Maisa Carvalho Rezende Soares

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (2005), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão (2007) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão (2018). Atuou como docente na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Faculdade Florence, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Ceuma. Desenvolveu atividades técnicas no núcleo docente estruturante (NDE) e colegiado de curso como: estruturação e revisão de matriz de curso, estabelecimento de normas de avaliação de trabalho de conclusão de curso, composição de comissão docente para aprovação de curso, composição de relatórios de eventos, acompanhamento formativo de docentes na estruturação de elaboração de itens de avaliação entre outros trabalhos técnicos. Atuou na coordenação de projetos de extensão, avaliadora de trabalhos científicos e ministrou disciplinas como fisiologia humana, fisiologia geral, prescrição d exercício para grupos especiais, elaboração de trabalho de conclusão de curso e estágio supervisionado. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Avaliação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: exercício físico, atividade física, envelhecimento e treinamento físico.

Informações coletadas do Lattes em 08/03/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Saúde

2013 - 2018

Universidade Federal do Maranhão
Título: Mesocarpo do Babaçu: efeito como suplemento alimentar durante o treinamento resistido
, Ano de obtenção: 2018. Rosane Nassar Meireles Guerra. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Babaçu; nutrição; exercício resistido; dislipidemia; Attalea speciosa.

Mestrado em Ciências da Saúde

2005 - 2007

Universidade Federal do Maranhão
Título: Efeitos do Decanoato de Nandrolona e Treinamento Aeróbio Sobre o Sistema Cardiovascular em Ratos, Ano de Obtenção: 2007
Marilene Oliveira da Rocha Borges.Coorientador: Florentino Assenso Alves Filho. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil. Palavras-chave: decanoato de nandrolona; treinamento de natação; pressão arterial; dimensões cardíacas.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.

Especialização em andamento em Especialização em Biomecânica, Musculação e Reabilitação Musculoesquelétic

2022 - Atual

Instituto Brasileiro de Biomecânica

Especialização em Medicina e Ciências do Esporte

2010 - 2011

Universidade Federal do Maranhão
Título: Performance Neuro Muscular em Mulheres Idosas Praticantes de Hidroginástica e Caminhada.
Orientador: Florentino Assenço Alves Filho

Graduação em Educação Física

2000 - 2005

Universidade Federal do Maranhão
Título: Efeitos da Atividade Física Sobre a Obsidade e a Pressáo Arterial em Individuos Adultos.
Orientador: Florentino Asseço Alves Filho

Formação complementar

2023 - 2024

A essência do treinamento funcional. (Carga horária: 32h). , Institut Human Performance, IHP, Brasil.

2020 - 2020

METODOLOGIAS NO ENSINO DIGITAIS NO ENSINO. (Carga horária: 20h). , Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.

2019 - 2019

BIOÉTICA E EXERIMETAÇÃO ANIMAL. (Carga horária: 30h). , Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.

2014 - 2016

INGLÊS BÁSICO. (Carga horária: 160h). , CULTURA INGLESA - SÃO LUIS -MA, CI, Brasil.

2005 - 2005

Metodologia da Pesquisa Científica. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2005 - 2005

Inglês Mestrado. (Carga horária: 120h). , Escola de Idioma Espanhol 2000, IDIOMA, Brasil.

2004 - 2004

Pesquisa em Ação a Educação Física na Escola. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2004 - 2004

Hidroginástica e Ginástica de Academia. (Carga horária: 24h). , Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.

2003 - 2003

Planejamento e Avaliação em Educação Física Escola. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Avaliação Física.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Fisiologia do Exercício e Treinamento.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Sistema Imunológico.

Organização de eventos

SOARES, MAÍSA CARVALHO REZENDE . VIII CONGRESSO DE SAÚDE E BEM ESTAR. 2020. (Congresso).

SOARES, MAÍSA CARVALHO REZENDE . VII CONGRESSO DE SAÚDE E BEM ESTAR. 2019. (Congresso).

SOARES, MAÍSA CARVALHO REZENDE . IV Congresso da saúde e bem estar. 2018. (Congresso).

SOARES, MAÍSA CARVALHO REZENDE . VI Simpósio Acadêmico de Atividade Física. 2017. (Outro).

Maísa, Carvalho Rezende ; ALMEIDA, F. J. F. ; RIBEIRO, D. A. F. ; NUNES, L. A. M. . V Simpósio Acadêmico de Atividade Física e Saúde. 2016. (Outro).

Participação em eventos

Congresso Saúde e Bem-Estar. 2022. (Congresso).

Semana Pedagógica do Curso de Educação Física. 2022. (Encontro).

Semana Pedagógica do Curso de Educação Física. 2021. (Encontro).

Semana Pedagógica do Curso de Educação Física. 2021. (Encontro).

VIII Congresso da Saúde e Bem Estar. : Prescrição de Treinamento Home-based para populações especiais: alternativa viável no contexto pós-pandemia. 2020. (Congresso).

II Simpósio Nacional em Bioética e Experimentação Animal: VII Curso de Bioética e Experimentação Animal. 2019. (Simpósio).

Simpósio Nacional de Fisioterapia do Estado do Maranhão.Treinamento de Força : contribuições para a qualidade de vida dos idosos. 2019. (Simpósio).

Formação Docente 2018: metodologias ativas. 2018. (Oficina).

Formação Docente 2017: planejamento e avaliação por competência. 2017. (Oficina).

V Congresso de Saúde e Bem-Estar. Modelos de treinamento físico em camundongos com tumor. 2017. (Congresso).

V Simpósio de Atividade Física e Saúde.Atividade Física para pacientes ostomizados. 2017. (Simpósio).

Curso de Formação de Professores. 2016. (Oficina).

II Simpósio de Cuidados Farmacêuticos.Planejamento de ações, estratégias de implantação e avaliação da prática multiprofissional em cuidados com idosos.. 2016. (Simpósio).

V Congresso de Saúde e Bem Estar / SLZ Fitness. PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE IDOSOS PRATICANTES DA MUSCULAÇÃO NO UNICEUMA SEM FRONTEIRAS. 2016. (Congresso).

V International Symposium on Metabolic Programming and Stress. 2016. (Simpósio).

V Simpósio Acadêmico de Atividade Física e Saúde. 2016. (Simpósio).

II Simpósio de Cuidados Farmacêuticos.Cuidados no Envelhecimento Ativo e Independência Funcional do Idosos. 2015. (Simpósio).

64° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Avaliação Neuromotora de Mulheres Egressas do Projeto Universidade Integrada da Terceira Idade/UFMA. 2012. (Outra).

Educação Física e Atenção Primária á Saúde. 2012. (Seminário).

Seminário International de Educação Física, Saúde e Lazer.Qualidade de Vida e Sintomatologia de Mulheres Climatéricas.. 2012. (Seminário).

XIV Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Lingua Portuguesa. Estudo do Nível de Desidratação em Mulheres Praticantes de Exercício Físico em Ambiente Neutro Com e Sem Controle de Ingestão de Água. 2012. (Congresso).

XII Encontro Científico dos Estudantes de Educação Física da UFMA.Nível de Desidratação em Praticantes de Exercício com Controle de Ingesta de Água. 2011. (Outra).

41 Congress of the Brazilian Physiological Soiety & Joint Meeting with The Physiological Society. 2006. (Congresso).

XXI Reunião Anual da Federação de Biologia Experimental.Efeito do Decanoato de Nandrolona e do Treinamento Físico sobre as Dimensões Cardíacas e a Pressão Arterial.. 2006. (Outra).

III Semana Maranhense de Educacão Física. 2005. (Simpósio).

I Jornada Maranhense Amigos do Peito. 2005. (Simpósio).

I Reunião Regional da FeSBE.Alteração da Pressão Arterial e da Resistência Vascular Periférica Durante o Exercício. 2005. (Outra).

V Encontro Científico dos Estudantes de Educação Física da UFMA.Influência de diferentes parâmetros associados ao exercício sobre a resistência vascular periférica e pressão arterial.. 2005. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de Aterosclerose. XI Cogressso de Aterosclerose. 2005. (Congresso).

6º Encontro Norte-Nordeste de Fitness e Fisioterapia. 2004. (Encontro).

I Conferência do Esporte. 2004. (Seminário).

I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMA. Influência de diferentes parâmetros associados ao exercício sobre a resistência vascular periférica e pressão arterial.. 2004. (Congresso).

II Semana Maranhense de Educação Física. 2004. (Outra).

I Jornada Maranhense de Nutrição. 2004. (Seminário).

IV Encontro de Estudantes de Educação Física da UFMA.Avaliação da Obesidade a partir do IMC e ICQ em Indivíduos do Laboratório Funcional da UFMA.. 2004. (Encontro).

V Congresso Internacional de Educação. 2004. (Congresso).

Semana Maranhense de Educação Física. 2003. (Seminário).

III Encontro de Estudantes de Educação Física da UFMA.III Encontro Científico de Estudantes de Educação Física da UFMA. 2002. (Encontro).

XIV Congresso Nacional de Atividade Física e Fisioterapia. 2002. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: MATHEUS FELIPE JOSHUA SILVA LOPES

Maísa, Carvalho Rezende; Reis, Andréa Dias. COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO, MOBILIDADE, SARCOPENIA, ANTROPOMETRIA E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luíz Filipe Costa chaves

SOARES JUNIOR, N. J. S.;SOARES, MAÍSA CARVALHO REZENDE. Efeitos do treinamento Combinado dinâmico sobre parâmetros funcionai, hemodinâmicos e autonômicos. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: JOZIMAR PRAZERES

GAMBASSI, B. B.;SOARES, MAÍSA CARVALHO REZENDE. Promoção de medidas para redução do sedentarismo e do indice de massa corporal em escolares e nos respectivos pais. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúde) - Universidade Ceuma.

Aluno: MATHEUS FELIPE JOSHUA SILVA LOPES

MAISA, CARVALHO REZENDE; NAVARRO, FRANCISCO; MARTINS, I. C. V. S.. Comportamento sedentário e qualidade de vida em pacientes com câncer. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Aline Silva Melo da Silva

SOARES, MAÍSA CARVALHO REZENDE. NIVEL DE ATIVIDADE FISICA E QUALIDADE DE VIDA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE ATUAM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA E SUPORTE VENTILATÓRIO) - Faculdade Redentor.

Aluno: ABRAÂO DA SILVA NUNES

MAISA, CARVALHO REZENDE; MARTINS, V. B.. A EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE PARKOUR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: Igor Eduardo Costa Martins

REZENDE, M. C.; GAMBASSI, B. B.. IMPACTO DE 8 SEMANAS DO TREINAMENTO COMBINADO DINÂMICO SOBRE PARÂMETROS FUNCIONAIS DE IDOSOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: Emilly da Penha Castro

MAISA, CARVALHO REZENDE; MARTINS, V. B.. EFEITOS DA PSICOMOTRICIDADE AQUÁTICA NO DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: revisão da literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: CAROLINE PEREIRA BACELAR

MAISA, CARVALHO REZENDE; MARTINS, V. B.. NÍVEL DE ANSIEDADE EM UNIVERSITÁRIOS PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO E SEDENTÁRIOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: RAIMUNDO NONATO CANTANHEDE LIMA JUNIOR

MAISA, CARVALHO REZENDE; MARTINS, V. B.. ATIVIDADE FÍSICA COMO FATOR DE QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: uma revisão da literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: Kevin Verde Freitas

ALMEIDA, F. J. F.;REZENDE, M. C.. O EXERCÍCIO FÍSICO COMO PREVENÇÃO A DOENÇAS CARDIOVASCULARES UM ESTUDO DE REVISÃ. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: Larissa Lima Sequins

ALMEIDA, F. J. F.;MAISA, CARVALHO REZENDE. INFLUÊNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL IDOSOS HIPERTENSOS DE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: GRAZIELLE DE MARIA VALE LIMA

MAISA, CARVALHO REZENDE; NUNES, L. A. M.. PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS DE VAQUEJADA NO MARANHÃO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: DOUGLAS FERREIRA MELO

MAISA, CARVALHO REZENDE; MACIEIRA, E.. STILETTO COMO UM RECURSO ANTIDEPRESSIVO EM RELAÇÃO A AUTOIMAGEM FEMININA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: VIVIANE CRUZ NEVES

ALMEIDA, F. J. F.;MAISA, CARVALHO REZENDE. TREINAMENTO DE FORÇA NA MELHORA DA AUTONOMIA FUNCIONAL DE IDOSOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: VIVIANE CRUZ NEVES

MAISA, CARVALHO REZENDE; SOUSA, T. S.. TREINAMENTO DE FORÇA NA MELHORA DA AUTONOMIA FUNCIONAL DE IDOSOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: IAN AROSO CASSAS DIAS

MAISA, CARVALHO REZENDE; GAMBASSI, B. B.. A IMPORTÂNCIA DA MUSCULAÇÃO NA TERCEIRA IDADE NO AUMENTO DA MASSA MUSCULAR E OUTROS ASPECTOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: IAN AROSO CASSAS DIAS

REZENDE, M. C.; GAMBASSI, B. B.. A IMPORTÂNCIA DA MUSCULAÇÃO NA TERCEIRA IDADE NO AUMENTO DA MASSA MUSCULAR E OUTROS ASPECTOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: João Fagundes Bastos Filho

ALMEIDA, F. J. F.;MAISA, CARVALHO REZENDE. APTIDÃO FÍSICA NA PRÁTICA DO BASQUETEBOL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2020 - Universidade Ceuma.

Aluno: Raquenilde Viana Mouzinho

REZENDE, M. C.; PESTANA, E. R.; MELO, M. H. F.. Associação do Sexo e o índice de massa corporal com a flexibilidade em escolares no ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: Gessica Soares Santos

REZENDE, M. C.; PESTANA, E. R.; MELO, M. H. F.. Atletismo: Percepções de Professores de Educação Física e Esporte no Ambiente Escolar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: Mishael Melo da Silva

REZENDE, M. C.; MACIEIRA, E.. Comparação da força muscular dos membros superiores e inferiores de mulheres idosas praticantes de caminhada e pilates. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma.

Aluno: Mayara Costa dos Santos Alves

ALMEIDA, F. J. F.;REZENDE, M. C.; CASTOLDI, R. C.. Efeito do Exercício Físico isométrico sobre a pressão arterial de idosos hipertensos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma.

Aluno: Ryann Moraes de Carvalho

REZENDE, M. C.; FLEXA, D. A.. Análise da Orientação do uso de esteroides anabólicos por frequentadores de academia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma.

Aluno: FRANCÍLIA DE ALMEIDA COLINS

REZENDE, M. C.; Braga, Viviane. Os Benefícios da Prática de Atividade Física na Gestação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: Bernardo dos Santos

REZENDE, M. C.; Braga, Viviane. Educação Física, uma ferramenta no tratamento de pessoas com transtorno psicológico.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: Igor Oliveira

Maísa, Carvalho Rezende; Menezes, Luís Alexandre de Menezes; PESTANA, E. R.. A eficácia do treinamento resistido com restrição do fluxo sanguíneo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma.

Aluno: Maccyne Freitas

REZENDE, M. C.; Braga, Viviane; PESTANA, E. R.. Exercício Físico e gestação: benefícios, prescrição e contraindicações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma.

Aluno: Matheus Vinícius Pereira

FLEXA, D. A.;REZENDE, M. C.. Benefícios do Exercício resistido em indivíduos portadores de DM tipo II. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma.

Aluno: Denysson Silva Lima

REZENDE, M. C.; FURTADO, A. E. R. A.. Acometimento do sedentarismo em professores de uma universidade do Maranhão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: Kelma Silva Vieira

REZENDE, M. C.; FLEXA, D. A.. Os benefícios da musculação na terceira idade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma.

Aluno: Lucas Cutrim Pacífico

REZENDE, M. C.; FLEXA, D. A.. Treinamento resistido na melhoria da qualidade de vida dos idosos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma.

Aluno: Marilena Carvalho Brito

REZENDE, M. C.; FLEXA, D. A.. Qualidade de vida de idosos praticantes de treinamento de força e hidroginástica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma.

Aluno: Emanuel Davi da Silva Correa

SOARES, MAÍSA CARVALHO REZENDE; ALBURQUEQUE, E. S. A.; FRAGA, C. H. W.. PREVALÊNCIA DE ESCOLIOSE EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO LUÍS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Danilo

REZENDE, M. C.; Braga, Viviane. Uso de anabolizantes e as consequencias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma.

Aluno: Francisco Cardoso Rodrigues Junior

REZENDE, M. C.; PRAZERES, J.. A dança como prática pedagógica nas aulas de educação física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: Francisco de Assis

REZENDE, M. C.. Uso de suplementação alimentar por praticantes de academia na cidade de São Luís. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Ceuma.

Aluno: Lincoln Alexandre de Lima Júnior

REZENDE, M. C.; BRASIL, A. S.; RIBEIRO, D. A. F.. Atletismo na Escola: uma questão de ludicidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma.

Aluno: Luanny Alda Barros Ramos

CAVALCANTI, Z. G.; ASSENÇO, Florentino;REZENDE, M. C.. Motivação de Mulheres da Terceira Idade para Prática de Hidroginástica nos Projetos de Extensão Orientados pela Universidade Federal do Maranhão.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Eudna Almeida Oliveira Bezerra

RODRIGUES, J. S.; BRAGA, J. H. P.;REZENDE, M. C.. As habilidades motoras básicas na educação infantil no desenvolvimento desse processo.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Andréa Dias Reis

NAVARRO, F.; CARVALHO, W. R. G.;REZENDE, M. C.. Efeitos do treinamento aeróbio na pós-mastectomia: estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Zeneide Costa e Arruda

BASTOS, J. D. B.; VIANA, R. N. A.;REZENDE, M. C.. A ginástica como conteúdo da Educação Física escolar no Ensino Médio na escola Colares Moreira em Codó-MA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Lindemilton Flor Freitas

RODRIGUES, J. S.;REZENDE, M. C.; BASTOS, J. D. B.. Migrações de alunos da zona rural para zona urbana de Codó-MA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria José de Oliveira Sousa Bastos

RODRIGUES, J. S.;REZENDE, M. C.; BASTOS, J. D. B.. Educação Física ou recreação?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ANA LIDIA DE CARVALHO CUTRIM FRANÇA

NAVARRO, F.;REZENDE, M. C.; ASSENÇO, Florentino. Efeitos do treinamento resistido sobre a força máxima e composição corporal de idosas.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ayla Flávia Guimarães Frazão

NAVARRO, F.;REZENDE, M. C.; ASSENÇO, Florentino. Influência da ingestão de cafeína no efeito hipotensor pós-exercício aeróbio em sujeitos normotensos.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: JOÃO DA HORA ARAUJO JUNIOR

NAVARRO, F.;REZENDE, M. C.; ASSENÇO, Florentino. Efeitos do treinamento resistido sobre a força e autonomia funcional em mulheres idosas.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Cecíia Maria Serra da Silva

SAUAIA, G.; ALBURQUEQUE, E. S. A.;REZENDE, M. C.. A Educação Física e as pessoas com deficiência uma análise na escola Pestallozi lallá Ramo.:. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luzia Cristina Cruz

SAUAIA, G.; ALBURQUEQUE, E. S. A.;REZENDE, M. C.. O papel da família na valorização da Educação Física.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luis Junes de Sousa

SAUAIA, G.;REZENDE, M. C.; ALBURQUEQUE, E. S. A.. A prática de Jogos eletrônicos e o sedentarismo entre alunos do 3° ano do ensino médio no Centro de Ensino Edson Lobão em São João dos Patos.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Giorgia Luciana Lima Castelo Branco

SAUAIA, G.; RODRIGUES, J. S.;REZENDE, M. C.. A prática da dança entre idosos do grupo Conviver em Codó-MA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elisângela Araújo Rocha

RODRIGUES, J. S.; SAUAIA, G.;REZENDE, M. C.. Práticas Corporais no Programa mais Educação: uma análise na escola Pica-Pau no município de Codó-MA.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria José de Oliveira Sousa Barros

RODRIGUES, J. S.;REZENDE, M. C.; BASTOS, J. D. B.. Políticas Públicas para o idoso.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria da Conceição Custódio Ribeiro

Bruzaca, Rômulo; SAUAIA, G.;REZENDE, M. C.. As dificuldades do professor de Educação Física na sala de aula.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Djard da Paz Oliveira

Bruzaca, Rômulo; SAUAIA, G.;REZENDE, M. C.. Prevalência do sobrepeso e obesidade em escolares do município de Codó.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Vanessa Pereira Fernandes da Silva

Bruzaca, Rômulo; SOUSA, S.;REZENDE, M. C.. Avaliação da Coordenação Motora Grossa em Criança de 7 a 10 anos: projeto Movimente-se Mais.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elton Leandro Santos Frós

REZENDE, M. C.; ASSENÇO, Florentino; ALBURQUEQUE, E. S. A.. O Perfil dos Praticantes de Atividade Física nos Vivas dos Principais Bairros da Grande São Luís. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Hortência Santos Costa

REZENDE, M. C.; SEVÍLIO JÚNIOR, M. N.; NAVARRO, F.. Análise do Nível de Desidratação em Corredores de Rua Através da Coloração da Urina.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: HERIKSON ARAUJO COSTA

NAVARRO, F.;REZENDE, M. C.; SEVÍLIO JÚNIOR, M. N.. Nível de Desidratação e Balanço Hídrico em Corredores de Meia Maratona.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Laila Fernanda de Sousa Avelar

NAVARRO, F.;REZENDE, M. C.; ASSENÇO, Florentino. Efeitos da Prática de Atividade Física na Sintomatologia de Mulheres Climatéricas.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Igor Castelo Branco Pereira

REZENDE, M. C.; SEVÍLIO JÚNIOR, M. N.; NAVARRO, F.. Personal Trainer: influência da matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da UFMA na intervenção e capacitação desta ocupação profissional.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Carlos André Lopes Cunha

REZENDE, M. C.; ALBURQUEQUE, E. S. A.; TRINDADE, P.. As alterações sociais e a evolução do sobrepeso e obesidade no Brasil.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Magnoel Gomes da Costa

REZENDE, M. C.; Cortez, Antônio C. L.. Nível de Exercício Físico dos Acadêmicos da Área da Saúde. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Nadia Ribeiro Leite

FREITAS, Maria Nice;REZENDE, M. C.. Os Efeitos do Exercício Físico na Prevenção e na Normalização da Pressão Arterial. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Gorete de Araújo Sandres

REZENDE, M. C.. A Importância da Recreação nas Séries Iniciais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Maria da Conceição Borges

REZENDE, M. C.. A Atividade Física no Controle da Diabete Mellitus Tipo 2. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Renata Gomes dos Santos

REZENDE, M. C.. A Prática da Educação Física Escolar no Desenvolvimento da Cultura Corporal em Crianças de 6 a 10 Anos de Idade.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Leia Adelhana Silva Mesquita

REZENDE, M. C.. Reeducação Postural nas Escolas Púplicas de Floriano. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Francisca Maria de Carvalho Costa

Cortez, Antônio C. L.;REZENDE, M. C.. Importancia da atividade física para idosos do API (Apóio a Pessoa Idosa) da cidade de Floriano-PI. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí.

RIBEIRO, D. A. F.;REZENDE, M. C.. Envelhecimento e atividade física. 2018. Universidade Ceuma.

SEVÍLIO JÚNIOR, M. N.;REZENDE, M. C.; SOUSA, S.. Educação Física Básica I. 2012. Universidade Federal do Maranhão.

REZENDE, M. C.; SEVÍLIO JÚNIOR, M. N.; BEZERRA, A. F. S.. Educação Física Básica I. 2012.

Orientou

Paula Cristina Silva da Silva

A INFLUÊNCIA DA SUPLEMENTAÇÃO DE CARBOIDRATOS NO SISTEMA IMUNE DE ADULTOS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO ESPORTIVA, FUNCIONAL E FITOTERÁPICA) - Faculdade Laboro; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Aline Silva Melo da Silva

Nível de atividade física e qualidade de vida de profissionais de saúde em unidade de terapia intensiva; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva e Suporte Ventil) - Faculdade Redentor do Rio de Janeiro; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Leidiane Diniz Lima

Treinamento resistido como estratégia de tratamento para paciente fibromiálgico: um estudo de caso; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Carlos Alessandro Pedrosa Lindoso

avaliação da força muscular de mulheres sobreviventes de câncer de mama: um estudo de múltiplos caso; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Marcos Waldécio Monteiro de Carvalho

Treinamento de força para a terceira idade e seus benefícios relacionados a capacidade funcional; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

ALEXIA MOTA PINHEIRO

DESENVOLVIMENTO DE CARTILHA EDUCATIVA INFANTIL SOBRE ATIVIDADE FÍSICA NO DIABETES: uma estratégia de História em Quadrinhos (HQ); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

DANIEL PEREIRA BARRETO

AVALIAÇÃO DA MOBILIDADE DO OMBRO EM MULHERES SOBREVIVENTES DO CÂNCER DE MAMA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Guilherme de Oliveira

TREINAMENTO DE FORÇA PARA CRIANÇAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

WERDSON CANTANHEDE RAMOS

COMPOSIÇÃO CORPORAL E RESISTÊNCIA MUSCULAR DE SOBREVIVENTES DE CÂNCER; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Natália da Silva Santos

AVALIAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM IDOSOS PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Adriana de Sousa Pereira

EFEITO DA HIDROGINÁSTICA NA PRESSÃO ARTERIAL DE IDOSAS HIPERTENSAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Breno Augusto Serejo Fernandes

Efeito do Treinamento Resistido Associado ao Pliométrico na composição corporal e força de Mulheres Sobreviventes de Câncer de Mama; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

QUEZIA QUEREN CARDOSO MOREIRA

ANALISE DO EQUILÍBRIO DINÂMICO EM IDOSOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

BRUNA SANTOS DA COSTA

EFEITO DO TREINAMENTO CONCORRENTE NA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA E AVE; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

IVANALSON RIBEIRO GUTERRES

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE IDOSAS ATIVAS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

DAYANE RIBEIRO ALMEIDA

ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E A PRESSÃO ARTERIAL EM INDIVÍDUOS ADULTOS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

ANDERSON PENA PAIXÃO

ANALISE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE INDIVÍDUOS PRATICANTES DE TREINAMENTO RESISTIDO; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA ALIDA JÚNIOR

MODELOS DE TREINAMENTO FÍSICO UTILIZADOS EM CAMUNDONGOS COM TUMOR: uma revisão bibliográfica; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

RAQUEL FAUSTINO DE SOUSA

A INFLUÊNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NA AUTOIMAGEM DO IDOSO; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

TALLES JHON CAMPOS PINHEIRO

OBESIDADE INFANTIL: CONTRIBUIÇÃO DO COMPORTAMENTO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

AMÁLIA MARQUES DA SILVA

BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

JULIEDSA MIRANDA BARROS

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA SOBRE AS CAPACIDADES DE EQUILIBRIO E FLEXIBILIDADE NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

JOSE MARIA RODRIGUES MACHADO

EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

WESLLEY LEITE COSTA

MÉTODOS FUTEBOLÍSTICOS NA INICIAÇÃO DOS TREINAMENTOS DE ALUNOS EM ESCOLINHAS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Flávio Ícaro Lima Sampaio

A influencia da liberação miofascial sobre a pressão arterial de idosas hipertensas: um estudo de caso; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Gláucia Regina Nunes do Vale

ATENÇÃO À SAÚDE POR MEIO DA PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO NO CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO IDOSO: percepções dos idosos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Iuri Moraes Coêlho

Avaliação do conhecimento proporcionado por uma palestra de educação em saúde nas aulas de educação física; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Iuri Moraes Coêlho

A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Vitor Araújo Telles

Efeitos do Treinamento de Força de Alta Intensidade e Curto intervalo de Descanso sobre o gasto calórico em indivíduo treinado : Estudo de Caso; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

LUIS FILIPE SANTOS TEIXEIRA

Avaliação de Aspectos da Capacidade Funcional em Idosas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

WHADYLLA KELLE RODRIGUES SANTOS

EFEITOS DO MÉTODO PILATES SOBRE O EQUILIBRIO E FORÇA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Hudson de Sousa

Resposta pressórica em idosos praticantes de exercício resistido; ; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Thailton José Durans Silva

Avaliação da capacidade aeróbia em mulheres com câncer de mama; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Charlene Ribeiro Silva

Avaliação de composição corporal, força e flexibilidade de mulheres em tratamento com câncer de mama; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Thamyres Cristina Monteiro

Avaliação da qualidade de vida de idosas praticantes de musculação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Isaías Carvalho

Avaliação da Capacidade Aeróbia em Idosas Praticantes de Musculação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Thayane Caldas

Contribuições da dança para a saúde do idoso: uma mini revisão; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Jhonys Rodrigues

Auto-avaliação dos benefícios à saúde promovidos pela prática da dança; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Ìcaro de Melo

efeito do treinamento resistido em camundongos com tumor; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Assunção de Maria Aires Costa

SAÚDE MENTAL DO IDOSO: O ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Elba Rejane Maciel Ferreira

PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE IDOSOS PRATICANTES DA MUSCULAÇÃO NO UNICEUMA SEM FRONTEIRAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

SAMANTHA DE JESUS SILVA SIQUEIRA

NIVEL DE HIDRATAÇÃO DE PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DE UMA ACADEMIA DE SÃO LUIS - MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

André Roberto Raiol de Souza

OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO RESISTIDO EM IDOSOS COM OSTEOPOROSE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade Ceuma; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Tamires Sousa dos Santos

Avaliação do Risco de Queda em Idosos Ativos e Sedentários Através de Testes Funcionais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Renata Rodriguez Diniz

Avaliação da Capacidade Aeróbia em Mulheres; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Elaynne Silva de Oliveira

Estilo de Vida dos Estudantes de Educação Física da UFMA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Mariana Castelo Branco

Saúde na Escola: hábitos e conhecimentos de saúde dos alunos de escola pública; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Maisa Carvalho Rezende Soares

Benefícios da prática de exercício físico para a autonomia funcional em idosos; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Tamires Sousa

Avaliação do risco de queda em idosos; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

POLIANE DUTRA ALVARES

Características Morfológicas e Fisiológicas: relações com as posições de atletas de handebol; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

VANESSA OLIVEIRA JORGE PEREIRA

A qualidade de vida no processo de envelhecimento: um estudo com praticantes do método Pilates; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Lígia Grazielle Rodrigues Soares

Perfil dos idosos participantes dos projetos de atividade física do Núcleo de Esporte da UFMA; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Valéria Andrade Ferreira

Índice de reprovação da disciplina Educação Física; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Teed Reverson Sousa Reis

Políticas Públicas para o idoso; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Marlene Sousa Alves Fernandes

Avaliação na disciplina educação físca nos anos iniciais da escola municipal Senador Alexandre Costa; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Wilka da Conceição Sousa de Queiroz

Avaliação Funcional e psicológica de idosos do Centro Convier; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Hilvânia Sousa de Queiróz

A valorização do profissional de Educação Física: análise na Escola Municipal Ananias Murad, Codó-MA; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Francisco de Assis Coqueiro Serra

Condições atuais das áreas de desporto e lazer na cidade de Codó-MA; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Mayra Batista Reis

Os Benefícios da Hidroginástica para Idosos dos Clubes da Cidade de Floriano; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Verielene de Sousa Barbosa

Os Benefícios da Ginástica Laboral para os Trabalhadores; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Denise da Silva Alves

Benefícios da Caminhada para Obesos com Idade entre 25 a 65 Anos, na cidade de Floriano-PI; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Flaviana de Oliveira Medeiros

Desvios da Coluna Vertebral entre Escolares de 11 a 15 anos na Escola Municipal Antonio Nivaldo da Cidade de Floriano-PI; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maísa Carvalho Rezende Soares;

Produções bibliográficas

  • PACHECO, ELYSREJANE FERREIRA ; SOARES, MAÍSA CARVALHO REZENDE ; BEZERRA, GIOVANA SILVA ; DE MELO, LAURINALVA NÍVEA FERREIRA ; DA SILVA, ANA FLÁVIA SANTOS ; GARCÊS, LUKA MARTINS ; DIAS FILHO, CARLOS ALBERTO ALVES ; SOARES JUNIOR, NIVALDO DE JESUS SILVA . PERFORMANCE NEUROMUSCULAR EM MULHERES IDOSAS PRATICANTES DE HIDROGINÃ?STICA E CAMINHADA. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 4, p. 1550-1566, 2024.

  • SOARES, MAÍSA CARVALHO REZENDE ; SOUSA, R. M. L. ; FLEXA, D. A. ; FURTADO, A. E. R. A. . Estratégias de enfrentamento da obesidade na atenção primária em saúde no Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE OBESIDADE, NUTRIÇÃO E EMAGRECIMENTO , v. 16, p. 1018, 2022.

  • PESTANA, E. R. ; CARVALHO, W. R. G. ; REZENDE, M. C. ; NUNES, L. A. M. ; BRANCO SOBRINHO, F. C. C. ; BEZERRA, S. A. S. ; ARAUJO, M. L. ; SALVADOR, E. P. . Socioeconomic and Anthropometric Conditions Do Not Influence the Level of Physical Activity of Adolescents. JOURNAL OF EXERCISE PHYSIOLOGY ONLINE , v. 23, p. 58-67, 2020.

  • SOARES, MAÍSA CARVALHO REZENDE ; SILVA, MAYARA CRISTINA PINTO ; ALMEIDA-JUNIOR, FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA ; NASCIMENTO, JOHNNY RAMOS ; NASCIMENTO, FLAVIA RAQUEL FERNANDES ; GUERRA, ROSANE NASSAR MEIRELES . Effect of Babassu Mesocarp As a Food Supplement During Resistance Training. Journal of Medicinal Food , v. 24, p. 32835588, 2020.

  • Reis, Andréa Dias ; LIMA, F. A. ; SANTANA, P. V. A. ; DINIZ, R. ; REZENDE, M. C. ; ALVARES, P. . CARACTERÍSTICA MORFOLÓGICA, NEUROMOTORA E FISIOLÓGICA: RELAÇÕES COM AS POSIÇÕES DE ATLETAS DE HANDEBOL. REVISTA BRASILEIRA DE PRESCRIÇÃO E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO , v. 13, p. 1323-1331, 2019.

  • Reis, Andréa Dias ; SOUZA, FRANCIVAL LEITE DE ; RAMALLO, BIANCA TROVELLO ; SOARES, MAÍSA CARVALHO REZENDE ; ALVES FILHO, Florentino Assenço ; LARANJEIRA, ISADORA PINHEIRO ; GARCIA, JOÃO BATISTA SANTOS ; NAVARRO, FRANCISCO . Treinamento aeróbico em sobrevivente de câncer de mama - relato de caso. SCIENTIA MEDICA (PORTO ALEGRE. ONLINE) , v. 26, p. 24394-24394, 2016.

  • SELMA, DO NASCIMENTO SILVA ; IRACELLE, CARVALHO ABREU ; MARIA, DO SOCORRO DE SOUSA CARTAGENES ; MAISA, CARVALHO REZENDE ; KARLA, FRIDA TORRES FLISTER ; CRISTIANE, TAVARES MACHADO ; ROBERTO, SIGFRIDO GALLEGOS OLEA ; SONIA, MARIA DE FARIAS FREIRE ; MARILENE, OLIVEIRA DA R BORGES ; ANTONIO, CARLOS ROMAO BORGES . Effects of Jatropha gossypiifolia L. on the blood pressure and vascular reactivity of rats. African Journal of Pharmacy and Pharmacology , v. 9, p. 375-375, 2015.

  • ALVARES, P. ; REIS, A. ; DINIZ, R. ; REZENDE, M. C. . NÍVEL DE DESIDRATAÇÃO EM ATLETAS UNIVERSITÁRIOS DE ATLETISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV) , v. 1, p. 1351-1358, 2012.

  • VIANA, K. R. F. ; AVELAR, L. F. S. ; REZENDE, M. C. . AVALIAÇÃO DA MOBILIDADE ARTICULAR DO QUADRIL E COLUNA EM MULHERES PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA.. Cadernos de Pesquisa , v. 19, p. 50-53, 2012.

  • REZENDE, M. C. ; ABREU, Iracelle de Carvalho ; BORGES, M. O. R. ; ASSENÇO, Florentino . Decanoato de nandrolona aumenta a parede ventricular esquerda, mas atenua o aumento da cavidade provocado pelo treinamento de natação em ratos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 17, p. 420-424, 2011.

  • ALVARES, P. D. ; REIS, A. ; DINIZ, R. ; REZENDE, M. C. . Nível de desidratação em atletas universitários de atletismo da Universidade Federal do Maranhão. In: paulo da Trindade Nerys Silva; Sergio Augusto Rosa de Sousa; Isidoro Cruz Neto. (Org.). Nível de desidratação em atletas universitários de atletismo da Universidade Federal do Maranhão. 01ed.São Luís: Edufma, 2013, v. 02, p. 97-105.

  • REIS, A. ; NAVARRO, F. ; REZENDE, M. C. ; SILVA, S. C. S. ; SILVA, J. C. ; COELHO, R. S. A. L. . Avaliação do risco cardíaco em mulheres pós-mastectomizadas:relação ICQ e IMC. In: Paulo da Trindade Nerys Silva; Sergio Augusto Rosa de Sousa; Isidoro Cruz Neto. (Org.). Avaliação do risco cardíaco em mulheres pós-mastectomizadas:relação ICQ e IMC. 01ed.São Luís: Edufma, 2013, v. 02, p. 47-52.

  • AVELAR, L. F. S. ; REZENDE, M. C. ; NAVARRO, F. . Qualidade de vida e sintomatologia de mulheres climatéricas.. In: Paulo da Trindade Nerys Silva; Sergio Augusto Rosa de Sousa; Isidoro Cruz Neto. (Org.). Qualidade de vida e sintomatologia de mulheres climatéricas.. 01ed.São Luís: Edufma, 2013, v. 02, p. 137-145.

  • REZENDE, M. C. ; REIS, A. ; NAVARRO, F. ; SILVA, J. C. ; SILVA, S. C. S. ; COELHO, R. S. A. L. . Avaliação do Risco Cardíaco em Mulheres Pós-mastectomizadas. In: Seminário Internacional de Atividade Física, Saúde e Lazer, 2012, São Luís. Anais do VIII Seminário Internacional de Atividade Física, Saúde e Lazer, 2012.

  • REZENDE, M. C. ; AVELAR, L. F. S. ; NAVARRO, F. . Qualidade de Vida e Sintomatologia de Mulheres Climatéricas.. In: VIII Seminário Internacional de Atividade Física, Saúde e Lazer, 2012, São Luís. Anais do VIII Seminário Internacional de Atividade Física, Saúde e Lazer, 2012.

  • REZENDE, M. C. ; LIMA, F. A. ; BATISTA, E. . Aplicação do Inventário de Depressão de Beck: análise da saúde mental dos idosos da associação de artesãos da terceira idade em São Luís.. In: VIII Seminário Internacional de Atividade Física, Saúde e Lazer, 2012, São Luís. Anais do VIII Seminário Internacional de Atividade Física, Saúde e Lazer, 2012.

  • LOPES FILHA, Jurema ; REZENDE, M. C. ; AVELAR, L. F. S. ; VIANA, K. R. F. ; ASSENÇO, Florentino . Avaliação Física de Mulheres Egressas do Projeto Universidade Integrada da Terceira Idade/UFMA.. In: VIII Seminário Internacional de Atividade Física, Saúde e Lazer, 2012, São Luís. Anais do VIII Seminário Internacional de Atividade Física, Saúde e Lazer, 2012.

  • Costa, M. G. ; RIBEIRO, M. M. B. ; REZENDE, M. C. . Perfil dos Praticantes de Caminhada da Avenida Dirceu Arcoverde em Floriano-PI. In: II Encontro de Educação Física e Áreas Afins, 2007, Teresina. ANAIS do II Encontro de Educação Física e Áreas Afins, 2007.

  • REZENDE, M. C. ; ASSENÇO, Florentino . Avaliação da obesidade a partir do IMC e ICQ em indivíduos do Laboratório Funcional da UFMA.. In: IV Encontro Científico de Estudantes de Educação Física, 2004, São Luís. Anais do IV Encontro Científico dos Estudantes de Educação Física da UFMA., 2014.

  • REZENDE, M. C. ; FERNANDES, B. A. S. ; LINDOSO, C. A. P. ; BARROS, E. E. R. ; BARROS, D. P. . Influência do treinamento físico em pessoas com obesidade. In: I Congresso Norte- Nordeste de Saúde Pública, 2020, Triunfo. Anais do I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública On-Line-Resumos Simples. Triunfo: Omnis Scientia, 2020.

  • SANTOS, T. S. ; Maísa, Carvalho Rezende . QUALIDADE DE VIDA DE IDOSAS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO. In: V Congresso de Saúde e Bem estar, 2017. Anais do V Congresso de Saúde e Bem estar, 2017.

  • Maísa, Carvalho Rezende ; ICARO, F. ; ALMEIDA JUNIOR, F. . Modelos de treinamento físico em camundongos com tumor: uma revisão de literatura. In: V Congresso de Saúde e Bem Estar, 2017, São Luís. Anais do V Congresso de Saúde e Bem Estar. São Luís: CEUMA, 2017.

  • FERREIRA, E. R. M. ; GAMBASSI, B. B. ; ALMEIDA, F. J. F. ; Maísa, Carvalho Rezende . PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE IDOSOS PRATICANTES DA MUSCULAÇÃO NO UNICEUMA SEM FRONTEIRAS. In: V Congresso de Saúde e Bem Estar, 2016, São Luís. Anais do IV Congresso de Saúde e Bem Estar. são Luís: CEUMA, 2016.

  • Maísa, Carvalho Rezende ; SIQUEIRA, S. J. S. . NIVEL DE HIDRATAÇÃO DE PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DE UMA ACADEMIA DE SÃO LUIS - MA. In: IV Congresso de Saúde e Bem Estar, 2016. Anais do IV Congresso de Saúde e Bem Estar. São Luís: CEUMA, 2016.

  • ALVARES, P. D. ; REIS, A. ; DINIZ, R. ; LIMA, F. A. ; REZENDE, M. C. ; PEREIRA, G. B. . RELAÇÃO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO COM A FORÇA E AGILIDADE DE JOGADORES DE HANDEBOL. In: 1º Simpósio de Incentivo à Produção Científica na Educação Física - UFMA, 2014, São Luís. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, Edição Suplementar, 2014. v. v.8. p. 354-354.

  • REIS, A. ; ALVARES, P. ; DINIZ, R. ; LIMA, F. A. ; REZENDE, M. C. . ANÁLISE DE FLEXIBILIDADE E AGILIDADE EM JOGARES DE HANDEBOL. In: 1º Simpósio de Incentivo à Produção Científica na Educação Física - UFMA, 2014, São Luís. 1º Simpósio de Incentivo à Produção Científica na Educação Física - UFMA, 2014. v. 8. p. 358-358.

  • Avelar, Laila Fernanda de Sousa ; VIANA, K. R. F. ; REZENDE, M. C. ; SEVÍLIO JÚNIOR, M. N. . Estudo do Nível de Desidratação em Mulheres Praticantes de Exercício Físico em Ambiente Neutro Com e Sem Controle de Ingestão de Água. In: CD-ROM dos Resumos Selecionados do XIV Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Lingua Portuguesa, 2012, Belo Horizonte. XIV Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Lingua Portuguesa, 2012.

  • REZENDE, M. C. ; VIANA, K. R. F. ; ASSENÇO, Florentino ; AVELAR, L. F. S. ; LIMA, F. A. ; SILVA, J. C. . Avaliação Neuromotora de Mulheres Egressas do Projeto Universidade Integrada da Terceira Idade/UFMA. In: 64° Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luís. Anais da 64° Reunião Anual da SBPC, 2012.

  • REIS, A. ; REZENDE, M. C. ; SILVA, S. C. S. ; NAVARRO, F. ; COELHO, R. S. A. L. . Avaliação do Nível de Atividade Física em Mulheres Pós-Mastectomizadas.. In: 64° Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luís. Anais da 64° Reunião Anual da SBPC, 2012.

  • AVELAR, L. F. S. ; REZENDE, M. C. ; VIANA, K. R. F. ; SEVÍLIO JÚNIOR, M. N. . Estudo do Nível de Desidratação em Mulheres Praticantes de Exercício em Ambiente Quente, Com e Sem Controle de Água.. In: CD-ROM dos Resumos Selecionados do XIV Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2012, Minas Gerais. Anais do XIV Congresso de Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa, 2012.

  • REZENDE, M. C. ; AVELAR, L. F. S. ; VIANA, K. R. F. ; NAVARRO, F. . O Profissional de Educação Física na Estratégia de Saúde da Família e sua Contribuição para Promoção de Saúde dos Idosos.. In: XIV Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2012, Minas Gerais. CD-ROM dos Resumos Selecionados do XIV Congresso de Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa, 2012.

  • LIMA, E. B. ; LIMA, F. A. ; MENDES, P. C. ; REZENDE, M. C. . Perfil da Saúde Mental e Física de Idosas da Associação de Artesãos da Terceira Idade, São Luís-MA. In: 35° Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2012, São Paulo. Anais do 35° Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2012.

  • DINIZ, R. ; LIMA, F. A. ; SILVA, J. C. ; COSTA, D. G. ; REZENDE, M. C. . Análise do Percentual de Gordura, IMC, ICQ em Mulheres do LAREPO na Univercidade Federal do Maranão. In: 35° Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2012, São Paulo. Anais do 35° Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2012.

  • SANTOS, T. S. ; LIMA, F. A. ; REIS, A. ; ALVARES, P. D. ; DINIZ, R. ; REZENDE, M. C. . Avaliação do Nível de Atividade Física e Risco Cardiovascular em Participantes de uma Ação Social. In: 35° Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2012, São Paulo. Anais do 35° Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.

  • REZENDE, M. C. ; VIANA, K. R. F. ; ASSENÇO, Florentino ; ALVARES, P. D. ; DINIZ, R. . Auto-Avaliação da capacidade Funcional de Mulheres Egressas do Projeto Universidade da Terceira Idade/UFMA. In: Anais da 64° Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luís. 64° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência, 2012.

  • VIANA, K. R. F. ; AVELAR, L. F. S. ; REZENDE, M. C. . Nível de Desidratação em praticantes de exercício físico com controle de ingesta hídrica.. In: XII Encontro Científico dos Estudantes de Educação Física da UFMA., 2011, São Luís. Anais do XII Encontro Científico dos Estudantes de Educação Física da UFMA., 2011.

  • REZENDE, M. C. ; ALVES FILHO, Florentino Assenço ; BORGES, M. O. R. . Efeitos do Decanoato de Nandrolona e do Treinamento Físico Sobre o Tamanho do Coração, Fígado, Rim e Testículos de Ratos Wistar.. In: III Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental., 2008, Fortaleza. III Reunião Regional FeSBE 2008, 2008.

  • REZENDE, M. C. . Efeitos do decanoato de nandrolona e do treinamento físico sobre as demensões cardíacas e pressão arterial.. In: Reunião Anual da Federação da Sociedades de Biologia Experimental, 2006, Águas de Lindóia. Anais da XXI Reunião Anual da Federação da Sociedades de Biologia Experimental, 2006.

  • REZENDE, M. C. ; MELO, Laurinalva Nívea Ferreira de ; ASSENÇO, Florentino . Alteração da Pressão Arterial e da Resstência Vascular Durante o Exercicío.. In: I Reunião Regional da Federação da Sociedades de Biologia Experimental, 2005, Belém. I Reunião Regional da Fesbe, 2005.

  • REZENDE, M. C. ; MELO, Laurinalva Nívea Ferreira de ; ASSENÇO, Florentino . Influência de diferentes parâmetros associados ao exercício sobre a resistência vascular periférica e pressão arterial.. In: V Encontro Científico de Estudantes de Educação Física da UFMA., 2005. Anais do V Encontro Científico dos Estudantes de Educação Física da UFMA., 2005.

  • REZENDE, M. C. ; SANTOS, Ciro José Ferreira dos ; SANTOS, Laurinalva Nívea Ferreira dos ; SOUSA, Érika Silva ; OLIVEIRA, Shirley Andrade de . Estudo sobre a prevalência de fatores de risco à saúde em indivíduos adultos de baixa renda. In: I Congresso de ensino, pesquisa e extenção da UFMA., 2004, São Luis. Anais do I Congresso de ensino, pesquisa e extenção da UFMA.. São Luis: Editora da UFMA, 2004.

  • REZENDE, M. C. ; ALVES FILHO, Florentino Assenço ; MELO, Laurinalva Nívea Ferreira de . Influência de diferentes parâmetros associados ao exercício sobre a resistência vascular periférica e a pressão arterial. In: I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMA, 2004, São Luis. I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMA. São Luis: Editora da UFMA, 2004.

  • REZENDE, M. C. ; MELO, Laurinalva ; ASSENÇO, Florentino ; REIS, Nilza ; CAMPOS, Haldna ; LOPES FILHA, Jurema . Efeitos da Atividade Física sobre a Obesidade e Pressão Arterial em Indivíduos Adultos. In: I Congresso de ensino, pesquisa e extenção da UFMA., 2004, São Luís. Anais do I Congresso de ensino, pesquisa e extenção da UFMA.. São Luís: Editora da UFMA, 2004.

  • REZENDE, M. C. ; Braga, Viviane . Prescrição de treinamento para pacientes ostomizados .. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZENDE, M. C. . Contribuições da equipe multiprofissional para o envelhecimento ativo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZENDE, M. C. ; Braga, Viviane . Relato de Experiencia do estágio hospitalar no Centro de Reabilitação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZENDE, M. C. . Obesidade e Exercício Físico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DINIZ, R. ; MOSTARDA, C. T. ; REZENDE, M. C. ; MELO, L. P. ; CUTRIM, A. L. C. . Avaliação da Capacidade Aeróbia em Mulheres. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REZENDE, M. C. . O movimento humano na perspectiva da saúde coletiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZENDE, M. C. . Promoção da saúde nas aulas de Educação Física.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZENDE, M. C. ; VIANA, K. R. F. ; C FILHA, Jurema Gonçalves Lopes de ; FREITAS, F. . 25° Congresso Brasileiro de Medicina e do Esporte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIANA, K. R. F. ; REZENDE, M. C. ; NAVARRO, F. ; AVELAR, L. F. S. . O Profissional de Educação Física na Estratégia de Saúde da Família e sua Contribuição para Promoção de Saúde dos Idosos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AVELAR, L. F. S. ; REZENDE, M. C. ; SEVÍLIO JÚNIOR, M. N. . Estudo do Nível de Desidratação em Mulheres Praticantes de Exercício em Ambiente Quente, Com e Sem Controle de Água.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AVELAR, L. F. S. ; REZENDE, M. C. ; SEVÍLIO JÚNIOR, M. N. ; VIANA, K. R. F. . Estudo do Nível de Desidratação em Mulheres Praticantes de Exercício em Ambiente Neutro, Com e Sem Controle de Água.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AVELAR, L. F. S. ; NAVARRO, F. ; REZENDE, M. C. . Qualidade de Vida e Sintomatologia de Mulheres Climatérica.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, M. C. ; C FILHA, Jurema Gonçalves Lopes de ; ASSENÇO, Florentino ; VIANA, K. R. F. ; AVELAR, L. F. S. . Avaliação Física de Mulheres Egressas do Projeto Universidade Integrada da Terceira Idade/UFMA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSENÇO, Florentino ; AVELAR, L. F. S. ; REZENDE, M. C. ; VIANA, K. R. F. ; LIMA, F. A. ; SILVA, J. C. . Avaliação Neuromotora de Mulheres Egressas do Projeto Universidade Integrada da Terceira Idade/UFMA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, M. C. ; ASSEÇO, Florentino ; AVELAR, L. F. S. ; VIANA, K. R. F. ; ALVARES, P. ; DINIZ, R. ; REIS, A. . Auto-Avaliação da capacidade Funcional de Mulheres Egressas do Projeto Universidade da Terceira Idade/UFMA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REIS, A. ; NAVARRO, F. ; REZENDE, M. C. ; SILVA, S. C. S. ; COELHO, R. S. A. L. ; SILVA, J. C. . Avaliação do Risco Cardíaco em Mulheres Pós-mastectomizadas: relação IMC e ICQ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REIS, A. ; REZENDE, M. C. ; ALVARES, P. ; DINIZ, R. . Nível de Desidratação de Atletas de Atletismo da Universidade Federal do Maranhão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REIS, A. ; SILVA, J. C. ; REZENDE, M. C. ; SILVA, S. C. S. ; COELHO, R. S. A. L. ; NAVARRO, F. . Avaliação do Nível de Atividade Física em Mulheres Pós-Mastectomizadas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • REZENDE, M. C. ; VIANA, K. R. F. ; Avelar, Laila Fernanda de Sousa . Nível de desidratação em praticantes de exercício físico com controle de ingesta hídrica.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, M. C. ; ALVES FILHO, Florentino Assenço ; BORGES, M. O. R. . Efeitos do Decanoato de Nandrolona e do Treinamento Físico Sobre o Tamanho do Coração, Fígado, Rim e Testículo de Ratos Wistar.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, Laurinalva Nívea Ferreira de ; REZENDE, M. C. ; ASSENÇO, Florentino . Influencia de diferentes parâmetros associados ao exercício sobre a resistência vascular periférica e pressão arterial. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, Laurinalva Nívea F ; REZENDE, M. C. . Respostas da Pressão Arterial e da Resistência Vascular Periférica Durante os Exercícios Contínuos e Intermitentes.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Ferreira de Melo, L. N. ; REZENDE, M. C. ; ALVES FILHO, Florentino Assenço . Alteração da Pressão Arterial e da Resistência Vascular Durante o Exercício.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES FILHO, Florentino Assenço ; LOPES FILHA, Jurema ; CAMPOS, Haldna Hosana S Siqueira ; REIS, Nilza Cleide Gama dos ; REZENDE, M. C. . Efeitos da Atividade Física sobre a Obesidade e Pressão Arterial em Indivíduos Adultos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, Shirley Andrade de ; SANTOS, Ciro José Ferreira dos ; SOUSA, Érika Silva ; REZENDE, M. C. ; MELO, Laurinalva Nívea Ferreira de . Avaliação da obesidade a partir do IMC e ICQ em indivíduos do Laboratório de Avaliação Fucional da UFMA.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

REZENDE, M. C. . VIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde. 2012.

REZENDE, M. C. ; TRINDADE, P. ; MOURA, S. M. . VIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde. 2012.

SOARES, MAÍSA CARVALHO REZENDE . Aprovação do Projeto Pedagógico e Plano de Curso. 2022.

MAISA, CARVALHO REZENDE . Validação de Referências Bibliográficas. 2022.

SOARES, MAÍSA CARVALHO REZENDE . Atualização do Plano de Ensino do Curso de Educação Física Bacharelado no ano de 2021.. 2021.

RIBEIRO, D. A. F. ; Menezes, Luís Alexandre de Menezes ; SOARES, MAÍSA CARVALHO REZENDE ; MARTINS, V. B. ; FURTADO, A. E. R. A. ; ALMEIDA, F. J. F. . Nova matriz curricular do curso de Educação Física. 2019.

RIBEIRO, D. A. F. ; SOARES, MAÍSA CARVALHO REZENDE ; NUNES, L. A. M. ; ALMEIDA, F. J. F. ; FURTADO, A. E. R. A. ; MARTINS, V. B. . Matriz curricular do curso de Educação Física. 2017.

Maísa, Carvalho Rezende . TREINAMENTO DE FORÇA: CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Braga, Viviane ; REZENDE, M. C. . Atividade Física para Pacientes Ostomizados. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

REZENDE, M. C. . Contribuições da equipe multiprofissional para o envelhecimento ativo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

REZENDE, M. C. ; Braga, Viviane . Relato de experiência do estágio hospitalar no centro de reabilitação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MAISA, CARVALHO REZENDE ; SILVA, D. A. . Benefício da Atividade Física na Endometriose. 2023; Tema: Endometriose e Atividade Física. (Rede social).

MAISA, CARVALHO REZENDE . Fisiologia Humana. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de plano de ensino).

Maísa, Carvalho Rezende . Fisiologia do Exercício. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - desenvolvimento de plano de ensino).

REZENDE, M. C. . Avaliação Funcional do Idoso. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

REZENDE, M. C. ; ALMEIDA, F. J. F. ; FLEXA, D. A. ; NUNES, L. A. M. . Matriz de Curso Educação Física Bacharelado. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisão e reestruturação de matriz de curso).

REZENDE, M. C. . Bateria de Testes Aeróbios e Anaeróbios. 2011. .

REZENDE, M. C. . Princípios Básicos de Primeiros Socorros.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    Atividade Física na Reabilitação do Câncer, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maísa Carvalho Rezende Soares - Coordenador.

  • 2019 - Atual

    Avaliação da Capacidade funcional, qualidade de vida e saúde mental de idosos fisicamente ativos e sedentários., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Maísa Carvalho Rezende Soares - Coordenador.

  • 2015 - 2018

    Resposta Bioquímica e Imunológica do Treinamento Físico Resistido e Suplementação com Mesocarpo de Babaçu., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Maísa Carvalho Rezende Soares - Coordenador / Assenço - Integrante / Francisco Navarro - Integrante / Flávia Raquel Fenandes do Nascimento - Integrante / Lucilene Amorim Siva - Integrante / Ana Karlla Sousa - Integrante / Rosane Nassar Meireles Guerra - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Influência de diferentes parâmetros associados ao exercício sobre a resistência vascular periférica e pressão arterial., Descrição: Este projeto de pesquisa foi desenvolvido no Laboratória de Avaliação e Reabilitação Física sob a orientação do prof. Dr Florentino Assenço com a participação dos alunos do curso de Educação Física como amostra. Seus resultados foram apresentados em congressos e foi utilizado como trabalho monográfico de conclusão de curso de Laurinalva Nívea Ferreira de Melo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maísa Carvalho Rezende Soares - Integrante / Florentino Assenço Alves Filho - Integrante / Laurinalva Nívea Ferreira de Melo - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2021 - Atual

    Atividade Física , Saúde e Alto Rendimento, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Maísa Carvalho Rezende Soares - Integrante / Luís Alexandre de Menezes Nunes - Integrante / Ezequias Rodrigues Pestana - Coordenador.

  • 2021 - Atual

    Atividade Física , Saúde e Alto Rendimento, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Maísa Carvalho Rezende Soares - Integrante / Luís Alexandre de Menezes Nunes - Integrante / Ezequias Rodrigues Pestana - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2022

Universidade Ceuma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor extensionista

Outras informações:
Membro da comissão de professores do projeto Obesidade, projeto aprovado pelo Governo Federal voltado para o desenvolvimento de ações na atenção básica com objetivo de reduzir a incidência e prevalência de obesidade nos municípios de baixo IDH.

2019 - 2022

Universidade Ceuma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante, Carga horária: 30

2019 - 2022

Universidade Ceuma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado de curso EF Bacharelado, Carga horária: 30

2018 - 2022

Universidade Ceuma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado de curso EF Licenciatura, Carga horária: 30

2016 - 2022

Universidade Ceuma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Concelho do curso de EF Bacharelado, Carga horária: 30

2015 - 2022

Universidade Ceuma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação no curso de Nutrição e Educação Física nas disciplinas de Fisiologia Humana, Fisiologia do Exercício, Pesquisa Científica, Estágio Supervisionado, Fisiologia da Prescrição de Exercício para Grupos Especiais, Saúde Pública.

2015 - 2022

Universidade Ceuma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: pesquisador

Outras informações:
Pesquisado na área de Exercício Físico para Grupos Especiais

2015 - 2022

Universidade Ceuma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Conselho de curso (EF Licenciatura), Carga horária: 30

Atividades

  • 02/2016 - 12/2022

    Extensão universitária , Associação de Ensino, Campus Renascença.,Atividade de extensão realizada, Projeto de extensão com idosos praticantes de exercício físico.

  • 02/2015 - 12/2022

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em ações comunitárias, Estágio em clínicas e hospitais, Fiisiologia Humana, Fisiologia da prescrição do exercício para populações especiais, Fisiologia do exercício, Trabalho de Comclusão de Curso

  • 02/2015 - 12/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CEUMA.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso de Educação Física.

  • 02/2015 - 12/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CEUMA.,Cargo ou função, Membro do núcleo docente estruturante (NDE).

2011 - 2013

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor temporário, Carga horária: 40

2011 - 2013

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: coordenadora do projeto de extensão, Carga horária: 8

2003 - 2005

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisadora

Outras informações:
Bolsista de iniciação científica não remunerado desenvolvendo projeto sobre os efeitos da natação e do uso de anabolizante sobre variáveis cardiovasculares em ratos.

2003 - 2005

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora e avaliadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de projeto de extensão do Laboratório de Avaliação e Reabilitação Física, desenvolvendo atividade de pesquisa e extenção.

Atividades

  • 07/2011

    Extensão universitária , Laboratório de Avaliação Psicomotriz e Orgânica.,Atividade de extensão realizada, Co-coordenadora do projeto Melhorando a Saúde.

  • 04/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, Laboratório de Avaliação e Prescrição de Exercício.,Linhas de pesquisa

  • 07/2011 - 07/2013

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Medidas de Avaliação em Educação Física, Processo de Envelhecimento e Atividade Física, Saúde Coletiva e Atividade Física, Treinamento Desportivo, Educação Física Escolar e Saúde, Avaliação e Prescrição de Exercício

  • 03/2004 - 12/2005

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física.,Atividade de extensão realizada, Atividade Física para pessoas adultas com doenças cronico-degenerativas associadadas..

2006 - 2008

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor temporário, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Fisiologia Humana e do Exercício, Crescimento e Desenvolvimento, Aprendizagem Motora, Educação Psicomotora e Exercício Físico para Grupos Especiais.

Atividades

  • 08/2007 - 03/2008

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Psicomotora, Fisiologia Humana e do Exercício

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aprendizagem Matora, Crescimento e Desenvolvimento

  • 03/2007 - 06/2007

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade Física para Grupos Especiais

2009 - 2010

Instituto Florence de Ensino Superior

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora da disciplina Fisiologia Humana, Biofísica, e Educação em Saúde para o curso de Enfermagem e Farmácia.

Atividades

  • 01/2010 - 07/2010

    Serviços técnicos especializados , Florence.,Serviço realizado, Auxiliar de coordenação dos cursos de farmácia e enfermagem.

  • 07/2009 - 10/2009

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana e Biofísica

  • 07/2009 - 10/2009

    Ensino, Emfermagen, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação em Saúde

  • 03/2009 - 06/2009

    Ensino, Emfermagen, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana

2000 - 2000

Academia Gym

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estagiario, Carga horária: 10

Atividades

  • 03/2000 - 09/2000

    Estágios , Academia.,Estágio realizado, Estágiario de ginástica.

2009 - 2011

Governo do Estado do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora do Parque Ecológico da L. da Jansen, Carga horária: 20

Outras informações:
Elaboração e Implantação do projeto Lagoa da Gente que atendia aos servidores públicos estaduais e freqüentadores da Lagoa da Jansen. Com as seguintes atividades: avaliação física, orientação de atividade física, escola de esporte infantil, campeonatos para servidores do estado.

2003 - 2004

Governo do Estado do Maranhão

Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
O projeto foi realizado em local público com a participação dos moradores do Bairro Vinhais. Caracterizou-se por desenvolver atividades físicas e avaliação física.

2002 - 2002

Governo do Estado do Maranhão

Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Avaliador Físico, Carga horária: 9

Outras informações:
O projeto era de extenção, realizado em local público com participação dos indivíduos frequentadores da Lagoa da Jasem. Eram realizadas atividades físicas e avaliação física.

Atividades

  • 05/2009 - 02/2011

    Direção e administração, Secretaria Adjunta de Gestão e Modernização.,Cargo ou função, Diretora do Parque Ecológico da Lagoa da Jansen..

2004 - 2004

Interage Marketing e Eventos

Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: recreadora, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/2004 - 07/2004

    Serviços técnicos especializados , Eventos, Colônia de Férias.,Serviço realizado, recreação.

2005 - 2005

UNIDADE ESCOLAR CORINA NETO

Vínculo: voluntária, Enquadramento Funcional: professora de Educação Física, Carga horária: 160

2006 - 2006

Unidade Escolar Garrastazu Médici

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2006 - 12/2006

    Ensino, Educação Física, Nível: Ensino Médio,Disciplinas ministradas, Educação Física