Guilherme Moreira Santos
Atualmente é Doutorando na linha de Teoria e História da Arte do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília - PPGAV/UnB (2020-). Mestre em Teoria e História da Arte pelo PPGAV-UnB (2019). Bacharel em Teoria, Crítica e História da Arte pela Universidade de Brasília (2016). Desenvolve pesquisa em Teoria, História e Historiografia da Arte Contemporânea, com ênfase nas neovanguardas e na Minimal Art, considerando o trânsito teórico e artístico entre Brasil e Estados Unidos no contexto da década de 1960. Integrante do Laboratório de Teoria e História da Arte - LaTHA/PPG-Arte/VIS/IdA/UnB (desde 2017), participou do Projeto de Pesquisa Contribuição para o mapeamento de vertentes da Historiografia da Arte no Brasil em anais de eventos científicos: 2000-2015, com financiamento do CNPq (2017) e, atualmente, participa do Projeto de Pesquisa MONTAGEM NO DISCURSO HISTORIOGRÁFICO ARTÍSTICO (desde 2020). Artista plástico atuante, com participações regulares em salões de arte contemporânea, exposições individuais e coletivas, contemplado com os prêmios dos editais Arte Como Respiro, do Itaú Cultural e SESC ConVIDA!, ambos em 2020. É membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP (2021).
Informações coletadas do Lattes em 24/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Artes
2020 - Atual
Universidade de Brasília, UnB
Título: A Recepção da Minimal Art no Brasil na Segunda Metade do Século XX,
Vera Marisa Pugliese de Castro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Crítica de Arte. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Historiografia da Arte.
Mestrado em Artes
2017 - 2019
Universidade de Brasília, UnB
Título: Notas sobre a recepção da Minimal Art no Brasil: A 8ª Bienal de São Paulo e os anos de 1980,Ano de Obtenção: 2019
Vera Marisa Pugliese de Castro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Minimal Art no Brasil; Bienal Internacional de São Paulo; tensão interpretativa; circulação de modelos; arte contemporânea.
Especialização em Docência do Ensino Superior
2017 - 2018
Faculdade Apogeu
Título: Ensino da Arte no Brasil: História e Desafios
Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte
2012 - 2016
Universidade de Brasília, UnB
Título: A Inquietude Visual na Minimal Art: Um jogo de Ilusões
Orientador: Cecília Mori Cruz
Formação complementar
2014 - 2014
FINE ART PHOTOGRAPHY. (Carga horária: 80h). , New York Film Academy, NYFA, Estados Unidos.
2012 - 2013
Design Gráfico. (Carga horária: 160h). , EIBNETI - Treinamento em Informática, EIBNETI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
Organização de eventos
MOREIRA SANTOS, GUILHERME ; VASONCELOS, S. S. ; OTTONI, A. P. B. F. . Transgressão da Matéria. 2022. (Exposição).
SANTOS, GUILHERME MOREIRA . IX COMA - Ponto(s) de Fuga. 2021. (Congresso).
MOREIRA SANTOS, GUILHERME . 41o Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em tempos sombrios. 2021. (Congresso).
SANTOS, G. M. . Estratigrafias (Exposição Individual). 2019. (Exposição).
SANTOS, G. M. . Matéria e Derivado (Exposição Individual). 2016. (Exposição).
SANTOS, G. M. . Matéria e Derivado (Exposição Individual). 2016. (Exposição).
SANTOS, G. M. . II Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte: História da Arte no Brasil: Problemas e Fronteiras. 2014. (Congresso).
SANTOS, G. M. . I Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte: O artista como professor. 2012. (Congresso).
Participação em eventos
Transgressão da Matéria. Transgressão da Matéria. 2022. (Exposição).
30 Encontro Nacional da ANPAP.DA CALIFÓRNIA À NOVA YORK RUMO AO BRASIL: A MINIMAL ART NA PERSPECTIVA CURATORIAL DE WALTER HOPPS. 2021. (Encontro).
41 Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. A MINIMAL ART E A POLITICA DE DIPLOMACIA CULTURAL ESTADUNIDENSE NOS ANOS 1960. 2021. (Congresso).
JORNADA ABCA 2021 CRÍTICA DE ARTE DIANTE DAS CRISES ATUAIS.Arte e Protesto: A Diluição da Fronteira Entre o Estético e o Político na Crítica Institucional Contemporânea.. 2021. (Seminário).
29 Encontro Nacional da ANPAP.WALTER HOPPS E A PRESENÇA DA ARTE CALIFORNIANA NO BRASIL, EM 1965. 2020. (Encontro).
JORNADA ABCA 2020 RESISTÊNCIAS POÉTICAS: ARTE, CRÍTICA E DIREITOS HUMANOS. Crítica de Arte Ativa: O posicionamento político dos críticos de arte no contexto da ?Bienal do Boicote? em 1969.. 2020. (Congresso).
V Encontro de Pesquisas em História da Arte.WALTER HOPPS E A MINIMAL ART: DISPUTAS DISCURSIVAS NO CONTEXTO DA 8ª BIENAL DE SAO PAULO. 2020. (Encontro).
[Dis]Tensões no Espaço (Exposição Coletiva). Lago. 2019. (Exposição).
14ª Bienal Internacional de Curitiba. Alvo (...Ou como no Brasil corpos NEGROS são mais alvos do que ALVOS corpos). 2019. (Exposição).
ESTRATIGRAFIAS (Exposição Individual). Estratigrafias. 2019. (Exposição).
27 Encontro Nacional da ANPAP.A PRESENÇA DA MINIMAL ART NA 8ª BIENAL DE SÃO PAULO. 2018. (Encontro).
Métrica (Exposição Coletiva). Caminho das Pedras (Pintura). 2018. (Exposição).
ARTE LONDRINA 6: Das Estruturas Mínimas às Não Cores. Textum. 2017. (Exposição).
15 Salão Nacional de Arte de Jataí. Plano Suspenso I. 2016. (Exposição).
3 Salão de Arte Contemporânea de Ponta Grossa. Contos Inócuos. 2016. (Exposição).
21 Salão Anapolino de Arte. Nós; Matéria Prima. 2015. (Exposição).
JF FOTO 15: Exposição Coletiva Coletivo. Onda (Laranja e Verde). 2015. (Exposição).
Comissão julgadora das bancas
PUGLIESE, Vera; CORREA, P.; OLIVEIRA, E. D. G.. Notas sobre a recepção da Minimal Art no Brasil: a 8ª Bienal de São Paulo e os anos 1980. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.
PUGLIESE, V.;FERNANDES, A. C. F. A.; D'Angelo, Biagio. O trânsito de modelos na 8a Bienal Internacional de São Paulo e seus regimes discursivos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.
DIAS, K. S.; Mori, Cecília; PUGLIESI, V.. A inquietude visual na Minimal Art: um jogo de ilusões. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.
CASTRO, V. M. P.; CORREA, P. L. A.;OLIVEIRA, E. D. G.. A 8ª Bienal de São Paulo e os anos de 1980. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.
Foi orientado por
A Inquietude Visual na Minimal Art: um jogo de ilusões; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Cecilia Mori Cruz;
A Recepção da Minimal Art no Brasil; Início: 2020; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
As Bienais de São Paulo na Década de 1960 e o Trânsito de Modelos com a Minimal Art; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduação em Artes Visuais - PPGAV) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vera Marisa Pugliese de Castro;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, G. M. . A primeira recepção da Minimal Art no Brasil, em 1965: uma tensão interpretativa. MODOS , v. 4, p. 53-70, 2020.
-
SANTOS, GUILHERME MOREIRA . A MINIMAL ART COMO PROJETO POLÍTICO: O CASO DA 8ª BIENAL DE SÃO PAULO / Minimal Art as a political project: the case of the 8th São Paulo Biennial. arte e ensaios , v. 26, p. 233-245, 2020.
-
SANTOS, G. M. . A Minimal Art no Contexto da Conceptualização da Arte nos anos 1960. In: Nivalda Assunção; Leonardo Tavares; Havane Melo. (Org.). Arte Contemporânea: Contágios e Desdobramentos. 1ed.Brasília: Editora PPGAV-UnB, 2020, v. 1, p. 268-295.
-
SANTOS, GUILHERME MOREIRA . WALTER HOPPS E A PRESENÇA DA ARTE CALIFORNIANA NO BRASIL, EM 1965. In: 29 Encontro Nacional da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas: Dispersões 2020, 2021, Goiânia. Anais do 29 Encontro Nacional da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas.. São Paulo: ANPAP, 2020. p. 1240-1254.
-
MOREIRA SANTOS, GUILHERME . DA CALIFÓRNIA À NOVA YORK RUMO AO BRASIL: A MINIMAL ART NA PERSPECTIVA CURATORIAL DE WALTER HOPPS. In: 30 Encontro Nacional da ANPAP (RE)EXISTÊNCIAS, 2021, João Pessoa. (Re)existências: anais do 30 encontro nacional da ANPAP. João Pessoa: Even3, 2021. v. 1.
-
SANTOS, GUILHERME MOREIRA . CRITICA DE ARTE ATIVA: O POSICIONAMENTO POLITICO DOS CRITICOS DE ARTE NO CONTEXTO DA 'BIENAL DO BOICOTE' EM 1969. In: LXI Jornada da Associacao Brasileira de Criticos de Arte: resistencias poeticas : arte, critica e direitos humanos, 2020, Itaúna. Anais da LXI Jornada da Associacao Brasileira de Criticos de Arte. Itaúna: UFSB, 2020. v. 1. p. 140-144.
-
SANTOS, G. M. . A PRESENÇA DA MINIMAL ART NA 8ª BIENAL DE SÃO PAULO. In: 27 ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 2019, São Paulo. ANAIS DO 27 ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS. São Paulo: UNESP INSTITUTO DE ARTES, 2019. v. 1. p. 2723-2737.
-
MOREIRA SANTOS, GUILHERME ; CASTRO, V. M. P. . Objetos Específicos e Objetos Inquietantes: Provocações a partir de uma nota de rodapé. REVISTA POIÉSIS , 2022.
-
SANTOS, GUILHERME MOREIRA . DA CALIFÓRNIA À NOVA YORK RUMO AO BRASIL: A MINIMAL ART NA PERSPECTIVA CURATORIAL DE WALTER HOPPS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, GUILHERME MOREIRA . Notas Sobre a Historicização da Minimal Art: A Curadoria Como Escrita Histórica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOREIRA SANTOS, GUILHERME . A MINIMAL ART E A POLITICA DE DIPLOMACIA CULTURAL ESTADUNIDENSE NOS ANOS 1960. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOREIRA SANTOS, GUILHERME . ENTRE DUAS CAIXAS: DONALD JUDD, HÉLIO OITICICA E O TRÂNSITO ARTÍSTICO ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS NOS ANOS 1960. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, GUILHERME MOREIRA . Kynaston McShine e Walter Hopps: A Minimal Art Entre Duas Perspectivas Curatoriais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, G. M. . Walter Hopps e a presença da arte californiana no Brasil, em 1965. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, GUILHERME MOREIRA . WALTER HOPPS E A MINIMAL ART: DISPUTAS DISCURSIVAS NO CONTEXTO DA 8ª BIENAL DE SAO PAULO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, G. M. . A Minimal Art no Contexto da Conceptualização da Arte nos Anos 1960. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, G. M. . A Presença da Minimal Art na 8ª Bienal de São Paulo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, G. M. . O Trânsito de Modelos na VIII Bienal de São Paulo, em 1965. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, GUILHERME MOREIRA . A PRESENÇA DA MINIMAL ART NA 8ª BIENAL DE SÃO PAULO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, G. M. . O espaço expositivo e a obra de arte: Paisagem Mínima de Artur Lescher. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VILLA, D. G. ; SANTOS, G. M. . Textum. Londrina: Midiograf, 2018 (Catálogo do 6 Arte Londrina).
Outras produções
SANTOS, GUILHERME MOREIRA . ARTE CONTEMPORÂNEA: HISTÓRIA E ATRAVESSAMENTOS. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, GUILHERME MOREIRA . Fora da Curva: Mostra de Processos em Arte Contemporânea nos Tempos de Isolamento. 2021. Performance.
SANTOS, GUILHERME MOREIRA . Linhas de Partilha (Mapa Mundi Virtualis). 2021. Fotografia.
SANTOS, G. M. . Hi[E]stórias. 2020. Escultura.
SANTOS, GUILHERME MOREIRA . PRÊMIO CONJUNTO DA OBRA. 2020. Diversas.
SANTOS, G. M. . Alvo (...Ou como no Brasil corpos NEGROS são mais alvos do que ALVOS corpos). 2019. Escultura.
SANTOS, G. M. . Caminho das Pedras. 2018. Pintura.
SANTOS, G. M. . Textum. 2017. Instalação.
SANTOS, G. M. . Matéria e Derivado (Exposição Individual). 2016. Instalação.
SANTOS, G. M. . Sobre Madeira. 2015. Escultura.
SANTOS, GUILHERME MOREIRA . Projeto TERRITÓRIOS CULTURAIS Live Aberta - Pesquisas Poeticas. 2021 (Atividade Formativa Virtual).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
MONTAGEM NO DISCURSO HISTORIOGRÁFICO ARTÍSTICO, Descrição: Vinculado ao LaTHA/UnB, este Grupo de Pesquisa objetiva investigar e discutir temas concernentes ao princípio de montagem na Historiografia da Arte mediante pesquisas, publicações, eventos científicos, projetos de extensão e curadorias. Este conceito operativo permite identificar diferentes respostas do historiador da arte a novas questões, do passado ou presente, sobretudo a partir da arte moderna e da historicização da arte contemporânea, tocando interrelações de suas estruturas discursivas. Ele envolve a identificação de como procedimentos teórico-metodológicos e discursivos implicados pelas noções de montagem, arquivo e atlas se manifestam na escrita e demais práticas da história da arte. Desse modo, abarca a identificação de critérios, escolhas teóricas e metodológicas que permitem a associação de imagens, obras e suas reproduções fotográficas, mas também a associação de conceitos e de percursos imagéticos, aberturas heurísticas e recursos hermenêuticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Guilherme Moreira Santos - Integrante / Vera Maria Pugliese de Castro - Coordenador / Daniela Queiroz Campos - Integrante / Luana Maribele Wedekin - Integrante / Adriel Dalmolin Zortéa - Integrante / Ana Camila Maria de Almeida - Integrante / Marco Túlio Lustosa de Alencar - Integrante / Mayã Gonçalves Fernandes - Integrante / Nina Ricardo Dias da Costa - Integrante / Paulo Eduardo Lannes Souza - Integrante.
-
2019 - Atual
Notas sobre o retorno crítico na obra de Georges Didi-Huberman: tempo e imagem em Aby Warburg, Descrição: Dedicado a um elemento fundamental da obra de Georges Didi-Huberman, quanto à sua ordem teórica e metodológica, este projeto de pesquisa, cadastrado no Laboratório de Teoria e História da Arte - LaTHA - e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais PPGAV/VIS/IdA/UnB, propõe relacionar o procedimento metodológico do retorno a Aby Warburg, que é um marco fundamental da constituição moderna desta Disciplina, e o conceito operatório do retorno crítico que consiste na remissão da imagem sobre o tempo e vice-versa. Trata-se, portanto, de um conceito central que se relaciona com a questão do anacronismo e do uso de modelos de tempo complexos na historiografia da arte, abertos, especialmente, pelo legado transformador da obra de Warburg, na relação entre a imagem e o tempo, o que gera uma série de consequências para a reflexão sobre o discurso da história da arte. Daí este projeto objetivar um recenseamento e uma reflexão sobre a recepção da obra de Didi-Huberman, em seu próprio meio, em especial no que toca a questão do retorno a Warburg, e em seu processo de internacionalização. Assim, a pesquisa procura estabelecer, mediante o levantamento de um recorte preciso de sua fortuna crítica, como essas duas noções de retorno poderiam ser aproximadas mediante a compreensão de sua intimidade imposta pela presença da obra de Warburg, a partir de seus princípios formativos, e explorada em diferentes momentos do percurso intelectual de Didi-Huberman, aprofundando os termos sob os quais o perfil epistemológico de sua tem tido tanta aderência no meio intelectual brasileiro, voltado para a compreensão dos desafios e questões próprios a uma historiografia da arte no Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) . , Integrantes: Guilherme Moreira Santos - Integrante / Vera Maria Pugliese de Castro - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Bolsa.
-
2018 - Atual
Cartografias do discurso historiográfico artístico: a montagem, a temporalidade complexa, o retorno crítico e o deslocamento, Descrição: Levando em consideração o atual estado de debate sobre a história da arte, o campo de interesse deste Projeto de Pesquisa, cadastrado no Laboratório de Teoria e História da Arte ? LaTHA e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais ? PPGAV/VIS/IdA/UnB, é o próprio discurso nesta disciplina, tendo em conta que suas diferentes vertentes teórico-metodológicas possuem elementos formadores, marcos epistemológicos, constituição de seus quadros de referência, conceitos operativos, balizas classificatórias, exigências críticas e teóricas específicas. Devido à abrangência deste campo, a delimitação de seu objeto parte de seu problema central que é a formação e a ordem do discurso historiográfico artístico, diante da relação paradoxal da autonomia/heteronomia do fenômeno artístico característica da esfera de conhecimento da história da arte. Desse modo, este Projeto objetiva investigar as bases epistemológicas e as condições de possibilidade do surgimento de categorias epistêmicas urdidas pelo discurso historiografico artistico em diferentes tramas, o que se especifica pela articulacao de quatro conceitos operativos: a montagem, a temporalidade complexa, o retorno crítico e o deslocamento, voltados para as questoes constitutivas do discurso em história da arte. Embora intrinsecamente vinculados ao objeto geral deste Projeto, estes conceitos operam quatro recortes com características próprias, cada um dos quais vinculados a pesquisas que permitem materializar a investigação a partir dos objetivos específicos, em atividades científicas e acadêmicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Guilherme Moreira Santos - Integrante / Vera Maria Pugliese de Castro - Coordenador / Tiago Guidi - Integrante.
-
2017 - 2021
Contribuição para o mapeamento de vertentes da Historiografia da Arte no Brasil em anais de eventos científicos: 2000-2015, Descrição: Cadastrado no Laboratório de Teoria e História da Arte - LaTHA/PPG- Arte/VIS/IdA/UnB, este projeto surge da necessidade de refletir sobre o desenvolvimento de aportes teórico-metodológicos na produção da História da Arte no Brasil, nos eixos sincrônico e diacrônico, para oferecer subsídios para a compreensão do atual estado de discussão sobre a Historiografia da Arte no Brasil. Urge compreender esta discussão na camada de sua emergência: os textos de comunicações e conferências em eventos científicos, que estão entre os primeiros frutos da produção de conhecimento na área, voltados para a interlocução no meio científico, ao lado de artigos em periódicos especializados. Por serem fontes significativas da e sobre a produção em História da Arte no Brasil, em âmbito nacional, serão analisados os Anais dos Congressos e Colóquios do Comitê Brasileiro de Historia da Arte - CBHA, e os Anais dos Encontros Nacionais da Associacao Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP, entre 2000 e 2015. Este levantamento objetiva detectar algumas chaves de mutações nesta esfera de conhecimento no que concerne ao seu campo de estudo, objetos, parâmetros teórico- metodológicos e exigências críticas, ou seja, encontrar conexões e linhas de corte dos percursos intelectuais de historiadores da arte que têm impactado a producao da História da Arte no pais. Este recorte cronológico busca contemplar a promoção, por ambas as entidades, que têm promovido e contribuído para o desenvolvimento e consolidação de redes de pesquisa, desde respectivamente 1970 e 1983, ao lado de outras associações, que têm permitido a circulação de interesses, modelos teóricos, eixos temáticos, propostas metodológicas etc., em discussoes acadêmicas no país, pari passu à consolidação de linhas de pesquisa e programas de pós-graduação e do surgimento de graduações em História da Arte neste interstício.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . , Integrantes: Guilherme Moreira Santos - Integrante / Vera Maria Pugliese de Castro - Coordenador / Tiago Guidi - Integrante / Maria do Carmo Couto da Silva - Integrante / Emerson Dionísio Gomes de Oliveira - Integrante / Marco Túlio Lustosa de Alencar - Integrante.
-
2014 - 2015
O Espaço Expositivo e a Obra de Arte:A Paisagem Mínima do artista brasileiro Artur Lescher, Descrição: Os anos de 1960 assistiram o fortalecimento de uma articulação bastante problemática entre o espaço expositivo e a obra de arte. Viu-se nascer a relação entre uma produção artística que cada vez mais estabelecia um diálogo com seu espaço expositivo e a preocupação em questionar e discutir os dispositivos expográficos tradicionais. A partir desses desdobramentos, o presente projeto pretendeu abordar a instalação Paisagem Mínima do artista brasileiro Artur Lescher, exposta pela primeira vez na Galeria Nara Roesler, em São Paulo, em 2006. Esta obra promove um discurso a respeito da relação intersubjetiva da obra com o espaço e o sujeito, construindo um tenso jogo de sensações e percepções, numa dialética do olhar, em que obra e observador são posicionados de maneira cambiantes, num atrito intranquilo entre aquele que observa e aquilo que é observado, proporcionando um campo singular de possibilidades de percepção da obra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Guilherme Moreira Santos - Integrante / Vera Maria Pugliese de Castro - Coordenador.
-
2013 - 2014
Denis Diderot e a Crítica de Arte, Descrição: No século XVII e XVIII as academias de arte protagonizaram vários debates sobre o intelectualismo do desenho e o sensualismo da cor, sobre qual delas seria preponderante no que tange à essência (como escreve Roger de Piles) da pintura. Querela que se desdobra, ainda, na oposição entre antigos e cultuadores da imitação clássica e modernos, ligados à pintura do olhar. Nesse quadro, no século XVIII, surge o que podemos chamar de princípio da crítica de arte, mediação discursiva que ensina a ver, pelas premissas teóricas e filosóficas de cada autor. Como bem explicita Giulio Carlo Argan em Imagem e persuasão, essa distinção entre a arte e seu discurso se inicia já nas preceptivas renascentistas, e culminará, em fins do século XVIII, no que chamamos modernamente de Estética. Dentro deste quadro histórico, ressalta a figura central do século das Luzes, Denis Diderot (1713-1784), no que tange à questão da mediação da obra de arte e na sua estética fundamentada no sensualismo materialista, na medida em que constrói uma relação entre a sensação e a materialização dessa sensação por meio da escrita. Com a nascente ciência das Luzes, com a institucionalização pública dos Salões, fortalece-se também, o gênero da crítica da pintura, que, se ainda empresta ferramentas à descrição retórica, ganha espaço autônomo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Guilherme Moreira Santos - Integrante / PRISCILA ROSSINETTI RUFINONI - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2020
ARTE COMO RESPIRO: Artes Visuais, Itaú Cultural.
2020
SESC ConVIDA!, SESC.
2020
Aldir Blanc Gran Circular ? Edital de Premiação, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECECDF).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Brasília. , Universidade de Brasília (UnB), Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 31073300
Experiência profissional
2020 - Atual
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Doutorado acadêmico na linha de Teoria e História da Arte do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília
2017 - 2019
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Mestrado acadêmico na linha de Teoria e História da Arte do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade de Brasília
2018 - 2018
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor em regime de estágio docência, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplina: Teoria, Crítica e História da Arte 4: Século XX. Profa. Dra. Vera Marisa Pugliese de Castro.
2013 - 2014
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2013
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - 2019
Rede Alub de EnsinoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 10
2021 - 2021
Faculdade de Artes Dulcina de MoraesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado Comissão Ad Hoc, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor convidado para constituir Comissão Ad Hoc de criação do Regulamento e Plano Pedagógico para o Curso de Especialização em História das Artes Visuais, junto à Coordenação de Pós-Graduação Latu Sensu da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.
Você é Guilherme Moreira Santos?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Guilherme Moreira Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?