Claudinéia Falcade Scremim

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Atualmente é vereadora pela Câmara Municipal de Bocaiúva do Sul; Assistente Social da Fraternidade Peregrino da Luz - FRAPEL. No momento realiza Curso de Extensão Curso de Capacitação no enfrentamento a violência doméstica contra crianças e adolescentes pelo CECOVI (Centro de Combate a Violência Infantil) e pós graduação em psicomotricidade pelo Centro Internacional de Pesquisa, pós graduação e extensão do Paraná. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase num trabalho como categoria protagônica e estratégica na hegemonização dos direitos e das políticas públicas, tendo em vista as necessidades humanas. Participação nos Conselhos Municipais de Assistência Social e Direitos da Criança e do Adolescente; Atuou pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade no programa Federal Projovem trabalhando e acompanhando adolescentes em situação de risco social, desenvolvendo ações comunitárias. Experiência profissional principalmente na área pública, desempenhando trabalhos com comunidades, famílias, indivíduos. Estagiária de Serviço Social durante dois anos pela Prefeitura Municipal de Bocaiúva do Sul desempenhando visitas domiciliares, atribuições sobre políticas públicas, na luta pela inclusão à benefícios sociais,acompanhamento de funcionários, desenvolvimento de pareceres sociais, etc.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Psicomotricidade

2008 - Atual

Centro Internacional de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão

Aperfeiçoamento em andamento em Enfrentamento da violência contra cças e adolesc.

2008 - Atual

Centro de Combate a Violência Infantil
Orientador: Maria Lolina Couto Cunha

Graduação em Serviço Social

2002 - 2006

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Orientador: Márcia Terezinha de Oliveira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Formação de Articuladores Sociais. (Carga horária: 32h). , Fundação Roberto Marinho, FRMARINHO, Brasil.

2006 - 2006

Elaboração de projetos sociais. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, Brasil.

2006 - 2006

Direitos Humanos. (Carga horária: 5h). , Facio, FACIO EVENTOS, Brasil.

2005 - 2005

Programa de Educação Previdênciária e capacitação. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, Brasil.

2005 - 2005

Plano Diretor e Lei de Diretrizes Orçamentárias. (Carga horária: 16h). , J S Cursos e Treinamentos, JS, Brasil.

2005 - 2005

Liderar. (Carga horária: 48h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Curitiba, SEBRAE/PR, Brasil.

2002 - 2002

Trabalhador na administração de sindicatos e assoc. (Carga horária: 12h). , Federação da Agricultura do Estado do Paraná, FAEP, Brasil.

2000 - 2000

Orientação para crédtio vivencial. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Curitiba, SEBRAE/PR, Brasil.

1998 - 1998

Datilografia. (Carga horária: 105h). , Escola de Datilografia e Taquigrafia, FACIT, Brasil.

1997 - 1997

Introdução, ms-dos, windows, word, excel, internet. (Carga horária: 64h). , Programa Brasileiro de ensino de computação, PROBEC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado/Especialidade: Serviço Social da Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Sustentabilidade. Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. . 2008. (Seminário).

Politicas Educacionais para a América Latina do Século XXI.Politicas Educacionais para a América Latina do Século XXI. 2007. (Outra).

Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social.Movimento Força Sociais/aprimoramento à democracia. 2004. (Seminário).

Ciclo de Palestras de Politicas Públicas com candidatos..Palestras de Politicas Públicas com candidatos a eleições.. 2004. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Márcia Terezinha de Oliveira

A relevancia do assistente social parlamentar: um estudo exploratório do serviço social no Paraná; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcia Terezinha de Oliveira;

Ana-Maria Coelho Pereira Mendes

A revelação do assistente social: um estudo exploratório do serviço social no Paraná; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Ana-Maria Coelho Pereira Mendes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - Atual

    Projeto de viabilização e inserção nas creches municipais de Pinhais, Descrição: Tendo em vista o artigo 277 da CF é "dever da família, da sociedade e do Estado, assegurar a criança, com absoluta prioridade, o direito a educação...", preconizo assim a garantia absoluta de proteção integral a criança. A realidade brasileira mostra que muito necessita para os direitos dessas crianças sejam garantidos e esse projeto em conformidade concebe de maneira a suprir dificuldade como a ausência de crianças nas creches municipais do municipio de Pinhais, tendo em vista a grande demanda no que tange as crianças de algumas mães participantes do Projeto Fraternidade e Artesanato na Fraternidade Peregrino da Luz. Sendo assim esse projeto em si amplia horizontes e oportuna as mulheres mães a desenvolverem o cumprimento das tarefas propostas, assim promovido a inserção das mesmas nas creches. A missão é justamente garantir legalmente esse direito, visando prioridde absoluta sendo assim uma particularidade da questão social. A lei 8069/90 ECA, fomentar e afirma a possibilidade via direito com relação a criança diante da informação, cultura e que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudinéia Falcade Scremim - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - Atual

    Projeto de Apoio e Orientação Sócio Familiar, Descrição: A realidade evidenciada no Brasil mostra que muito precisa ser feito para que os direitos dos adolescentes possam ser cumpridos. Conforme IBGE 33,3% das crianças e adolescentes paranaenses têm seus direitos completamente negados, uma vez que pertencem a famílias com renda inferior a salário mínimo. O aumento imutável dos problemas sociais ratifica que a sociedade está num processo de fragmentação. E o projeto em si concebe de maneira a suprir essas dificuldades, ampliando horizontes e oportunizando as famílias e adolescentes carentes e em situação de risco a terem garantido seus direitos fundamentais inerentes a pessoa humana. Observa-se que por meio desse projeto haverá valorização e o resgate do papel da família na educação, além de promover assim atividades psicossociais. O projeto integra a efetivação dos direitos referentes a educação e ao esporte, a dignidade, ao respeito, a liberdade e a convivência familiar, além de desenvolver ações conjuntas com as outras políticas do nosso meio, visando a co-responsabilidade nas questões sociais. Estes, adolescentes precisam de auxilio para encontrar caminhos e alternativas que facilitem a sua trajetória rumo ao seu crescimento. A proposta deste projeto é auxiliar os adolescentes a descobrirem-se, apresentando algumas ferramentas e alternativas viáveis para o seu contexto. No momento atual, onde a instabilidade passou a ser uma regra, torna-se necessário desenvolver características de iniciativa, versatilidade, comprometimento, criatividade, trabalho em equipe, liderança, superação de desafios, tomada de decisão. Sendo assim teremos adolescentes preparados pare efetivarem as modificações precisas. E ainda, visa proporcionar a continuidade do processo em que o adolescente é incentivado a continuar nesta busca pessoal através de atividades esportivas e culturais que estejam alinhadas com seu projeto de vida. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Claudinéia Falcade Scremim - Coordenador.

  • 2008 - Atual

    Projeto Orientação e Informação, Descrição: Realização de produção e construção de autonomia, uma questão de emancipação, elevação da consciência critica pôr meios de palestras, trazendo eminentemente respostas interventivas as demandas postas pela realidade. Novas metodologias voltadas a essas famílias, correspondendo a um avanço significativo da prática socia O projeto trata-se de uma projeção coletiva que envolva sujeitos individuais e coletivos em torno de uma determinada valorização, vinculado a vários assuntos e temas presentes na sociedade que se relacionam com os diversos segmentos e em suas particularidades. Um projeto que propõe a construção de uma nova ordem social, sem dominação, com informações. É um projeto renovado, com saltos significativos tanto quantitativamente quanto qualiquantitativamente, trazendo temos fundamentais ao processo de renovação tais como: planejamento familiar, convivência familiar, qualidade de vida, higiene, prevenção, violência, direitos, benefícios sociais, entre outros. Essas dimensões articuladas entre elas compõem o corpo material de todo esse projeto que deve ser compreendido com uma construção coletiva, que, como tal, tem uma determinada direção social que envolve valores, compromissos sociais e princípios que estão em permanente discussão exatamente porque participantes de contraditórias realidades. Além de atender os interesses da sociedade a transformação social é resultada de ampla participação da população, assegurando-lhes o direito pleno e efetivo da cidadania. Emerge uma expansão e multiplicação de mecanismos participativos, ou seja, é enfrentar uma temática complexa que supõe caminhos analíticos a serem considerados, desafiando possíveis soluções para que as nossas famílias não fiquem desprotegidas de orientação e informação. O sucesso do projeto virá a partir do momento analisado sobre precisas condições subjetivas e objetivas da realidade, facilitando a inserção dessas famílias nessas orientações e informações. O projeto em si será fruto de esforç. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Claudinéia Falcade Scremim - Coordenador.

  • 2007 - 2011

    Fraternidade e Artesanato, Descrição: Possibilitação a independência econômica das pessoas da comunidade, através de uma associação de artesãos, estimulando e reforçando positivamente o potencial de casa pessoa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Claudinéia Falcade Scremim - Coordenador / Viviana May - coordenadora do projeto - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Revelação Política, Instituto Latino Americano de Pesquisa e Publicidade de Araucária.

2005

Líderes Metropolitanos, Câmara Municipal de Curitiba.

2005

Vereadora Mais Jovem do Paraná, Jornal Folha de Tamandaré.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fraternidade Peregrino da Luz. , Rua Alamanda, 23, Jardim Karla, 83328-130 - Pinhais, PR - Brasil, Telefone: (41) 36693150, Fax: (41) 36581479, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - Atual

Fraternidade Peregrino da Luz

Vínculo: Organização não governamental, Enquadramento Funcional: Serviço Social, Carga horária: 25

Outras informações:
Assistente Social Acompanhamento de todas as famílias cadastradas e assistidas pela Frapel e que freqüentam e recebem algum tipo de assistência social de nossa entidade. Levantamento Estatístico Social necessário das famílias da região para utilização destes dados como forma de controle da Entidade. Entrevistas com questionários para verificar as dificuldades e necessidades existentes, sendo estas visitas periódicas para atualização cadastral. Planejamento, assessoria, gestão, direção, supervisão, avaliação e execução de programas e projetos sociais. Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil. Encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e população; Realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades. Planejar, organizar e administrar benefícios sociais.

2006 - 2007

Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade

Vínculo: Programa Federal Projovem, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40

Outras informações:
Assistente Social Atuação no Programa Projovem desenvolvendo ações comunitárias nas comunidades, realização de triagens e visitas domiciliares. Desenvolvimento de diagnósticos sociais, acompanhamentos junto aos alunos e suas famílias do programa voltados ao risco social.

2004 - Atual

Câmara Municipal de Bocaiúva do Sul

Vínculo: Governamental, Enquadramento Funcional: Vereadora, Carga horária: 30

Outras informações:
Realização de projetos de leis, formulação de leis, requerimentos, pareceres, ofícios. Membro das Comissões Parlamentares de Assistência Social, Saúde e Saneamento. Fiscalização do poder executivo. Primeria secretária em plenário no ano de 2004/2206.

2002 - 2004

Prefeitura Municipal de Bocaiúva do Sul

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Serviço Social, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária de Serviço Social Desenvolvimento profissional junto às famílias, funcionários, acompanhando e ampliando projetos sociais voltados aos mesmos. Trabalhando como categoria protagônica e estratégica na hegemonização dos direitos e das políticas públicas, tendo em vista as necessidades humanas em suas respectivas comunidades.