Allan de Paula Oliveira
Na verdade, gostaria de ter sido atacante do Flamengo, vocalista de uma banda bacana (daquelas inglesas metidas a cult) ou, até mesmo, um escritor famoso. Como não deu, resolveu se arriscar na "arte do convencimento alheio" e foi dar aulas (embora Walter Benjamin o tenha avisado de que "convencer é infrutífero"...). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem realizado pesquisas tendo como objeto a música popular, estudando a partir de uma articulação entre antropologia e história. Para compensar a frustração do Flamengo ter preferido outros atacantes, começou a pesquisar futebol também, sobretudo a relação deste esporte com redes de produção comunitárias e com estruturas políticas. Também tem realizado pesquisas e estudos nas áreas de antropologia e literatura, teoria antropológica e história da antropologia. Não é muita coisa e nem é nada demais, mas ele garante que se diverte (que, no fundo, é o que importa). Atualmente, tenta confundir as ideias de estudantes no curso de graduação em música popular e do mestrado em música da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Ao que parece, tem sido bem sucedido. Como "tinha tempo de sobra" resolveu participar da gestão da universidade e desde junho de 2021 é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da UNESPAR (criado em 2019 e, atualmente, com nota 3 na CAPES). Além disso, assumiu, em dezembro de 2023, a liderança do MUSICS - Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade.
Informações coletadas do Lattes em 09/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Antropologia Social
2004 - 2009
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Miguilim foi pra cidade ser cantor: uma antropologia da música sertaneja
Rafael José de Menezes Bastos. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: História da Música Popular Brasileira; Música Sertaneja; Música Brasileira.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Mestrado em Antropologia Social
2002 - 2004
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O tronco da roseira: por uma antropologia da viola caipira
, Ano de Obtenção: 2004.Rafael José de Menezes Bastos.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Viola Caipira; Cururu; Música Caipira.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Música Brasileira.
Graduação em História
1997 - 2001
Universidade Federal do Paraná
Título: Moedas, varas e batinas: espaços e conflitos de poderes na Curitiba do século XVIII
Orientador: Maria Luíza Andreazza
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2002 - 2002
Curso de Curta Duração. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Etnomusicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Música.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Cultura.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.
Organização de eventos
VICENTE, R. A. ; EGG, A. ; OLIVEIRA, A. P. . IV Seminário MUSICS. 2024. (Outro).
OLIVEIRA, A. P. . X Reunión de Antropologia del Mercosul. 2013. (Congresso).
OLIVEIRA, A. P. . IV Simpósio Paranaense de Ciências Sociais. 2013. (Congresso).
OLIVEIRA, A. P. . IX Reunião de Antropologia do Mercosul. 2011. (Congresso).
OLIVEIRA, A. P. . II Simpósio Paranaense de Ciências Sociais. 2009. (Congresso).
Participação em eventos
XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. (Re)Inventando um território: música, espaço e negritude em Curitiba-PR. 2023. (Congresso).
XXXIII Congresso da ANPPOM. Negritude, Tempo e Política no LP Clementina de Jesus (1966). 2023. (Congresso).
LASA 2022: polarización socioambiental y rivalidade entre grandes potencias. The invention of blackness: symbolic struggles and racial discourses in Brazilian popular music 1965-1977. 2022. (Congresso).
II CIPS - Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades. 2021. (Congresso).
I Simpósio Brasileiro de Musicologia. 2021. (Simpósio).
LASA 2021: crisis global, desigualdad y centralidad de la vida. The Good, the Bad and the Ugly: cosmopolitanism and popular music in Brazil in the 1970s. 2021. (Congresso).
X ENABET - Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia.O que vem antes? A Periferia ou a Música? Música Popular, Lugar e Mobilidade Social no Brasil das décadas de 70 e 80. 2021. (Encontro).
16º Encontro Internacional de Música e Mídia. 2020. (Encontro).
Entrefaces.Convergências entre Sociologia, Filosofia e Antropologia. 2020. (Simpósio).
VI Congreso Associación Latinoamericana de Antropología. As Interpelações das Margens - música popular, performance e distinção social no Brasil. 2020. (Congresso).
XIV Congreso Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular. 2020. (Congresso).
LASA2019 - Nuestra America: Justice and Inclusion. Brazilian Music as Simbolic Capital and Strategy Between Migrants in Boston/USA. 2019. (Congresso).
30a. Reunião Brasileira de Antropologia. Perdemos! Narrativas sobre derrotas no futebol brasileiro. 2016. (Congresso).
Colóquio Sons e Etnografias.Etnografias da Música Popular: muitos sons e algumas perguntas. 2016. (Simpósio).
XII Congreso de La IASPM-AL. Os Mariachis Sertanejos: a música sertaneja entre rancheiras e corridos mexicanos. 2016. (Congresso).
Spanyards, indians, africans and gypsies: the global reach of the fandango in music, song and dance. The Abanico of Fandango: Throughout the Americas. 2015. (Congresso).
29a. Reunião Brasileira de Antropologia. Monsanto's Sounds: Michel Teló e as novas dinâmicas da música brasileira. 2014. (Congresso).
XI Congresso IASPM - AL. Monsanto's Sounds: Michel Teló e novas dinâmicas da música brasileira. 2014. (Congresso).
Ciclo de Debates - A Universidade na Sociedade. 2013. (Outra).
4a. Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários.Linguagem e Poder. 2011. (Simpósio).
III Encontro de Educação Superior Indígena no Paraná. 2011. (Encontro).
III Simpósio Paranaense de Ciências Sociais.Feche as janelas antes de ouvir: melancolia e construção musical da pessoa. 2011. (Simpósio).
IX Reunião de Antropologia do Mercosul. Organização de Grupo de Trabalho. 2011. (Congresso).
V ENABET - Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia.Até que ponto a Bossa Nova era nova? Nota para a historiografia de um gênero musical. 2011. (Encontro).
VII Ciclo de Conferências e Interferências do CEPEDAL.Conferência: "Futebol e modernidade: possibilidades de análise". 2011. (Seminário).
X CAAS - Congreso Argentino de Antropología Social. Brasil. Capital: Asunción.. 2011. (Congresso).
ENAP - Encontro Nacional de Antropologia e Performance. 2010. (Encontro).
III Ciclo de Estudos do Estatuto da Criança e do Adolescente.Palestra: "Adolescência e Violência: olhares possíveis da Antropologia". 2010. (Simpósio).
I Mostra de Cinema da Diversidade Sexual em Cascavel.Debate sobre o filme "Café da Manhã em Plutão". 2010. (Encontro).
IX Seminário de Educação - Diálogos Educativos sobre Inclusão, Diversidade e Cidadania.Conferência: "Antropologia e Educação: interfaces". 2010. (Seminário).
VIII Semana Acadêmica de Ciências Sociais.Conferência: "Marcel Mauss ouvindo Billie Holiday: pequenas notas para uma antropologia da melancolia". 2010. (Simpósio).
VIII Semana Acadêmica de História - UNESC.Conferência: "História e Música Popular: perspectivas de análise". 2010. (Seminário).
VI Mostra Internacional de Curtas Metragens da UNIOESTE.Conferência: O Cinema de Lars Von Trier e os Paradoxos do Iluminismo. 2010. (Encontro).
VIII Reunión de Antropologia del Mercosul. Jeca's Soundscapes: música sertaneja entre tópicas e espaços. 2009. (Congresso).
VIII Reunión de Antropologia del Mercosul. Os Sons de uma Vereda Invisível: notas sobre um Brasil ouvido, porém não-visto. 2009. (Congresso).
Seminário de Patrimônio Cultural Imaterial.Curitiba ao som da viola: uma canja no circuito da música sertaneja em Curitiba. 2008. (Seminário).
VII Reunião de Antropologia do Mercosul. Lágrimas no País do Carnaval: melancolia e ethos nacional na música popular brasileira. 2007. (Congresso).
III Reunião da Associação Brasileira de Etnomusicologia. 2006. (Congresso).
VI Reunião de Antropologia do Mercosul. Se Tonico e Tinoco fossem bororos. 2005. (Congresso).
. "Com o toque de viola na ponta dos dedos": por uma etnografia do universo da viola caipira. 2002. (Congresso).
23 Reunião Brasileira de Antropologia. Com o toque de viola na ponta dos dedos: para uma antropologia da viola caipira. 2002. (Congresso).
. Espaços e Relações de Poderes na Vila de Curitiba. 2000. (Congresso).
.Conflito de Poderes na Vila de Curitiba. 2000. (Seminário).
.Conflitos de Poderes e Extirpação dos Vícios na Vila de Curitiba. 1693-1750. 2000. (Simpósio).
I Congresso de Humanidades. Espaços e Relações de Poderes na Vila de Curitiba. 2000. (Congresso).
III Jornada Setecentista.Conflito de Poderes na Vila de Curitiba. 2000. (Seminário).
Oitavo Evento de Iniciação Científica.Conflitos de Poderes e Extirpação dos Vícios na Vila de Curitiba. 1693-1750. 2000. (Simpósio).
.Igreja e Relações de Poder na Curitiba Setecentista. 1999. (Seminário).
.Comportamentos Sociais e Normatização Eclesiástica na Vila de Curitiba. 1700-1750. 1999. (Simpósio).
II Jornada Setencentista.Igreja e Relações de Poder na Curitiba Setecentista. 1999. (Seminário).
Sétimo Evento de Iniciação Científica.Comportamentos Sociais e Normatização Eclesiástica na Vila de Curitiba. 1700-1750. 1999. (Simpósio).
.Expansão do Clero no Período Colonial. 1998. (Seminário).
I Jornada Setecentista.Expansão do Clero no Período Colonial. 1998. (Seminário).
Participação em bancas
PETERS, A. P.; SOUZA, W.;OLIVEIRA, A. P.. A música da roça entre o rádio, o circo e o disco: o lado caipira de Curitiba através da dupla Nhô Belarmino e Nhá Gabriela (1940-1970). 2024. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
EGG, A.; GUERIOS, P. R.;OLIVEIRA, A. P.. Diplomacia Cultural em Heitor Correa de Azevedo. 2024. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
MOREIRA, R.; RAMOS, O. F.;OLIVEIRA, A. P.. Esquadrão da Tortura: memórias da ditadura civil-militar em um álbum de thrash metal. 2024. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
HERNANDEZ, H. R. G.; ABRANTES, C. S. A.;OLIVEIRA, A. P.. Música e Libertação Nacional na Guiné-Bissau: as canções do conjunto musical Cobiana Djazz e Super Mama Djombo (1970-1983). 2024. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.
EGG, A.; MORAES, E. O.;OLIVEIRA, A. P.. Os Mutantes do festival MIDEM e a construção do rock tupiniquim. 2024. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; DOMINICI, C.; MARCON, F.. Violências de gênero em universidades de música: um olhar para o habitus, colonialidades, experiências e atravessamentos. 2023. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
CZAJKA, R.;OLIVEIRA, A. P.; COSTA, R. B. M. L.. O baile dos seringais: um estudo sobre as práticas musicais de seringueiros no Acre 1940-1970. 2023. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.
EGG, A.;OLIVEIRA, A. P.; KAMINSKI, R.. O jazz do cidadão de arco e flecha: música e cultura em Belém (1921-1932). 2023. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.
POLETTO, F. G.; TINE, P.;OLIVEIRA, A. P.. Moacir Santos e as sonoridades dos LP?s Coisas (1965) e Maestro (1972). 2023. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
PETERS, A. P.; MUKHAVELE, L.;OLIVEIRA, A. P.. Música Popular Urbana na Cidade de Maputo: percursos e contextos 1975-2020. 2023. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
EGG, A.; LUNARDELLI, R.;OLIVEIRA, A. P.. Inventando a Música Nordestina: Luiz Gonzaga em seus 13 primeiros anos de carreira (1941-1954). 2022. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
EGG, A.; MADALOZZO, T.;OLIVEIRA, A. P.. Mário de Andrade e seu legado para uma arte integrada na educação a partir da infância. 2022. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
POLETTO, F. G.; SANTOS, A. R. C.;OLIVEIRA, A. P.. A Tribo Toda Reunida - modalismo e hibridismo no disco Clube da Esquina (1978). 2022. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; MARTINS, P.; EGG, A.. Onde tem música o santo dança: uma etnografia da música de umbanda no Terreiro Cruzeiro da Luz. 2022. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
CHUEKE, I. F.; GANC, D.;OLIVEIRA, A. P.. O Klezmer no Brasil - aspectos interpretativos de uma música sem fronteiras. 2022. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; POLETTO, F. G.; DINIZ, S. C.. Desafinar o Coro dos Contentes: a música e a trajetória de Jards Macalé nos anos 1970. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual do Paraná.
EGG, A.; QUEIROZ, M. R. F.;OLIVEIRA, A. P.. Minha Alma é Livre, o Berimbau Me Libertou: História e Capoeira a Partir das Suas Canções. 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.
RICKLI, J. F.; GIL, L. P.;OLIVEIRA, A. P.. Em Busca do Verdadeiro Drama: a experiência da alteridade em Antonin Artaud. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.
DOMINGUEZ, M. E.; ZEA, E. S.;OLIVEIRA, A. P.. Sons do Sul - performances e poéticas do rap em Porto Alegre. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
DUARTE, G. R.;OLIVEIRA, A. P.. Rádio entre fronteiras: uma análise dos programas do radialista Ilário Ermindo Kehl - Alemão Louco (1970-2009). 2015. Dissertação (Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
DOMINGUEZ, M. E.; PIEDADE, A.;OLIVEIRA, A. P.; MENEZES BASTOS, Rafael José de; BARBOSA, G. C.. Para uma etnografia da música eletroacústica - entre sons e máquinas em laboratórios de música. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
WADI, Y. M.;OLIVEIRA, A. P.; SANTANNA, M. R.. A Nossa Diferença é a Criatividade - a configuração do setor industrial de moda em CIANORTE-PR. 2015. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
PEREIRA, I.; EHRHARDT, M. L.;OLIVEIRA, A. P.. O Brasil é o País do Futuro: rock e contestação nas canções de Renato Russo (1978-1990). 2015. Dissertação (Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; MARCON, F.; DIAS, P.H.B.. Headbangers e Tererê: a experiência Heavy Metal na Tríplice Fronteira. 2014. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
AZEVEDO, P. R.; ALBUQUERQUE, J. L. C.;OLIVEIRA, A. P.. Integração e Conflito entre filhos de brasileiros e filhos de paraguaios: um estudo de caso etnográfico em uma escola de Santa Rita - PY. 2014. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; MEUCCI, Simome; COLOGNESE, S.. Entre Nóias, Playboys e a Galera da Vila: uma etnografia das relações sociais entre jovens da periferia de Paranaguá-PR. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SCHALLENBERGER, E.; MOTTA, L. T.;OLIVEIRA, A. P.. Entre Homens e Diabos: uma etnografia dos Guarani Nhandevá Sofredores do -Jepotá. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; MENEZES BASTOS, Rafael José de; CARDOSO, V. Z.. Música de Festival: uma etnografia da produção de música nativista no festival Sapecada da Canção Nativa em Lages-SC. 2009. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
EGG, A.; FENERICK, J. A.; GIMENEZ, A. B. W.; KAMINSKI, R.;OLIVEIRA, A. P.. Como fazer música independente no Brasil: produção musical, arte e política na trajetória de Francisco Mário. 2022. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.
MENEZES BASTOS, Rafael José de; MARCON, F.; VEDANA, V.;OLIVEIRA, A. P.. Por uma Antropologia do Ruído: etnografia da cena de música experimental paulistana. 2020. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ADOUR, A.;OLIVEIRA, A. P.; PACHECO, A.; MEIRELLES, R.; SIMOES, N.. Schottish à Brasileira: dos salões às gravações - um percurso transatlântico entre 1850 e 1900. 2020. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MENEZES BASTOS, Rafael José de; CHAVES, C. A.; MONTARDO, D. L.;OLIVEIRA, A. P.; CARDOSO, V. Z.; DOMINGUEZ, M. E.. Sentimentos da Luta: música e mística no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. 2017. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
RUBIM, C. R.;OLIVEIRA, A. P.; PAOLIELLO, R. M.; FERNANDES, A. D.; BRAGA, A. M. C.. O Cosmopolitismo Caipira de Cornélio Pires: rebatidas de um intelectual genuinamente paulista. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MENEZES BASTOS, Rafael José de; CASTELLS, A.; DOMINGUEZ, M. E.; DEVOS, R.; GAVAZZO, N.;OLIVEIRA, A. P.. Viajes del Río - migração, festa e alteridade entre chamameceiros das províncias de Buenos Aires, Entre Rios e Corrientes, Argentina. 2014. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SOUZA, M. S. C.; MACHADO, L. Z.; BORGES, A.; CUNHA, O. M. G.;OLIVEIRA, A. P.. O Brinquedo do Princípio do Mundo - música, dança e sociabilidade no Córrego do Machado (Médio Jequitinhonha). 2013. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de Brasília.
MENEZES BASTOS, Rafael José de; PRASS, L.;OLIVEIRA, A. P.; COELHO, L. F. H.; MINELLA, L.; GROSSI, M. P.. Indivíduo Músico, Música Universal: uma etnografia na Itiberê Orquestra Família. 2010. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
RIBEIRO, F. A.; MAMEDES, C. R.; THOMASI, R. O.;OLIVEIRA, A. P.. Topofilia: lugar y territorio en las poéticas de compositores de música para médios tecnológicos en America del Sur. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Paraná.
EGG, A.; KAMINSKI, R.;OLIVEIRA, A. P.. O Jazz e Outras Músicas em Fontes Documentais No Brasil: Cenas, Músicas e Músicos em Diáspora no Paraná (1910 - 1940). 2024. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Paraná.
ADOUR, A.; PACHECO, A.;OLIVEIRA, A. P.. Schottisch à Brasileira - dos salões às gravações - música e dança no Brasil entre 1850 e 1900. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ARAUJO, R. C.;OLIVEIRA, A. P.. A Folia e a Festa do Divino em Guaratuba: um estudo de caso a partir da perspectiva das Representações Sociais. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Paraná.
MOREIRA, R.; RAMOS, O. F.;OLIVEIRA, A. P.. Esquadrão da Tortura: memórias da ditadura civil-militar em um álbum de thrash metal. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
BARBOSA, F. C.; HIKIJI, R. S. G.;OLIVEIRA, A. P.. O Musicar Local dos Festivais de Viola Caipira e Sertanejo Raiz. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo.
CZAJKA, R.; COSTA, R. B. M. L.;OLIVEIRA, A. P.. O baile dos seringais: um estudo sobre as práticas musicais de seringueiros no Acre 1940-1970. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; EGG, A.; GIORDANY, A.. Música Clássica Indiana: aprendizado e performance na música hindustani. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
EGG, A.; GARCIA, M.;OLIVEIRA, A. P.. Diplomacia Cultural em Heitor Correa de Azevedo. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
VAGETTI, G.; HAULDERBAUM, F.; GELAMO, R.;OLIVEIRA, A. P.. Violência Simbólica de Gênero contra Musicistas Compositoras. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; ROCHA, R. M.; MENDONCA, J.. O meu nome é Lia Clark e aqui não tem frescurinha: a estética funk nos videoclipes de uma drag queen em 2016. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
HERNANDEZ, H. R. G.;OLIVEIRA, A. P.; ABRANTES, C. S. A.. Música e Libertação Nacional na Guiné-Bissau: as canções do conjunto musical Cobiana Djazz e Super Mama Djombo (1970-1983). 2023. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.
EGG, A.; MORAES, E. O.;OLIVEIRA, A. P.. Os Mutantes do festival MIDEM e a construção do rock tupiniquim. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.
GUERIOS, P. R.; CAMPOY, L.;OLIVEIRA, A. P.. Comunidades musicais e suas fronteiras? Gênero na cena underground de Toledo. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; MARCON, F.; PETERS, A. P.. Experiência e Sentido: produções de violências de gênero e suas transversalidades na experiência de mulheres, pessoas não-binárias e homens trans dentro das universidades públicas de música do Rio de Janeiro. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
PETERS, A. P.; MUKHAVELE, L.;OLIVEIRA, A. P.. Música Popular Urbana na Cidade de Maputo: percursos e contextos 1975-2020. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
POLETTO, F. G.; BONETTI, L.;OLIVEIRA, A. P.. Moacir Santos e as sonoridades dos LP's Coisas e Maestro. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
EGG, A.; KAMINSKI, R.;OLIVEIRA, A. P.. O jazz do cidadão de arco e flecha: música e cultura em Belém (1921-1932). 2022. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.
PETERS, A. P.; SOUZA, W.;OLIVEIRA, A. P.. A música da roça entre o rádio, o circo e o disco: o lado caipira de Curitiba através da dupla Nhô Belarmino e Nhá Gabriela (1940-1970). 2022. Exame de qualificação (Mestrando em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
MENDONCA, J.; SA, S. P.;OLIVEIRA, A. P.. Cena musical mod em Curitiba nos anos 2000 sob o prisma da multiterritorialidade e da translocalidade. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
EGG, A.; MADALOZZO, T.;OLIVEIRA, A. P.. Mário de Andrade e seu legado para uma arte integrada na infância. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; DOMINGUEZ, M. E.; MENDONCA, J.. Onde tem música o santo dança: uma etnografia da música de umbanda na Tenda Cruzeiro da Luz. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
POLETTO, F. G.; SANTOS, A. R. C.;OLIVEIRA, A. P.. A Tribo Toda Reunida - modalismo e hibridismo no disco Clube da Esquina (1978). 2021. Exame de qualificação (Mestrando em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
CHUEKE, I. F.; GANC, D.;OLIVEIRA, A. P.. O Klezmer no Brasil - aspectos interpretativos de uma música sem fronteiras. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.
EGG, A.; MENDONCA, J.;OLIVEIRA, A. P.. Entre o sacro e o secular - uma análise das práticas musicais de protestantes conservadores e engajados na década de 1970. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; EGG, A.; PETERS, A. P.. A Bendita e a maldita década de 70 de Jards Macalé. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual do Paraná.
EGG, A.; GRUNER, C.;OLIVEIRA, A. P.. História e Capoeira: um estudo a partir de suas canções. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.
EGG, A.; GARCIA, M.;OLIVEIRA, A. P.. Os sons da dissonancia: a arte do protesto nas músicas de Raul Seixas e Secos&Molhados. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.
SALLAS, A. L. F.; GUERIOS, P. R.;OLIVEIRA, A. P.. Gosto Musical da Juventude de Guarapuava. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.
EHRHARDT, M. L.; DUARTE, G. R.; ALVES, A. P.;OLIVEIRA, A. P.. Música Sertaneja contemporânea: regionalização, indústria cultural e consumo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História, Poder e Práticas Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
PONTES FILHO, A.; BISCOLI, R.;OLIVEIRA, A. P.. Origem Histórica, construção e revitalização de espaços públicos destinados ao lazer. Estudo de Caso: praça Wilson Jofre, Cascavel-PR. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
PONTES FILHO, A.; BISCOLI, R.;OLIVEIRA, A. P.. Municipalização do trânsito como política pública - o caso do município de Cascavel-PR. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Municipal e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
PONTES FILHO, A.; BISCOLI, R.;OLIVEIRA, A. P.. Heróis - a dominação carismática entre adolescentes infratores. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Municipal e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
PONTES FILHO, A.; BISCOLI, R.;OLIVEIRA, A. P.. Políticas de Educação Paranaense no Ensino Superior Indígena - a experiência da Unioeste. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Municipal e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ALVES, G. A; PONTES FILHO, A.;OLIVEIRA, A. P.. Mulher e política - um estudo sobre a participação das mulheres da micro região de Marechal Cândido Rondon 1988-2004. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ALVES, G. A; PONTES FILHO, A.;OLIVEIRA, A. P.. Mulheres e Política Representativa. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; EGG, A.; MENDONCA, J.. Centralidade da Música em uma Religião Daimista: o caso da Barquinha em Niteróis/RJ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição e Regência) - Universidade Estadual do Paraná.
TASSI, R.; BAFFI, D.; SOUZA, C.;OLIVEIRA, A. P.. Cometer Arte - o encontro entre o teatro épico de Brecht e o rap nacional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Estadual do Paraná.
DOMINGUEZ, M. E.; HEAD, S.;OLIVEIRA, A. P.. Correndo por fora do eixo: concepções e modos de fazer da música autoral em Florianópolis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MORAES, F. A.; BEVILACQUA, C.; FERNANDES, R. C.;OLIVEIRA, A. P.. Entre passos e abraços: sociabilidade nos bailes de idosos em Curitiba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; EGG, A.; GUAZINA, L. S.. A Sonoridade de Caetano Veloso de 1971 a 1975 e seus diálogos com a MPB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Popular) - Faculdade de Artes do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; EGG, A.; GUAZINA, L. S.. A Influência do Punk Rock na banda Aborto Elétrico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Popular) - Faculdade de Artes do Paraná.
RIBEIRO, V.; GUAZINA, L. S.;OLIVEIRA, A. P.. Musicando Clarice Lispector. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Popular) - Faculdade de Artes do Paraná.
GUAZINA, L. S.; SOARES, S.;OLIVEIRA, A. P.. Processos e Ensino e Aprendizagem Musical na Formação de Ogãs no Terreiro de Umbanda do Pai Maneco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Popular) - Faculdade de Artes do Paraná.
EGG, A.; GUAZINA, L. S.;OLIVEIRA, A. P.. Interações entre o Sagrado e o Secular na Música Evangélica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Popular) - Faculdade de Artes do Paraná.
CARDIN, E.; COLOGNESE, S.;OLIVEIRA, A. P.. Literatura e Migração - o migrante na obra "12 Contos Peregrinos" de Gabriel Garcia Marquez. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
WADI, Y. M.; DIAS, P.H.B.;OLIVEIRA, A. P.. Minha voz clama justiça! Feminismos, violência contra as mulheres e os lugares das práticas em Toledo-PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
WADI, Y. M.; MACHADO, J.;OLIVEIRA, A. P.. "Bem vinda ao inferno": mulheres encarceradas numa cadeia pública em Cascavel-PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; CARDIN, E.; BISCOLI, R.. Não Bebo Álcool, Bebo Vinho: Notas Etnográficas de Uma Aprendiz do Vinho. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SANTOS, G. V.;OLIVEIRA, A. P.; HEUSER, E. M. D.. Ritos Populares À Luz do Trágico: O Carnaval e a Dissolução do Eu. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
WADI, Y. M.;OLIVEIRA, A. P.; ARANTES, M.A. A "droga" realmente leva à loucura né? considerações sobre a ocupação de leitos psiquiátricos por dependentes químicos no estado do Paraná. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; BISCOLI, R.; DEITOS, N.J. Rituais Funerários: um estudo antropológico da religião e cultura Guarani. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; DIAS, P.H.B.; BISCOLI, R.. Jardim das Memórias: estudo sobre a prostituição e as relações sociais em Nova Santa Rosa - PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; WADI, Y. M.; CARDIN, E.. O artista vira prosa: Baudelaire, modernidade e uma representação da arte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; BISCOLI, R.; CARDIN, E.. Pintores de Corpos: um estudo etnográfico acerca da experiência da tatuagem na cidade de Cascavel-PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; BISCOLI, R.; DIAS, P.H.B.. Não quero saber o que você realmente pensa: uma etnografia dos punks de Toledo-PR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; BISCOLI, R.; DIAS, P.H.B.. Da discrição à fofoca: uma análise das antropologias da fofoca. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
PONTES FILHO, A.;OLIVEIRA, A. P.; COLOGNESE, S.. Futebol e Identidade: um estudo de caso com as torcidas do Grêmio e do Internacional no município de Toledo.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
PONTES FILHO, A.; BISCOLI, R.;OLIVEIRA, A. P.. Nem pretos, em pobres. Agora, quilombolas! Uma etnografia da Comunidade auto-identificada quilombola Adelaide Maria Trindade Batista, Palmas/PR.. 2009. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
PONTES FILHO, A.; BISCOLI, R.;OLIVEIRA, A. P.. Indígenas e sociedade envolventes.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
WADI, Y. M.; DIAS, P.H.B.;OLIVEIRA, A. P.. Relações de Gênero e Música Funk: os estereótipos de gênero na música funk de MC Kátia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
FRANZONI, T.;OLIVEIRA, A. P.. A Pesquisa de Moda e as Ciências Sociais: um diálogo necessário. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
MENEZES BASTOS, Rafael José de;OLIVEIRA, A. P.; RIFIOTIS, T.. Ilhas, por quem choras? Concepções musicais e relações de poder entre os praticantes do gênero musical choro na Ilha de Santa Catarina. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.
OLIVEIRA, A. P.; LANNA, M.. Louis Dumont e François Heritier: duas noções de pessoa e hierarquia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; FIGUEIREDO, S.; MACEDO, F.. Do gigante ao elétrico: a história do contrabaixo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
MARTINS, Pedro; LOCKS, Geraldo;OLIVEIRA, A. P.. Processo Migratório e Mudança na Estética Musical Cabocla. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
OLIVEIRA, A. P.; CANABARRO, L. C.; PIEDADE, A.. Festa de preto em estado europeu: um olhar sobre as manifestações africanas em Santa Catarina. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
HOLLER, M.;OLIVEIRA, A. P.. Levantamento bibliográfico sobre a música brasileira. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
GAULLIER, P.;OLIVEIRA, A. P.; GARCIA, M.. Processo Seletivo (PSS) - UNESPAR. 2020. Universidade Estadual do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; PONTES FILHO, A.; WAWZYNIAK, J. V.. 29 concurso público da UNIOESTE. 2008. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; BISCOLI, R.. 4o. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Docente. 2013. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
OLIVEIRA, A. P.; LOCKS, Geraldo; MARTINS, Pedro. Processo Migratório e Mudança na Estética Musical Cabocla. 2004. Universidade do Estado de Santa Catarina.
Orientou
O canto das organizadas: torcidas de futebol e música no Brasil; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná; (Orientador);
Práticas da música indiana no Brasil: o aprender e o performar; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná; (Orientador);
Musicoterapia e Práticas Indígenas - o processo de cura a partir da música na aldeia Tekoa Takuaty do município de Paranaguá-PR; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual do Paraná; (Orientador);
Três Composições Autorais - uma análise semiótica; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Popular) - Universidade Estadual do Paraná; (Orientador);
Quatro performances experimentais para guitarra elétrica; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Popular) - Universidade Estadual do Paraná; (Orientador);
A nova MPB: gênero e estilo; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Popular) - Universidade Estadual do Paraná; (Orientador);
A negritude instrumental: a trajetória de Dom Salvador; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Música Popular) - Universidade Estadual do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Entre o Som e o Silêncio - representatividade feminina nas universidades de música do Paraná; 2023; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual do Paraná, ; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Sons e Imagens Drag: uma análise do discurso em videoclipes de Lia Clark; 2023; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual do Paraná, ; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Ressignificação Do Samba de Terreiro do Grupo ?Os Encantados? no Processo de Transformações Sonoro-comportamentais no Trânsito entre Espaço Religioso e Espaço Secular em Curitiba; 2022; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual do Paraná, ; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Desafinar o Coro dos Contentes: a música e a trajetória de Jards Macalé nos anos 1970; 2021; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Headbangers e Tererê: a experiência Heavy Metal na Tríplice Fronteira; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
A Fronteira de Sangue: estratégias e representações sociais de parentesco em indivíduos adotados; 2013; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Coorientador: Allan de Paula Oliveira;
Entre Nóias, Playboys e a Galera da Vila: uma etnografia das relações sociais entre jovens da periferia de Paranaguá-PR; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
A música em uma religião daimista: o caso da Barquinha em Niterói; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Composição e Regência) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Procedimentos estéticos no Tropicalismo de Jards Macalé; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música Popular) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Extátuas: confrontando a linguagem artística monumental; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
A Sonoridade de Caetano Veloso de 1971 a 1975 e seus diálogos com a MPB; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
A Influência do Punk Rock sobre a música do Aborto Elétrico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
O Amor Açucarado: representações do amor na música brega dos anos 70; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Narrativas e Experiência da Sexualidade na Terceira Idade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Não Bebo Álcool, Bebo Vinho: Notas Etnográficas de Uma Aprendiz do Vinho; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Um jardim de memórias: estudo sobre a prostituição e as relações sociais em Nova Santa Rosa-PR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
O artista vira prosa: Baudelaire, modernidade e uma representação da arte; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Pintores de Corpos: um estudo etnográfico acerca da experiência da tatuagem na cidade de Cascavel-PR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Rituais Funerários: um estudo antropológico da religião e cultura Guarani; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Não quero saber o que você realmente pensa: uma etnografia dos punks de Toledo-PR; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Da discrição à fofoca: antropologias da fofoca; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Futebol e Identidade: um estudo de caso com as torcidas do Grêmio e do Internacional no município de Toledo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Do gigante ao elétrico: a história do contrabaixo; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Festa de preto em estado europeu: um olhar sobre as manifestações africanas em Santa Catarina; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Negritude e Alteridade em Arena Canta Zumbi; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Música Popular) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Folclore e Música Popular Brasileira na década de 1970; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Música Popular) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Sonoridades Negras e Signos da Alteridade na Música Popular Brasileira 1965-1978; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Música Popular) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Ó Quão Dessemelhante - Brasilidade e Música Pop no Álbum "Transa" de Caetano Veloso; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
O Riso e a Diferença: abordagens antropológicas do humor; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Do Brega ao Tecnobrega: transformações sociais e gêneros musicais; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Cena Musical e Espaços de Sociabilidade: estudo sobre a cena rock e seus espaços no município de Cascavel-PR; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Antropologia da Violência: mapeamento e tendências; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Corpo, saúde e doença na antropologia: levantamento e análise da bibliografia de referência; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Antropologia I: acompanhamento de disciplina; 2008; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Allan de Paula Oliveira;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, A. P. . Os lugares e as ressonâncias: música popular, sonoridades e representações do espaço no Brasil. ILHA - REVISTA DE ANTROPOLOGIA , v. 24, p. 39-55, 2022.
-
OLIVEIRA, A. P. ; SCHMIDT, J. P. . Ó Quão Dessemelhante? Dialogismo e Campo Musical no LP Transa, de Caetano Veloso. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 24, p. 119-139, 2018.
-
OLIVEIRA, A. P. . El Oido Danzante - música popular entre swings e cangotes. EL OÍDO PENSANTE , v. 3, p. 1-21, 2015.
-
OLIVEIRA, A. P. . Fandango de Brasil: Tradicionalismo, la identidad y las Políticas de Patrimonio Cultural. Música Oral del Sur , v. 12, p. 499-505, 2015.
-
OLIVEIRA, A. P. . Lágrimas no País do Carnaval: melancolia e música popular no Brasil. Tempo da Ciência (UNIOESTE) , v. 21, p. 7-19, 2014.
-
OLIVEIRA, A. P. . Brasil. Capital: Asunción. TRANS (BARCELONA) , v. 17, p. Número 7, 2013.
-
OLIVEIRA, A. P. . Entre a várzea e o profissional: sobre um campeonato de futebol amador. Espaço Plural (Unioeste) , v. 29, p. 115-140, 2013.
-
OLIVEIRA, A. P. . Resenha de 'A Festa da Jaguatirica: uma partitura crítico-interpretativa'. Campos (UFPR) , v. 14, p. 287-290, 2013.
-
OLIVEIRA, A. P. . Brutalidade Jardim: a Tropicália e o surgimento da contracultura brasileira (resenha do livro de Christopher Dunn). Revista Intratextos , v. 13, p. 401-405, 2012.
-
OLIVEIRA, A. P. . À propósito de uma revista. Revista Vernáculo , v. 25, p. 21, 2010.
-
OLIVEIRA, A. P. . Os sons de uma vereda invisível. Notas sobre um Brasil ouvido, porém não-visto. Tempo da Ciência (UNIOESTE) , v. 16, p. 9-26, 2009.
-
OLIVEIRA, A. P. . Resenha de "29 intérpretes e um Brasil" de Lilian Schwarcz e André Botelho. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis) , v. 11, p. 305-310, 2009.
-
OLIVEIRA, A. P. . As Lentes do Pensamento: leituras e apropriações no campo da Antropologia. Anuário Antropológico , v. 2006, p. 125-145, 2008.
-
OLIVEIRA, A. P. . Quando se canta o conflito: contribuição para a análise de desafios cantados. Revista de Antropologia (São Paulo) , v. 50, p. 313-345, 2008.
-
OLIVEIRA, A. P. . Saravah (resenha). Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis) , v. 7, p. 280-284, 2007.
-
OLIVEIRA, A. P. . Resenha (Livro de Roberto DaMatta - Toquevilleanas: Notícias da América - Crônicas e Observações sobre os Estados Unidos). Campos (UFPR) , Curitiba, v. 07, p. 187-190, 2006.
-
OLIVEIRA, A. P. . Música Caipira e Humor. REPOM : Revista de Estudos Poético-Musicais (UFSC) , Florianópolis, v. 3, p. 3, 2006.
-
OLIVEIRA, A. P. . Se Tonico e Tinoco fossem Bororo: da natureza da dupla caipira. Antropologia em Primeira Mão , Florianópolis, v. 77, p. 4-19, 2005.
-
OLIVEIRA, A. P. . "Mestres Espirituais": a atuação dos clérigos no período colonial. Revista Vernáculo , Curitiba, v. 1, p. 65-72, 2000.
-
OLIVEIRA, A. P. . Arte e Sociedade. Revista Vernáculo , Curitiba, v. 4, p. 80-91, 2000.
-
OLIVEIRA, A. P. . Antropologia: questões, conceitos e histórias. 2ª. ed. Curitiba: Intersaberes, 2023. v. 1. 354p .
-
OLIVEIRA, A. P. . Antropologia: questões, conceitos e histórias. 1. ed. Curitiba: Intermeios, 2018. v. 1. 354p .
-
OLIVEIRA, A. P. ; SOUZA, H. C. ; MACHADO, J. C. B. . O Futebol da Contracapa. 1. ed. Curitiba: Máquina de Escrever, 2012. v. 1. 182p .
-
OLIVEIRA, A. P. . Um Brasil de Botucatu a Barretos: pensamento social e música sertaneja. In: Simone Meucci; Hilton Costa; Alexandre Dantas Trindade. (Org.). À Margem do(s) Cânone(s) III - Arte e Produção Cultural. 1ed.Curitiba: Editora da UFPR, 2021, v. 3, p. 95-117.
-
OLIVEIRA, A. P. . Um Paraná entre Fios: música sertaneja, fluxos musicais e trânsitos migratórios no Paraná Contemporâneo. In: Hilton Costa; Jonas Wilson Pegoraro; Milton Stanczyk Filho. (Org.). O Paraná Pelo Caminho: Histórias, Trajetórias e Perspectivas. 1ed.Curitiba: Máquina de Escrever, 2017, v. 1, p. 262-292.
-
OLIVEIRA, A. P. . Relações Musicais entre o Brasil e a América Latina. In: Luis Omar Montoya Arias; Saulo Sandro Alves Dias; Marco Aurélio Díaz Güemes. (Org.). México: Corazón Musical de Latinoamérica. 1ed.Ciudad de México: Escuela Superior de Artes de Yucatán, 2017, v. 1, p. 150-184.
-
OLIVEIRA, A. P. . O Pop do Rancho Fundo: música sertaneja e dinâmicas da música popular no Brasil. In: André Egg; Arthur Freitas; Rosane Kaminski. (Org.). Música, Cultura e Sociedade: Dilemas do Moderno. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 139-155.
-
OLIVEIRA, A. P. . Alcione (verbete). In: Franklin W. Knight; Henry Louis Gates. (Org.). Dictionary of Caribbean and Afro-American Latin Biography. 1ed.Oxford: Oxford University Press, 2016, v. 1, p. 56-57.
-
OLIVEIRA, A. P. . Bossa Nova (verbete). In: David Horn; John Sheperd. (Org.). Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World. 1ed.Londres: Bloomsbury, 2014, v. IX, p. 75-83.
-
OLIVEIRA, A. P. . Chanchada (verbete). In: David Horn; John Sheperd. (Org.). Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World. 1ed.Londres: Bloomsbury, 2014, v. IX, p. 173-174.
-
OLIVEIRA, A. P. . Fandango (Brazil) (verbete). In: David Horn; John Sheperd. (Org.). Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World. 1ed.Londres: Bloomsbury, 2014, v. IX, p. 295-296.
-
OLIVEIRA, A. P. . Folguedo (verbete). In: David Horn; John Sheperd. (Org.). Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World. 1ed.Londres: Bloomsbury, 2014, v. IX, p. 305-307.
-
OLIVEIRA, A. P. . Música Caipira (verbete). In: David Horn; John Sheperd. (Org.). Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World. 1ed.Londres: Bloomsbury, 2014, v. IX, p. 504-508.
-
OLIVEIRA, A. P. . Música Sertaneja (verbete). In: David Horn; John Sheperd. (Org.). Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World. 1ed.Londres: Bloomsbury, 2014, v. IX, p. 527-533.
-
OLIVEIRA, A. P. . Toada (verbete). In: David Horn; John Sheperd. (Org.). Toada (verbete). 1ed.Londres: Bloomsbury, 2014, v. IX, p. 857-857.
-
OLIVEIRA, A. P. . "Pump up the Jam: música popular e política". In: André Egg; Arthur Freitas; Rosane Kaminski. (Org.). Arte e Política no Brasil. 1ed.São Paulo: Perspectiva, 2014, v. 1, p. 315-348.
-
MENEZES BASTOS, Rafael José de ; OLIVEIRA, A. P. . MPB (verbete). In: David Horn; John Sheperd. (Org.). Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World. 1ed.Londres: Bloomsbury, 2014, v. IX, p. 494-499.
-
OLIVEIRA, A. P. . Marx no Forró, Weber no Samba: estudos sociológicos sobre música popular. In: Sílvio Colognese. (Org.). Novas Fronteiras Para o Saber Sociológico. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2013, v. , p. 117-134.
-
OLIVEIRA, A. P. . Políticas da Diferença: antropologia, modernidade e globalização. In: Sílvio Colognese. (Org.). Fronteiras do Saber Sociológico. Cascavel: Evangraf e Edunioeste, 2012, v. , p. 13-31.
-
OLIVEIRA, A. P. . Epistemologia e Poder: da universidade e de sua relação com a alteridade. In: Maria Simone Jacomini Novak; Ana Elisa de Castro Freitas; João Valentin Wawzyniak; Rosângela Célia Faustino. (Org.). Educação Superior Indígena no Paraná. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2010, v. , p. 37-47.
-
OLIVEIRA, A. P. . Curitiba (verbete). In: John Sheperd; David Horn; Dave Laing. (Org.). The Continuum Enciclopedy of Popular Music Of The World. 1ed.Londres: Continuum, 2005, v. 03, p. 234-256.
-
MENEZES BASTOS, Rafael José de ; OLIVEIRA, A. P. . Brazil (discography). In: John Shepard; David Horn; Dave Laing. (Org.). The Continuum Encyclopedia of Popular Music of the World. 1ed.Londres: Continuum, 2005, v. 03, p. 212-248.
-
OLIVEIRA, A. P. . Negritude, Tempo e Política no LP Clementina de Jesus (1966). In: XXXIII Congresso da ANPPOM, 2023, São João D'El-Rey. Anais do Congresso da ANPPOM. São João D'El-Rey: ANPPOM, 2023. v. 33. p. 1-12.
-
OLIVEIRA, A. P. . O que vem antes? A periferia ou a música? Música Popular, Lugar e Mobilidade Social no Brasil nas décadas de 70 e 80. In: X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2021, Porto Alegre. Anais do X ENABET. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2021. v. 1. p. 1398-1407.
-
OLIVEIRA, A. P. . A Canção como Antropologia. In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2016, Belo Horizonte. Anais do XXVI Congresso da ANPPOM. Belo Horizonte, 2016. v. 1. p. pag. web-pag. web.
-
OLIVEIRA, A. P. . Brazilian Fandango: Traditionalism, Identity and Policies of Cultural Heritage. In: Spanyards, Indians, Africans and Gypsies: the global reach of the Fandango in Music, Song and Dance, 2015, Nova Iorque. Españoles, indicos, africanos y gitanos. El alcance global del fandango en música, canto y danza.. Granada: Junta de Andalucía. Consejería de Educación, Cultura y Deporte, 2015. v. 12. p. 499-506.
-
OLIVEIRA, A. P. . Grooves, swings e cangotes: dança, amor e música popular. In: I Congresso de Música, História e Política, 2013, Curitiba. Anais do I Congresso de Música, História e Política. Curitiba: Faculdade de Artes do Paraná, 2013. v. 1. p. 17-42.
-
OLIVEIRA, A. P. . Até que ponto a Bossa Nova era nova? Nota para a historiografia de um gênero musical. In: V ENABET - Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2011, Belém. Revista dos Anais do V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia-ABET. Belém: Universidade Federal do Pará, 2011. p. 49-61.
-
OLIVEIRA, A. P. . A modernidade nos quadris: corpo, dança e música popular. In: IX Semana Acadêmica de Ciências Sociais da Unioeste, 2011, Toledo. Anais da IX Semana Acadêmcia de Ciências Sociais da Unioeste. Toledo: Curso de Ciências Sociais, 2011.
-
OLIVEIRA, A. P. . O Cinema de Lars Von Trier e os paradoxos do Iluminismo. In: VI Mostra Internacional de Curtas Metragens da Unioeste, 2010, Toledo-PR. Anais da VI Mostra Internacional de Curtas Metragens da Unioeste, 2010.
-
OLIVEIRA, A. P. . Lágrimas no país do carnaval: melancolia e ethos nacional na música popular brasileira. In: VII Reunião de Antropologia do Mercosul, 2007, Porto Alegre. Anais da VII RAM, 2007.
-
OLIVEIRA, A. P. . Se Tonico e Tinoco fossem Bororos: da natureza da dupla caipira. In: Reunião de Antropologia do Mercosul, 2005, Montevidéo. Anai da VI RAM, 2005.
-
OLIVEIRA, A. P. . Monsanto's Sounds: Michel Teló e as novas dinâmicas e representações da música brasileira. In: IX Congreso IASPM - International Association for the Study of Popular Music, 2015, Salvador. Anais do IX IASPM. São Paulo: Letra e Voz, 2014. v. 1. p. 150-157.
-
OLIVEIRA, A. P. . Feche as janelas antes de ouvir: melancolia e construção musical da pessoa. In: III Simpósio Paranaense de Ciências Sociais, 2011, Toledo. Anais do III Evento Paranaense de Ciências Sociais. Toledo: Curso de Ciências Sociais, 2011. v. 1.
-
OLIVEIRA, A. P. . Conflitos de Poderes e Extirpação dos Vícios na Vila de Curitiba 1693-1750. In: Evento de Iniciação Científica, 2000, Curitiba. Anais do Oitavo Evento de Iniciação Científica. Curitiba: Editora da UFPR, 2000. p. 157-157.
-
OLIVEIRA, A. P. . Comportamentos Sociais e Normatização Eclesiástica na vila de curitiba 1700-1750. In: Evento de Iniciação Científica, 1999, Curitiba. Anais do Sétimo Evento de Iniciação Científica. Curitiba: Editora da UFPR, 1999. v. 1. p. 281-281.
-
OLIVEIRA, A. P. . (Re)Inventando um território: música, espaço e negritude em Curitiba-PR. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. P. . Negritude, Tempo e Política no LP Clementina de Jesus (1966). 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. P. . The Good, The Bad, The Ugly: cosmopolitanism and popular music in Brazil in the 1970's. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. P. . O que vem antes? A periferia ou a música? Música Popular, Lugar e Mobilidade Social no Brasil nas décadas de 70 e 80. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. P. . Brazilian Music as Simbolic Capital and Strategy Between Migrants in Boston/USA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. P. . Perdemos! Narrativas sobre derrotas no futebol brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. P. . Um Brasil entre Botucatu e Barretos: pensamento social e música sertaneja. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. P. . Etnografias da Música Popular: muitos sons e algumas perguntas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, A. P. . Os Mariachis Sertanejos: a música sertaneja entre rancheiras e corridos mexicanos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. P. . Brazilian Fandango: traditionalism, identity and policies of cultural heritage. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. P. . 'Studying Popular Music' - sobre o livro de Richard Middleton. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, A. P. . Ouvir e Rir: o humor do ponto de vista da música. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, A. P. ; MACHADO, J. C. B. ; SOUZA, H. C. . Amador? Só no nome - história e etnografia de um campeonato de futebol amador. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. P. . Mais que um jogo: futebol entre política, economia e sociedade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, A. P. . Monsanto's Sounds: Michel Teló e novas dinâmicas da música brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, A. P. . Antropologia do Groove e do Cangote. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, A. P. . Até que ponto a Bossa Nova era nova? Nota para a historiografia de um gênero musical. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. P. . Antropologia e Educação: Interfaces. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, A. P. . História e Música Popular: perspectiva de análise. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, A. P. . Marcel Mauss ouvindo Billie Holiday: pequenas notas sobre uma antropologia da melancolia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, A. P. . O cinema de Lars von Trier e os paradoxos do Iluminismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, A. P. . Jeca's Soundscapes: a música sertaneja entre tópicas e espaços. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. P. . Os Sons de uma Vereda Invisível: notas sobre um Brasil ouvido, porém não-visto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. P. . Lágrimas no país do carnaval: melancolia e ethos na música popular brasileira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. P. . Se Tonico e Tinoco fossem Bororo: da natureza da dupla caipira. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. P. . Com o toque da viola na ponta dos dedos: uma antropologia da viola caipira. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. P. . Dossiê Música e Fronteiras. Cascavel, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Outras produções
ROCHA, F. R. ; OLIVEIRA, A. P. . Curitiba ao som da viola: uma canja no circuito da música sertaneja de Curitiba. 2008.
OLIVEIRA, A. P. . Parecer de artigo para a revista Tempos Históricos (UNIOESTE). 2021.
OLIVEIRA, A. P. . Parecer de artigo para a revista OPUS (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música). 2021.
OLIVEIRA, A. P. . Parecer de artigo para os Cadernos Eletrônicos de Ciências Sociais (Universidade Federal do Espírito Santo). 2021.
OLIVEIRA, A. P. . Parecer de artigo para a revista OPUS (Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Música). 2021.
OLIVEIRA, A. P. . Parecer de artigo para a revista História e Cultura (UNESP). 2021.
OLIVEIRA, A. P. . Parecer de Projeto de Pesquisa - Curso de Música Popular/UNESPAR. 2021.
OLIVEIRA, A. P. . Parecer de projetos de TCC - Curso de Música Popular (UNESPAR). 2021.
OLIVEIRA, A. P. . Parecer de Trabalhos de Conclusão de Curso - Curso de Música Popular (UNESPAR). 2021.
OLIVEIRA, A. P. . Parecer de Relatórios de Projetos de Iniciação Científica - Campus Curitiba II (UNESPAR). 2021.
OLIVEIRA, A. P. . Parecer de artigo para a Revista Ecos (Universidade do Estado do Mato Grosso). 2021.
OLIVEIRA, A. P. . Pareceres de trabalhos para X Simposio de Violão da EMBAP. 2020.
OLIVEIRA, A. P. . Parecer de artigo para a revista de História Regional (UEPG). 2020.
OLIVEIRA, A. P. . Pareceres de projetos e TCC's para o Bacharelado em Música Popular (Universidade Estadual do Paraná). 2020.
OLIVEIRA, A. P. . Parecer de artigo para a revista Escrita de História (Universidade Federal Fluminense). 2020.
OLIVEIRA, A. P. . Parecer de artigo para a revista Vórtex v. 7, n. 1 (Universidade Estadual do Paraná). 2019.
OLIVEIRA, A. P. . Parecer de artigo para a revista Vórtex v. 7, n. 2 (Universidade Estadual do Paraná). 2019.
OLIVEIRA, A. P. . Parecer de artigo para a revista Vórtex v. 6, n. 1 (Universidade Estadual do Paraná). 2018.
OLIVEIRA, A. P. . Parecer de artigo para a revista Vórtex v. 5, n. 3 (Universidade Estadual do Paraná). 2017.
OLIVEIRA, A. P. . Parecer de artigo para a revista Vórtex v. 5, n. 1 (Universidade Estadual do Paraná). 2017.
OLIVEIRA, A. P. . Revista Vibrant. vol. 8: Music and Anthropology in Brazil.. 2011.
OLIVEIRA, A. P. . Anais do XXI Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2011.
OLIVEIRA, A. P. . Campos - Revista de Antropologia Social. 2011.
OLIVEIRA, A. P. . Anais do XX Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2010.
OLIVEIRA, A. P. . Revista Baleia na Rede. 2010.
OLIVEIRA, A. P. . Anais do XIX Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2009.
MARTINS, P. ; OLIVEIRA, A. P. ; BARROS, G. (Greice Barros) . Curitiba ao Som da Viola: uma canja no circuito da música sertaneja de Curitiba. 2008.
MARTINS, P. ; OLIVEIRA, A. P. ; BARROS, G. (Greice Barros) . Curitiba ao som da viola: uma canja no circuito da música sertaneja de Curitiba. 2007.
OLIVEIRA, A. P. . Historiografia e Sociologia da Música Popular Brasileira nos anos 70. 2023. (Relatório de pesquisa).
BRANCO JUNIOR, A. ; OLIVEIRA, A. P. . Folclore e música popular no Brasil na década de 1970. 2022. (Relatório de pesquisa).
MELCHIORETTO, M. ; OLIVEIRA, A. P. . Sonoridades negras e signos da alteridade na música popular brasileira entre 1965 e 1978. 2022. (Relatório de pesquisa).
OLIVEIRA, A. P. . História e Antropologia: conexões e distanciamentos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OLIVEIRA, A. P. . Antropologia do Rock e da Música Brasileira. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OLIVEIRA, A. P. . Antropoogia e Educação: Diferenças e Tolerância. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, P. ; OLIVEIRA, A. P. ; BARROS, G. (Greice Barros) . Curitiba ao som da viola: uma canja no circuito da música sertaneja em Curitiba. 2008. (Relatório de pesquisa).
MARTINS, P. ; PORTES, G. ; OLIVEIRA, A. P. . Curitiba ao som da viola: uma canja no circuito da música sertaneja de Curitiba. 2008. (Documentário).
OLIVEIRA, A. P. . História da Música Brasileira: do século XVIII à idéia de raiz. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, A. P. . Do lundu ao rap: história da música popular brasileira. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OLIVEIRA, A. P. ; MARTINS, H. ; MACHADO, J. C. B. ; TELES, L. H. ; OUYAMA, M. ; BENTHIEM, R. ; TURIN, R. ; SILVA, V. A. . Revista Vernáculo. 2002. (Editoração/Periódico).
OLIVEIRA, A. P. ; NICOLLAZZI, F. ; TELES, L. H. ; OUYAMA, M. ; BENTHIEM, R. ; TURIN, R. ; SILVA, V. A. . Revista Vernáculo: historiografia e reflexões. 2001. (Editoração/Periódico).
OLIVEIRA, A. P. ; NICOLLAZZI, F. ; TELES, L. H. ; OUYAMA, M. ; BENTHIEM, R. ; TURIN, R. ; SILVA, V. A. . Revista Vernáculo: historiografia e reflexões. 2000. (Editoração/Periódico).
MARTINS, P. ; PORTES, G. ; OLIVEIRA, A. P. . Curitiba ao som da viola: uma canja no circuito da música sertaneja em Curitiba. 2008. Filme.
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
A produção musical de alteridades negras, Descrição: A pesquisa proposta neste projeto pretende investigar formas de construção da negritude através da música, nas suas diferentes manifestações. O pressuposto é que a música constitui um dos principais canais de agência social na construção de identidades e relações de alteridade. Por seu viés etnomusicológico - ou seja, atento às relações de alteridade entre grupos sociais - a pesquisa deverá se ater a percepção de como a música é usada como forma de demarcação das diferenças. Assim, interessa a este pesquisa investigar como a ideia de negritude foi produzida e ?praticada? no campo da música popular, através de diferentes gêneros. No caso do Brasil, a pesquisa trabalha com o pressuposto de que a música popular, no século XX, foi o principal canal de produção e elaboração das identidades negras e das relações de alteridade entre brancos e negros no Brasil. Todavia - e este é uma dos objetivos da pesquisa - essa produção e elaboração operou de forma diferente de acordo com a época e o gênero musical: ela foi uma no samba, outra na MPB, outra no axé music, e assim por diante. Ao mesmo tempo, a música popular ofereceu, para diferentes agentes do pensamento social brasileiro, um campo tanto de construção da ideia de tradição negra como de conexão cosmopolita com outras experiências da negritude (diáspora negra).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Allan de Paula Oliveira - Coordenador / Sérgio Haiduk Júnior - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2020 - 2022
Historiografia e Sociologia da Música Popular Brasileira nos anos 1970, Descrição: A pesquisa se propõe realizar um trabalho de levantamento, análise e sistematização (em termos conceituais, metodológicos e de objeto) de estudos historiográficos e sociológicos sobre a música popular no Brasil, com especial atenção a sua diversidade de gêneros e estilos, na década de 1970. Nesse sentido, trata-se de um trabalho bibliográfico e voltado também a um levantamento de fontes historiográficas, sobretudo gravações e documentários.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Allan de Paula Oliveira - Coordenador / Millena Melchioretto - Integrante / Alcides Branco da Silva Júnior - Integrante / Renan Alfredo de Medeiros D'Ávila - Integrante / Sérgio Haiduk Júnior - Integrante., Número de produções C, T & A: 4
-
2016 - 2018
Música Popular: Política, Identidades e Esfera Pública, Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver análises que apontem para a música popular enquanto eixo de articulação de discursos e práticas culturais, incluídas aí as diferentes formas de construção de identidades através da música - identidades nacionais, de geração, de gênero, territoriais, étnicas, dentre outras. Para isto, tomará como índice a música sertaneja no Brasil, observada enquanto gênero musical capaz de gerar diferentes práticas e discursos. A música sertaneja é tomada como um "estudo de caso", um exemplo das possibilidades políticas e identitárias da música popular. Nesse sentido, o projeto adota um ponto de vista que procura articular música e contexto, sem redução a nenhum dos dois polos. Por isso, adota uma metodologia etnográfica, entendida de forma mais ampla: desde a análise de canções quanto o levantamento de trajetórias quanto o acompanhamento de eventos voltados para a música sertaneja. Através de uma etnografia expandida da música sertaneja, procura-se estabelecer elementos que possam servir como índices de análise para outros gêneros de música popular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Allan de Paula Oliveira - Coordenador / João Pedro Schmidt - Integrante.
-
2013 - 2015
Música Popular: Política, Identidades e Esfera Pública, Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver análises que apontem para a música popular enquanto eixo de articulação de discursos e práticas culturais, incluídas aí as diferentes formas de construção de identidades através da música - identidades nacionais, de geração, de gênero, territoriais, étnicas, dentre outras. Para isto, tomará como índice a música sertaneja no Brasil, observada enquanto gênero musical capaz de gerar diferentes práticas e discursos. A música sertaneja é tomada como um "estudo de caso", um exemplo das possibilidades políticas e identitárias da música popular. Nesse sentido, o projeto adota um ponto de vista que procura articular música e contexto, sem redução a nenhum dos dois polos. Por isso, adota uma metodologia etnográfica, entendida de forma mais ampla: desde a análise de canções quanto o levantamento de trajetórias quanto o acompanhamento de eventos voltados para a música sertaneja. Através de uma etnografia expandida da música sertaneja, procura-se estabelecer elementos que possam servir como índices de análise para outros gêneros de música popular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Allan de Paula Oliveira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6
-
2012 - Atual
O Corpo Como Ponto de Escuta: Música Popular e Dança, Descrição: O projeto tem um objetivo simples: um levantamento sobre os estudos sociológicos, antropológicos e historiográficos da música popular voltados para a relação entre esta e o seu aspecto cinético - a dança - e uma análise das premissas teóricas destes estudos. O projeto pretende mapear parâmetros analíticos e fundamentar análises comparativas entre diferentes gêneros e diferentes contextos. Nesse sentido, trata-se de um projeto puramente teórico, cuja metodologia de trabalho consiste em revisão e análise bibliográfica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Allan de Paula Oliveira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3
-
2009 - 2011
Modos de Análise da Canção, Descrição: Estudo sobre as metodologias de análise da canção enquanto discurso social - antropologia, sociologia e história. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Allan de Paula Oliveira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 10
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Música. , Rua Saldanha Marinho - até 504/0505, Centro, 80410150 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 32507300, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - Atual
Universidade Estadual do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor do curso de Música Popular e do Programa de Pós-Graduação em Música.
2007 - 2008
Universidade Estadual do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do Departamento de Ciências Humanas (disciplinas de Sociologia e Folclore) para os curso de artes da universidade.
Atividades
-
08/2024
Ensino, Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Etnomusicologia II
-
08/2024
Ensino, Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Música na América Latina I
-
08/2024
Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia
-
08/2024
Ensino, MÚSICA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Teóricos em Música, Cultura e Sociedade
-
03/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Conselho de Pós-Graduação (CPG).
-
02/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Música.,Cargo ou função, Comissão de Bolsas do PPGMUS.
-
05/2022
Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Música.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música.
-
08/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Artes do Paraná.,Linhas de pesquisa
-
04/2024 - 07/2024
Ensino, MÚSICA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Etnomusicologia
-
04/2024 - 07/2024
Ensino, Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Etnomusicologia I
-
03/2024 - 07/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Música.,Cargo ou função, Comissão de revisão do regimento interno do PPGMUS.
-
09/2023 - 03/2024
Ensino, Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Etnomusicologia II
-
09/2023 - 03/2024
Ensino, Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Música na América Latina I
-
09/2023 - 03/2024
Ensino, Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Música e Linguagem I
-
02/2023 - 12/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Música.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsas do PPGMUS/UNESPAR.
-
03/2023 - 08/2023
Ensino, Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Etnomusicologia I
-
03/2023 - 08/2023
Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia
-
03/2023 - 06/2023
Ensino, MÚSICA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Etnomusicologia
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Etnomusicologia II
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Culturais
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Música na América Latina
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, MÚSICA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Teóricos em Música, Cultura e Sociedade
-
03/2022 - 06/2022
Ensino, Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Etnomusicologia I
-
03/2022 - 06/2022
Ensino, Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural II
-
06/2021 - 05/2022
Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Música.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música.
-
03/2021 - 05/2022
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Graduação.,Cargo ou função, Chefe da Divisão de Pós-Graduação.
-
05/2020 - 05/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes do Paraná.,Cargo ou função, Comissão de Pesquisa do Campus II-UNESPAR.
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Etnomusicologia II, Música na América Latina
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, MÚSICA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Etnomusicologia
-
12/2020 - 08/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Graduação.,Cargo ou função, Comissão de Cotas na Pós-Graduação.
-
03/2021 - 07/2021
Ensino, Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Etnomusicolgia I, História da Música no Brasil III
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Culturais
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Etnomusicologia
-
02/2020 - 12/2020
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Culturais
-
02/2020 - 12/2020
Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Culturais, Cultura e Sociedade I
-
02/2020 - 07/2020
Ensino, Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Escuta Mediada, Etnomusicologia I, Etnomusicologia II, Música no Brasil III, Música Popular na América Latina
-
08/2015 - 12/2017
Ensino, Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia, Estudos Culturais, Sociologia da Música, Pesquisa em Música I
-
08/2015 - 12/2017
Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Sociologia e Antropologia
2008 - 2015
Universidade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor alocado junto ao Curso de Ciências Sociais onde ministra disciplinas de Antropologia. Professor do Mestrado em Ciências Sociais (disciplinas de Antropologia)
Atividades
-
02/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Toledo, Centro de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Extensão do Centro de Ciências Humanas e Sociais.
-
01/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Toledo, Centro de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Assessor da área de Ciências Sociais.
-
08/2011
Direção e administração, Campus Toledo, Centro de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Curso de Ciências Sociais.
-
08/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.,Cargo ou função, Membro da Comissão Estadual do Vestibular Indígena - CUIA.
-
03/2010 - 12/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Antropológica; Tópicos Especiais em Cultura, Identidades e Fronteiras.
-
08/2008 - 08/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Toledo.,Linhas de pesquisa
-
07/2008 - 08/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I; Antropologia II; Antropologia III; Laboratório de Pesquisa Social I; Tópicos Especiais de Antropologia Urbana; Sociologia da Arte
-
06/2011 - 01/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Toledo, Centro de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão do Centro de Ciências Humanas e Sociais.
-
08/2008 - 05/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Toledo, Centro de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa do Centro de Ciências Humanas e Sociais.
2004 - 2005
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor do Departamento de Ciências Humanas (disciplinas de Antropologia, Sociologia, História e Folclore) para o atendimento dos cursos de artes da universidade.
2019 - 2019
Harvard UniversityVínculo: Assistant Teaching, Enquadramento Funcional: Assistant Teaching, Carga horária: 10
Outras informações:
Assitente da disciplina de Português 70, do programa de Língua Portuguesa, voltada para o estudo da cultura brasileira a partir da música popular.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Allan de Paula Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?