Ana Mauriceia Castellani

Possui graduação em Química (UEL) e em Pedagogia (UNICSUL), mestrado em Química (UFSCar) e doutorado em Química (UNICAMP). É professora da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), atuando na graduação e nos Programas de Mestrado e Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Desenvolve pesquisas interdisciplinares voltadas à integração de metodologias inovadoras e tecnologias digitais na educação, com ênfase em inteligência artificial aplicada ao ensino e à escrita científica.Tem experiência consolidada em ensino superior, orientação de trabalhos acadêmicos e desenvolvimento de soluções educacionais em ambientes presenciais e a distância. Atua em projetos de pesquisa e extensão relacionados à curadoria de conteúdos digitais, formação docente, inclusão digital e criação de ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem.Atualmente coordena projetos como Mapeamento e análise de Ferramentas de Inteligência Artificial no Ambiente Educacional e Conectando Gerações, e tem apresentado resultados em eventos científicos nacionais e internacionais, a exemplo do Congresso Internacional de Inovação e Pesquisa, Pint of Science e VI Fenda Dixital. Orienta alunos em níveis de graduação, mestrado e doutorado, com ênfase na formação crítica e inovadora de pesquisadores capazes de propor soluções transformadoras para a educação e a sociedade.

Informações coletadas do Lattes em 15/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Química

1997 - 2002

Universidade Estadual de Campinas
Título: Imobilização de Compostos Porfirínicos e de Ftalocianina em Matrizes Sílica-Titânia Obtidas pelo Processo Sol-Gel: Caracterização e Aplicação como Sensor de Oxigênio
Orientador: Yoshitaka Gushikem
, Ano de obtenção: 2002. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Mestrado em Química

1995 - 1997

Universidade Federal de São Carlos
Título: Investigação do Comportamento da Ftalocianina de Molibdênio e Estudos da Imobilização Em Superfície de Sílica Gel Enxertada Com Óxido de Nióbio. 1997, Ano de Obtenção: 1997
Wania da Conceição Moreira.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em MBA em Inteligência Artificial e Big Data

2024 - 2024

Universidade Norte do Parana

Especialização em Aprendizagem Criativa e Pensamento Computacional

2024 - 2024

Universidade Norte do Parana
Título: Não

Especialização em Pedagogia empresaria

2022 - 2022

Universidade Norte do Parana
Título: Não foi exigida a monografia

Especialização em Neurociências e Educação

2020 - 2022

Sapiens - Instituto de Psicologia, Sapiens
Título: Plano de Desenvolvimento Individual - PDI
Orientador: Thais Dell Oro de Oliveira

Especialização em MBA - Projetos em Aplicações Digitais

2019 - 2020

Universidade Norte do Parana
Título: Não foi exigida a monografia

Especialização em Educação a Distância

2005 - 2006

Faculdade de Tecnologia SENAC Florianópolis, FATEC Fpolis
Título: Uma proposta de curso de tecnologia de gestão de agronegócio na modalidade à distância
Orientador: Maride Borba da Silva

Graduação em Pedagogia

2017 - 2018

Universidade Cruzeiro do Sul

Graduação em Quimica Bacharelado / Licenciatura

1990 - 1993

Universidade Estadual de Londrina

Formação complementar

2014 - 2014

Curso de Normatização de Arquivos Acadêmicos. (Carga horária: 15h). , Instituto Keynes, KEYNES, Brasil.

2005 - 2005

Gestão de Produção de Material Didático para Curso. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2005 - 2005

Gestão, Planejamento e Modelagem de Cursos a Distâ. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2000 - 2000

Técnicas para Criação de Cursos por EDMC. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2000 - 2000

A QUÍMICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.

Organização de eventos

CASTELLANI, A. M. . Defesa TCC 2022-2. 2022. (Outro).

GARCIA, C. L. ; CASTELLANI, A. M. ; FALDA, L. P. ; CHALLIOL, A. Z. . Semana de Estudos Contemporâneos - Projeto de Produção de Biogás. 2022. (Concurso).

GARCIA, C. L. ; CASTELLANI, A. M. ; FALDA, L. P. ; CHALLIOL, A. Z. . Semana de Estudos Contemporâneos - Rompimento Ponte de Palitos. 2022.. 2022. (Concurso).

CASTELLANI, A. M. . 13 º congresso Internacional de Educação a Distância. 2007. (Congresso).

CASTELLANI, A. M. . I CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE. 2004. (Congresso).

Participação em eventos

Apoiar a disseminação da produção científica e tecnológica no país, incentivando a inovação e a geração de conhecimentos, de parcerias e de produtos;. 2024. (Outra).

I Congresso Internacional de Inovação E Pesquisa.. 2024. (Congresso).

I Congresso Internacional de Inovação E Pesquisa.. 2024. (Congresso).

ENCONTRO EMPRESARIAL LIDERE 2020 DIGITAL. 2020. (Encontro).

II ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR.?A ciência ao alcance do jovem?. 2014. (Encontro).

22nd ICDE - World Conference on Distance Education. Qualification of Health Agents in the Orientation of Domiciliary Medicine and use of the Home Carer: a distance-learning experience. 2006. (Congresso).

12 º CIED - Congresso Internacional de Educação a Distância. 2005. (Congresso).

VII Mostra de Profissões.QUÍMICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. 2004. (Outra).

11 ENQA, Encontro Nacional de Química Analítica.Utilização Da Ftalocianina De Ferro Tetrassulfonada Imobilizada Em Silica/Titanio Na Determinação De Oxigênio. 2001. (Encontro).

International Symposium on New Materials for Electrochemical Systems,.The Use Of Carbon Paste Electrodes Modified With Cobalt Tetrasulfonated Phthalocyanine Adsorbed In Silica/Titania In The Reduction Of Oxygen. 2001. (Simpósio).

23a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.Imobilização da Ftalocianina Tetrassulfonada de Cobalto na Matriz Sílica-Titânio e Investigações Eletrocatalítica. 2000. (Encontro).

II Encontro de Ambientes Educacionais na Rede Internet. 2000. (Encontro).

XL Congresso Brasileiro de Química. A Utilização de Matrizes Inorgânicas Modificadas com Porfirinas para a Construção de Sensores de Oxigênio. 2000. (Congresso).

50th ISE Meeting.Oxygen Reduction Electrocatalytic Activity Of The Immobilized Porphyrin In The Composite SiO2/TiO2/Sb2O5. 1999. (Encontro).

50th ISE Meeting.Oxygen Electroreduction to Water by Cobalt(II)-tetrakis(1-methyl-4-pyridil)porphyrin Adsorbed on silica-titania-phosphate mixed oxide. 1999. (Encontro).

13º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências de Materiais. Propriedades de Porfirinas Adsorvidas no Compósito SiO2/TiO2/Sb2O5. 1998. (Congresso).

21a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.ESTUDO DAS PROPRIEDADES DA (N-METIL-PIRIDIL) PORFIRINA DE COBALTO ADSORVIDO NO COMPÓSITO SÍLICA-TITÂNIO-FOSFATO. 1998. (Encontro).

20a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.INVESTIGAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA FTALOCIANINA MOLIBDÊNIO E ESTUDO DA IMOBILIZAÇÃO EM SUPERFÍCIE DE SÍLICA GEL MODIFICADA. 1997. (Encontro).

VIII semana de Química e II Jornada de Bioquímica..AVALIAÇÃO DO EMPREGO DO PENTACLOROFENOL DA FERMENTAÇÃO ALCÓOLICA. 1991. (Outra).

VII SEMANA DA QUÍMICA E I JORNADA DE BIOQUÍMICA. 1990. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Andressa Caroliny de Lima Paulino

CASTELLANI, A. M.; SIMOES, D. S. L.; VIDIGAL, L.. Alfabetização e letramento: o papel das competências socioemocionais. 2025. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Marlene da Silva Araújo

SILVA, K. A. G. E.; SALES, A.;CASTELLANI, A. M.. A percepção de professores do Ensino Médio naprodução da escrita do discurso dissertativo argumentativo com o uso da Plataforma Letrus?,. 2025. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

Aluno: Leandro Silva de Britto

SALUM, T. G. B.; ROLIM, A. T.;CASTELLANI, A. M.. O uso de metodologias ativas em consultorias de um módulo temático de medicina: Impactos na motivação e aprendizagem. 2024. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

Aluno: Cibely De Oliveira Campos

CASTELLANI, A. M.SILVA, S. F. K.; SILVA, F. F.. STORYTELLING E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2024. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Felipe Ferreira Cossich

CASTELLANI, A. M.GONÇALVES, Jose Eduardo; Reis, A. V. Estudo da Consciencia sustentável baseado na certificação Leed: aplicação prática em edificação certificada e avaliação da implementação em construtoras de maringá. 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Limpas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Rosana Cristina M

CASTELLANI, A. M.. Trassi. Tabela Periódica Interativa: um Estímulo à Compreensão. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em química) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Elsa Bergmann

CASTELLANI, A. M.. Um Estudo sobre Química em Nível Médio. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em química) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: ANA CAROLINA RODOLFO OLIVEIRA

CASTELLANI, A. M.. A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Tecnologia Pitágoras - Unidade Londrina.

Aluno: ANA JULIA LEITE BÜHRER

CASTELLANI, A. M.. A NEUROCIÊNCIA DO APRENDIZADO LÚDICO DE CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS NO ÂMBITO ESCOLAR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pitágoras de Londrina (PR).

Aluno: CAROLINE ELOYSA PEREIRA DA SILVA

CASTELLANI, A. M.. JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pitágoras de Londrina (PR).

Aluno: CAROLINE FERNANDES PEGO DA SILVA

CASTELLANI, A. M.. A LUDICIDADE E O ENSINO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pitágoras de Londrina (PR).

Aluno: CLEIDE EUNICE LAMIM DE OLIVEIRA

CASTELLANI, A. M.. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pitágoras de Londrina (PR).

Aluno: DEBORA APARECIDA FIGUEIREDO DA SILVA

CASTELLANI, A. M.. LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, UM RECURSO LÚDICO E EDUCATIVO.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pitágoras de Londrina (PR).

Aluno: FABIANA COITO SILVERIO

CASTELLANI, A. M.. A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO E LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pitágoras de Londrina (PR).

Aluno: GEISIANY APARECIDA DA SILVA CIPRIANO DIAS

CASTELLANI, A. M.. A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pitágoras de Londrina (PR).

Aluno: HELOISE PEREIRA DE SOUZA

CASTELLANI, A. M.. A ULTILIZAÇÃO DA LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGOCICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pitágoras de Londrina (PR).

Aluno: HELOISE PEREIRA DE SOUZA

CASTELLANI, A. M.. A ULTILIZAÇÃO DA LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGOCICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pitágoras de Londrina (PR).

Aluno: LARISSA RAQUEL SANTOS CARVALHO

CASTELLANI, A. M.. A FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS PELA METODOLOGIA DE ENSINO DE PIKLER APLICADA À LUDICIDADE DOS JOGOS EDUCACIONAIS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pitágoras de Londrina (PR).

Aluno: LETICIA GABRIELA GHISLERE PINTO

CASTELLANI, A. M.. JOGOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pitágoras de Londrina (PR).

Aluno: LORRAYNE GABRIELLA DE ANDRADE

CASTELLANI, A. M.. O LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pitágoras de Londrina (PR).

Aluno: LUANA SCARLATTY PEREIRA ESTEVO

CASTELLANI, A. M.. LUDICIDADE E EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pitágoras de Londrina (PR).

Aluno: NATHALIA SUAVE RODRIGUES

CASTELLANI, A. M.. A LUDICIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pitágoras de Londrina (PR).

Aluno: PRISCILA GABRIELA EVANGELISTA

CASTELLANI, A. M.. A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pitágoras de Londrina (PR).

Aluno: Larissa Lopes de Almeida

CASTELLANI, A. M.. A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pitágoras de Londrina (PR).

Aluno: FRANCIELY ROMERO GUERRA

GERRA, FRANCIELY R.;CASTELLANI, A. M.. ESTUDO DAS APLICAÇÕES DA QUITOSANA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em farmacia) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: LUCIANA ARAÚJO

CASTELLANI, A. M.. AVANÇOS DAS TERAPIAS FARMACOLÓGICAS PARA O CANCER DE MAMA: UMA REVISÃO DA LITERATURA COM FOCO NO TAMOXIFENO E NOS INIBIDORES DE AROMATASE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em farmacia) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: ELIANE LARROSA LIMA

CASTELLANI, A. M.. ANÁLISE DE CONTROLE DE QUALIDADE DE AMOSTRAS COMERCIAIS DE MAYTENUS ILICIFOLIA EX. REISS COMERCIALIZADAS EM FARMÁCIAS DA CIDADE DE MARINGÁ. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em farmacia) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Jaqueline Akemi Iwama

CASTELLANI, A. M.. GUIA DE USO DE MEDICAMENTOS PARA CUIDADORES DOMICILIARES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em farmacia) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Patrícia Botti

CASTELLANI, A. M.. ESTUDO ESPECTROFOTOMÉTRICO DO EXTRATO DA PLANTA CAMELLIA SINENSIS E DO CHÁ VERDE PARA PROTEÇÃO UV. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em farmacia) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: ELIETE VENSKE CENCI

CASTELLANI, A. M.. USO DE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS E PLANTAS MEDICINAIS PELA POPULAÇÃO DO BAIRRO JARDIM ALVORADA EM MARINGÁ. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: FERNANDA MARONEZI

CASTELLANI, A. M.. OS BENEFICIOS DA VITAMINA C EM USO TÓPICO E SUA VIABILIDADE DE APLICAÇÕES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em farmacia) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Letícia Rocco Pereira

Sator, Claudenice;CASTELLANI, A. M.GONÇALVES, Jose Eduardo. Controle de qualidade na determinação físico-química, princípio ativo de matéria prima e produto acabado. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em farmacia) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Marcelo Aguiar Cavalheiro

GONÇALVES, Jose Eduardo; Sator, Claudenice;CASTELLANI, A. M.. Análises de águas de córregos da região de Maringá. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Kézia Peres Gualda

GONÇALVES, Jose Eduardo; Sator, Claudenice;CASTELLANI, A. M.. Liberação controlada de fármacos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em farmacia) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Fabiana Chilante Ghellere

GONÇALVES, Jose Eduardo; Sator, Claudenice;CASTELLANI, A. M.. Estabilidade e compatibilidade na preparação da nutrição parenteral.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em farmacia) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Lázara Garcia Machado

Sator, Claudenice;GONÇALVES, Jose EduardoCASTELLANI, A. M.. Método de cromatografia líquida de alta eficiência e sua aplicabilidade nas Ciências Farmacêutica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em farmacia) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Lilian Kate Pereira

Sator, Claudenice;GONÇALVES, Jose EduardoCASTELLANI, A. M.. Marcadores de qualidade da própolis no Brasil utilizada terapeuticamente e determinação de lipídios e proteínas da própolis verde de Maringá. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Juliano Cattto

CASTELLANI, A. M.. Estudo da ação anti-inflamatória e adstringente da pomada de barbatimão - Stryphnodendron adstringens. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Sinara Cristiane de Souza

GONÇALVES, Jose EduardoCASTELLANI, A. M.. DESENVOLVIMENTO DE UM MEDICAMENTO FITOTERÁPICO, "A BASE DE EXTRATO FLUIDO DE GUACO, FOLHA DE FORTUNA, GENGIBRE, LIMÃO, EUCALIPTO, UTILIZADO COMO FORMA FARMACÊUTICA XAROPE SIMPLES. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em farmacia) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: CRISTIANE GOMES DA SILVA PINHELI

CASTELLANI, A. M.; CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri. EFICÁCIA DA PARAMOCINA E DA PRÓPOLIS NO TRATAMENTO TÓPICO DA LEISHMANIOSE CUTÂNEA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em farmacia) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: ADRIANA REGINMA GARBUGIO

CASTELLANI, A. M.. EXTRATOS NATURAIS X TRATAMENTO DE PELE: ESTUDO DE UM CREME CONTENDO BIOFERMENTADO DE ASPERGILLUS, EXTRATO DE ARROZ, EXTRATO DE GRAPFRUIT E EXTRATO DE UVA-URSI. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em farmacia) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Hugo Leonardo Victorino

CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri;CASTELLANI, A. M.. PRODUÇÃO DE CAPSULAS PARA A REDUÇÃO DE PESO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em farmacia) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

CASTELLANI, A. M.. III Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Xinetífica do Cesumar. 2006.

CASTELLANI, A. M.. Comissão Científica do I Congresso Interdisciplinar de Saúde.. 2004. Centro Universitário de Maringá.

Orientou

Gabriel Manganaro Ramos Quirino

Ambiente Digital de Cooperação Institucional para Supervisores de Estágio; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Yuri Mendes Mostagi

Competências e Habilidades na Transição da Educação Básica para o Ensino Superior: Uma Proposta de Letramento Digital; ; Início: 2025; Tese (Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Flávia Pellissari Pomin Frutos

Inovação como eixo estratégico no ensino superior: percepções e práticas de professores e estudantes na era do letramento digital; Início: 2025; Tese (Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, CAPES; (Orientador);

Irlaine Cutrim Helal Cavalcante

As transformações das Inteligências Artificiais na Carreira Docente :Um estudo sobre a Ia e a formação com docentes do curso de Pedagogia; Início: 2024; Tese (Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Alice de Souza Garla Matocano

O Futuro da Aprendizagem: Mapeamento e Análise de Ferramentas de Inteligência Artificial no Ambiente Educação; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná, Fundação Nacional de Desenv; do Ensino Superior Particular; (Orientador);

Daniela dos Santos Pereira

LETRAMENTO CIENTÍFICO E PCIT EAD: UMA POSSIBILIDADE PARA O AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA GRADUAÇÃO; 2024; Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, ; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Raíra Cibelle Roama Alves

Recursos educacionais digitais: estratégias para seleção, organização e disponibilização para a prática docente; 2024; Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, CAPES; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Andréa Mendes Falkoski

A AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EM LONDRINA; 2024; Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, ; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Luana Bueno dos Santos

AVALIAÇÃO POR MEIO DE PARECERES DESCRITIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES ACERCA DA COMPREENSÃO DOS PROFESSORES SOBRE LINGUAGEM, DESENVOLVIMENTO INFANTIL E ACOLHIMENTO NAS TURMAS DE CB DA REDE MUNICIPAL DE LONDRINA; 2024; Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, CAPES; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Regina de Souza,

Educação Infantil no Campo: Uma revisão de Literatura; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Gestão Ambiental) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Graciane Viana; Mariangela Richart

Educação do Campo: o ensino de geografia e suas atribuições para uma reforma curricular; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Gestão Ambiental) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Renata maria Gluzezak; Andrea Maria Montanha; Rafaela Bernar

Análise da educação do campo no Paraná; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Gestão Ambiental) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Nilva Carmo; Paula Siqueira Carletto

Reflexões sobre a educação do campo e a sustentabilidade: uma revisão de literatura; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Gestão Ambiental) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Salete Silvina Fruehauf; Carem REgina Grazioli

O processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa na educação do campo no ensino fundamental II; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Gestão Ambiental) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

ELISA FERNANDES DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS DO CAMPO: UMA REVISÃO DE LITERATURA; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

MAIQUELI PANASSOLO

PERSPECTIVA DE FUTURO PARA OS ALUNOS DO CAMPO AO CONCLUÍREM O ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE RIO BONITO DO IGUAÇU-PR; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

CRISTIANE BARTOSKI

EDUCAÇÃO DO CAMPO: Abordagem Histórica, Conferências e Diretrizes Curriculares no Estado do Paraná; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

CLARICE BORTOLUZZI

AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

ANA KARIN MARCHEL PALUCH

ANA KARIN MARCHEL PALUCH DIONEIA APARECIDA PEDROSO EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS: ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DA FORMAÇAO BÁSICA DO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO PROFESSORA FABIANA PIMENTEL; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Fábio dos Reis Garczarek

A TÉCNICA E A TECNOLOGIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DR; MUNHOZ DA ROCHA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

CAMILA MARIA AUGUSTO PINTO PETRECHEN

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Variação Linguística no contexto da Educação do Campo; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

FLORINDO ANTONELO

LIXO COM CAPRICHO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

IVONE LOURENÇO

A LIMITAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO NA ESCOLA DO CAMPO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Aline Vacarri; Sheila Lucas dos Santos

Matemática Financeira: uma proposta de intervenção nas escolas do campo; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Gestão Ambiental) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Evane Aparecida de Freitas; Rodrigo dos Santos

a implantação da Escola do Campo: uma revisão bibliográfica; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Gestão Ambiental) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

EDITE CÁSSIA STIPP DA SILVA

O CICLO HIDROLÓGICO: Visão Rural e Urbana; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Elton Pontarolo de Abreu

Educação do Campo no contexto das classes multisseriadas: relatos dos educadores de Cantagalo; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Gestão Ambiental) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

SIMONE DA COSTA SAGIONETI

Casa Familiar rural de Candói- um novo jeito de ser aluno/agricultor; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Gestão Ambiental) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

SIMONE DA COSTA SAGIONETI

CASA FAMILIAR RURAL DE CANDÓI ? UM NOVO JEITO DE SER ALUNO/AGRICULTOR; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Sandra Regina Scarparo

Análise da Caracterização dos resíduos sólidos do Município de Jesuitas - PR; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Gestão Ambiental) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Valdelice do Amaral Fagundes Alves

A influência do homem em relação ao meio ambiente no município de Assis Chateubriand -PR; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Gestão Ambiental) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Cássia Renata Fabrício

Humanização da Assistencia da enfermagem no pronto socorro: revisão bibliográfica; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Urgência E Emergência) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Airton de Castro Souza

TCE - aspectos gerais e protocolo de atendimento intra-hospitalar; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Urgência E Emergência) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Dulcilene José Baptista

Assistencia de Enfermagem ao paciente com cancer de colo de útero; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Urgência E Emergência) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Carlos Alberto Manganaro

O papel do enfermeiro no atendimento pré hospitalar: emergências obstétricas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Urgência E Emergência) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Rosana Cristina M

Trassi; Tabela Periódica Interativa: um Estímulo à Compreensão; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Elsa Bergmann

Um Estudo sobre Química em Nível Médio; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Patrícia Botti

Estudo espectrofométrico do extrato da planta Camellia sinensis e do chá verde para a proteção contra a luz ultravioleta; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Ana Mauriceia Castellani

ESTUDO DAS APLICAÇÕES DA QUITOSANA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em farmacia) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Fabiana Chilante Ghellere

Estabilidade e compatibilidade na preparação da nutrição parenteral; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Kézia Peres Gualda

Liberação controlada de fármacos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em farmacia) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Ana Mauriceia Castellani;

Produções bibliográficas

  • ALVES, R. C. R. ; Fernandes, F. N. ; CASTELLANI, A. M. ; SILVA, S. F. K. . Evolução dos Termos Objetos de Aprendizagem, Ferramentas Digitais e Recursos Educacionais Digitais na Educação Brasileira: Análise de Teses e Dissertações (2015-2023). REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS , v. 25, p. 10-18, 2024.

  • CASTELLANI, A. M. ; SHIMASAKI, R. ; PRADO, M. E. B. B. ; Fernandes, F. N. . Uso de Inteligência Artificial em Sistemas de Tutores Inteligentes. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS , v. 24, p. 507-512, 2023.

  • GONÇALVES, Jose Eduardo ; CASTELLANI, A. M. ; MARTINELLI, Heveline Krombauer ; GONÇALVES, Regina Aparecida Correia . Avaliação do controle de qualidade realizado nas farmácias de manipulação e homeopáticas de Maringá.. Acta Scientiarum (UEM) , v. 27, p. 137-143, 2003.

  • CASTELLANI, A. M. ; GONÇALVES, Jose Eduardo ; GUSHIKEM, Yoshitaka . The Use Of Carbon Paste Electrodes Modified With Cobalt Tetrasulfonated Phthalocyanine Adsorbed In Silica/Titania In The Reduction Of Oxygen. Journal of New Material for Electrochemical Systems, v. 5, n.3, p. 169, 2002.

  • CASTELLANI, A. M. ; GONÇALVES, Jose Eduardo ; TRASSI, R. C. M. ; TOLEDO, E. . Tabela Periódica Interativa: um Estímulo à Compreensão. ACTA SCIENTIARUM, Maringa, v. 23, n.6, p. 1335-1339, 2002.

  • CASTELLANI, A. M. ; GONÇALVES, Jose Eduardo ; GUSHIKEM, Yoshitaka . Study of Preparation and Electrochemical Property of Cobalt (II) Methy-pyrydil-porphyrin Adsorbed on SiO2/TiO2/Sb2O5. Electroanalysis, v. 13, n.13, 2001.

  • CASTELLANI, A. M. ; GUSHIKEM, Yoshitaka . Electrochemical Properties of a Porphyrin-Cobalt (II) Adsorbed on Silica-Titania-Phosphate Composite Surface Prepared by the Sol-Gel Method. ?Electrochemical Properties of a Porphyrin-Cobalt (II) Adsorbed on Silica-Titania-Phosphate Composite Surface Prepared by the Sol-Gel Method, v. 230, p. 195-1999, 2000.

  • CASTELLANI, A. M. ; Fernandes, F. N. . Pesquisa Científica: abordagens e classificações. In: BERTOLINI, S. M. M. G. ; Ana Paula Machado Velho ; Gonçalves, José Eduardo ; MACUCH, R. S. ; SILVA, L. E. K. .. (Org.). Estrutura do Trabalho Científico.. 1ed.Jundiai - SP: Paco Editorial, 2016, v. 1, p. 89-107.

  • CASTELLANI, A. M. . Carbonatação do Concreto: compreendendo, medindo e mitigando um adversário invisível.. Revista Técnica Platinense, Santo Antonio da Platina, p. 15 - 18, 01 out. 2023.

  • Fernandes, A. F. C. ; FALKOSKI, A. M. ; CASTELLANI, A. M. . A DANÇA COMO FERRAMENTA TERAPÊUTICA PARA PESSOAS NEURODIVERGENTES: UMA ABORDAGEM SOB A VISÃO JUNGUIANA. In: I Congresso Internacional de Inovação e Pesquisa, 2024, Londrina. Anais do I Congresso Internacional de Inovação e Pesquisa, 2024.

  • SANTOS, L. B. ; CASTELLANI, A. M. . Avaliação de bebês na creche: uma análise bibliográfica das pesquisas pós-BNCC. In: I Congresso Internacional de Inovação e Pesquisa, 2024, Londrina. Anais do I Congresso Internacional de Inovação e Pesquisa, 2024.

  • ALVES, R. C. R. ; Fernandes, F. N. ; CASTELLANI, A. M. ; SILVA, S. F. K. . EDUCAÇÃO EM TEMPOS DIGITAIS: O PAPEL DO PROFESSOR COMO CURADOR DE CONTEÚDOS. In: I Congresso Internacional de Inovação e Pesquisa, 2024, Londrina. Anais do I Congresso Internacional de Inovação e Pesquisa, 2024.

  • CASTELLANI, A. M. . A MOTIVAÇÃO DO JOVEM PARA A PESQUISA. In: II Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior da Universidade Estadual de Londrina, 2014, Lodnrina. II Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior da Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2014. v. 1.

  • CASTELLANI, A. M. ; AMADEI, J. L. ; IWAMA, J. A. ; LAZILHA, F. . Qualification of Health Agents in the Orientation of Domiciliary Medicine and use of the Home Carer: a distance-learning experience. In: 22nd ICDE - World Conference on Distance Education, 2006, Rio de Janeiro. ualification of Health Agents in the Orientation of Domiciliary Medicine and use of the Home Carer: a distance-learning experience, 2006.

  • LAZILHA, F. ; SILVA, R. C. J. ; CASTELLANI, A. M. . Projeto para um Curso de Capacitação em Libras na Modalidade à Distância. In: 3º. Congresso e Exposição Internacional de e-Learning e Tecnologia Educacional, 2006,, 2006, São Paulo. 3º. Congresso e Exposição Internacional de e-Learning e Tecnologia Educacional, 2006,, 2006. v. 1.

  • PAULA, C. D. ; CASTELLANI, A. M. . A ABSTRAÇÃO NO ENSINO DA LEITURA: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA COMPREENSÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL,. In: 27º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - EAC, 2024, ONLINE. 27º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - EAC, 2024. v. 1. p. 1.

  • DUARTE, A. M. ; CASTELLANI, A. M. . A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA QUALIDADE TEXTUAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE COESÃO E CLAREZA NA ESCRITA ACADÊMICA. In: 27º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - EAC, 2024, ONLINE. 27º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - EAC, 2024.

  • OLIVEIRA, C. J. ; CASTELLANI, A. M. . AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ESTÁGIO CURRICULAR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. In: 27º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - EAC, 2024, ONLINE. 27º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - EAC, 2024.

  • PAVANELLI, J. S. M. ; CASTELLANI, A. M. . PCD NA UNIVERSIDADE: CAMINHOS PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. In: 27º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - EAC, 2024, ONLINE. 27º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - EAC, 2024.

  • SANTOS, M. C. B. ; CASTELLANI, A. M. . DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE IA NA FORMAÇÃO DE COORDENADORES EDUCACIONAIS,. In: 27º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - EAC, 2024, ONLINE. ANAIS DO 27º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - EAC, 2024.

  • SANTOS, L. B. ; CASTELLANI, A. M. ; ALVES, R. C. R. . CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO AUTISMO COM O APOIO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL,. In: 27º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - EAC, 2024, ONLINE. ANAIS DO 27º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - EAC, 2024.

  • PINTO, M. F. B. ; CASTELLANI, A. M. . METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA: IMPACTOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO PROFISSIONAL. In: 27º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - EAC, 2024. ANAIS DO 27º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - EAC.

  • DAURICIO, J. S. ; CASTELLANI, A. M. . NAVEGANDO NA INCERTEZA: SUPERANDO RUÍDOS E AMBIGUIDADES NA CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL,. In: 27º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - EAC, 2024, ONLINE. ANAIS DO 27º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - EAC, 2024.

  • MARTINS, E. P. ; CASTELLANI, A. M. ; PRADO, M. E. B. B. . UM OLHAR SOBRE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE APOIO NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: 27º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - EAC, 2024, ONLINE. ANAIS DO 27º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - EAC, 2024.

  • CASTELLANI, A. M. ; GONÇALVES, Jose Eduardo ; GUSHIKEM, Yoshitaka . The use of carbon paste electrode modified with cobalt (II) tetrasulphophalocyanine adsorbed on silica/titania for reduction of dissolved dioxygen. In: new materials for electrochemical systems IV, 2001, Montreal, Quebec, Canadá. Extended abstracts of tne fourth international symposium on new materials for electrochemical systems, 2001. v. 1.

  • CASTELLANI, A. M. . INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PESQUISA CIENTÍFICA: DA REVISÃO DE LITERATURA A SISTEMATIZAÇÃO DOS RESULTADOS.. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTELLANI, A. M. ; FRIGERI, R. A. . Criatividade e Inteligência Artificial Podem andar Juntas?. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, T. V. L. ; CASTELLANI, A. M. ; Fernandes, F. N. ; SILVA, S. F. K. ; KUNTZ, L. R. . PARCERIAS QUE TRANSFORMAM: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, FORMAÇÃO DOCENTE E PRODUÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Fernandes, F. N. ; ARAUJO, T. V. L. ; CASTELLANI, A. M. ; SILVA, S. F. K. ; KUNTZ, L. R. . A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO CO-ORIENTADORA NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA CIENTÍFICA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES, R. C. R. ; CASTELLANI, A. M. ; ARAUJO, T. V. L. . PROMPTS PARA PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM ÉTICA E INOVADORA NO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTELLANI, A. M. ; SANTOS, L. B. . PROMPTS PARA A CURADORIA DE MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTELLANI, A. M. . NÃO É PRECISOTEMER, APENAS REGULAR: OS DESAFIOS DA IA NO BRASIL. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CASTELLANI, A. M. . DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS: UM PROBLEMA AMBIENTAL. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTELLANI, A. M. . DETERMINAÇÃO ESPECTOFOTOMÉTRICA DE DIPIRONA EM PRODUTOS FARMACÊUTICOS COMERCIAIS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTELLANI, A. M. . TITULOMETRIA DE OXIDAÇÃO-REDUÇÃO: DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE DIPIRONA SÓDICA POR IODIMETRIA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUTSCHENKO, F. ; GONÇALVES, Jose Eduardo ; CASTELLANI, A. M. . Determinação de matéria-prima e princípio ativo de fármacos por análise potenciométrica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINELLI, Heveline Krombauer ; CASTELLANI, A. M. ; GONÇALVES, Jose Eduardo . Controle de Qualidade de matéria-prima e produto acabado na elaboração de fármacos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTELLANI, A. M. ; GUSHIKEM, Yoshitaka . UTILIZAÇÃO DA FTALOCIANINA DE FERRO TETRASSULFONADA IMOBILIZADA EM SÍLICA/TITÂNIO NA DETERMINAÇÃO DE OXIGÊNIO. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTELLANI, A. M. ; GONÇALVES, Jose Eduardo ; GUSHIKEM, Yoshitaka . ESTUDO AMPEROMÉTRICO DA TETRA-METIL-PIRIDIL PORFIRINA DE COBALTO IMOBILIZADA NA MATRIZ SILICA-TITANIO-ANTIMONATO. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTELLANI, A. M. ; GUSHIKEM, Yoshitaka . IMOBILIZAÇÃO DA FTALOCIANINA TETRASSULFONADA DE COBALTO NA MATRIZ SILICA-TITANOI E INVESTIGAÇÕES ELETROCATALÍTICAS. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTELLANI, A. M. ; GUSHIKEM, Yoshitaka . ESTUDO DAS PROPRIEDADES DA (N-METIL-PIRIDIL) PORFIRINA DE COBALTO ADSORVIDO NO COMPÓSITO SÍLICA-TITÂNIO-FOSFATO. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTELLANI, A. M. . INVESTIGAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA FTALOCIANINA MOLIBDÊNIO E ESTUDO DA IMOBILIZAÇÃO EM SUPERFÍCIE DE SÍLICA GEL MODIFICADA. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTELLANI, A. M. . AVALIAÇÃO DO EMPREGO DO PENTACLOROFENOL DA FERMENTAÇÃO ALCÓOLICA. 1991. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, V. H. ; KERNKAMP, E. M. M. ; SENTONE, A. T. ; AQUINO, M. M. ; CASTELLANI, A. M. . Sistemas de Informação Gerencial 2024 (Acadêmica).

  • CARVALHO, V. H. ; KERNKAMP, E. M. M. ; SENTONE, A. T. ; AQUINO, M. M. ; CASTELLANI, A. M. . Desenvolvimento de Pessoas - O Ciclo de Treinamento 2024 (Acadêmica).

  • CASTELLANI, A. M. ; KERNKAMP, E. M. M. ; LAFFRANCHI, R. F. . Projetos de Pesquisa em Administração - Área: Gestão Financeira 2024 (Acadêmica).

  • CASTELLANI, A. M. ; CARVALHO, V. H. ; LAFFRANCHI, R. F. . Projetos de Pesquisa em Administração - Área: Gestão de Recursos Humanos 2024 (Acadêmica).

  • CASTELLANI, A. M. . Estruturação Para TCC - Primeiros Passos 2024 (Acadêmica).

  • CASTELLANI, A. M. ; LAFFRANCHI, R. F. ; CARVALHO, V. H. . Projetos de Pesquisa em Administração - Área: Gestão de Marketing 2024 (Acadêmica).

  • CASTELLANI, A. M. ; VIOTO, J. R. B. ; CARVALHO, R. S. . Alfabetização no Ensino Fundamental - Problemas de Pesquisa para TCC 2024 (Acadêmica).

  • CASTELLANI, A. M. ; VIOTO, J. R. B. ; CARVALHO, R. S. . Pedagogia Freinet no Século XXI - Uma Abordagem Humanizadora para a Educação. 2024 (Acadêmica).

  • CASTELLANI, A. M. ; VIOTO, J. R. B. ; CARVALHO, R. S. . Pedagogia Montessoriana Uma Abordagem Individualizada para a Educação Infantil 2024 (Acadêmica).

  • MOSTAGI, Y. M. ; CASTELLANI, A. M. ; ROMAO, A. A. . Geração de Energia Elétrica 2023 (Acadêmica).

  • CASTELLANI, A. M. ; MOSTAGI, Y. M. ; COSTA, B. L. G. ; ROMAO, A. A. . Biomassa e biocombustíveis  2023 (Acadêmica).

  • MOSTAGI, Y. M. ; COSTA, B. L. G. ; ROMAO, A. A. ; CASTELLANI, A. M. . Célula de Combustível  2023 (Acadêmica).

  • MOSTAGI, Y. M. ; CASTELLANI, A. M. ; ROMAO, A. A. ; COSTA, B. L. G. . Energia Geotérmica  2023 (Acadêmica).

  • MOSTAGI, Y. M. ; CASTELLANI, A. M. ; ROMAO, A. A. ; COSTA, B. L. G. . Energia Solar  2023 (Acadêmica).

  • MOSTAGI, Y. M. ; CASTELLANI, A. M. ; ROMAO, A. A. ; COSTA, B. L. G. . Energia Eólica  2023 (Acadêmica).

  • MOSTAGI, Y. M. ; CASTELLANI, A. M. ; ROMAO, A. A. ; COSTA, B. L. G. . Energia Maremotriz, Ondomotriz e das Correntes  2023 (Acadêmica).

  • MOSTAGI, Y. M. ; CASTELLANI, A. M. ; ROMAO, A. A. ; COSTA, B. L. G. . Usinas Termoelétricas e Nucleares 2023 (Acadêmica).

Outras produções

CASTELLANI, A. M. . Consultor ad hoc. 2024.

CASTELLANI, A. M. . AVALIADOR AD HOC. 2024.

CASTELLANI, A. M. ; ARAUJO, T. V. L. . IA transforma rotina pedagógica de escola pública de Londrina. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASTELLANI, A. M. . Oficina de Inteligência Artificial na Educação: primeiros passos. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CASTELLANI, A. M. . DESENVOLVENDO O POTENCIAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO UNIVERSO JURÍDICO. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CASTELLANI, A. M. . Quando a Inclusão Encontra a Inteligência Artificia. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CASTELLANI, A. M. . Uso da Inteligência Artificial na Educação: Desafios e possibilidades. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GREGORIO, D. ; SUGUIMOTO, H. H. ; CASTELLANI, A. M. ; Fernandes, F. N. ; POLETI, T. M. F. F. . Primeiros passos na inteligência artificial: Chat GPT. 2024. (Manual).

CASTELLANI, A. M. ; GARCIA, C. L. ; QUIRINO, G. M. R. . Material Explicativo para a Comunidade: Divulgando Conhecimento e Desenvolvendo Habilidades em Alunos de Administração e Contabilidade.. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto).

CASTELLANI, A. M. . EAD Informações básicas aos professores. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CASTELLANI, A. M. . Iniciação Científica: formulação de projetos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CASTELLANI, A. M. . Principais Cadeias de Produção Animal. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CASTELLANI, A. M. . USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CASTELLANI, A. M. . Noções de Internet. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CASTELLANI, A. M. ; FERNANDES, D. S. ; LEMOS, M. C. F. ; LIMA, T. M. ; PERDIGAO, G. M. . Atribuições dos agentes comunitários da saúde. 2022 (Flyer).

CASTELLANI, A. M. ; PENACHIONE, V. ; JONATTA, W. ; MENDES, J. ; DIAS, N. . Educação financeira. Ensinando a melhorar a sua relação com o dinheiro. 2022 (Flyer).

CASTELLANI, A. M. ; OLIVEIRA, G. ; GOMES, J. C. ; DULEBA, R. G. ; PIMENTA, V. . Planejamento financeiro. Aprenda a importância. 2022 (Flyer).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Mapeamento e análise de Ferramentas de Inteligência Artificial no Ambiente Educacional., Descrição: A ascensão da Inteligência Artificial (IA) está remodelando a educação, prometendo transformar práticas pedagógicas através de aprendizado personalizado, por exemplo. Este projeto visa abordar a integração crescente da IA na educação. O problema central a ser pesquisado será: quais ferramentas e plataformas de Inteligência Artificial têm um potencial significativo de integração no ambiente educacional e como elas podem ser escolhidas para otimizar as práticas pedagógicas e os processos de aprendizagem?. O objetivo geral é analisar o uso de ferramentas e plataformas de IA para identificar práticas eficazes que potencializem o ensino e a aprendizagem. A metodologia proposta inclui uma revisão de literatura para fundamentar o estudo e identificar lacunas de pesquisa; mapeamento e categorização de ferramentas de IA utilizadas na educação; análise do uso dessas ferramentas através de entrevistas e questionários; e identificação de melhores práticas e desafios enfrentados na integração da IA na educação. Espera-se que os resultados incluam um inventário classificando ferramentas de IA por tipo, funcionalidade e público-alvo; um relatório sobre a utilização atual dessas tecnologias na educação; e um guia prático destacando as práticas identificadas e os desafios encontrados, com recomendações para a implementação eficaz da IA em contextos educacionais. Os impactos esperados do projeto são significativos. No plano técnico-científico, contribuirá para o conhecimento na interseção da IA e educação; em termos de inovação, fomentará novas práticas pedagógicas; e socialmente, espera-se que melhore a qualidade da educação e a formação de professores, levando a melhores resultados de aprendizagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Mauriceia Castellani - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Outra.

Prêmios

2024

Paraninfa Geral dos Formandos, Universidade Pitágoras Unopar Anahanguera.

2012

Aprovada em 2 º lugar no concurso público para professor de carreira do ensino básico, técnico e tecnológico classe D I, IFPR - Campus Londrina.

2005

Menção Honrosa - Trabalho "Urucum: um corante natural", Cesumar - Cesufarma.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade Pitágoras de Londrina (PR). , Rua Edwy Taques de Araújo, 1.100, Gleba Palhano, 86047500 - Londrina, PR - Brasil, Telefone: (43) 33737333, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - 2017

Kroton Educacional

Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coord. Área de Engenharias e Tecnologias, Carga horária: 44

2014 - 2015

Kroton Educacional

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Curadora de Conteúdos, Carga horária: 44

2017 - Atual

Faculdade Pitágoras de Londrina (PR)

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

2011 - 2017

Faculdade Pitágoras de Londrina (PR)

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professora das disciplinas de química geral, química orgânica, ciência de materiais e metodologia da pesquisa, para os cursos de engenharia.

2010 - 2011

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20

Outras informações:
Atua como supervisora de estágio na licenciatura e na disciplina de química aplicada a engenharia civil

2008 - 2019

Instituto de Estudos Avançados e Pos-Graduação

Vínculo: Professor de pós graduação, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora das disciplinas de Gestão Ambiental e Metodologia da Pesquisa

2007 - 2010

Escola Terapia Manual

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professora das disciplinas: Pedagogia e Didática = carga horária: 25 h/a Turmas Tubarão II Teresina II Montes Claros Fortaleza IV Piracicaba I Itajaí IV Maringá V Palmas I Santa Maria II Fortaleza VI Maringá VI Metodologia de Ensino = carga horária: 25 h/a Turmas Tubarão II Maringá V Teresina II Petrópolis I Palmas I Santa Maria II Piracicaba I

2007 - 2009

Escola Terapia Manual

Vínculo: Coordenadora de Educação a Dis, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 25

Atividades

  • 03/2007 - 08/2010

    Ensino, Especialização, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, METODOLOGIA DE ENSINO, PEDAGOGIA E DIDÁTICA

2003 - 2007

Centro Universitário de Maringá

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 19

Outras informações:
DISCIPLINAS: QUIMICA GERAL E ANALÍTICA - BIOMEDICINA QUIMICA GERAL - AGRONOMIA BIOQUIMICA - NUTRIÇÃO FÍSICO-QUIMICA - FARMÁCIA QUÍMICA ORGÂNICA - FARMÁCIA

Atividades

  • 02/2004

    Ensino, Biomedicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Quimica Geral e Orgânica, Analise Química e Instrumental

  • 08/2002

    Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Físico-Química - Curso de Farmácia

  • 02/2006 - 02/2007

    Direção e administração, CESUMAR.Cargo ou função, COORDENADORA PEDAGÓGICA.

  • 04/2006 - 06/2006

    Extensão universitária , CESUMAR.Atividade de extensão realizada, Ministrante no Curso de Extensão a Semi-presencial: Iniciação Científica: formulação de projetos -.

  • 02/2006 - 02/2006

    Treinamentos ministrados , CESUMAR.Treinamentos ministrados, Ministrante: EAD - Informações Básicas aos professores - (carga horária 04 horas)

  • 11/2005 - 12/2005

    Extensão universitária , CESUMAR.Atividade de extensão realizada, Monitoria no curso de Extensão a Distância : Principais Cadeias de Produção Animal.

  • 12/2004 - 12/2004

    Extensão universitária , CESUMAR.Atividade de extensão realizada, Palestrante: "VII Mostra das Profissões".

2003 - 2004

Centro de Ensino Superior

Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2003 - 02/2004

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral, Bioquímica

  • 02/2003 - 02/2004

    Ensino, Agronomia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Analítica

2002 - 2003

Universidade Paranaense

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 28

Atividades

  • 08/2002 - 02/2003

    Ensino, Farmacia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Analítica - curso de Farmácia

  • 08/2002 - 02/2003

    Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Analítica - curso de Química

2023 - Atual

Universidade Norte do Parana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Ensino, Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias, Nível: Pós-Graduação

2021 - Atual

Universidade Norte do Parana

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor do curso de pedagogia de diversas disciplinas.Professora de química nos cursos de engenharia.FAcilitador do TCC para alunos de cursos como: pedagogia, engenharias, administração, publicidade e Artes visuais.

Atividades

  • 07/2023

    Pesquisa e desenvolvimento, UNIDADE CATUAI.Linhas de pesquisa