudo mais sistematizado da música antes de seu ingresso na universidade. Visamos também refletir sobre a situação da educação musical nos principais locais de origem destes estudantes e sobre a época em que o grupo entrevistado teve seu primeiro contato com a música para, dessa forma, propor uma reflexão sobre a atualidade. Essa pesquisa utiliza como forma de obtenção de dados a distribuição de questionários, tanto impressos como on-line, que foram o ponto de partida para as considerações sobre o assunto proposto. Dessa forma foi possível perceber que o estudante do curso de música da UNICAMP provém de diversos contextos, tanto no que se refere a qualidade de ensino musical como no que diz respeito a orientação pedagógica das instituições pela qual passaram. Além disso pudemos verificar a insatisfação de grande parte dos entrevistados com relação a qualidade de ensino que receberam antes da universidade, principalmente no que se refere a aspectos teóricos como harmonia e história da música.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Samuel Campos de Pontes - Integrante / Lenita Waldige Mendes Nogueira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    A OBRA PARA VIOLINO DE MARCELO TUPINAMBÁ E SUA INSERÇÃO NA HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA, Descrição: Este trabalho tem como objetivo a abordagem da obra para violino e piano do compositor Marcelo Tupinambá (Tietê 1889- São Paulo 1953) a partir de sua inserção na história da música brasileira. Para isso dividimos a pesquisa em em duas partes: a primeira se preocupa em apresentar aspectos biográficos de Tupinambá, bem como investigar em autores contemporâneos ao compositor elementos que indiquem a sua orientação composicional. Nessa fase obtivemos como resultado o alinhamento do compositor às ideias defendidas por Mário de Andrade com relação a música nacionalista brasileira. A segunda parte do trabalho visa comprovar as conclusões obtidas anteriormente por meio da análise de um grupo de peças de Tupinambá levando em conta os aspectos apresentados pelos autores de referência. Como resultado dessa fase verificamos que as características musicais nacionalistas foram encontradas nas partituras analisadas. Devemos destacar também que o projeto inclui um recital com obras para violino e piano de Tupinambá para permitir que o público se aproxime das ideias estudadas, uma vez que elas devem se refletir na execução das peças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Samuel Campos de Pontes - Integrante / Lenita Waldige Mendes Nogueira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional