Maria José Mota Oliveira
Possui graduação em Licenciatura em Letras com Espanhol pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005). Especialização em Met. do Ens. da Língua Espanhola (2008) e Especialização em Libras (2013) pelo Centro Universitário Internacional - Uninter, Especialização em Atendimento Educacional Especializado (2017) pala Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias - FAC. Foi professora das disciplinas de Libras e de Educação Inclusiva da Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana, professora formadora da EAD, ministrando as disciplinas de Tópicos de Educação Inclusiva e Libras do curso de Lic. em Letras Português e Literaturas e ministrando a disciplina de Libras do curso de Química da Universidade do Estado da Bahia/ Universidade Aberta do Brasil. Professora do Atendimento Educacional Especializado (Sala de Recursos Multifuncionais) da rede municipal da cidade Feira de Santana-Ba. Ministrou a disciplina de Libras do Curso de Psicopedagogia do Instituto de Educação Continuada (IEC) das cidades de Cruz das Almas- Ba e Sapeaçu - Ba.
Informações coletadas do Lattes em 07/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Atendimento Educacional Especia
2016 - 2017
Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias
Título: O Desconhecimento sobre a Doença Falciforme no Contexto Escolar
Orientador: Ana Rita Antunes
Especialização em Libras
2011 - 2013
Centro Universitário Internacional
Título: A inclusão do surdo no mercado de trabalho na cidade de Feira de Santana-BA
Orientador: Gutemberg Magalhães Oldack Barbosa
Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola
2006 - 2007
Centro Universitário Internacional
Título: O ensino da Língua Espanhola para crianças com Síndrome de Down: Uma reflexão sobre a inclusão e a aprendizagem de Língua Estrangeira
Orientador: Gutemberg Magalhães Oldack Barbosa
Graduação em Licenciatura em Letras com Espanhol
2001 - 2005
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: A aquisição da linguagem das crianças com Síndrome de Down
Orientador: Cristina Mascarenhas
Formação complementar
2018 - 2018
IX Seminário PAI - Educação ao Longo da Vida em uma Escola para Todos. (Carga horária: 20h). , Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais deFeira de Santana - BA, APAE, Brasil.
2018 - 2018
II Simpósio de Psicopedagogia - Diálogos Inclusivos: Epistemologia e Prátic. (Carga horária: 30h). , Núcleo de Pós-Graduação Gastão Guimarães, CONAGRO, Brasil.
2018 - 2018
II Simpósio da Uefs sobre Autismo. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2018 - 2018
IV Encontro Sobre Crianças e Adolescentes. (Carga horária: 8h). , Instituto Crescer Cidadão, CRESCER CIDADÃO, Brasil.
2017 - 2017
Ressignificando a doença falciforme: a diversidade no contexto escolar. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2017
CAFÉ FORMATIVO: ComunicAÇÃO Alternativa Aumentativa Suplementar. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2013 - 2013
Práticas Educacionais Inclusivas - Def. Intelec.. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Tecnologias de Inform. e Comun. Acessível. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2012
Atend. Educ. Espec. para pessoa com surdez. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Uberlândua, UFU, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Libras a Distância. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2008
Extensão universitária em Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial. (Carga horária: 365h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Curso de Extensão: Práticas Leitoras. (Carga horária: 80h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
III Seminário TodXs por uma Educação Inclusiva. 2017. (Seminário).
V Congresso Baiano de Educação Inclusiva - CBEI. 2017. (Congresso).
TodXs por uma Educação Inclusiva. 2016. (Seminário).
VII Seminário do PAI com o tema Autismo e Microcefalia. 2016. (Seminário).
Atividade Pedagógica: Neurociências e as Múltiplas Linguagens. 2015. (Outra).
Encontros de Formação de Professores das Salas de Recursos Multifuncionais. 2015. (Encontro).
I Ciclo de Debates Educação e Diversidade - Uniasselvi.A inclusão do aluno com surdez. 2015. (Outra).
II Seminário Sobre Violência na Escola. 2015. (Seminário).
Seminário De Apoio a Inclusão (APAE). 2015. (Seminário).
Curso "A violência infanto-juvenil no contexto escolar". 2014. (Outra).
Evento Comemorativo pelo Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva. 2014. (Outra).
VI Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. 2014. (Seminário).
Curso de Aperfeiçoamento: "Práticas Educacionais Inclusivas na Área da Deficiência Intelectual". 2013. (Outra).
Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para Alunos Surdos. 2012. (Outra).
Oficina de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2012. (Oficina).
Curso Básico de Libras. 2011. (Encontro).
1º Congresso Intermunicipal de Educação Educação e Contemporaneidade: (Re) aprender com a Crise dos Paradigmas. 2009. (Congresso).
Curso de Libras a Distância: Uma Proposta de Formação Continuada de Professores no Contexto Educacional Inclusivo. 2008. (Outra).
Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação de Ensino.A importância das Atividades Lúdicas no Processo de Ensino-Aprendizagem. 2008. (Oficina).
Congresso Baiano de Educação Inclusiva Mini-curso: Síndrome de Down : Desafios e Perspectivas na Inclusão. 2007. (Congresso).
I Congresso Baiano de Educação Inclusiva. 2007. (Congresso).
XI Encontro Baiano de Estudantes de Letras: Uma colcha de Retalhos! As Letras e a Bahia sob a Ótica Multicultural - Mesa-Redonda "Educação Inclusiva: avanços e perspectivas". 2007. (Encontro).
Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. 2005. (Encontro).
Seminário de Línguas Estrangeiras - Sele - Uesc.A poesia autobiográfica de Lope de Vega. 2005. (Seminário).
VI Semana de Letras da Uefs: "Aquisição das Linguagens Oral e Escrita: Uma Perspectiva Sócio-Política". 2005. (Outra).
VI Semana de Letras da Uefs Mini-curso: A função social da leitura. 2005. (Outra).
IV Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down. 2004. (Congresso).
Seminário Temático: Educação Especial. 2004. (Seminário).
7º Encontro de Leitura: 100tidos da leitura. 2002. (Encontro).
Conversación en Lengua Española. 2002. (Oficina).
Curso de Extensão: Práticas Leitoras. 2002. (Outra).
Forum de Debate: O Cidadão Down: Saúde Educação na Construção de uma Sociedade Inclusiva. 2002. (Outra).
I Semana da Hispanidade. 2002. (Outra).
Neurociência da Educação. 2002. (Encontro).
II Seminário de Educação Especial. 2001. (Seminário).
II Seminário de Educação Especial com o Tema "Educação Especial: Diversos Olhares". 2001. (Seminário).
Oficina de Oralidade e Produção de Texto. 2000. (Oficina).
I Jornada Sala de Aula: Espaço Real das Dificuldades de Aprendizagem. 1998. (Outra).
Seminário A leitura: princípios de intervenção didática. 1998. (Seminário).
3º Congresso Brasileiro de Ação Pedagógica. 1996. (Congresso).
Simpósio Paulo Freire: A Práxis Político-Pedagógica do Educador. 1996. (Simpósio).
Acessoria para a formação de professores numa perspectiva Construtivista. 1995. (Encontro).
Curso Alfabertização numa Perspectiva Construtivista. 1995. (Encontro).
Curso de Corpo e Expressão. 1995. (Outra).
Psicopedagogia Institucional. 1994. (Encontro).
Curso de Recreação: o corpo fala, brinca, escuta e sente. 1992. (Outra).
Participação em bancas
OLIVEIRA, M. J. M.. A formação do professor na EJA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Negócios do Estado da Bahia.
OLIVEIRA, M. J. M.. A prática pedagógica na educação de jovesn e adultos (EJA). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Negócios do Estado da Bahia.
OLIVEIRA, M. J. M.. Indisciplina em sala de aula e mediação pedagógica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Negócios do Estado da Bahia.
OLIVEIRA, M. J. M.. Reflexões da Síndrome de Bournout no exercício da docência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Negócios do Estado da Bahia.
Orientou
S; Santos e Maricharle F; de Lima Correia; A importância do intérprete da língua de sinais para a educação inclusiva do aluno surdo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Negócios do Estado da Bahia; Orientador: Maria José Mota Oliveira;
Surdez: um desafio a ser vencido no âmbito escolar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Negócios do Estado da Bahia; Orientador: Maria José Mota Oliveira;
A aquisição da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua por surdos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Negócios do Estado da Bahia; Orientador: Maria José Mota Oliveira;
O Processo de Inclusão do Aluno Surdo numa Escola Regular; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Negócios do Estado da Bahia; Orientador: Maria José Mota Oliveira;
A Inclusão de Surdos no Âmbito Escolar: Uma Análise Histórica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Negócios do Estado da Bahia; Orientador: Maria José Mota Oliveira;
Implicações Pedagógicas na inclusão de alunos com surdez; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Negócios do Estado da Bahia; Orientador: Maria José Mota Oliveira;
A inclusão do aluno surdo: um desafio para o professor; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Negócios do Estado da Bahia; Orientador: Maria José Mota Oliveira;
Adaptações curriculares na inclusão de crianças com Síndrome de Down em escolas regulares de Educação Infantil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Negócios do Estado da Bahia; Orientador: Maria José Mota Oliveira;
Implicações da Doença Falciforme na Aprendizagem Escolar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Negócios do Estado da Bahia; Orientador: Maria José Mota Oliveira;
Acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida: uma análise sobre as políticas públicas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Negócios do Estado da Bahia; Orientador: Maria José Mota Oliveira;
dos Santos; A inclusão do aluno surdo nas séries iniciais do ensino fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Negócios do Estado da Bahia; Orientador: Maria José Mota Oliveira;
Inclusão excludente: um olhar sobre a prática educacional desenvolvida na escola pública; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Negócios do Estado da Bahia; Orientador: Maria José Mota Oliveira;
Práticas pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança com Síndrome de Down; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Negócios do Estado da Bahia; Orientador: Maria José Mota Oliveira;
O Bilinguismo como abordagem de ensino para a aprendizagem significativa dos alunos surdos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Negócios do Estado da Bahia; Orientador: Maria José Mota Oliveira;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, M. J. M. . Palestra: O papel dos educadores no trato com o aluno especial. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, M. J. M. . Educação Inclusiva e os Desafios à Docência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, M. J. M. . Aspectos históricos, sociais e pedagógicos da surdez. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - Atual
PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANAVínculo: , Enquadramento Funcional: Profª do Atend. Educac. Espec. - SRM, Carga horária: 40
2009 - 2013
Escola de Negócios do Estado da BahiaVínculo: Funcionário (Professora), Enquadramento Funcional: Professora de Libras e Educação Inclusiva, Carga horária: 4
2011 - 2016
Faculdade Anísio TeixeiraVínculo: Funcionário (Professora), Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 4
2013 - 2015
Universidade do Estado da Bahia/ Universidade Aberta do BrasilVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Profª Form. do Curso de Lic. em Letras a Dist, Carga horária: 4
2015 - 2015
Instituto de Educação ContinuadaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Profa. de Libras da Pósgrad. em Psiopedagogia, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria José Mota Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?