ANDRÉIA GREGÓRIO DA SILVA SANTOS
Formada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Foi voluntária do Projeto Rumo à Universidade (Pré-vestibular voltado a alunos da rede pública de ensino). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral. Formada em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE. Faz parte do grupo de pesquisa Interdisciplinar para a Sustentabilidade Socioambiental de Mercados Públicos da Região Metropolitana de Recife - PE (IFPE- CAMPUS RECIFE), tendo como planos de trabalhos concluídos: Estudo Químico de Plantas Comercializadas em Mercados Públicos da Região Metropolitana do Recife (Tema 2012); Atividade biológica do óleo essencial de plantas medicinais comercializadas em mercados públicos da região metropolitana do Recife (Tema 2013) e Avaliação do teor e da composição química do óleo essencial de plantas medicinais comercializadas em mercados públicos da região metropolitana do Recife-PE (Tema 2014). Participou do projeto de extensão em 2014 intitulado Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Docência (GEEAD - UFRPE), o qual desempenhou funções relacionadas ao estudo, a pesquisa e a extensão na área da Educação Socioambiental. Possui especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social - UFPE. Mestranda no Mestrado de Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE.
Informações coletadas do Lattes em 12/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em Mestrado Profissional em Gestão Ambiental
2016 - Atual
Instituto Federal de Pernambuco
Título: Saúde Ambiental em mercados públicos da região metropolitana do Recife: combate a vetores transmissores de doenças, Ano de Obtenção:
Orientador: Sofia Suelly Ferreira Brandão Rodrigues
Coorientador: Maria Núbia Medeiros de Araujo Frutuoso.
Especialização em andamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social
2015 - Atual
Graduação em andamento em Tecnologo em Gestão Ambiental
2011 - Atual
Instituto Federal de Pernambuco
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas
2009 - 2014
Formação complementar
2016 - 2016
Diagnostico Ambiental do Nordeste do Brasil. (Carga horária: 28h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2016 - 2016
Visita Técnica a Estação de Tratamento de Esgoto do Curado. (Carga horária: 2h). , Lógica Ambiental, LA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento: Juventudes, sexualidades. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2013 - 2013
Meio Ambiente. (Carga horária: 10h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SANAR - BRASILIA, SANAR, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Férias " Física e Astronomia para todos". (Carga horária: 40h). , Espaço Ciência - PE, EC, Brasil.
2012 - 2012
I Seminario de Etnobiologia e Conservação da Natur. (Carga horária: 7h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2012 - 2012
Seminario de Etica Animal. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2012 - 2012
Saude Pública. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2011 - 2011
Fotografia Artesanal. , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2011 - 2011
24ª Tarde Recifal da Rural. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2011 - 2011
69ª Expoosição Nordestina de Animais e Produtos.... (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2011 - 2011
Inovação Tecnologica: investigando possibilidades. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.
2011 - 2011
I Forum de Educação Integral de Pernambuco. , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2011 - 2011
Universidade Cindida e Universidade em Conexão. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2010 - 2010
Multiculturalismo e Educação. (Carga horária: 4h). , IBEP e Companhia Editora Nacional, IBEP, Brasil.
2010 - 2010
Letramento e Alfabetização. (Carga horária: 4h). , IBEP e Companhia Editora Nacional, IBEP, Brasil.
2010 - 2010
Educar para a Sustentabilidade. (Carga horária: 4h). , IBEP e Companhia Editora Nacional, IBEP, Brasil.
2010 - 2010
Seminario 20 anos do Estatuto da ECA.... (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2010 - 2010
Profissional em defesa do clima,como aliar.... (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2010 - 2010
Psicologia Ambiental. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2010 - 2010
Código florestal e a biodiversidade brasileira. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ambiental.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: ..
Organização de eventos
SANTOS, A. G. S. . IV Seminário do Conexões de Saberes na UFRPE - Extensão Universitária e Comunidades Populares: promovendo cidadania e inclusão social.. 2011. (Outro).
Participação em eventos
FENECIT. FENECIT 12 - Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia. 2016. (Feira).
XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JEPEX. XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JEPEX. 2016. (Congresso).
I ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E TECNOLOGICA DO IFPE.Atividade biológica do óleo essencial de plantas medicinais comercializadas em mercados públicos da região metropolitana do Recife.. 2014. (Seminário).
II Jornada de Iniciação Cientifica do IFPE. 2014. (Encontro).
Palestra: A necessidade de re-significação da Educação em Ciencias. 2014. (Encontro).
Jornada de Iniciação Cientifica do IFPE. 2013. (Seminário).
Mini-curso: Aspectos gerais e saneamento ambiental (XI Semana da Biologia da UFRPE). 2013. (Seminário).
Reciclando Prátias e Transformando Vidas. 2013. (Seminário).
VII COLOQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE".CARAVANA DA CIENCIA: AVALIANDO PRÁTICAS DE EXTENSÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS. 2013. (Outra).
VII FORUM DE PESQUISA IFPE.Estudo quimico de plantas comercializadas em mercados públicos da região metropolitana do Recife- PE.. 2013. (Seminário).
VIII Congresso de Iniciação Cientifica do IFPE. Estudo quimico de plantas comercializadas em mercados publicos da região metropolitana do Recife-PE.. 2013. (Congresso).
Curso de Férias Fisica e Astronomia para todos.Curso de Férias Fisica e Astronomia para todos. 2012. (Oficina).
Curso Direito Ambiental no Brasil e o Novo Código Florestal. 2012. (Outra).
III Congresso Nordestino de Extensão Universitária ? CNEU. Caravana da ciência: facilitando o acesso e inclusão de estudantes da rede pública na cultura acadêmica da universidade pública. 2012. (Congresso).
II Seminário Instrumentos Economicos de Gestão Ambiental: o ICMS Socioambiental em Pernambuco. 2012. (Seminário).
I Seminário de Etnobiologia e Conservação da Natureza. 2012. (Seminário).
IV Semana de Ecologia da UFRPE: Ecologia e Sociedade. 2012. (Outra).
Mini-curso: Como trabalhar em equipe. 2012. (Oficina).
Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia - 2012. O aproveitamento de alimentos no combate ao desperdicio. 2012. (Exposição).
Eventos cientificos: contribuição na aquisição de conhecimentos na vida academica. Eventos cientificos: contribuição na aquisição de conhecimentos na vida academica. 2011. (Congresso).
IV Seminário do Conexões de Saberes na UFRPE - Extensão Universitária e Comunidades Populares: promovendo cidadania e inclusão social..Como o grau de informações dos alunos da escola pública pode interferir nas suas perspectivas de ingresso e permanência nas universidades. 2011. (Seminário).
Universidade Cindida e Universidade em Conexão: Gênero, Raça e Política na democratização da universidade.. 2011. (Seminário).
VI Conic ? Congresso de Iniciação Cientifica do IFPE: Pesquisa e Inovação no IFPE: Um olhar sobre o Desenvolvimento de novas Tecnologias. 2011. (Congresso).
X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JEPEX. PIBID: Uma ferramenta de complementação ensino/aprendizagem ao ensino básico. 2011. (Congresso).
II Congresso Nordestino de Extensão Universitária ? CNEU. Ministrando Palestras e Oficinas de Plantas Medicinais na comunidade do Curado. 2010. (Congresso).
III Encontro Nacional de Ensino de Biologia, IV Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 5, V Congresso Iberoamericano de Educación en Ciencias Experimentales. 2010. (Encontro).
III Encontro Nacional de Ensino de Biologia - ENEBIO. 2010. (Congresso).
X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Ministrando Palestras e Oficinas de Plantas Medicinais na comunidade do Curado. 2010. (Congresso).
X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Quebrando Limitações na Leitura Através da Tecnologia. 2010. (Congresso).
Orientou
Saúde ambiental em mercados públicos da região metropolitana do Recife: combate a vetores transmissores de doenças; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Pernambuco; (Orientador);
Avaliação do uso e conservação de plantas medicinais comercializadas no mercado público de Casa Amarela, Recife - PE: Problemáticas e Proposições; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Pernambuco; Orientador: Andréia Gregório da Silva Santos;
Atividade biológica do oleo essencial de plantas medicinais comercializadas em mercados públicos da região metropolitana do Recife; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental) - Inst; Federal de Educação,Ciência e Tecnologia PE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréia Gregório da Silva Santos;
Estudo quimico de plantas comercializadas em mercados públicos da região metropolitana do Recife; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental) - Inst; Federal de Educação,Ciência e Tecnologia PE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréia Gregório da Silva Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, A. G. S. ; TENÓRIO, A.C. . CARAVANA DA CIÊNCIA: AVALIANDO PRÁTICAS DE EXTENSÃO EM. Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade , v. 1, p. 1, 2013.
-
SANTOS, ANDRÉIA GREGÓRIO S ; DUTRA, KAMILLA A. ; DUTRA, MARIA TEREZA DUARTE ; SILVA, FABÍOLA SORAIA F.S.V.C.B. ; MARANHÃO, CLÁUDIA ALBUQUERQUE ; NAVARRO, DANIELA M.A.F. ; FRUTUOSO, MARIA NÚBIA M.N.M.A. ; BRANDÃO, SOFIA SUELY FERREIRA . PLANTAS MEDICINAIS COMERCIALIZADAS EM MERCADOS PÚBLICOS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE - PE: INFLUÊNCIA DO MODO DE CONSERVAÇÃO NA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO ÓLEO ESSENCIAL. Holos (Natal. Online) , 2015.
-
SANTOS, A. G. S. ; (M.N.M.A. FRUTUOSO ; (S.S.F.B. RODRIGUES) . Atividade Biológica do Óleo Essencial de Plantas Medicinais Comercializadas em Mercados Públicos da Região Metropolitana do Recife. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, A. G. S. ; (S.S.F.B. RODRIGUES) . Estudo Químico de Plantas Medicinais Comercializadas em Mercados Públicos na Região Metropolitana do Recife- PE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, A. G. S. ; Miranda, A.C.S. ; TENÓRIO, A.C. ; LEE, M. . Caravana da ciência: facilitando o acesso e inclusão de estudantes da rede pública na cultura acadêmica da universidade pública. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, A. G. S. ; TENÓRIO, A.C. ; JUNIOR, F.J.S. ; DOURADO, J.G. . Como o grau de informações dos alunos da escola pública pode interferir nas suas perspectivas de ingresso e permanência nas universidades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PEREIRA, J.C.A. ; SILVA, G.S. ; JUNIOR, F.J.S. ; SANTOS, A. G. S. ; DOURADO, J.G. ; TENÓRIO, A.C. . Eventos cientificos: contribuição na aquisição de conhecimentos na vida academica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MONTEIRO, A.K.P. ; SANTOS, A. G. S. ; SILVA, A.C.B. ; SILVA, G.S. ; PEREIRA, J.C.A. ; DOURADO, J.G. ; TENÓRIO, A.C. . PIBID: Uma ferramenta de complementação ensino/aprendizagem ao ensino básico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, K.M.T.L. ; SANTOS, A. G. S. ; SILVA, G.S. ; PEREIRA, J.C.A. . Quebrando Limitações na Leitura Através da Tecnologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, L. ; GALDINO, R. N. ; SANTOS, A. G. S. ; SILVA, K.M.T.L. ; AZEVEDO, J. . Ministrando Palestras e Oficinas de Plantas Medicinais na comunidade do Curado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, A. G. S. ; (M.N.M.A. FRUTUOSO ; (S.S.F.B. RODRIGUES) . Estudo quimico de plantas comercializadas em mercados públicos da região metropolitana do Recife-PE.. RECIFE: Didática Editora do Brasil LTDA - ME, 2013., 2012 (Ciências da Natureza).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2013
Ação Interdisciplinar para a sustentabilidade socioambiental de mercados públicos da região metropolitana de Recife-PE., Descrição: O presente projeto tem como objetivo estudar o modelo de Gestão de Mercados Públicos na Região Metropolitana de Recife - PE, observando aspectos relacionados à Educação, Ambiente, Segurança Alimentar e Administração. No contexto deste Projeto o enfoque interdisciplinar busca contribuir para reflexão e encaminhamentos de soluções coletivas produzidas por professores e alunos do IFPE, visando investigar problemas socioambientais enfrentados pelos gestores, feirantes e consumidores dos Mercados Públicos. A proposta metodológica do projeto está fundamentada numa abordagem interdisciplinar na qual cada área de conhecimento dará uma contribuição na compreensão do problema em estudo, respaldada pelo método e saber técnico de cada área de conhecimento envolvida, trazendo assim, sua contribuição na investigação da sustentabilidade dos Mercados em estudo. Na área de Educação nosso foco de estudo esta centrado na identificação de saberes e competências para o exercício da atividade do feirante e os conflitos socioambientais gerados na dinâmica do seu trabalho, considerando ser uma atividade informal que fica a margem das relações de trabalho. Para identificação dos saberes e competências necessárias para o exercício da atividade do feirante serão realizadas entrevistas semiestruturadas objetivando que este descreva de forma detalhada sua rotina diária enquanto feirante, sendo norteado por algumas questões chaves sobre as dificuldades enfrentadas em relação ao processo de escolarização como, por exemplo, sabemos que a matemática tem um peso importante no processo de compra e venda dos produtos por eles comercializados, assim como, na sustentabilidade de seu negócio visando o lucro. Na área de Segurança Alimentar será priorizado o processo de comercialização de alimentos seguros e o estudo de químico de plantas medicinais comercializadas em Mercados Públicos. Na pesquisa dos impactos ambientais será realizado um diagnóstico, por meio de observações, registros fotográficos, medições e entrevistas dirigidas ao público alvo, permitindo assim agregar resultados a fim de identificar os impactos positivos e negativos da implementação dos Mercados. Com a metodologia proposta pretende-se inovar na forma de fazer pesquisa, propiciando uma inter-relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão, dando oportunidade aos alunos de iniciarem seus processos de formação como pesquisadores a partir da graduação, ou mesmo de cursos técnicos. Como resultado, espera-se contribuir para a produção de conhecimentos na área em estudo, como também intervir para a sustentabilidade socioambiental dos Mercados. Os dados oriundos da pesquisa serão tratados dentro de uma perspectiva qualitativa .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréia Gregório da Silva Santos - Integrante / Sofia Suely Ferreira Brandão Rodrigues - Integrante / Maria Núbia Medeiros de Araújo Frutuoso - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no projeto de pesquisa intitulado: Ação Interdisciplinar para a Sustentabilidade Socioambiental em Mercados Públicos da Região Metropolitana de Recife - PE. Desenvolvendo atividades vinculadas ao plano de trabalho intitulado: Avaliação do teor e da composição química do óleo essencial de plantas medicinais comercializadas em mercados públicos da região metropolitana do Recife-PE Orientação: Drª Sofia Suely Ferreira Brandão Rodrigues
2013 - 2014
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto: Ação Interdisciplinar para a Sustentabilidade Socioambiental de Mercados Públicos da Região Metropolitana de Recife - PE. Desenvolvendo atividades vinculadas ao plano de trabalho: Atividade Biológica do Óleo Essencial de Plantas Medicinais comercializadas em Mercados Públicos da Região Metropolitana do Recife - PE. Orientação: Drª Sofia Suely Ferreira Brandão Rodrigues
2012 - 2013
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no projeto de pesquisa intitulado: Ação Interdisciplinar para a Sustentabilidade Socioambiental em Mercados Públicos da Região Metropolitana de Recife - PE. Desenvolvendo atividades vinculadas ao plano de trabalho intitulado: ESTUDO QUÍMICO DE PLANTAS COMERCIALIZADAS EM MERCADOS PÚBLICOS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
2013 - Atual
Conexão Colégio e CursoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências Fundamental II, Carga horária: 6
2013 - 2015
Escola São MiguelVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências Fundamental II, Carga horária: 6
2011 - 2012
Secretaria de Educação do Estado de PernambucoVínculo: Estagiaria, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
2010 - 2011
ESCOLA MUNICIPAL DIVINO ESPÍRITO SANTOVínculo: Estagiária - Professora, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental, Carga horária: 20
2012 - 2012
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: aluno, Enquadramento Funcional: Aluno de Projeto de Extensão, Carga horária: 20
Outras informações:
Participação em projeto de extensão no ano de 2012 intitulado: Caravana de Saberes: enfrentando a auto-exclusão do jovem da escola pública ao ensino superior. O projeto tinha a proposta de promover o acesso ao ensino superior, e de enfatizar as questões do Meio Ambiente, Tratamentos de resíduos sólidos e Responsabilidade socioambiental, em associação com o Programa de Educação Tutorial PET/Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares, desenvolvido pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, junto a Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, através da sua Pró-Reitoria de Extensão no período de janeiro de 2012 até dezembro de 2012, com carga horária de 576 horas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ANDRÉIA GREGÓRIO DA SILVA SANTOS e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?