Bruno Layson Ferreira Leão
Atualmente é Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na linha de pesquisa "Educação, políticas e práxis educativa", e bolsista CAPES. É Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tendo desenvolvido pesquisa sobre o sistema municipal de avaliação educacional de Mossoró-RN (SIAVE). É Pedagogo pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), e bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Suas áreas de interesse na pesquisa são: internacionalização, regulação e avaliação da pós-graduação stricto sensu, avaliação de políticas públicas, avaliação e responsabilização educacional.
Informações coletadas do Lattes em 08/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2021 - 2025
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A política de cooperação internacional da CAPES para o Mercosul: ações e estratégias para a indução da integração regional da pós-graduação
Luciane Terra dos Santos Garcia. Coorientador: Alda Maria Duarte Araújo Castro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Internacionalização; Cooperação Internacional; Mercosul; CAPES; Educação Superior.
Mestrado em Educação
2019 - 2021
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL (SIAVE) DE MOSSORÓ-RN: CONCEPÇÃO E FORMULAÇÃO DA POLÍTICA
, Ano de Obtenção: 2021.Allan Solano Souza.Palavras-chave: Avaliações externas; Gerencialismo; Avaliações municipais; SIAVE.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação da Educação. Setores de atividade: Educação.
Graduação em Administração
2012 - 2018
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Título: A DISTRIBUIÇÃO FÍSICA DE PRODUTOS COMO RECURSO COMPETITIVO: UMA ANÁLISE NA EMPRESA DE LATICÍNIOS
Orientador: YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
Formação complementar
2015 - 2015
MEG na avaliação da gestão de negócios. , Sebrae - RN, SEBRAE, Brasil.
2015 - 2015
Aprender a empreender. , Sebrae - RN, SEBRAE, Brasil.
2014 - 2015
Inglês - Standard. , Easy Institute, EI, Brasil.
2012 - 2012
Inglês Básico. (Carga horária: 72h). , Skill Idiomas, SI, Brasil.
2011 - 2012
Auxiliar de Pessoal. (Carga horária: 170h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2010 - 2010
Empreendedorismo. (Carga horária: 96h). , Sebrae - RN, SEBRAE, Brasil.
2010 - 2010
Informática. (Carga horária: 72h). , Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Organização de eventos
LEÃO, B. L. F. . VII SEAA - SEMANA ATIVA DO ADMINISTRADOR. 2015. (Outro).
Participação em eventos
XXXII Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Análise das questões de química no ENADE 2011 a 2017 e dos dados do INEP para os cursos de Química da UFRN. 2021. (Congresso).
XXXII Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Contribuições para o Programa de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da UFRN a partir de suas produções e acompanhamento de egressos.. 2021. (Congresso).
XXXII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. Contribuições para o Programa de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da UFRN a partir de suas produções e acompanhamento de egressos. 2021. (Congresso).
XXXII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. ontribuições para o Programa de Mestrado Profissional em Física em Rede Nacional da UFRN a partir de suas produções e acompanhamento de egressos. 2021. (Congresso).
XXXII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E PRODUTOS EDUCACIONAIS DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES (2017 ? 2020) DA UFRN. 2021. (Congresso).
XXXII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. Contribuições para o Programa de Mestrado Profissional em Letras da UFRN a partir de suas produções e acompanhamento de egressos. 2021. (Congresso).
II Seminário de Pesquisa em Política Educacional e Avaliação Externa da Educação Básica e IX Seminário de Pesquisa em Política e Gestão da Educação (LEPPE/UAEd/UFCG).Sistemas municipais de avaliação no Congresso Internacional de Avaliação Educacional da Universidade Federal do Ceará: um panorama das pesquisas publicadas entre 2014 a 2019. 2020. (Seminário).
II Seminário de Pesquisa em Política Educacional e Avaliação Externa da Educação Básica e IX Seminário de Pesquisa em Política e Gestão da Educação (LEPPE/UAEd/UFCG).Accountability: nova estratégia de regulação ou reforço do controle nas avaliações?. 2020. (Seminário).
53º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRACAO E SOCIOLOGIA RURAL. .. 2015. (Congresso).
II GESPET - Encontro de Gestão Social do PET.Participação. 2014. (Encontro).
VI SEAA - Semana Ativa do Administrador.ANÁLISE, DESCRIÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DO ARRANJO FÍSICO: ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA EMPRESA DE MATERIAIS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL. 2014. (Outra).
1º Seminário Nacional do Ensino Médio - Senacem.Experiências Exitosas - Ensino Médio Inovador. 2011. (Seminário).
XII Manhã Verde: Educação e Valores.XII Manhã Verde: Educação e Valores. 2011. (Outra).
Participação em bancas
SOUZA, A. S.;LEÃO, B. L. F.; CARNEIRO, S. F.. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COMO POLÍTICA: ANÁLISE DO CONHECIMENTO NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, S. F.;LEÃO, B. L. F.; SOUSA, C. C.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM GROSSOS/RN. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SOUZA, A. S.; MEDEIROS, A. M. S.;LEÃO, B. L. F.. PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO E INSERÇÃO SOCIAL: MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES NO CATÁLOGO CAPES. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SOUZA, A. S.; OLIVEIRA, M. E. B.;LEÃO, B. L. F.. PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE MOSSORÓ SOBRE O PISO SALARIAL NACIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SILVA, D. B.;LEÃO, B. L. F.; OLIVEIRA, M. P. C.. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL: Reflexões a partir do filme Matilda (1996). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Orientou
OS DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO ENTRE SAÚDE E A EDUCAÇÃO: A ATUAÇÃO, PROCESSOS DE TRABALHO E DESAFIOS DA PEDAGOGIA NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Bruno Layson Ferreira Leão;
APRENDER MATEMÁTICA A PARTIR DE JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Bruno Layson Ferreira Leão;
?BRINCAR É COISA SÉRIA?: A LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Bruno Layson Ferreira Leão;
A LITERATURA INFANTIL E A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Bruno Layson Ferreira Leão;
A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS E ABORDAGENS PEDAGÓGICAS PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM INICIAL DE LEITURA E ESCRITA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Bruno Layson Ferreira Leão;
A RELAÇÃO SUJEITO, FAMÍLIA E ESCOLA NO CONTEXTO DA INCLUSÃO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Bruno Layson Ferreira Leão;
A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO: DESAFIOS, TENSÕES E PERSPECTIVAS TRAZIDAS PELAS QUESTÕES DE GÊNERO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Bruno Layson Ferreira Leão;
ASPECTOS CONSTITUTIVOS DO SER DOCENTE DE BEBÊS: reflexões a partir do estágio supervisionado; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Bruno Layson Ferreira Leão;
A GAMIFICAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO: uma análise dos jogos virtuais; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Bruno Layson Ferreira Leão;
CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DO LIVRO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Bruno Layson Ferreira Leão;
EXPERIÊNCIAS LÚDICAS DE CRIANÇAS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL I?,; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Bruno Layson Ferreira Leão;
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I DAS CRIANÇAS DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MOSSORÓ-RN; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Bruno Layson Ferreira Leão;
A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NO RIO GRANDE DO NORTE: MONITORAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA META 11 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) NO CONTEXTO LOCAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Bruno Layson Ferreira Leão;
A IMPORTÂNCIA DO AUXILIAR PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM O TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (TEA); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Bruno Layson Ferreira Leão;
Produções bibliográficas
-
NOGUEIRA, F. A. ; LEÃO, Bruno Layson Ferreira ; CASTRO, A. M. D. . Internacionalização da Pós-Graduação no Brasil o programa CAPES-PrInt (2018-2022). REVISTA DA FAEEBA- EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE , v. 33, p. 91-107, 2024.
-
SOUZA, A. S. ; LEÃO, B. L. F. ; AQUINO, T. M. F. . AS CONFIGURAÇÕES DA AGENDA PRIVADO-MERCANTIL NA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Linguagens, Educação e Sociedade , v. 55, p. 1-25, 2023.
-
SOUZA, A. S. ; LEÃO, B. L. F. . Sistemas de Avaliação da Educação Municipal:uma revisão sistemática dos estudos apresentados nos anais doCIAE ? 2015 e 2017. REVISTA INTERTERRITÓRIOS , v. 9, p. 1-25, 2023.
-
SOUZA, A. S. ; LEÃO, B. L. F. ; TUMBO, D. L. ; AQUINO, T. M. F. . PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOSSORÓ (RN) E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: REFLEXÃO SOBRE O ACESSO AO CARGO DE DIRETOR. REVISTA EDUCAÇÃO EM DEBATE , v. 45, p. 1-25, 2023.
-
LEÃO, B. L. F. ; SOUZA, A. S. . Accountability na educação básica: novos modos de regulação e controle de resultados. https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e8574 , v. 4, p. e8574, 2022.
-
SOUZA, A. S. ; LEÃO, B. L. F. . Planos municipais de educação e responsabilidade educacional em Mossoró-RN: o que os documentos revelam?. https://doi.org/10.29327/265507.1.2 , v. 4, p. 10-27, 2022.
-
LEÃO, B. L. F. ; PEREIRA, Y. V. ; DEMOLY, K. R. A. ; SALAZAR, V. S. . PROCESSO, INTANGIBILIDADE E PERECIBILIDADE DOS SERVIÇOS: UMA ANÁLISE NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTIL. REVISTA ELETRÔNICA MULTIDISCIPLINAR FACEAR , v. 2, p. 1-15, 2020.
-
LEÃO, B. L. F. ; SOUZA, A. S. . Sistemas municipais de avaliação da educação (2014-2019):o que as pesquisas revelam?. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE) , v. 26, p. 1-19, 2020.
-
LEÃO, B. L. F. ; LEITE, Y. V. P. ; SALAZAR, V. S. . A DISTRIBUIÇÃO FÍSICA COMO RECURSO COMPETITIVO NUMA EMPRESA DE LATICÍNIOS. REVISTA ELETRÔNICA DE ESTRATÉGIA & NEGÓCIOS , v. 11, p. 56-87, 2018.
-
CASTRO, A. M. D. ; LEÃO, Bruno Layson Ferreira ; GARCIA, L. T. S. . A EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB A ÓTICA DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS IBERO-AMERICANOS (2019-2022): CONCEPÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS. In: João Ferreira de Oliveira; Alda Maria Duarte Araújo Castro. (Org.). Expansão e qualidade da educação superior no contexto do PNE (2014-2024): transições políticas, novos modos de regulação e perspectivas de controle social. 1ed.Brasília: Anpae, 2024, v. 1, p. 187-212.
-
SOUZA, A. S. ; LEÃO, B. L. F. ; AQUINO, T. M. F. . Expansão e mercantilização do ensino superior: as configurações da agenda privado-mercantil e o curso do desmonte. In: Daniela da Costta Britto Pereira Lima; João Ferreira de Oliveira. (Org.). Educação Superior Presencial e a Distância: expansão, transições políticas e novas regulações. 1ed.Goiânia: Cegraf UFG, 2023, v. 1, p. 71-92.
-
LEÃO, B. L. F. ; NOGUEIRA, F. A. ; LOBO, G. M. O. ; SOUZA, M. L. S. ; LOPES, P. I. X. . PNE (2014-2024) e educação superior: revisão de literatura em artigos disponíveis no portal de Periódicos Capes. In: João Ferreira de Oliveira; Alda Maria Duarte Araújo Castro. (Org.). Monitoramento e Avaliação do Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024): balanço crítico. 1ed.Brasília: Edições ANPAE, 2023, v. 1, p. 167-177.
-
CASTRO, A. M. D. ; SOUZA, A. S. ; LEÃO, B. L. F. ; NOGUEIRA, F. A. ; SOUZA, M. L. S. ; CASTRO, R. C. A. M. . Documentos nacionais e internacionais: fontes de pesquisa para as políticas da educação superior. In: João Ferreira de Oliveira; Alda Maria Duarte Araújo Castro. (Org.). Monitoramento e Avaliação do Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024): balanço crítico. 1ed.Brasília: Edições ANPAE, 2023, v. 1, p. 191-210.
-
SOUZA, A. S. ; LEÃO, B. L. F. ; AQUINO, T. M. F. . Plano Municipal de Educação de Mossoró (2015-2025) e a gestão democrática: reflexões sobre o acesso ao cargo de diretor. In: João Ferreira de Oliveira; Alda Maria Duarte Araújo Castro. (Org.). Monitoramento e Avaliação do Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024): balanço crítico. 1ed.Brasília: Edições ANPAE, 2023, v. 1, p. 310-332.
-
LEÃO, B. L. F. . FAZER-SE PESQUISADOR: REFLEXÕES E VIVÊNCIAS FORMATIVAS NO POSEDUC/UERN. FAZER-SE PESQUISADOR: REFLEXÕES E VIVÊNCIAS FORMATIVAS NO POSEDUC/UERN. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2022, v. 1, p. 221-237.
-
LEÃO, B. L. F. ; PEREIRA, Y. V. ; DEMOLY, K. R. A. ; GURGEL, J. C. . SERVIÇOS DE ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL: uma discussão sobre a relação entre os serviços principais e suplementares. In: Karla Rosane do Amaral Demoly; Maria Aridenise Macena Fontenelle; Maria de Fátima de Lima das Chagas. (Org.). Redes de Cuidado e Aprendizagem na Saúde Mental e na Educação. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2017, v. , p. 165-178.
-
LEÃO, B. L. F. ; LEITE, Y. V. P. ; SALAZAR, V. S. . A DISTRIBUIÇÃO FÍSICA DE PRODUTOS COMO RECURSO COMPETITIVO: UMA ANÁLISE NA EMPRESA DE LATICÍNIOS. In: II SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES, 2017, Mossoró. ANAIS II SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES, 2017.
-
LEÃO, B. L. F. ; PEREIRA, Y. V. ; SALAZAR, V. S. ; DEMOLY, K. R. A. . Processo, intangibilidade e perecibilidade dos serviços: uma análise no Centro de Atenção Psicossocial Infantil de Mossoró-RN. In: XL EnANPAD, 2016, Costa do Sauípe. XL Encontro da ANPAD, 2016.
-
AQUINO, T. S. ; LEITE, Y. V. P. ; FREIRE, B. G. O. ; PEREIRA, L. L. S. ; LEÃO, B. L. F. . LIDERANÇA: UM ESTUDO SOBRE GESTORES DE UMA EMPRESA DE CALL CENTER DE MOSSORÓ-RN. In: 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2015, João Pessoa - PB. 53º Congresso da SOBER: "Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural", 2015.
-
MARQUES, F. P. C. ; LEITE, Y. V. P. ; PEREIRA, L. L. S. ; FREIRE, B. G. O. ; LEÃO, B. L. F. . A INFLUÊNCIA DO MODELO DE GESTÃO DE QUALIDADE NAS PRÁTICAS DE MARKETING DE SERVIÇOS DO SENAI MOSSORÓ/RN. In: 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2015, João Pessoa - RN. 53º Congresso da SOBER: "Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural", 2015.
-
AQUINO, T. S. ; LEITE, Y. V. P. ; PEREIRA, L. L. S. ; FREIRE, B. G. O. ; LEÃO, B. L. F. . UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE LÍDERES E LIDERADOS SELECIONADOS DE UMA EMPRESA DE CALL CENTER DO SEMIÁRIDO POTIGUAR. In: 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2015, João Pessoa - PB. 53º Congresso da SOBER: "Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural", 2015.
-
FERREIRA, I. S. O. ; LEITE, Y. V. P. ; LEÃO, B. L. F. ; PEREIRA, L. L. S. ; FREIRE, B. G. O. . PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS). In: VIII Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP, 2015, Mossoró - RN. VIII Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP, 2015.
-
MARQUES, H. A. ; LEITE, Y. V. P. ; PEREIRA, L. L. S. ; FREIRE, B. G. O. ; LEÃO, B. L. F. . SERVIÇO DE MOBILE BANKING: UM ESTUDO NA AGÊNCIA MOSSORÓ-RN DO BANCO DO BRASIL S/A. In: VIII Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP, 2015, Mossoró-RN. VIII Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP, 2015.
-
FELIX, K. K. F. ; LEITE, Y. V. P. ; SALAZAR, V. S. ; LEÃO, B. L. F. ; PEREIRA, L. L. S. ; FREIRE, B. G. O. . A INFLUÊNCIA DO FATOR SOCIAL SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO DOS COLECIONADORES DE CARROS ANTIGOS DA CIDADE DE MOSSORÓ/RN. In: VIII Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP, 2015, Mossoró-RN. VIII Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP, 2015.
-
FELIX, K. K. F. ; LEITE, Y. V. P. ; SALAZAR, V. S. ; FREIRE, B. G. O. ; PEREIRA, L. L. S. ; LEÃO, B. L. F. . EXPERIÊNCIA DE CONSUMO: UM ESTUDO DE COLECIONADORES DE CARROS ANTIGOS. In: VIII Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP, 2015, Mossoró-RN. VIII Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP, 2015.
-
MARQUES, F. P. C. ; LEITE, Y. V. P. ; FREIRE, B. G. O. ; PEREIRA, L. L. S. ; LEÃO, B. L. F. . Marketing de serviços no setor de educação: o caso do serviço nacional de aprendizagem industrial - SENAI. In: VIII Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP, 2015, Mossoró-RN. VIII Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP, 2015.
-
MARQUES, H. A. ; LEITE, Y. V. P. ; PEREIRA, L. L. S. ; FREIRE, B. G. O. ; LEÃO, B. L. F. . INTERNET BANKING: UM ESTUDO SOBRE O SERVIÇO PRESTADO AOS CLIENTES DO BANCO DO BRASIL DE MOSSORÓ-RN. In: VIII Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP, 2015, Mossoró - RN. VIII CONGRESSO CIENTÍFICO E MOSTRA DE EXTENSÃO DO CAMPUS MOSSORÓ, 2015.
-
LEÃO, B. L. F. ; OLIVEIRA, J. ; MONIKY, R. ; MACLAYNE, S. . ANÁLISE, DESCRIÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DO ARRANJO FÍSICO: ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA EMPRESA DE MATERIAIS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL. In: VI SEAA - Semana Ativa do Administrador, 2014, Mossoró - RN. Anais da 6° edição da Semana Ativa do Administrador da Universidade Federal Rural do Semi-Árido com o tema ?Tendências das Novas Tecnologias para as Organizações e Gestão de Pessoas?. Mossoró - RN: EdUFERSA, 2014. p. 336-346.
-
LEÃO, B. L. F. ; SOUZA, A. S. ; MOREIRA, H. A. G. . Accountability: nova estratégia de regulação ou reforço do controle nas avaliações?. In: II Seminário de Pesquisa em Política Educacional e Avaliação Externa da Educação Básica e IX Seminário de Pesquisa em Política e Gestão da Educação (LEPPE/UAEd/UFCG), 2020, Evento online. II Seminário de Pesquisa em Política Educacional e Avaliação Externa da Educação Básica e IX Seminário de Pesquisa em Política e Gestão da Educação (LEPPE/UAEd/UFCG), 2020.
-
LEÃO, B. L. F. ; SOUZA, A. S. ; MOREIRA, H. A. G. . Sistemas municipais de avaliação no Congresso Internacional de Avaliação Educacional da Universidade Federal do Ceará: um panorama das pesquisas publicadas entre 2014 a 2019. In: II Seminário de Pesquisa em Política Educacional e Avaliação Externa da Educação Básica e IX Seminário de Pesquisa em Política e Gestão da Educação (LEPPE/UAEd/UFCG), 2020, Evento online. II Seminário de Pesquisa em Política Educacional e Avaliação Externa da Educação Básica e IX Seminário de Pesquisa em Política e Gestão da Educação (LEPPE/UAEd/UFCG), 2020.
-
LEÃO, B. L. F. ; SOUZA, A. S. . ACCOUNTABILITY E A RESPONSABILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: possíveis relações entre as práticas de accountability e as percepções de gestores escolares da rede pública de ensino básico de Mossoró-RN. In: II Colóquio de Pesquisa em Políticas Educacionais e I Seminário Integrado de Pesquisa UFRN/UFG, 2019, Natal. II Colóquio de Pesquisa em Políticas Educacionais, 2019.
-
FRANCA, R. F. P. ; LEÃO, B. L. F. ; SOUZA, A. S. . ACCOUNTABILITY E EDUCAÇÃO: ANALISANDO AS PERCEPÇÕES DOS GESTORES ESCOLARES SOBRE AS POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MOSSORÓ/RN. In: VI Simpósio de Pós-Graduação em Educação e V Semana de Arte Educação, 2019, Mossoró. Anais do VI Simpósio de Pós-graduação em Educação e V Semana de Arte - Pesquisa em educação: processos criativos em tempo de reinvenção, 2019.
-
LEÃO, B. L. F. ; GARCIA, L. T. S. . A ?DESREGULAÇÃO? DA PÓS-GRADUAÇÃO NO CONTEXTO DE DESMONTE DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LEÃO, B. L. F. ; GARCIA, L. T. S. . REGULAÇÃO E AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO CONTEXTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024). 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LEÃO, B. L. F. . FAZER-SE PESQUISADOR: REFLEXÕES E VIVÊNCIAS FORMATIVAS NO POSEDUC/UERN. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOREIRA, H. A. G. ; LEÃO, B. L. F. ; SOUZA, A. S. . INSTITUTO UNIBANCO E SEDUC: A CONSOLIDAÇÃO DA PARCERIA PÚBLICO ? PRIVADA NA EDUCAÇÃO CEARENSE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LEÃO, B. L. F. ; MOREIRA, H. A. G. ; SOUZA, A. S. . Accountability: nova estratégia de regulação ou reforço do controle nas avaliações?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LEÃO, B. L. F. ; MOREIRA, H. A. G. ; SOUZA, A. S. . Sistemas municipais de avaliação no Congresso Internacional de Avaliação Educacional da Universidade Federal do Ceará: um panorama das pesquisas publicadas entre 2014 a 2019. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FRANCA, R. F. P. ; LEÃO, B. L. F. . ACCOUNTABILITY E EDUCAÇÃO: ANALISANDO AS PERCEPÇÕES DOS GESTORES ESCOLARES SOBRE AS POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MOSSORÓ/RN. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LEÃO, B. L. F. ; SOUZA, A. S. . ACCOUNTABILITY E A RESPONSABILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: possíveis relações entre as práticas de accountability e as percepções de gestores escolares da rede pública de ensino básico de Mossoró-RN. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LEÃO, B. L. F. ; LEITE, Y. V. P. ; SALAZAR, V. S. . A DISTRIBUIÇÃO FÍSICA DE PRODUTOS COMO RECURSO COMPETITIVO: UMA ANÁLISE NA EMPRESA DE LATICÍNIOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEÃO, B. L. F. ; LEITE, Y. V. P. ; DEMOLY, K. R. A. ; SALAZAR, V. S. . Processo, intangibilidade e perecibilidade dos serviços: uma análise no Centro de Atenção Psicossocial Infantil de Mossoró-RN. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEÃO, B. L. F. . IV WORKSHOP TÉCNICO-CIENTÍFICO DE COMPUTAÇÃO - IV WTCC. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
LEÃO, B. L. F. . INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AMBIENTE MOODLE. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
EXPANSÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? PNE 2014-2024: Transições políticas, novos modos de regulação e perspectivas de controle social, Descrição: Este projeto insere-se no contexto de análise crítica das políticas e reformas da educação superior no Brasil a partir dos anos 1990. Objetiva analisar as políticas, indicadores, metas, estratégias e processos de expansão da educação superior, estabelecidas, sobretudo, a partir do PNE (2014-2024), considerando as transições políticas, os novos modos de regulação, as perspectivas de controle social e a compreensão do papel da educação superior no processo de desenvolvimento econômico e social do país. Serão examinadas, portanto, as metas e estratégias do PNE que tratam da expansão e qualidade da graduação e da pós-graduação à luz das políticas, das ações, das estratégias dos agentes, da conjuntura e das condições objetivas do atual sistema de educação superior no país. Questiona-se em que medida as transições políticas que vem ocorrendo, os novos modos de regulação e as alterações no controle social e no papel da educação superior mudaram efetivamente as condições para se atingir as metas do Plano? A investigação conta com pesquisares da UFG, UFRN, UERN e UEG. A metodologia prevista contempla: revisão de literatura acerca da temática em estudo; levantamento e análise de fontes documentais primárias e secundárias, bem como dos dados agregados, em conformidade com variáveis e indicadores definidos na investigação; e, ainda, tratamento e análise de dados coletados. Os indicadores serão explorados em cruzamentos diversos, uma vez que os bancos de dados disponíveis não contemplam todas as especificidades tratadas nas metas e estratégias do Plano. Considera-se que, a partir de 2014, as políticas, programas e ações, visando o cumprimento das metas do PNE, vem sofrendo severa descontinuidade, especialmente devido à crise econômica e política, que resultou, dentre outros, na aprovação da Emenda Constitucional No 95 (EC-95). Esta decisão tem prejudicado não só o cumprimento do PNE em vigor, mas também poderá inviabilizar os dois futuros planos nacionais de educação.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Bruno Layson Ferreira Leão - Coordenador / Allan Solano Souza - Integrante / Luciane Terra dos Santos Garcia - Integrante / Ciclene Alves da Silva - Integrante / Gilneide Maria de Oliveira Lobo - Integrante / Antonio Cabral Neto - Integrante / Alda Maria Duarte Castro - Integrante / Nelson Cardoso Amaral - Integrante / Pedro Isaac Ximenes Lopes - Integrante / Karine Nunes de Morais - Integrante / Maria Goretti Cabral Barbalho - Integrante / João Ferreira de Oliveira - Integrante / Rute Régis de Oliveira da Silva - Integrante / Daniela Costa Brito - Integrante / Francisca Edilma Braga Soares Aureliano - Integrante / Andréia da Silva Quintanilha Sousa - Integrante / Maria Aparecida dos Santos Ferreira - Integrante / Djamiro Ferreira Acipreste Sobrinho - Integrante / Regina Celi Alvarenga de Moura Castro - Integrante / Aline Fagner de Carvalho e Costa - Integrante / Daniela Fernandes Gomes - Integrante / Diana Regina dos Santos Alves Ferreira - Integrante / Thays Santos Souza - Integrante / Joicy Mara Rezende Rolindo - Integrante / Luiza Rodrigues dos Santos - Integrante / Ana Cristina Pinheiro Machado - Integrante / Kildo Adevair dos Santos - Integrante / Jonathan Alves Martins - Integrante / Girliany Santiago Soares - Integrante / Fernando Wagner da Costa - Integrante / Jheniffer Ferreira de Oliveira - Integrante / Hemanuelle Di Lara Siqueira Jacob - Integrante / Emanuelle Lourenço do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2020 - Atual
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS NA EDUCAÇÃO: PESQUISAS E ENFOQUES TEÓRICO-METODOLÓGICOS, Descrição: O presente projeto está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação-POSEDUC, na linha de pesquisa "Política e Gestão da Educação", e é parte do conjunto de ações desenvolvidas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES/UERN/CNPq). Reúne pesquisas interessadas na formação de pesquisadores de alto nível, pensando a partir de discussões teórico-metodológicas acerca da das avaliações externas na educação e, as relações público-privadas. Fundamenta-se no método materialista histórico-dialético, considerando suas potencialidades de apreensão e compreensão dos objetos de estudos, oportunizando uma compreensão complexa e contextualizada do processo de materialização dessas políticas educacionais na gestão educacional e escolar... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Layson Ferreira Leão - Integrante / Allan Solano Souza - Coordenador / Hilcelia Aparecida Gomes Moreira - Integrante / Ciclene Alves da Silva - Integrante / Arilene Maria Soares de Medeiros - Integrante / Edgleuma Maria de Andrade - Integrante / Maria Gabriela Cosme da Silva - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior (Substituto), Carga horária: 40
2020 - 2021
Analisys Laboratorio Clinico LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Administrativo, Carga horária: 25
2019 - 2019
Analisys Laboratorio Clinico LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Operações e Qualidade, Carga horária: 44
2018 - 2019
Analisys Laboratorio Clinico LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 44
2017 - 2018
Sebrae - RNVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Administração, Carga horária: 25
Outras informações:
Estagiário de Administração com atuação no Setor de Treinamento e Educação Corporativa
2012 - 2013
Centro Terra VivaVínculo: Eventual, Enquadramento Funcional: Facilitador, Carga horária: 16
Outras informações:
Facilitador em Cursos de Gerenciamento de Recursos Hídricos pelo P1MC, Programa Um Milhão de Cisternas.
2014 - 2015
Cooperativa de Assessoria e serviços múltiplos aoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor-Gerenciamento de Recursos Hídricos, Carga horária: 16
2013 - 2013
Mega Produções e Eventos MEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Representante Comercial, Carga horária: 40
2013 - 2015
Universidade Federal Rural do Semi-ÁridoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Estagiário do Setor Administrativo-Financeiro do Núcleo de Educação a Distância da UFERSA.
2016 - 2017
Laticínio Belo ValeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de escritório, Carga horária: 20
2015 - 2015
FOCAR Consultoria - RNA FernandesVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Administração, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bruno Layson Ferreira Leão e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?