Ana Paula Bacelar de Sousa

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO pelo CENTRO DE ENSINO SUPERIOR PIAUIENSE (2011). Tem experiência na área de Administração, e Especialista em Inovação. 08 anos de vivência, bem sucedida, em cargos de liderança, inclusive no fomento à inovação; Capacitação no curso Modelo de Excelência em Gestão promovido pelo SEBRAE em 2015. Vivência na orientação de futuros empreendedores na criação de Modelo de Negócios aplicação Metodologia Canvas. Participação no curso para Avaliadores do Prêmio MPE Brasil nas edições de 2011, 2012 e 2013. Atuação como ALI- Agente Local de Inovação SEBRAE / CNPq Maio/2012 a Julho/2014 em acompanhamento de 53 empresas de Micro e Pequeno porte para introdução da cultura da inovação e Pesquisadora-Bolsista na área de análise da inovação na dimensão organização no setor de estética do Piauí. Estagiaria no setor de Distribuição e Logística.Coca Cola Junho/2010 a Novembro/2011 Voluntária Miniempresa, Junior Achievement- Outubro/2011, atuando como Adviser (Orientadora e consultora) de alunos do 2°ano Ens. Médio. Mérito comunitário, prestando serviços à sociedade na preparação de jovens para o exercício de uma cidadania consciente. Facilidade de adaptação, de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe.

Informações coletadas do Lattes em 13/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em ADMINISTRAÇÃO

2008 - 2011

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR PIAUIENSE
Título: 9,0
Orientador: ELIANA PIRES CONDE

Formação complementar

2020 - 2020

INNOVATION ROOM. (Carga horária: 10h). , Estúdio de Design e Inovação, WEME, Brasil.

2019 - 2019

Método CIS - Curso de Inteligência Emocional. (Carga horária: 50h). , Coaching Integral Sistêmico, FEBRACIS, Brasil.

2018 - 2018

Curso Formação em Analista de Perfil Comportamental. (Carga horária: 33h). , Coaching Integral Sistêmico, FEBRACIS, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Coaching Estratégico Comportamental. (Carga horária: 120h). , Instituto Veríssimo Coaching, IVC, Brasil.

2017 - 2017

Formação Internacional em Master Coaching. (Carga horária: 72h). , Instituto BCC, BCC, Brasil.

2016 - 2016

Líder Coach de Alta Performance. (Carga horária: 20h). , Instituto BCC, BCC, Brasil.

2016 - 2016

Formação Internacional Professional & Life Coaching. (Carga horária: 80h). , Instituto BCC, BCC, Brasil.

2015 - 2015

OFICINA DE MODELAGEM DE NEGÓCIOS - BUSINESS MODEL GENERATION.. (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Empresas do Piauí, SEBRAE/PI, Brasil.

2014 - 2014

Empretec. (Carga horária: 60h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Empresas do Piauí, SEBRAE/PI, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em FORMAÇÃO DE AGENTE LOCAL DE INOVAÇÃO - ALI. (Carga horária: 144h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Empresas do Piauí, SEBRAE/PI, Brasil.

2011 - 2011

Avaliadora do prêmio MPE BRASIL 2011. (Carga horária: 16h). , MPE BRASIL 2011, MPE, Brasil.

2011 - 2011

Junior Achivement. (Carga horária: 54h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Empresas do Piauí, SEBRAE/PI, Brasil.

2010 - 2010

Treinamento na área Financeira. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Empresas do Piauí, SEBRAE/PI, Brasil.

2010 - 2010

Mini curso de consultoria interna. (Carga horária: 20h). , CENTRO DE ENSINO SUPERIOR PIAUIENSE, CESPI, Brasil.

2010 - 2010

Programa Próprio. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Empresas do Piauí, SEBRAE/PI, Brasil.

2008 - 2008

•	Mini curso uso de Dinâmicas no processo de seleç. (Carga horária: 20h). , CENTRO DE ENSINO SUPERIOR PIAUIENSE, CESPI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Outros

.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Inovação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Empreendedorismo.

Organização de eventos

SOUSA, A. P. B. . Staff na Formação em Coaching Estratégico Comportamental. 2017. (Outro).

Participação em eventos

IV ENCONTRO DOS AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO..IV ENCONTRO DOS AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO.. 2013. (Encontro).

II Congresso de Gestão de Pessoas do Piauí - Gestão de Pessoas. A Estratégia para a Sustentabilidade das Organizações. 2011. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SOUSA, A. P. B. ; TERESINA, M. . Positividade Gera Produtividade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, A. P. B. . ANÁLISE DA DIMENSÃO ORGANIZACÃO NAS EMPRESAS DO SEGMENTO DE ESTÉTICA DO PIAUÍ 2014 (Orientação de outra natureza).

  • SOUSA, A. P. B. . ANÁLISE DA DIMENSÃO ORGANIZACÃO NAS EMPRESAS DO SEGMENTO DE ESTÉTICA DO PIAUÍ 2013 (Orientação de outra natureza).

  • SOUSA, A. P. B. . Destino da Pesquisa ou grau almejado: Plano de negocio exigido como trabalho final de conclusão do curso de bacharelado em Administração de Empresas da Faculdade Piauiense. 2011 (TCC).

Outras produções

SOUSA, A. P. B. . Na série Eu Conquistei. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUSA, A. P. B. . Script para Etapas de Vendas. 2020. (Relatório de pesquisa).

SOUSA, A. P. B. . Positive-se Mulher. 2018. .

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

A & A CENTRO DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL

Vínculo: Titular, Enquadramento Funcional: Diretora de Inovação, Carga horária: 30

Outras informações:
Empresa especializada em Inovação, Empreendedorismo e Marketing.

2020 - Atual

INFOWAY

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sales Development Representative, Carga horária: 44

Outras informações:
O Sales Development Representative (SDR) é o profissional responsável por prospectar e qualificar Leads antes de repassá-lo para vendas. Com grande foco também em fazer pesquisas de mercado que terá informações certas para tomada de decisão comercial.

2012 - 2014

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Empresas do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Agente Local de Inovação, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Programa Agente Local de Inovação - ALI, implementado no Estado do Piauí pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí - SEBRAE, com a parceria do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ, na qualidade de bolsista pesquisadora.

2012 - 2014

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Artigos: ANÁLISE DA DIMENSÃO ORGANIZACÃO NAS EMPRESAS DO SEGMENTO DE ESTÉTICA DO PIAUÍ; 2013; Orientação de outra natureza - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eulálio Gomes Campelo Filho;