Patricia Christan

Graduada em Geografia ( Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Mato Grosso ( 2007), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando nas áreas de ensino de geografia e história do pensamento geográfico. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFG na área de ensino de geografia.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Geografia

2016 - Atual

Universidade Federal de Goiás
Orientador: Vanilton Camilo de Souza

Mestrado em Geografia

2008 - 2010

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: ALTERNATIVA PARA O TRANSPORTE DA AGROPRODUÇÃO DO NORTE MATO-GROSSENSE NO LIMIAR DO SÉCULO XXI.,Ano de Obtenção: 2011
Prof. Dr.ª Tereza Cristina Cardoso Souza- Higa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Redes de transporte; cadeia carne-grão..Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional / Especialidade: Análise Regional.

Graduação interrompida em 2013 em Ciências Econômicas

2013 - Interrompido

Universidade Federal de Mato Grosso
Ano de interrupção: 2013

Graduação em geografia

2003 - 2007

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: O ESTÁGIO ATUAL DAS REDES LOGÍSTICAS DE TRANSPORTE PARA EXPORTAÇÃO DE GRÃOS DO MATO GROSSO: O CASO TELES PIRES-TAPAJÓS
Orientador: Prof. Dr. Luiz da Rosa Garcia Neto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em Inglês - Módulo II. , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Francês - Módulo I. , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Francês - Módulo II. , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Inglês - Módulo I. , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2012 - 2012

Introdução a ambientes virtuais: aprendizagem em u. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Curso de Inglês para Fins Acadêmicos I. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino de Geografia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: História do Pensamento Geográfico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CHRISTAN, P. . Educação Socioambiental, Patrimonial e Turística em Comunidades Tradicionais do Pantanal Matogrossense: Comunidade de Mimoso - Santo Antônio de Leverger e Capão Verde - Poconé.. 2015. (Outro).

CHRISTAN, P. . 1ª Exposição da Sala de Memória Rondon e Familiares. 2015. (Exposição).

CHRISTAN, P. . Humanidades em Contexto: saberes e interpretações. 2014. (Outro).

MICHELON, C. R. ; CHRISTAN, P. . 18ª Semana de Geografia e 9º Seminário de Pós-Graduação em Geografia: "Geografia Vivências e Perspectivas". 2014. (Outro).

ROMANCINI, S. R. ; CHRISTAN, P. . V COLÓQUIO NACIONAL DP NÚCLEO DE ESTUDOS EM ESPAÇO E REPRESENTAÇÕES ( V NEER). 2013. (Outro).

ROMANCINI, S. R. ; CHRISTAN, P. . V COLÓQUIO NACIONAL DP NÚCLEO DE ESTUDOS EM ESPAÇO E REPRESENTAÇÕES ( V NEER). 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino.A PRÁXIS COMO PRINCÍPIO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA. 2017. (Encontro).

XII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia.ENSINO DE GLOBALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE JATAÍ (GO) NO ANO DE 2016. 2017. (Encontro).

XII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia.ENSINO DE GLOBALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE JATAÍ (GO) NO ANO DE 2016. 2017. (Encontro).

XII Seminário Educação e Cidade " As políticas públicas para a cidade e o seu ensino". 2017. (Seminário).

XXII SINPGeo ? Seminário Interno do Programa da Pós Graduação em Geografia.?A prática espacial cotidiana do professor de Geografia e a construção dos saberes sobre a cidade?.. 2017. (Seminário).

XXII SINPGeo ? Seminário Interno do Programa da Pós Graduação em Geografia. 2017. (Seminário).

18ª Semana de Geografia e 9º Seminário de Pós-graduação em Geografia: Geografia Vivências e Perspectivas. 2014. (Seminário).

II Semináio de Integração Graduação/Pós-graduação.ALTERNATIVAS PARA O TRANSPORTE DA AGRO-PRODUÇÃO DO NORTE MATO-GROSSENSE. 2009. (Seminário).

Semana do Meio Ambiente 2009 " Desafios atuais: Mudanças Climáticas e Descentralização da Gestão Ambiental".GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DE UMA HIDROVIA: O CASO DA HIDROVIA TELES PIRES ? TAPAJÓS. 2009. (Seminário).

Semana da Geografia 2008.Gestão de Recursos Hídricos e os Impactos Ambientais de uma Hidrovia: o caso da Hidrovia Teles Pires-Tapajós. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Alailton Moreira Barbosa

CANTOIA, S. F.;CHRISTAN, P.; ALMEIDA, J.. A formação do Professor de Geografia e sua atuação nas Escolas públicas de Cuiabá-MT. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Aparecida Fátima Carvalho Soares Neta

GONCALVES JUNIOR, F. A.; CORREA, T.;CHRISTAN, P.. Os geógrafos que somos: um experimento fenomenológico através de mapas mentais do IGHD - UFMT. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Luiz Roberto de Moraes

WERLE, H. J. S.; UGEDA JUNIOR, J. C.;CHRISTAN, P.. Diagnóstico Geoambiental da Foz do Rio Coxipó e seu entorno próximo.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Maribel Mascarenhas Nobre

CANTOIA, S. F.; UGEDA JUNIOR, J. C.;CHRISTAN, P.. .HORTO MUNICIPAL TOTE GARCIA - CUIABÁ-MT: DO HORTO AO MUNDIAL O DISCURSO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Priscilla Mona de Amorim

NORA, G. D.; MANFRINETI, R.;CHRISTAN, P.. Educação ambiental e a viabilidade de implantação de um sistema de reaproveitamento da água da chuva em escolas de educação básica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Douglas Larreia Kozan

SANTOS, E. S.; SOUTO, R. N. V.;CHRISTAN, P.. Percepção dos alunos de 9º ano sobre a violência no ambiente escolar em Cuiabá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Ieda Terezinha Domingues

ROMANCINI, S. R.; CANTOIA, S. F.;CHRISTAN, P.. A perspectiva geográfica do tema transversal meio ambiente nas escolas municipais de Sorriso -MT. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Rudney da Silva Gomes

ALMEIDA, M. A.; FONSECA, C. N.;CHRISTAN, P.. Educação ambiental para o consumo consciente da água no município de Cuiabá-MT. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Roselaine Ten Caten Piper

NORA, G. D.; MICHELON, C. R.;CHRISTAN, P.. A educação ambiental e as plantas medicinais do Parque Estadual Zé Bolo Flô, uma proposta pedagógica.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Danilo Paranhos Batista

CHRISTAN, P.. O Parque Lagoa Encantada na produção do espaço cuiabano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Adriano Pinto de Souza

CHRISTAN, P.. Reflexões sobre o conceito de cultura e seu ensino de geografia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: MÍRIA BRANDÃO DE ARAÚJO

CHRISTAN, P.. O destino dos resíduos sólidos residenciais do bairro CPA III setor V: uma análise preliminar do caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Josiane Otoboni Cruz de Carvalho

CHRISTAN, P.. a educação como elemento no desenvolvimento da percepção ambiental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Arthur Luiz Jose Ferreira

CHRISTAN, P.. Certificação Ambiental, Rotulagem Ambiental e Selos Verdes, uma breve análise. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Adelaide Epping Neves

CHRISTAN, P.. Migração e Escola na Realidade do Colégio 29 de Junho em Paranatinga. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PARFOR - GEOGRAFIA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: JUCILENE LEMES DE PINHO

CHRISTAN, P.. METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PARFOR - GEOGRAFIA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Luciano Silva Pereira

CHRISTAN, P.. AS PROPOSTAS CURRICULARES E AVALIAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS SÉRIES INICIAIS.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PARFOR - GEOGRAFIA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: RAQUEL SEABRA LEITE

CHRISTAN, P.. METODOLOGIA DE ENSINO NA ESCOLA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PARFOR - GEOGRAFIA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Tátia Ferreira

CHRISTAN, P.. A CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PARFOR - GEOGRAFIA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Janes Almeida Dias

CHRISTAN, P.. TIPOS DE ROCHA.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PARFOR - GEOGRAFIA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Karla Fantinell

CHRISTAN, P.. INCLUSÃO NO CURRÍCULO ESCOLAR DO CONTEÚDO DE GEOGRAFIA DE MATO GROSSO NO ENSINO FUNDAMENTAL II.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PARFOR - GEOGRAFIA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Lidia Dias Gonçalves

CHRISTAN, P.. A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO MEIO NA PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL BOM JESUS - COLNIZA-MT.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PARFOR - GEOGRAFIA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Deocleciano Bittencourt Rosa

GARCIA NETTO, L. R.BITTENCOURT ROSA, D.; ALMEIDA, M. A.. O Estágio Atual das Redes Logisticas de Transportes para Exportação de Grãos do Estado de Mato Grosso - O Corredor Teles Pires-Tapajós. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Tereza Cristina Cardoso de Souza-Higa

SOUZA-HIGA, T. C. C.; MONTEIRO, J. L. G.; VILARINHO NETO, C. S.. Alternativas para o transporte da agro produção do Norte Mato-grossense no limiar do século XXI. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Cornélio Silvano Vilarinho Neto

PATRÍCIA CHRISTAN;VILARINHO NETO, C. S.. Alternativas para o Transporte da Agro Produção do Norte Mato-Grossense no Limiar do Século XXI. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Vanilton Camilo de Souza

SOUZA, V. C.CAVALCANTI, L. S.; OLIVEIRA, K. A. T.. A PRÁTICA ESPACIAL COTIDIANA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES SOBRE A CIDADE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Bruno Silva Goncalves

TECENDO RELAÇÕES AMBIENTAIS: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS A RESPEITO DA RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Patricia Christan;

Edna Souza de Oliveira

A temática indígena no livro didático de geografia do 7º ano do ensino fundamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Patricia Christan;

Selma Graças dos Reis

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOBRE A ESCOLA ESTADUAL RAIMUNDO PINHEIRO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Patricia Christan;

Sirlei Barbosa de Pinho

O ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA A ESCOLA ?NADIR DE OLIVEIRA?, VÁRZEA GRANDE-MT; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PARFOR - GEOGRAFIA) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Patricia Christan;

Marcielly Lima Conceição

Monitoria da disciplina - Projetos Educativos em Geografia Humana; 2015; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Patricia Christan;

Aparecida Fátima Carvalho Soares Neta

Monitoria da disciplina - História do Pensamento Geográfico; 2015; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Patricia Christan;

Emerson Luiz Feliz Barreto

Monitoria da disciplina - História do Pensamento Geográfico; 2015; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Patricia Christan;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Tereza Cristina Cardoso de Souza-Higa

Alternativas para o transporte da agroprodução do norte mato-grossense no limiar do século XXI; 2010; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Tereza Cristina Cardoso de Souza-Higa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CHRISTAN, P. . A INFLUÊNCIA DAS REDES DE TRANSPORTE NAS CIDADES DE SINOP, SORRISO E LUCAS DO RIO VERDE. Revista Mato-grossense de Geografia , v. 17, n.1, p. 64-76, 2014.

  • Josiane Rosa da Silva ; Maria Sobrinha Souza Jesus ; CHRISTAN, P. ; ROMANCINI, S. R. ; Sibeli Ritter . Os Festeiros do Senhor Divino Espirito Santo e São Benedito em Vila bela da Santíssima Trindade. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso , v. 63, p. 16, 2005.

  • CARVALHO, L. S. ; CHRISTAN, P. . A linguagem cartográfica para a construção do conceito de território. In: Ivamauro Ailton de Sousa Silva, Evaldo Ferreira e Ana Rosa Ferreira. (Org.). Geografia: contextos e interfaces, coletânea da XVII semana de geografia - UNEMAT. 0ed.Ananindeua -: Itacaiúmas, 2018, v. , p. 575-596.

  • CHRISTAN, P. ; CARVALHO, L. S. . OS MAPAS MENTAIS COMO INSTRUMENTO PARA COMPREENDER AS PRÁTICAS ESPACIAIS DOS SUJEITOS NA CIDADE. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO - 30 ANOS - SEMIEDU, 2018, Cuiaba. ANAIS SEMIEDU 2108, 2018. p. 3525-3534.

  • CARVALHO, L. S. ; CHRISTAN, P. . A PRÁXIS COMO PRINCÍPIO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA. In: Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino Ensino: Didática, escola e política: nenhum direito a menos, 2018, Goiânia. Anais do VII Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino: Didática, escola e política: nenhum direito a menos. Goiânia: Gráfica UFG, 2018.

  • OLIVEIRA, T ; CARVALHO, L. S. ; CHRISTAN, P. . ENSINO DE GLOBALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE JATAÍ (GO) NO ANO DE 2016. In: XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, 2017, Belo Horizonte. Anais do XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: conhecimentos da Geografia: percursos de formação docente e práticas na educação básica. Belo Horizonte: IGC, 2017. p. 718-729.

  • CHRISTAN, P. ; Silva, Odair Antônio da . Redes e fluxos na produção do espaço regional em Mato Grosso. In: IV Seminário de pós-graduação em Geografia., 2008, Cuiabá-MT. Anais eletrônico, 2008.

  • CARVALHO, L. S. ; CHRISTAN, P. . A PRÁXIS COMO PRINCÍPIO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CHRISTAN, P. . Redes de transporte em Mato Grosso: perspectivas atuais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHRISTAN, P. ; Ritela, Anderson ; Silva, Odair Antônio da . Gestão de Recursos Hídricos e os Impactos Ambientais de uma Hidrovia: o Caso da Hidrovia Teles Pires-Tapajós. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Silva, Odair Antônio da ; Ritela, Anderson ; CHRISTAN, P. . Processo de Ocupação e Alterações Ambientais na Bacia Hidrográfica do Córrego Estaca - Tangará da Serra- MT. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Ritela, Anderson ; CHRISTAN, P. ; Silva, Odair Antônio da . O USO DA ÁGUA COMO PRÁTICA TURÍSTICA E OS IMPACTOS ASSOCIADOS: UM OLHAR PANORÂMICO SOBRE OS MUNICÍPIOS DE JARDIM, BONITO E BODOQUENA-MS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CHRISTAN, P. . ALTERNATIVAS PARA O TRANSPORTE DA AGRO-PRODUÇÃO DO NORTE MATO-GROSSENSE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CHRISTAN, P. . Educação Socioambiental, Patrimonial e Turística em Comunidades Tradicionais do Pantanal Matogrossense: Comunidade de Mimoso - Santo Antônio de Leverger e Capão Verde - Poconé.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CHRISTAN, P. . Cuiabá, sua Cultura e seu Povo. 2015. Fotografia.

CHRISTAN, P. . I Prêmio Brasileiro de Fotogeografia. 2015. Fotografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA DO ENSINO SUPERIOR, Descrição: Os territórios são uma construção social ao longo da história, a partir das relações de poder. Segundo Haesbaert (2005) no território a manifestação do poder ocorre tanto no aspecto concreto quanto no simbólico. O território no aspecto concreto tem a ver com dominação, posse e valor de troca; no aspecto simbólico está relacionado à apropriação, a identidade e ao valor de uso. Os ?territórios também não são unidades homogêneas ou todos?, pois são constituídos por elementos distintos que proporcionam configurações peculiares (HAESBAERT, 2006b, p. 181). O autor apresenta uma síntese das diversas noções de territórios, as quais foram agrupadas em três vertentes básicas de concepção: política, cultural e econômica. O trabalho com a categoria de análise território na geografia escolar deve ir além da vertente política, é necessário que sejam consideradas também as vertentes econômica e cultural. O território e territorialidade deverem ser trabalhados na diversidade e complexidade de suas manifestações para melhor explicação da sociedade pós-moderna. Essa necessidade vai requer do professor de geografia um conjunto de saberes necessários que possibilite-o explorar toda a complexidade do conceito de território. Ao longo da experiência com a educação básica, observou-se que nos livros didáticos nem sempre são abordadas toda a multiescalaridade e multidimensionalidade da concepção de território, quase sempre restrita as concepções da Geografia Política Clássica que por vezes não é suficiente para a compreensão da realidade contemporânea. Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar conceito de território na perspectiva da geografia do Ensino Superior, bem como a sua construção no processo de formação dos professores e a dos saberes necessários para a prática docente no ensino do conceito de território no âmbito da sociedade contemporânea. A pesquisa será realizada em duas vertentes principais de realização: uma teórica e outra empírica. A primeira, consiste na pesquisa bibliogáfica, onde buscar-se-a o embasamento teórico que irá consubstanciar os conceitos fundamentais dessa pesquisa; e a pesquisa empírica se desenvolverá junto aos alunos do curso de Licenciatura em geografia da Universidade Federal de Mato Grosso e com professores de geografia de duas escolas de ensino fundamental e médio da rede estadual de educação básica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patricia Christan - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    PRÁTICAS SOCIAIS COTIDIANAS E ESPACIALIDADES NAS CIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO RIO CUIABÁ, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sônia Regina Romancini em 07/12/2015., Descrição: O presente projeto tem como objetivo central analisar as cidades da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (RMVRC) a partir dos sujeitos e de suas práticas cotidianas que resultam em novas espacialidades urbanas. A RMVRC foi criada pela Lei Complementar nº 359/09, de 27 de maio de 2009, formada por Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger e, em seu entorno, pelos municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e Rosário Oeste. Concentrando muitas atividades econômicas e constitui um centro de serviços especializados, financeiros e industriais. Sua população é superior a um milhão de habitantes. A pesquisa parte do pressuposto de que o cotidiano é um tema que está intimamente ligado ao urbano e as relações desenvolvidas neste espaço estruturam essa cotidianidade. Aborda-se o cotidiano urbano, não como algo que remeta a relações enfadonhas e homogeneizantes, mas que este pode ser um nível onde se desenvolvam as relações pessoais e onde se vislumbra a construção de uma nova espacialidade. Sob esta perspectiva, a análise geográfica aborda a vida cotidiana das pessoas que produzem e reproduzem uma determinada espacialidade, concebida como materialização dos movimentos e práticas diárias que os sujeitos realizam para produzir a vida. Para o desenvolvimento da pesquisa, adotaremos uma abordagem qualitativa, com uma aproximação ao lugar de estudo, levantando problemas e reflexões sobre ele. Entre os objetivos da pesquisa, destacam-se: investigar como atuam os agentes de produção do espaço urbano e que estratégias utilizam para a expansão territorial das cidades na RMVRC; analisar a reestruturação urbana e a definição de novas centralidades na área em estudo; conhecer as parcerias e consórcios entre os municípios da RMVRC e suas repercussões na vida da população local; discutir as representações da cidade e a construção de identidades; articular a dimensão do cotidiano e as representações a partir dele construídas, com o universo onírico e lírico que se relaciona com a cidade; analisar a espacialidade das manifestações culturais nos municípios da RMVRC; estabelecer relações entre a cidade, seus sujeitos e o ensino de Geografia. Serão realizados levantamentos bibliográfico e documental, trabalhos de campo com entrevistas à população, aos representantes do poder público, representação cartográfica e registro fotográfico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patricia Christan - Integrante / Sonia Regina Romancini - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso, Departamento de Geografia. , Av. Fernando Correia da Costas, 2367, Boa Esperança, 78060900 - Cuiabá, MT - Brasil, Telefone: (65) 36158481, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Temporária, Carga horária: 40

    Atividades

    • 01/2015

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projetos Educativos em Geografia Humana - Licenciatura, Geografia Regional do Brasil - Bacharelado

    • 01/2014

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cartografia Temática, Geografia Agrária do Brasil

    • 01/2014

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Geográfico, Geografia Agrária

    • 01/2013

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III, Estudos Sócioeconomicos - Curso de Arquitetura e Urbanismo

    • 01/2013

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Geográfico - Licenciatura e Bacharelado, Estudos Ambientais - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Geografia Humana - Curso de Saúde Coletiva

  • 2013 - Atual

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia - PARFOR

    Outras informações:
    Professora do Curso de Segunda Licenciatura em Geografia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UFMT do Campus Cuiabá. Ministrando as seguintes disciplinas. 2013/2 - Supervisora de estágio 2014/2 - Trabalho Final de Graduação 2015/1 - Estágio Supervisionado I 2015/2 - Trabalho Final de Graduação 2016/1 - Estágio Supervisionado I

  • 2013 - 2013

    Escola estadual Agenor Ferreira Leão

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Interina, Carga horária: 20

  • 2010 - 2011

    Escola Estadual Prof. Agenor Ferreira Leão

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20

  • 2006 - 2008

    Educandario Espaço do Saber

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof.ª do Ensino Fundamental, Carga horária: 20

  • 2007 - 2008

    Escola Particular Mendel

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof.ª do Ensino Fundamental, Carga horária: 20

  • 2007 - 2007

    Escola Estadual Prof. Nilo Póvoas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Interina, Carga horária: 20