Márcia Cristina Lopes e Silva
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1996), Mestrado em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2017). Atuou como coordenadora estadual da Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC/PROCAMPO/IFPA), de abril de 2011 a julho de 2013, coordenou a especialização em Educação do Campo (UAB/ SECAD/ IFPA). É professora do quadro efetivo do IFPA desde 2008 nas atividades de docência, projetos de pesquisa e de extensão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do campo, Didática, Concepções de Currículo, Educação de Jovens e Adultos, Metodologia da Pesquisa, Estágios Supervisionados e Prática Educativa. Pós Doutorado pela UniversidadNacional Autónoma de México (UNAM), Com o projeto intitulado Experiências Educacionais e Cultura Alimentar: reflexões sobre a Autonomia nas Comunidades Camponesas Indígenas do Estado de Oaxaca, durante o período de agosto de 2022 a julho de 2023, sob a responsabilidade e assessoria do Dr. Antonio Carrillo Avelar, professor do Programa de Pós-Graduação em Pedagogia da FES Aragón (UNAM). Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores: Saberes e Práticas Educativas na Amazônia Paraense (GPFOP)
Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2013 - 2017
Universidade Federal do Ceará
Título: Caminhos da interdisciplinridde: da formação por área de conhecimento à pràtica educativa de egressos da Licenciatura em Educação do Campo PROCAMPO/IFPA campus de Castanhal, Pa.
José Ribamar Furtado de Souza. Palavras-chave: Interdisciplinaridade.; Educação do campo; Formação por área de conhecimento; Prática Educativa.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Agriculturas Amazônicas
2006 - 2008
Universidade Federal do Pará
Título: Da casa da família à casa da escola: dimensões de gênero na experiência educatica em alternância no município de Cametá -Pará, Ano de Obtenção: 2008
Dalva Maria da Mota.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Pedagogia da alternância; Estabelecimento Familiar; Educação do campo; Gênero.
Pós-doutorado
2022 - 2023
Pós-Doutorado. , Universidad Pedagógica Nacional México, UPN, México. , Grande área: Ciências Humanas
2022 - 2023
Pós-Doutorado. , Universidad Nacional Autónoma de Mexico, UNAM, México. , Grande área: Ciências Humanas
Formação complementar
2021 - 2021
Curso de aperfeiçoamento em Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovaç. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Abordagens Pedagógicas Modernas na Educação a Distância,. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2009 - 2009
Orientação para Coordenadores de curso de graduaçã. (Carga horária: 5h). , Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
2001 - 2001
Capacitação de professores. (Carga horária: 180h). , Associação Paraense de Apoio as Comunidades Carentes, APACC, Brasil.
2000 - 2001
Gestores Sociais. (Carga horária: 148h). , Instituto Universidade Popular, UNIPOP, Brasil.
2000 - 2000
Aperfeiçoamento Em Língua Portuguesa Política Educ. (Carga horária: 125h). , Sintepp, SINTEPP, Brasil.
1998 - 1998
Multidisciplinaridade. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Palmas, PMP, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Mulher e Desenvolvimento. (Carga horária: 30h). , Nucleo de Altos Estudos Amazonicos, NAEA, Brasil.
1993 - 1993
Oficina Exercícios e Jogos. , Fundação Curro Velho, FCV, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Lê Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do campo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estágio Supervisionado.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Prática de Ensino.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Organização de eventos
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; DUARTE, A. H. C. . I Seminário de Pesquisa do Curso de Pedagogia. 2018. (Outro).
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . I Seminário da Licenciatura em Educação do Campo do Pará e Amapá e III Encontro de Pesquisa em Ed. Campo do Pará. 2012. (Outro).
Participação em eventos
IX Jornada Internacional de Políticas Públicas, "Civilização ou Barbárie: o futuro da humanidade.. "EDUCAÇÃO DO CAMPO E A QUESTÃO AGRÁRIA: reflexões com educadores egressos da Licenciatura em Educação do Campo/IFPA/Campus Castanhal, no estado do Pará".. 2019. (Congresso).
XII Seminário Nacional de Formação de Profissionais de Educação da ANFOPE integrado ao XL Encontro Nacional do FORUMDIR e ao I Seminário Nacional do FORPARFOR e FORPIBID-RP.ITINERÁRIOS FORMATIVOS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO IFPA CAMPUS DE CASTANHAL NO ESTADO DO PARÁ: DIÁLOGOS COM A ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA E A SOCIALIZAÇÃO DO TEMPO COMUNIDADE.. 2019. (Seminário).
XII Seminário Nacional de Formação de Profissionais de Educação da ANFOPE integrado ao XL Encontro Nacional do FORUMDIR e ao I Seminário Nacional do FORPARFOR e FORPIBID-RP.PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES COM O NÚCLEO DE PEDAGOGIA DO IFPA CAMPUS BELÉM. 2019. (Seminário).
1º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE.Participou do 1º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE. 2018. (Encontro).
XVII ENDIPE.Formação em área de conhecimento na Licenciatura em Educação do Campo PROCAMPO-Campus de Castanhal-IFPA. 2014. (Encontro).
Oficina de Planejamento.Reflexões sobre a Educação do Campo no IFPA. 2013. (Oficina).
I Calourada Sócio-Cultural do IFPA.Diálogo sobre o filme "A língua das mariposas". 2012. (Outra).
5ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ. 2011. (Outra).
Fórum de conselhos estaduais de educação da região Norte.A formação docente para a diversidade: Enfoque na formação docente específica para a educação do campo, indígena e especial. 2011. (Outra).
Fórum de Conselhos Estaduais de Educação da Região Norte. 2011. (Outra).
I Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba.A Experiencia do Curso de Especialização em Educação do Campo a Distância SECAD/MEC/UAB/IFPA: perspectivas e desafios. 2011. (Encontro).
III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA DE APOIO A FORMAÇÃO SUPERIOR EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO (PROCAMPO).Experiencia da Licenciatura da Educação do Campo - PROCAMPO/IFPA. 2011. (Seminário).
III Seminário Nacional do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em em Educação do Campo (PROCAMPO).III Seminário Nacional do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em em Educação do Campo (PROCAMPO). 2011. (Seminário).
IV Formação continuada de professores formadores em educação do campo.Estado, movimetos sociais e políticas no campo. 2011. (Outra).
1ª Formação Continuada de Professores Formadores em Educação do Campo. 2010. (Outra).
1º Formação Continuada de Professores Formadores em Educação do Campo do.Curso de Extensão para professores que atuarão na formação de educadores na Licenciatura em Educação do Campo. 2010. (Outra).
2º Formação Continuada de Professores Formadores em Educação do Campo. 2010. (Outra).
II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará.Educação do Campo e Pedagogia da Alternância. 2010. (Encontro).
II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará.Roda de Conversa Educação do Campo e Pedagogia da Alternância. 2010. (Encontro).
II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará.Círculo Temático de Educação do Campo e Pedagogia da Alternância. 2010. (Encontro).
VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural. Dimensões de Gênero: trajetória de mulheres na experiência educativa em alternância no município de Cametá-Pará. 2010. (Congresso).
Curso de formação de professores - Extensão.Formação continuada de professores formadores em Educação do Campo. 2009. (Outra).
III Seminário Estadual de Educação do Campo.Participante. 2007. (Seminário).
V congresso Internacional de educação. V congresso Internacional de educação. 2004. (Congresso).
Fórum Social Pan Amazônico.Fórum Social Pan Amazônico. 2002. (Outra).
I Seminário Internacional sobre Política educacional e Currículo.I Seminário Internacional sobre Política educacional e Currículo. 2002. (Seminário).
Brincando e reaprendendo a importância do meio ambiente.Brincando e reaprendendo a importância do meio ambiente. 1999. (Oficina).
II Congresso Nacional de Educação. II Congresso Nacional de Educação. 1997. (Congresso).
Ciclo de debates sobre educação indígena.Ciclo de debates sobre educação indígena. 1996. (Outra).
II Encontro Amazônico sobre Mulher e Relações de Gênero.II Encontro Amazônico sobre Mulher e Relações de Gênero. 1996. (Encontro).
I Seminário de Política Cultural do Mivimento Estudantil.I Seminário de Política Cultural do Mivimento Estudantil. 1996. (Seminário).
I Encontro Amazônico sobre Mulher e Relações Sociais de gênero.I Encontro Amazônico sobre Mulher e Relações Sociais de gênero. 1994. (Encontro).
VI Semana de Pedagogia.VI Semana de Pedagogia. 1994. (Outra).
Participação em bancas
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; CAVALCANTI, N. C. S. B.; Sanos, T.V. O meu fuá tem poder: práticas de ensino com a Sociologia no Ensino Médio Integrado no IFPA/Campus Belém. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológico) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO PROGRAMA DE CONTROLE DA DENGUE DO MUNICÍPIO DE BELÉM. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Pública) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICA PROBLEMATIZADORA NA ELABORAÇÃO DA PAS/2019. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Pública) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; FARIAS, M. C.. As implicações da ausência de um currículo formal para as escolas do campo de Canaã dos Carajás. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo/UAB-SECAD/MEC) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, J. C.; GONÇALVES, L. P.;SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Preconceito em Sala de Aula: uso de termos pejorativos por alunos afrodescendentes. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Educação para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
CARVALHO, A. P. S.; FERREIRA, M. R. R.;SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Carvalho e Maria Rosiana R. Ferreira. O Aprendizado da Leitura e da Escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Área de Quilombo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Educação para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
QUARESMA, M. P.; COSTA, S. D. F. L.;SILVA, Marcia Cristina Lopes e. L. da Costa. Mulheres Negras no Rio Piquiarana Abaetetuba-PA: um olhar sobre exclusão e resistência. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Educação para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
CRUZ, A. S.; QUADROS, S. S. A.;SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Processo de Socialização para o Trabalho de Crianças Jovens: um estudo de caso na localidade de Biteua. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educ. do Campo/Agric. Familiar e Sustent. na Amaz) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
PANTOJA, J.A.R; ALMEIDA, M. M. L.;SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Pantoja e Márcia Mônica L. de Almeida. Estudo sobre a Implementação da Lei 10.639/2003 no Currículo Escolar, na Rede Pública Municipal de Jacundá-PA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Educação para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Da estilização à personalização do trabalho docente. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Docência no Ensino Superior) - Faculdade de Castanhal.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Imagens de si produzidas por adolescentes na comunidade terapêutica Fazenda-Embrião. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Docência no Ensino Superior) - Faculdade de Castanhal.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. A utilização do cinema da educação superior. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Docência no Ensino Superior) - Faculdade de Castanhal.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Maria Lucidéia da Siva Melo. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Docência no Ensino Superior) - Faculdade de Castanhal.
SILVA, A. R. F.; BARRAS, I. M. M.;SILVA, Marcia Cristina Lopes e. da Silva e Ivoneide Maria M. Barra. Do Artesanato Familiar à Inclusão Social: um estudo de caso de grupo de mulheres em Marituba-PA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Educação para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SANTOS, Mary Cristina dos;SILVA, Marcia Cristina Lopes e. O Acesso de Negros à Educação no Estado do Pará: um estudo de interdição de negro no censo 2000. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Educação para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
FREITAS, A. P.;SILVA, Marcia Cristina Lopes e. O Negro: leis de diretrizes e bases da educação nacional, de 1961 à resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Educação para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
COSTA, Rodrigo Seabra;SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Nível de Instrução e Relações Etnicorraciais: uma brve análise da escolaridadedos familiares de granduandos do CEFET-PA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Educação para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
DUARTE, A. H. C.; SANCHES, D. F.;SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Alfabetização e letramento no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental I. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Pará.
SANTOS, H. T. S.;SILVA, Marcia Cristina Lopes e; ROSA, A. C. F.. A PRÁTICA DOCENTE E A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TDAH NA ESCOLA GERALDO MANSO PALMEIRA ? ANANINDEUA/PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.; FERNANDEZ, A. P. O.. Crenças De Autoeficácia Docente No Ensino Infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
FERNANDEZ, A. P. O.; SANTOS, H. T. S.;SILVA, Marcia Cristina Lopes e. A Influência Dos Aspectos Socioemocionais Na Aprendizagem Dos Alunos Das Séries Iniciais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SANTOS, H. T. S.;SILVA, Marcia Cristina Lopes e; AMADOR, A. P.. De Miranda.A Importância Da Disciplina De Didática Geral Como Mediadora Para A Associação Teoria E Prática Na Formação De Professores: Percepções De Docentes E Dicentes Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do Ifpa/Campus Belém. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.; BARATA, F. S.. Os Desafios Da Docência: Práticas Educativas Desenvolvidas Por Discentes De Licenciatura Em Pedagogia, Através Do Programa De Residência Pedagógica Na Escola Geraldo Manso Palmeira.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.; AMADOR, A. P.. Letramento Matemático: Uma Experiência Com Aplicação De Recursos Pedagógicos Na Escola Castelo Branco.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.; CONDURU, F. G. R.. A Formação Do Pedagogo Em Ambientes Não Escolares: Reflexões Sobre A Prática Educativa Como Educadores Sociais De Rua Na Funpapa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.; BARBOSA, G. H.. Mulheres Na Docência: Identidade Docente Durante A Ditadura Civil Militar (68-85). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.; NETTO, E. P.. A Importância Da Pedagogia Visual Na Ed. Escolar De Alunos Surdos No Em. Fundamental I Na Um. Esp. Prof. Astério De Campos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.; NETTO, E. P.. A Inclusão De Crianças Autistas No Ambiente Escolar: Desafios Dos Professores Sobre O Autismo Na Escola General Gurjão.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.; CAVALCANTI, N. C. S. B.; ANDERSON, K. K. S.. Construção E (Re) Produção De Identidades De Gênero Na Educação Infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.; CAVALCANTI, N. C. S. B.; ANDERSON, K. K. S.. Práticas Docentes E Diversidade Sexual: Reflexões No Contexto Da Ept. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.; AMADOR, A. P.. A Ludicidade No Ensino De Matemática Em Séries Iniciais: A Escola Bezerra Falcão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.; NETTO, E. P.. A Difusão Das Libras Em Belém E Os Cursos Livres De Língua De Sinais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.; BARATA, F. S.. A Utilização De Recursos Pedagógicos No Ensino-Aprendizagem Da Matemática, No 4° E 5° Ano Do Ens. Fundamental Da Escola Benedito Bezerra Falcão.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.; LOBATO, A. M. L.. A Educação No Bairro Do Icuí: Uma Relação Entre Memória E Educação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.; GUEDES, M. P.. A Prática Docente Na Educação Do Campo: O Ensino De Geografia No 5° Ano Da Escola Boa Vista No Município Do Acará (Pa). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.; MAGALHAES, P. G. S.. A Compreensão Da Educação Inclusiva Através Da Construção De Materiais Didáticos Adaptados Para Alunos Cegos No Napne Do Ifpa/Campus Belém. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.; ROSA, A. C. F.. Metodologia Da Pesquisa Científica: O Processo De Construção Do Conhecimento Pelos Alunos Do Curso De Pedagogia Manhã Ifpa/Campus Belém. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.; RIBEIRO, M. G. V.; SILVEIRA, A. V. F.. Os Desafios Da Prática Docente Na Inclusão De Alunos Com Baixa Visão No Ensino Regular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.; ROSA, A. C. F.. A Abordagem Da Figura Da Mulher Nos Contos Infantis Na Uei Rosemary Jorge Desconstruindo Estereótipos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.. A Prática Da Leitura E Sua Contribuição Na Formação De Leitores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.; COSTA, G. J.. Alfabetização: Deficiências Na Aquisição Da Leitura E Escrita Na Escola Pública Geraldo Manso Palmeira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; SANTOS, H. T. S.. Tia Ou Professora: Reflexões Sobre Identidade Docente Na Educação Infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. O ensino e a apropriação linguagens midiáticas na Educação Profissional de Jovens marajoaras.. 2019 - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
ALENCAR, B. R. O.; AMDERSOSN, K. K. S.;SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Práticas docentes e diversidade sexual: reflexões no contexto da educação profissional técnica e tecnológica em Belém/Pa.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
Tecnologia em Saneamento Ambiental; SILVA, M. C. L. E.;SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Capacitação de ACS em saúde: metodologias participativas em saneamento básico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Educação do campo e territorialização camponesa: articulações e tensões a partir da escola Roberto Remigi no assentamento João Batista II, Castanhal, Pa.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e; FERREIRA, D. S.. EDUCAÇÃO DO CAMPO E TERRITORIALIZAÇÃO CAMPONESA: ARTICULAÇÕES E TENSÕES A PARTIR DA ESCOLA ROBERTO REMIGI, NO ASSENTAMENTO JOÃO BATISTA II, CASTANHAL-PA.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Pará.
Vanessa dos santos collyer;SILVA, Marcia Cristina Lopes e. O direito a educação na prootoria de justiça da infancia e juventude do ministerio público do estado do pará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. O direito á educação na promotoria de justiça da infância e juventude do ministério público do estado do Pará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. O DIREITO À EDUCAÇÃO NA PROMOTORIA DE JUSTIÇADA INFÂNCIA E JUVENTUDE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
MELEM, R. C.; BRIGIDA, M. S. S.;SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Currículo na educação infantil: Um diálogo entre propostas e práticas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. A inclusão dos temas transversais no currículo de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental do município de Santa izabel do Pará. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Ressurgido ou ressistente? Uma etnografia sobre a necessidade de uma educação indígena entre Tembés em Santa Maria do Pará. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Avaliação da aprendizagem escolar funções e objetivos: estudo da prática avaliativa na Escola Benício Lopes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Reflexões acerca do lúdico na educação infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Reflaxões acerca do corpo-sujeito: um olhar a partir do fenômeno educacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. A arte e o lúdico na pré-escola: a importância do desenho infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. O capital social da educação na formação de pedagogos: uma contribuição ao debate educacional. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Falando de Infância: indícios na história e para a vida, o revelam os olhos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Formação política do educando: um olhar crítico sobre a atuação do professor na escola municipal de ensino fundamental Dr. José joão de Melo. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. A inclusão dos temas transversais no currículo de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental do município de Santa Izabel do PArá. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Aprendizagem escolar: motivação x desmotivação. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, M. C. L. E.; BARATA, F. S.; LOBATO, A. M. L.;SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Professor efetivo curso Pedagogia. 2019. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Seleção Pública. 2004. Universidade Federal do Pará.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Concurso público para professor de educação infantil. 1998. Fundação Escola Bosque.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Banca Examinadora do processo simplificado para contratação de professores substitutos. 2023. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará.
SILVA, M. C. L. E.;SILVA, Marcia Cristina Lopes e. Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor Substituto. 2018. Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
Orientou
Olhar do Preconceito Racial no Ambiente Escolar; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Educação para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
dos Santos e Reginaldo Pinheiro da Silva; As Relações Etnicorraciais no Currículo da Casa Família Rural de Moju-PA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Educação para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
de Lima/Maria C; S; Tavares /Rosângela G; Malato; As Dificuldades Educacionais no Campo, em São Sebastião da Boa Vista; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROJOVEM CAMPO-Saberes da Terra da Amazônia Paraen) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
Memória e História da Vila do Mocambo/Ourém-Pará; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Educação para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
Memórias da Resistência: trajetórias vivenciadas por duas professoras do munícipio de Tracateua-PA, no ensino superior nos anos de 2004 a 2010; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Educação para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
Odorizzi e Georgina Maria da Conceição G; da Silva; As Brincadeiras de Cunho Racista como Mecanismo de Exclusão no Contexto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Sodré em Mojú-PA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Educação para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
Currículo e as Relações Etnicorraciais: um estudo sobre a aplicabilidade da lei 10; 639/03 no currículo da disciplina história em turmas de 5ª série da E; E; E; F; M; Esmerina Bou-Habib; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Educação para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
A Invenção da Cor "Parda" como Negação da Identidade Negra Presente nos Registros de Nascimento no Cartório Bacuriteua-Bragança-Pará; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Educação para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
A Expressão de uma Gestão Democrática; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Docência no Ensino Superior) - Faculdade de Castanhal; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
A Utilização do Cinema na Educação Superior; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Docência no Ensino Superior) - Faculdade de Castanhal; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
Imagens de si, Produzidas por Adolescenter na Comunidade Terapêutica "Fazenda Embrião"; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Docência no Ensino Superior) - Faculdade de Castanhal; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
Da Estilização à Personalização do Trabalho Docente; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Docência no Ensino Superior) - Faculdade de Castanhal; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
A Sócio-etnização no Âmbito da Educação Infantil; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Educação para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
Alfabetização e letramento: processos de escolarização no Ensino Fundamental I em uma comunidade ribeirinha no municipio de Santo Antônio do Tauá-Pa; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
Da ilha Murutucu á Belém; Trajetórias e processos de escolarizacao de estudantes ribeirinhos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
A representacao da Mulher em contos infantis: uma analise a partir do conto Cinderela; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
A prática educativa no centro de reeducacao feminina: reflexoes com educadores na EJA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
Alfabetizacao e letramento: Reflexoes sobre a prática pedagógica no Ensino Fundamental I; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
O USO DO HUMOR COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
Escola, pais e filhos: uma parceria possível; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
Escola, pais e filhos: uma parceria possível; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA COMO EDUCADORES SOCIAIS DE RUA NA FUNPAPA; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
COMUNIDADE EDUCATIVA O MUNDO DO PETELECO: IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA SENSORIAL PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA UTILIZANDO O MÉTODO MONTESSORIANO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
O capital social de educação na formação de pedagogos: uma contribuição ao debate educacional; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
Educação rural no município de Castanhal: um enfoque sobre a classe multisseriada na EMEF Pedro Dias Teixeira - Agrovila de Iracema; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
Aprendizagem escolar: motivação X desmotivação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
Falando de Infância: indício na história e para a vida, o que revelam os olhos; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Marcia Cristina Lopes e Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, M. C. L. E. ; SILVA, Marcia Cristina Lopes e . ITINERÁRIOS INVESTIGATIVOS SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES COM A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO. EDUCAÇÃO EM FOCO , v. 42, p. 240-258, 2021.
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . A Formação do Pedagogo e sua atuação em ambientes não escolares: reflexões com a educação social de rua. https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n42p51-61 , v. 14, p. 1-1, 2020.
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . PRÁTICAS EDUCATIVAS DE EGRESSOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO IFPA/PROCAMPO, CASTANHAL, PARÁ. DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026 , v. 42, p. 51-61, 2020.
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; MAIA, S. M. V. ; BLANDT, L. S. ; BOTH, J. P. C. . Estudo Socio-Economico e Educacional das Famílias dos alunos da Casa Familiar Rural 25 de Julho de Ouré-Pará. I Seminário da licenciatura em Educação do campo do Pará e Amapá & III Encontro de Pesquisa da Educação do Campo Estado do pará , v. 1, p. 1-12, 2012.
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; MOTA, D. M. . Dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no município de Cametá-Pará. Cadernos de Educação (UFPel) , v. nº 36, p. 161-184, 2010.
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de cametá - Pará. Anais do ... Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia , v. IV, p. 427/2007-443, 2007.
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . educação brasileira: conceitos e contextos. 1. ed. Fortaleza: editora da UFC, 2014. 396p .
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; SAMPAIO, Jene Do Socorro (Org.) ; FIDALGO, Maria Betânia de Carvalho (Org.) ; COSTA, Maria das Graças de Figueiredo (Org.) . Educação Ambiental: fortalecendo a cultura de rede na escolas do tucunduba. Belém: , 2005. 65p .
-
PINHEIRO, K. C. S. ; SILVA, M. C. L. E. ; SILVA, Marcia Cristina Lopes e . A formação do Pedagogo e a prática educativa: a rua como campo de aprendizagem do fazer-se educador. In: Ana Claudia Ferreira Rosa. (Org.). A formação do Pedagogo e a prática educativa: a rua como campo de aprendizagem do fazer-se educador. 1ed.Curitiba: Appris, 2022, v. 1, p. 73-100.
-
V. V.M ; SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Movimentos Sociais nos caminhos da Educação Popular á Educação do Campoo. Educação Brasileira: conceitos e contextos. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2014, v. 8, p. 19-395.
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . A formação de educadores na Amazônia Paraense. In: VII JOINPP, 2015, SÃO LUIS. A FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA AMAZÔNIA PARENSE: O CASO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO PROCAMPO/IFPA. SÃO LUIS: UFMA, 2015. v. 7.
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; BLANDT, L. S. ; MAIA, S. M. V. ; BOTH, J. P. C. . Estudo Socio-Economico e Educacional das Famílias dos alunos da Casa Familiar Rural 25 de Julho de Ouré-Pará. In: I Seminário da Licenciatura em educação do Campo, 2012, Belém - Pará. Desafios Atuais da educação do Campo nas Pólíticas Nas Pesquisas e na Formação de Educadores, 2012. v. 1.
-
FERREIRA, A. L. ; SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; FIGUEIREDO, A. C. ; SANTOS, G. A. ; FERREIRA, L. L. . Terra e Luta: A resistência como Princípio Educativo. In: I Seminário da Licenciatura em educação do Campo, 2012, Belém - Pará. Desafios Atuais da educação do Campo nas Pólíticas Nas Pesquisas e na Formação de Educadores, 2012. v. 1.
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; NEVES, M. H. B. . A Educação do campo; Pesquisa e Pratica Educativa das Licenciaturas do IFPA. In: I Seminário da Licenciatura em educação do Campo, 2012, Belém - Pará. Desafios Atuais da educação do Campo nas Pólíticas Nas Pesquisas e na Formação de Educadores, 2012. v. 1.
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; OLIVEIRA, M. E. . A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO A DISTÂNCIA SECAD /MEC/UAB/I FPA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. In: I ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA PARAÍBA, 2010, JOÃO PESSOA. I ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA PARAÍBA. JOÃO PESSOA: EDITORA UNIVERSITÁRIA, 2010. v. 1. p. 147-147.
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . DIMENSÕES DE GÊNERO: TRAJETÓRIA DE MULHERES NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM ALTERNÂ NCIA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ ? PARÁ. In: VIII Congreso Latinoamericano de Sociologia Rural, 2010, Porto de galinhas - Recife. 9B - Genero, mobilizacion, politicas y desarrollo rural, 2010. p. 1-16.
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . A Experiencia do Curso de Especialização em Educação do Campo a Distancia SECAD/MEC/UAB/IFPA: Perspectivas e Desafios. In: I Encontro de Pesquisa e Práticas em Educação do Campo da Paraíba, 2010, João Pessoa. I Encontro de Pesquisa e Práticas em Educação do Campo da Paraíba, 2010.
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Gênero e a pedagogia da Alternancia na Casa Familiar rural do Município de Cametá - Pará. In: II Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia, 2007, Florianópolis. II Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia, 2007. v. 1.
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Caderno de Resgate: uma metodologia utilizada na prática de ensino do municípo de Castanhal. In: V COngresso Internacional de Educação, 2004, São Luis, 2005.
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES COM O NÚCLEO DE PEDAGOGIA DO IFPA CAMPUS BELÉM. In: Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação, 2019, Salvador. Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação, Encontro Nacional do FORUMDIR, Seminário Nacional do FORPARFOR e FORPIBID RP. RIO DE JANEIRO: ANFOPE, 2019.
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . ITINERÁRIOS FORMATIVOS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO IFPA CAMPUS DE CASTANHAL NO ESTADO DO PARÁ: DIÁLOGOS COM A ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA E A SOCIALIZAÇÃO DO TEMPO COMUNIDADE. In: Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação, Encontro Nacional do FORUMDIR, Seminário Nacional do FORPARFOR e FORPIBID RP, 2019, Salvador. Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação, Encontro Nacional do FORUMDIR, Seminário Nacional do FORPARFOR e FORPIBID RP.. RIO DE JANEIRO: ANFOPE, 2019.
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Formação em área de conhecimento na licenciatura em educação do campo campus de castanhal. In: XVII ENDIPE, 2014, FORTALEZA. A DIDÁTICA E A PRÁTICA DE ENSINO NA SRELAÇÕES ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE. Fortaleza: uece, 2014. v. 17.
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . DA CASA DA FAMÍLIA À CASA DA ESCOLA: DIMENSÕES DE GÊNERO NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM ALTERNÂNCIA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PARÁ. In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DO ESTADO DO PARÁ, 2008, BELÉM. I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DO ESTADO DO PARÁ. BELÉM: EDUFPA, 2008. v. 1. p. 22-23.
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Dimensões de Gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural no Município de Cametá - Pará. In: III Encontro Amazônico sobre Mulher e Gênero: As faces da Diversidade e o XV Encontro Feminista Norte e Nordeste - REDOR, 2008, Belém. III Encontro Amazônico sobre Mulher e Gênero: As faces da Diversidade e o Encontro da Rede Feminista Norte e Nordeste - REDOR. Belém - pará: Editora da UFPA, 2008. p. 111.
-
AVELAR, A. C. ; SILVA, M. C. L. E. ; SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Educacion Campesina en la Amazonia Paraense: Estudios e Reflexiones. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Tema gerador e complexo temático: possibilidades da interdisciplinaridade em formação por área de conhecimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . cURRÍCULO E EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . cURRÍCULO E EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, M. F. A. ; SOUZA, H. ; SILVA, M. C. L. E. ; SILVA, Marcia Cristina Lopes e . PROCAMPO e os desafios da Licenciatura Plena em Educação do Campo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, M. C. L. E. ; SILVA, Marcia Cristina Lopes e . A Licenciatura em Educação do Campo no IFPA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; OLIVEIRA, M. E. . A Experiencia do Curso de Especialização em Educação do Campo a Distância SECAD/MEC/UAB/IFPA: perspectivas e desafios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; MOTA, D. M. . Dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no município de Cametá - Pará. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Da casa da família á casa da escola: dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no município de Cametá - Pará. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Assessoria de Projeto: Parceiros na ação. 2003.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; SANTOS, G. E. ; BARBOSA, L. S. ; ARAUJO, L. T. ; CARVALHO, T. L. M. . A invisibilidade feminina nas áreas de STEM e a atuação do Paragobyte Girls em Paragominas-Pará a fim de mudar esse Cenário. 2019.
LUZ, M. R. ; SANTOS, K. S. ; NUNES, Y. R. ; PEREIRA, F. N. ; PROCOPIO, J. O. ; SILVA, Marcia Cristina Lopes e . A opinião sobre o uso de agrotóxicos e seus efeitos na saúde humana de estudantes de um curso técnico em Agropecuária no Sudeste do Pará. 2019.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; OLIVEIRA, A. B. ; SANTOS, M. V. F. ; SOUSA, V. G. A. ; NASCIMENTO, L. A. . Análise da Viabilidade da Instalação de Geradores Eólicos em Parauapebas - Avigep. 2019.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; GUIMARAES, I. ; RODRIGUES, G. A. ; SAMPAIO, V. C. C. ; COSTA, J. M. ; WANZELER, R. S. . A PRESENÇA DO NEGRO NA LITERATURA MODERNISTA DA AMAZÔNIA: BRUNO DE MENEZES E SEU BATUQUE.. 2019.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; COSTA, R. S. ; FERREIRA, A. O. ; RIBEIRO, E. C. V. ; MARQUES, H. L. ; SOUZA, C. F. . A Utilização da Ludicidade para Facilitar o Ensino de Física e Química na Educação de Surdos.. 2019.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; FREITAS, A. K. N. ; RIBEIRO, E. C. V. ; ALMEITA, I. R. ; SOUZA, C. F. . A UTILIZAÇÃO DA LUDICIDADE PARA FACILITAR O ESTUDO DOS FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS OCORRIDOS NO MEIO AMBIENTE. 2019.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; SANTOS, K. S. ; LUZ, M. R. ; NUNES, Y. R. ; PEREIRA, F. N. ; PROCOPIO, J. O. . Alimentos e agrotóxicos: a percepção de estudantes de um curso técnico em Agropecuária do Sudeste do Pará. 2019.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; FREITAS, S. A. C. ; SILVA, K. L. ; SANTOS, P. P. . AMENIZAÇÃO DA POLUIÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA RECICLAGEM DE ÓLEO RESIDUAL: ECOSOAP. 2019.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; NASCIMENTO, M. L. S. ; FARIAS, J. L. M. ; FERREIRA, I. R. D. ; BARROSO, M. M. ; ARAUJO, T. M. A. . ANÁLISE DA RESISTÊNCIA MECÂNICA DO CONCRETO COM FIBRAS DA CASCA DA BANANA. 2019.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; REGIS, J. R. ; SANTOS, B. S. ; ARAUJO, L. C. ; RODRIGUES, R. A. M. . Avaliação da efetividade da política dos 7 R´S em um Instituto Federal de Educação. 2019.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; CRUZ, D. S. ; MELO, T. S. ; VALE, I. L. ; RAMOS, J. R. . A educação ambiental nas escolas: práticas interdisciplinares para implementação. 2019.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; NAZIAZENO, G. N. T. ; CARDOSO, S. R. P. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS, LIMITES E DESAFIOS.. 2019.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; PINTO, J. G. ; COSTA, J. G. ; SILVA, S. C. L. F. ; CHAVES, L. H. . A IMPORTÂNCIA DA DIVULGAÇÃO PARA O CAMPUS CAMETÁ. 2019.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; SOUZA, L. G. N. ; SILVA, S. A. S. ; MARTINS, J. F. ; SILVA, A. S. ; OLIVEIRA, A. B. . A inserção dos egressos do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental no mercado de trabalho, seu desenvolvendo profissionais e acadêmicas.. 2019.
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; FEITOSA, M. F. S. ; LIMA, V. H. S. ; VINHOLTE, D. S. ; SARDINHA, G. E. S. ; MEIRA FILHO, D. P. . ASTROBIOLOGIA: UMA ABORDAGEM SOBRE A BUSCA DE VIDA EXTRATERRESTRE NO SISTEMA SOLAR. 2019.
SILVA, M. C. L. E. ; LINHARES, A. M. A. ; SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Anarquismos e feminismos: resistências e ações políticas. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Construção do conhecimento agroecologico. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MOARAES, B. T. F. ; ARAUJO, A. R. O. ; CARVALHO, J. R. ; SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Comissão do ENADE das licenciaturas do campus Belém. 2012. (Comissão do ENADE).
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Minicurso para ELABORAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS: as Interfaces da Educação do Campo. 2011. (MINICURSO).
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; ROCHA, H. S. C. ; ARAUJO, J. C. F. ; ALVES, C. N. ; MOARAES, B. T. F. ; Ana Paula Palheta Santana ; MACEDO, C. O. ; MACEDO, C. C. S. ; BENTES, H. V. ; DANTAS, J. K. ; SILVA, L. H. B. ; SODRE, L. L. ; FIGUEIREDO, V. L. M. . Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. 2010. (Elaboração do Curso de Licenciatura em Educação do Campo).
Ana Paula Palheta Santana ; SILVA, L. H. B. ; FIGUEIREDO, V. L. M. ; SILVA, M. C. L. E. ; ROCHA, H. S. C. ; SCALABRIM, R. ; BRITO, D. M. ; FIGUEIREDO, R. O. M. ; SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Núcleo estruturante do curso de licenciatura em educação do campo. 2010. (Comissão do núcleo estruturante do curso de licenciatura em educação do campo).
SILVA, Marcia Cristina Lopes e ; FERNANDEZ, A. P. O. ; ROCHA, H. S. C. ; ARAUJO, J. C. F. ; ALVES, C. N. . Projovem Campo - Saberes da Terra/2008/MEC/SECAD/FNDE. 2008. (Produção de proposta pedagógica).
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Oficina: Brincando e reaprendendo a importância do meio ambiente. 1999. .
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Iniciação a Fotografia. 2013 (Oficina).
SILVA, M. C. L. E. ; FERREIRA, A. L. ; NEVES, M. H. B. ; GAMA, S. L. D. ; SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Compreensões de Campo e Cidade. 2012 (Oficina de educação do campo: Reflexões e Desafios).
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Como Trabalhar o Lúdico nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2012 (Curso).
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . Produção de Material Didático. 2008 (Curso de produção).
SILVA, Marcia Cristina Lopes e . A importância do Brincar na Educação Infantil. 2008 (Curso).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
ORGANIZAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS DAS PERIFERIAS: REFLEXÕES NO COLETIVO CINE CLUBE TF, Descrição: O Coletivo Cine Clube TF, situado no bairro da Terra Firme, periferia da região metropolitana de Belém do Pará, se destaca por seu papel na promoção da transformação social e da educação de crianças e jovens periféricos, utilizando a educação, a cultura e a arte como ferramentas de empoderamento. Por meio de suas atividades, o coletivo ressignifica as lutas desses sujeitos ao oferecer-lhes espaços de expressão, promovendo a participação ativa e encorajando-os a lutar pelos seus direitos, especialmente no que se refere à garantia de seus direitos fundamentais. O coletivo se caracteriza pelo incentivo à produção audiovisual dos jovens, dando visibilidade a suas histórias e permitindo que suas narrativas alcancem e representem outros territórios periféricos.Coletivo Cine Clube TF é uma fonte de inspiração, destacando-se pela dedicação, sensibilidade e visão de futuro da professora Lília Melo. Esta percebeu o potencial de aprendizagem de seus alunos além dos métodos tradicionais de ensino, promovendo o empoderamento desses jovens e a transformação de um cotidiano marcado pela violência. O coletivo atua em um espaço não escolar, com o objetivo de ressignificar a educação de crianças e jovens, oferecendo ações que envolvem cultura e arte, com o propósito de resgatar, fortalecer e valorizar as identidades desses indivíduos. É possível perceber que projetos de mobilização social como o Coletivo Cine Clube TF têm um impacto transformador na sociedade, pois exploram as capacidades de aprendizagem e autonomia dos alunos, valorizando-os como sujeitos plenos e destacando seu potencial.Analisar o papel dos movimentos sociais na educação jovens na periferia através no Coletivo Cine Clube TFObjetivos EspecíficosConhecer o projeto educacional do coletivo Cine Clube TF;Compreender o coletivo Cine Club TF, seu atendimento a comunidade periférica do bairro da Terra Firme e suas ações para manter o projeto;. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcia Cristina Lopes e Silva - Coordenador.
-
2024 - Atual
A MATERNIDADE VIVENCIADA POR ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DO IFPA: REFLEXÕES ACERCA DA PERMANÊMCIA NO CURSO, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito do edital CHAMADA INTERNA 01/2024/DPPI/IFPA/BELEM - PROPECON, fluxo contínuo, para analisar as condições vivenciadaspor mãe e discentes do curso de Pedagogia e os reflexos para a permanência do curso. Os instrumentos de pesquisa, como: entrevistas semiestruturada, conversas individuais com as discentes-mães, assim como a gestão do IFPA(Diretor geral, Diretor de Ensino), além da coordenaçção do curso e professores. Estamos na fase da analise de dados e construção de artigos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcia Cristina Lopes e Silva - Coordenador / Márcia Cristina Lopes e Silva - Integrante.
-
2019 - Atual
Grupo De Pesquisa Em Formação De Professores: Saberes E Práticas Educativas Na Amazônia Paraense, Descrição: Contribuir com o desenvolvimento institucional e científico do campo educacional na região da Amazônia paraense, com a formação docente a partir da produção de conhecimentos que estabeleça um diálogo com a diversidade e características sociais, econômicas, regionais, geográficas e antropológicas de seus territórios e de suas populações. Fortalecer estudos na área da interdisciplinaridade, diversidade e inclusão, com graduandos do curso de Pedagogia e com professores das redes estaduais e municipais que atuam no Ensino Fundamental I e na gestão e coordenação pedagógica. Propor soluções inovadoras para os problemas verificados na prática educativa na medida em que, ao favorecer a articulação da pesquisa ao ensino e à extensão durante o percurso formativo, o grupo busca instrumentalizar os futuros educadores para a investigação e análise crítica do contexto educacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Marcia Cristina Lopes e Silva - Coordenador / Ana Patrícia de Oliveira Fernandez - Integrante / Cátia de Oliveira Macedo - Integrante / Hermínio Tavares Sousa dos Santos - Integrante / Fernanda Suely Barata - Integrante / Adalcilena Helena Café Duarte - Integrante / Ariwilson Gomes dos Santos - Integrante / Marilene Ferreira do Nascimento - Integrante / Marta Coutinho Caetano - Integrante.
-
2012 - 2012
A Educação do Campo na Prática Pedagógica das Licenciaturas do IFPA - PIBICIT, Descrição: O projeto contribui com as ações pedagógicas dos alunos das Licenciaturas do IFPA, na perspectiva da educação do campo. A orientadora da pesquisa e mais 3 bolsistas investigam a realidade da educação do campo na área das ilhas no município de Belém.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Marcia Cristina Lopes e Silva - Coordenador / Marcelo Henrique Barbosa Neves - Integrante / André Leite Ferreira - Integrante / Sandra Lúcia Dias Gama - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2012 - Atual
Concepções e Metodologias das Ciências da Natureza no Ensino Fundamental, Descrição: Desenvolver pesquisa bibliográfica e construção de metodologias na área das Ciências da Natureza com a Turma de Licenciatura em Química - 2010, para serem desenvolvidas em Escolas do Ensino Fundamental na região Metropolitana de Belém. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Marcia Cristina Lopes e Silva - Coordenador / Márcia Cristina Lopes e Silva - Integrante / Cleber Silva da Silva - Integrante.
-
2010 - 2011
Alternãncia pedagógica na Licenciatura em Educação do Campo, Descrição: Acompanhar os tempos acadêmicos e comunidade, da alternância pedagógica da Licenciatura em Educação do Campo - PROCAMPO/IFPA do campus Belém, dos polos de São Sebastião da Boa Vista e Portel na ilha do Marajó. Orientação do plano de pesquisa e de construção dos relatórios dos educandos nas observações e intervenções da escola e a localidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcia Cristina Lopes e Silva - Coordenador / André Leite Ferreira - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém. , Av. Almirante Barroso nº 1155, Marco, 66093020 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32281719, URL da Homepage:
Experiência profissional
2019 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, IFPA/ParauapebasVínculo: , Enquadramento Funcional:
2011 - 2011
Faculdades Integradas IPIRANGAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrou disciplina na pós graduação, Especialização em Gestão da Docência no Ensino Superior na disciplina de Currículo e Cultura com carga horária de 40 horas
2004 - 2004
Universidade Federal do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educadora Popular, Carga horária: 20
Outras informações:
Atou no projeto Educação Ambiental e Qualidade de Vida, junto aos professores, servidores e comunidade de pais e mães da escola Associação dos Moradores do Bairro da Terra Firme, como educadora popular mediando processos pedagógicos.
2002 - 2004
Universidade Federal do ParáVínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações:
No Curso de Pedagogia
ministrou as disciplinas:
Didática e Formação Docente
Fundamentos da Didática
Estágio Supervisionado
Avaliação Educacional
Coordenação Pedagógica em Ambiente Escolares
Pegagogia em Ambiente Não Escolares
Introdução a Educação
Teoria do Currículo
Prática Ensino na Educação Infantil
Prética Escola Fundamental
Prética Ensino na Escola Normal
2003 - 2003
Universidade Federal do ParáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Assessoria ao projeto "Parceiros na Ação" entre a UFPA e a Prefeitura Municipal de Castanhal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. A parceria está relacionada a articulação de estágio entre a prefeitura e a UFPA.
1996 - 1997
Universidade Federal do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Atou como bolsista do projeto de ensino "Concepção, Organização e Funcionamento do Sistema Municipal de Educação do Município de belém".
1995 - 1995
Universidade Federal do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Atou como bolsista no projeto de Licenciaturas - PROLICEN no acompanhamento pedagógico de professores da rede municipal de Belém do Pará.
Atividades
-
01/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática
2001 - 2005
Universidade Vale do AcaraúVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 0
Outras informações:
Atuando nas disciplinas de Sociologia da Educação e Política Educacional
Atividades
-
01/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação, Política Educacional e social, Sociedade, cultura, ética e Meio ambiente
1998 - 1999
Prefeitura Municipal de PalmasVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuou na Coordenação Pedagógica da Escola Municipal Antônio Carlos Jobin
2011 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora
Outras informações:
Curso de Licenciatura em Educação do Campo - PROCAMPO Port n° 303/2011 ?GAB
2011 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Licenciatura, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desenvolve o papel político e pedagógico da Coordenação Estadual da Licenciatura em Educação do Campo - PROCAMPO.
2008 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
1. Compreensão da função social da escola
2. Didática
3. Gestão dos Sistemas e Unidades Educacionais
4. Vivência da Prática Educativa
5. Planejamento Estratégico Educacional
6. Metodologia da Pesquisa
2008 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo RDE, Carga horária: 40
Outras informações:
DISCIPLINAS MINISTRADAS
1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLOGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, CH 100H
2. VIVÊNCIA NA PRÁTICA EDUCATIVA IV, CH 80H
3. VIVÊNCIA DA PRÁTICA EDUCATIVA III, CH 80H
4. VIVENCIA DA PRÁTICA EDUCATIVA V, CH 80H
5. GESTÃO DO SISTEMA E UNIDADES EDUCACIONAIS, CH 100H
6. CONCEPÇÕES DE CURRICULO, CH 60H
7. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA I, CH 60H
8. DIDÁTICA II, CH 60H
9. SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, CH 100H
2012 - 2012
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ministrou atividade complementar da disciplina Metodologia da Pesquisa I nos cursos de licenciatura do IFPA do campus Belém
Mini-curso: Resumo ou resenha: Como fazer?
2009 - 2011
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora
Outras informações:
No Curso de Especialização em Educação do Campo SECAD/UAB
Portaria nº 834/2009-GAB
2010 - 2010
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplina ministrada: Trabalho e Cultura no Campo
Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais (Campus Bragança/IFPA)
Patrocínio: Projeto Uniafro-Sesu/Secad/Capes/MEC
CH: 20h
2009 - 2009
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações:
Ministrou disciplinaTrabalho no campo: cultura, organização e reprodução social, no período de 12-11-2009 a 15-11-2009, integralizando a carga horária de 30h, de atividades pedagógicas realizadas no Curso de Especialização em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Sustentabilidade na Amazônia, do programa Saberes da Terra IFPA-MEC-SECAD
2008 - 2008
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Docente Contratada, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrou a disciplina de Política Educacional
Atividades
-
06/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Castanhal.,Linhas de pesquisa
2008 - 2012
Secretaria Executiva de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Educação, Carga horária: 100
Outras informações:
Atuei como Técnica em educação na Escola Estadual Oneide de Souza Tavares, situada na Cidade de Ananindeua no estado do pará, no horário noturno. Coordenando as atividades pedagógicas com alunos do ensino médio e EJA médio, além do acompanhamento e orientação aos professores.
2000 - 2005
Associação Paraense de apoio as Comunidades CarentesVínculo: Coordenação, Enquadramento Funcional: Coordenação de projeto, Carga horária: 40
Outras informações:
atuou como coordenadora pedagógica do projeto Ler o mundo, reescrever a vida.
Atividades
-
01/2000
Direção e administração, Projetos.,Cargo ou função, Coordenação Pedagógica.
1997 - 1998
Fundação Escola BosqueVínculo: Professor Contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações:
Atividades ministradas como professora da Educação Infantil e Ciclo Básico I do Ensino Fundamental.
Atividades
-
01/1998
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua POrtuguesa
1996 - 1997
República do Pequeno VendedorVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1996
Ensino,,Disciplinas ministradas, EDucadpra Social de Rua
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Márcia Cristina Lopes e Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?