Julia Brito Rocha de Andrade

Graduada em Engenharia Elétrica com ênfase em Controle e Automação pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil. Possui formação técnica em Mecatrônica pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Brasil (2010). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, especialmente em Eletrônica Digital, Computação (Desenvolvimento front- e back-end de Softwares) e Sistemas de Controle Hidráulicos e Pneumáticos. Participou do Programa de Intercâmbio Ciências Sem Fronteiras oferecido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), na Technische Universität München, na Alemanha, onde também trabalhou na Pesquisa e Desenvolvimento de Softwares pela empresa Schneider Electric. Participou também como voluntária em projeto de Iniciação Científica na área de Soldagem e foi membro do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) na área de Automação. Trabalhou como voluntária na organização da JEEL (Jornada de Engenharia Elétrica).

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Elétrica

2011 - 2017

Universidade Federal de Uberlândia
Título: ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA TDPS PARA SIMULAÇÃO DE CONTROLE DE UMA CALDEIRA
Orientador: Márcio José da Cunha

Curso técnico/profissionalizante

2009 - 2012

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2017

Extensão universitária em Elektrotechnik und Informationstechnik. (Carga horária: 200h). , Technische Universität München, TUM, Alemanha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

: I CONGRESSO PAN-AMERICANO DE SOLDAGEM e XL CONSOLDA CONGRESSO NACIONAL DE SOLDAGEM. Análise Ergonômica do Soldador por Meio de Sensor de Movimentos. 2014. (Congresso).

VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Avaliação ergonômica do trabalho do soldador por meio de sensor de movimento infravermelho. 2014. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO. 2013. (Congresso).

XIII JEEL - Jornada de Engenharia Elétrica. 2013. (Congresso).

TUR - Torneio Universitário de Robótica.Competidora. 2012. (Outra).

JEELB 2011 - Jornada de Engenharia Elétrica e Biomédica. 2011. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Louriel Oliveira Vilarinho

VILARINHO, L. O.; CUNHA, M. J.; FERNANDES JUNIOR, R. F.. Estudo de Caso do Programa TDPS para Simulação de Controle de uma Caldeira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia.

Marcio José da Cunha

FERNANDES JUNIOR, R. F.CUNHA, M. J.. Estudo de caso do programa TDPS para simulação de controle de uma caldeira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Louriel Oliveira Vilarinho

Desenvolvimento de Interface para Acompanhamento de Soldadores em Ambiente Naval por Meio de Sensor de Movimento; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Louriel Oliveira Vilarinho;

Louriel Oliveira Vilarinho

Análise de corrosão em bordas de juntas soldadas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Louriel Oliveira Vilarinho;

Marcio José da Cunha

ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA TDPS PARA SIMULAÇÃO DE CONTROLE DE PROCESSOS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Marcio José da Cunha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NASCIMENTO, C. C. F. ; ANDRADE, J. B. R. ; MORAES, V. M. ; VILARINHO, L. O. . Avaliação do efeito do nitrogênio usado no gás de proteção do TIG dressing na susceptibilidade à corrosão de uma junta soldada com aços inoxidáveis dissimilares.. In: VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014, Uberlândia. Anais do CONEM2014, 2014. v. 1. p. 1-10.

  • ANDRADE, J. B. R. ; VILARINHO, L. O. . Avaliação ergonômica do trabalho do soldador por meio de sensor de movimento infravermelho. In: VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014, Uberlândia. Anais do CONEM2014, 2014. v. 1. p. 1-9.

  • ANDRADE, J. B. R. ; VILARINHO, L. O. . Análise Ergonômica do Soldador por Meio de Sensor de Movimentos. In: I CONGRESSO PAN-AMERICANO DE SOLDAGEM e XL CONSOLDA CONGRESSO NACIONAL DE SOLDAGEM, 2014, São Paulo. I CONGRESSO PAN-AMERICANO DE SOLDAGEM e XL CONSOLDA CONGRESSO NACIONAL DE SOLDAGEM, 2014. v. 1. p. 1-8.

  • NASCIMENTO, C. C. F. ; MORAES, V. M. ; ANDRADE, J. B. R. ; VILARINHO, L. O. . Técnicas de medição usadas para avaliar o desgaste por corrosão na borda do cordão de solda do aço inoxidável ferrítico 410D. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO, 2013, Penedo. ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FBRICAÇÃO, 2013.

  • NASCIMENTO, C. C. F. ; MORAES, V. M. ; REIS, G. B. S. ; ANDRADE, J. B. R. ; VILARINHO, L. O. . Metodologia para avaliação de desgaste corrosivo na borda do cordão de solda do aço inoxidável ferrítico 410D. In: 22º POSMEC ? Simpósio do Programa de Pós-graduação, 2012, Uberlândia. 22º POSMEC ? Simpósio do Programa de Pós-graduação, 2012. p. 1-7.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, C. P. ; ANDRADE, J. B. R. ; BERBEL, V. S. . CASA COM VARAL E JANELA AUTOMÁTICOS: Aplicação de automação residencial. 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Desenvolvimento de Interface para Acompanhamento de Soldadores em Ambiente Naval por Meio de Sensor de Movimento, Descrição: Analisou-se a ergonomia dos soldadores, tendo em vista os frequentes distúrbios musculoesqueléticos sofridos pelos mesmos com o objetivo de melhorar a saúde do trabalhador por meio da detecção de possíveis problemas relacionados à má postura com o auxílio do sensor Xtion PRO LIVE, que possibilitou a criação de um programa capaz de calcular o ângulo de curvatura da coluna do soldador no momento em que realiza a soldagem e analisar os efeitos dessa curvatura em sua saúde. Além de características ergonômicas para melhorar a saúde ocupacional, levando-se em conta o impacto que as doenças geram, visou-se também contribuir no aumento da produtividade e o acompanhamento da cadência do soldador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Julia Brito Rocha de Andrade - Integrante / Louriel Oliveira Vilarinho - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Análise de corrosão em bordas de juntas soldadas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Julia Brito Rocha de Andrade - Integrante / Carmem Célia Francisco do Nascimento - Integrante / Louriel Oliveira Vilarinho - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2017

Technische Universität München

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

Outras informações:
Participei do programa de intercâmbios Ciência Sem Fronteira oferecido pela CAPES na Alemanha - Faculdade de Engenharia Elétrica e Tecnologia da Informação da Technische Universität München (TUM).

2013 - 2014

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

2012 - 2013

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 10

2017 - 2017

Schneider Electric

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Durante meu intercâmbio na Alemanha pelo Ciência Sem Fronteiras, oferecido pela CAPES, trabalhei com desenvolvimento de softwares (C#, WPF) voltados para a necessidade dos clientes, focada em aplicações amigáveis ao usuário, em front- e back-end.

2018 - Atual

Accenture

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora em Tecnologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação em desenvolvimento de aplicativos (Java Script, Angular, HTML, C#, Java, Android Studio, Kibana) , front- e back-end.