MARY GRACY E SILVA LIMA
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2009) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Atualmente é membro do grupo de pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor adjunto da Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de profesores, formação de professores, curso de pedagogia, aprendizagem e identidade profissional.
Informações coletadas do Lattes em 02/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Currículo)
2011 - 2014
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR INICIANTE; TORNAR-SE PROFESSOR NO NORDESTE DO BRASIL
REGINA LÚCIA GIFFONI LUZ DE BRITO. Palavras-chave: Formação de professores; PROFESSOR INICIANTE; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; PEDAGOGIA-EGRESSO; Currículo.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação
2007 - 2009
Universidade Federal do Piauí
Título: A Constituição da Identidade profissional: desvelando significados do ser Professor de Didática
, Ano de Obtenção: 2009.Antonia Edna Brito.Palavras-chave: Identidade; Formação de professores; Professor de didática; PESQUISA NARRATIVA.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Formação complementar
2007 -
Mestrado em Educação. (Carga horária: 510h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2005 -
Extensão universitária em Inglês conversação - Módulo I. , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em CURSO DE INGLÊS INSTRUMENTAL 2. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em CURSO DE INGLÊS INSTRUMENTAL 1. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
PIEROTE, E. M. V. F. ; LIMA, Mary Gracy e S. ; ROSADO, R. B. Q. . II SEMANA DE PEDAGOGIA DO CAMPUS CLÓVIS MOURA. 2016. (Outro).
Participação em eventos
I CONGRESSO NACIONAL DE LETRAMENTOS,.PIBID NOS CURSOS DE LICENCIATURAS: POSSIBILIDADES FORMATIVAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOCENTE. 2024. (Simpósio).
I CONGRESSO NACIONAL DE LETRAMENTOS,.PROCESSOS FORMATIVOS NO PIBID NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: RELATO DE AÇÃO EXTENSIONISTA. 2024. (Simpósio).
X EPEDUC UFPI E IV CONGRESSO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO. FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: TEORIA E PRÁTICA EM QUESTÃO. 2024. (Congresso).
X EPEDUC UFPI E IV CONGRESSO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO.FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA: TEORIA EM PRÁTICA EM QUESTÃO. 2024. (Encontro).
IV SEMANA DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS:.CONTRIBUTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DA E NA FORMAÇÃO INICIAL DOS/AS PEDAGOGO/AS. 2023. (Encontro).
IX ENCONTRO NACIONAL DE LICENCIATURAS IX ENALIC.INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PELO PIBI/PEDAGOGIA: ALGUMAS REFLEXÕES FORMATIVAS EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL(CMEI) TERESINA-PI. 2023. (Encontro).
PROGRAMAS INSTITUCIONAIS PIBID E RP: ESTRATÉGIAS, EXPERIÊNCIAS E RESULTADOS PARCIAIS. 2023. (Outra).
ANPAE.BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)E QUESTÕES LEGAIS: REALIDADE EM DEBATE. 2022. (Encontro).
I CESCLI.COLÓQUIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE PE LICENCIATURA DO IFMA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM DIAS DE PANDEMIA. 2020. (Outra).
II ENIPEF/III ENPENUGAGEC.COMO TORNEI-ME PEDAGOGO(A): UMA ANÁLISE DO CONTEXTO IMPLICÍTO DA FORMAÇÃO INICIAL. 2020. (Encontro).
II ENIPEF/III ENPENUGAGEC. 2020. (Encontro).
XVI Mostra de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE). Educação, Democracia e Utopia..APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO PERCURSO FORMATIVO DO TORNAR-SE PROFESSOR (A) : APONTAMENTOS TEÓRICOS E REFLEXIVOS. 2020. (Outra).
XVI Mostra de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE). Educação, Democracia e Utopia..PEDAGOGOS (AS) INICIANTES NA DOCÊNCIA E CONTRIBUTOS DA FORMAÇÃO INICIAL: TEORIA E PRÁTICA SE ALIAM?. 2020. (Outra).
XX ENDIPE. 2020. (Encontro).
XX ENDIPE.FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO SOBRE EGRESSOS DESTA LICENCIATURA DA UEMA. 2020. (Encontro).
XXV EPEN. 2020. (Encontro).
Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade. Inovação, Diversidade e sustentabilidade. Gestão escolar e o atendimento de alunos com necessidades educacionais (NEE): DA REALIDADE À POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA. 2019. (Congresso).
I CCMEEI. GESTÃO ESCOLAR O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM NEE: UM RELAOT DE PROPOSTA METODOLÓGICA. 2019. (Congresso).
IV SNAE.BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC) E QUESTÕES LEGAIS: REALIDADE EM DEBATE.. 2019. (Seminário).
VII ENCONTRO DE PESQUSIADORES EM EDUCAÇAÕ DA UFPI. 2019. (Encontro).
VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI.GESTÃO ESCOLAR E O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM NEE: DA REALIDADE À POSSIBLIDADE DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA. 2019. (Encontro).
VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI".FORMAÇÃO DO DOCENTE PEDAGOGO E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PROFESSORAL NO INÍCIO DA CARREIRA. 2019. (Encontro).
XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO. Processo de inserção de egressos do curso de Pedagogia como professor(a) e implicações na prática docente.. 2019. (Congresso).
EVENTO DE EXTENSÃO: A BNCC:UMA POLÍTICA DE ESTADO E OS DESAFIOS NA FORMAÇAÕ DE PROFESSORES. 2018. (Exposição).
I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANAOA.CURRÍCULO ESCOLAR QUE QUEREMOS E INTERFACE COM A QUESTÃO DA DIVERSIDADE NAS ESCOLAS. 2018. (Encontro).
VIII Fórum Internacional de Pedagogia ? FIPED - VIII FIPED.DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA GESTÃO PARTICIPATIVA: UM OLHAR PARA A AÇÃO GESTORA DE ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE TIMON-MA. 2016. (Outra).
XXIII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE (EPEN).DILEMAS E PERSPECTIVAS FORMATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA: OLHARES DISCENTES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. 2016. (Encontro).
11º ENCONTRO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE.TORNANDO-SE PROFESSOR NO INTERIOR DO NORDESTE:UM ESTUDO SOBRE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. 2014. (Encontro).
V ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE.ASPECTOS DEMARCADORES DO TORNAR-SE PROFESSOR: DISCUTINDO A FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR. 2013. (Encontro).
XI ENCONTRO DE PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO: CURRÍCULO PUC/SP.Tornando-se Professor no interior do Nordeste: Um estudo sobre desenvolvimento profissional docente.. 2013. (Encontro).
XXº COLÓQUIO INTERNACIONAL DA ARFISE SECTION PORTUGAL.PRATIQUE EN PEDAGOGIE COMME FORMATION DE L'APRESENDISSAGEM D' ENSEIGNANTES. 2013. (Outra).
XI ENCONTRO DE PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO: CURRÍCULO PUC/SP.O CURRÍCULO COMO COMPONENTE FORMATIVO DO PROJETO EDUCATIVO ESCOLAR. 2012. (Simpósio).
XII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTIFICA.A RELAÇÃO INTERPESSOAL PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ESCOLAR. 2012. (Simpósio).
VI COLÓQUIO NACIONAL DA ARFISE.CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA SOCIO-HISTORICA PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO. 2011. (Outra).
VI COLÓQUIO NACIONAL DA ARFISE.NARRATIVA ESCRITA: DESVELANDO A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE. 2011. (Outra).
X ENCONTRO DE PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO: CURRÍCULO PUC/SP.A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO BACHAREL PROFESSOR NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE . 2011. (Encontro).
XI SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA/X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA.UM OLHAR SOBRE A CONCEPÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM NORTEADORA DA PRÁTICA DOCENTE. 2011. (Simpósio).
XV ENDIPE ENCONTRO DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. 2010. (Encontro).
IV COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE - SECÇÃO BRASILEIRA.FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUTINDO A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR. 2007. (Outra).
IV Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI.PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PCNs EM AÇÃO: FOCO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL?. 2006. (Encontro).
Atividade Interdisciplinar.Formação Contrinuada, docência e Auto-Estima( Hamilton Werneck). 2005. (Outra).
Seminário Interdisciplinar.Saberes Pedagógicos: Currículo Contextualizado e novas Tecnologias(40h). 2005. (Seminário).
Educação inclusiva.Formação de Gestores e Educadores Programa- Educação Inclusiva: Direito à Diversidade(20h). 2004. (Encontro).
Psicomotricidade. 2004. (Outra).
Curso Metodologia da Matemática.Metodologia de Matemática(20h). 2003. (Outra).
Jornada Pernambucana de Educação. Jornada Pernambucana de Educação(28h). 2002. (Congresso).
Oficina: Projeto Plítico Pedagógico.Projeto Político Pedagógico(20h). 2002. (Oficina).
Parâmetros curriculares em Ação.Encontro Fase I- Parâmetro em Ação- Terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental(40h). 2002. (Encontro).
Sistemática de Avaliação.Sistemática de Avaliação(30 h). 2002. (Outra).
Jornada de Educação. 3ª Jornada de Educação Norte-Nordeste(27 h) .. 2001. (Congresso).
Pcn's em Ação de 1ª a 4ª séries.Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado Parâmetros Curriculares em Ação de 1ª à 4ª série do Ensino fundamental- Módulo Alfabetizar com Textos(48h). 2001. (Outra).
Capacitação em serviço.Capacitação para atuar no Programa de Aceleração(40h). 2000. (Oficina).
Encontro de Estudos e Avaliação.Encontro de Estudos e Avaliação(12 h). 2000. (Encontro).
Treinamento para elaborar o PDE.Treinamento "como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola" - PDE(32h). 2000. (Outra).
Participação em bancas
FRANCO, M. A. R. S.; ALMEIDA, M. I.; MOREIRA, S. L.; MOTTA, Guadalupe Corrêa;LIMA, Mary Gracy e S.. ?AUTONOMIA DOCENTE SOB REGULAÇÃO NEOLIBERAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS A PARTIR DA PRÁTICA DE PROFESSORES?. 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Santos.
BRITO, Antonia Edna ( Orientadora); MENDES, B. M. M.; CABRAL, C. L. O.; MONTI, E. M. G.; ALBUGUERQUE, M. O. A.;LIMA, Mary Gracy e S.; CUNHA, R. C.. CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE FORMADORES DE MATEMÁTICA: DIÁLOGOS NARRATIVOS. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
CABRAL, C. L. O.;BRITO, Antonia Edna ( Orientadora); ADAD, S. J. H. C.; MATOS, N. J. C.;LIMA, Mary Gracy e S.; MOURA, A. B. F.. CONFIGURAÇÕES IDENTITÁRIAS DOS PROFESSORES DOS PROFESSORES BACHARÉIS EM DIREITO NO ENSINO SUPERIOR: O SER DOCENTE. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
CABRAL, C. L. O.; BRITO, A. E.; LIMA, M. G. S. B.; ADAD, SHARA JANE HOLANDA COSTA; MATOS, N. J. C.;LIMA, Mary Gracy e S.; MOURA, A. B. F.. CONFIGURAÇÕES IDENTITÁRIAS DOS PROFESSORES BACHAREIS EM DIREITO NO ENSINO SUPERIOR: O SER DOCENTE. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
MENDES, B. M. M.; CARVALHEDO, J. L. P.; BRITO, A. E.; LIMA, M. G. S. B.; SOUSA, M. G. C.;LIMA, Mary Gracy e S.; Raimundo Nonato Moura Oliveira. CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: PERCURSOS DE PROFESSORES BACHAREIS EM ADMINISTRAÇÃO. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
FRANCO, M. A. R. S.; ALMEIDA, M. I.; MOTTA, Guadalupe Corrêa; MOREIRA, S. L.;LIMA, Mary Gracy e S.. AUTONOMIA DOCENTE SOB REGULAÇÃO NEOLIBERAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS A PARTIR DA PRÁTICA DE PROFESSORES. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Católica de Santos.
FRANCO, M. A. R. S.; ALMEIDA, M. I.; MOTTA, G.; MOREIRA, S. L.; SILVA, L. C. G.;LIMA, Mary Gracy e S.. A FORMAÇÃO DA AUTONOMIA DOS PROFESSORES: COMPREENSÕES A PARTIR DA PROPOSTA REFLEXIVA DE SMYTH. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Católica de Santos.
CABRAL, CARMEM LÚCIA DE OLIVEIRA; MENDES, B. M. M.;BRITO, Antonia Edna ( Orientadora); LIMA, M. G. S. B.; GONÇALVES, MARLI CLEMENTINO; MEDEIROS, LUCINEIDE BARROS;LIMA, Mary Gracy e S.. A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:: A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS NO ENSINO SUPERIOR. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
BRITO, Antonia Edna ( Orientadora); MENDES, B. M. M.; CABRAL, C. L. O.; MONTI, E. M. G.; ALBUGUERQUE, M. O. A.;LIMA, Mary Gracy e S.; CUNHA, R. C.. CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE FORMADORES DE MATEMÁTICA: DIALÓGOS NARRATIVOSS. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
BOMFIM, M. C. A.; CABRAL, CARMEM LÚCIA DE OLIVEIRA;BRITO, Antonia Edna ( Orientadora); ADAD, SHARA JANE HOLANDA COSTA; ARAUJO, N. A.; MATOS, K. S. A. L.;LIMA, Mary Gracy e S.. O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI: POSSIBILIDADES DE UMA CULTURA PARA A PAZ. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
CABRAL, CARMEM LÚCIA DE OLIVEIRA;BRITO, Antonia Edna ( Orientadora); LIMA, M. G. S. B.; ADAD, SHARA JANE HOLANDA COSTA; MATOS, N. J. C.;LIMA, Mary Gracy e S.; MOURA, A. B. F.. A FORMAÇÃO IDENTÍTÁRIA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR; O BACHAREL PROFESSOR. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
MENDES, B. M. M.; CARVALHEDO, J. L. P.; BRITO, A. E.; LIMA, M. G. S. B.; SOUSA, M. G. C.;LIMA, Mary Gracy e S.; Raimundo Nonato Moura Oliveira. A CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE NO ENSINO SUPERIOR; caminhos da formação do professor bacharel em Administração. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
MENDES, B. M. M.; CARVALHEDO, J. L. P.;BRITO, Antonia Edna ( Orientadora); LIMA, M. G. S. B.; SOUSA, M. G. C.;LIMA, Mary Gracy e S.; Raimundo Nonato Moura Oliveira. A professoralidade na docência do Ensino Superior. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
CABRAL, CARMEM LÚCIA DE OLIVEIRA; MEDEIROS, LUCINEIDE BARROS;LIMA, Mary Gracy e S.; BRITO, A. E.; MENDES, B. M. M.; GONÇALVES, MARLI CLEMENTINO; LIMA, M. G. S. B.. A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE: CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, NO SEMIÁRIDO PIAUIENSE. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
CABRAL, CARMEM LÚCIA DE OLIVEIRA; MOURA, A. B. F.; ADAD, SHARA JANE HOLANDA COSTA; BRITO, A. E.; LIMA, M. G. S. B.;LIMA, Mary Gracy e S.; CARVALHO, LUCIRENE DA SILVA. A PRÁTICA EDUCATIVA DO BACHAREL NA DOCÊNCIA: OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
BRITO, Antonia Edna (Orientadora); CUNHA, R. C.;LIMA, Mary Gracy e S.; CABRAL, C. L. O.; MENDES, B. M. M.; MONTI, E. M. G.; ALBUGUERQUE, M. O. A.. CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DIÁLOGOS NARRATIVOS. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
SALES, L. C.; LOPES, A. P. C.; BRITO, A. E.; LIMA, M. G. S. B.; CARVALHO, M. A.;LIMA, Mary Gracy e S.; ANDRIOLA, W. B.. QUEM SÃO OS PROFESSORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA?. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
BRITO, Antonia Edna ( Orientadora); MENDES, B. M. M.; CARVALHEDO, J. L. P.; CRUZ, R. E.; SOUSA, M. G. C.;LIMA, Mary Gracy e S.; OLIVEIRA, R. N. M.. MODOS DE SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: NARRATIVAS DE VIDA. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
LIMA, Mary Gracy e S.; OLIVEIRA, MÁRCIA ADRIANA DE. A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGIGA DO PROFESSOR ENFERMEIRO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR) - Universidade Estadual do Piauí.
BARBOSA, IZOLEIDE F. DA S.;LIMA, Mary Gracy e S.; BATISTA, LUIZ GUSTAVO A. B.. A GESTÃO EDUCACIONAL E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL) - Instituto Superior de Educação Continuada.
TELES, FABRICIA P.; BATISTA, LUIZ GUSTAVO A. B.;LIMA, Mary Gracy e S.. GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DA ESCOLA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL) - Instituto Superior de Educação Continuada.
SANTOS, REJANE MARIA DA C.; MORAES, GEORGYANA ANDREA SILVA;LIMA, Mary Gracy e S.. GESTÃO DEMOCRÁTICA, FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E A REALIDADE DOS CONSELHOS ESCOLARES. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL) - Instituto Superior de Educação Continuada.
TELES, FABRICIA P.;LIMA, Mary Gracy e S.; MEDEIROS, MARINALVA VERAS. OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NOS PROCESSO DEMOCRÁTICO PARTICIPATIVO. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL) - Instituto Superior de Educação Continuada.
TELES, FABRICIA P.;LIMA, Mary Gracy e S.; CRUZ, ANGELA CRUZ. GESTÃO PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NO ÂMBITO ESCOLAR: PERSPECTIVAS DE MUDANÇA COLETIVA NA ESCOLA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL) - Instituto Superior de Educação Continuada.
CRUZ, ANGELA CRUZ;LIMA, Mary Gracy e S.; LIMA, MARCIA RAIKA E SILVA. A POSTURA DO GESTOR EDUCACIONAL E SUA RELAÇÃO COM O CORPO DOCENTE NAS PRÉ-ESCOLAS MUNICIPAIS DE TIMON. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL) - Instituto Superior de Educação Continuada.
LIMA, Mary Gracy e S.. UMA REFLEXÃO SOBRE A NECESSIDADE DE NOVOS PARADIGMAS PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON/CESC UEMA.
LIMA, Mary Gracy e S.. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON/CESC UEMA.
LIMA, Mary Gracy e S.. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA:UMA ANÁLISE DO TRABALHO COM TEXTOS EM SALA DE AULA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL) - Instituto Superior de Educação Continuada.
LIMA, Mary Gracy e S.. A ANÁLISE DO ENSINO RELIGIOSO NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL) - Instituto Superior de Educação Continuada.
SILVA, J. M. L.; AGUIAR, C. F. N.;LIMA, Mary Gracy e S.. O processo de Letramento da criança. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializãção em Metodologia da Educação Superior) - Universidade Estadual do Maranhão.
PIEROTE, E. M. V. F.; UESPI, J. J. V. A.;LIMA, Mary Gracy e S.. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS/AS DISCENTES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE TERESINA/PI. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
FONTENELE, I. C. S.;LIMA, Mary Gracy e S.. A META 17 DO PNE (2014-2024) E A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE TERESINA-PI. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LIMA, Mary Gracy e S.; BARBOSA, L. R.; MACIEL, M. S. B. S.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CENÁRIO DO ENSINO PRESENCIAL PÓS PANDEMIA DA COVID 19: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DOCENTE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON/CESC UEMA.
UESPI, J. J. V. A.; PIEROTE, E. M. V. F.;LIMA, Mary Gracy e S.. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LIMA, Mary Gracy e S.; UESPI, J. J. V. A.; Araújo Marilene de Oliveira. PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL (MA): IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID 19. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LIMA, Mary Gracy e S.; PIEROTE, E. M. V. F.; UESPI, J. J. V. A.. PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA: A REALIDADE DE UM CMEI EM TERESINA - PI. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
PIEROTE, E. M. V. F.;LIMA, Mary Gracy e S.; UESPI, J. J. V. A.. O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO (TEA): ESTUDO EM UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE TERESINA-PI. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LIMA, F. R.;LIMA, Mary Gracy e S.; SOUSA, M. A.. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGWM DA LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE CENTRADA NAS ESTRATÁGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA).
LIMA, F. R.;LIMA, Mary Gracy e S.; SOUSA, M. A.. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TIMON (MA): O FOCO NA PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR MARI. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA).
LIMA, Mary Gracy e S.; PIEROTE, E. M. V. F.; LAURENTINO, M. C. S. C.. O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
FONTINELES, I. C. S.; ABREU, J. J. V.;LIMA, Mary Gracy e S.. O PIBID NA FORMAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A: UMA EXPERIÊNCIA NO CCM ? UESPI. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LIMA, F. R.;LIMA, Mary Gracy e S.; SILVA, H. G.. BASE NACIONAL COMUM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (BNCFP): AS POLÍTICA CURRÍCULARES NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA 94821) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA).
UESPI, T. M. A. P.; UESPI, J. J. V. A.;LIMA, Mary Gracy e S.. A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ NA ESCOLA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LIMA, Mary Gracy e S.; LIMA, F. R.; SOUSA, M. A.. FORMAÇÃO DOCENTE DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA E INTERFACE COM A PRÁTICA PROFESSORAL: ENCONTROS E DESENCONTROS NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/CESTI-UEMA) - Universidade Estadual do Maranhão.
LIMA, Mary Gracy e S.; FONTINELES, I. C. S.; SANTOS, A. C. S.. Proposta Curricular do Curso de Pedagogia e interface com a Formação do(a) Professor(a) Pedagogo(a): o que dizem os egressos(as)?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LAURENTINO, M. C. S. C.; ABREU, J. J. V.;LIMA, Mary Gracy e S.. A violência da escola e as práticas reiteradas de relações de poder. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LIMA, Mary Gracy e S.; LAURENTINO, M. C. S. C.; ABREU, J. J. V.. .FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES; POSSIBILIDADES PROFISSIONAIS NO CAMPO DA PEDAGOGIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
ARAUJO, C. J.; LEITAO, J. R. C.;LIMA, Mary Gracy e S.. .O FRACASSO ESCOLAR E AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA PUBLICA EM TERESINA: COMO ENTENDER ESSE PROCESSO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
BARBOSA, L. R.; SOUSA, M. A.;LIMA, Mary Gracy e S.. A contribuição do Pibid na construção dos saberes docentes no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) ? Campus Timon. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
FONTENELE, I. C. S.;LIMA, Mary Gracy e S.; LAURENTINO, M. C. S. C.. OS AVANÇOS E DESAFIOS DA POLÍTICA PÚBLICA DO FUNDEB NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE TERESINA (PI). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
ALENCAR, L. A.;LIMA, Mary Gracy e S.. PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO ACERCA DA COMPREENSÃO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA).
BARBOSA, L. R.;LIMA, Mary Gracy e S.; SOUSA, M. A.. IMPLANTAÇÃO DO GINÁSIO BANDEIRANTE: REPRESENTAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SECUNDARIA EM TIMON - MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA).
PIEROTE, E. M. V. F.; LAURENTINO, M. C. S. C.;LIMA, Mary Gracy e S.. SABERES DOCENTES PRODUZIDOS NA FORMAÇÃO INICIAL: OLHARES DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.
LIMA, Mary Gracy e S.; SILVA, E. B.; ALENCA, L. M. G.. ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: CONTEXTO E POSSIBILIDADES FORMATIVAS DE ACORDO COM ALUNOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA (UESPI-CCM). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.
SOUSA, F. J. C.; LEAL, F. P. L. O.;LIMA, Mary Gracy e S.. PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS E IMPLICAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR DA EMEI TIA MARICA EM TIMON-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON/CESC UEMA.
LEAL, F. P. L.; SOUSA, F. J. C.;LIMA, Mary Gracy e S.. AS CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA).
SILVA, M. H. A.;LIMA, Mary Gracy e S.; ALBUQUERQUE, M. N.. AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE TIMON-MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA).
LIMA, Mary Gracy e S.; SILVA, M. H. A.; CARVALHO, A. M. O.. ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA).
LIMA, Mary Gracy e S.; SOUSA, M. G. S.; CARVALHO, A. M. O.. MARIA DE FÁTIMA LIMA D.CAMINHOS DA GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA).
SOUSA, M. G. S.;LIMA, Mary Gracy e S.; OLIVEIRA, L. M. V.. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS/EJA: Análise dos métodos de alfabetização utilizados pelos professores em uma escola pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA).
NUNES, C. P.; AMORIM, A. N.;LIMA, Mary Gracy e S.. RECURSOS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA PARA DEFICIENTES VISUAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLÓGICA DO MARANHÃO -IFMA-TIMON.
LIMA, Mary Gracy e S.; PIEROTE, E. M. V. F.; OLIVEIRA, MÁRCIA ADRIANA DE. RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO INFANTIL: o QUE DIZEM AS PROFESSORAS ACERCA DA AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM ESCOLAR?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.
PIEROTE, E. M. V. F.;LIMA, Mary Gracy e S.; SILVA, A. N.. SENTIDOS DE SABERES PEDAGÓGICOS ATRIBUÍDOS PELOS LICENCIADOS DE MATEMÁTICA DA UESPI-CCM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.
PESSOA, T. A.; ARAUJO, M. O.;LIMA, Mary Gracy e S.. A CONTRIBUIÇÃO DO CONCEITO DE LETRAMENTO PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
ROSADO, R. B. Q.; SOARES, A. F.;LIMA, Mary Gracy e S.. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS AUTISTAS NA REGIÃO SUDESTE DE TERESINA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.
PESSOA, T. A.; ABREU, J. J. V.; LIMA, M. G. E. S.;LIMA, Mary Gracy e S.. UM OLHAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SUA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE TERESINA PIAUÍ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
SOARES, A. F.;LIMA, Mary Gracy e S.; PESSOA, T. A.. O PAPEL DO PEDAGOGO NA REINTEGRAÇÃO SOCIAL DOS ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NO CENTRO EDUCACIONAL MASCULINO(CEM) TERESINA-PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.
PESSOA, T. A.;LIMA, Mary Gracy e S.; LIMA, I. C. S.. A FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO EM MAGISTÉRIO EM TERESINA NO PERÍODO DE 2000 A 2010: UM ELO ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA DA DOCÊNCIA DE MULHERES PROFESSORAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, Z. M. C. E.; SOUSA, M. A.;LIMA, Mary Gracy e S.. A LUDICIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016.
SILVA, Z. M. C. E.; SILVA, M. D. S.;LIMA, Mary Gracy e S.. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIONAIS. 2016.
SOUSA, CIPRIANO BARBOSA DE; AGUIAR, ELENITA MARIA DIAS DE SOUSA;LIMA, Mary Gracy e S.. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA AQUISIÇÃO DA LEITURA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESCOLAS MUNICIPAIS DA ZONA SUDESTE DE TERESINA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.
COSTA, MARIA DO PERPETUO SOCORRORESENDE; SILVA, MARCOS HELAM ALVES;LIMA, Mary Gracy e S.. A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO FRENTE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA DO CARMO VIANA NEIVA NO MUNICÍPIO DE TIMON-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA).
OLIVEIRA, V. B.; COSTA, MARIA DO PERPETUO SOCORRORESENDE;LIMA, Mary Gracy e S.. CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL NA CRECHE MARIA FERNANDES DE ASSUNÇÃO EM TIMON-MA. 2016.
ALENCAR, L. A.; SOUSA, M. A.;LIMA, Mary Gracy e S.. GESTÃO EDUCACIONAL: A INFLUÊNCIA DO GESTOR NAS ATIVIDADE DESENVOLVIDAS PELOS DOCENTES DO 1º ANO DO NÍVEL DE ENSINO FUNDAMENTAL MENOR DA ESCOLAU.E JAMIL MIRANDA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE TIMON-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA).
SILVA, W. C. E.;LIMA, Mary Gracy e S.; SOUSA, M. D.. O ENSINO DE FILOSOFIA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE NAZARÉ RODRIGUES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA).
SILVA, Z. M. C. E.;LIMA, Mary Gracy e S.; SILVA, M. D. S.. INSTRUMENTOS AVALIATIVOS E A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS EM TIMON-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA).
LIMA, Mary Gracy e S.; ABREU, J. J. V.; PIEROT, E.. UM ESTUDO ACERCA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NO AMBIENTE ESCOLAR: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO E DOCENTE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTOS, A. C. S.; ABREU, J. J. V.; LIMA, M. G. E. S.;LIMA, Mary Gracy e S.. CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS CLÓVIS MOURA/UESPI: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA).
LIMA, Mary Gracy e S.; RIBEIRO, Edna; GUIMARÃES, lucas Dannilo Aragão. A relação Família e Escola no processo de alfabetização escolar: uma proposta metodológica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LIMA, Mary Gracy e S.; RIBEIRO, Edna; GUIMARÃES, lucas Dannilo Aragão. O processo de ensino aprendizagem da disciplina matemática: possibilidades e limitações no contexto escolar.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ALENCAR, M. T.;LIMA, Mary Gracy e S.; BARRADAS, M. N.. A função educativa do lixo produzido no ambiente escolar nas aulas de Geografia do 3º ciclo nas escolas municipais do bairro Volta Redonda, Caxias-Ma.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ALENCAR, M. T.; BARRADAS, M. N.;LIMA, Mary Gracy e S.. Importância da Pesquisa de Campo para o Ensino de Geografia no Nível Médio nas escolas públicas de Caxias-MA.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ALENCAR, M. T.; BARRADAS, M. N.;LIMA, Mary Gracy e S.. Utilização dos Recursos de Ensino na Disciplina Geografia no 3º Ciclo do Ensino Fundamental nas Escolas Públicas Estaduais de Caxias-MA... 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
BRITO, I. D.; AGUIAR, C. F. N.;LIMA, Mary Gracy e S.. Implementação do Processo de Inclusão dos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais de São João Do Sóter -MA,. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ALENCAR, M. T.; BARRADAS, M. N.;LIMA, Mary Gracy e S.. A Dramatizaçaõ e o ensino de Geografia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
AGUIAR, C. F. N.; BRITO, I. D.;LIMA, Mary Gracy e S.. As Implicações da Educação Infantil como fator primordial para o ingresso da 1ª série do ensino Fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, J. M. L.; AGUIAR, C. F. N.;LIMA, Mary Gracy e S.. Orientação Sexual: conhecer para viver. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LIMA, Mary Gracy e S.. CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE EFETIVO DA UESPI/ EDITAL Nº001/2017. 2018. Universidade Estadual do Piauí.
SOUZA, ELISETE DOS SANTOS; CARVALHO, M. T. D.;LIMA, Mary Gracy e S.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. 2009. CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON.
ROCHA, A. R. S.; CARMO, LIMA RITA DE CÁSSIA;LIMA, Mary Gracy e S.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS. 2006. CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON/CESC UEMA.
LIMA, Mary Gracy e S.; SANTOS, M.. Professor substituto CESC/UEMA. 2002. Universidade Estadual do Maranhão.
LIMA, Mary Gracy e S.. Professor substituto CESTI/UEMA. 2013. Universidade Estadual do Maranhão.
ROCHA, A. R. S.; MELO, Simonely Valéria dos Santos;LIMA, Mary Gracy e S.. Seletivo Simplificado do Curso de administração - Professor Substittuto. 2009. Universidade Estadual do Maranhão.
Orientou
O impacto do PIBID no processo de ensino aprendizagem na formação inicial de professores; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
?A invisibilidade em sala de aula: quando a forma de ensinar do/a professor/a é um ato de exclusão?; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
?Currículo na perspectiva da educação inclusiva na Rede Pública de Ensino de Teresina?; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: implicações na aprendizagem escolar em tempos de pandemia; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PEDAGOGIA 85380) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
A PRÁTICA DO ENGENHEIRO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DOS SABERES QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
PRÁTICA DOCENTE DO ENGENHEIRO PROFESSOR, SABERES QUE FUNDAMENTAM A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGIGA DO PROFESSOR ENFERMEIRO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
Dificuldades do ensino de Geografia; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Metodologia do Ensino de Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
Importância da utilização de recursos de ensino na área de geografia nas 5ª e 6ª séries; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Metodologia do Ensino de Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA: A REALIDADE DE UM CMEI EM TERESINA - PI; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CENÁRIO DO ENSINO PRESENCIAL PÓS PANDEMIA DA COVID 19: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DOCENTE; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON/CESC UEMA; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL (MA): IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID 19; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL?; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO ENSINO PRESENCIAL DIANTE DO PROCESSO AVALIATIVO VIVENCIANDO NA PANDEMIA DO COVID 19; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA 94821) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA); Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (E; F) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE SUCUPIRA DO RIACHÃO-MA: IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
DIDÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE MEDIADORA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO DISCENTE COM TRANSTORNOS DE DÉFECIT DE ATENCÃO E HIPERATIVIDADE ( TDAH); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENÁRIO O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) DAS SÉRIES INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
FORMAÇÃO DOCENTE DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA E INTERFACE COM A PRÁTICA PROFESSORAL: ENCONTROS E DESENCONTROS NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
?Proposta Curricular do Curso de Pedagogia e interface com a Formação do(a) Professor(a) Pedagogo(a): o que dizem os egressos(as)??; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
; ?FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES; POSSIBILIDADES PROFISSIONAIS NO CAMPO DA PEDAGOGIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE A PERSPECTIVA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O SENTIDO DE AVALIAR; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON/CESC UEMA; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
Um estudo sobre as dificuldades/obstáculos encontradas pelos egressos do curso de pedagogia graduados na cidade de Timon-Ma no início da carreira docente; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON/CESC UEMA; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
A PRÁTICA DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA E O CAMPO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS DE TERESINA-PI; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO ACERCA DA COMPREENSÃO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA); Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
SER PROFESSOR(A) NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS DO INÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE TERESINA/PI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
PLANEJAMENTO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES INICIANTES NA CARREIRA, EGRESSO DO CURSO DE PEDAGOGIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON/CESC UEMA; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
GESTÃO ESCOLAR E O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS(NEE): DA REALIDADE À POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON/CESC UEMA; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
SABERES DOCENTES PRODUZIDOS NA FORMAÇÃO INICIAL: OLHARES DISCENTES E DOCENTES NO CURSO DE PEDAGOGIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL(UESPI): CONTEXTO E POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
A ATUAÇÃO GESTORA NO CONTEXTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: DIFERENTES OLHARES EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM TIMON-MA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON/CESC UEMA; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA); Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS ACERCA DA AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM ESCOLAR?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
CAMINHOS DA GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA); Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
PROCESSOS FORMATIVOS NO PERCURSO DE SER PROFESSOR (a) NA EDUCAÇÃO INFANTIL NARRATIVAS REVELADORAS DO MEANDROS DO INÍCIO NA CARREIRA DOCENTE EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE TERESINA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
Escola e Família: Estrategias desenvolvidas pro uma escola publica no processo de interação com a família; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
Atuação do Pedagogo no atendimento pedagógico de crianças hospitalizadas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA); Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
Gestão democrática e Participativa na escola pública: atuação dos conselhos escolares; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA); Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
DE CARVALHO; DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS COM O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
O processo de ensino aprendizagem da disciplina matemática: possibilidades e limitações no contexto escolar; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
Relação família e escola no processo de alfabetização escolar: uma proposta metodológica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
Dislexia: uma discussão teórico-prática no contexto das escolas de Teresina -PI; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
A importância da disciplina didática nos cursos de formação de professores; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
As relações interpessoais entre professor e alunos e aprendizagem no contexto escolar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
A formação inicial docente e a contribuição para a prática pedagógica na educação infantl; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
Formação Continuada do Professor: Proposta de Intervenção teórico- prática dos estudos dos Pcns's na área de Língua Portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental com subsídios para a Práxis Pedagógica do Professor em Sala de aula; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
Interdisciplinaridade: Resignificando o processo de ensino aprendizagem no 2º ciclo do ensino fundamental; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
PRODUÇÃO DE ANÁLISE INVESTIGATIVA DOS ELEMENTOS ESTRUTURANTES E ASPECTOS METODOLÓGICOS DAS PRODUÇÕES DE TCC COMO PROPOSTAS METODOLÓGICAS (2015-2017) DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CESTI-UEMA; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
ESTADO DA ARTE SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS DOCENTES: PESQUISAS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA(TCC) DO CAMPUS CLÓVIS MOURA(CCM/UESPI)(2012-2015); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
A VIVÊNCIA DA PESQUISA NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NO CURSO DE PEDAGOGIA, COMO ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM DOS MEANDROS DA PESQUISA CIENTÍFICA E DA ATIVIDADE DOCENTE; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA 94821) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON (CESTI/UEMA), Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
Concepção de ensino-aprendizagem: Um olhar para a prática pedagógica docente; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Mary Gracy e Silva Lima;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, R. R. ; LIMA, Mary Gracy e S. . HOOKS, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas.. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1612 , v. 16, p. 178-187, 2024.
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; FONTENELE, I. C. S. . Determinismo da BNCC versus currículo plural: um convite ao debate. PESQUISEDUCA , v. 15, p. 249-263, 2023.
-
CARVALHO, D. S. ; LIMA, Mary Gracy e S. . Trabalho de professores/as e experiências educativas com mulheres privadas de liberdade da Escola Arthur Furtado. Revista Cocar , v. 11, p. 1-16, 2022.
-
LIMA, Mary Gracy e S. . DILEMAS E PERSPECTIVAS FORMATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA: OLHARES DISCENTES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. Coleção Caminhos da Pós-Graduação em Educação no Nordeste do Brasil , v. 03, p. 740-751, 2016.
-
LIMA, Mary Gracy e S. . ASPECTOS DEMARCADORES DO TORNAR-SE PROFESSOR:DISCUTINDO A FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR. REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES- GEPFIP , v. 1, p. 219-233, 2015.
-
FONTENELE, I. C. S. (Org.) ; LIMA, Mary Gracy e S. (Org.) . QUESTÕES CURRICULARES EM TEMPOS DE CRISE: BNCC COMO DETERMINANTE LEGAL E REALIDADE EM DEBATE. 1. ed. TERESINA- PIAUÍ: EdUESPI, 2023. v. 1. 242p .
-
FONTENELE, I. C. S. (Org.) ; LIMA, Mary Gracy e S. (Org.) . QUESTÕES CURRICULARES EM TEMPOS DE CRISE: BNCC COMO DETERMINANTE LEGAL E REALIDADE EM DEBATE. 1. ed. TERESINA- PIAUÍ: EdUESPI, 2021. v. 1. 242p .
-
LIMA, Mary Gracy e S. . NAS TRILHAS INICIAIS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: PERSPECTIVAS FORMATIVAS DE PEDAGOGAS NO PROCESSO DE TORNAREM-SE PROFESSORAS. 1. ed. SÃO LUIS: EDUEMA, 2021. v. 1. 196p .
-
COSTA, Kessya Isis de Oliveira ; BARRETO, Lya Raquel Ramos ; LIMA, Mary Gracy e S. . INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PELO PIBID/PEDAGOGIA: ALGUMAS REFLEXÕES FORMATIVAS EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL(CMEI) TERESINA-PI. In: Vanessa Freitag de Araújo. (Org.). Educação em transformação: desafios emergentes. 1ed.PONTA GROSSA PARANÁ: ATENA, 2024, v. 1, p. 135-140.
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; LIMA, MARCIA RAIKA E SILVA . PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE MEDIADA PELA VIGILÂNCIA CRÍTICA COMO POSSIBILIDADE PARA TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS. In: GALEÃO, ANTONIO GALEÃO; FRANCO, MARIA AMÉLIA SANTORO. (Org.). NOVOS ATORES NA EDUCAÇÃO SUPEIRIOR BRASILEIRA. 1ed.CURITIBA: CRV, 2023, v. 1, p. 136-152.
-
FONTENELE, I. C. S. ; LIMA, Mary Gracy e S. . BASE NACIONALCOMUM CURRICULAR(BNCC):RELATO DE PESQUISA EXTENSIONISTA. In: FONTINELES, ISABEL CRISTINA DA SILVA; LIMA, MARY GRACY E SILVA. (Org.). QUESTÕES CURRICULARES EM TEMPOS DE CRISE: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) COMO DETERMINANTE LEGAL E REALIDADE EM DEBATE. 02ed.TERESINA: EdUESPI, 2023, v. 01, p. 17-34.
-
FONTENELE, I. C. S. ; LIMA, Mary Gracy e S. . BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC) E QUESTÕES LEGAIS: REALIDADE EM DEBATE. In: MARIA DO SOCORRO SOARES;CRISTIANA BARRA TEIXEIRA; ROMILDO DE CASTRO ARAÚJO. (Org.). EDUCAÇÃO PÚBLICA COMO DIREITO HUMANO: políticas, tensões e resistências. 1ed.BRASILIA: ANPAE, 2023, v. 2, p. 238-252.
-
LIMA, Mary Gracy e S. . DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PEDAGOGAS PROFESSORAS INICIANTES NA CARREIRA DOCENTE: NECESSIDADES E PERSPECTIVAS DO TRONAR-SE PROFESSORA. In: MARIA DIVINA FERREIRA LIMA; MARIA DA GLÓRIA CARVALHO MOURA. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. 01ed.TERESINA: EDUFPI, 2021, v. 02, p. 75-88.
-
MARTINS, T. G. A. ; LIMA, Mary Gracy e S. . FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PROFESSOR IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PROFESSORAL NO INÍCIO DA CARREIRA. In: MARIA DIVINA FERREIRA LIMA; MARIA DA GLÓRIZ CARVALHO MOURA. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. 01ed.TERESINA: EDUFPI, 2021, v. 02, p. 89-102.
-
FONTENELE, I. C. S. ; LIMA, Mary Gracy e S. . BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): RELATO DE PESQUISA EXTENSIONISTA. In: Isabel Cristina da Silva Fontineles ; Mary Gracy e Silva Lima.. (Org.). Questões curriculares em tempos de crise: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como determinante legal e realidade em debate. 1ed.TERESINA- PIAUÍ: EdUESPI, 2021, v. 1, p. 17-34.
-
COSTA, Z. R. ; ALMEIDA, V. O. ; LIMA, Mary Gracy e S. . UM ESTUDO ACERCA DA GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE). In: MARIA DE NAZARETH FERNANDES MARTINS; MARIA PATRÍCIA LEMOS; FRANCISCO ANTONIO MACHADO ARAÚJO. (Org.). PROCESSOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 01ed.PARNAÍBA - PIAUÍ: ACADÊMICA EDITORIAL, 2020, v. 01, p. 132-148.
-
LIMA, Mary Gracy e S. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE. In: REGINA LÚCIA GIFFONI LUZ DE BRITO. (Org.). EDUCAÇÃO PARA O CONVIVER E A GESTÃO DA APRENDIZAGEM: O EDUCADOR GESTOR E O GESTOR EDUCADOR LIDERANÇAS EM INTERLOCUÇÃO. 2ed.CURITIBA: APPRIS, 2020, v. 02, p. 103-121.
-
CAVALCANTE, C. O. A. ; LIMA, Mary Gracy e S. . SABERES DOCENTES QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA DO ENGENHEIRO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR. In: RAIMUNDO DUTRA DE ARAÚJO; LUCÉLIA COSTA ARAÚJO; FRANCISCO ANTONIO MACHADO ARAÚJO. (Org.). EDUCAÇÃO SUPERIOR: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS. 1ed.TERESINA: EDUFPI, 2020, v. 1, p. 31-54.
-
LIMA, Mary Gracy e S. . DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PERCURSO FORMATIVO PARA TORNAR-SE PROFESSOR: NARRATIVAS DE PEDAGOGAS EM FORMAÇÃO INICIAL. In: REGINA LÚCIA GIFFONI LUZ DE BRITO. (Org.). FORMAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE E CURRÍCULO: INQUIETAÇÕES E INTERLOCUÇÕES DE PROFESSORES. 1ed.CURITIBA: APPRIS, 2019, v. 1, p. 77-98.
-
LIMA, Mary Gracy e S. . NARRATIVAS NA ABORDAGEM QUALITATIVA DA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM EDUCAÇÃO: 'a que será que se destina?'. In: MARIA DIVINA FERREIRA LIMA. (Org.). PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR: JARDIM DE SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES. 01ed.CURITIBA: CVR, 2019, v. 01, p. 259-274.
-
LIMA, Mary Gracy e S. . MEANDROS (OU IMPLICAÇÕES?) DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE. In: Maria Gessi-Leila Medeiros; Rejânia Rebêlo Lustosa; Maria do Carmo Alves do Bomfim. (Org.). MEANDROS (OU IMPLICAÇÕES?) DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE. 01ed.SÃO PAULO: Garcia Edizioni, 2018, v. 01, p. 31-47.
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; BRITO, Regina Lúcia Giffoni Luz . CURSO DE PEDAGOGIA E FORMAÇÃO DOCENTE: QUESTÕES TEÓRICAS E REFLEXIVAS ACERCA DO CURRÍCULO FORMATIVO DO (A) PROFESSOR (A) PEDAGOGO (A). In: Francisco Antonio Machado Araujo; Eliana de Sousa Alencar Marques; Cristiane de Sousa Moura Teixeira,. (Org.). CURSO DE PEDAGOGIA E FORMAÇÃO DOCENTE: QUESTÕES TEÓRICAS E REFLEXIVAS ACERCA DO CURRÍCULO FORMATIVO DO (A) PROFESSOR (A) PEDAGOGO (A). 1ed.TERESINA: EDUFPI, 2018, v. 01, p. 33-50.
-
LIMA, Mary Gracy e S. . DILEMAS E PERSPECTIVAS FORMATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA: OLHARES DISCENTES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. In: Maria Vilani Cosme de Carvalho; Josania Lima Portela Carvalhêd. (Org.). Coleção Caminhos da Pós-Graduação em Educação no Nordeste do Brasil. 01ed.TERESINA: Editora da universidade Federal do piauí - EDUFPI, 2016, v. 3, p. 740-751.
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; BRITO, Antonia Edna ( Orientadora) . A constituição da identidade profissional: desvelando significados do ser professor de didática.. In: CARVALHO, Maria Vilani Cosme de. (Org.). Identidade: questões contextuais e teórico-metodológicos.. 1ed.CURITIBA: EDITORA CRV, 2011, v. 1000, p. 07-363.
-
LIMA, Mary Gracy e S. . Formação de Professores: reflexões sobre a identidade profissional docente. In: Regins Lúcia Giffoni Luz de Brito. (Org.). Educação para o conviver e a gestão da aprendizagem: o educador gestor e o gestor educador. 01ed.CURITIBA: APPRIS, 2011, v. 01, p. 93-109.
-
LIMA, Mary Gracy e S. . A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: desvelando significados do ser professore de Didática. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI), TERESINA, p. 223 - 224.
-
LIMA, Mary Gracy e S. . APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO PERCURSO FORMATIVO DO TORNAR-SE PROFESSOR (A) : APONTAMENTOS TEÓRICOS E REFLEXIVOS. In: XVI Mostra de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE). Educação, Democracia e Utopia., 2022, SANTOS/SP. Educação, Democracia e Utopia.. SANTOS: Editora Universitária Leopoldianum, 2022. v. 1. p. 124-142.
-
MARTINS, T. G. A. ; LIMA, Mary Gracy e S. . PEDAGOGOS (AS) INICIANTES NA DOCÊNCIA E CONTRIBUTOS DA FORMAÇÃO INICIAL: TEORIA E PRÁTICA SE ALIAM?. In: XVI Mostra de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE)., 2022, SANTOS/SP. XVI Mostra de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE). Educação, Democracia e Utopia Educação, Democracia e Utopia.. SANTOS: Editora Universitária Leopoldianum, 2022. v. 1. p. 248-264.
-
MARTINS, T. G. A. ; LIMA, Mary Gracy e S. . SER PEDAGOGO (A) PROFESSOR (A) INICIANTE NA PROFISSÃO DOCENTE E IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO NA PRÁTICA PROFESSORAL. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONEDU, 2021. VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CAMPINA GRANDE PARAIBA: Editora Realize.. v. 01.
-
MARTINS, T. G. A. ; LIMA, Mary Gracy e S. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO SOBRE EGRESSOS NESSE CURSO DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO/UEMA. In: XX ENDIPE, 2020, RIO DE JANEIROA. DIDÁTICA(S) ENTRE DIÁLOGOS, INSURGÊNCIAS E POLÍTICAS: TENSÕES E PERSPECTIVAS NA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE (LIVRO 1). RIO DE JANEIRO: FAPERRJ, 2020. v. 1. p. 152-1958.
-
LIMA, Mary Gracy e S. . DILEMAS E PERSPECTIVAS FORMATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA: OLHARES DISCENTES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL. In: XXIII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE (EPEN),, 2016, TERESINA. AMINHOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO NORDESTE DO BRASIL? FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO DOCENTE. TERESINA: EDUFPI, 2016. v. 03. p. 740-752.
-
NOGUEIRA, C. E. F. ; LIMA, Mary Gracy e S. . DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA GESTÃO PARTICIPATIVA: UM OLHAR PARA A AÇÃO GESTORA DE ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE TIMON-MA. In: Fórum Internacional de Pedagogia ? FIPED VIII FIPED, 2016, IMPERATRIZ -MA. Anais VIII FIPED, 2016. v. 1.
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; REGINA . Tornando Professor no interior do Nordeste: Um estudo sobre desenvolvimento profissional docente. In: XI ENCONTRO DE PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO:CURRÍCULO, 2013, SÃO PAULO. CURRÍCULOS: TEMPOS, ESPAÇOS E CONTEXTOS, 2013. v. 1.
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; REGINA . A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO BACHAREL PROFESSOR NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE . In: X ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO:CURRÍCULO PUC-SP, 2011, SÃO PAULO. X ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO:CURRÍCULO PUC-SP. CURRÍCULO: QUAL É O CONHECIMENTO QUE IMPORTA?, 2013. v. 1.
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; BRITO, Antonia Edna ( Orientadora) . Apontamentos sobre a constituição da identidade profissional do professor de didática. In: XVI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. XV ENDIPE Encontro nacional dee prática de ensino - Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 01. p. 1-11.
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; BRITO, Antonia Edna ( Orientadora) . A formação de professores na constituição da identidade profissional docente. In: XV ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2010, BELO HORIZONTE. XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de ensino. Belo Horizonte: UFGM, 2010. v. 01. p. 1-9.
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; BRITO, Antonia Edna (Orientadora) . IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE DIDÁTICA: UM ESTUDO DISCUTINDO ESTA QUESTÃO. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇAÕ DO NORTE E NORDESTE, 2009, JOÃO PESSOA - PB. EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO SOCIAL. JOÃO PESSOA - PB: EDITORA UNIVERSITÁRIA UFPB, 2009. v. 01. p. 01-10.
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; COSTA, Kessya Isis de Oliveira ; BARRETO, Lya Raquel Ramos . PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA. In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO/ IV SEMANA DE PEDAGOGIA CAMPUS CLÓVIS MOURA/UESPI,, 2025, TERESINA (PI). ANAIS DO I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E DA IV SEMANA DE PEDAGOGIA CAMPUS CLÓVIS MOURA/UESPI,. TERESINA- PIAUÍ: EdUESPI, 2024. v. 1. p. 12-17.
-
MARTINS, T. G. A. ; LIMA, Mary Gracy e S. . CURRÍCULO ESCOLAR QUE QUEREMOS E INTERFACE COM A QUESTÃO DA DIVERSIDADE NAS ESCOLAS. In: I Encontro de Pesquisa em Educação e Formação Humana ? EDUFOH,, 2019, TERESINA. PESQUISA EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: políticas públicas, currículo e financiamento da educação. TERESINA: EDUFPI, 2019. v. 2. p. 93-96.
-
MARTINS, T. G. A. ; LIMA, Mary Gracy e S. . PROCESSO DE INSERÇÃO DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA COMO PROFESSOR(A) E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. In: XIV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 2019, CURITIBA-PARANÁ. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS. CURITIBA - PARANÁ: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, 2019. p. 5266-5269.
-
MARTINS, T. G. A. ; LIMA, Mary Gracy e S. . PROCESSO DE INSERÇÃO DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA COMO PROFESSOR(A) E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. In: XIV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 2019, CURITIBA-PARANÁ. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS. CURITIBA - PARANÁ: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, 2019. p. 5266-5269.
-
ALMEIDA, V. O. ; COSTA, Z. R. ; LIMA, Mary Gracy e S. . GESTÃO E O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS(NEE): RELATO DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. In: I CONGRESSO MARANHENSE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, 2019, CAXIAS-MA. I CMEEI. CAXIAS-MA: REVISTA ACERVO EDUCACIONAL, 2019. p. 36-38.
-
REZENDE, CLEIDE MARIA ARRAES ; LIMA, Mary Gracy e S. . PRATIQUE EN PEDAGOGIE COMME FORMATION DE L'APRESENDISSAGEM D' ENSEIGNANTES. In: XXº COLÓQUIO AFIRSE, 2013, LISBOA. LIVRO DO COLÓQUIO XXº COLÓQUIO FORMAÇÃO PROFISSIONAL. INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL SOBRE TEORIAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS. LISBOA: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE LISBOA, 2013. v. 1. p. 98-98.
-
LIMA, Mary Gracy e S. . O CURRÍCULO COMO COMPONENTE FORMATIVO DO PROJETO EDUCATIVO ESCOLAR. In: XII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UESPI, 2012, TERESINA- PI. XII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UESPI, 2012. v. 1. p. 226-226.
-
ARAUJO, K. S. R. ; LIMA, Mary Gracy e S. . A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR. In: XII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UESPI, 2012, TERESINA- PI. XII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UESPI. TERESINA, 2012. v. 1. p. 61-61.
-
SILVA, F. R. ; LIMA, Mary Gracy e S. . A RELAÇÃO INTERPESSOAL PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. In: XII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UESPI, 2012, TERESINA- PI. XII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UESPI. TERESINA, 2012. v. 1. p. 211-211.
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; BRITO, Antonia Edna ( Orientadora) . Um estudo sobre identidade profissional docente: Ser professora de Didática. In: 5º Encontro de Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Piauí, 2009, Teresina. A escritura da pesquisa em educação e suas diversas linguagens. Teresina: EDUFPI, 2009. v. 01. p. 1-15.
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; BRITO, Antonia Edna ( Orientadora) . IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: TORNANDO-SE PROFESSORA DE DIDÁTICA. In: VIII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA / V SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇAÕ, 2008, TERESINA -PI. RESUMOS. TERESINA-PI: GRÁFICA DA UESPI, 2008. v. 1. p. 35-310.
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; BRITO, Antonia Edna ( Orientadora) . FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUTINDO A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR. In: IV COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE - SECÇÃO BRASILEIRA, 2007, natal. EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. NATAL: EDUFURN, 2007. v. 04. p. 15-276.
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; BARROS, Idalina A. B. . PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PCNs EM AÇÃO: FOCO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. In: IV Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, 2006, Teresnia. A PESQUISA COMO MEDIAÇÃO DE PRÁTICAS SÓCIOEDUCATIVAS. TERESINA: EDUFPI, 2006. v. 04. p. 7-165.
-
CARVALHO, D. S. ; LIMA, Mary Gracy e S. . TRABALHO DE PROFESSORES/AS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS COM MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE DA ESCOLA ARTHUR FURTADO. REVISTA COCAR (ONLINE) , 2021.
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; FONTENELE, I. C. S. . Ciclo de Formação Docente: Questões Pedagógicas Emergentes e Necessárias, contribuições das ações extensionistas nas licenciaturas da UESPI/CCM. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FONTENELE, I. C. S. ; LIMA, Mary Gracy e S. . IMPORTÂNCIA DO PIBID E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS PARA E NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR DA COORDENAÇÃO DE ÁREA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, Kessya Isis de Oliveira ; LIMA, Mary Gracy e S. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, T. G. A. ; LIMA, Mary Gracy e S. . FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: TEORIA E PRÁTICA EM QUESTÃO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
S.C, M. V. ; S., A. R. G. ; DE R., B. F. B. O. ; O. R., E. ; R.M.S, F. ; W.W.S.L., K. ; R.M.R, M. ; O.S, V. ; S.G, A. ; LIMA, Mary Gracy e S. ; FONTENELE, I. C. S. . PIBID: TRANSFORMANDO TEORIA EM PRÁTICA, UMA JORNADA DE FORMAÇÃO DOCENTE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, Mary Gracy e S. . PROCESSOS FORMATIVOS NO PIBID NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: RELATO DE AÇÃO EXTENSIONISTA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
R. B, L. R. ; C, K. I. O. ; C, D. M. S. ; Thays K. F. Do N. F. ; O., A. M. R. ; V. ; S. L, J. M. ; A. R, T. V. ; C, M. J. F. S. ; FONTENELE, I. C. S. ; LIMA, Mary Gracy e S. . CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DA ATUAÇÃO DO PIBID NA REALIDADE DO ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLAR. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, Kessya Isis de Oliveira ; BARRETO, Lya Raquel Ramos ; LIMA, Mary Gracy e S. . PIBID NOS CURSOS DE LICENCIATURAS: POSSIBILIDADES FORMATIVAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOCENTE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; C, K. I. O. ; BARRETO, Lya Raquel Ramos . PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, Mary Gracy e S. . APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO PERCURSO FORMATIVO DO TORNAR-SE PROFESSOR(A): APONTAMENTOS TEÓRICOS E REFLEXIVOS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, T. G. A. ; LIMA, Mary Gracy e S. . PEDAGOGOS(AS) INICIANTES NA DOCÊNCIA E CONTRIBUTOS DA FORMAÇÃO INICIAL: TEORIA E PRÁTICA SE ALIAM?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, Mary Gracy e S. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO SOBRE OS EGRESSOS DESTA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, Mary Gracy e S. . DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MARTINS, T. G. A. ; LIMA, Mary Gracy e S. . O currículo escolar que queremos e interface com a questão da diversidade na escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, Mary Gracy e S. . FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO E DIVERSIDADE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, Mary Gracy e S. . PEDAGOGIA UM CAMINHO DE SENTIDOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, M. G. E. S. ; LIMA, Mary Gracy e S. . DILEMAS E PERSPECTIVAS FORMATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA: OLHARES DISCENTES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGUEIRA, C. E. F. ; LIMA, Mary Gracy e S. . DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA GESTÃO PARTICIPATIVA:UM OLHAR PARA A AÇÃO GESTORA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE TIMON-MA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, Mary Gracy e S. . A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO: IDENTIDADE E PERSPECTIVA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, Mary Gracy e S. . SABERES E FAZERES INTEGRADOS AO COTIDIANO ESCOLAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; REGINA . Tornando-se Professor no Interior do Nordeste: Um Estudo sobre Desenvolvimento Profissional Docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
REZENDE, CLEIDE MARIA ARRAES ; LIMA, Mary Gracy e S. . PRATIQUE EN PEDAGOGIE COMME FORMATION DE L'ENSEIGNANTES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, Mary Gracy e S. . Aspectos demarcadores do tornar-se professor:discutindo a formação e a prática pedagógica docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; REGINA . Tornando Professor no interior do Nordeste: Um estudo sobre desenvolvimento profissional docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, Mary Gracy e S. . A Prática Pedagógica e suas implicações na identidade profissional docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, F. R. ; LIMA, Mary Gracy e S. . A RELAÇÃO INTERPESSOAL PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ESCOLAR.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, Mary Gracy e S. . O CURRÍCULO COMO COMPONENTE FORMATIVO DO PROJETO EDUCATIVO ESCOLAR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, Mary Gracy e S. . NARRATIVA ESCRITA: DESVELANDO A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Rinalda ; LIMA, Mary Gracy e S. . CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA SOCIO-HISTÓRICA PARA COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; BRITO, Regina Lúcia Giffoni Luz de . A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO BACHAREL PROFESSOR NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOCENTE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, JULIANA DE ABREU ; LIMA, Mary Gracy e S. . UM OLHAR SOBRE A CONCEPÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM NORTEADORA DA PRÁTICA DOCENTE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; BRITO, Antonia Edna (Orientadora) . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; BRITO, Antonia Edna (Orientadora) . APONTAMENTOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE DIDÁTICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; BRITO, Antonia Edna (Orientadora) . UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE:SER PROFESSORA DE DIDÁTICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; BRITO, Antonia Edna ( Orientadora) . IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE DIDÁTICA: UM ESTUDO DISCUTINDO ESTA QUESTÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, Mary Gracy e S. . PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE DIDÁTICA NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, Mary Gracy e S. . A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL: DESVELANDO SIGNIFICADOS DO SER PROFESSOR DE DIDÁTICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; BRITO, Antonia Edna (Orientadora) . IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: TORNANDO-SE PROFESSORA DE DIDÁTICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, Mary Gracy e S. . A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE DIDÁTICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; BRITO, Antonia Edna ( Orientadora) . PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE DIDÁTICA NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; BRITO, Antonia Edna (Orientadora) . FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUTINDO A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, Mary Gracy e S. ; BARROS, Idalina A. B. . PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PCNS EM AÇÃO: FOCO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, Mary Gracy e S. . SER PROFESSORES DE FORMAÇÃO. SÃO CARLOS-SP, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
LIMA, Mary Gracy e S. . Programa de Desenvolvimento Profissional continuado Parâmetros Curriculares em Açaõ_III e IV Ciclos do Ensino Fundamental( Pcn's em Ação)-144 h. 2003 (Formação Continuada) .
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
"PEDAGOGIA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PEDAGOGOS/AS: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES FORMATIVAS NA PERSPECTIVA DE FREIRE, hOOKS E FRANCO, Descrição: a presente pesquisa pretende não só pode enriquecer o campo da Pedagogia, mas também contribui para a propositura de um projeto de formação docente perspectivando a construção de uma sociedade mais crítica, consciente e diversa. Portanto, o desenvolvimento de uma pesquisa tipo Estado do Conhecimento sobre a Pedagogia Crítica na formação de professores/as pedagogos/as, com foco nas resistências e possibilidades formativas na perspectiva crítica de Paulo Freire, bell hooks e Amélia Franco. Para tanto, realizar-se-á uma revisão sistemática da literatura produzida sobre Pedagogia Crítica, focando nas obras de Freire, hooks e Franco, mediante identificação de conceitos-chave, debates e lacunas na pesquisa atual que abordem o objeto de estudo. Será utilizado pesquisas cadastradas em bases de dados acadêmicas, banco de Trabalho de conclusão de curso (TCC) monografia, dissertação e teses de IES, como Google acadêmico, Scielo para coletar artigos, dissertações, teses, livros e publicações sobre os teóricos que embasam a Pedagogia crítica, e fundamentam os ideários de Freire, books e Franco. Esse conhecimento é essencial para embasar discussões e estratégias de intervenção que promovam uma abordagem pedagógica mais reflexiva e eficaz.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Coordenador.
-
2024 - Atual
MAPEAMENTO DE EGRESSOS DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PIBID E PRP QUE ATUAM COMO PROFESSORES/AS PEDAGOGAS (2020-2024), Descrição: O projeto de pesquisa apresenta com objetivo geral analisar e mapear oquantitativo de graduandos em Pedagogia que foram oportunizados nopercurso formativo dos egressos dos Programas PIBID e ResidênciaPedagógica da UESPI/CCM no período de 2020 a 2024, e investiram nacarreira docente e, de modo específico, Identificar quantitativamente equalitativamente as demandas de egressos da UESPI/CCM em Pedagogia,que no percurso formativo, participaram dos Programas PIBID E RP no períodode 2020 a 2024; Realizar levantamento dos egressos da UESPI que atuaramnos Programas PIBID e RP da UESPI e estão atuando na docência daEducação Básica. trabalho em equipe, que são essenciais para uma práticaeducacional de qualidade. Diante da relevância e contribuição do PIBID e PRPpara a formação de professores na UESPI, sentiu-se a necessidade deregistrar documentalmente dados sobre a quantidade de egressos quevivenciaram esses percursos formativos no decorrer da graduação nalicenciatura em Pedagogia do Campus Clóvis Moura, e se esses profissionaisatuam na docência. Com isso, apresentamos o seguinte problema: De queforma o mapeamento de egressos dos programas de formação docente PIBIDe PRP que atuam como professores/as pedagogos/as (2020-2024) podemimpactar na qualidade dos cursos de licenciatura e na Educação Básica? Éimportante ressaltar que os dados quantitativos produzidos na pesquisa e suaanálise qualitativa possibilitará um acervo histórico para contribuir para aqualidade dos cursos de graduação e os resultados na aprendizagem dosestudantes da Educação Básica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Coordenador / ELIENE PIEROT - Integrante.
-
2023 - 2023
PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, Descrição: Essa pesquisa tem como objetivo geral compreender a prática docente na Educação Infantil diante dos desafios vivenciados pelos professores/as, e as possibilidades de superação para o ensino e aprendizagem de crianças da escola pública. Terá como instrumento de coleta de dados, questionário perfil, e a entrevista semiestruturada, a ser realizada com 05 (cinco) professores/as da Educação Infantil, na instituição Centro Municipal de Educação Infantil Maria José Arcoverde, no município de Teresina-Piauí.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Coordenador / Elierrute Soares Cardoso Maciel - Integrante.
-
2023 - 2023
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (E.F) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE SUCUPIRA DO RIACHÃO-MA: IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19, Descrição: A Alfabetização das crianças no início da escolarização torna-se de suma importância paraeducação básica, por ser um dos pilares para que os alunos avancem no seu processo deaprendizagem. Sendo assim, baseou-se no seguinte problema: Como professores alfabetizadoresque atuam em uma escola de Zona Rural compreendem quais foram os impactos da Pandemia noprocesso de alfabetização das crianças do 1 ano do E.F.? A pesquisa foi realizada na UnidadeEscolar Municipal Luísa da Costa Ribeiro, localizada na Zona rural do Município de Sucupira doRiachão- Maranhão, e apresentou como objetivo geral: Analisar o processo de alfabetizaçãodecorrente da pandemia do covid-19 para compreensão dos devidos impactos na alfabetização decrianças do 1 ano do E. Fundamental de uma escola da zona rural. Como objetivos específicos,teve-se: Compreender como ocorreu o processo de alfabetização no contexto da pandemia docovid-19 para alfabetizar crianças do 1. Ano do E. F; Explicar os desafiosencontrados/vivenciados no processo de alfabetização escolar na zona rural no períodopandêmico da covid-19; Identificar os principais impactos decorrentes da pandemia docovid-19 na alfabetização de crianças do 1. Ano do E. F e devidos encaminhamentos dosprofessores no retorno para ensino presencial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Coordenador / GILMARA SANTOS SOUSA - Integrante.
-
2021 - 2022
DIDÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE MEDIADORA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO DISCENTE COM TRANSTORNOS DE DÉFECIT DE ATENCÃO E HIPERATIVIDADE ( TDAH), Descrição: PESQUISA COMO TCC NO CURSO DE PEDAGOGIA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Coordenador.
-
2021 - 2022
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) DAS SÉRIES INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE, Descrição: PROJETO DE PESQUISA PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2021 - 2022
AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENÁRIO O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19, Descrição: PESQUISA REALIZADA PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO PEDAGOGIA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Coordenador.
-
2021 - 2022
ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: implicações na aprendizagem escolar em tempos de pandemia, Descrição: PESQUISA COMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Coordenador.
-
2021 - Atual
PEDAGOGIA CRÍTICA; FORMAÇÃO E PRÁTICA, Descrição: INVESTIGAR FORMAÇÃO E PRÁTICA NO CAMPO DA PEDAGOGIA CRÍTICA. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (7) . , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Integrante / Maria Amélia R. Santoro Franco - Coordenador.
-
2020 - 2021
Compreender a pertinência e a relevância do conhecimento das propostas metodológicas produzidas como TCCs, e suas implicações no curso de formação inicial e na atividade profissional do Pedagogo., Descrição: PROJETO DE PESQUISA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Coordenador / Thayná Guedes Assunção Martins - Integrante.
-
2020 - 2021
PRODUÇÃO DE ANÁLISE INVESTIGATIVA DOS ELEMENTOS ESTRUTURANTES E ASPECTOS METODOLÓGICOS DAS PRODUÇÕES DE TCC COMO PROPOSTAS METODOLÓGICAS (2015-2017) DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CESTI-UEMA, Descrição: Prof(a). Dra. MARY GRACY E SILVA LIMA orientou ISAELE ALVES E SILVA, aluno(a) da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO e bolsista do edital de BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA, no projeto de pesquisa "PRODUÇÃO DE ANÁLISE INVESTIGATIVA DOS ELEMENTOS ESTRUTURANTES E ASPECTOS METODOLÓGICOS DAS PRODUÇÕES DE TCC COMO PROPOSTAS METODOLÓGICAS (2015-2017) DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CESTI-UEMA " , no período de 01/09/2020 até 30/08/2021. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Coordenador / ISAELE ALVES E SILVA - Integrante.
-
2020 - 2021
FORMAÇÃO DOCENTE DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA E INTERFACE COM A PRÁTICA PROFESSORAL: ENCONTROS E DESENCONTROS NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE, Descrição: PESQUISA COMO TCC NO CURSO DE PEDAGOGIA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Coordenador.
-
2020 - 2021
Propostas metodológicas como trabalhos de conclusão do curso de pedagogia (TCC) do CESTIUEMA (2015-2020) e implicações na formação do pedagogo: uma pesquisa do tipo estado da art, Descrição: Compreender a pertinência e a relevância do conhecimento das propostas metodológicas produzidas como TCCs, e suas implicações no curso de formação inicial e na atividade profissional do Pedagogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Coordenador.
-
2020 - 2021
?Proposta Curricular do Curso de Pedagogia e interface com a Formação do(a) Professor(a) Pedagogo(a): o que dizem os egressos(as)??., Descrição: PROJETO DE PESQUISA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. QUESTÕES DE CURRÍCULO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Coordenador / Maria Vanessa Vieira da Costa - Integrante.
-
2020 - 2021
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES; POSSIBILIDADES PROFISSIONAIS NO CAMPO DA PEDAGOGIA, Descrição: PROJETO DE PESQUISA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Coordenador / Juliana Fontinele de Carvalho Vitorino. - Integrante.
-
2016 - 2018
ESTADO DA ARTE SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS DOCENTES: PESQUISAS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA (TCC) DO CAMPUS CLÓVIS MOURA (CCM/UESPI) (2012-2015), Descrição: Esta proposta investigativa tendo como problema:Quais foram as temáticas, objetos de estudos, objetivos, justificativas e abordagens metodológicas contempladas nas pesquisas de TCC acerca da formação de professores e práticas docentes, perspectivando a compreensão acerca das demandas investigadas no curso de Pedagogia nos anos de 2012 à 2015, e assim, possibilitar olhares para problemáticas emergentes e necessárias à realidade atual no campo da formação e prática docente e, como objetiva o PPC do referido curso. No âmbito da realidade acadêmica é salutar informar a constatação de que pesquisas realizadas nos cursos de graduação ainda são poucas ou quase nada a divulgação dos seus resultados, pois após a apresentação como exigência para a titulação de graduação é arquivada na biblioteca, quando os egressos dão este retorno da pesquisa para a IES.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Coordenador / ELIANE SOUZA DE MOURA MARQUES - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2016 - 2017
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DO PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO CURSO DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES FORMATIVAS NA CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Coordenador / EVA THAYANE DE OLIVEIRA SOUSA - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2011 - 2014
Desenvolvimento Profissional do docente iniciante egresso do curso de Pedagogia: necessidades e perspectivas do tornar-se professor no interior do Nordeste do Brasil, Descrição: PESQUISA DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO CURRÍCULO. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Integrante / BRITO, REGINA LÚCIA GIFFONI LUZ DE - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2007 - 2009
A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL: DESVELANDO SIGNIFICADOS DO SER PROFESSOR DE DIDÁTICA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Antonia Edna Brito em 21/10/2022., Descrição: DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NA LINHA DE PESQUISA: FORMAÇÃO DE PROFESSOR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Integrante / Antonia Edna Brito - Coordenador.
-
2003 - Atual
A RELAÇÃO DO PNE COM OS PMES: MAPEANDO A META 1 DOS MUNICIPIOS NOS TERRITÓRIOS DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO PIAUÍ, Descrição: CHAMADA CNPq/MCTI n 10/2023 - FAIXA A - GRUPOS EMERGENTES. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Mary Gracy e Silva Lima - Integrante / FABRICIA PEREIRA TELES - Coordenador / ZELIA MARIA CARVALHO E SILVA - Integrante / ISABEL CRISTINA DA SILVA FONTENELE - Integrante / CARMEN LÚCIA DE SOUSA LMIA - Integrante / VALÉRIA MADEIRA MARTINS RIBEIRO - Integrante / MARIA CARMEM BEZERRA LIMA - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Piauí - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Grupo de Pesquisa:Formação, at, Enquadramento Funcional: Membro do Grupo de Pesquisa
Outras informações:
Grupo de Pesquisa:Formação, atuação de Educadores e gestão.
Atividades
-
02/2011
Pesquisa e desenvolvimento, PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO:CURRÍCULO DA PUC-SP.,Linhas de pesquisa
2008 - 2008
Instituto Superior de Educação ContinuadaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: HORISTA
Atividades
-
07/2008 - 07/2008
Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
1992 - 1993
Fundação Bradesco- Escola de Canuanã- TocantinsVínculo: Celestista, Enquadramento Funcional: Professora Nível-2 ( Ensino Médio), Carga horária: 40
Atividades
-
09/1992 - 04/1993
Ensino,,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa; Biologia Educacional; Educação Artística
2001 - 2023
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto
2006 - 2008
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Coordenador
Atividades
-
04/2005
Ensino, Especialização Metodologia do Ensino de Geografia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Legislação Educacional
-
09/2020 - 12/2020
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CURRÍCULO, DIDÁTICA
-
07/2019 - 12/2019
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CURRÍCULO, CURRÍCULO, METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO, PROJETO DE PESQUISA
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CURRÍCULO, CURRÍCULO, GESTÃO ESCOLAR, METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
-
07/2018 - 12/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DDÁTICA, METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO, PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CURRÍCULO, DIDÁTICA, GESTÃO ESCOLAR
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CURRÍCULO, DIDÁTICA
-
07/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, PRÁTICA NA DIMENSÃO POLÍTICO SOCIAL
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CURRÍCULO, PRÁTICA NA DIMENSÃO EDUCACIONAL
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS DE ALFABETIZAÇÃO, TCC PESQUISA DA REALIDADE
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, METODOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PSICOLOGIA GERAL, AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS DE ALFABETIZAÇÃO
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIDÁTICA GERAL
-
02/2001 - 08/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DiáticaIII -60h (Pedagogia), Didática geral -60h (Letras/Pedagogia), Didática I - 60h (Pedagogia), Didática II - 60 h (Pedagogia), Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio -60h( Ciências, História ,Geografia, Letras) / 90h( Pedagogia), Metodologia do Ensino fundamental - 90h (Pedagogia), Metodologia do Ensino Fundamental I _60 h ( Pedagogia), Metodologia do ensino Médio -60h (Pedagogia)
2006 - Atual
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2021
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS II, TEORIAS DO CURRÍCULO, ÉTICA E EDUCAÇAÕ
-
08/2010
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica em Gestão Escolar, POLÍTICA EDUCACIONAL -PARFOR 2012
-
02/2006
Pesquisa e desenvolvimento, UESPI.,Linhas de pesquisa
-
01/2021 - 04/2021
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS II
-
12/2020 - 12/2020
Ensino, PSICOPEDAGOGIA, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Intervenções psicopedagógicas nos problemas e dificuldades de aprendizagens
-
07/2019 - 12/2019
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS II, EDUCAÇÃO INFANTIL
-
10/2019 - 10/2019
Ensino, DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
-
07/2018 - 12/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEORIAS DO CURRÍCULO, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA SOCIAL DA CRIANÇA, DIDÁTICA, CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
-
01/2018 - 01/2018
Ensino, DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA DOCÊNCIADO ENSINO SUPERIOR
-
07/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, POLÍTICA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇAÕ DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TEORIAS DO CURRÍCULO, DIDÁTICA
-
07/2017 - 07/2017
Ensino, DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA: CONTEÚDOS E METODOLOGIA, FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PEDAGOGIA, DIDÁTICA
-
07/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PEDAGOGIA, CURRÍCULO DA EDUCAÇAO INFANTIL, POLÍTICA DA EDUCACIONAL E ORGANIZAÇAÕ DA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS II, HISTÓRIA SOCIAL DA CRIANÇA, ALFABETIZAÇÃO
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRÁTICA DA PESQUISA EDUCACIONAL III, PRÁTICA DA PESQUISA EDUCACIONAL IV REDAÇÃO DE TCC, POLÍTICA EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 60H
-
01/2014 - 02/2014
Ensino, DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, PLANEJAMENTO NO ENSINO SUPERIOR
-
01/2014 - 01/2014
Ensino, PEDAGOGIA - PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PEDAGOGIA
-
07/2013 - 07/2013
Ensino, PEDAGOGIA - PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INTERVENÇÕES PSICOEDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
-
01/2013 - 01/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO ESPECIAL - PARFOR
-
07/2012 - 07/2012
Extensão universitária , UESPI.,Atividade de extensão realizada, DISCIPLINA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR.
-
01/2012 - 01/2012
Ensino, PEDAGOGIA - PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, POLÍTICA EDUCACIONAL - PARFOR
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, POLÍTICAS PÚBLICAS E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS II, FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PEDAGOGIA
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRÁTICA DA GESTÃO EDUCACIONAL
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS II
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS II
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GESTÃO ESCOLAR, PSICOPEDAGOGIA
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II, PSICOPEDAGOGIA
-
06/2006 - 06/2006
Ensino, GEOGRAFIA E ENSINO, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
2000 - 2008
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE TERESINAVínculo: EFETIVO, Enquadramento Funcional: PEDAGOGO, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2003 - 04/2005
Serviços técnicos especializados , Escola municipal Professor Alcides Lebre.,Serviço realizado, Supervisão Pedagógica do Ensino Fundamental (Séries iniciais).
-
04/2000 - 01/2003
Serviços técnicos especializados , Escola Municipal Angelim.,Serviço realizado, Supervisão Pedagógica do Ensino Fundamental (1ª à 8ª séries).
1995 - 1996
Colégio Evangélico de TeresinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Educacional, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1995 - 03/1996
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Supervisão Pedagógica e Orientação Escolar.
1997 - 2000
Colegio São Francisco de SalesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental, Carga horária: 25
Atividades
-
02/1997 - 04/2000
Ensino,,Disciplinas ministradas, Mátemática, Ciências, Língua Portuguesa, História e Geografia
1995 - 1995
Colégio Nossa Senhora das GraçasVínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1995 - 07/1995
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Coordenação Pedagógica do ensino fundamnetal e médio.
1987 - 1987
Escolinha Dom BoscoVínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário do ensino fundamental, Carga horária: 25
Atividades
-
06/1987 - 09/1987
Ensino,,Disciplinas ministradas, Polivalente
-
06/1987 - 09/1987
Extensão universitária , UFPI.,Atividade de extensão realizada, Auxiliar de Professor das séries iniciais do ensino fundamental.
1989 - 1993
Escolinha Santa IsabelVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental, Carga horária: 25
Atividades
-
08/1989 - 08/1993
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências, Estudos Sociais, Matemática, Língua Portuguesa., Geografia, História
1996 - 1997
Instituto de Ensino GirassolVínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Supervisor Pedagógico, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1996 - 02/1997
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Supervisão Pedagógica.
1993 - 1994
Secretaria de Estado da Educação Cultura e Desportos do TocantinssVínculo: Contrato po tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 40
1993 - 1994
Secretaria de Estado da Educação Cultura e Desportos do TocantinssVínculo: Contrato PO tempo determinado, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40
Atividades
-
07/1993 - 07/1994
Serviços técnicos especializados , Escola Estadual de Araguaina.,Serviço realizado, Coordenação Pedagógica.
-
09/1993 - 06/1994
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matémática, OSPB,Inglês
2015 - 2015
Unipós-Pós-Graduação e Educação Continuada LTDA, UnipósVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE PÓS GRADUAÇÃO
2014 - 2014
Unipós-Pós-Graduação e Educação Continuada LTDA, UnipósVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE PÓS GRADUAÇÃO
Atividades
-
11/2014
Ensino, DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, GESTÃO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
-
03/2015 - 03/2015
Ensino, DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, GESTÃO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de MARY GRACY E SILVA LIMA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?