Fernanda de Castro Cunha
MEDIADORA E CONCILIADORA EM FORMAÇÃO PELO TJCE (NUPEMEC) .GRADUADA em DIREITO pela Universidade de Fortaleza (2008) e ESPECIALISTA EM DIREITO PROCESSUAL pela Faculdade 7 de Setembro - FA7 (2012). Estagiou voluntariamente na 6ª Vara do Júri no Fórum Clóvis Beviláqua e fez estágio remunerado durante 10 meses na Consultoria Jurídica da Presidência do TJCE. Após contratada pela CLT, exerceu atividade de Assessoria Jurídica na Consultoria Jurídica da Presidência do TJCE (2007-2013), fazendo decisões de processos judiciais de competência do Presidente do TJCE (RESP, RE, PSL, AGReg) e Pareceres de Processos Administrativos nas áreas Cíveis e Criminais, além de tramitar nos sistemas virtuais do Poder Judiciário SAJADM e SAJSG5. Exerceu, também, atividades de mero expediente e de Direção e Assessoramento do Setor Consultoria Jurídica. Foi professora-tutora das disciplinas Deontologia Jurídica, Criminologia e Direito Romano do curso de Direito da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Ministrou o módulo "Ética e Legislação aplicada à Saúde" no Curso Elite (Técnico em Segurança do Trabalho e Turma Mista - Técnico em Enfermagem, Nutrição e Saúde bucal). É Professora conteudista da FATE - Faculdade Ateneu, da disciplina Práticas Pedagógicas e Tecnologia e Professora conteudista da disciplina Criminologia da UNIFOR, além de lecionar no curso Técnico em Serviços Jurídicos na Faculdade e Cursos Técnicos Apoena.
Informações coletadas do Lattes em 29/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Direito Processual
2010 - 2012
Faculdade 7 de Setembro
Título: ?Ação Civil Pública Ambiental como Instrumento de Eficácia aos Danos Ambientais?
Orientador: MARY LÚCIA CORREIA
Formação complementar
2015 - 2015
curso de formação para professor conteudista. (Carga horária: 8h). , Faculdade Ateneu, FATE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: direito.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação à distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciências Ambientais / Subárea: ciências ambientais.
Organização de eventos
CUNHA, F. C. . VISITA AO FÓRUM CLÓVIS BEVILÁQUA. 2015. (Outro).
CUNHA, F. C. . VISITA AO FÓRUM CLÓVIS BEVILÁQUA. 2015. (Outro).
Participação em eventos
4ª edição do Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do Inep. 2015. (Oficina).
AULA MAGNA DO CURSO DE DIREITO: " O NOVO CPC". 2015. (Encontro).
CURSO MAPA DA ESCRITA. 2015. (Outra).
ENCONTRO PEDAGÓGICO INTEGRADO 2015 - UNIFOR. 2015. (Encontro).
ENSINANDO E APRENDENDO: OS FUNDAMENTOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2015. (Seminário).
REGRAS DA ABNT. 2015. (Outra).
TREINAMENTO - LOUSA DIGITAL. 2015. (Outra).
AS ELEIÇÕES 2014 SOB A PERSPECTIVA DO MP ELEITORAL. 2014. (Outra).
Curso English is Easy: Basic I. 2014. (Outra).
Curso English is Easy: Basic II. 2014. (Outra).
EBSCO. 2014. (Oficina).
Elaboração de texto científico, citação e referência. 2014. (Oficina).
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: O OPERADOR DO DIREITO NA PÓS MODERNIDADE. 2014. (Oficina).
Oficina Pesquisa em Jurisprudência. 2014. (Oficina).
Periódicos Scielo & Web of Science. 2014. (Oficina).
Treinamento Tutores em EAD. 2014. (Oficina).
Uso de Bases de Dados Digitais. 2014. (Oficina).
CURSO OAB CESPE. 2010. (Seminário).
DIÁRIO DA JUSTIÇA ELETRÔNICO - PUBLICADORES. 2010. (Outra).
CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME DA ORDEM. 2009. (Seminário).
O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2009. (Seminário).
BR OFFICE - WRITER. 2008. (Seminário).
CONHECIMENTOS JURÍDICOS APLICADOS. 2008. (Seminário).
ÉTICA NAS RELAÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS. 2008. (Seminário).
AS CINCO GERAÇÕES DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 2007. (Seminário).
ASPECTOS CONSTITUCIONAIS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. 2007. (Seminário).
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - TRANSFORMANDO O JUDICIÁRIO. 2007. (Seminário).
DIA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO.DIA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO. 2007. (Outra).
EDUCAÇÃO JURÍDICA COMUNITÁRIA.PROJETO CIDADANIA ATIVA - EDUCAÇÃO JURÍDICA COMUNITÁRIA. 2007. (Seminário).
CRIME HEDIONDO E PROGRESSÃO DE REGIME DE PENA. 2006. (Seminário).
CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO PENAL. 2006. (Outra).
CURSO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 2006. (Outra).
MOROSIDADE NO JUDICIÁRIO. 2006. (Seminário).
O MINISTÉRIO PÚBLICO NA DEFESA DA SOCIEDADE. 2006. (Seminário).
O PAPEL SOCIAL DO ADVOGADO. 2006. (Seminário).
DELAÇÃO PREMIADA. 2005. (Seminário).
DISCUSSÃO ACERCA DA PRISÃO CIVIL DO DEVEDOR DE ALIMENTOS. 2005. (Seminário).
CURSO DE INGLÊS - CLEC. 2004. (Seminário).
Participação em bancas
CUNHA, F. C.. A PROMULGAÇÃO DA NOVA LEI DA GUARDA COMPARTILHADA E SEUS IMPACTOS NO PODER FAMILIAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade de Fortaleza.
CUNHA, F. C.. A ARBITRAGEM COMO SUBSTITUTO JURISDICIONAL DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade de Fortaleza.
CUNHA, F. C.; MARY LUCIA ANDRADE CORREIA; BODONI, J. D. A.. CRIMES CONTRA A FAUNA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.
CUNHA, F. C.; MARY LUCIA ANDRADE CORREIA; BODONI, J. D. A.. O COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA COMO FORMA DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS NO ESTADO DO CEARÁ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.
CUNHA, F. C.; MARY LUCIA ANDRADE CORREIA. A TUTELA PENAL NO COMBATE AO TRÁFICO E COMÉRCIO ILEGAL DE ANIMAIS SILVESTRES NO CEARÁ. 2015. Universidade de Fortaleza.
Orientou
AÇÃO CIVIL PÚBLICA AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE EFICÁCIA AOS DANOS AMBIENTAIS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual) - Faculdade 7 de Setembro; Orientador: Fernanda de Castro Cunha;
ASPECTOS GERAIS DA RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS AO MEIO AMBIENTE: ANÁLISE ILUSTRATIVA DO CASO "USINA TERMOELÉTRICA MPX ENERGIA S/A"; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Fernanda de Castro Cunha;
Produções bibliográficas
-
CUNHA, F. C. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS 2015 (LIVRO).
Outras produções
CUNHA, F. C. . ENQUETE SOBRE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CUNHA, F. C. . OPINIÃO SOBRE O FEMINICÍDIO. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CUNHA, F. C. . 1ª SEMANA ESTADUAL DO JÚRI. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CUNHA, F. C. . CIDADANIA E DIREITO. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CUNHA, F. C. . CRIMINOLOGIA. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - WEB AULA).
Histórico profissional
Experiência profissional
2007 - 2013
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: ASSESSORIA JURÍDICA, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSORIA JURÍDICA JUNTO À CONSULTORIA JURÍDICA DA PRESIDÊNCIA DO TJCE. ANÁLISE DE RECURSO ESPECIAL, EXTRAORDINÁRIO, PEDIDO DE SUSPENSÃO DE LIMINAR, AGRAVO REGIMENTAL, PROCESSO ADMINISTRATIVO, TODOS DE COMPETÊNCIA DO PRESIDENTE DO TJCE, ALÉM DA TRAMITAÇÃO NOS SISTEMAS VIRTUAIS SAJADM E SAJSG5.
2014 - 2015
Universidade de FortalezaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TUTOR, Carga horária: 40
Outras informações:
PROFESSOR TUTOR DAS DISCIPLINAS DEONTOLOGIA JURÍDICA E CRIMINOLOGIA - CURSO DE DIREITO - UNIFOR. PROFESSORA -TUTORA DA DISCIPLINA DE FÉRIAS DIREITO ROMANO (01/2015). MEMBRO DO NÚCLEO DE PESQUISA - NUPESQ - UNIFOR - ÁREA: DIREITO AMBIENTAL.
2014 - Atual
FACULDADE E CURSOS TÉCNICOS APOENAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernanda de Castro Cunha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?