Daniel Moreira de Avelar
Possuo graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2003), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente sou tecnologista no Grupo de Pesquisa Clínica e Políticas Públicas em Doenças Infecciosas e Parasitárias do Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz, em Minas Gerais. Possuo experiência na área de entomologia médica, taxonomia de sifonápteros, biologia molecular e diagnóstico laboratorial de doenças infecto-parasitárias. Minhas linhas de pesquisa envolvem: a) a padronização e avaliação de desempenho de novas técnicas moleculares para o diagnóstico das leishmanioses e outras doenças infecciosas; b) taxonomia de sifonápteros; c) detecção de patógenos em ectoparasitos. Também sou curador da Coleção de Sifonápteros do Instituto René Rachou - FIOCRUZ/MG.
Informações coletadas do Lattes em 27/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Parasitologia
2006 - 2010
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Revisão Sistemática e Análise Cladística das espécies neotropicais Tunga (Siphonapteraa: Tungidae)
Pedro Marcos Linardi. Palavras-chave: Ectoparasitos; Análise Cladística; Tunga.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores.
Mestrado em Parasitologia
2004 - 2006
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Endossimbiontes de Ctenocephalides felis felis (Siphonaptera: Pulicidae) de cães vadios de Belo Horizonte, MG - Brasil
, Ano de Obtenção: 2006.Pedro Marcos LInardi.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: Siphonaptera; Ctenocephalides felis felis; endossimbiontes.Grande área: Ciências Biológicas
Formação complementar
2009 - 2009
Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais. (Carga horária: 48h). , Fundação Ezequiel Dias, FUNED, Brasil.
2008 - 2008
Análise de Certificados de Calibração. (Carga horária: 4h). , Fundação Ezequiel Dias, FUNED, Brasil.
2007 - 2007
Métodos Epidemiológicos na Vigilância Laboratorial. (Carga horária: 20h). , Fundação Ezequiel Dias, FUNED, Brasil.
2007 - 2007
Biossegurança Laboratorial. (Carga horária: 20h). , Fundação Ezequiel Dias, FUNED, Brasil.
2005 - 2005
Biologia Marinha. (Carga horária: 20h). , Fundação Ecossistemas, ECOSSISTEMAS, Brasil.
2003 - 2003
Técnicas Parasitológicas de Estudo das Fezes. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, IHENDRIX, Brasil.
2002 - 2002
Conservação e Manejo de Fauna Selvagem Em Cativeir. , Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, IHENDRIX, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Diagnostico laboratorial das leishmanioses.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Parasitologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Ectoparasitos de Mamíferos.
Participação em eventos
XXIII Congresso Brasileiro de Ornitologia. Avifauna do Parque Nacional da Serra do Gandarela, Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais, Brasil. 2016. (Congresso).
XXIV Reunião Anual de Iniciação Científica.Membro de banca avaliadora. 2016. (Outra).
51º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - MEDTROP. DETECÇÃO VISUAL DOS PRODUTOS DA AMPLIFICAÇÃO DO DNA DE Leishmania infantum PELA TÉCNICA ?LOOP-MEDIATED ISOTHERMAL AMPLIFICATION - LAMP? COM O CORANTE AZUL DE HIDROXINAFTOL: RESULTADOS PRELIMINARES. 2015. (Congresso).
1º Encontro Científico de Pesquisas Aplicadas à Vigilância em Saúde.Desenvolvimento e avaliação da técnica ?Loop-mediated isothermal amplification? para o diagnóstico da leishmaniose visceral humana. 2014. (Encontro).
XXX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XVIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses.DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA TÉCNICA LOOP-MEDIATED ISOTHERMAL AMPLIFICATION PARA O DIAGNÓSTICO DA LEISHMANIOSE VISCERAL HUMANA: RESULTADOS PRELIMINARES. 2014. (Outra).
XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia. 2011. (Congresso).
26ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 12ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Perspectivas diagnósticas para leishmaniose visceral. 2010. (Congresso).
XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul. Amplificação do DNA genômico de sifonápteros conservados em coleções científicas, para estudos de diversidade genética, utilizando a técnica de Multiple Displacement Amplification. 2009. (Congresso).
24ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 12ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Confirmação sorológica de casos suspeitos de doença de Chagas aguda por transmissão oral, provenientes do Amapá, pelo Laboratório de Referência Nacional da FUNED. 2008. (Congresso).
II Congresso Mineiro de Alimentação e Nutrição - Alimentação e estilo de vida saudáveis. Pesquisa de enteroparasitos em hortaliças comercializadas na região metropolitana de Belo Horizonte. 2007. (Congresso).
XLIV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. 2007. (Congresso).
XX Congresso Brasileiro de Parasitologia. Resultados preliminares referentes aos diagnósticos parasitológico e sorológico de Chagas Aguda devido a provável infecção por ingestão de suco de açaí contaminado com Trypanosoma cruzi. 2007. (Congresso).
XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia. XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia. 2005. (Congresso).
3º Congresso Nacional de Iniciação Científica e 1º Congresso Internacional de Iniciação Científica. Ocorrência de Phytomonas sp. (Trypanosomatidae) em algumas euforbiáceas de Belo Horizonte, Minas Gerais. 2003. (Congresso).
2 Congresso Nacional de Iniciação Científica. 2º Congresso Nacional de Iniciação Científica. 2002. (Congresso).
I Simpósio Brasileiro Sobre Animais Silvestres e Selvagens. 2002. (Simpósio).
VI Encontro Anual do Artrhomint.VI ENCONTRO ANUAL DO ARTRHOMINT. 2002. (Encontro).
1 Congresso Nacional de Iniciação Científica. 1º Congresso Nacional de Iniciação Científica. 2001. (Congresso).
Participação em bancas
Carvalho, A. T.;de Avelar, Daniel Moreira; Ferrari, T.C.A.. ?Perfil de microvesículas circulantes associado a parâmetros clínicolaboratoriais como instrumento prognóstico na COVID-19 grave. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou.
Leite, M.F.; MARCELINO, A. P.;de Avelar, Daniel Moreira; Santos, F.N.; Pereira, C.A.S.. DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM TESTE DE ELISA INDIRETO PARA O DIAGNÓSTICO DA LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA NO BRASIL. 2021 - Universidade Federal de Minas Gerais.
de Avelar, Daniel Moreira. Avaliação de uma proteína de Schistosoma mansoni como antígeno em um novo teste de imunodiagnóstico da esquistossomose. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou.
Carvalho, L. H.; Rocha, B. C.;de Avelar, Daniel Moreira. Prevalência de infecções maláricas submiscrocópicas em uma população de assentamento agrícola na amazônia brasilieira. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou.
de Avelar, Daniel Moreira. Estudo funcional da proteína quinase de corpúsculos lipídicos em Leishmania infantum usando CRISPR/CAS9. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou.
DIAS, E. S.;de Avelar, Daniel Moreira; Barata, R. A.. Ecologia de flebotomíneos em área de transmissão de leishmanioses no município de Itaúna, Minas Gerais. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou.
Carvalho, A. T.;de Avelar, Daniel Moreira; Caldas, S.. Diagnóstico da Doença de Chagas em amostras eluídas de papel filtro, empregando a metodologia FC-TRIPLEX CHAGAS/LEISH - IgG1. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou.
de Avelar, Daniel Moreira; Gontijo, C.M.F; Ribeiro, V. M.; de Oliveira, C.S.F.. Avaliação do manejo clínico e tratamento da leishmaniose visceral canina em clínicas veterinárias de Belo Horizonte. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou.
Filho, J.D.A.;de Avelar, Daniel Moreira; Sant'Anna, M.R.V.. Aspectos epidemiológicos das leishmanioses no município de Pains, Centro Oeste Mineiro.. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou.
de Avelar, Daniel Moreira. Estudo eco-epidemiológico dos hospedeiros de Leishmania na região do Santuário do Caraça, Minas Gerais.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou.
GONTIJO, C. M. F.;AVELAR, D. M.. Avaliação da infecção por Leishmania spp. em pequenos mamíferos de áreas endêmicas de Minas Gerais, Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou.
DIAS, E. S.;Avelar, Daniel M; França-Silva, J.C.. Epidemiologia da leishmaniose visceral no município de Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 2014 - Fundação Oswaldo Cruz.
DIAS, E. S.;Avelar, Daniel M; Barata, R. A.. Eco-epidemiologia das leishmanioses na região da Serra do Cipó, um impotante pólo turístico de Minas Gerais.. 2014 - Fundação Oswaldo Cruz.
FERNANDES, A.P.M.;Avelar, Daniel M; Rezende, S. A.. Avaliação de proteínas recombinantes de Leishmania (Leishmania) infantum chagasi como antígenos para testes de diagnóstico sorológico da leishmaniose visceral canina. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Rabello, A. L. T.; Romero, G.A.S.; Coelho, P.M.Z.;DE AVELAR, DANIEL M.. Desenvolvimento e validação de um ensaio de PCR-ELISA para o diagnóstico da leishmaniose visceral humana em amostras de sangue periférico. 2013 - Fundação Oswaldo Cruz.
Caldeira, R.L.;de Avelar, Daniel Moreira; MONTE NETO, R. L.; Oliveira, R.R.; Geiger, S.. Detecção de Schistosoma mansoni Sambon, 1907 (Trematoda: Digenea) por metodologias de amplificação isotérmica (LAMP e RPA) em amostras de humanos e moluscos do gênero Biomphalaria (Preston, 1910) (Mollusca: Gastropoda). 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou.
Junior, F.C.F; Pinto, H.A.;de Avelar, Daniel Moreira; Bartholomeu, D.C.; Braga, E.M.. Cercárias das Superfamílias Diplostomoidea, Echinostomatoidea e Plagiorchioidea em Moluscos do Brasil: Novos Registros Baseados na Abordagem Taxonômica Integrativa. 2022. Tese (Doutorado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Gontijo, C.M.F;de Avelar, Daniel Moreira; XAVIER, M.A.P.; Tafuri, W.L.; Roatt, B.M.. Avaliação de técnicas de coleta não invasivas no diagnóstico molecular da leishmaniose tegumentar americana associada a parâmetros imunológicos. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou.
Reis, A.B.;de Avelar, Daniel Moreira; Bartholomeu, D.C.; Tafuri, W.L.. Desenvolvimento de métodos moleculares e sorológicos para diagnóstico específico de infecções por Leishmania (Leishmania) amazonensis. 2019. Tese (Doutorado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Murta, S.M.F.; Pereira, R.A.S.; Fagundes, E.M.S.; Talvani, A.;de Avelar, Daniel Moreira. Avaliação do perfil imunológico de monócitos humanos infectados com linhagens de Leishmania braziliensis e Leishmania infantum selvagens e resistentes ao antimônio trivalente (SbIII) e estudo funcional da enzima manosiltransferase (GPI-14). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou.
de Avelar, Daniel Moreira. Caracterização de populações de Leishmania (Viannia) braziliensis no processo de infecção experimental em Mesocricetus auratus. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou.
REIS, J. K. P.;AVELAR, D. M.. Detecção de Leishmania braziliensis em Rattus norvegicus no município de Belo Horizonte, MInas Gerais. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação da Escola de Veterinária da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Pinto, H.A.;de Avelar, Daniel Moreira; Pereira, F.B.; Alves, P.V.. O gênero Echinostoma Rudolphi, 1809 no Brasil: uma revisão taxonômica com novos registros de espécies e hospedeiros?. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GONTIJO, C. M. F.;DE AVELAR, D. M.. Caracterização de populações de Leishmania braziliensis nos processos de infecção experimental em hamster (Mesocricetus auratus). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou.
DE AVELAR, D. M.. Avaliação da toxicidade e da eficácia de nanoemulsões contendo anfotericina b para tratamento das leishmanioses. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
AVELAR, D. M.; MARCELINO, A. P.; DUARTE, A.. Percepção dos produtores rurais associados a Copagro, Luz - MG, quanto ao controle estratégico do carrapato bovino Rhipicephalus (Boophilus) microplus. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.
AVELAR, D. M.; GUERRA, M. R. L.. Estudo epidemiológico da dengue no município de Luz/MG, no ano de 2010. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.
AVELAR, D. M.; CARSOSO, F. A.; ARAÚJO, M. P.. Pesquisa de enteroparasitos em manipuladores de alimentos de algumas escolas públicas das cidades de Luz e Dores do Indaiá, Minas Gerais, Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.
AVELAR, D. M.; CARSOSO, F. A.; ARAÚJO, M. P.. Análise parasitológica em hortaliças comercializadas no município de Santa Rosa da Serra, Minas Gerais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.
AVELAR, D. M.; CARMO, P. T. E. S.; Dias, B. V.. Levantamento e estrutura trófica da avifauna de uma área alterada no município de Luz, centro-oeste de Minas Gerais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.
AVELAR, D. M.; Dias, B. V.; CARMO, P. T. E. S.. Levantamento de mastofauna através de métodos diretos e indiretos na reserva particular do patrimônio natural da fazenda Aroeiras na cidade de Luz/MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.
AVELAR, D. M.; DUARTE, A.. Prevalência de helmintos com potencial zoonótico na carne de peixes da espécie Hoplias malabaricus coletados no açude "Córrego da Velha" da sub-bacia do Ribeirão Jorginho, pequeno afluente da margem esquerda do rio São Francisco na região de Luz - MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco.
AVELAR, D. M.; ANDRADE, A. S. R.. Padronização e comparação de métodos de PCR para diagnóstico de Leishmaniose Visceral Canina. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
FARIA, T. C. M.; DIOTAIUTI, L.;AVELAR, D. M.; BARBOSA, S. E.; DIAS, F. B. S.; PAGLIA, A P. Identificação das espécies de Rhodinus Stal, 1859 (Hemiptera; Reduviidae; Triatominae) existentes nas palmeiras do município de Tocantinópolis, norte do Estado de Tocantins - TO - Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
de Avelar, Daniel Moreira; GONÇALVES, D.U.; Caporalli, J.F.M.; Tavares, G.S.V.. Seleção de Mestrado (1º semestre de 2021), do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da UFMG. 2021. Universidade Federal de Minas Gerais.
de Avelar, Daniel Moreira. Seleção Mestrado 2021 do PG em Ciências da Saúde, IRR/FIOCRUZ-MG. 2021. Centro de Pesquisas René Rachou.
de Avelar, Daniel Moreira. Seleção do Doutorado 2022 - PG em Ciências da Saúde, IRR-FIOCRUZ/MG. 2021. Centro de Pesquisas René Rachou.
de Avelar, Daniel Moreira. XXVI Reunião Anual de Iniciação Científica. 2018. Centro de Pesquisas René Rachou.
Orientou
Avaliação de acurácia e custo-efetividade dos testes moleculares LAMP, PCR em tempo real e PCR convencional em amostras coletadas por swab para o diagnóstico da leishmaniose tegumentar; Início: 2020; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Coorientador);
Validação de formulações imunoterápicas e vacinais compostas por quimeras de proteínas recombinantes de flebotomíneo e proteína A2 de L; infantum para o controle da Leishmaniose Visceral; Início: 2019; Tese (Doutorado em Biologia Celular) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Coorientador);
Início: 2023; Centro de Pesquisas René Rachou, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
Desenvolvimento de uma prova de conceito para avaliar a amplificação isotérmica mediada por Loop (LAMP-k26) no diagnóstico de leishmaniose visceral canina; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Daniel Moreira de Avelar;
Desenvolvimento e avaliação da acurácia de diferentes ensaios utilizando a técnica ?Loop-mediated isothermal amplification? para o diagnóstico da leishmaniose cutânea; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Daniel Moreira de Avelar;
Avaliação do desempenho das técnicas ?loop-mediated isothermal amplification ? LAMP? e PCR convencional em amostras coletadas com swab para o diagnóstico de leishmaniose tegumentar; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Daniel Moreira de Avelar;
Seleção e teste de novos imunobiológicos para atuar como vacina e imunoterapia contra a leishmaniose visceral canina; 2022; Tese (Doutorado em Biologia Celular) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Daniel Moreira de Avelar;
Silva; Ederlaine S; S; Oliveira; Juciara G; Silva; Incubação artificial e a prática de nascimento assistido: estudo de caso em Ara ararauna (arara-canindé); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário UNA; Orientador: Daniel Moreira de Avelar;
Prevalência de helmintos com potencial zoonótico na carne de peixes da espécie Hoplias malabaricus coletados no açude "Córrego da Velha" da sub-bacia do Ribeirão Jorginho, pequeno afluente da margem esquerda do rio São Francisco na região de Luz - MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco; Orientador: Daniel Moreira de Avelar;
Percepção dos produtores rurais associados a Copagro, Luz - MG, quanto ao controle estratégico do carrapato bovino Rhipicephalus (Boophilus) microplus; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco; Orientador: Daniel Moreira de Avelar;
Estudo epidemiológico da dengue no município de Luz/MG, no ano de 2010; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco; Orientador: Daniel Moreira de Avelar;
Pesquisa de enteroparasitos em manipuladores de alimentos de algumas escolas públicas das cidades de Luz e Dores do Indaiá, Minas Gerais, Brasil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco; Orientador: Daniel Moreira de Avelar;
Análise parasitológica em hortaliças comercializadas no município de Santa Rosa da Serra, Minas Gerais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco; Orientador: Daniel Moreira de Avelar;
Levantamento de mastofauna através de métodos diretos e indiretos na reserva particular do patrimônio natural da fazenda Aroeiras na cidade de Luz/MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco; Orientador: Daniel Moreira de Avelar;
Levantamento e estrutura trófica da avifauna de uma área alterada no município de Luz, centro-oeste de Minas Gerais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco; Orientador: Daniel Moreira de Avelar;
Desenvolvimento e Avaliação de um ensaio de ?Loop-mediated Isothermal Amplification? LAMP? para diagnóstico da leishmaniose tegumentar; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - UNA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniel Moreira de Avelar;
Desenvolvimento e avaliação de um novo ensaio de LAMP tendo como alvo a região hsp70 para o diagnóstico molecular da leishmaniose tegumentar; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - UNA; Orientador: Daniel Moreira de Avelar;
Padronização e avaliação de um ensaio genérico de ?loop-mediated isothermal amplification ? LAMP? para o diagnóstico da leishmaniose visceral; 2015; Iniciação Científica - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniel Moreira de Avelar;
Utilização da reação em cadeia da polimerase em amostras de soro canino: um nova tentativa de abordagem para o diagnóstico da leishmaniose visceral canina; 2011; Iniciação Científica - Fundação Ezequiel Dias, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Daniel Moreira de Avelar;
Utilização da reação em cadeia da polimerase em amostras de soro humano: uma nova abordagem para a confecção de painel sorológico de leishmaniose visceral humana; 2010; Iniciação Científica - Fundação Ezequiel Dias, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Daniel Moreira de Avelar;
Produções bibliográficas
-
DA SILVA SANTOS, ISABELA CORDEIRO ; de Avelar, Daniel Moreira ; MIRANDA, LUCIANA DE FREITAS CAMPOS ; JÚNIOR, ARTUR AUGUSTO VELHO MENDES ; OLIVEIRA, LUCAS KEIDEL ; DA SILVA VENTURA, LUANNA ; FAGUNDES DA SILVA, ALINE ; SANTOS, FERNANDA NUNES ; OLIVEIRA, LILIANE DE FÁTIMA ANTÔNIO ; MENEZES, RODRIGO CALDAS ; MARCELINO, ANDREZA PAIN . Autochthonous ( ) in Dog, Rio de Janeiro State, Brazil, 2023. EMERGING INFECTIOUS DISEASES , v. 31, p. 1039-1042, 2025.
-
SOARES, ARTHUR RIBEIRO CHELONI ; FARIA, VERÔNICA CARDOSO SANTOS DE ; AVELAR, DANIEL MOREIRA DE . Development and accuracy evaluation of a new loop-mediated isothermal amplification assay targeting the HSP70 gene for the diagnosis of cutaneous leishmaniasis. PLoS One , v. 19, p. e0306967, 2024.
-
D?ESQUIVEL, MARLA DE OLIVEIRA ; VEIRA, VANESSA PAULINO DA CRUZ ; AVELAR, DANIEL MOREIRA DE ; MICHALSKY, ÉRIKA MONTEIRO ; PEREIRA, NATHÁLIA CRISTINA LIMA ; FORTES-DIAS, CONSUELO LATORRE ; DIAS, EDELBERTO SANTOS . Presence of Leishmania sp. amastigotes in the reproductive tract of dogs with visceral leishmaniasis. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. REVISTA , v. 57, p. e00712-2024, 2024.
-
SANTOS, ISABELA C. S. ; AVELAR, DANIEL M. ; MIRANDA, LUCIANA F. C. ; DE MELLO, CINTIA X. ; KEIDEL, LUCAS ; PIMENTEL, MARIA INÊS F. ; VENTURA, LUANNA S. ; FAGUNDES, ALINE ; SANTOS, FERNANDA N. ; OLIVEIRA, LILIANE F. A. ; SANTOS, SHANNA A. ; PEREIRA, SANDRO ANTONIO ; MENEZES, RODRIGO C. ; MARCELINO, ANDREZA P. . Standardization and Evaluation of the LAMP Technique for the Diagnosis of Canine Visceral Leishmaniasis in Conjunctival Swab Samples Using DNA Extracted by a Silica Column and Boiling. Tropical Medicine And Infectious Disease , v. 9, p. 277, 2024.
-
OLIVEIRA, DIANA ; LOPES, KARINE FERREIRA ; de Avelar, Daniel Moreira ; COTA, GLÁUCIA ; OLIVEIRA, EDWARD . Accuracy of serological tests in diagnosing mucosal leishmaniasis. PARASITOLOGY RESEARCH , v. 122, p. 2001-2010, 2023.
-
de Avelar, Daniel Moreira ; SANTOS, CAMILA CHAVES ; FUSARO FAIOLI, ALICE . Developments in Leishmaniasis diagnosis: A patent landscape from 2010 to 2022. PLOS Global Public Health , v. 3, p. e0002557, 2023.
-
ERBER, ASTRID CHRISTINE ; SANDLER, PETER JULIAN ; de Avelar, Daniel Moreira ; SWOBODA, INES ; COTA, GLÁUCIA ; WALOCHNIK, JULIA . Diagnosis of visceral and cutaneous leishmaniasis using loop-mediated isothermal amplification (LAMP) protocols: a systematic review and meta-analysis. Parasites & Vectors , v. 15, p. 15-34, 2022.
-
FREIRE, MARIANA LOURENÇO ; REGO, FELIPE DUTRA ; LOPES, KARINE FERREIRA ; COUTINHO, LUCÉLIA ANTUNES ; GRENFELL, RAFAELLA FORTINI QUEIROZ ; AVELAR, DANIEL MOREIRA ; COTA, GLÁUCIA ; PASCOAL-XAVIER, MARCELO ANTÔNIO ; OLIVEIRA, EDWARD . Anti-mitochondrial Tryparedoxin Peroxidase Monoclonal Antibody-Based Immunohistochemistry for Diagnosis of Cutaneous Leishmaniasis. Frontiers in Microbiology , v. 12, p. 790906, 2022.
-
FREIRE, MARIANA LOURENÇO ; ALVES, LINDICY LEIDICY ; DE SOUZA, CAROLINA SENRA ; SALIBA, JULIANA WILKE ; FARIA, VERÔNICA ; PEDRAS, MARIANA JUNQUEIRA ; CARVALHO, NARA DE OLIVEIRA ; ANDRADE, GLÁUCIA QUEIROZ ; RABELLO, ANA ; AVELAR, DANIEL MOREIRA ; COTA, GLÁUCIA . Performance differences among commercially available antigen rapid tests for COVID-19 in Brazil. PLoS One , v. 17, p. e0269997, 2022.
-
DE FARIA, VERÔNICA CARDOSO SANTOS ; GONÇALVES, DENISE UTSCH ; SOARES, ARTHUR RIBEIRO CHELONI ; BARBOSA, PEDRO HENRIQUE ; SALIBA, JULIANA WILKE ; DE SOUZA, CAROLINA SENRA ALVES ; COTA, GLÁUCIA FERNANDES ; de Avelar, Daniel Moreira . IMPACT ASSESSMENT OF DIFFERENT DNA EXTRACTION METHODS FOR NON-INVASIVE MOLECULAR DIAGNOSIS OF TEGUMENTARY LEISHMANIASIS. ACTA TROPICA , v. 227, p. 106275, 2021.
-
VARIZA, PAULA FASSICOLO ; PEREIRA, THIAGO NUNES ; OLIVEIRA, JOICE GUILHERME DE ; FERNANDES, MILLENA ; AVELAR, DANIEL MOREIRA DE ; MILAGRES, TARCÍSIO DE FREITAS ; SILVA, WELLINGTON JUNIOR DA ; CARDOSO, DIOGO TAVARES ; SILVA, ONILDA SANTOS DA ; GONTIJO, CÉLIA MARIA FERREIRA ; PROPHIRO, JOSIANE SOMARIVA . Notes on the sand fly fauna (Diptera: Psychodidae) in a region of Brazil. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e596101422480, 2021.
-
CHAGAS, ÚRSULA MAIRA RUSSO ; de Avelar, Daniel Moreira ; MARCELINO, ANDREZA PAIN ; PAZ, GUSTAVO FONTES ; GONTIJO, CÉLIA MARIA FERREIRA . Correlations between tissue parasite load and common clinical signs in dogs naturally infected by Leishmania infantum. VETERINARY PARASITOLOGY , v. 291, p. 109368, 2021.
-
COTA, GLÁUCIA ; FREIRE, MARIANA LOURENÇO ; DE SOUZA, CAROLINA SENRA ; PEDRAS, MARIANA JUNQUEIRA ; SALIBA, JULIANA WILKE ; FARIA, VERÔNICA ; ALVES, LÍNDICY LEIDICY ; RABELLO, ANA ; AVELAR, DANIEL MOREIRA . Diagnostic performance of commercially available COVID-19 serology tests in Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF INFECTIOUS DISEASES , v. 1, p. 1, 2020.
-
LOPES, JOSIANE VALADÃO ; MICHALSKY, ÉRIKA MONTEIRO ; PEREIRA, NATHÁLIA CRISTINA LIMA ; PAULA, ADÃO JUNIOR VIANA DE ; SOUZA, ANDREZA GEISIANE MAIA ; PINHEIRO, LETÍCIA CAVALARI ; LIMA, ANA CRISTINA VIANNA MARIANO DA ROCHA ; AVELAR, DANIEL MOREIRA DE ; FRANÇA-SILVA, JOÃO CARLOS ; LANZETTA, VIRGÍNIA AGUIAR SORICE ; MELO, JARBAS DE ; FORTES-DIAS, CONSUELO LATORRE ; DIAS, EDELBERTO SANTOS . Canine visceral leishmaniasis in area with recent Leishmania transmission: prevalence, diagnosis, and molecular identification of the infecting species. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. REVISTA , v. 53, p. e20200141, 2020.
-
SANTOS, ANNA RAQUEL RIBEIRO DOS ; SERUFO, ÂNGELA VIEIRA ; FIGUEIREDO, MARIA MARTA ; GODOI, LARA CARVALHO ; VITÓRIO, JÉSSICA GARDONE ; MARCELINO, ANDREZA PAIN ; AVELAR, DANIEL MOREIRA DE ; RODRIGUES, FERNANDES TENÓRIO GOMES ; MACHADO-COELHO, GEORGE LUIZ LINS ; MEDEIROS, FERNANDA ALVARENGA CARDOSO ; JERÔNIMO, SELMA MARIA BEZERRA ; OLIVEIRA, EDWARD JOSÉ DE ; NASCIMENTO, FREDERICO CREPALDI ; TEIXEIRA, SANTUZA MARIA RIBEIRO ; GAZZINELLI, RICARDO TOSTES ; NAGEM, RONALDO ALVES PINTO ; FERNANDES, ANA PAULA . Evaluation of three recombinant proteins for the development of ELISA and immunochromatographic tests for visceral leishmaniasis serodiagnosis. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 114, p. e180405, 2019.
-
AVELAR, DANIEL MOREIRA DE ; CARVALHO, DÉBORA MOREIRA ; RABELLO, ANA . Development and Clinical Evaluation of Loop-Mediated Isothermal Amplification (LAMP) Assay for the Diagnosis of Human Visceral Leishmaniasis in Brazil. Biomed Research International , v. 2019, p. 1-7, 2019.
-
FREIRE, MARIANA LOURENÇO ; MACHADO DE ASSIS, TÁLIA ; OLIVEIRA, EDWARD ; MOREIRA DE AVELAR, DANIEL ; SIQUEIRA, ISADORA C. ; BARRAL, ALDINA ; RABELLO, ANA ; COTA, GLÁUCIA . Performance of serological tests available in Brazil for the diagnosis of human visceral leishmaniasis. PLoS Neglected Tropical Diseases , v. 13, p. e0007484, 2019.
-
VITORINO, BRENO DIAS ; RODRIGUES, MARISA BRANDÃO ; FROTA, ANGÉLICA VILAS BOAS DA ; AVELAR, DANIEL MOREIRA DE ; RODRIGUES, WELLINGTON LUIZ ; CASTRILLON, SOLANGE KIMIE IKEDA ; NUNES, JOSUÉ RIBEIRO DA SILVA . Aves de paisagem rural na região Centro-oeste do estado de Minas Gerais, Brasil. NEOTROPICAL BIOLOGYAND CONSERVATION , v. 13, p. 62-73, 2018.
-
FREIRE, MARIANA LOURENÇO ; ASSIS, TÁLIA SANTANA MACHADO DE ; AVELAR, DANIEL MOREIRA DE ; RABELLO, ANA ; COTA, GLÁUCIA . Evaluation of a new brand of immunochromatographic test for visceral leishmaniasis in Brazil made available from 2018. REVISTA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO , v. 60, p. E49, 2018.
-
RAMALHO, DARIO BROCK ; SILVA, ROSIANA ESTÉFANE DA ; SENNA, MARIA CAMILO RIBEIRO DE ; MOREIRA, HUGO SILVA ASSIS ; PEDRAS, MARIANA JUNQUEIRA ; AVELAR, DANIEL MOREIRA DE ; SARAIVA, LARA ; RABELLO, ANA ; COTA, GLÁUCIA . Meglumine antimoniate intralesional infiltration for localised cutaneous leishmaniasis: a single arm, open label, phase II clinical trial. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 113, p. e180200, 2018.
-
LOPES, JOSIANE V. ; MICHALSKY, ÉRIKA M. ; LARA SILVA, FABIANA DE O. ; LIMA, ANA CRISTINA V.M.R. ; DE AVELAR, DANIEL M. ; DA COSTA, AILTON A. JUNIOR ; FRANÇA-SILVA, JOÃO C. ; REGINA-SILVA, SHARA ; FORTES-DIAS, CONSUELO L. ; DIAS, EDELBERTO S. . Seroprevalence and molecular characterization of Leishmania in dogs from an endemic area of zoonotic visceral leishmaniasis in Brazil. International Journal of Veterinary Science and Medicine , v. 5, p. 70-74, 2017.
-
EZQUIAGA, M. C. ; LINARDI, P. M. ; DE AVELAR, D. M. ; LARESCHI, M. . A new species of perforating the osteoderms of its armadillo host in Argentina and redescription of the male of. Medical and Veterinary Entomology (Print) , v. 29, p. n/a-n/a, 2015.
-
LANA, ROSANA SILVA ; MICHALSKY, ÉRIKA MONTEIRO ; FORTES-DIAS, CONSUELO LATORRE ; FRANÇA-SILVA, JOÃO CARLOS ; LARA-SILVA, FABIANA DE OLIVEIRA ; ROCHA LIMA, ANA CRISTINA VIANNA MARIANO DA ; MOREIRA DE AVELAR, DANIEL ; MARTINS, JULIANA CRISTINA DIAS ; DIAS, EDELBERTO SANTOS . Phlebotomine Sand Fly Fauna and Infection in the Vicinity of the Serra do Cipó National Park, a Natural Brazilian Heritage Site. BIOMED RES INT , v. 2015, p. 1-9, 2015.
-
PAZ, G. F. ; AVELAR, D. M. ; REIS, I. A. ; LINARDI, P. M. . Dynamics of Ctenocephalides felis felis (Siphonaptera: Pulicidae) Infestations on Urban Dogs in Southeastern Brazil. Journal of Medical Entomology , v. 1-6, p. 1-6, 2015.
-
LARA-SILVA, FABIANA DE OLIVEIRA ; MICHALSKY, ÉRIKA MONTEIRO ; FORTES-DIAS, CONSUELO LATORRE ; FIUZA, VANESSA DE OLIVEIRA PIRES ; PESSANHA, JOSÉ EDUARDO MARQUES ; REGINA-SILVA, SHARA ; de Avelar, Daniel Moreira ; SILVA, MAIARA ALVES ; LIMA, ANA CRISTINA VIANNA MARIANO DA ROCH ; DA COSTA, AILTON JUNIOR ANTUNES ; MACHADO-COELHO, GEORGE LUIZ LINS ; DIAS, EDELBERTO SANTOS . Epidemiological aspects of vector, parasite, and domestic reservoir in areas of recent transmission and no reported human cases of visceral leishmaniasis in Brazil. Acta Tropica , v. 148, p. 128-136, 2015.
-
KRAWCZAK, FELIPE DA SILVA ; REIS, ILKA AFONSO ; SILVEIRA, JULIA ANGÉLICA DA ; AVELAR, DANIEL MOREIRA ; MARCELINO, ANDREZA PAIN ; WERNECK, GUILHERME LOUREIRO ; LABRUNA, MARCELO BAHIA ; PAZ, GUSTAVO FONTES . Leishmania, Babesia and Ehrlichia in urban pet dogs: co-infection or cross-reaction in serological methods?. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 48, p. 64-68, 2015.
-
MACIEL, D. B. ; SILVA, T. A. M. ; GOMES, L. I. ; DE OLIVEIRA, E. ; TIBURCIO, M. G. S. ; DE OLIVEIRA, R. F. ; AVELAR, D. ; BARBOSA, J. R. ; FURTADO, E. ; RABELLO, A. ; DE ALMEIDA SILVA, L. . Infection with Leishmania (Leishmania) infantum of 0 to 18-Month-Old Children Living in a Visceral Leishmaniasis-Endemic Area in Brazil. The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene , v. 13, p. 0418, 2014.
-
DE SOUZA TESTASICCA, MIRIAM C. ; SANTOS, MARIANA SILVA DOS ; MACHADO, LEOPOLDO MARQUES ; SERUFO, ANGELA VIEIRA ; DORO, DANIEL ; AVELAR, DANIEL ; TIBÚRCIO, ANA MARIA LEONARDI ; ABRANTES, CHRISTIANE DE FREITAS ; MACHADO-COELHO, GEORGE LUIZ LINS ; GRIMALDI, GABRIEL ; GAZZINELLI, RICARDO TOSTES ; FERNANDES, ANA PAULA . Antibody responses induced by Leish-Tec®, an A2-based vaccine for visceral leishmaniasis, in a heterogeneous canine population. Veterinary Parasitology (Print) , v. 204, p. 169-176, 2014.
-
LINARDI, Pedro Marcos ; de Avelar, Daniel Moreira . Neosomes of tungid fleas on wild and domestic animals. Parasitology Research (1987. Print) , v. 113, p. 3517-3533, 2014.
-
LINARDI, Pedro Marcos ; BEAUCOURNU, JEAN-CLAUDE ; de Avelar, Daniel Moreira ; BELAZ, SORYA . Notes on the genus (Siphonaptera: Tungidae) II - neosomes, morphology, classification, and other taxonomic notes. Parasite , v. 21, p. 68, 2014.
-
LINARDI, Pedro Marcos ; AVELAR, DANIEL MOREIRA ; FACURY FILHO, ELIAS JORGE . Establishment of Tunga trimamillata (Siphonaptera: Tungidae) in Brazil. Parasitology Research (1987. Internet) , v. 112, p. 3239-3242, 2013.
-
DE AVELAR, DANIEL M. ; FACURY FILHO, ELIAS J. ; LINARDI, PEDRO M. . A New Species of Tunga (Siphonaptera: Tungidae) Parasitizing Cattle From Brazil. Journal of Medical Entomology , v. 50, p. 679-684, 2013.
-
PAZ, GUSTAVO F. ; REIS, ILKA A. ; AVELAR, DANIEL M. ; FERREIRA, ELISA C. DA MATA ; WERNECK, GUILHERME L. . Ectoparasites and anti-Leishmania antibodies: Association in an observational case-control study of dogs from a Brazilian endemic area. Preventive Veterinary Medicine (Print) , v. 112, p. 156-159, 2013.
-
MOURA, A. C. ; AVELAR, D. M. . ENTEROPARASITOS EM MANIPULADORES DE ALIMENTOS DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DAS CIDADES DE LUZ E DORES DO INDAIÁ, MINAS GERAIS, BRASIL. Revista Science in Health , v. 4, p. 138-146, 2013.
-
AVELAR, D. M. ; LINHARES, A. X. ; LINARDI, P M . A new species of Tunga (Siphonaptera: Tungidae) from Brazil with a key to the adult species and neosomes. Journal of Medical Entomology , v. 49, p. 23-28, 2012.
-
de Avelar, Daniel Moreira ; Melo, Maria Norma ; LINARDI, Pedro Marcos . Morphology and growth characteristics of cultured Leptomonas ctenocephali from Ctenocephalides felis felis (Siphonaptera: Pulicidae) of dogs in Brazil. VETERINARY PARASITOLOGY , v. 3, p. 31, 2011.
-
AVELAR, D. M. ; Linardi, Pedro M . Use of Multiple Displacement Amplification as Pre-polymerase Chain Reaction (Pre-PCR) to amplify genomic DNA of siphonapterids preserved for long periods in scientific collections. Parasites & Vectors , v. 3, p. 86, 2010.
-
AVELAR, D. M. ; LINARDI, Pedro Marcos . Seasonality and Prevalence Rates of Steinina sp. (Eugregarinorida: Actinocephalidae) in Ctenocephalides felis felis (Siphonaptera: Pulicidae) from Dogs Captured in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Journal of Medical Entomology , v. 45, p. 1139-1142, 2008.
-
AVELAR, D. M. ; BUSSOLOTTI, Adamastor Santos ; RAMOS, Maria Do Carmo Aparecida ; LINARDI, Pedro Marcos . Endosymbionts of Ctenocephalides felis felis (Siphonaptera: Pulicidae) obtained from dogs captured in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil.. JOURNAL OF INVERTEBRATE PATHOLOGY , v. 94, p. 149-152, 2007.
-
de Avelar, Daniel Moreira ; LINARDI, Pedro Marcos . Siphonaptera. In: Princípios básicos de entomologia médica. In: Herbet T. A. Andrade; Arlindo Serpa Filho. (Org.). Princípios básicos de entomologia médica. 1ed.Natal: , 2021, v. , p. 437-471.
-
LINARDI, Pedro Marcos ; de Avelar, Daniel Moreira . Siphonaptera. In: Parasitologia Humana. In: David Pereira Neves; Alan Lane de Melo; Pedro Marcos Linardi; Ricardo W. Almeida Vitor. (Org.). Parasitologia Humana. 13ed.: Atheneu, 2016, v. , p. 459-470.
-
Carneiro, P. S ; BARROS, P.B. ; VIEIRA, A.G ; MENEZES, G.R.M ; AVELAR, D. M. . Pesquisa de enteroparasitos em hortaliças comercializadas na região metropolitana de Belo Horizonte. In: II Congresso Mineiro de Alimentação e Nutrição, 2007, OURO PRETO. Anais do II Congresso Mineiro de Alimentação e Nutrição, 2007.
-
FARIA, V. C. S. ; SOARES, A. R. C. ; Cota, G.F. ; GONÇALVES, D.U. ; de Avelar, Daniel Moreira . COMPARAÇÃO DE DIFERENTES TÉCNICAS MOLECULARES EM AMOSTRAS OBTIDAS POR BIÓPSIA E SWAB PARA O DIAGNÓSTICO DE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR NAS FORMAS CUTÂNEA E MUCOSA. In: 55º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2019, BELO HORIZONTE. ANAIS DO 554º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2019.
-
de Avelar, Daniel Moreira ; SOARES, A. R. C. ; SARAIVA, L. ; SILVA, ROSIANA ESTÉFANE DA ; SENNA, MARIA CAMILO RIBEIRO DE ; MOREIRA, HUGO SILVA ASSIS ; Cota, G.F. . Avaliação de ensaios de loop-mediated isothermal amplification e PCR em amostras coletadas com swab, para diagnóstico de leishmaniose tegumentar americana. In: 54º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2018, OLINDA. ANAIS DO 54º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2018.
-
de Avelar, Daniel Moreira . PADRONIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM ENSAIO DE QPCR SYBR GREEN KDNA PARA O DIAGNÓSTICO DE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA. In: 54º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2018, OLINDA. ANAIS DO 54º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2018.
-
CARVALHO, D. M. ; Rabello, A. L. T. ; AVELAR, D. M. . Padronização e avaliação de um ensaio de 'loop-mediated isothermal amplification - LAMP' para o diagnóstico da leishmaniose visceral. In: 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2016, Maceió. Anais MEDTROP 2016, 2016.
-
Viera, E. N. ; Coelho, A. C. ; Lourenço, A. ; CARVALHO, D. M. ; Santos, F. ; AVELAR, D. M. . Levantamento da avifauna do Parque Nacional da Serra do Gandarela, Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais. In: III Congresso e Saúde e Meio Ambiente UNA, 2016, Belo Horizonte. Anais do III Congresso e Saúde e Meio Ambiente UNA, 2016.
-
Coelho, A. C. ; Lourenço, A. ; CARVALHO, D. M. ; Viera, E. N. ; Santos, F. ; AVELAR, DANIEL M. . Avifauna do Parque Nacional da Serra do Gandarela, Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais, Brasil. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2016, Pirenópolis - Goiás. Anais do XXIII CBO, 2016.
-
AVELAR, D. M. ; Basilio, T. M. ; RABELLO, A. . DETECÇÃO VISUAL DOS PRODUTOS DA AMPLIFICAÇÃO DO DNA DE Leishmania infantum PELA TÉCNICA ?LOOP-MEDIATED ISOTHERMAL AMPLIFICATION - LAMP? COM O CORANTE AZUL DE HIDROXINAFTOL: RESULTADOS PRELIMINARES. In: 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - MEDTROP, 2015, Fortaleza. Anais do 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - MEDTROP, 2015.
-
AVELAR, D. M. ; Assis, T.M. ; PEDRAS, M. J. ; RABELLO, A. . DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA TÉCNICA LOOP-MEDIATED ISOTHERMAL AMPLIFICATION PARA O DIAGNÓSTICO DA LEISHMANIOSE VISCERAL HUMANA: RESULTADOS PRELIMINARES. In: XXX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XVIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2014, Uberaba. XXX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XVIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2014.
-
AVELAR, D. M. ; BARBOSA, J.R. ; CARSOSO, F. A. ; GUERRA, M. R. L. ; RIBEIRO, A. A. ; RAMOS, L.S. ; LEITE, R. S. ; MARCELINO, A. P. . Utilização do teste imunocromatográfico Kalazar Detect (INBIOS) no esclarecimento de casos suspeitos de leishmaniose visceral humana. In: XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011, Uberaba. Anais da XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011.
-
BARRAQUE, T.C.N. ; Pio, M.B. ; Silva, A. S. P. ; MOREIRA, E.F. ; AVELAR, D. M. . Utilização da reação em cadeia da polimerase em amostras de soro humano: uma nova abordagem para a confecção de painel sorológico de leishmaniose visceral humana. In: 27ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 15ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011, Uberaba. Anais da XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011.
-
FERRAZ, M. L. ; AVELAR, D. M. ; AMANCIO, F. F. . Vigilância da doença de Chagas: reação sorológica cruzada em um caso sob investigação no município de Aricanduva/MG. In: 26ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 14ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2010, Uberaba. Anais da 26ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 14ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2010.
-
MARCELINO, A. P. ; CARSOSO, F. A. ; BARBOSA, J.R. ; GUERRA, M. R. L. ; MOREIRA, E.F. ; AVELAR, D. M. . Utilização da reação em cadeia da polimerase (PCR) no esclarecimento e caracterização de casos humanos com suspeita de leishmaniose visceral recebidos no Laboratório de Referência Nacional - FUNED/MG. In: 26ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 14ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2010, Uberaba. Anais da 26ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 14ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2010.
-
AVELAR, D. M. ; CRISTO, G. P. ; LINARDI, Pedro Marcos . Amplificação do DNA genômico de sifonápteros conservados em coleções científicas, para estudos de diversidade genética, utilizando a técnica de Multiple Displacement Amplification. In: XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul, 2009, Foz do Iguaçu. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul, 2009, Foz do Iguaçu, 2009.
-
AVELAR, D. M. ; MARCELINO, A. P. ; PEREIRA, A. D. ; BARBOSA, J.R. ; CARSOSO, F. A. ; MOREIRA, E.F. . Reação em Cadeia da Polimerase na Detecção de kDNA de Leishmania em amostras de soro humano. In: XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul, 2009, Foz do Iguaçu. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul, 2009.
-
MACIEL, D. B. ; GOMES, L. I. ; SILVA, T. A. M. ; AVELAR, D. M. ; BARBOSA, J.R. ; OLIVEIRA, R. F. ; MOREIRA, E.F. ; RABELO, A. ; PRATA, A. ; SILVA, L. A. . Diagnóstico precoce da infecção por Leishmania (Leishmania) chagasi em crianças de 0 a 18 meses, em Paracatu, MG. Resultados preliminares.. In: 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009, Recife. Anais do 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009.
-
AVELAR, D. M. ; CARSOSO, F. A. ; PINTO, I.D.M ; MOREIRA, E.F. . Confirmação sorológica de casos suspeitos de doença de Chagas aguda por transmissão oral, provenientes do Amapá, pelo Laboratório de Referência Nacional (FUNED). In: 24ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 12ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2008, Uberaba. Anais da 24ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 12ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2008.
-
AVELAR, D. M. ; CARSOSO, F. A. ; RAMOS, L.S. ; CARVALHO, A.R.O ; PINTO, I.D.M ; MOREIRA, E.F. . Resultados preliminares referentes aos diagnósticos parasitológico e sorológico de Chagas Aguda devido a provável infecção por ingestão de suco de açaí contaminado com Trypanosoma cruzi. In: XXIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses., 2007, Uberaba. Anais da XXIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses; 2007, Uberaba, Brasil., 2007.
-
AVELAR, D. M. ; AGUIAR, L.M.S ; LINARDI, P M . Ectoparasitos presentes em morcegos capturados no cerrado do Distrito Federal , Piauí e Minas Gerais.. In: XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007, Recife. Anais do XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007.
-
AVELAR, D. M. ; CARSOSO, F. A. ; RAMOS, L.S. ; CARVALHO, A.R.O ; PINTO, I.D.M ; MOREIRA, E.F. . Resultados preliminares referentes aos diagnósticos parasitológico e sorológico de Chagas Aguda devido a provável infecção por ingestão de suco de açaí contaminado com Trypanosoma cruzi. In: XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007, Recife. Anais do XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007.
-
Ferreira, E.C ; MELO, L.A ; QUARESMA, P.F ; MELO, M.N ; CUNHA, H M ; PAGLIA, A P ; DINIZ, R.F.V ; LINARDI, P M ; AVELAR, D. M. ; S.A.N. VALÉRIO ; GONTIJO, C. M. F. . . Detecção de Leishmania sp. em mamíferos domésticos silvestres e sinantrópicos e em seus ectoparasitos na regional nordeste do município de Belo Horizonte ? Resultados Preliminares. In: XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2007, Campos do Jordão. Anais do XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2007.
-
AVELAR, D. M. ; LINARDI, P M . Taxonomics studies on the neotropical genera and group of species of Hoplopleurinae (Anoplura: Hoplopleuridae. In: 3rd INTERNATIONAL CONGRESS ON PHTHIRAPTERA, 2006. Anais do 3rd INTERNATIONAL CONGRESS ON PHTHIRAPTERA, 2006.
-
AVELAR, D. M. ; BUSSOLOTTI, Adamastor Santos ; RAMOS, Maria Do Carmo Aparecida ; LINARDI, Pedro Marcos . Dados preliminares sobre endossimbiontes de Ctenocephalides felis felis (Siphonaptera: Pulicidae) de cães vadios de Belo Horizonte, MG - Brasil. In: XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2005, Porto Alegre. Revista de Patologia Tropical, 2005. v. 34.
-
AVELAR, D. M. ; VALIM, Michel Paiva ; ARAÚJO, Ana Paula Machado de ; BUSSOLOTTI, Adamastor Santos ; LINARDI, Pedro Marcos . Alguns ectoparasitos de morcegos capturados no município de Belo Horizonte, MG. In: XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2005, Porto Alegre. Revista de Patologia Tropical, 2005. v. 34.
-
AVELAR, D. M. ; VALIM, M P ; CUNHA, H M ; PAGLIA, A P ; BOTELHO, J R ; LINARDI, P M . Ectoparasitos de pequenos mamíferos do Parque Estadual do Rio Doce, MG. In: XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2005, Porto Alegre. Revista de Patologia Tropical, 2005. v. 34.
-
AVELAR, D. M. ; LINARDI, P M ; MAGALHÃES, M. A. B. L. . Infecçaõ Natural de Euphorbia piluliphera e Euphorbia brasiliensis por Phytomonas sp (Trypanosomatidae) em Belo Horizonte, Minas Gerais.. In: XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2003, Rio de Janeiro. XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2003. p. 266-266.
-
AVELAR, D. M. ; LINARDI, P M ; MAGALHÃES, M. A. B. L. . Ocorrência de Phytomonas sp. (Trypanosomatidae) em algumas euforbiáceas de Belo Horizonte, Minas Gerais.. In: 3 Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2003, São Paulo. Anais do 3 Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2003.
-
AVELAR, D. M. ; MAGALHÃES, M. A. B. L. ; LINARDI, P M . Dados Preliminares sobre a presença de Phytomonas (Protozoa, Trypanosomatidae) em hemípteros pentatomídeos. In: Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2002, São Paulo. Anais do 2 Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2002.
-
AVELAR, D. M. ; MAGALHÃES, M. A. B. L. ; BARBOSA, F. H. F. ; CANUTO, M. . Dados Preliminares sobre a Etologia de Garças-Brancas-Grandes (Casmerodius albus).. In: 2 Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2002, São Paulo. Anais do 2 Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2002.
-
ROCHA, B M ; FONSECA, C J da ; ROSA, C M ; AVELAR, D. M. ; COTA, D ; SILVEIRA, e D ; SILVA, F D ; CANUTO, M A ; FERREIRA, V A . Listagem das aves encontradas na lagoa da Pampulha (Belo Horizonte, Minas Gerais) no período de março a junho de 2002. In: 2º Congresso Nacional de Inciação Científica, 2002, São Carlos. Anais do 2º Congresso Nacional de Iniciação Científica - CONIC/SEMESP, 2002. v. 1. p. 120-120.
-
AVELAR, D. M. ; BOSQUE, A G ; CAMPOS, C S . Dados preliminares sobre a quantificação de espécimes de Phytomonas (Protozoa, Trypanosomatidae) em Euphorbia (Angiospermaea, Euphorbiacea). In: II Jornada Acadêmica de Biologia, 2002, Belo Horizonte. Anais da II Jornada Acadêmica de Biologia do Unicentro Izabela Hendrix, 2002.
-
TAVARES, A C B ; AVELAR, D. M. ; BARBOSA, F H F ; GUIMARÃES, L R S ; CANUTO, M ; SOUZA, R A ; FERREIRA, V A . Dados preliminares sobre a etologia de garças-brancas-grandes (Casmerodius albus).. In: II Jornada Acadêmica de Biologia, 2002, Belo Horizonte. Anais da II Jornada Acadêmica de Biologia do Unicentro Izabelo Hendrix, 2002.
-
AVELAR, D. M. ; BOSQUE, A G ; CORDEIRO, D J ; ARAÚJO, e C ; SACCÁ, e ; SOUZA, S C V . Estudo da incidência dos grupos de alta e baixo risco do Papiloma Vírus Humano (HPV) realizado no Instituto de Patologia Clínica Hermes Pardini no Período de Fevereiro à Abril de 2002. In: II Jornada Acadêmica de Biologia, 2002, Belo Horizonte. Anais da II Jornada Acadêmica de Biologia do Unicentro Izabela Hendrix, 2002.
-
Avelar, Daniel M . Inovações no diagnóstico laboratorial da leishmaniose visceral. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
AVELAR, D. M. . Endoparasitos de Ctenocephalides felis felis (Siphonaptera: Pulicidae) de cães vadios de Belo Horizonte, MG.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AVELAR, D. M. . Phytomonas e outros tripanosomatídeos parasitos de plantas.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
RABELLO, A. ; DE SOUZA, CAROLINA SENRA ; AVELAR, DANIEL MOREIRA ; ROSA, D. C. P. ; Cota, G.F. ; SALIBA, JULIANA WILKE ; PEDRAS, M. J. ; BRITO, N. C. ; ROCHA, R. S. ; ASSIS, T. S. M. ; SIMOES, T. C. ; FARIA, V. C. S. . Estudos estratégicos para inovação e desenvolvimento tecnológico em diagnóstico e terapêutica de doenças negligenciadas. Filariose linfática. Relatório 4.. 2021.
Cota, G.F. ; RABELLO, A. ; AVELAR, DANIEL MOREIRA ; Freire, M.L. ; ALVES, LÍNDICY LEIDICY ; PEDRAS, M. J. . Validação de oito kits comerciais de diagnóstico rápido baseados em pesquisa de antígenos para diagnóstico de Covid-19 - análise de concordância e confiabilidade em relação à RT-PCR em tempo real.. 2021.
Cota, G.F. ; AVELAR, DANIEL MOREIRA ; FREIRE, MARIANA LOURENÇO ; PEDRAS, M. J. ; ALVES, LÍNDICY LEIDICY ; RABELLO, A. . Validação dos testes diagnósticos imunocromatográficos para diagnóstco de SARS-cov-2 registrados no Brasil.. 2020.
RABELLO, A. ; DE SOUZA, CAROLINA SENRA ; CARVALHO, C. L. C. ; AVELAR, DANIEL MOREIRA ; OLIVEIRA, E. R. ; OLIVEIRA, E. ; TEIXEIRA, E. M. ; COTA, G. F. ; ALVES, LÍNDICY LEIDICY ; PEDRAS, M. J. ; BRITO, N. C. ; ROCHA, R. S. ; ASSIS, T. S. M. ; SIMOES, T. C. . Estudos estratégicos para inovação e desenvolvimento tecnológico em diagnóstico e terapêutica de doenças negligenciadas. Leishmaniose visceral: Relatório 1.. 2019.
RABELLO, A. ; DE SOUZA, CAROLINA SENRA ; CARVALHO, C. L. C. ; AVELAR, DANIEL MOREIRA ; OLIVEIRA, E. R. ; OLIVEIRA, E. ; TEIXEIRA, E. M. ; Cota, G.F. ; ALVES, LÍNDICY LEIDICY ; PEDRAS, M. J. ; BRITO, N. C. ; ROCHA, R. S. ; ASSIS, T. S. M. ; SIMOES, T. C. . Estudos estratégicos para inovação e desenvolvimento tecnológico em diagnóstico e terapêutica de doenças negligenciadas. Leishmaniose tegumentar: Relatório 2. 2019.
RABELLO, A. ; DE SOUZA, CAROLINA SENRA ; CARVALHO, C. L. C. ; AVELAR, DANIEL MOREIRA ; ROSA, D. C. P. ; OLIVEIRA, E. ; ALVES, LÍNDICY LEIDICY ; BRITO, N. C. ; ROCHA, R. S. ; ASSIS, T. S. M. ; SIMOES, T. C. . Estudos estratégicos para inovação e desenvolvimento tecnológico em diagnóstico e terapêutica de doenças negligenciadas Esquistossomose: Relatório 3.. 2019.
RABELLO, A. ; OLIVEIRA, E. ; ASSIS, T. S. M. ; Cota, G.F. ; AVELAR, DANIEL MOREIRA ; PEDRAS, M. J. . Teste de Aglutinação Direta (DAT) para o diagnóstico da leishmaniose visceral humana no Brasil.. 2015.
AVELAR, D. M. . Diagnóstico Sorológico e Parasitólógico de Protozooses de Importância Médica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AVELAR, D. M. . Aplicações Ecológicas em Campo Rupestre e Mata Ciliar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Desenvolvimento e avaliação de testes diagnósticos para leishmaniose tegumentar com potencial de aplicação em unidades básicas de saúde, Descrição: As técnicas disponíveis nos laboratórios municipais para o diagnóstico da leishmaniose tegumentar (LT) apresentam limitações quanto ao seu desempenho diagnóstico. Atualmente recomenda-se a utilização de testes diagnósticos associados à coleta de amostras minimamente invasivas, de fácil execução e com alta acurácia para o esclarecimento das doenças negligenciadas, incluindo a LT. Entretanto, os testes diagnósticos com alta acurácia encontram-se restritos aos Centros de Referência, por necessitarem de infraestrutura complexa para sua execução. Testes baseados na detecção de antígenos ou na amplificação isotérmica de DNA possuem como uma das suas principais vantagens, a possibilidade de implantação em laboratórios com menor infraestrutura, favorecendo um diagnóstico rápido e preciso, resultando na melhoria de acesso e contribuindo para a oferta de tratamento em menor tempo. Estratégias de diagnóstico baseadas no uso de anticorpos monoclonais (AcMos) para detecção de antígenos de Leishmania e na amplificação isotérmica de alvos lineares (LIMA) estão em fase de desenvolvimento, com resultados iniciais promissores no Centro de Referência em Leishmanioses (CRL) do Instituto René Rachou: 1) detecção de antígenos de Leishmania, utilizando AcMos em um sistema de ELISA Direto; 2) sensibilidade analítica do LIMA-Leish equivalente a um único parasito. Esse projeto propõe o desenvolvimento e avaliação de acurácia de dois kits protótipos para leishmaniose tegumentar: a) teste rápido de detecção de antígeno de Leishmania e; b) teste molecular isotérmico (LIMA-Leish). Inicialmente serão testadas diferentes concentrações dos reagentes e após a padronização, os dois kits protótipos serão avaliados quanto aos parâmetros analíticos (sensibilidade, espeficidade, repetibilidade e reprodutibilidade) e clínicos (acurácia diagnóstica). Os resultados do presente projeto poderão ser utilizados em pedidos de patentes, além da produção de kits comerciais para o diagnóstico da LT.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Coordenador / Tália Santana Machado de Assis - Integrante / Mariana Junqueira Pedras - Integrante / Glaucia F Cota - Integrante / Mariana Lourenço Freire - Integrante / Lara Saraiva - Integrante / Sarah Nascimento Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2021 - Atual
Validação clínica de um teste minimamente invasivo para o diagnóstico da leishmaniose cutânea: estudo multicêntrico de desempenho do kit protótipo LAMP-Leish/hsp70 em swab de lesão, Descrição: As técnicas disponíveis nos laboratórios municipais do Sistema Único de Saúde para o diagnóstico da leishmaniose cutânea (LC) apresentam limitações quanto ao seu desempenho diagnóstico. Atualmente recomenda-se a utilização de testes diagnósticos associados à coleta de amostras minimamente invasivas, de fácil execução e com alta acurácia diagnóstica para o esclarecimento das doenças negligenciadas, incluindo a LC. Esses testes possuem como uma das suas principais vantagens a possibilidade de implantação em laboratórios com menor infraestrutura, favorecendo um diagnóstico rápido e preciso, resultando na melhoria de acesso e contribuindo para a oferta de tratamento em menor tempo. Considerando essas características, foi desenvolvido o kit protótipo LAMP-Leish/hsp70 para o diagnóstico molecular da LC que pode ser realizado a partir de amostras coletadas com swab ou por biópsia. Esse projeto propõe validar clinicamente o kit LAMPLeish/hsp70 em um estudo multicêntrico de abrangência estadual envolvendo laboratórios com diferentes níveis de complexidade organizacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Coordenador / Mariana Junqueira Pedras - Integrante / Lara Saraiva - Integrante / Verônica Cardoso Santos de Faria - Integrante / Arthur Ribeiro Cheloni Soares - Integrante / : JOB ALVES DE SOUZA FILHO - Integrante / MARIANA GONTIJO DE BRITO - Integrante / JACQUELINE ARAUJO DOMINGOS ITURRA - Integrante / GLAYDSON ANDRADE RODRIGUES - Integrante / : Bruno Oliveira Souza e Silva - Integrante / DIOGO WALACE DE SOUZA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2018 - Atual
AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS INTEGRADAS DE CONTROLE E PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE VISCERAL NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS, Descrição: As leishmanioses, em suas diferentes formas clínicas, são reconhecidas pela OMS como doenças tropicais das mais graves. No Brasil, a leishmaniose visceral (LV) se destaca por sua importância clínica e epidemiológica. O controle da LV tem se mostrado complexo por: 1) limitações no diagnóstico e tratamento, 2) problemática do programa de eutanásia de cães, cuja eficácia tem se mostrado abaixo do esperado, 3) efeito residual de curto prazo dos piretróides utilizados no combate ao principal vetor flebotomíneo Lutzomyia longipalpis. Entretanto, mesmo com a aplicação dessas medidas a doença vem se expandindo rapidamente, atingindo até mesmo grandes centros urbanos em diferentes regiões geográficas do país. Montes Claros, objeto da presente proposta, tem um programa de controle bem estabelecido para LV e adota todas as ações sistemáticas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS). Entretanto, o município ainda é considerado, atualmente, área de transmissão intensa de LV pelo MS. De acordo com dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, nos últimos dois anos (2015-2016) foram confirmados 55 casos humanos, com incidência média de 7.0 casos/100.000 habitantes e taxa de letalidade média de 7.4%. No mesmo biênio, a prevalência média de LV canina foi de 10.7% nos inquéritos caninos. Os testes sorológicos por demanda espontânea (a pedido de proprietários ou por recolhimento de cães de rua) mostraram prevalência média de 34%. Assim, tornam-se fundamentais os estudos que possam contribuir para avaliar o impacto das ações de controle implementadas pelo município. A área selecionada para estudo já está sendo avaliada antes das ações de controle, através de projeto em finalização ?Projeto: 23103*01 - Epidemiologia e controle da leishmaniose visceral no município de Montes Claros, norte do estado de Minas Gerais, brasil.? Na presente proposta, também executada na interface pesquisa-serviço, avaliaremos e compararemos os parâmetros de controle vetorial, controle de reservatório e aspectos ambientais interferentes, após a aplicação sistemática das medidas de controle preconizadas pelo MS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Integrante / George Luiz Lins Machado Coelho - Integrante / Érika Michalsky Monteiro - Integrante / Joao Carlos França da Silva - Integrante / Ricardo Andrade Barata - Integrante / DIAS, EDELBERTO SANTOS - Coordenador / Marília Fonseca Rocha - Integrante / Ana Cristina Vianna Mariano de Rocha Lima - Integrante / Consuelo Latorre Fortes Dias - Integrante / Fabiana de Oliveira Lara - Integrante.
-
2017 - 2018
Avifauna do Parque Nacional da Serra do Gandarela: riqueza, abundância, influência dos habitats na composição e conservação das espécies, Descrição: O Parque Nacional (PARNA) da Serra do Gandarela localiza-se no Estado de Minas Gerais, na região do Quadrilátero Ferrífero, no extremo sul da Cadeia do Espinhaço, numa região ecotonal entre a Mata Atlântica e o Cerrado, considerados como dois hotspots de biodiversidade mundial. Essas regiões possuem alto índice de endemismo e a principal ameaça à sua biodiversidade é a redução de habitats e ecossistemas existentes. Este estudo busca fornecer informações sobre a riqueza, abundância, estrutura trófica e a influência da estrutura do habitat na organização das comunidades de aves do PARNA da Serra do Gandarela. Serão realizadas doze campanhas (uma por mês), sendo que para a coleta dos dados serão utilizados os métodos de listas de MacKinnon e a contagem por pontos em diferentes fitofisionomias do PARNA, contendo diferentes estruturas vegetacionais. As análises de variação populacional serão realizadas baseadas no índice de frequência de listas (IFL) e no índice pontual de abundância (IPA). A identificação das subáreas de ocorrência da avifauna no PARNA Serra do Gandarela permitirá compreender como variam a riqueza e composição específica de aves e também a abundância local das espécies nas diferentes fitofisionomias. As informações levantadas pelo presente projeto poderão subsidiar tomadas de decisões para o manejo da área, sendo essenciais para a conservação e preservação da biodiversidade de aves no PARNA Serra do Gandarela e, consequentemente, no Quadrilátero Ferrífero.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Coordenador / Ricardo Oliveira Latini - Integrante / Érica Fernanda Borsali - Integrante., Financiador(es): UNA - Bolsa.
-
2017 - Atual
Avaliação do desempenho e do custo-efetividade de testes diagnósticos de baixa complexidade para leishmaniose tegumentar, em pacientes atendidos no Centro de Referência em Leishmanioses do CPqRR/FIOCRUZ, Descrição: As técnicas recomendadas pelo Ministério da Saúde/Brasil para o diagnóstico da leishmaniose tegumentar (LT) apresentam limitações de acurácia diagnóstica, tempo de execução e complexidade laboratorial. Atualmente recomenda-se a utilização de testes diagnósticos de baixa complexidade e com alta acurácia diagnóstica para o esclarecimento das doenças negligenciadas, incluindo a LT. Esses testes possuem como uma das suas principais vantagens a possibilidade de implantação em serviços básicos de saúde, favorecendo um diagnóstico rápido e preciso, que contribui para o tratamento dos pacientes. Entre os testes com possível aplicação no diagnóstico da LT destacam-se o kit comercial CL Detect Rapid Test (InBios) e a técnica molecular "loop- mediated isothermal amplification - LAMP". Esse projeto propõe avaliar o desempenho e o custo- efetividade dos ensaios de LAMP-LT kDNA, LAMP-RT 18S rRNA, PCR convencional (kDNA) e do teste imunocromatográfico CL Detect Rapid Test (Inbios) para o diagnóstico da leishmaniose cutânea em pacientes atendidos no Centro de Referencia em Leishmanioses do Centro de Pesquisa René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (CRL-CPqRR/FIOCRUZ). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Coordenador / Ana Rabello - Integrante / Tália Machado de Assis - Integrante / Mariana Junqueira Pedras - Integrante / Edward José de Oliveira - Integrante / Glaucia F Cota - Integrante / Lara Saraiva - Integrante / Roberto Senna - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
-
2016 - Atual
Avaliação de desempenho e custo-efetividade de métodos diagnósticos para a leishmaniose visceral humana, Descrição: O principal objetivo desse projeto é avaliar o desempenho e custo-efetividade do teste de aglutinação direta (DAT-LPC) e todos os kits sorológicos comerciais registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Para este estudo serão usadas amostras de conveniência provenientes do Banco de Amostras do Laboratório de Pesquisas Clínicas, que foram coletadas com prévio consentimento dos pacientes que apresentavam síndrome clínica sugestiva de LV. No grupo caso de LV serão incluídas amostras biológicas que apresentaram pesquisa de amastigotas de Leishmania spp. em esfregaço corado ou promastigotas em cultivo de aspirado de medula óssea positiva e no grupo não caso serão incluídas amostras que apresentavam pesquisa de amastigotas de Leishmania spp. negativa no aspirado de medula óssea e confirmação de outra etiologia. Além do DAT-LPC serão avaliados o IT LEISH®, o Kalazar DetectTM, o RIDASCREEN® Leishmania AB, o Leishmania ELISA IgG IgM, a Leishmania IFA IgG, IFI Leishmaniose Humana Bio-Manguinhos, Leishmania Medivax (RIFI e ELISA). A análise de custo-efetividade será realizada utilizando um modelo analítico de decisão. Inicialmente, será construído um banco de dados com todos os resultados de efetividade e custos relacionados às abordagens diagnósticas. Posteriormente, árvores de decisão serão desenvolvidas no TreeAge Pro® 2015. A perspectiva de análise adotada será a do SUS e o desfecho de interesse será "casos diagnosticados adequadamente". Ao final, análises de sensibilidade univariada e multivariadas serão realizadas. Esse estudo produzirá evidências técnicas para fortalecer a tomada de decisão pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), com intuito de reduzir o impacto negativo do diagnóstico tardio sobre a letalidade da doença. Os resultados deste estudo oferecerão parâmetros para estabelecimento de critérios de validação de testes diagnósticos para LV que devem anteceder os registros na ANVISA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Integrante / Tália Santana Machado de Assis - Integrante / Ana Lúcia Teles Rabello - Coordenador / Mariana Junqueira Pedras - Integrante / Edward José de Oliveira - Integrante / Glaucia F Cota - Integrante / Mariana Lourenço Freire - Integrante / Diana Souza de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
EPIDEMIOLOGIA E CONTROLE DA LEISHMANIOSE VISCERAL NO MUNICÍPIO DE IPATINGA, REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO AÇO, ESTADO DE MINAS GERAIS, BRASIL., Descrição: O número crescente de notificações de casos de LV humana na região nos levou a elaborar a presente proposta, objetivando identificar e classificar as áreas de transmissão da doença, realizar o cálculo da soroprevalência da LV canina urbana, como também realizar o estudo entomológico da fauna de flebotomíneos do município. Adicionalmente, parte da população canina com sorologia positiva no primeiro inquérito será necropsiada, fornecendo material para os estudos parasitológicos e moleculares. Portanto, a proposta geral de nosso projeto é estudar de uma forma conjunta, os vários aspectos relacionados à epidemiologia da LV (infecção canina associada à densidade vetorial e à notificação de casos humanos) em área endêmica recente de transmissão ativa, apontando as principais áreas de risco, visando direcionar de uma forma mais precisa, as ações de controle da LV.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Integrante / George Luiz Lins Machado Coelho - Integrante / Edelberto Santos Dias - Coordenador / Érika Michalsky Monteiro - Integrante / Shara Regina da Silva - Integrante / Joao Carlos França da Silva - Integrante / LANA, ROSANA SILVA - Integrante / LARA SILVA, FABIANA DE O. - Integrante / Consuelo Latorre Fortes Dias - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2019
Desenvolvimento e avaliação de LAMP para o diagnóstico da leishmaniose visceral humana, Descrição: O recente desenvolvimento da técnica ?loop-mediated isothermal amplification - LAMP? trouxe a perspectiva da utilização do diagnóstico molecular em serviços periféricos de saúde. A introdução do ensaio de LAMP nestes serviços aumentará o acesso de uma parcela representativa da população, a um diagnóstico eficaz e rápido, além de contribuir para a redução da letalidade por leishmaniose visceral. Esse projeto propõe o desenvolvimento e a avaliação de um ensaio de LAMP para o diagnóstico da infecção por Leishmania (Leishmania) infantum em sangue periférico de pacientes com suspeita clínica de leishmaniose visceral. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Integrante / Ana Lúcia Teles Rabello - Coordenador / Andréa Lucchesi de Carvalho - Integrante / Gustavo Adolfo Sierra Romero - Integrante / Gláucia Fernandes Cota - Integrante / Tália Machado de Assis - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5
-
2011 - 2012
Modelo de organização de rede de serviço de saúde para a prevenção e o controle da leishmaniose visceral: análise de implantação na rotina do serviço e avaliação do impacto, Descrição: A proposta tem como objetivos implantar e avaliar o impacto da implantação de um modelo de organização de rede de serviços para aprevenção e controle da leishmaniose visceral, na rotina dos serviços de saúde do município de Ribeirão das Neves/MG. O modelo tem como eixos estruturantes: gestão local; diagnóstico e tratamento; vigilância epidemiológica e ambiental; prevenção; avaliação. A proposta visa integrar as áreas de epidemiologia, zoonoses eatenção básica, além de contar com o auxiliar de enfermagem como disseminador da informação sobre a doença e referência para os trabalhos de prevenção envolvendo os agentes comunitários de saúde, agentes de zoonoses e população.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Integrante / Andreza Pain Marcelino - Integrante / Zelia Maria Profeta da Luz - Coordenador / Ana Rabello - Integrante / Edelberto Santos Dias - Integrante / Edward Oliveira - Integrante / Érika Michalsky Monteiro - Integrante / Gustavo Fontes Paz - Integrante / Luciana Inácia Gomes - Integrante / Rose Ferraz - Integrante / Shara Regina da Silva - Integrante / Tália Santana Machado de Assis - Integrante / Vanessa Peruhype Magalhães - Integrante / Fernanda Corsino Lima - Integrante / Márcio Henrique Ribeiro Gontijo - Integrante / Miriam Nogueira Andrade - Integrante / Renata Ramos - Integrante / Eliana Furtado Moreira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2011 - Atual
LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA: NOVOS ANTÍGENOS PARA DIAGNÓSTICO E VACINA E AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO POR IMUNOQUIMIOTERAPIA, Descrição: O presente projeto está sendo desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação Ezequiel Dias (FUNED). São objetivos desse projeto: i) identificar novos antígenos que possam ser associados ao antígeno A2 para o melhoramento do diagnóstico sorológico e de vacinas contra a leishmaniose visceral; ii) avaliar a eficácia da associação entre a imunoterapia com o antígeno A2 e a quimioterapia com lipossomas contendo antimoniato de meglumina para o tratamento de cães com leishmaniose visceral. Assim, nossa proposta está associada à geração de três produtos com a perspectiva de impactos favoráveis sobre o controle da LV Canina em nosso meio: antígenos para vacinas, antígenos para diagnóstico e formulações para tratamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Integrante / ELIANA F. MOREIRA - Integrante / MELO, MARIA NORMA - Integrante / Andreza Pain Marcelino - Integrante / Ana Paula Moura Fernandes - Coordenador / Ricardo Tostes Gazzinelli - Integrante / Hélida Monteiro Andrade - Integrante / Frederic J. G. Frezard - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2010 - Atual
Desenvolvimento de produto para o diagnóstico, controle e tratamento das leishmanioses no estado de Minas Gerais, Descrição: O objetivo geral deste projeto é obter produtos efetivos no controle das Leishmanioses no Estado de Minas Gerais e no Brasil. Especificamente busca-se: ? Produção em escala piloto do antígeno de Montenegro produzido com Leishmania (Leishmania) amazonensis (IFLA/BR/1967/PH8) e registro no nome da FUNED junto à ANVISA-MS. ? Produção em escala piloto do produto imunoterápico para ampliação dos estudos clínicos e registro no nome da FUNED junto a ANVISA-MS. ? Avaliar a eficácia, em modelo murino, do produto imunoterápico anti LTA associado à adjuvante na forma de emulsão múltipla, microemulsão e nanopartículas poliméricas comparado ao tratamento padrão com antimoniato. ? Padronização dos antígenos utilizados nos testes de ELISA e IFI, visando o desenvolvimento de Kits alternativos para o imunodiagnóstico da LV canina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Integrante / ELIANA F. MOREIRA - Integrante / MELO, MARIA NORMA - Integrante / Sophie Yvette Leclercq - Coordenador / Silvia Ligório Fialho - Integrante / Roberta Márcia Marques dos Santos - Integrante / Bruno Gonçalves Pereira - Integrante / Maria Olívia Nogueira Teixeira - Integrante / Silvia Hees - Integrante / George Luiz Lins Machado Coelho - Integrante / Marcelo Antonio Pascoal Xavier - Integrante / Wilson Mayrink - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2010
Ectoparasitos de Quirópteros da Mata Atlântica e Cerrado, Descrição: Verificar quais os principais ectoparasitos encontrados em quirópteros capturados em áreas com diferentes níveis de ação antrópica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Integrante / Pedro Marcos Linardi - Coordenador.
-
2006 - 2010
Revisão Sistemática e Análise Cladística das Espécies Neotropicais de Tunga (Siphonaptera: Tungidae), Descrição: Será realizada a primeira revisão sistemática e análise cladística das espécies neotropicais de tungídeos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Coordenador / Pedro Marcos Linardi - Integrante.
-
2004 - 2006
Endossimbiontes de Ctenocephalides felis felis de cães de Belo Horizonte, MG - Brasil, Descrição: Este projeto teve como objetivo principal estudar as interações existentes entre Ctenocephalides felis felis (principal ectoparasito encotrado sobre cães e gatos em todo o mundo) e seus endossimbiontes (protozoários e helmintos).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Integrante / Pedro Marcos Linardi - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
Projetos de desenvolvimento
-
2017 - Atual
Avaliação do desempenho e do custo-efetividade de testes diagnósticos de baixa complexidade para leishmaniose tegumentar, em pacientes atendidos no Centro de Referência em Leishmanioses do CPqRR/FIOCRUZ, Descrição: Nesse projeto estão sendo desenvolvidos ensaios baseados na técnica molecular "loop- mediated isothermal amplification - LAMP" para o diagnóstico da leishmaniose tegumentar. Esse projeto propõe avaliar o desempenho e o custo- efetividade dos ensaios de LAMP-LT kDNA, LAMP-RT 18S rRNA, PCR convencional (kDNA) e do teste imunocromatográfico CL Detect Rapid Test (Inbios) para o diagnóstico da leishmaniose cutânea em pacientes atendidos no Centro de Referencia em Leishmanioses do Centro de Pesquisa René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (CRL-CPqRR/FIOCRUZ).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Coordenador / Ana Rabello - Integrante / Tália Santana Machado de Assis - Integrante / Mariana Junqueira Pedras - Integrante / Glaucia F Cota - Integrante / Lara Saraiva - Integrante / Roberto Senna - Integrante / Verônica Cardoso Santos de Faria - Integrante / Arthur Ribeiro Cheloni Soares - Integrante / Pedro Henrique Barbosa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
-
2013 - 2019
Desenvolvimento e avaliação de LAMP para o diagnóstico da leishmaniose visceral humana, Descrição: Nesse projeto foi desenvolvido um ensaio baseado na técnica molecular "loop-mediated isothermal amplification". O recente desenvolvimento da técnica LAMP trouxe a perspectiva da utilização do diagnóstico molecular em serviços periféricos de saúde. A introdução do ensaio de LAMP nestes serviços aumentará o acesso de uma parcela representativa da população, a um diagnóstico eficaz e rápido, além de contribuir para a redução da letalidade por leishmaniose visceral. Esse projeto propõe o desenvolvimento e a avaliação de um ensaio de LAMP para o diagnóstico da infecção por Leishmania (Leishmania) infantum em sangue periférico de pacientes com suspeita clínica de leishmaniose visceral.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Integrante / Ana Rabello - Coordenador / Debora Moreira Carvalho - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
2017 - Atual
Avaliação do desempenho e do custo-efetividade de testes diagnósticos de baixa complexidade para leishmaniose tegumentar, em pacientes atendidos no Centro de Referência em Leishmanioses do CPqRR/FIOCRUZ, Descrição: Nesse projeto estão sendo desenvolvidos ensaios baseados na técnica molecular "loop- mediated isothermal amplification - LAMP" para o diagnóstico da leishmaniose tegumentar. Esse projeto propõe avaliar o desempenho e o custo- efetividade dos ensaios de LAMP-LT kDNA, LAMP-RT 18S rRNA, PCR convencional (kDNA) e do teste imunocromatográfico CL Detect Rapid Test (Inbios) para o diagnóstico da leishmaniose cutânea em pacientes atendidos no Centro de Referencia em Leishmanioses do Centro de Pesquisa René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (CRL-CPqRR/FIOCRUZ).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Coordenador / Ana Rabello - Integrante / Tália Santana Machado de Assis - Integrante / Mariana Junqueira Pedras - Integrante / Glaucia F Cota - Integrante / Lara Saraiva - Integrante / Roberto Senna - Integrante / Verônica Cardoso Santos de Faria - Integrante / Arthur Ribeiro Cheloni Soares - Integrante / Pedro Henrique Barbosa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
-
2013 - 2019
Desenvolvimento e avaliação de LAMP para o diagnóstico da leishmaniose visceral humana, Descrição: Nesse projeto foi desenvolvido um ensaio baseado na técnica molecular "loop-mediated isothermal amplification". O recente desenvolvimento da técnica LAMP trouxe a perspectiva da utilização do diagnóstico molecular em serviços periféricos de saúde. A introdução do ensaio de LAMP nestes serviços aumentará o acesso de uma parcela representativa da população, a um diagnóstico eficaz e rápido, além de contribuir para a redução da letalidade por leishmaniose visceral. Esse projeto propõe o desenvolvimento e a avaliação de um ensaio de LAMP para o diagnóstico da infecção por Leishmania (Leishmania) infantum em sangue periférico de pacientes com suspeita clínica de leishmaniose visceral.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Integrante / Ana Rabello - Coordenador / Debora Moreira Carvalho - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
2017 - Atual
Avaliação do desempenho e do custo-efetividade de testes diagnósticos de baixa complexidade para leishmaniose tegumentar, em pacientes atendidos no Centro de Referência em Leishmanioses do CPqRR/FIOCRUZ, Descrição: Nesse projeto estão sendo desenvolvidos ensaios baseados na técnica molecular "loop- mediated isothermal amplification - LAMP" para o diagnóstico da leishmaniose tegumentar. Esse projeto propõe avaliar o desempenho e o custo- efetividade dos ensaios de LAMP-LT kDNA, LAMP-RT 18S rRNA, PCR convencional (kDNA) e do teste imunocromatográfico CL Detect Rapid Test (Inbios) para o diagnóstico da leishmaniose cutânea em pacientes atendidos no Centro de Referencia em Leishmanioses do Centro de Pesquisa René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (CRL-CPqRR/FIOCRUZ).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Coordenador / Ana Rabello - Integrante / Tália Santana Machado de Assis - Integrante / Mariana Junqueira Pedras - Integrante / Glaucia F Cota - Integrante / Lara Saraiva - Integrante / Roberto Senna - Integrante / Verônica Cardoso Santos de Faria - Integrante / Arthur Ribeiro Cheloni Soares - Integrante / Pedro Henrique Barbosa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
-
2013 - 2019
Desenvolvimento e avaliação de LAMP para o diagnóstico da leishmaniose visceral humana, Descrição: Nesse projeto foi desenvolvido um ensaio baseado na técnica molecular "loop-mediated isothermal amplification". O recente desenvolvimento da técnica LAMP trouxe a perspectiva da utilização do diagnóstico molecular em serviços periféricos de saúde. A introdução do ensaio de LAMP nestes serviços aumentará o acesso de uma parcela representativa da população, a um diagnóstico eficaz e rápido, além de contribuir para a redução da letalidade por leishmaniose visceral. Esse projeto propõe o desenvolvimento e a avaliação de um ensaio de LAMP para o diagnóstico da infecção por Leishmania (Leishmania) infantum em sangue periférico de pacientes com suspeita clínica de leishmaniose visceral.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Integrante / Ana Rabello - Coordenador / Debora Moreira Carvalho - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
2017 - Atual
Avaliação do desempenho e do custo-efetividade de testes diagnósticos de baixa complexidade para leishmaniose tegumentar, em pacientes atendidos no Centro de Referência em Leishmanioses do CPqRR/FIOCRUZ, Descrição: Nesse projeto estão sendo desenvolvidos ensaios baseados na técnica molecular "loop- mediated isothermal amplification - LAMP" para o diagnóstico da leishmaniose tegumentar. Esse projeto propõe avaliar o desempenho e o custo- efetividade dos ensaios de LAMP-LT kDNA, LAMP-RT 18S rRNA, PCR convencional (kDNA) e do teste imunocromatográfico CL Detect Rapid Test (Inbios) para o diagnóstico da leishmaniose cutânea em pacientes atendidos no Centro de Referencia em Leishmanioses do Centro de Pesquisa René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (CRL-CPqRR/FIOCRUZ).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Coordenador / Ana Rabello - Integrante / Tália Santana Machado de Assis - Integrante / Mariana Junqueira Pedras - Integrante / Glaucia F Cota - Integrante / Lara Saraiva - Integrante / Roberto Senna - Integrante / Verônica Cardoso Santos de Faria - Integrante / Arthur Ribeiro Cheloni Soares - Integrante / Pedro Henrique Barbosa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
-
2013 - 2019
Desenvolvimento e avaliação de LAMP para o diagnóstico da leishmaniose visceral humana, Descrição: Nesse projeto foi desenvolvido um ensaio baseado na técnica molecular "loop-mediated isothermal amplification". O recente desenvolvimento da técnica LAMP trouxe a perspectiva da utilização do diagnóstico molecular em serviços periféricos de saúde. A introdução do ensaio de LAMP nestes serviços aumentará o acesso de uma parcela representativa da população, a um diagnóstico eficaz e rápido, além de contribuir para a redução da letalidade por leishmaniose visceral. Esse projeto propõe o desenvolvimento e a avaliação de um ensaio de LAMP para o diagnóstico da infecção por Leishmania (Leishmania) infantum em sangue periférico de pacientes com suspeita clínica de leishmaniose visceral.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Moreira de Avelar - Integrante / Ana Rabello - Coordenador / Debora Moreira Carvalho - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Fundação Oswaldo Cruz, Centro de Pesquisas René Rachou. , Avenida Augusto de Lima, nº 1715, Barro Preto, 30510010 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 33497700, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
Fundação Oswaldo CruzVínculo: , Enquadramento Funcional: Tecnologista, Carga horária: 40
Outras informações:
Centro de Referência em Leishmanioses
Atividades
-
12/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Pesquisas René Rachou.,Linhas de pesquisa
2013 - 2018
Centro Universitário UNAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 11
Outras informações:
Professor das disciplinas de Parasitologia, Imunologia, Zoologia de Invertebrados, Zoologia de Cordados e Estatística.
Atividades
-
08/2013
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Imunologia Básica, Matemática e Estatística, Parasitologia Geral, Zoologia de Cordados I e II, Zoologia de Invertebrados
2007 - 2012
Fundação Ezequiel DiasVínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Saúde e Tecnologia - Nível III, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuei como biólogo especialista em Parasitologia no Laboratório de Referência Nacional no Diagnóstico de Doença de Chagas e Leishmaniose Visceral e Referência Estadual no Diagnóstico de Toxoplasmose e Malária.
Atividades
-
04/2007 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Otávio Magalhães.,Linhas de pesquisa
-
04/2007 - 12/2012
Serviços técnicos especializados , Instituto Otávio Magalhães.,Serviço realizado, Analista de Saúde e Tecnologia Nível III - Biólogo especialista em Parasitologia.
2010 - 2013
Obras Sociais e Educacionais de Luz (FASF-UNISA)Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 7
Outras informações:
Professor das disciplinas Zoologia Geral de Invertebrados I e II, Zoologia de Cordados I e II, Fundamentos em Geologia e Paleontologia, Prática de Ensino em Zoologia, Trabalho de Conclusão de Curso II para a graduação do curso de Ciências Biológicas. Para o curso de pós-graduação em Conservação, manejo e avaliação de flora e fauna em estudos ambientais, ministra a disciplina Invertebrados como bioindicadores da qualidade ambiental - ênfase em macroinvertebrados aquáticos e insetos. No 1º semestre de 2012, estou ministrando as disciplinas Zoologia Geral de Invertebrados I e Zoologia de Cordados II.
2005 - 2007
Centro Universitário Metodista Izabela HendrixVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Zoologia Geral de Invertebrados e Biologia de Invertebrados II para o curso de Ciências Biológicas; Parasitologia para o curso de Nutrição.
Atividades
-
01/2006
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia
-
01/2005
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Zoologia Geral de Invertebrados, Biologia de Invertebrados II
2008 - 2008
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Professor / Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Docente do curso de especialização em Saúde Pública, da PUCMG-Arcos, nas disciplinas de Bioestatística e Vigilância Epidemiológica
2006 - 2010
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Aluno Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Doutorando
2004 - 2006
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Aluno Pós-Graduação Mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno Pós-Graduação Mestrado
2002 - 2003
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio no Laboratório de Ectoparasitos do Setor de Entomologia do Departamento de Parasitologia. Auxílio em aulas práticas da disciplina "Protozoologia" - bacharelado do Curso de Ciências Biológicas (UFMG)
Atividades
-
05/2002 - 03/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Parasitologia.,Linhas de pesquisa
-
05/2002 - 12/2003
Estágios , Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Parasitologia.,Estágio realizado, Relação Phytomonas-vetor-Planta.
2002 - 2003
COLÉGIO BATISTA MINEIROVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2002 - 12/2003
Estágios , Departamento de Biologia, Laboratório de Biologia.,Estágio realizado, Estagiário de Biologia.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Daniel Moreira de Avelar e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?