Isabela Gomes Parucker
Doutora e mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB), atuando na linha de pesquisa Teoria da História, História das Ideias e Historiografia. Formou-se na Universidade de Brasília (UnB) em Arquivologia, em 2023, e em História (bacharelado e licenciatura), em 2015. Tem experiência na área da Teoria e Metodologia da História, investigando principalmente temas relacionados a literatura, ficção, distopias, escrita da história e história das mulheres. Tem também experiência no tratamento de acervos documentais históricos e em projetos de memória institucional. Atuou como prestadora de serviços técnicos especializados na CAIXA Cultural Brasília, elaborando pesquisas e curadorias com vistas à gestão e à difusão de acervos documentais, artísticos e museológicos por meio de exposições e publicações. Atualmente é Tecnologista no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), realizando trabalhos na área de inclusão informacional e divulgação científica.
Informações coletadas do Lattes em 18/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em História
2018 - 2022
Universidade de Brasília, UnB
Título: Cartografias do possível: Literatura distópica e suas escritas do corpo, instrumentos de reflexão sobre o tempo na teoria da história
Daniel Barbosa Andrade de Faria. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: História; Teoria da História; Distopias; Metodologia da História.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em História
2016 - 2018
Universidade de Brasília, UnB
Título: Vivíamos nas lacunas entre as histórias: ficção, história e experiência feminina em The Handmaid?s Tale, de Margaret Atwood, Ano de Obtenção: 2018
Daniel Barbosa Andrade de Faria.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Teoria da História; Literatura.Grande área: Ciências Humanas
Graduação interrompida em 2011 em Museologia
2009 - Atual
Universidade de Brasília, UnB
Ano de interrupção: 2011
Formação complementar
2018 - 2018
Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER. (Carga horária: 8h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria da História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna.
Organização de eventos
PARUCKER, Isabela G. ; OLIVEIRA, A. M. A. ; INATOMI, K. L. S. ; SANTOS, Ingrid Engel Alves dos. . arte em processo: ensaios, estudos e encontros. 2025. (Exposição).
INATOMI, K. L. S. ; OLIVEIRA, A. M. A. ; PARUCKER, Isabela G. ; SANTOS, Ingrid Engel Alves dos. . Traços Modernistas - Percursos e Movimentos do Acervo CAIXA. 2024. (Exposição).
OLIVEIRA, A. M. A. ; INATOMI, K. L. S. ; PARUCKER, Isabela G. . Reticências... Tempo e Espaço em Yara Tupynambá e Anna Bella Geiger. 2023. (Exposição).
Participação em eventos
Palestra sobre pesquisa histórica para alunos do curso de História da UDF.Pesquisa histórica com fontes documentais: possibilidades e desafios. 2025. (Outra).
1ª Semana da História na III Jornada de Ciência, Tecnologia e Inovação do UDF.Transformando hobbies em pesquisa histórica: uma trajetória acadêmica. 2021. (Outra).
Ciclo de conferências Contemporalidade: Entre contemporâneos e temporalidades na história e historiografia. 2021. (Outra).
III FÓRUM DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DO CENTRO-OESTE.Cartografias do possível: a imaginação distópica no estudo da história. 2020. (Seminário).
1º Simpósio Internacional de Humanidades ? Saberes Plurais: A Relevância Social da Universidade Pública.Usos do futuro: distopia como procedimento para pensar a história e seus limites e possibilidades. 2019. (Simpósio).
1ª Semana Nacional de História da UnB e VIII Encontro Regional da ANPUH/DF.Realidades distópicas: diálogos entre história e literatura na reflexão sobre fazer historiográfico e história das mulheres. 2018. (Simpósio).
VI Encontro de Pesquisa em História da UFMG: Tempo, permanências, rupturas e transições na história.Ficcionalizando realidades: relações possíveis entre história e ficção em. 2017. (Encontro).
VI Semana da Licenciatura em História.Imaginação e realidade: ficção, escritas de si e história em The Handmaid?s Tale, de Margaret Atwood. 2016. (Simpósio).
21º Congresso de Iniciação Cientifica da Universidade de Brasília e 12º do Distrito Federal. A cultura impressa: Panfletos ingleses sobre bruxaria (1566-1621). 2015. (Congresso).
VIII Semana de Estudos Medievais.A cavalaria e as Siete Partidas: representações e apropriações de realidades históricas. 2015. (Encontro).
V Seminário ?Diálogos sobre Justiça? ? Tema: ?FEMINICÍDIO NO BRASIL: DIAGNÓSTICOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS?. 2015. (Seminário).
XII Seminário LGBT do Congresso Nacional: "Nossas vidas d@s outr@s - Empatia: a verdadeira revolução". 2015. (Seminário).
20º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 11º Congresso de Iniciação Científica do DF. Siete Partidas, Castela e a cavalaria na Baixa Idade Média: realidades históricas e suas possíveis apropriações. 2014. (Congresso).
III ENCONTRO DA ABREM CENTRO-OESTE E I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA MEDIEVAL (UEG/UFG/PUC-GO).A cavalaria e as Siete Partidas: representações e apropriações de realidades históricas. 2014. (Encontro).
O início da cultura impressa na Idade Moderna Eruopeia. 2014. (Oficina).
X Encontro Internacional de Estudos Medievais - EIEM. 2013. (Encontro).
X Encontro Internacional de Estudos Medievais - EIEM.A cavalaria e as Siete Partidas: representações e apropriações de realidades históricas. 2013. (Encontro).
70 anos da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. 2012. (Outra).
Jornadas Luso-Brasileiras de Estudos Medievais. 2012. (Encontro).
Seminário Internacional sobre a Operação Condor. 2012. (Seminário).
Festival de História - fHist. 2011. (Outra).
VI Seminário Internacional do Projeto de Estudos Judaico-Helenísticos - PEJ. 2011. (Seminário).
Participação em bancas
FARIA, Daniel Barbosa Andrade de; LOPES, André Leme;PARUCKER, Isabela G.. Rastros, restos e ruídos: A figura do desaparecimento nos arquivos da ditadura militar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.
LOPES, André Leme; FARIA, Daniel Barbosa Andrade de;PARUCKER, Isabela G.. ?Já não teremos outro mundo?: Memória, trauma e tempo no livro Vozes de Tchernóbil, de Svetlana Aleksiévitch. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.
LOPES, André Leme; FARIA, Daniel Barbosa Andrade de;PARUCKER, Isabela G.. Todos os cachorros são azuis: A loucura e o internamento na narrativa de Rodrigo de Souza Leão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.
Produções bibliográficas
-
PARUCKER, ISABELA GOMES ; ANDRADE, DANIELA LINKEVICIUS DE . Tempo em Fragmentos: distopia, temporalidade e consciência histórica na era digital. Esboços , v. 29, p. 152-169, 2022.
-
PARUCKER, I. G. . A escrita de si em The Handmaid?s Tale, de Margaret Atwood: limites e possibilidades na relação entre narrativas ficcionais e a ciência histórica. EM TEMPO DE HISTÓRIAS , p. 159-170, 2017.
-
PARUCKER, Isabela G. . Ficcionalizando realidades: Relações possíveis entre história e literatura em The Handmaid's Tale, de Margaret Atwood. In: Denise Pereira. (Org.). Campos de Saberes da História da Educação no Brasil. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 2, p. 281-289.
-
PARUCKER, Isabela G. . Cartografias do possível: a imaginação distópica no estudo da história. In: III FÓRUM DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DO CENTRO-OESTE, 2020. III FÓRUM DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DO CENTRO-OESTE E XIII SEMINÁRIO DE PESQUISA UFG/PUC-GOIÁS. Goiânia, 2020. p. 512-522.
-
PARUCKER, Isabela G. . Usos do futuro: distopia como procedimento para pensar a história e seus limites e possibilidades. In: 1º Simpósio Internacional de Humanidades ? Saberes Plurais: A Relevância Social da Universidade Pública, 2019, Brasília. 1º Simpósio Internacional de Humanidades ? Saberes Plurais: A Relevância Social da Universidade Pública, 2019.
-
PARUCKER, I. G. . Realidades distópicas: diálogos entre história e literatura na reflexão sobre fazer historiográfico e história das mulheres. In: 1ª Semana Nacional de História da UnB & VIII Encontro Regional da ANPUH/DF, 2018, Brasília. 1ª Semana Nacional de História da UnB & VIII Encontro Regional da ANPUH/DF, 2018.
-
PARUCKER, I. G. . Imaginação e realidade: ficção, escritas de si e história em The Handmaid?s Tale, de Margaret Atwood. In: VI Semana da Licenciatura em História, 2016, Goiânia. Anais da VI Semana da Licenciatura em História. Goiânia: IFG, 2016.
-
PARUCKER, I. G. . A CAVALARIA E AS SIETE PARTIDAS: REPRESENTAÇÕES E APROPRIAÇÕES DE REALIDADES HISTÓRICAS. In: HISTÓRIA, POLÍTICA E PODER NA IDADE MÉDIA: III ENCONTRO DA ABREM CENTRO-OESTE & I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA MEDIEVAL (UEG/UFG/PUC-Go), 2014, Cidade de Goiás. HISTÓRIA, POLÍTICA E PODER NA IDADE MÉDIA: III ENCONTRO DA ABREM CENTRO-OESTE & I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA MEDIEVAL (UEG/UFG/PUC-Go), 2014. v. 1.
-
PARUCKER, I. G. . A cultura impressa: Panfletos ingleses sobre bruxaria (1566 - 1621). In: 21º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E 12º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO DISTRITO FEDERAL, 2015, Brasília. 21º. Congresso de Iniciação Científica da UnB e 12º. Congresso de Iniciação Científica do DF - ÁGUA, ENERGIA E SOCIEDADE, 2015. v. 2. p. 172-172.
-
PARUCKER, I. G. . Siete Partidas, Castela e a cavalaria na Baixa Idade Média: realidades históricas e suas possíveis apropriações. In: 20º. Congresso de Iniciação Científica da UnB e 11º. Congresso de Iniciação Científica do DF, 2014, Brasilia. Conhecimento para uma cultura de paz, 2014. v. 2. p. 195-195.
-
PARUCKER, Isabela G. . Pesquisa histórica com fontes documentais: possibilidades e desafios. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PARUCKER, I. G. . Usos do futuro: distopia como procedimento para pensar a história e seus limites e possibilidades. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PARUCKER, I. G. . Realidades distópicas: diálogos entre história e literatura na reflexão sobre fazer historiográfico e história das mulheres. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PARUCKER, I. G. . Ficcionalizando realidades: relações possíveis entre história e ficção em 'A história da Aia', de Margaret Atwood. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PARUCKER, I. G. . Escritas de si e escrita da história em 'The Handmaid's Tale', de Margaret Atwood: limites e possibilidades na relação entre narrativas ficcionais e a ciência histórica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PARUCKER, I. G. . A cavalaria e as Siete Partidas: representações e apropriações de realidades históricas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PARUCKER, Isabela G. ; OLIVEIRA, A. M. A. ; SANTOS, Ingrid Engel Alves dos. ; INATOMI, K. L. S. . arte em processo. Brasília: CAIXA Cultural Brasília, 2025 (Catálogo de exposição).
-
PARUCKER, Isabela G. ; OLIVEIRA, A. M. A. ; INATOMI, K. L. S. . Reticências... Tempo e Espaço em Yara Tupynambá e Anna Bella Geiger. Brasília: CAIXA, 2023 (Catálogo de exposição).
-
PARUCKER, Isabela G. . Inovação na história da CAIXA. Brasília: CAIXA, 2023 (Texto institucional).
-
PARUCKER, Isabela G. . Caixa Econômica Federal: Panorama Histórico. Brasília: CAIXA, 2023 (Texto institucional).
Outras produções
PARUCKER, Isabela G. ; LINKEVICIUS, D. . Coordenadora de ST do IX Encontro ANPUH-DF - Pensar historicamente o século XXI: desafios e possibil. 2020. (Coordenação de Simpósio Temático).
PARUCKER, I. G. . Atas do X Encontro Internacional de Estudos Medievais (EIEM) da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM) ? Diálogos Ibero-americanos. 2014. (Editoração/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2015
A cultura impressa: Panfletos ingleses sobre bruxaria (1566-1621), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Isabela Gomes Parucker - Integrante / André Gustave de Melo Araújo - Coordenador.
-
2013 - 2014
Siete Partidas, Castela e a cavalaria na Baixa Idade Média: realidades históricas e suas possíveis apropriações., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Isabela Gomes Parucker - Integrante / Maria Filomena Pinto da Costa Coleho - Coordenador / Amanda Oliveira de Faria Junqueira - Integrante / Dayane Faria de Souza - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. , SAUS Quadra 5, Lote 6, Bloco H, Asa Sul, 70070912 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 32176427, URL da Homepage:
Experiência profissional
2025 - Atual
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e TecnologiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnologista, Carga horária: 40
2022 - 2025
CAIXA Cultural BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Historiadora, Carga horária: 44
2022 - 2022
Conselho Federal de MedicinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
2011 - 2012
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DFVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Isabela Gomes Parucker e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?