Marilúcia dos Santos Domingos Striquer

Possui graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciênicas e Letras de Cornélio Procópio (1991), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e doutorado em Estudos da Linguagem - Univesidade Estadual de Londrina (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente inicial e continuada; ensino dos gêneros discursivos/textuais na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Professora permante do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) UENP. Bolsista produtividade em pesquisa - Fundação Araucária do Paraná (projeto de pesquisa "Gêneros discursivos/textuais: dos documentos prescritivos à sala de aula" - prot. 49372)

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos da Linguagem

2010 - 2013

Univesidade Estadual de Londrina
Título: A internalização dos gêneros textuais como instrumentos mediadores por professores em formação no PDE-PARANÁ
Elvira Lopes do Nascimento. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Letras

2005 - 2007

Universidade Estadual de Maringá
Título: Os objetivos de leitura no livro didático,Ano de Obtenção: 2007
Renilson José Menegassi.Palavras-chave: leitura, livro didático, objetivos de leitura.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Especialização em Lingua Portuguesa e Literatura

2001 - 2001

Faculdade Estadual de Filosofia Ciênicas e Letras de Cornélio Procópio
Título: Linguagem Publicitária
Orientador: Prof Dr. Durvali Emílio Fregonezi

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Minicurso Projetos de letramento e. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2015 - 2015

Le genre textual/discursif comme base pour enseign. (Carga horária: 3h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

STRIQUER, M. S. D. . AULA MAGNA PROFLETRAS 2018. 2018. (Outro).

STRIQUER, M. S. D. . IV SIMPÓSIO PROFLETRAS UENP E II SIDIALE - SIMPÓSIO DIÁLOGOS LINGUÍSTICOS E ENSINO,. 2018. (Congresso).

STRIQUER, M. S. D. . II Simpósio ProfLetras/ UENP e I SIDIALE - Simpósio Diálogos Linguísticos e Ensino. 2017. (Congresso).

STRIQUER, M. S. D. ; BARROS, E. M. D. . AULA MAGNA PROFLETRAS/UENP: A RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO EM LETRAS E ENSINO DE LITERATURA,. 2017. (Outro).

STRIQUER, M. S. D. . Viagem cultural a São Paulo: Bienal do Livro, Pinacoteca, Museu da Imagem e do Som. 2016. (Outro).

STRIQUER, M. S. D. . I Simpósio PROFLETRAS da UENP. 2015. (Outro).

STRIQUER, M. S. D. . I Simpósio de Pesquisas em Letras da UENP. 2014. (Outro).

STRIQUER, M. S. D. . X Seminário de Iniciação Científica - SóLetras. 2013. (Congresso).

STRIQUER, M. S. D. . IX Seminário de Iniciação Científica - SóLetras. 2012. (Congresso).

STRIQUER, M. S. D. . VII Seminário de Iniciação Científica- SóLetras. 2010. (Congresso).

STRIQUER, M. S. D. . II Colóquio de Pesquisa em Literatura. 2009. (Outro).

STRIQUER, M. S. D. . VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras Estaudos Linguísticos e Literários. 2009. (Outro).

STRIQUER, M. S. D. . V Seminário de Iniciação Científica SóLetras Estudos Lingüísticos e Literários. 2008. (Outro).

STRIQUER, M. S. D. . 1º SEALI- Seminário de Ensino e Aprendizagem de Línguas. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

AULA MAGNA PROFLETRAS 2019. 2019. (Outra).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO CONIEN. MODELIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL PUBLICIDADE PATROCINADA DO FACEBOOK. 2019. (Congresso).

Aula magna Profletras 2018. 2018. (Outra).

CELSUL 2018 XIII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.A PRODUÇÃO DE GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSO E PRODUTO DO ENSINO DE CONTEÚDOS. 2018. (Encontro).

I ENCONTRO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS DA UENP. 2018. (Encontro).

IV SIMPÓSIO PROFLETRAS UENP E II SIDIALE - SIMPÓSIO DIÁLOGOS LINGUÍSTICOS E ENSINO.Uma analise textual dos discursos instituidos em O patinho feio de Andersen. 2018. (Simpósio).

V CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literário. Uma proposta pedagógica para o trabalho com a prática social do ENEM e do gênero textual solicitado como redação no exame. 2018. (Congresso).

V COLÓQUIO DE PESQUISA EM LITERATURA - COPELI. OS CONTOS DE RICARDO AZEVEDO: UMA PROPOSTA DE MODELIZAÇÃO. 2018. (Congresso).

V Fórum Nacional de Coordenadores do PROFLETRAS.Fórum dos coordenadores do Profletras. 2018. (Outra).

VII CÍRCULO - Rodas de Conversa Bakhtiniana.A valoração temática em um anúncio publicitário da empresa o Boticário. 2018. (Outra).

AULA MAGNA PROFLETRAS/UENP: A RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO EM LETRAS E ENSINO DE LITERATURA,. 2017. (Outra).

I Congresso Internacional de Ensino,. O gênero textual seminário sob a ótica do Interacionismo Sociodiscursivo. 2017. (Congresso).

III Encontro de Integração da UENP.Pôster: PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PIBID/LETRAS/PORTUGUÊS-CJ NO ANO DE 2017. 2017. (Encontro).

III Simpósio PROFLETRAS/UENP & I SIDIALE ? Simpósio Diálogos Linguísticos e Ensino,. 2017. (Simpósio).

I Simpósio de gêneros discursivos, ensino de línguas e formação docente.EM FOCO: O TELEJORNAL JORNAL DA GLOBO. 2017. (Simpósio).

IX Simpósio Internacional de Gêneros Textuais - SIGET.Os gêneros discursivos/textuais no processo de formação continuada dos professores do estado do Paraná. 2017. (Simpósio).

VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.Os Gêneros Discursivos/Textuais na Proposta Formativa do Programa de Desenvolvimento da Educação do Paraná?,. 2017. (Simpósio).

XII SÓLETRAS: SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS,.AS CARACTERÍSTICAS SÓCIO-COMUNICATIVAS, DISCURSIVAS E LINGUÍSTICAS DO GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA JORNALÍSTICA. 2017. (Seminário).

4 CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. A inserção do artigo de opinião na prática de letramento escolar como um novo gênero: a redação de vestibular. 2016. (Congresso).

Encontro de Editores e Consultores de Revistas Científicas. 2016. (Encontro).

II SIMPÓSIO DE PESQUISA EM LETRAS DA UENP,.O gênero textual causo na sala de aula. 2016. (Simpósio).

IV CONELIN- Congresso de estudos linguísticos. A redação do ENEM como eixo organizador do letramento dos alunos do ensino médio. 2016. (Congresso).

I Congresso Nacional do PROFLETRAS 2015. O gênero causo como eixo organizador do letramento no 6 ano do ensino fundamental. 2015. (Congresso).

International Crongress of Critical Applied Linguistics. AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NORTEADAS PELOS GÊNEROS TEXTUAIS: orientações teóricas e a transposição para a sala de aula. 2015. (Congresso).

VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - SIGET.Entre a inovação e tradicionalismo no ensino da língua portuguesa. 2015. (Simpósio).

XI Seminário de Estudos Linguísticos e Literários SOLTRAS.O DISCURSO QUE CONSTITUE OS DOCUMENTOS ORGANIZADORES DA PRÁTICA DOCENTE EM CONTRAPONTO AO DISCURSO DA DIRETRIZ CURRICULAR. 2015. (Seminário).

Congresso de Estudos da Linguagem CONELIN. Conversas entre pididianos UENP, UEL e UEM. 2014. (Congresso).

III Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI. Professor: agente ou ator de suas ações? dos documentos às ações pedagógicas. 2014. (Congresso).

III Encontro de divulgação de atividades de pesquisa, ensino e extensão PIBID/UENP: desafios e perspectivas.A implementação de sequências didáticas para o ensino da língua materna no ensino médio. 2014. (Encontro).

II SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ: tecendo saberes.O SUBPROJETO LETRAS/PORTUGUÊS CAMPUS JACAREZINHO. 2014. (Seminário).

I Simpósio de Pesquisas em Letras da UENP.AS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA APRESENTADAS PELOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS: COMEMORAÇÃO AOS 30 ANOS DO ?O TEXTO NA SALA DE AULA?. 2014. (Seminário).

CONELIN - Congresso de Estudos da Linguagem. O livro didático e suas questões de "Estudo do Texto. 2013. (Congresso).

X Seminário de Iniciação Científica SóLetras, I Fórum de acessibilidade e inclusão social.A visão de professor instituída na Diretriz Curricular do Paraná. 2013. (Seminário).

2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Formação continuada: ferramenta de mediação entre os novos instrumentos semióticos e os professores em serviço. 2012. (Congresso).

II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.A ação pedagógica de uma professora em formação inicial: articulação entre os conhecimentos teóricos em processo formativo e a prática de sala de aula. 2012. (Simpósio).

IX Seminário de Iniciação Científica SóLetras.Contextos e perspectivas do letramento digital. 2012. (Seminário).

XII Congresso de Educação do Norte Pioneiro. Mesa-Redonda: O PDE na UENP: a concepção e a implementação dos projetos e relatos de experiência. 2012. (Congresso).

XI Seminário de dissertações e teses em andamento - SEDATA.A internalização de gêneros textuais como instrumentos semióticos mediadores do ensino de língua portuguesa por professores participants do PDE-PARANÁ. 2012. (Seminário).

II Encontro de Estudos da Linguagem - ENELIN.Um modelo didático para o ensino do gênero textual artigo de opinião. 2011. (Encontro).

VIII Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos linguísticos e literários.O trabalho pedagógico em forma de projeto: o relato de uma experiência com o ensino de gramática. 2011. (Seminário).

X SEDATA - Seminário de dissertações e teses em andamento.O Programa de formação continuada PDE-PARANÁ: intervenções formativas para o processo de internalização de instrumentos semióticos para o ensino de LP. 2011. (Seminário).

XX Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná.Os gêneros textuais no desenvolvimento do 'métier' do professor. 2011. (Seminário).

1 Colóquio Internacional de Estudos literários e linguísticos CIELLI.Na formação de cidadãos ativos e críticos, o artigo de opinião. 2010. (Outra).

I Encontro de Estudos da Linguagem - ENELIN.Os gêneros textuais na prática pedagógica dos professores de língua portuguesa participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional -PDE. 2010. (Encontro).

VII Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação ? VIII Simpósio de Leitura da UEL.A ação pedagógica dos professores e as orientações das DCEs. 2010. (Seminário).

VII Seminário de Iniciação Científica Sóletras.Concepções de gramáticas que se constituem nos indivíduos escolarizados. 2010. (Seminário).

X Congresso de Educação do Norte do Paraná. A INTERTEXTUALIDADE COMO FENÔMENO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO. 2010. (Congresso).

17º Congresso de Leitura do Brasil (COLE). O livro didático na formação do professor de Língua Portuguesa. 2009. (Congresso).

IX CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO. Sequência didática: uma proposta para o cotidiano escolar brasileiro. 2009. (Congresso).

VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras.Ponderações sobre o livro didático de língua portuguesa e de história (mesa-redonda). 2009. (Seminário).

I Encontro Internacional de Lingüística de Assis.Gêneros textuais: documentos oficiais e sala de aula. 2008. (Encontro).

II SELET- Seminário de Letras: textos e diversidade em sala de aula.O estudo do texto do livro didático na formaçao do leitor. 2008. (Seminário).

VIII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO. O professor co-produtor de sentidos em contextos de ensino. 2008. (Congresso).

V Seminário de iniciação científica SóLetras.Gêneros discursivos: documentos oficiais, sala de aula. 2008. (Seminário).

1º SEALI- Seminário de ensino e aprendizagem de línguas.Para que ler os textos oferecidos pelos livros didáticos. 2007. (Seminário).

Programa de Cursos - sistema de ensino Positivo. 2007. (Outra).

Conferência: A presença do texto no ensino de Língua Materna. 2006. (Outra).

Curso de extensão: Interação e escrita: pressupostos, características e práticas no ensino de línguas.Reflexões sobre interação e escrita no ensino de línguas. 2006. (Outra).

I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas. Apresentação de comunicação no I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas. 2006. (Congresso).

I Congresso Nacional de Linguagens em Interação. A leitura e os seus objetivos no livro didático. 2006. (Congresso).

IV SPLE - Seminário de pesquisa em letras.Apresentação de comunicação no IV SPLE- Seminário de pesquisa em letras. 2006. (Seminário).

Palestra: Gêneros Textuais: das práticas de linguagem aos objetivos de ensino. 2006. (Outra).

15º COLE- Congresso de Leitura do Brasil. Os objetivos para a leitura de textos no livro didático. 2005. (Congresso).

2º CELLI - Coloquio de Estudos Lingüisticos e Literários.O professor e o ensino de objetivos de leitura. 2005. (Outra).

Curso de capacitação e encontros pedagógicos. 2005. (Outra).

Curso de capacitação - Sistema Positivo de Ensino. 2005. (Outra).

Evento de extensão: Pesquisa em educação: O dilema produtividade-qualidade na pós-graduação. 2005. (Outra).

IX SEMANA DE LETRAS -A hora e a vez da Palavra.Leitura, produção textual e gramática no livro didático. 2005. (Outra).

Palestra: A interação em ambiente virtual: tornando o professor presente no ensino a distância. 2005. (Outra).

Congresso Internacional de leitura e Literatura Infantil. Ensino de estratégias para a formação do leitor competente. 2004. (Congresso).

Curso de Capacitação- Sistema Positivo de Ensino. 2004. (Outra).

VIII Semana de letras.Procedimentos na leitura de. 2004. (Outra).

Curso: Reflexões sobre os fundamentos da educação. 2003. (Outra).

VI Jornada de Educação UNESP - ASSIS. 2003. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Aline Regina Lemes de Sene

STRIQUER, M. S. D.. O Gênero textual conto maravilhoso: uma proposta de intervenção didática para o desenvolvimento de capacidades de linguagem de alunos do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Marcelo Sabino Luiz

STRIQUER, M. S. D.. Letramento lexicográfico o dicionário no ensino do léxico e o potencial didático para a inscrição do aluno no mundo da escrita. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Cristiane Romano Rodrigues de Oliveira

STRIQUER, M. S. D.. Infográfico: uma ferramenta para o letramento multissemiótico. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Luciana Teixeira da Silva Lima

BARROS, E. M. D.;STRIQUER, M. S. D.; OLIVEIRA, N. A. F.. Carta-argumentativa do leitor: o ensino da produção escrita mediado pela metodologia das sequências didáticas de gêneros. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Angélita dos Santos Conceição Silva

STRIQUER, M. S. D.; OHUSCHI, M. C. G.. A compreensão leitora de alunos do 8 ano a partir de um projeto de leitura com o gênero discursivo notícia. 2018.

Aluno: Maria Salete Dias Sateli

REGISTRO, E. S. R.;STRIQUER, M. S. D.; CRISTOVAO, V. L. L.. Capacidades de linguagem: o artigo de opinião no 9 ano do ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Luciane de Cássia Andrade

Elvira Lopes Nascimento;STRIQUER, M. S. D.; BORGES, M. I.. O facebook mediando práticas docentes. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Wanessa de Barros Leite Monzilo

BRITO, D. T.; BARROS, E. M. D.; OLIVERIA, M. M.;STRIQUER, M. S. D.. Fábula: o desenvolvimento da escrita instrumentalizada pela metodologia das sequências didáticas de gêneros. 2017. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Vanessa Santos Fonteque

STORTO, L.;STRIQUER, M. S. D.. O hipergênero textual multimodal seminário no ensino da língua portuguesa. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Márcia Baby de Lima Gasquez

NASCIMENTO, E. L.;STRIQUER, M. S. D.; SANTAN, A. C. M.. O agir argumentativo na carta do leitor: contribuições para atividades educacionais no ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Adriana Gisele Estevão

STRIQUER, M. S. D.; ROMUALDO, E. C.; OLIVEIRA, N. A. F.. O gênero discursivo Parábola na prática de sala de aula: uma proposta de didatização. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Itamara Peters

STRIQUER, M. S. D.; BARROS, E. M. D.; PAULA, E. M. A. T.. Letramentos em língua portuguesa: um estudo de caso na educação hospitalar do Paraná. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Valdirene Rover de Jesus Silva

STRIQUER, M. S. D.; BARROS, E. M. D.; SANTOS, A. R.. O gênero causo Ibaitiense como eixo organizador do letramento do 6 ano do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Valéria de Fatima Roncon

STRIQUER, M. S. D.; BARROS, E. M. D.; HILA, C. V. D.. O gênero Reportagem de divulgação científica como objeto unificador do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa em uma perspectiva interacionista sociodiscursiva. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Josinei Aguinaldo Jacinto

HILA, C. V. D.; RITTER, L. C. B.;STRIQUER, M. S. D.. A atividade de revisão no gênero autobiografia. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Édila Regina da Silva Rocha

HILA, C. V. D.; RITTER, L. C. B.;STRIQUER, M. S. D.. O gênero resumo de texto no livro didático do nono ano: análise e proposta de intervenção. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Wérica Dias Micheletti da Cruz

ALMEIDA, P. R.;STRIQUER, M. S. D.; BARONAS, J. E. A.. A variação linguística na escola: por uma abordagem sociointeracionista. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Jane Cristina Beltramini Berto

STRIQUER, M. S. D.; MENEGASSI, Renilson Jose; HILA, C. V. D.; ANGELO, C. M. P.; ROMUALDO, E. C.. Estudo teórico-metodológico dos conceitos de revisão e reescrita nos documentos curriculares oficiais e referenciais curriculares brasileiros. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Adriana Teixeira Alves

DUARTE, P. C. O.;STRIQUER, M. S. D.; BARONAS, J. E. A.. Uma proposta teórico metodológica de leitura dialógica conto de Clarice Lispector para turmas de 9 ano. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Tatiane Patricia Teixeira Jordão

BARROS, E. M. D.;STRIQUER, M. S. D.; NASCIMENTO, E. L.; STORTO, L.. A escrita como trabalho produção de gêneros textuais em ambiantes virtuais. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Isis Ferreira da Silva Favoni

STRIQUER, M. S. D.. . Gêneros epistolares instrumentos para o desenvolvimento da escrita e da leitura. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Aline Regina Lemes de Sene

STRIQUER, M. S. D.; BARROS, E. M. D.; RODRIGUES, P. C.. O gênero textual conto maravilhoso: contribuições para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos do 6 ano do ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Marcelo Sabino Luiz

SILVA, F. M.;STRIQUER, M. S. D.; STORTO, L.. Letramento lexicográfico: o dicionário no ensino léxico e seus efeitos na leitura e escrita. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Cristiane Romano Rodrigues de Oliveira

BARROS, E. M. D.;STRIQUER, M. S. D.; MAGALHAES, T. G.. Infográfico: uma ferramenta para o letramento multimodal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Andreza do Rosário dos Santos Pereira

STRIQUER, M. S. D.; OHUSCHI, M. C. G.. Os processos de revisão e reescrita na produção do gênero conto popular belenense escrito. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Angélita dos Santos Conceição Silva

STRIQUER, M. S. D.; OHUSCHI, M. C. G.; RODRIGUES, I. C. F. S.. A compreensão leitora de alunos do 8º ano a partir de um projeto de leitura com o gênero discursivo notícia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Andreza do Rosário dos Santos Pereira

STRIQUER, M. S. D.; OHUSCHI, M. C. G.; FAIRCHILD, T. M.. Os processos de revisão e reescrita na produção do gênero Conto Popular Paraense. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Salete Dias Satelli

STRIQUER, M. S. D.; REGISTRO, E. S. R.; CRISTOVAO, V. L.. Capacidades linguísticas na construção de argumentos: desenvolvimento do posicionamento crítico dos alunos do 9 ano do ensino fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Luciana de Cassia Andrade

Elvira Lopes Nascimento;STRIQUER, M. S. D.; BORGES, M. I.. O facebook mediando práticas docentes. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Vanessa Santos Fonteque

STORTO, L.;STRIQUER, M. S. D.. O hipergênero textual multimodal seminário no ensino da língua portuguesa. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Luciana Teixeira da Silva Lima

STRIQUER, M. S. D.; BARROS, E. M. D.; OLIVEIRA, N. A.. O gênero carta do leitor: uma proposta de ensino da produção escrita mediada pelo procedimento sequência didática. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Itamara Peters

STRIQUER, M. S. D.; BARROS, E. M. D.; PAULA, E. M. A. T.. Os conceitos de letramento e os processos de ensino de língua materna realizados no programa de escolarização hospitalar SAREH do estado do Paraná. 2016.

Aluno: José Aparecido Moreira

BARROS, E. M. D.;STRIQUER, M. S. D.; REGISTRO, E. S. R.. Fábula: a produção de uma sequência didática destina ao 6 ano do ensino fundamental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Valéria de Fátima Roncon Maia

STRIQUER, M. S. D.; BARROS, E. M. D.; HILA, C. V. D.. A reportagem de divulgação científica como ferramenta didática para o ensino da língua portuguesa'. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Valdirene Rover de Jesus Silva

STRIQUER, M. S. D.; BARROS, E. M. D.; SANTOS, A. R.. O Gênero causo como eixo organizador do letramento no 6 ano do ensino fundamental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Rafaela Faustino de Siqueira

STRIQUER, M. S. D.. Uma categorização dos contos de fadas contemporâneos de Marina Colasanti sob a ótica bakhtiniana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Joaquim Pedro Brambilla

STRIQUER, M. S. D.. Gênero emergentes na era digital e o uso de blogs jornalisticos no ensino da língua materna.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Paulo Sérgio de Oliveira Júnior Título do trabalho: Analise

STRIQUER, M. S. D.. Analise dialógica dos discursos homofóbicos em circulação no Facebook. Profa. Dra. Rosiney Aparecida Lopes do Vale Coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso CLCA-UENP/CJ Jacarezinho, 20/. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Alessandra França Bitencurt

STRIQUER, M. S. D.; DROPA, C. L.. A importância da contabilidade rual no município de Santo Antonio da Platina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade do Norte do Paraná.

Aluno: Denise Palmeira Rossi

STRIQUER, M. S. D.; MATAVELLO, R. A.; DROPA, C. L.. Estudo da viabilidade da criação de uma empresa de Lan-House na cidade de Cambará, através de simulações contábeis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade do Norte do Paraná.

Aluno: Elisangela Rosa

MATAVELLO, R. A.; DROPA, C. L.;STRIQUER, M. S. D.. Estudo da Viabilidade da Criação de uma papelaria no bairro Aeroporto no Municipio de Jacarezinho-Pr, através das simulações contábeis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade do Norte Pioneiro.

Aluno: Denise reis Pestana

BIGNOTTO, Maria Lídia de Maio; SOUZA, Lilian Andreza S.;STRIQUER, M. S. D.. Fotojornalismo: sua função social na exposição dos cortadores de cana-de-açucar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade do Norte Pioneiro.

Aluno: Helton Lesniewsili

MATAVELLO, R. A.; DROPA, C. L.;STRIQUER, M. S. D.. Estudo da viabilidade de criação de empresa no setor de ótica no município de Quatiguá. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade do Norte Pioneiro.

Aluno: Lúcia Valentin

STRIQUER, M. S. D.; SÁ, M. M.; LEAL, L. A.. Visão Gerencial de Uma Empresa Familiar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciênicas Contábeis) - Centro Educacional Tecnológico de Ensino e Cultura.

Aluno: Luiz Antônio Andrade Silva

STRIQUER, M. S. D.; KIDA, S. D.; LEAL, L. A.. Projeto de Sistemas Gerenciais em Micro Empresa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciênicas Contábeis) - Centro Educacional Tecnológico de Ensino e Cultura.

Aluno: Maria Izabel Alves Batista

STRIQUER, M. S. D.; AUGUSTO, I. F.; OLIVEIRA, J. E.. Criação de uma loja de varejo no ramo de calças femininas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresa) - Centro Educacional Tecnológico de Ensino e Cultura.

Aluno: Vanessa Neto

STRIQUER, M. S. D.; BALBINOT, M. C.; SÁ, M. M.. Sindrome de Burnout: um estudo sobre alterações psicológicas e físicas relacionas ao trabalho. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresa) - Centro Educacional Tecnológico de Ensino e Cultura.

Aluno: Arystela da Silva Lima

SILVA, J. C. O.; KIDA, S. D.;STRIQUER, M. S. D.. Empresa familiar: uma proposta de reestruturação. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade do Norte Pioneiro.

Aluno: Bernadete Barbarine

STRIQUER, M. S. D.; BARROS, E. H.; GOMES, C. M. L.. Diagnóstico em RH, Sistema de Informação e Marketing da Santa Casa de Misericórdia de Siqueira Campos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade do Norte Pioneiro.

STRIQUER, M. S. D.. BANCA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ASCENSÃO DE NÍVEL DE ADJUNTO C PARA ADJUNTO D DE PROFESSOR. 2019. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

STRIQUER, M. S. D.; MORENO, F.; MESSIAS, R. A. L.. Teste seletivo para professor colaborador UENP. 2017. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

STRIQUER, M. S. D.. Membro banca avaliadora de comunicação no III Encontro de Integração UENP,. 2017. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

MORENO, F.;STRIQUER, M. S. D.; Vera Maria Ramos Pinto. Teste Seletivo para contratação de docente colaborador da UENP, campus Jacarezinho. 2015. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

BRITO, D. T.; STORTO, L.;STRIQUER, M. S. D.. Teste seletivo para contratação de professor colaborador UENP. 2015. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

STRIQUER, M. S. D.. Teste seletivo para professor colaborador da UENP/campus Luiz Meneghel (portaria 255/2014). 2014. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Sônia Maria D. Brochado; Vera Maria Ramos Pinto;STRIQUER, M. S. D.. Teste Seletivo para Professor colaborador da FAFIJA - edital 053/2009 FAFIJA. 2009. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello

MENEGASSI, Renilson; JUNG, N. M.;MELLO, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de. Os Objetivos de Leitura dos Livros Didáticos. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello

MENEGASSI, Renilson; JUNG, N. M.;MELLO, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de. Os Objetivos de Leitura no Livro Didático. 2006. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Nubio Delanne Ferraz Mafra

NASCIMENTO, Elvira LopesSILVA, Regina Celi Mendes Pereira daMENEGASSI, Renílson JoséMAFRA, Núbio Delanne FerrazBARONAS, Joyce Elaine de Almeida. A internalização dos gêneros textuais como instrumentos mediadores por professores em formação no PDE-Paraná. 2013. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Nubio Delanne Ferraz Mafra

NASCIMENTO, Elvira LopesSILVA, Regina Celi Mendes Pereira daMENEGASSI, Renílson JoséMAFRA, Núbio Delanne FerrazBARONAS, Joyce Elaine de Almeida. A internalização dos gêneros textuais como instrumentos mediadores por professores em formação no PDE-Paraná. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Renilson José Menegassi

MENEGASSI, R. J.; YUNG, Neiva Maria; Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello. Os objetivos de leitura no livro didático. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Renilson José Menegassi

MENEGASSI, R. J.; NASCIMENTO, Elvira Lopes; BARONAS, Joyce de Almeida; MAFRA, Nubio Delanne Ferraz; Regina Celi Mendes Pereira da Silva. A internalização dos gêneros textuais como instrumentos mediadores por professores em formação no PDE-PARANÁ. 2013. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Renilson José Menegassi

MENEGASSI, R. J.; NASCIMENTO, Elvira Lopes; MAFRA, Nubio Delanne Ferraz; BARONAS, Joyce de Almeida; Regina Celi Mendes Pereira da Silva. A internalização dos gêneros textuais como instrumentos mediadores por professres em formação do PDE-Paraná. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Neiva Maria Jung

JUNG, N. M.; MENEGASSI, Renilson José; de Mello. Os Objetivos de Leitura no Livro Didático. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Neiva Maria Jung

MENEGASSI, Renilson José;JUNG, N. M.; de Mello. Os objetivos de leitura no Livro Didático. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fernanda de Oliveira Pereira

Contribuições do gênero textual anúncio publicitário para o processo de ensino da língua portuguesa; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; (Orientador);

Franciele Andriane da Costa

AS PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Lahrissa Fontana Domingues

O ensino da língua portuguesa proposto pelos livros didáticos; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária; (Orientador);

Marcelo Sabino

Letramento lexicográfico o dicionário no ensino do léxico e o potencial didático para a inscrição do aluno no mundo da escrita; 2018; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná,; Coorientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Aline Regina Lemes de Sene

O GÊNERO TEXTUAL CONTO MARAVILHOSO CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES DE LINGUAGEM DOS ALUNOS DO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2017; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná,; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

José Aparecido Moreira

Elaboração de sequências didáticas para o ensino da fábula; 2016; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Valdirene Rover de Jesus Silva

O gênero causo como mediador do letramento no 6º Ano do Ensino Fundamental; 2015; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP) - Universidade Estadual do Norte do Paraná,; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Cláudia Roberta Consolin

Implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no ensino médio; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos linguísticos e literário) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Elizabete Rodrigues Fernandes de Souza

Modelo didático do gênero textual Fábula; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Laís Francielle Alvez

Gêneros textuais e o ensino da língua portuguesa: a abordagem nos livros didáticos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos linguísticos e literário) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Ademir Menin

A pronúncia do "R" no sudoeste do Paraná; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos linguísticos e literário) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Valter de Araújo Júnior

Sequência didática para o ensino do gênero textual artigo de opinião: uma proposta; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos linguísticos e literário) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Elaine Cristina de Rezende Santos

Estratégias de leitura no livro didático; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos linguísticos e literário) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Ana Paula Fernandes

Charge: um gênero textual formando leitores críticos-reflexivos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos linguísticos e literário) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Ana Rute de Souza

Os gêneros textuais no livro didático do Positivo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização Cultura, Tec; Ensino de língu) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Gabriela Pilegi Teixeira

A diretriz curricular da educação básica, os gêneros discurssivos e o PDE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Guilherme da Silva Alves

Um modelo teórico do gênero textual letra de música: RAP; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Renatta Isabelly Maldonado

A proposta de ensino de literatura realizada pelo livro didático para o ensino médio: em foco o gênero artigo de opnião; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Sara Nicacia de Souza

O gênero textual carta do leitor sob a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Elias Lemes Gonsalves

O anúncio publicitário na web: apontamentos sobre as caracteríticas do gênero textual; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Ana Paula Altvater dos Santos

Um modelo didático do gênero textual Crônica jornalística; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Carlos Alberto Braz

Além da margem: uma análise discursiva de entrevistas com adolescentes infratores; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

JOAO RICARDO RODRIGUES

Em foco: o telejornal Jornal da Globo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Lindomar Castilho Teodoro

A homilia sob a perspectiva dos gêneros discursivos/textuais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Maryane Heloise Alvarenga Barreto

O gênero discursivo/textual artigo de opinião como objeto de ensino e aprendizagem no livro didático de língua portuguesa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Valéria da Silva Ramos Feliz

As características do gênero textual Resumo escolar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Gabriela Pilegi Teixeira

A consolidação do projeto pedagógico das Diretrizes Curriculares da Educação Básica pelos professores PDE; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Gabriela Pilegi Teixeira

Os gêneros discursivos/textuais: definição e funcionalidade; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Elias Lemes Gonsalves

O gênero textual anúncio publicitário; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Renatta Isabelly Maldonado

A proposta de ensino de leitura no ensino médio realizada pelo livro didático; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Sara Nicacia de Souza

A Carta do leitor como objeto de ensino e aprendizagem da língua portuguesa; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Lindomar Castilho Teodoro

Os gêneros discursivos/textuais relacionados à esfera religiosa; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Patricia Cardoso Batista

O gênero causo no livro didático de língua portuguesa; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Lindomar Castilho Teodoro

Os gêneros discursivos/textuais: música, canção e letra de música; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Letícia Maria de Godoy

O gênero textual crônica: definição e ensino; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Carlos Alberto Braz

Além da margem: uma análise léxico-discursiva em entrevistas com adolescentes infratores; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Amanda Machado de Campos Tabach

O artigo de opinião emergindo e refletindo diferentes situações comunicativas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Letícia Maria de Godoy

Projeto de pesquisa - Iniciação científica; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Letícia Maria de Godoy

O gênero textual blog; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Margarida Paulino Cerqueira Cesar

O gênero textual biografia como eixo organizador do ensino da língua portuguesa no 6 ano'; 2016; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento da Educação -PDE) - Secretaria da Educação do Estado do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Regina Maria Baggio

A fábula como estratégia para o desenvolvimento da leitura e da escrita no EJA; 2015; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento da Educação -PDE) - Secretaria da Educação do Estado do Paraná, Secretaria da Educação do Estado do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Leandra Faria Lucio

Fábulas: estratégias para o ensino da leitura; 2015; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento da Educação -PDE) - Secretaria da Educação do Estado do Paraná, Secretaria da Educação do Estado do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Marta Aline Buckta

O ARTIGO DE OPINIÃO: materialização de novas práticas sociais de linguagem; 2015; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Bárbara Adriano da Silva

OS NÍVEIS DE RESPONSIVIDADE QUE SE ESTABELECEM EM UM PROCESSO FORMATIVO DOCENTE; 2015; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Carla Catarina Silva

O ENEM COMO PRÁTICA SOCIAL E SUA ABORDAGEM PELO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA; 2015; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Andreia Soardi

O PROCESSO FORMATIVO DOCENTE E AS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS; 2015; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Regina Maria Baggio

Fábulas: CEEBJA; 2014; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento da Educação -PDE) - Secretaria da Educação do Estado do Paraná, Secretaria da Educação do Estado do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Leandra Farias Lúcio

Fábulas: 6; ano Ensino Fundamental; 2014; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento da Educação -PDE) - Secretaria da Educação do Estado do Paraná, Secretaria da Educação do Estado do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Márcia Baby de Lima Gasquez

O leitor e o produtor de artigos de opinião: estratégias para o desenvolvimento do cidadão crítico; 2014; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento da Educação -PDE) - Secretaria da Educação do Estado do Paraná, Secretaria da Educação do Estado do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Bernadete Fátima da Silva Alves

Letrando com fábulas; 2014; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento da Educação -PDE) - Secretaria da Educação do Estado do Paraná, Secretaria da Educação do Estado do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Bernadete Fátima da Silva Alves

Letrando com fábulas; 2013; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento da Educação- PDE) - Secretaria da Educação do Estado do Paraná, Secretaria da Educação do Estado do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Márcia Baby de Lima Gasquez

O leitor e o produtor de artigos de opinião: estratégias para o desenvolvimento do cidadão crítico; 2013; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento da Educação- PDE) - Secretaria da Educação do Estado do Paraná, Secretaria da Educação do Estado do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Marta Aline Buckta

Um modelo didático/teórico do gênero redação de vestibular; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Carla Catarina Silva

Os estabelecimentos comerciais e as práticas sociais de linguagem; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Maria Benedita dos Santos

A criticidade em foco: leitura e produção de crônicas sociais; 2013; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento da Educação -PDE) - Secretaria da Educação do Estado do Paraná, Secretaria da Educação do Estado do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Gilza Belasque de Pádua

O adolescente e a sociedade: interando o jovem à sociedade por meio da leitura e produção de crônicas; 2013; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento da Educação -PDE) - Secretaria da Educação do Estado do Paraná, Secretaria da Educação do Estado do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Carla Catarina Silva

O GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA CONTEMPORÂNEA DE ENSINO DA LÍNGUA MATERNA; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Letícia Maria de Godoy

GÊNEROS TEXTUAIS E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA REALIZADA PELO LIVRO DIDÁTICO; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Marta Aline Buckta

ARTIGO DE OPINIÃO: EIXO ORGANIZADOR DAS ATIVIDADES DE ENSINO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Gilza Belasque de Pádua

O adolescente e a sociedade: interando o jovem à sociedade por meio da leitura e produção de crônicas; 2012; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento da Educação -PDE) - Secretaria da Educação do Estado do Paraná, Secretaria da Educação do Estado do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Maria Benedita dos Santos

A criticidade em foco: leitura e produção de crônicas sociais; 2012; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento da Educação -PDE) - Secretaria da Educação do Estado do Paraná, Secretaria da Educação do Estado do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Flávia Barbosa I lídio

Gramática no livro didático: tradicionalismo ou interação?; 2010; Orientação de outra natureza; (LETRAS) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Cíntia Pires de Lemos Ramires

A canção compreendida como gênero textual: observação de sua abordagem no livro didático de Língua Portuguesa e nas aulas de música; 2010; Orientação de outra natureza; (LETRAS) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Cíntia Pires de Lemos Ramires

Redação de vestibular, leitura do gênero: possíveis conciliações para a formação do cidadão; 2010; Orientação de outra natureza; (LETRAS) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Arnaldo Nogari Junior

Livro didático e o ensino de gramática; 2010; Orientação de outra natureza; (LETRAS) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Geovana Lourenço de Carvalho

O tratamento dispensado ao gênero crônica pelo livro didático de língua portuguesa; 2010; Orientação de outra natureza; (LETRAS) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Cátia Christ ine Gonçalves Rodrigues

O ensino de gramática realizado pelo livro didático de língua portuguesa; 2010; Orientação de outra natureza; (LETRAS) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Juliana Barboza

Criticidade, participação, leitura e produção: uma experiência docente; 2010; Orientação de outra natureza; (LETRAS) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Ligiane Aparecida Bonacin

A interfenericidade no gênero anúncio publicitário; 2010; Orientação de outra natureza; (LETRAS) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Adriana Gisele Estevão

A variação linguística presente no livro didático de Português; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Alessandra Costa de Andrade Ribeiro

Ensino de gramática: tradição ou inovação? Qual o cenário atual?; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Celeida Acosta

Análise da entrevista; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Caroline Soares Nogueira

Análise do texto; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Thiago Leonardo Ribeiro

-; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Atelane Sena

A língua como instrumento de interação em; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Carina Pereira de Paula

O preconceito linguístico revelado sob um olhar poético; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Aline Candido Trigo

As concepções de língua portuguesa no poema; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Cíntia Pires de Lemos Ramires

A redação do vestibular: contribuições para o aprimoramento discursivo; 2010; Orientação de outra natureza; (LETRAS) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Ticiane Rafaela de Andrade Moreno

Proposta de intervenção do trabalho com o gênero; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Daiane Heloisa dos Santos

A produção do gênero artigo de opinião proposta pelo livro didático; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras) - Univesidade Estadual de Londrina; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Amélia Silva Marcelino

Leitura: processo formador da criticidade; 2010; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento da Educação -PDE) - Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Secretaria da Educação do Estado do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Elizabeth Aparecida Borges

Dialogar para produzir; 2010; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento da Educação -PDE) - Secretaria da Educação do Estado do Paraná, Secretaria da Educação do Estado do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Ticiane Rafaela de Andrade Moreno

Entre o antigo e o novo: na corda bamba com a gramática; 2009; Orientação de outra natureza; (LETRAS) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Daiane Eloisa dos Santos

A mídia na construção de preconceitos linguísticos; 2009; Orientação de outra natureza; (LETRAS) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Geovana Lourenço de Carvalho

As estratégias do leitor ativo no processamento da crônica; 2009; Orientação de outra natureza; (LETRAS) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Daiane Eloisa dos Santos

A polifonia no texto publicitário; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Geovana Lourenço de Carvalho

A crônica no livro didático: abordagem ao gênero textual?; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Cíntia Pires de Lemos Ramires

A escola na formação do cidadão ativo e crítico: uma experiência; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Adriana Gisle Estevâo

O ensino da língua/linguagem pelo livro didático de português; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Cátia Christine Gonçalves Rodrigues

A gramática no livro didático; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Erica Aparecida Bruzarrosco de Oliveira

Gramática no livro didático: abordagem às normas ou uso da língua?; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Arnaldo Nogari Junior

A gramática empregada em livros didáticos; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Luma de Fatima Sanches

Indagaçôes sobre a gramática no livro didático; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Lays Helena da Silva Cândido

A gramática no livro didático: ainda um caminho suave?; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Gustavo Henrique Principe

A gramática no livro didático: melhora da capacidade de comunicação ou imposição de regras?; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Silcinei de Oliveira Benetti

Fábula: uma proposta de leitura do gênero; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Ticiane Rafaela de Andrade Moreno

Diagnosticando o processo de ensino dos gêneros textuais no livro didático; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Desirée Bueno Tibúrcio

O emprego da gramática no livro didático; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Jussara Fernanda da Silva

Variação lingüística: abordagem aos falares regionais; 2008; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Geovana Lourenço de Carvalho

O emprego do léxico nas crônicas de Luis Fernanda Veríssimo; 2008; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Daiane Eloisa dos Santos

É preciso saber gramática para falar e escrever bem; 2008; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Geovana Lourenço de Carvalho

Crônica: a construção de sentidos pelo leitor; 2008; Orientação de outra natureza; (LETRAS) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elvira Lopes Nascimento

A INTERNALIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO INSTRUMENTOS MEDIADORES POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO PDE-PARANÁ; Início: 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Elvira Lopes Nascimento

Formação de professor nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções e práticas; Início: 2010; Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Elvira Lopes Nascimento

A INTERNALIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO INSTRUMENTOS MEDIADORES POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Elvira Lopes Nascimento;

Renilson José Menegassi

Os objetivos de leitura no livro didático; 2007; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Renilson José Menegassi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • STRIQUER, M. S. D. . O QUE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NÃO SABEM SOBRE O GÊNERO TEXTUAL REDAÇÃO DO ENEM. REVISTA E-SCRITA: REVISTA DO CURSO DE LETRAS DA UNIABEU , v. 10, p. 235-247, 2019.

  • SILVA, V. R. J. ; STRIQUER, M. S. D. . O gênero textual causo como instrumento semiótico para o trabalho com a oralidade em sala de aula. Travessias Interativas , v. 15, p. 100-113, 2018.

  • STRIQUER, M. S. D. . Uma análise textual dos discursos empregados no gênero redação do enem. DIALOGIA (UNINOVE. IMPRESSO) , v. 28, p. 89-107, 2018.

  • STRIQUER, M. S. D. ; RODRIGUES, J. R. . Em foco: o Jornal da Globo. CONFLUÊNCIA , v. 1, p. 148-163, 2018.

  • STRIQUER, M. S. D. . O trabalho docente na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. TABULEIRO DE LETRAS , v. 12, p. 239-252', 2018.

  • MALDONADO, R. I. ; SOUZA, S. N. ; STRIQUER, M. S. D. . A CARTA DO LEITOR COMO OBJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA. Revista A margem , v. 14, p. 296-305, 2018.

  • STRIQUER, MARILÚCIA DOS SANTOS DOMINGOS . PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS CONCLUINTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DO ESTABELECIMENTO DA COERÊNCIA EM REDAÇÕES DO ENEM / Textual production of the students from the last year of basic education: an analysis of the establishment of coherence in text production of ENEM. Pensares em revista , v. 1, p. 67-80, 2018.

  • COSTA, F. A. ; ZENOVELLO, R. ; STRIQUER, M. S. D. . CARDÁPIO: UMA ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS QUE FORMAM ESSE GÊNERO DISCURSIVO/TEXTUAL. Interfacis , v. 4, p. 35-50, 2018.

  • ZENOVELLO, R. ; STRIQUER, M. S. D. . Fanfiction: a representação de uma nova prática social de linguagem. Revista Querubim (Online) , v. 4, p. 30-37, 2018.

  • STRIQUER, MARILÚCIA DOS SANTOS DOMINGOS ; FRANCO, ADENIZE APARECIDA . O gênero textual narrativa de enigma em sala de aula. Revista Interfaces , v. 9, p. 19-28, 2018.

  • STRIQUER, M. S. D. ; GONSALVES, E. L. . O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NA WEB: APONTAMENTOS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO TEXTUAL. LUMEN ET VIRTUS , v. IX, p. 132-153, 2018.

  • SILVA, V. R. J. ; STRIQUER, M. S. D. . Uma sequência didática como prática pedagógica para ensinar o gênero textual Causo Ibaitiense. Anthesis: Revista de Letras e Educação da Amazônia Sul-Ocidenta , v. 5, p. 163-176, 2017.

  • STRIQUER, M. S. D. ; CARVALHO, A. ; TEIXEIRA, G. P. ; NARDINI, M. C. . As características sociodiscursivas e linguísticas do gênero discursivo carta do leitor. Vocábulo , v. XII, p. 1-12, 2017.

  • STRIQUER, M. S. D. . O livro didático e as concepções e as práticas que constituem o ensino da leitura. RIBANCEIRA , v. 1, p. 156-170, 2017.

  • SANTOS, A. P. A. ; STRIQUER, M. S. D. . Um modelo didático do gênero textual crônica jornalística. Muiraquitã , v. 5, p. 187-201, 2017.

  • STRIQUER, M. S. D. . O processo de mediação: das definições teóricas às propostas pedagógicas. EUTOMIA , v. 1, p. 142-157, 2017.

  • STRIQUER, M. S. D. ; MENDONCA, F. S. . Um olhar interacionista sobre o seminário. ADVÉRBIO (FAG) , v. 12, p. 3-16, 2017.

  • STRIQUER, M. S. D. ; FRANCO, Adenize A. . Português: linguagens - da teoria à prática. REVISTA MAGISTRO (UNIGRANRO) , v. 2, p. 43-59, 2017.

  • STRIQUER, M. S. D. ; VALE, R. A. L. . O ensino médio e o desenvolvimento de competências para que o aluno continue seu aprendizado: o ENEM e o vestibular. Percursos Linguísticos (UFES) , v. 7, p. 34-47, 2017.

  • TEODORO, L. C. ; STRIQUER, M. S. D. . A homilia sob a perspectiva dos gêneros discursivos. A MARGEM: REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES , v. 13, p. 224-236, 2017.

  • STRIQUER, M. S. D. . A responsividade em um curso de formação continuada docente. Revista X , v. 1, p. 1-12, 2016.

  • STRIQUER, M. S. D. . Os gêneros textuais como eixo organizador das práticas de letramento na educação básica. Antares: Letras e Humanidades , v. 8, p. 129-143, 2016.

  • STRIQUER, M. S. D. ; BATISTA, P. C. . O gênero textual causo: um modelo didático. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU , v. 7, p. 147-160, 2016.

  • STRIQUER, M. S. D. . Os gêneros discursivos como objeto de ensino e aprendizagem. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras , v. 9, p. 95-106, 2016.

  • STRIQUER, M. S. D. . Os alunos do ensino médio e seus letramentos. The ESPecialist , v. 37, p. 54-69, 2016.

  • STRIQUER, M. S. D. . O professor e seu desenvolvimento profissional. Intersecções (Jundiaí) , v. 3, p. 154-174, 2016.

  • STRIQUER, MARILÚCIA DOS SANTOS DOMINGOS . O processo de apropriação do gênero textual em sua dupla possibilidade de abordagem escolar. Revista Educação (PUCRS. Online) , v. 39, p. 357-362, 2016.

  • STRIQUER, M. S. D. ; CONSOLIN, C. R. . A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no ensino médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem. Muiraquitã (UFAC) , v. 4, p. 1-15, 2016.

  • STRIQUER, M. S. D. . As bases epistemológicas do Interacionismo Sociodiscursivo sobre gêneros textuais. Intersecções (Jundiaí) , v. 8, p. 102-117, 2015.

  • STRIQUER, M. S. D. ; SILVA, C. C. ; BUCKTA, M. . O ensino da língua portuguesa no ensino médio por meio de sequências didáticas. Entrepalavras , v. 5, p. 140-151, 2015.

  • STRIQUER, M. S. D. ; BUCKTA, M. . O artigo de opinião: materialização de novas práticas sociais de linguagem. Revista Querubim , v. 2, p. 58-66, 2015.

  • STRIQUER, M. S. D. ; VALE, R. A. L. . As novas tecnologias e as mudanças no perfil do leitor e nas práticas pedagógicas. Revista Querubim , v. 2, p. 83-89, 2015.

  • STRIQUER, M. S. D. . As concepções de língua portuguesa apresentadas pelos alunos do curso de letras: comemoração aos 30 anos de ?O texto na sala de aula?. Textura (Canoas) , v. 17, p. 235-248, 2015.

  • STRIQUER, M. S. D. ; SILVA, C. C. . O ENEM como prática social e sua abordagem dada pelo livro didático de língua portuguesa. Diálogos Pertinentes: Revista Científica de Letras , v. 11, p. 8-26, 2015.

  • STRIQUER, M. S. D. . Os gêneros do discurso sob uma perspectiva prática. Ciências & Letras (Porto Alegre. Online) , v. 1, p. 79-90, 2015.

  • STRIQUER, M. S. D. . O prefácio e os aspectos de sua textualidade. Prolíngua (João Pessoa) , v. 10, p. 3-11, 2015.

  • STRIQUER, M. S. D. . A construção sócio-histórica do PDE-PARANÁ. Revista UNOPAR Científica , v. 15, p. 1-24, 2014.

  • STRIQUER, M. S. D. . A formação continuada como instrumento mediador de desenvolvimento docente. Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso) , v. 36, p. 195-205, 2014.

  • STRIQUER, M. S. D. ; BATISTA, P. C. . A redação do ENEM: situação comunicativa, prática social, condição de produção e arquitetura textual do gênero. Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 8, p. 136-150, 2014.

  • STRIQUER, M. S. D. . O método de análise de textos desenvolvido pelo Interacionismo Sociodiscursivo. Eutomia (Recife) , v. 1, p. 313-334, 2014.

  • STRIQUER, M. S. D. ; SILVA, B. A. . A responsividade em um processo formativo docente. Miguilim , v. 3, p. 45-59, 2014.

  • STRIQUER, MARILÚCIA DOS SANTOS DOMINGOS . -Bordas fluidas e dinâmicas' entre a inovação e tradicionalismo no ensino da Língua Portuguesa. Fórum Linguistico (Online) , v. 11, p. 474-491, 2014.

  • VALE, R. A. L. ; STRIQUER, M. S. D. . Letramento digital, práticas sociais e implicações pedagógicas. Uniletras (UEPG. Impresso) , v. 36, p. 211-222, 2014.

  • STRIQUER, M. S. D. . O ensino do artigo de opinião. Linguasagem (São Paulo) , v. 1, p. 1-7, 2013.

  • STRIQUER, M. S. D. . O mito da caverna: uma leitura semiótica proposta a alunos do Ensino Médio. Linguasagem (São Paulo) , v. 1, p. 9-9, 2012.

  • STRIQUER, M. S. D. . A ação pedagógica dos professores e as orientações das DCEs. Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 6, p. 274-286, 2012.

  • STRIQUER, M. S. D. ; Elvira Lopes Nascimento . A Representação Social do Professor da Educação Básica Instituída nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. Signum. Estudos de Linguagem , v. 15, p. 433-455, 2012.

  • STRIQUER, M. S. D. . A ação singular do professor durante o processo de ensino. Linguasagem (São Paulo) , v. 16, p. 1-13, 2011.

  • STRIQUER, M. S. D. . O tratamento dispensado aos gêneros discursivos pelo livro didático de língua portuguesa. Revista Querubim , v. 1, p. 74-79, 2010.

  • STRIQUER, M. S. D. ; PAIXAO, S. V. . O gênero discursivo/textual nos livros didáticos de Língua Portuguesa: uma proposta de inovação orientada pelos documentos oficiais. Entretextos (UEL) , v. 10, p. 92-107, 2010.

  • STRIQUER, M. S. D. . O processo de leitura realizado pela fórmula 'Estudo do texto' no livro didático de Língua Portuguesa. Signum. Estudos de Linguagem , v. 13, p. 453-470, 2010.

  • STRIQUER, M. S. D. . O gênero do discurso no livro didático. Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 1, p. 1-18, 2009.

  • STORTO, L. J. (Org.) ; BARROS, E. M. D. (Org.) ; STRIQUER, M. S. D. (Org.) . Resultados de pesquisas em ensino reflexões teórico metodológicas experiências docentes e propostas didáticas. 1. ed. Londrina: Syntagma Editores, 2019. v. 1. 300p .

  • BARROS, E. M. D. (Org.) ; STRIQUER, M. S. D. (Org.) ; STORTO, L. (Org.) . Propostas didáticas para o ensino da língua portuguesa. 1. ed. São Paulo: Pontes, 2018. v. 1. 341p .

  • SILVA, V. R. J. ; STRIQUER, M. S. D. . O Gênero textual Causo Ibaitiense e suas especificidades sócio-comunicativas, discursivas e linguístico-discursivas. In: BRITO, Luciana; SILVA, Fernando Moreno; MARTINS, Ricardo André Ferreira. (Org.). Pesquisa em linguagem: interfaces linguísticas, literárias e culturais. 1ed.Campinas/SP: Pontes, 2018, v. 5, p. 33-52.

  • PINTO, M. P. C. ; STRIQUER, M. S. D. . Biografia: desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos da educação básica e disseminação da cultura local. In: Ricardo Hasper; Gilian Cristina Barros; Claudia Cristina Muller. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2016. 1ed.Curitiba: SEED, 2018, v. 1, p. 1-20.

  • SILVA, V. R. J. ; STRIQUER, M. S. D. . O gênero causo como eixo organizador do ensino e aprendizagem da língua portuguesa no ensino fundamental. In: BARROS, E.M.D.; STRIQUER, M.S.D.; STORTO, L.J.. (Org.). Propostas didáticas para o ensino da língua portuguesa. 1ed.São Paulo: Pontes, 2018, v. 1, p. 287-310.

  • SILVA, V. R. J. ; STRIQUER, M. S. D. . Os objetivos e as ações diretivas para a prática pedagógica tendo como eixo organizador o causo ibaitiense. In: Maria da Penha Casado Alvez; Neusa Salim Miranda. (Org.). Ensino da língua portuguesa no ensino fundamental. 1ed.Rio Grande do Norte: SEDIS-UFRN, 2018, v. 1, p. 168-186.

  • STRIQUER, M. S. D. ; OHUSCHI, M. C. G. ; FUZZA, A. . A valoração temática em um anúncio publicitário da empresa O Boticário. In: Caderno de textos. (Org.). VII CÍRCULO ? Rodas de Conversa Bakhtiniana: fronteiras. 1ed.Cascavel: Pedro & João Editores, 2018, v. 1, p. 653-664.

  • STRIQUER, M. S. D. ; OLIVEIRA, S. C. T. . Uma proposta de ensino organizada a partir do gênero textual "artigo de opinião". In: Eliana Merlin Deganutti de Barros; Letícia Jovelina Storto. (Org.). Gêneros do jornal e ensino: práticas de letramento na contemporaneidade. 1ed.Campinas/SP: Pontes, 2017, v. 1, p. 119-149.

  • BATISTA, P. C. ; STRIQUER, M. S. D. . A redação do ENEM: um modelo didático do gênero textual. In: Simone Reis e Alex Alves Egido. (Org.). Livro eletrônico: linguagem, ação e transformação. 1ed.Londrina: UEL, 2016, v. , p. 985-1000.

  • STRIQUER, M. S. D. . As práticas de letramento na educação básica norteadas pelos gêneros textuais. In: Simone Reis e Alex Alves Egido. (Org.). Livro eletrônico: linguagem, ação e transformação. 1ed.Londrina: UEL, 2016, v. , p. 1040-1055.

  • BUCKTA, M. ; STRIQUER, M. S. D. . O artigo de opinião: materialização de novas práticas sociais de linguagem. In: Simone Reis e Alex Alves Egido. (Org.). Livro eletrônico: linguagem, ação e transformação. 1ed.Londrina: UEL, 2016, v. , p. 1341-1354.

  • STRIQUER, M. S. D. . Entre a inovação e o tradicionalismo no ensino da língua portuguesa. In: LOUSADA, Eliane et al.. (Org.). Diálogos brasileiros no estudos dos gêneros textuais/discursivos. 1ed.Araraquara: Letraria, 2016, v. 1, p. 332-342.

  • STRIQUER, M. S. D. ; FRANCO, Adenize A. . Um projeto de letramento para o ensino médio: o ensino do artigo de opinião como redação de vestibular. In: Luciana Brito et al (org).. (Org.). Pesquisas em Linguagem Interfaces Linguísticas, Literárias e Culturais. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2016, v. 4, p. 79-104.

  • LUCIO, L. F. ; STRIQUER, M. S. D. . Fábulas: estratégias para o ensino de leitura e escrita. In: Ricardo Hasper Denise do Rocio Nascimento Stella Maris Oliveira Ludwig. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2014. 1ed.Curitiba: Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Programa de Desenvolvimento Educacio, 2016, v. 1, p. 1-16.

  • BAGGIO, R. M. ; STRIQUER, M. S. D. . A FÁBULA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA NA EJA. In: Ricardo Hasper Denise do Rocio Nascimento Stella Maris Oliveira Ludwig. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2014. 1ed.Curitiba: Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Programa de Desenvolvimento Educacio, 2016, v. 1, p. 21-37.

  • ALVES, B. F. S. ; STRIQUER, M. S. D. . Letrando com fábulas. In: Ricardo Hasper Carlos Eduardo Pijak Júnior Maria Helena de Souza Silva. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2013. 1ed.Curitiba: SEED, 2016, v. I, p. 1-17.

  • GASQUEZ, M. B. L. ; STRIQUER, M. S. D. . O LEITOR E O PRODUTOR DE ARTIGOS DE OPINIÃO: estratégias para o desenvolvimento do cidadão crítico. In: Ricardo Hasper Carlos Eduardo Pijak Júnior Maria Helena de Souza Silva. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2013. 1ed.Curitiba: SEED, 2016, v. 1, p. 20-43.

  • STRIQUER, M. S. D. . As bases epistemológicas do Interacionismo Sociodiscursivo sobre gêneros textuais. In: Luciana Brito; Sônia Maria Dechandt Brochado; Fábio Antônio Gabriel. (Org.). Pesquisas em Linguagem: interfaces linguísticas, literárias e culturais. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2015, v. III, p. 105-126.

  • STRIQUER, M. S. D. ; SILVA, C. C. ; BUCKTA, M. . A elaboração de sequência didática para o ensino da língua portuguesa no ensino médio. In: BROCHADO, S.M.D.; PINTO, V.M.R.; DIAS, L.A.X.; BELLINI, N.M.C.. (Org.). Leitura e ensino: da pesquisa à sala de aula. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2015, v. 1, p. 61-74.

  • STRIQUER, M. S. D. . A estrutura e o funcionamento dos gêneros textuais: o método de análise proposto pelo Interacionismo Sociodiscursivo. In: BROCHADO, S.M.D.; PINTO, V.M.R.; DIAS, L.A.X.; BELLINI, N.M.C.. (Org.). Leitura e ensino: da pesquisa à sala de aula. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2015, v. 1, p. 75-96.

  • STRIQUER, M. S. D. . Gêneros textuais: a (não) transposição didática. In: DIAS, Luiz Antonio Xavier; BRITO, Luciana; GABRIEL, Fábio Antonio. (Org.). Linguística Aplicada e estudos do texto/discurso. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2014, v. , p. 86-99.

  • PADUA, G. B. ; STRIQUER, M. S. D. . O ADOLESCENTE E A SOCIEDADE: INTERANDO O JOVEM À SOCIEDADE POR MEIO DA LEITURA E PRODUÇÃO DE CRÔNICAS. In: Ângela Maria Piovezan Batista Jane Célia Volpato Maria Regina Bach. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense , 2012 /. 1ed.Curitiba: SEED, 2014, v. I, p. 1-23.

  • STRIQUER, M. S. D. ; Elvira Lopes Nascimento . A representação social do professor da educação básica instituída nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. In: Luciana Brito; Sônia Maria Dechandt Brochado; Fábio Antonio Gabriel. (Org.). Pesquisas em linguagem II. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2013, v. 2, p. 77-92.

  • STRIQUER, M. S. D. . O gênero textual como eixo organizador das atividades de ler e escrever nos livros didáticos de língua portuguesa: a orientação dos documentos oficiais. In: Luciana Brito; Sônia Maria Dechant Brochado; Fábio Gabriel Antonio. (Org.). Pesquisas em linguagem. 1ed.Rio de Janerio: Editora Multifoco, 2012, v. 1, p. 97-109.

  • BORGES, E. A. ; STRIQUER, M. S. D. . Dialogar para produzir. In: Luciana Graciele Ilkiu Eliziane Zella Ribeiro Coração Gilian Cristina Barros. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense , 2009. 1ed.Curitiba: SEED, 2012, v. I, p. 1-45.

  • STRIQUER, M. S. D. . Os objetivos de leitura no livro didático. In: Renilson José Menegassi. (Org.). Interação e escrita- 1º Seminário de Ensino e Aprendizagem de Línguas. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2007, v. CD-ROM, p. -.

  • STRIQUER, M. S. D. ; CARVALHO, Fernanda de Abreu . O ensino de estratégias na formação do leitor competente. In: Renata Junqueira de Souza. (Org.). Crianças e livros: a leitura na escola. 1ed.Presidente Prudente: CELLIJ- Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, 2006, v. CD-ROM, p. 416-425.

  • PEREIRA, F. O. ; STRIQUER, M. S. D. . MODELIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL PUBLICIDADE PATROCINADA DO FACEBOOK. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO CONIEN, 2019, Cornélio Procópio. ANAIS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO CONIEN. Londrina: Syntagma, 2019. v. 1. p. 1261-1270.

  • ZENOVELLO, R. ; STRIQUER, M. S. D. . MODELIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL FANFICTION. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO CONIEN, 2019, Cornélio Procópio. ANAIS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO CONIEN. Londrina: Syntagma, 2019. v. 1. p. 1404'-1415.

  • COSTA, F. A. ; STRIQUER, M. S. D. . A DIRETRIZ DO ESTADO DO PARANÁ, A BNCC E A PERSPECTIVA DA ANÁLISE LINGUÍSTICA. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO CONIEN, 2019, Cornélio Procópio. ANAIS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO CONIEN. Londrina: Syntagma, 2019. v. 1. p. 1434-1445.

  • STRIQUER, M. S. D. . Uma proposta pedagógica para o trabalho com a prática social do ENEM e do gênero textual solicitado como redação do exame. In: V Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2018, Maringá. V Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Maringá: UEM, 2018. v. 1. p. 1045-1057.

  • STRIQUER, M. S. D. ; ZENOVELLO, R. ; COSTA, F. A. . O cardápio na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. In: IV Simpósio do Profletras e II Simpósio Diálogos Linguísticos e Ensino, 2018, Cornélio Procópio. IV Simpósio do Profletras e II Simpósio Diálogos Linguísticos e Ensino. Cornélio Procópio: UENP, 2018. v. 1. p. 116-131.

  • STRIQUER, M. S. D. ; SENE, A. R. L. . Uma análise textual dos discursos instituídos em O patinho feio de Andersen. In: IV Simpósio do Profletras e II Simpósio Diálogos linguísticos e ensino, 2018, Cornélio Procópio. IV Simpósio do Profletras e II Simpósio Diálogos linguísticos e ensino. Cornélio Procópio: UENP, 2018. v. 1. p. 132-149.

  • MENDONCA, F. S. ; STRIQUER, M. S. D. . O gênero textual seminário sob a ótica do Interacionismo Sociodiscursivo. In: I Congresso Internacional de Ensino 0 CONIEN, 2017, Cornélio Procópio. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ. UENP: UENP, 2017. v. 1. p. 721-735.

  • ZENOVELLO, R. ; STRIQUER, M. S. D. . A fanfiction sob a perspectiva dos gêneros discursivos. In: I Congresso Internacional de Ensino, 2017, Cornélio Procópio. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ. Cornélio Procópio: UENP, 2017. v. 1. p. 764-778.

  • STRIQUER, M. S. D. . Os gêneros textuais no processo de formação continuada dos professores do estado do Paraná. In: Simpósio Internacional de Gêneros Textuais - SIGET, 2017, Campo Grande. Anais do Simpósio Internacional de Gêneros Textuais - SIGET. Campo Grande: Galoá, 2017. v. 1. p. 1-12.

  • STRIQUER, MARILÚCIA DOS SANTOS DOMINGOS ; SILVA, VALDIRENE ROVER DE JESUS . A MODELIZAÇÃO DOS CAUSOS CONTADOS SOBRE E NA CIDADE DE IBAITI-PR. In: VI Congresso Latinoamericano de Formação de Professores de Línguas, 2017, Londrina. Blucher Education Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2016. v. 2. p. 580-598.

  • STRIQUER, M. S. D. ; FRANCO, Adenize A. . A inserção do artigo de opinião na prática de letramento escolar como um novo gênero: a redação de vestibular. In: IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringá. IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Maringá: UEM, 2016. v. 1. p. 1095-1106.

  • STRIQUER, M. S. D. ; SILVA, V. R. J. . A hora e a vez da oralidade em sala de aula. In: IV Conelin ? Congresso de Estudos da Linguagem, 2016, Cornélio Procópio. IV Conelin ? Congresso de Estudos da Linguagem. Cornélio Procópio: UENP, 2016. v. 1. p. 7-24.

  • BATISTA, P. C. ; STRIQUER, M. S. D. . O gênero textual causo no livro didático de língua portuguesa. In: VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas, 2016, Londrina. VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. Londrina: UEL, 2016. v. 2. p. 570-579.

  • STRIQUER, M. S. D. . As concepções de língua portuguesa apresentadas pelos alunos do curso de Letras: comemoração aos 30 anos do ?O texto na sala de aula. In: I Simpósio de pesquisa em Letras da UENP, 2014, Jacarezinho. I Simpósio de pesquisa em Letras da UENP. Jacarezinho: UENP, 2014. v. 1. p. 122-133.

  • STRIQUER, M. S. D. . Quem é o profesor da educação básica para a Diretriz Curricular Estadual de Língua Portuguesa. In: VIII Selisigno e IX Simpósio de Leitura da UEL, 2014, Londrina. VIII Selisigno e IX Simpósio de Leitura da UEL. Londrina: UEL, 2012. v. 1. p. 1-10.

  • STRIQUER, M. S. D. . Professor: agente ou ator de suas ações? Dos documentos às ações pedagógicas. In: III Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI, 2014, Maringá. III Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI. Maringá: UEM, 2014. v. 1. p. 1-12.

  • STRIQUER, M. S. D. . O livro didático e suas questões de Estudo do Texto. In: I CONELIN - Congresso de Estudos da Linguagem, 2013, Cornélio Procópio. I CONELIN - Congresso de Estudos da Linguagem. Cornélio Procópio: UENP, 2013. v. 1. p. 376-386.

  • STRIQUER, M. S. D. . A visão de professor instituída na Diretriz Curricular do Paraná. In: X Seminário de Iniciação Científica SóLetras, 2013, Jacarezinho. X Seminário de Iniciação Científica SóLetras. Jacarezinho: UENP, 2013. p. 110-124.

  • STRIQUER, M. S. D. . A ação pedagógica de uma professora em formação inicial: articulação entre os conhecimentos teóricos em processo formativo e a prática de sala de aula. In: II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia. Anais do SIELP. Uberlândia: UFU, 2012. v. 2. p. 1-9.

  • STRIQUER, M. S. D. . Os gêneros do discurso bakhtiniano na dialética teoria e prática. In: XII Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2012, Jacarezinho. XII Congresso de Educação do Norte Pioneiro. Jacarezinho: UENP, 2012. v. 1. p. 448-457.

  • STRIQUER, M. S. D. . Formação continuada: ferramenta de mediação entre novos instrumentos semióticos e professores em serviço. In: 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: UEM, 2012. v. 1. p. 1-12.

  • STRIQUER, M. S. D. . Uma proposta de modelização do gênero textual artigo de opinião. In: IX Seminário de iniciação científica - SóLetras, 2012, Jacarezinho. IX Seminário de iniciação científica - SóLetras. Jacarezinho: UENP, 2012. v. 1. p. 968-979.

  • STRIQUER, M. S. D. . Os gêneros textuais no desenvolvimento do "métier" do professor. In: XX Seminário do CELLIP ? Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Londrina: UEL, 2011. p. 1-12.

  • STRIQUER, M. S. D. . A ação pedagógica dos professores e as orientações das DCEs. In: VII Selisigno, 2011, Londrina. Anais do VII Selisigno e VIII Simpósio de Leitura da UEL. Londrina: UEL, 2011. v. 1. p. 1-12.

  • STRIQUER, M. S. D. . O trabalho pedagógico em forma de projeto: relato de uma experiência com o ensino de gramática. In: VIII Seminário de Iniciação Científica SóLetras, 2011, Jacarezinho. VIII Seminário de Iniciação Científica SóLetras. Jacarezinho: UENP, 2011. v. 1. p. 561-573.

  • STRIQUER, M. S. D. . A intertextualidade como fenômeno de construção de sentido no livro didático. In: X Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2010, Jacarezinho. X Congresso de Educação do Norte Pioneiro. Jacarezinho: UENP, 2010. v. 1. p. 745-762.

  • CARVALHO, Geovana Lourenço ; STRIQUER, M. S. D. . O ensino e a aprendizagem da produção textual do artigo de opinião como prática social. In: I CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: UEM, 2010. p. 1-11.

  • STRIQUER, M. S. D. . Concepções de gramática que se constituem nos indivíduos escolarizados. In: VII Seminário de Iniciação Científica SóLetras, 2010, Jacarezinho. VII Seminário de Iniciação Científica SóLetras. Jacarezinho: UENP, 2010. p. 414-426.

  • BONACIN, Ligiane Aparecida ; STRIQUER, M. S. D. . Proposta de redação de vestibular: um gênero em análise. In: VII Seminário de Iniciação Científica SóLetras, 2010, Jacarezinho. VII Seminário de Iniciação Científica SóLetras. Jacarezinho: UENP, 2010. p. 998-1006.

  • CARVALHO, Geovana Lourenço ; SANTOS, Daiane Eloisa ; STRIQUER, M. S. D. . Proposta de intervenção no trabalho do gênero artigo e opinião apresentado pelo livro didático de Língua Portuguesa. In: VII Seminário de Iniciação Científica SóLetras, 2010, Jacarezinho. VII Seminário de Iniciação Científica SóLetras. Jacarezinho: UENP, 2010. p. 987-997.

  • STRIQUER, M. S. D. . Na formação de cidadãos ativos e críticos, o gênero textual: artigo de opinião. In: 1º CIELLI- Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: UEM, 2010. v. 1. p. 1-13.

  • STRIQUER, M. S. D. ; Sônia Maria D. Brochado ; Vera Maria Ramos Pinto . Didatização dos gêneros da ordem do argumentar e do narrar (Oficina). In: VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras, 2009, Jacarezinho. CADERNO DE RESUMOS VII SEMINÁRIO DE INIICIAÇÃO CIENTÍIFICA UENP-FAFIJA. Jacarezinho: UENP, 2009. v. 1. p. 57-57.

  • RAMIRES, C.P.L. ; STRIQUER, M. S. D. . A música na sala de aula: abordando o gênero. In: IX Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2009, Jacarezinho. IX Congresso de Educação do Norte Pioneiro. Jacarezinho: UENP, 2009. v. 1. p. 104-113.

  • STRIQUER, M. S. D. . Sequência didática: uma proposta para o cotidiano escolar brasileiro. In: IX Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2009, Jacarezinho. IX Congresso de Educação do Norte Pioneiro. Jacarezinho: UENP, 2009. v. 1. p. 114-125.

  • STRIQUER, M. S. D. . Gêneros textuais: documentos oficiais, sala de aula. In: I Encontro Internacional de Linguística de Assis, 2009, Assis-SP. I Encontro Internacional de Linguística de Assis. Assis-SP: UNESP, 2008. p. 1-12.

  • STRIQUER, M. S. D. . O livro didática na formação do professor de Língua Portuguesa. In: 17 Congresso de Leitura do Brasil - COLE, 2009, Campinas-SP. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas-SP: UNICAMP, 2009. p. 1-7.

  • STRIQUER, M. S. D. . A concepção de gramática pelos alunos do curso de Letras. In: VI Seminário de Iniciação Científica- SóLetras, 2009, Jacarezinho-PR. VI Seminário de Iniciação Científica- SóLetras. Jacarezinho-Pr: UENP, 2009. p. 1-14.

  • STRIQUER, M. S. D. . Gêneros discursivos: documentos oficiais e sala de aula. In: V Seminário de iniciação científica de estudos lingüísticos e literários, 2008, Jacarezinho. Avais do SóLetras. Jacarezinho: UENP, 2008. v. 1. p. 1-10.

  • STRIQUER, M. S. D. . O professor e o ensino de objetivos de leitura. In: 2º CELLI - Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários, 2007, Maringá. Anais do 2º CELLI - Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários. Maringá: Departamento de Letras, 2007. v. 1. p. 36-41.

  • STRIQUER, M. S. D. ; MENEGASSI, Renilson José . A leitura e seus objetivos no livro didático. In: I Congresso Nacional de Linguagem em Interação, 2007, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: EDUEM, 2006. v. 1. p. 75-83.

  • STRIQUER, M. S. D. ; MENEGASSI, Renilson Jose . Concepções e finalidade de leitura no livro didático. In: IX SEMANA DE LETRAS, 2006, Jandaia do Sul. Anais IX Semana de Letras Fafijan, 2006. p. 169-177.

  • STRIQUER, M. S. D. ; MENEGASSI, Renilson Jose . Procedimentos na leitura de Canção do exílio às avessas pelo leitor competente. In: VIII Semana de Letras, 2005, Jandaia do Sul. Por entre os espaços das letras, 2005.

  • STRIQUER, M. S. D. ; MENEGASSI, Renilson José . Os objetivos para a leitura de textos no livro didático. In: 15ª Congresso de leitura do Brasil, 2005, Campinas. Anais do 15ª Congresso de leitura do Brasil. Campinas: Unicamp, 2005. v. 1. p. 1-10.

  • SENE, A. R. L. ; STRIQUER, M. S. D. . Os contos de Ricardo Azevedo: uma proposta de modelização. In: V COLÓQUIO DE PESQUISA EM LITERATURA., 2018, Cornélio Procópio. CADERNO DE RESUMOS DO V COLÓQUIO DE PESQUISA EM LITERATURA.. Cornélio Procópio: UENP, 2018. v. 1. p. 220-221.

  • TEIXEIRA, G. P. ; STRIQUER, M. S. D. . A carta do leitor: características do gênero textual. In: III Encontro de Integração da UENP, 2017, Jacarezinho. III Encontro de Integração da UENP. Jacarezinho: UENP, 2017. v. 1. p. 1-6.

  • TEODORO, L. C. ; STRIQUER, M. S. D. . A homilia sob a perspectiva dos gêneros discursivos/textuais. In: III Encontro de Integração da UENP, 2017, Jacarezinho. III Encontro de Integração da UENP. Jacarezinho: UENP, 2017. v. 1. p. 1-6.

  • SOUZA, S. N. ; STRIQUER, M. S. D. . A carta do leitor no ensino/aprendizagem da língua portuguesa. In: XII Soletras, 2017, Jacarezinho. XII Soletras. Jacarezinho: UENP, 2017. v. 1. p. 1-3.

  • MALDONADO, R. I. ; STRIQUER, M. S. D. . A proposta de ensino de leitura no ensino médio realizada pelo livro didático. In: XII Soletras, 2017, Jacarezinho. XII Soletras. Jacarezinho: UENP, 2017. v. 1. p. 1-3.

  • ZENOVELLO, R. ; STRIQUER, M. S. D. . As características sócio-comunicativas, discursivas e linguísticas do gênero textual FANFICTION. In: XII Soletras, 2017, Jacarezinho. XII Soletras. Jacarezinho: UENP, 2017. v. 1. p. 1-7.

  • GONSALVES, E. L. ; STRIQUER, M. S. D. . O gênero textual anúncio publicitário. In: XII Soletras, 2017, Jacarezinho. XII Soletras. Jacarezinho: UENP, 2017. v. 1. p. 1808-9216-4.

  • ALVES, G. S. ; STRIQUER, M. S. D. . O gênero textual letra de música: rap. In: XII Soletras, 2017, Jacarezinho. XII Soletras. Jacarezinho: UENP, 2017. v. 1. p. 1-4.

  • TEIXEIRA, G. P. ; STRIQUER, M. S. D. . O que diz a Diretriz Curricular do Estado do Paraná para a Educação Básica sobre os gêneros discursivos. In: XII Soletras, 2017, Jacarezinho. XII Soletras. Jacarezinho: UENP, 2017. v. 1. p. 1-5.

  • STRIQUER, M. S. D. . O enfrentamento do atual contexto educacional nas ações pedagógicas realizadas pelo subprojeto PIBID/LETRAS/PORTUGUÊS-CJ. In: V Evento Institucional do PIBID UENP, 2017, Jacarezinho. V Evento Institucional do PIBID UENP. Jacarezinho: UENP, 2017. v. 1. p. 1-6.

  • STRIQUER, M. S. D. . A escola como espaço de consolidação dos direitos humanos. In: V Evento Institucional do PIBID UENP, 2017, Jacarezinho. V Evento Institucional do PIBID UENP. Jacarezinho: UENP, 2017. v. 1. p. 1-6.

  • STRIQUER, M. S. D. . A contribuição do PIBID na formação inicial e continuada docente. In: V Evento Institucional do PIBID UENP, 2017, Jacarezinho. V Evento Institucional do PIBID UENP. Jacarezinho: UENP, 2017. v. 1. p. 1-6.

  • STRIQUER, M. S. D. ; BATISTA, P. C. . O gênero textual causo na sala de aula. In: 2 Simpósio de pesquisa em letras - SIPEL, 2016, Jacarezinho. 2 Simpósio de pesquisa em letras- SIPEL. Jacarezinho: UENP, 2016. v. 1. p. 1-6.

  • STRIQUER, M. S. D. ; PINTO, M. P. C. . Biografia: desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos da educação básica e disseminação da cultura local. In: 2 Simpósio de pesquisa em Letras SIPEL, 2016, Jacarezinho. 2 Simpósio de pesquisa em letras SIPEL. Jacarezinho: UENP, 2016. v. 1. p. 1-5.

  • STRIQUER, M. S. D. ; TEODORO, L. C. . O gênero discursivo/textual música: definição e funcionalidade. In: 2 Simpósio de pesquisa em letras SIPEL, 2016, Jacarezinho. 2 Simpósio de pesquisa em letras SIPEL. Jacarezinho: UENP, 2016. v. 1. p. 1-5.

  • STRIQUER, M. S. D. ; TABACH, A. M. C. . O artigo de opinião refletindo diferentes situações comunicativas. In: 2 Simpósio de pesquisa em letras SIPEL, 2016, Jacarezinho. 2 Simpósio de pesquisa em letras SIPEL. Jacarezinho: UENP, 2016. v. 1. p. 1-5.

  • STRIQUER, M. S. D. . A implementação de sequências didáticas para o ensino da língua materna no ensino médio. In: III Encontro de divulgação de atividades de pesquisa, ensino e extensão PIBID/UENP: desafios e perspectivas, 2014, Jacarezinho. III Encontro de divulgação de atividades de pesquisa, ensino e extensão PIBID/UENP: desafios e perspectivas. Jacarezinho: UENP, 2014. p. 1-5.

  • STRIQUER, M. S. D. ; SILVA, C. C. ; BUCKTA, M. . O ensino de operações de linguagem para internalização do gênere redação do ENEM. In: II Seminário Estadual do PIBID, 2014, Foz do Iguaçu. II Seminário Estadual do PIBID. Foz do Iguaçu: UNIOESTE/ UNILA, 2014. v. 1. p. 1636-1640.

  • STRIQUER, M. S. D. ; FRANCO, Adenize A. . O subprojeto Letras/Português UENP- Jacarezinho. In: II Seminário Estadual do PIBID, 2014, Foz do Iguaçu. II Seminário Estadual do PIBID. Foz do Iguaçu: UNIOESTE / UNILA, 2014. v. 1. p. 1813-1815.

  • STRIQUER, M. S. D. ; SOARDI, A. . Os gêneros discursivos/textuais no processo de formação dos pibidianos. In: II Seminário Estadual do PIBID, 2014, Foz do Iguaçu. II Seminário Estadual do PIBID. Foz do Iguaçu: UNIOESTE / UNILA, 2014. v. 1. p. 1885-1889.

  • STRIQUER, M. S. D. . Uma proposta pedagógica para o trabalho com a prática social do ENEM do gênero textual solicitado como redação no exame. In: V CIELLI ? COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2018, Maringá. CADERNO DE RESUMOS - SIMPÓSIOS - ESTUDOS LINGUÍSTICOS. Maringá: UEM, 2018. v. 1. p. 232-232.

  • SENE, A. R. L. ; STRIQUER, M. S. D. . Uma análise textual dos discursos instituídos em O Patinho feio de Andersen. In: IV SIMPÓSIO PROFLETRAS/UENP E II SIDIALE, 2018, Cornélio Procópio. Anais do IV SIMPÓSIO PROFLETRAS/UENP E II SIDIALE. Cornélio Procópio: UENP, 2018. v. 1. p. 54-54.

  • COSTA, F. A. ; ZENOVELLO, R. ; STRIQUER, M. S. D. . O cardápio na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. In: IV Simpósio PROFLETRAS/UENP e II SIDIALE, 2018, Cornélio Procópio. Anais do IV Simpósio PROFLETRAS/UENP e II SIDIALE. Cornélio Procópio: UENP, 2018. v. 1. p. 38-38.

  • RODRIGUES, J. R. ; STRIQUER, M. S. D. . Em foco: o telejornal Jornal da Globo. In: I Simpósio de gêneros discursivos, ensino de línguas e formação docente, 2017, Jacarezinho. Simpósio de gêneros discursivos, ensino de línguas e formação docente. Jacarezinho: UENP, 2017. v. 1. p. 49-49.

  • BARRETO, M. H. A. ; STRIQUER, M. S. D. . O gênero discursivo/textual artigo de opinião como objeto de ensino e aprendizagem no livro didático de língua portuguesa. In: I Simpósio de gêneros discursivos, ensino de línguas e formação docente, 2017, Jacarezinho. Simpósio de gêneros discursivos, ensino de línguas e formação docente. Jacarezinho: UENP, 2017. v. 1. p. 61-61.

  • MENDONCA, F. S. ; STRIQUER, M. S. D. . O seminário como ferramenta de ensino e aprendizagem na esfera escolar/acadêmica. In: Simpósio de gêneros discursivos, ensino de línguas e formação docente, 2017, Jacarezinho. Simpósio de gêneros discursivos, ensino de línguas e formação docente. Jacarezinho: UENP, 2017. v. 1. p. 69-69.

  • CARVALHO, A. ; TEIXEIRA, G. P. ; NARDINI, M. C. ; STRIQUER, MARILÚCIA DOS SANTOS DOMINGOS . A carta do leitor na revista Star Wars em quadrinhos: um olhar sobre o gênero discursivo/textual. In: I Simpósio de gêneros discursivos, ensino de línguas e formação docente, 2017, Jacarezinho. I Simpósio de gêneros discursivos, ensino de línguas e formação docente. Jacarezinho: UENP, 2017. v. 1. p. 24-24.

  • BRAZ, C. A. ; STRIQUER, MARILÚCIA DOS SANTOS DOMINGOS . Além da margem: uma análise discursiva de entrevistas com adolescentes infratores. In: I Simpósio de gêneros discursivos, ensino de línguas e formação docente, 2017, Jacarezinho. I Simpósio de gêneros discursivos, ensino de línguas e formação docente. Jacarezinho: UENP, 2017. v. 1. p. 92-92.

  • SANTOS, A. P. A. ; STRIQUER, MARILÚCIA DOS SANTOS DOMINGOS . Crônica: regularidades do gênero jornalístico. In: I Simpósio de gêneros discursivos, ensino de línguas e formação docente, 2017, Jacarezinho. I Simpósio de gêneros discursivos, ensino de línguas e formação docente. Jacarezinho: UENP, 2017. v. 1. p. 94-94.

  • STRIQUER, M. S. D. . OS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ESTADO DO PARANÁ. In: IX Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2017, Campo Grande. IX Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Campo Grande: UFMS, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • SILVA, V. R. J. ; STRIQUER, M. S. D. . A hora e a vez da oralidade em sala de aula. In: IV CONELIN - Congresso de Estudos da Linguagem, 2016, Cornélio Procópio. IV CONELIN - Congresso de Estudos da Linguagem. UENP: UENP, 2016. v. 1. p. 17-17.

  • STRIQUER, M. S. D. ; FRANCO, Adenize A. ; DAMASIO, L. S. . A redação de vestibular como eixo organizador do letramento dos alunos do ensino médio. In: IV CONELIN - Congresso de Estudos da Linguagem, 2016, Cornélio Procópio. IV CONELIN - Congresso de Estudos da Linguagem. Cornélio Procópio: UENP, 2016. v. 1. p. 18-18.

  • STRIQUER, M. S. D. ; SILVA, P. S. ; CASTRO, T. V. P. . A redação do ENEM como eixo organizador do letramento dos alunos do ensino médio. In: IV CONELIN - Congresso de Estudos da Linguagem, 2016, Cornélio Procópio. IV CONELIN - Congresso de Estudos da Linguagem. Cornélio Procópio: UENP, 2016. v. 1. p. 18-19.

  • STRIQUER, M. S. D. ; FRANCO, Adenize A. . A inserção do artigo de opinião na prática de letramento escolar como um novo gênero: a redação de vestibular. In: 4 CIELLI- Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringá. 4 CIELLI- Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Maringá: UEM, 2016. v. 1. p. 156-156.

  • STRIQUER, M. S. D. ; SILVA, V. R. J. . A modelização dos causos contados sobre e na cidade de Ibaiti/PR. In: VI Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2016, Londrina. VI Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Londrina: UEL, 2016. v. 1. p. 265-265.

  • STRIQUER, M. S. D. ; BATISTA, P. C. . O gênero textual causo no livro didático de língua portuguesa. In: VI Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2016, Londrina. VI Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Londrina: UEL, 2016. v. 1. p. 332-333.

  • STRIQUER, M. S. D. . Entre a inovação e tradicionalismo no ensino da língua portuguesa. In: VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - SIGET, 2015, São Paulo. VIII SIGET. São Paulo: FFLCH/USP, 2015. v. 1. p. 387-389.

  • BATISTA, P. C. ; STRIQUER, M. S. D. . A redação do ENEM: um modelo didático do gênero textual. In: International Congress of Critical Applied Linguistics, 2015, Brasília-DF. Caderno de resumos do International Congress of Critical Applied Linguistics. Brasília: UNB, 2015. v. 1. p. 221-222.

  • STRIQUER, M. S. D. . As práticas de letramento na educação básica norteadas pelos gêneros textuais: orientações teóricas e a transposição para a sala de aula. In: Internacional Congress of Critical Applied Linguistics, 2015, Brasília. Caderno de resumos do Internacional Congress of Critical Applied Linguistics. Brasília: UNB, 2015. v. 1. p. 308-309.

  • STRIQUER, M. S. D. . Professor: agente ou ator de suas ações? dos documentos às ações pedagógicas. In: III Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI, 2014, Maringá. III Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI. Maringá: UEM, 2014. v. 1. p. 618-618.

  • STRIQUER, M. S. D. . As concepções de língua portuguesa apresentadas pelos alunos do curso de Letras: comemoração aos 30 anos do ?O texto na sala de aula?. In: I Simpósio de pesquisa em Letras da UENP, 2014, Jacarezinho. I Simpósio de pesquisa em Letras da UENP. Jacarezinho: UENP, 2014. v. 1. p. 1-1.

  • STRIQUER, M. S. D. . A visão de professor instuída na Diretriz Curricular do Paraná. In: X Seminário de Iniciação Científica SóLetras, I Fórum de acessibilidade e inclusão social, 2013, Jacarezinho. X Seminário de Iniciação Científica SóLetras, I Fórum de acessibilidade e inclusão social. Jacarezinho: UENP, 2013. v. 1. p. 29-29.

  • STRIQUER, M. S. D. . O livro didático e suas questões de 'Estudo do Texto. In: Conelin- Congresso de Estudos da Linguagem, 2013, Cornélio Procópio. Conelin- Congresso de Estudos da Linguagem. Cornélio Procópio: UENP, 2013. v. 1. p. 6-6.

  • STRIQUER, M. S. D. . A ação pedagógica de uma professora em formação inicial: articulação entre os conhecimentos teóricos em processo formativo e a prática de sala de aula. In: II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia. Anais do SIELP. Uberlândia: UFU, 2012. v. 1. p. 32-33.

  • STRIQUER, M. S. D. . Os gêneros do discurso bakhtiniano na dialética teoria e prática. In: XII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO, 2012, Jacarezinho. XII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO. Jacarezinho: UENP, 2012. v. 1. p. 103-104.

  • STRIQUER, M. S. D. . Formação continuada: ferramenta de mediação entre novos instrumentos semióticos e professores em serviço. In: 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá. 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Maringá: UEM, 2012. v. 1. p. 1-1.

  • STRIQUER, M. S. D. . A internalização de gêneros textuais como instrumentos semióticos mediadores do ensino de língua portuguesa por professores participantes do PDE-PARANÁ. In: XI Seminário de dissertações e teses em andamento - SEDATA, 2012, Londrina. XI Seminário de dissertações e teses em andamento - SEDATA. Londrina: UEL, 2012. v. 1. p. 63-63.

  • STRIQUER, M. S. D. . Quem é o professor da educação básica para a Diretriz Curricular Estadual de Língua Portuguesa. In: VIII SELISIGNO - IX Simpósio de leitura da UEL, 2012, Londrina. VIII SELISIGNO - IX Simpósio de leitura da UEL. Londrina: UEL, 2012. v. 1. p. 277-277.

  • STRIQUER, M. S. D. . Uma proposta de modelização do gênero textual artigo de opinião. In: IX Seminário de Iniciação Científica SóLetras, 2012, Jacarezinho. CADERNO DE RESUMOS VII SEMINÁRIO DE INIICIAÇÃO CIENTÍIFICA UENP-FAFIJA. Jacarezinho: UENP, 2012. v. 1. p. 101-101.

  • STRIQUER, M. S. D. . O Programa de formação continuada PDE-PARANÁ: intervenções formativas para o processo de internalização e instrumentos semiótcos para o ensino de LP. In: X SEDATA - Seminário de dissertações e teses em andamento, 2011, Londrina. X SEDATA - Seminário de dissertações e teses em andamento. Londrina: UEL, 2011. p. 50-50.

  • STRIQUER, M. S. D. . O trabalho pedagógico em forma de projeto: o relato de uma experiência com o ensino de gramática. In: VIII Seminário de Iniciação Científica SóLetras - Estudos linguísticos e literários, 2011, Jacarezinho. CADERNO DE RESUMOS VII SEMINÁRIO DE INIICIAÇÃO CIENTÍIFICA UENP-FAFIJA. Jacarezinho: UENP, 2011. p. 16-16.

  • STRIQUER, M. S. D. . Os gêneros textuais no desenvolvimento do 'métier' do professor. In: XX Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Londrina: UEL, 2011. p. 112-112.

  • STRIQUER, M. S. D. . A intertextualidade como fênomeno de construção de sentidos no livro didático. In: X Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2010, Jacarezinho. X Congresso de Educação do Norte Pioneiro. Jacarezinho: UENP, 2010. p. 87-87.

  • Elvira Lopes Nascimento ; STRIQUER, M. S. D. . Na formação do cidadão ativo e crítico, o gênero textual: artigo de opinião. In: 1 CIELLI- Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: UEN, 2010. v. 1. p. 1-12.

  • STRIQUER, M. S. D. . Concepções de gramática que se constituem nos indivíduos escolarizados. In: VII Seminário de Iniciação Científica - SóLetras, 2010, Jacarezinho. CADERNO DE RESUMOS VII SEMINÁRIO DE INIICIAÇÃO CIENTÍIFICA UENP-FAFIJA. Jacarezinho: UENP, 2010. v. 1. p. 104-105.

  • STRIQUER, M. S. D. ; SANTOS, Daiane Eloisa ; CARVALHO, Geovana Lourenço . Proposta de intervenção no trabalho do gênero artigo de opinião apresentado pelo livro didático de Língua Portuguesa. In: VII Seminário de Iniciação Científica - SóLetras, 2010, Jacarezinho. CADERNO DE RESUMOS VII SEMINÁRIO DE INIICIAÇÃO CIENTÍIFICA UENP-FAFIJA, 2010. v. 1. p. 150-150.

  • STRIQUER, M. S. D. ; BONACIN, Ligiane Aparecida . Proposta de redação de vestibular: um gênero em análise. In: VII Seminário de Iniciação Científica SóLetras, 2010, Jacarezinho. CADERNO DE RESUMOS VII SEMINÁRIO DE INIICIAÇÃO CIENTÍIFICA UENP-FAFIJA. Jacarezinho: UENP, 2010. v. 1. p. 163-163.

  • STRIQUER, M. S. D. . A ação pedagógica dos professores e as orientações das DCEs. In: VII Selisigno e VIII Simpósio de Leitura da UEL, 2010, Londrina. VII Selisigno e VIII Simpósio de Leitura da UEL. Londrina: UEL, 2010. v. 1. p. 211-211.

  • STRIQUER, M. S. D. . Os gêneros textuais na prática pedagógica dos professores de língua portuguesa participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. In: I Encontro de Estudos da Linguagem - ENELIN, 2010, Cornélio Procópio. I Encontro de Estudos da Linguagem - ENELIN. UENP-CP: UENP-CP, 2010. v. 1. p. 18-18.

  • CARVALHO, Geovana Lourenço ; STRIQUER, M. S. D. . O ensino e a aprendizagem da produção textual do artigo de opinião como prática social. In: I CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: UEM, 2010. p. 152-152.

  • RAMIRES, C.P.L. ; STRIQUER, M. S. D. . A música na sala de aula: abordando o gênero. In: IX CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO, 2009, Jacarezinho. IX CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO. Jacarezinho: UENP, 2009. v. 1. p. 125-125.

  • STRIQUER, M. S. D. . Sequência didática: uma proposta para o cotidiano escolar brasileiro. In: IX CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO, 2009, Jacarezinho. IX CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO. Jacarezinho: UENP, 2009. v. 1. p. 183-184.

  • STRIQUER, M. S. D. . O livro didático na formação do professor de Língua Portuguesa. In: 17º Congresso de Leitura do Brasil (COLE), 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: UNICAMP/FE, 2009. v. 1. p. 602-603.

  • STRIQUER, M. S. D. . A concepção de gramática pelos aunos do curso de Letras. In: VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras, 2009, Jacarezinho. CADERNO DE RESUMOS VII SEMINÁRIO DE INIICIAÇÃO CIENTÍIFICA UENP-FAFIJA. Jacarezinho: UENP, 2009. v. 1. p. 81-81.

  • STRIQUER, M. S. D. . O artigo de opinião na prática da sala de aula. In: XIX SEMINÁRIO DO CELLIP - CENTRO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LI'TERÁRIOS DO PARANÁ, 2009, Cascavel. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Cascavel: EDUNIOESTE, 2009. p. 158-158.

  • STRIQUER, M. S. D. . O professor co-produtor de sentidos em contextos de ensino. In: VIII Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2008, Jacarezinho. VIII Congresso de Educação do Norte Pioneiro. Jacarezinho: Fafija, 2008. v. 1. p. 40-40.

  • STRIQUER, M. S. D. . Gêneros do discurso: documentos oficiais e sala de aula. In: V Seminário de Iniciação Científica - SóLetras, 2008, Jacarezinho. V Seminário de Iniciação Científica - SóLetras. Jacarezinho: Fafija, 2008. v. 1. p. 37-38.

  • STRIQUER, M. S. D. . Gêneros textuais: documentos oficiais, sala de aula. In: I Encontro Internacional de Lingüística de Assis, 2008, Assis. I Encontro Internacional de Lingüística de Assis. Assis: UNESP, 2008.

  • STRIQUER, M. S. D. . O estudo do texto do livro didático na formaçao do leitor. In: II SELET- Seminário de Letras: Textos e diversidade em sala de aula, 2008, Cornélio Procópio. II SELET- Seminário de Letras: Textos e diversidade em sala de aula. Cornélio Procópio: Faficp, 2008. p. 26-27.

  • STRIQUER, M. S. D. . Os objetivos de leitura no livro didático. In: IV SPLE - Seminário de pesquisa em letras, 2006, Maringá. IV SPLE - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS, 2006. p. 70-70.

  • STRIQUER, M. S. D. ; MENEGASSI, Renilson Jose . Objetivos de leitura no livro didático e o papel do professor em sala de aula. In: I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas, 2006, Florianópolis. I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas, 2006. p. 149-149.

  • STRIQUER, M. S. D. ; MENEGASSI, Renilson José . A leitura e os seus objetivos no livro didático. In: I Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2006, Maringá. I Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2006. p. 52-53.

  • STRIQUER, M. S. D. ; MENEGASSI, Renilson José . O livro didático e o professor no ensino de objetivos de leitura. In: X Semana de Letras, 2006, Jandaia do Sul-Pr. A Hora e a Vez da palavra, 2006. p. 37-37.

  • STRIQUER, M. S. D. . Objetivos de leitura: um ensino inovador e o papel do professor. In: XVII SEMINÁRIO DO CELLIP, 2005, Guarapuava-Pr. XVII SEMINÁRIO DO CELLIP, 2005. v. 1. p. 177-178.

  • MENEGASSI, Renilson Jose ; STRIQUER, M. S. D. . Concepções e finalidade de leitura no livro didático. In: IX SEMANA DE LETRAS -A hora e a vez da Palavra, 2005, Jandaia do Sul. IX SEMANA DE LETRAS- A hora e a vez da palavra, 2005.

  • MENEGASSI, Renilson Jose ; STRIQUER, M. S. D. . Os objetivos para a leitura de textos no livro didático. In: 15º COLE- Congresso de Leitura do Brasil, 2005, Campinas. 15º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Unicamp, 2005. v. 1. p. 237-237.

  • STRIQUER, M. S. D. ; CARVALHO, Fernanda de Abreu . O ensino de estratégias para a formação do leitor competente. In: Congresso Internacional de leitura e Literatura Infantil, 2004, Presidente Prudente. Congrresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil, 2004. v. 1. p. 36-36.

  • STRIQUER, M. S. D. ; MENEGASSI, Renilson José . Procedimentos na leitura de Canção do exílio às avessas pelo leitor competente (resumo). In: VIII Semana de letras, 2004, Jandaia do Sul. Por entre os espaços das letras, 2004. v. 1. p. 49-49.

  • PEREIRA, F. O. ; STRIQUER, M. S. D. . MODELIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL PUBLICIDADE PATROCINADA DO FACEBOOK. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZENOVELLO, R. ; STRIQUER, M. S. D. . MODELIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL FANFICTION. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, F. A. ; STRIQUER, M. S. D. . A DIRETRIZ DO ESTADO DO PARANÁ, A BNCC E A PERSPECTIVA DA ANÁLISE LINGUÍSTICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . Uma proposta pedagógica para o trabalho com a prática social do ENEM e do gênero textual solicitado como redação no exame. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • STRIQUER, M. S. D. . A produção de gêneros do discurso no ensino superior: processo e produto do ensino de conteúdos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . A valoração temática em um anúncio publicitário da empresa o Boticário?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SENE, A. R. L. ; STRIQUER, M. S. D. . Uma análise textual dos discursos instituidos em O patinho feio de Andersen. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SENE, A. R. L. ; STRIQUER, M. S. D. . Os contos de Ricardo Azevedo: uma proposta de modelização. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDONCA, F. S. ; STRIQUER, M. S. D. . O gênero textual seminário sob a ótica do Interacionismo Sociodiscursivo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZENOVELLO, R. ; STRIQUER, M. S. D. . A fanfiction sob a perspectiva dos gêneros discursivos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • STRIQUER, M. S. D. . Os gêneros textuais no processo de formação continuada dos professores do estado do Paraná. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . Os Gêneros Discursivos/Textuais na Proposta Formativa do Programa de Desenvolvimento da Educação do Paraná?,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • STRIQUER, M. S. D. . Pôster: O PIBID/LETRAS/PORTUGUÊS-CJ, O PDE-PARANÁ E OS ESCRITORES DE JACAREZINHO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • STRIQUER, M. S. D. . Pôster: PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PIBID/LETRAS/PORTUGUÊS-CJ NO ANO DE 2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TEODORO, L. C. ; STRIQUER, M. S. D. . A homilia sob a perspectiva dos gêneros discursivos/textuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TEIXEIRA, G. P. ; STRIQUER, M. S. D. . A carta do leitor: características do gênero textual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, A. P. A. ; STRIQUER, M. S. D. . As características sócio-comunicativas, discursivas e linguísticas do gênero textual crônica jornalística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . I Seminário Integrados PDE - turma 2016 - Ibaiti/PR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STRIQUER, M. S. D. . I Seminário Integrador PDE - turma 2016 - Jacarezinho/PR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STRIQUER, M. S. D. ; FRANCO, Adenize A. . A inserção do artigo de opinião na prática de letramento escolar como um novo gênero: a redação de vestibular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. ; BATISTA, P. C. . O gênero textual causo na sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . OFICINA: O PROJETO PIBID LETRAS/PORTUGUÊS-UENP campus Jacarezinho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • STRIQUER, M. S. D. ; SILVA, V. R. J. . A hora e a vez da oralidade em sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. ; FRANCO, Adenize A. ; DAMASIO, L. S. . A redação de vestibular como eixo organizador do letramento dos alunos do ensino médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. ; SILVA, P. S. ; CASTRO, T. V. P. . A redação do ENEM como eixo organizador do letramento dos alunos do ensino médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . Entre a inovação e tradicionalismo no ensino da língua portuguesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, V. R. J. ; STRIQUER, M. S. D. . O gênero causo como eixo organizador do letramento no 6 ano do ensino fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . O discurso que constitue os documentos organizadores da prática docente em contraponto ao discurso da Diretriz Curricular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • STRIQUER, M. S. D. . International Crongress of Critical Applied Linguistics. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • STRIQUER, M. S. D. . Palestra: A escola como objetivo de estudo/ PDE- Ibaiti. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STRIQUER, M. S. D. . Palestra: A escola como objetivo de estudo/ PDE- Jacarezinho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STRIQUER, M. S. D. . Professor: agente ou ator de suas ações? dos documentos às ações pedagógicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . As concepções de língua portuguesa apresentadas pelos alunos do curso de Letras: comemoração aos 30 anos do ?O texto na sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • STRIQUER, M. S. D. ; SOARDI, A. . Os gêneros discursivos/textuais no processo de formação dos Pibidianos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. ; SILVA, C. C. ; BUCKTA, M. . O ensino de operações de linguagem para internalização do gênero redação do ENEM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. ; FRANCO, Adenize A. . O SUBPROJETO LETRAS/PORTUGUÊS CAMPUS JACAREZINHO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . A implementação de sequências didáticas para o ensino da língua materna no ensino médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . Palestra: O PDE no contexto da formação continuada de professores / PDE- Cornélio Procópio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STRIQUER, M. S. D. . A visão de professor instituída na Diretriz Curricular do Paraná. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . Palestra: Seminário Integrador PDE - 2013 - Jacarezinho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STRIQUER, M. S. D. . Palestra: Seminário Integrador PDE - 2013 - Ibaiti. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STRIQUER, M. S. D. . Palestra: Seminário Integrador PDE - 2013 - Cornélio Procópio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STRIQUER, M. S. D. . Os gêneros do discurso bakhtiniano na dialética teoria e prática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . A ação pedagógica de uma professora em formação inicial: articulação entre os conhecimentos teóricos em processo formativo e a prática de sala de aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . Formação continuada: ferramenta de mediação entre novos instrumentos semióticos e os professores em serviço. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . A internalização de gêneros textuais como instrumentos semióticos mediadores do ensino de língua portuguesa por professores participantes do PDE-PARANÁ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • STRIQUER, M. S. D. . Quem é o professor da educação básica para a Diretriz Curricular Estadual de Língua Portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • STRIQUER, M. S. D. . Uma proposta de modelização do gênero textual artigo de opinião. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . Palestra: I Seminário Integrador do PDE turma 2012-2014 Ibaiti/PR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STRIQUER, M. S. D. . Palestra: I Seminário Integrador do PDE turma 2012-2014 Jacarezinho/PR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STRIQUER, M. S. D. . O Programa de formação continuada PDE-PARANÁ: intervenções formativas para o processo de internalização de instrumentos semióticos para o ensino de LP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • STRIQUER, M. S. D. . O trabalho pedagógico em forma de projeto: o relato de uma experiência com o ensino de gramática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . Os gêneros textuais no desenvolvimento do 'métier' do professor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . Um modelo didático para o ensino do gênero textual artigo de opinião. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . Palestra: A formação dos professores PDE no contexto da educação básica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STRIQUER, M. S. D. . Palestra: A formação dos professores PDE no contexto da educação básica - Wenceslau Braz. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STRIQUER, M. S. D. . Palestra: A formação dos professores PDE no contexto da educação básica - Cornelio Procópio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STRIQUER, M. S. D. . Palestra: O PDE concepções e pretenções. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STRIQUER, M. S. D. . Palestra: O PDE concepções e pretenções. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STRIQUER, M. S. D. ; Elvira Lopes Nascimento . Na formação de cidadãos ativos e críticos, o gênero textual: artigo de opinião. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BONACIN, Ligiane Aparecida ; STRIQUER, M. S. D. . Proposta de redação de vestibular: um gênero em análise. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . Concepções de gramática que se constituem nos indivíduos escolarizados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. ; SANTOS, Daiane Eloisa ; CARVALHO, Geovana Lourenço . Proposta de intervenção no trabalho do gênero artigo de opinião apresentado pelo livro didático de Língua Portuguesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . A ação pedagógica dos professores e as orientações das DCEs. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . Os gêneros textuais na prática pedagógica dos professoresw de língua portuguesa participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional -PDE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMIRES, C.P.L. ; STRIQUER, M. S. D. . A música na sala de aula: abordando o gênero. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . Sequência didática: uma proposta para o cotidiano escolar brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . O livro didático na formação do professor de Língua Portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . A concepção de gramática pelos aunos dos cursos de Letras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . O professor co-produtor de sentidos em contextos de ensino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . Gêneros textuais: documentos oficiais, sala de aula. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • STRIQUER, M. S. D. . O estudo do texto do livro didático na formação do leitor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . Para que ler os textos oferecidos pelos livros didáticos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • STRIQUER, M. S. D. . Objetivos de leitura no livro didático e o papel do professor. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • STRIQUER, M. S. D. . A leitura e os seus objetivos no livro didático. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • STRIQUER, M. S. D. . Os objetivos de leitura no livro didático. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • STRIQUER, M. S. D. . Leitura, produção textual e gramática no livro didático. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGASSI, Renilson Jose ; STRIQUER, M. S. D. . Os objetivos para a leitura de textos no livros didático. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . O professor e o ensino de objetivos de leitura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGASSI, Renilson Jose ; STRIQUER, M. S. D. . Concepções e finalidades de leitura no livro didático. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . Procedimentos de leitura de "Canção do exílio às avessas" pelo leitor competente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRIQUER, M. S. D. . Ensino de estratégias para a formação do leitor competente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • STORTO, L. ; BARROS, E. M. D. ; STRIQUER, M. S. D. . Apresentação. Londrina, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

STRIQUER, M. S. D. . Conselho editorial de livro (ebook). 2019.

STRIQUER, M. S. D. . Parecerista do ebook Pesquisas em Linguistica Literatura e Arte VI Simposio Artistico Literário de Castanhal e IV Coloquio de Linguistica de Castanhal. 2019.

STRIQUER, M. S. D. . Consultora ad hoc junto à Editora da Universidade Estadual de Maringá - Eduem,. 2018.

STRIQUER, M. S. D. . Parecer sobre um artigo Revista Veredas. 2017.

STRIQUER, M. S. D. . Parecer Revista Educação e Linguagens. 2017.

STRIQUER, M. S. D. . Consultoria ad hoc. 2016.

STRIQUER, M. S. D. . Conselho editorial de livro. 2016.

STRIQUER, M. S. D. . As dimensões da literatura e da linguística na contemporaneidade. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PINTO, M. P. C. ; STRIQUER, M. S. D. . Biografia: caderno didático-pedagógico para o ensino fundamental II. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produçãodidático-pedagogica).

STRIQUER, M. S. D. . Claraboi - Revista do Curso de Letras e do Profletras da UENP. 2018. (Editoração/Periódico).

STRIQUER, M. S. D. . Debatedor da modalidade comunicação no CELSUL 2018. 2018. (Debatedor da modalidade comunicação).

STRIQUER, M. S. D. . Coodenador de simpósio no CELSUL 2018. 2018. (Coordenador de simpósio).

STRIQUER, M. S. D. . Claraboi - Revista do Curso de Letras e do Profletras da UENP. 2017. (Editoração/Periódico).

STRIQUER, M. S. D. . Curso específico de Língua Portuguesa PDE 2016. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCIO, L. F. ; STRIQUER, M. S. D. . Fábulas: estratégias para o ensino de leitura e escrita. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção didático-pedagogica).

BAGGIO, R. M. ; STRIQUER, M. S. D. . A fábula como estratégia para o desenvolvimento da leitura e da escrita na EJA. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção didático-pedagógica).

ALVES, B. F. S. ; STRIQUER, M. S. D. . Letrando com fábulas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção didático-pedagógica).

GASQUEZ, M. B. L. ; STRIQUER, M. S. D. . O leitor e o produtor de artigos de opinião: estratégias para o desenvolvimento do cidadão crítico. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção didático-pedagógica).

STRIQUER, M. S. D. . Claraboi - Revista do Curso de Letras e do Profletras da UENP. 2016. (Editoração/Periódico).

STRIQUER, M. S. D. . DIALOGISMO, INTERAÇÃO EM PRÁTICAS DE LINGUAGEM NO ENSINO DE LÍNGUAS. 2016. (Membro de comissão científico do livro).

STRIQUER, M. S. D. ; SILVA, C. C. ; BUCKTA, M. . Oficina: As práticas de letramento na educação básica norteadas pelos gêneros textuais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

STRIQUER, M. S. D. . Claraboia - Revista do curso de Letras e do Profletras- UENP. 2015. (Editoração/Periódico).

STRIQUER, M. S. D. . Oficina: ?O PIBID Letras/Português-CJ em suas ações pedagógicas no Ensino Médio?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

STRIQUER, M. S. D. . Curso: Gêneros textuais na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, M. B. ; STRIQUER, M. S. D. . A criticidade em foco: o desenvolvimento da leitura e da produção de crônicas sociais. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção didático-pedagógica).

PADUA, G. B. ; STRIQUER, M. S. D. . O Adolescente e a Sociedade: Interando o Jovem à Sociedade por meio da Leitura e Produção de Crônicas. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção didático-pedagógica).

STRIQUER, M. S. D. . Claraboi - Revista do Curso de Letras e do Profletras da UENP. 2014. (Editoração/Periódico).

STRIQUER, M. S. D. . Minicurso: O LIVRO DIDÁTICO E SUAS QUESTÕES DE 'ESTUDO DO TEXTO'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

STRIQUER, M. S. D. . Minicurso: Gêneros textuais na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, E. A. ; STRIQUER, M. S. D. . Dialogar para produzir. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção didático-pedagógica).

MARCELINO, A. S. ; STRIQUER, M. S. D. . Leitura: processo formador da criticidade. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção didático-pedagógica).

STRIQUER, M. S. D. . Seminário Integrador do PDE 2013. 2013 (PALESTRA) .

STRIQUER, M. S. D. . Seminário Integrador do PDE 2013 Jacarezinho. 2013 (PALESTRA) .

STRIQUER, M. S. D. . Seminário Integrador do PDE 2013 Cornélio Procópio. 2013 (PALESTRA) .

STRIQUER, M. S. D. . Palestra: I Seminário Integrador - turma PDE 2012 - Ibaiti/Pr. 2012 (PALESTRA) .

STRIQUER, M. S. D. . Palestra: I Seminário Integrador - turma PDE -2012 Jacarezinho. 2012 (PALESTRA) .

STRIQUER, M. S. D. . O PDE na UENP: a concepção e a implementação dos projetos e relatos de experiência. 2012 (MESA-REDONDA) .

STRIQUER, M. S. D. . Palestra: A formação dos professores PDE no contexto da educação básica. 2011 (PALESTRA) .

STRIQUER, M. S. D. . Mesa-redonda: A formação dos professores PDE no contexto da educação básica. 2011 (MESA-REDONDA) .

STRIQUER, M. S. D. . Palestra: A formação dos professores PDE no contexto da educação básica. 2011 (PALESTRA) .

STRIQUER, M. S. D. . PalestraL A formação dos professores PDE no contexto da educação básica. 2011 (PALESTRA) .

SILVA, J. C. O. ; STRIQUER, M. S. D. . Palestra: O PDE: concepções e pretensões. 2011 (PALESTRA) .

STRIQUER, M. S. D. . Palestra: O PDE: concepções e pretensões. 2011 (PALESTRA) .

STRIQUER, M. S. D. . Mesa-redonda: A formação do professor PDE no contexto da educação básica. 2011 (MESA-REDONDA) .

Vera Maria Ramos Pinto ; Sônia Maria D. Brochado ; STRIQUER, M. S. D. . Oficina: Didatizaçao dos gêneros da ordem do argumentar e do narrar. 2009 (OFICINA) .

FRANCO, Adenize A. ; MORENO, J. C. ; STRIQUER, M. S. D. . Mesa-redonda: Ponderações sobre o livro didático de língua portuguesa e de história. 2009 (MESA-REDONDA) .

STRIQUER, M. S. D. . Mesa-redonda: Projetos "Universidade sem fronteiras" - A UENP na comunidade local e regional. 2009 (MESA-REDONDA) .

STRIQUER, M. S. D. . Minicurso: Gêneros do discurso: documentos oficiais e sala de aula. 2008 (MINICURSO) .

STRIQUER, M. S. D. . Palestra: Construindo textos publicitários. 2003 (PALESTRA) .

STRIQUER, M. S. D. . Palestra: Interpretação, questões de texto. 2003 (PALESTRA) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Gêneros discursivos/textuais: dos documentos prescritivos à sala de aula, Descrição: O projeto tem como objetivo promover que os graduandos de Letras da UENP, ou seja, os professores de língua materna em formação inicial, sejam eles integrantes do PIBIC ou do PIBID, os pós-graduandos do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETAS) e os professores em formação continuada no Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) aprofundem seus estudos e compreensão sobre a base teórica dos gêneros, sobre as sugestões de metodologias a respeito de como transpor a teoria para a prática de sala de aula, sobre como analisar livros didáticos e como elaborar materiais didáticos para o ensino do gênero em sala de aula, se instrumentalizando para a efetiva prática docente e para cidadania; bem como, compreender como se configura o processo de internalização dos gêneros como instrumentos semióticos (VYGOTSKY, 2007). Para tanto o aporte teórico-metodológico tem como base a teoria e sugestão de transposição didática fundada pelo Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006; 2008; [1999] 2009; DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004). Como resultado das atividades desenvolvidas pelos integrantes do Projeto, pretende-se construir um banco de dados, disponível aos alunos do curso de Letras e comunidade em geral, de modelos e sequências didáticas de diversos e diferentes gêneros textuais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    Os gêneros discursivos do campo acadêmico sob a perspectiva dialógica da linguagem, Descrição: Este projeto tem como objetivo aprofundar estudos sobre a perspectiva dialógica da linguagem instituída pelo Círculo de Bakhtin, a qual sustenta a compreensão das interações verbais que acontecem nos diversos campos da atividade humana, nas práticas sociais de linguagem, por meio das diversas formas do discurso, denominadas de gêneros do discurso. A intenção é ter cada vez mais condições de formar docentes, na graduação, na pós-graduação, em cursos e programas de formação continuada e em serviço, preparados para: a) o desenvolvimento das capacidades de leitura, produção textual e análise linguística de alunos/cidadãos participativos na sociedade em diferentes contextos; b) analisar materiais didáticos e propor transformações quando necessário; c) elaborar intervenções didáticas para o trabalho com os gêneros discursos como eixos organizadores do processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Para tanto, focamos nossos olhares, inicialmente, para a natureza dos enunciados produzidos por alunos no processo de formação docente, textos produto e processo do ensino e aprendizagem dos conteúdos acadêmicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer - Coordenador.

  • 2015 - 2019

    Gênero textual: instrumento que materializa e significa uma prática social e instrumento a ser apropriado pelo aprendiz no processo de instrumentalização, Descrição: O projeto tem como objetivo promover que os graduandos de Letras da UENP, ou seja, os professores de língua materna em formação inicial, sejam eles integrantes do PIBIC ou do PIBID, os pós-graduandos do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETAS) e os professores em formação continuada no Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) aprofundem seus estudos e compreensão sobre a base teórica dos gêneros, sobre as sugestões de metodologias a respeito de como transpor a teoria para a prática de sala de aula, sobre como analisar livros didáticos e como elaborar materiais didáticos para o ensino do gênero em sala de aula, se instrumentalizando para a efetiva prática docente e para cidadania; bem como, compreender como se configura o processo de internalização dos gêneros como instrumentos semióticos (VYGOTSKY, 2007). Para tanto o aporte teórico-metodológico tem como base a teoria e sugestão de transposição didática fundada pelo Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006; 2008; [1999] 2009; DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004). Como resultado das atividades desenvolvidas pelos integrantes do Projeto, pretende-se construir um banco de dados, disponível aos alunos do curso de Letras e comunidade em geral, de modelos e sequências didáticas de diversos e diferentes gêneros textuais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer - Coordenador / Carla Catarina da Silva - Integrante / Marta Buckta - Integrante / Andreia Soardi - Integrante / Patrícia Cardoso Batista - Integrante / Bárbara Adriano da Silva - Integrante / Valdirene Rover de Jesus Silva - Integrante / Amanda Machado de Campos Tabach - Integrante / Lindomar Castilho Teodoro - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Gêneros textuais: instrumentos semióticos mediadores das ações comunicativas, objetivo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, Descrição: O projeto "Gêneros textuais: instrumentos semióticos mediadores das ações comunicativas, objetivo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa" é um dos sub-projetos participantes do Grupo de Pesquisa "Leitura e ensino" (UENP/CNPQ).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer - Coordenador / Carla Catarina da Silva - Integrante / Letícia Maria de Godoy - Integrante / Marta Buckta - Integrante.

  • 2010 - 2014

    Gêneros textuais: das mediações formativas aos objetos de ensino, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer - Coordenador / Elvira Lopes Nascimento - Integrante.

  • 2008 - 2013

    Ensinando e aprendendo a ler os gêneros textuais pelo livro didátic, Descrição: O projeto "Ensinando e aprendendo a ler os gêneros textuais pelo livro didático" é um dos sub-projeto participantes do Grupo de Pesquisa "Leitura e ensino" (UENP/CNPQ). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Interação e escrita, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer - Integrante / Renilson José Menegassi - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio. , PR 160 KM 0, SAÍDA PARA LEÓPOLIS, 86300000 - Cornélio Procópio, PR - Brasil, Telefone: (43) 39041922

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - Atual

    Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto D, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 04/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UENP, .,Cargo ou função, membro do comitê assessor de análise de propostas de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

    • 01/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , UENP, .,Linhas de pesquisa

    • 12/2018

      Ensino, Mestrado Profissional em Ensino, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Produção textual, leitura e ensino

    • 07/2018

      Direção e administração, UENP, .,Cargo ou função, Coordenadora do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UENP.

    • 07/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UENP, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Executiva do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UENP.

    • 11/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , UENP, .,Linhas de pesquisa

    • 11/2014

      Ensino, PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras/UENP, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Texto e ensino, Gêneros discursivos/textuais e práticas sociais

    • 08/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UENP, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial da Editora da UENP.

    • 03/2008

      Ensino, LETRAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística, Língua Portuguesa

    • 06/2013 - 02/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , campus de Jacarezinho, .,Linhas de pesquisa

    • 12/2013 - 12/2018

      Outras atividades técnico-científicas , UENP, UENP.,Atividade realizada, Editora-gerente da Revista Claraboia - periódico científico do curso de Letras da UENP.

    • 03/2016 - 07/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UENP, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário da UENP.

    • 05/2013 - 07/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, campus de Jacarezinho, .,Cargo ou função, Cargo: representante de extensão do CLCA- campus Jacarezinho.

    • 03/2016 - 06/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UENP, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Executiva do Centro de Letras, Comunicação e Artes de Jacarezinho.

    • 06/2015 - 07/2015

      Ensino, Especialização em estudos linguísticos e literário, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Leitura e ensino: concepções, perspectivas e o encaminhamento dado pelo livro didático de Língua Portuguesa

    • 03/2014 - 04/2014

      Ensino, Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gêneros textuais e ensino: perspectivas do ISD

    • 06/2013 - 07/2013

      Ensino, Especialização em estudos linguísticos e literário, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Leitura e ensino:concepções, perspectivas e o encaminhamento dado pelo livro didático de LP

    • 03/2009 - 04/2009

      Ensino, Estudos linguísticos e literários, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gêneros textuais: perspectivas teóricas e contribuições práticas

  • 2002 - 2008

    CENTRO EDUCACIONAL TECNOLOGICO DE ENSINO E CULTURA

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

    Atividades

    • 04/2002 - 07/2008

      Ensino, Administração de Empresa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, lingua Portuguesa

  • 2007 - 2007

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Vínculo: convidado, Enquadramento Funcional: professor contrato temporário

    Outras informações:
    Ministrou disciplina no Curso de especialização

    Atividades

    • 06/2007 - 06/2007

      Ensino, Curso Especialização Cultura, Tec. Ensino de língu, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gêneros Textuais

  • 2010 - 2014

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: pesquisadora, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 4

    Outras informações:
    pesquisadora de grupo de pesquisa vinculado a UEL

  • 2005 - Atual

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador

  • 2004 - 2008

    Escola Balão Mágico Ensino Pré Escolar e de 1º Grau S C

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 04/2004 - 07/2008

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Oficina Literária

  • 1994 - 1994

    Secretaria do estado e da educação

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 3

  • 1992 - 1992

    Secretaria do estado e da educação

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 3

    Atividades

    • 04/1994 - 07/1994

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguêsa

    • 07/1992 - 12/1992

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguêsa