Valter Luiz Lara
Professor de Teologia na área de Estudos Bíblicos com Doutorado em Novo Testamento. Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2014) e Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC (1996). Licenciado em Filosofia - Faculdades Associadas do Ipiranga - FAI (1984), atual UNIFAI; bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia N S da Assunção (1988), atual PUC de São Paulo. Pesquisador do Grupo José Comblin (GPJC) da PUC de São Paulo, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coordenou Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Religião e Cultura e a Pastoral Universitária, exercendo docência em Filosofia no UNIFAI (Centro Universitário Assunção). Atualmente leciona Teologia na área de Bíblia no UNISAL (Centro Universitário Salesiano - Pio XI - Campus São Paulo), Antropologia Teológica, Ética e Cidadania no UNISAL São José - Campus de Campinas. Experiência docente abrange disciplinas das áreas de Teologia, Filosofia e Ciências da Religião. Autor conteudista de disciplinas filosóficas (Problemas Metafísicos; Teoria do Conhecimento; Filosofia da Religião; Lógica) para o curso de Filosofia e Teologia (Evangelhos Sinóticos, Atos dos Apóstolos, Evangelho de João e Apocalipse) na modalidade EaD da Universidade Cruzeiro do Sul com sede em São Paulo e para o UNIFAI (Antropologia Filosófica) e Teologia do Novo Testamento para a Universidade São Francisco (USF- Campinas/SP)
Informações coletadas do Lattes em 28/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Religião
2010 - 2014
Universidade Metodista de São Paulo
Título: Transformação social servida à mesa. Interpretação cultural e sociorreligiosa do lava-pés em Jo 13,1-17
, Ano de obtenção: 2014. Paulo Roberto Garcia. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Lava-pés; Evangelho de João; interpretação sociorreligiosa; cultura; religião; Exegese.
Doutorado interrompido em 2003 em Ciências da Religião
2002 - Atual
Universidade Metodista de São Paulo
Título: O problema da verdade no evangelho joanino
Orientador: WOODRUFF, Archibald Mulford
Ano de interrupção: 2003
Mestrado em Ciências da Religião
1992 - 1996
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A Epístola aos Filipenses como proposta de relacionamento social alternativo à sociedade de seu tempo
Orientador: José J Queiroz
, Ano de Obtenção: 1996.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia Bíblica/Especialidade: Teologia Filosofia e Ciências da Religião.
Organização de eventos
OTTAVIANI, Edelcio ; LARA, V. L. ; LARA, V. L. . 1a Jornada José Comblin. 2019. (Outro).
BIZON, P. J. . Manifesto Inter-Religioso pela Paz. 2018. (Outro).
OTTAVIANI, Edelcio . Reforma: Do Conflito à Comunhão. 2017. (Outro).
5a. Semana Social Brasileira em Bragança Paulista. 2012. (Outro).
Abertura da Campanha da Fraternidade 2012: Saúde Pública. 2012. (Outro).
PRETO, O. O. . II Fórum das Pastorais Sociais da Diocese de Bragança Paulista. 2011. (Outro).
Guerra ou Paz? Alternativas ao terrorismo. 2001. (Outro).
Participação em eventos
Comblin em Pesquisa: Olhares cruzados. 2020. (Encontro).
1a Jornada José Comblin.A Carta aos Filipenses: um diálogo com José Comblin a respeito da situação imediata de Paulo e o contexto da comunidade de Filipos. 2019. (Simpósio).
Congreso Internacional de Estudios Bíblicos. 2019. (Congresso).
1 Simpósio sobre Diálogo Inter-Religioso Brasil e África - Interfaces da Dominação e da Resistência.As religiões afro-brasileiras no Censo de 2010. 2016. (Simpósio).
Sistema Preventivo e a Ética do Cuidado. 2016. (Encontro).
28 Congresso Internacional da Soter - Religião e Espaço Público: cenários contemporâneos. O lava-pés é algo mais do que gesto de humildade em Jo 13,1-17?. 2015. (Congresso).
28 Congresso Internacional da Soter - Religião e Espaço Público: cenários contemporâneos. 2015. (Congresso).
28 Congresso Internacional da Soter - Religião e Espaço Público: cenários contemporâneos. O lava-pés é algo mais do que gesto de humilade em Jo 13,1-17?. 2015. (Congresso).
Seminário Internacional com Israel Finkelstein. 2015. (Seminário).
I Congresso latinoamericano de Filosofia da libertação. Exegese sociorreligiosa como hermenêutica libertadora dos textos bíblicos. 2013. (Congresso).
Congresso Científico da Universidade Metodista de São Paulo. Exegese e Interdisciplinaridade: reflexões críticas. 2012. (Congresso).
XVI Semana de Estudos da Religião - Versão Internacional.Gnosticismo ou Misticismo Visionário?. 2012. (Encontro).
XV Semana de Estudos da Religião.O discurso do outro nas entrelinhas do argumento - comentário de 1Jo 4,7-5,4. 2011. (Encontro).
IV Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica. O método de análise sociológica. 2010. (Congresso).
XIV Semana de Estudos da Religião.Freud e a Religião. 2010. (Encontro).
Congresso Cidade Sustentável - Sustentar 2009. 2009. (Congresso).
XV Encontro de Iniciação Científica, VIII Encontro de Pós-Graduação e IV Encontro de Extensão Universitária e Seminários de EHC - II Ciclo.Ciência e Religião, Evolução e Criação - A polêmica de nossos dias. 2009. (Encontro).
III Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica - Jesus e as tradições do Antigo Israel. 2008. (Congresso).
IV Fórum da Educação e Protagonismo Juvenil de Bragança Paulista.Criança e Adolescente: responsabilidade de todos. 2007. (Encontro).
I Fórum Interdisciplinar: Responsabilidade Social.Ética e Responsabilidade Social: o mundo da empresa desafiado pelas exigências da ética. 2001. (Encontro).
Participação em bancas
LARA, V. L.. Presenças da Bíblia na obra de Diego Durán: implicações para a compreensão de uma crônica quinhentista sobre a Nova Espanha. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Alagoas.
LARA, V. L.; OTTAVIANI, Edelcio; BOCCATO DE ALMEIDA. Comunidades cristãs: Eco da voz de Jesus. O desafio da inclusão homossexual e transexual à luz do chamado de Paulo, o Apóstolo. 2019. Dissertação (Mestrado em TEOLOGIA) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
LARA, V. L.; OTTAVIANI, Edelcio; ALTEMEYER JR., Fernando. Colegialidade: Experiências de Jorge Mario Bergoglio e sua influência no Pontificado de Francisco. 2018. Dissertação (Mestrado em TEOLOGIA) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
LARA, V. L.; PIMENTEL, C. S.; BRITO, E. J. C.; ALTEMEYER JR., Fernando; SANCHEZ, W. L.. A paz no pensamento de Santo Tomás de Aquino. Análise do De Pace na Suma de Teologia (IIa IIae, Q. 29). 2022. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
LARA, V. L.; BRITO, E. J. C.; ALTEMEYER JR., Fernando; PASSOS, J. D.. A paz no pensamento de Santo Tomás de Aquino. Análise do De Pace na Suma de Teologia (IIa IIae, Q. 29). 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
LARA, V. L.. Comunidades Cristãs: Eco da voz de Jesus. O desafio da inclusão homossexual à luz do chamado de Paulo o Apóstolo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em TEOLOGIA) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
LARA, V. L.. Católico e Protestante: o caráter híbrido do Anglicanismo. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Religião e Cultura) - Centro Universitário Assunção.
LARA, V. L.. Catolicismo Negro no Brasil: uma reflexão sobre as irmandades negras e alguns de seus aspectos sociopolíticos frente ao escravagismo no século XIX. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Religião e Cultura) - Centro Universitário Assunção.
LARA, V. L.. O homem religioso à luz do Auto da Compadecida. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Religião e Cultura) - Centro Universitário Assunção.
LARA, V. L.; LUSTOSA LOPES, A. L.. A Igreja a serviço do Evangelho de Jesus Cristo, testemunha da misericórdia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.
LARA, V. L.; LUSTOSA LOPES, A. L.. A Eucaristia, Sacramento de Unidade da Igreja. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.
LARA, V. L.. "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14,6) - Uma abordagem teológico-pastoral sobre o sentido da vida.. 2018. Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Campus Pio XI.
LARA, V. L.. A pobreza cristã: verdade e testemunho da caridade. 2018.
Orientou
O Neopentecostalismo como possibilidade de reinvenção do Homem Pós-Moderno; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Religião e Cultura) - Centro Universitário Assunção; Orientador: Valter Luiz Lara;
A Filosofia Educacional do Colégio São Bento em seu Projeto Pedagógico e a Diversidade Cultural Religiosa Escolar; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Religião e Cultura) - Centro Universitário Assunção; Orientador: Valter Luiz Lara;
A Igreja a serviço do Evangelho de Jesus Cristo, testemunha da misericórdia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Salesiano São Paulo; Orientador: Valter Luiz Lara;
AGAPE: A Teologia do Amor nos Escritos Joaninos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Salesiano São Paulo; Orientador: Valter Luiz Lara;
Os desafios de atualização da Igreja no Pontificado do Papa Francisco; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Salesiano São Paulo; Orientador: Valter Luiz Lara;
Jesus Cristo, o encontro de Deus com o ser humano: uma perspectiva latino-americana; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Salesiano São Paulo; Orientador: Valter Luiz Lara;
Produções bibliográficas
-
LARA, V. L. ; CARMO JUNIOR, G. ; GUIMARAES, W. G. ; LARA, V. L. . A justiça do Reino no Evangelho segundo Mateus à luz das bem-aventuranças. Revista de Catequese , v. 159, p. 111-123, 2022.
-
LARA, V. L. ; A Bíblia na catequese: análise da interpretação bíblica nos três Diretórios Catequéticos. Revista de Catequese , v. 160, p. 46-59, 2022.
-
LARA, VALTER LUIZ ; HERMENÊUTICA BÍBLICA PARA COMPREENDER PAULO EM COMBLIN. Paralellus (Online) , v. 9, p. 653, 2018.
-
2017 O lava-pés em Jo 13 como testemunho de igualdade. Revista de Catequese , v. 150, p. 101, 2017.
-
2010 A quem servir: a Deus ou ao dinheiro? Reflexão à luz de Mt 6,24. Vida Pastoral , v. 271, p. 11-20, 2010.
-
2002 Teologia na Universidade: resistências, possibilidades e desafios. Religião e Cultura , v. I, p. 23-39, 2002.
-
1999 Os possíveis começos. Revés do Avesso, São Paulo, n.8, p. 58-61, 1999.
-
1999 ROSSI, N. M. F. . Repensar o cristianismo. Revés do Avesso, São Paulo, n.11/12, p. 66-68, 1999.
-
1998 Por uma ética da Perda - 1ª Parte. Revés do Avesso, São Paulo, n.1/2, p. 35-40, 1998.
-
1998 Por uma ética da Perda - 2ª Parte. Revés do Avesso, São Paulo, n.4, p. 25-30, 1998.
-
1998 Por uma ética da Perda - 3ª e última Parte. Revés do Avesso, São Paulo, v. 3, n.6, p. 16-22, 1998.
-
1997 A verdade é mesmo relativa ?. Revés do Avesso, São Paulo, n.4, p. 32-35, 1997.
-
1996 A busca de fé e esperança. Revés do Avesso, São Paulo, n.10, p. 37-39, 1996.
-
1995 Uma leitura Yunguiana da Agonia de Jesus. Revés do Avesso, São Paulo, n.5, p. 43-45, 1995.
-
1995 Por que fazer um retiro espiritual. Revés do Avesso, São Paulo, n.6, p. 39-41, 1995.
-
1994 Desafios atuais para a teologia na universidade. Revés do Avesso, São Paulo, v. I, n.5, p. 16-19, 1994.
-
1994 O Preço da Vitória: o sacrifício do vencedor. Revés do Avesso, São Paulo, n.10, p. 12-21, 1994.
-
1987 La Foi d'un Brésilien engagé. Spiritus, Paris, v. 107, 1987.
-
LARA, V. L. ; Liberdade: sonho ou realidade? A liberdade cristã diante dos novos desafios. 1a. ed. São Paulo: Editora Recriar, 2021. v. 1. 68p .
-
A Bíblia e o desafio da interpretação sociológica - Introdução ao primeiro testamento à luz de seus contextos históricos e sociais. São Paulo: Paulus, 2009. 155p .
-
RODRIGUES, Maria Paula (org.) ; RODRIGUES, Elisa ; SILVA, Rafael Rodrigues da ; GONÇALVES, João Luís Fedel ; VASCONCELLOS, Pedro Lima . Palavra de Deus palavra da gente. As formas literárias na Bíblia. 1a. ed. São Paulo: Paulus, 2004. 181p .
-
Em busca do humano. Contribuição ao estudo do homem contemporâneo - Volume I. São Paulo: CEPE - Centro Ecumênico de Publicações e estudos "Frei Tito de Alencar Lima", 1997. v. 01. 128p .
-
Natal: esperança dos excluídos. 1ª. ed. São Paulo: Angelara Editora, 1995. v. 01. 48p .
-
LARA, V. L. ; LUSTOSA LOPES ; SANTOS, T. M. . A sinodalidade na práxis missionária de Paulo. In: Antonio de Lisboa Lustosa Lopes e Thales Martins dos Santos. (Org.). Sinodalidade e Pastoralidade. Olhares Diversos. 1aed.São Paulo: Paulus, 2022, v. 1, p. 107-134.
-
LARA, V. L. ; Ética e Cidadania. Ética e Cidadania. Perspectivas sobre o agir humano. 1aed.Americana/SP: Adonis, 2020, v. 1, p. 53-80.
-
WARDISON C. SILVA, Antonio ; BARBOSA, L.. F S. ; ZACHARIAS, Ronaldo ; ALTEMEYER JR., Fernando ; DALABENETA, Eduardo ; XAVIER, Donizete José ; MENEZES, Anderson de Alencar ; BOEING, Antonio ; MARTINS, Alexandre Andrade ; BLANK, R. J. ; TEIXEIRA, Cézar ; RIBEIRO JR., Nilo ; ZAMAGNA, D. ; RAMPAZZO, Lino ; MATTOS, Luiz A ; MANZINI, Rosana ; TRASFERETTI, José Antonio . Por que o mal existe?. In: Antonio Wardison C. da Silva; Luis Fabiano Sarbosa; Ronaldo Zacharias. (Org.). Antropologia Teológica: Pensar o Humano na Universidade. 1aed.São Paulo/SP: Ideias & Letras/UNISAL, 2017, v. , p. 121-138.
-
CARVALHO, P. C. ; HASSAN, Nasser Mahmoud ; PEREIRA, Moacir ; CAZASSA, Cristiane Gisele ; CAMARGO, Marcos ; BESTANI, Marília Rosário ; SULA DE OLIVEIRA, Vânia Cristiane ; AVONA, Marcia ; CABOCLO, Adeildo ; CORRÊA DA SILVA, Ricardo Ragazzo ; PIRES, G. M. D. ; SILVA DE OLIVEIRA, Marcio José ; FRANCO NETO, Murilo Fraguas ; LUCKE, Sérgio Augusto ; BASTOS DO CARMO, Vadson ; RIGOLETTO, Ivan de Paula ; YOSHIOKA, Sérgio . O Desafio Ético no Mundo da Empresa. In: Pedro Carlos de Carvalho; Nasser Mahmoud Hasan; Moacir Pereira. (Org.). Tópicos Fundamentais em Administração. 1aed.Campinas/SP: Alínea, 2017, v. , p. 49-63.
-
SILVA, Rafael Rodrigues da ; BEOZZO, José Oscar ; LIBANIO, J. B. ; AZZI, R. ; HOORNAERT, E. ; FERRARO, B. ; TEIXEIRA, F. ; OLIVEIRA, C. J. P. ; COMBLIN, J. ; RIBEIRO, C. O. ; BAPTISTA, P. A. N. ; MATTOS, L. A. ; SOUZA, M. B. ; HANCCO, H. D. T. ; TOMITA, L. E. ; IULIANELLI, J. A. S. ; ZAMAGNA, D. ; TRACCO, C. L. ; CALVANI, C. E. B. ; TADA, E. V. S. ; BETTO, C. A. L. C. F. . Teologia da libertação, método sociológico e análise sociorreligiosa de leitura bíblica. In: AUGUSTO, Adailton Maciel. (Org.). Teologia da Libertação no Brasil. História, Memória e Utopia. 1aed.São Paulo/Piracicaba,SP: Biscalchin Editor, 2015, v. , p. 09-439.
-
Bíblia: Palavra de Deus no coração da vida humana. In: POZZEBON, Paulo Moacir Godoy. (Org.). Pensar o humano hoje. 1aed.Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco/ Instituto Franciscano de Antropologia, 2006, v. , p. 105-114.
-
Páscoa: memória rebelde de gente sofrida semeando esperança. FRAGMENTOS - IFAN Instituto Franciscano de Antropologia, Itatiba/SP, p. 1 - 1, 05 abr. 2006.
-
LARA, V. L. ; As novas tarefas da liberdade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LARA, V. L. ; Categorias políticas anti-imperialistas em Paulo de Tarso: uma leitura filosófica da teologia paulina. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Religião e Violência: raízes bíblicas e teológicas de uma religião antissacrificial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Vozes, performance, corpos negros: outros diálogos em política, religião e educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Você encontrou Deus na Cabana? Uma leitura crítica do filme 'A Cabana' de Stuart Hazeldine. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
O lava-pés em Jo 13,1-17. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Escravos em Filipos? Leitura sociorreligiosa da Epístola aos Filipenses. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Reforma do Estado à luz do Documento 91 da CNBB. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Moral Fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Cartas Paulinas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Antropologia Teológica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUIDI, E. . Meio ambiente e a luta pela defesa da vida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Gnosticismo ou Misticismo Visionário?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
O discurso do outro nas entrelinhas do argumento - comentário de 1Jo 4,7-5,4. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
O método de análise sociológica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Freud e a Religião. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Evolução & Criação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Evangelhos Sinóticos e Escritos Joaninos. São Paulo/SP: UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul, 2017 (Disciplina para Ensino à Distância).
-
Lógica. São Paulo/SP: UNICSUL - Universidade Cruzeiro do SUl, 2017 (Disciplina para Ensino à Distância).
-
Problemas Metafísicos. UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul, 2016 (Disciplina para Ensino à Distância).
-
Filosofia da Religião. São Paulo/SP: UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul, 2016 (Disciplina para Ensino à Distância).
-
Teoria do Conhecimento 2015 (Disciplina para Ensino à Distância).
-
O homem frente aos desafios de uma sociedade às portas do 3 milênio. Itatiba - SP: Gráfica do Centro Acadêmico da Faculdade de Engenharia da USF - Itatiba, 1996 (Apostila).
Outras produções
DOMEZE, G. . Curso de Cristologia. 2015.
LARA, V. L. ; Hermenêutica e Exegese do Novo Testamento. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LARA, V. L. ; Escritos Joaninos. 2019. .
O profeta Isaías. 2018. .
Escritos Joaninos. 2018. .
Livros Sapienciais. 2018. .
Literatura Joanina. 2018. .
Os Escritos do Novo Testamento - Panorama Histórico. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Panorama Histórico do Novo Testamento. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Literatura Sapiencial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Os Documentos do Papa Francisco. 2015. .
Escatologia Neotestamentária. 2015. .
Evangelho de Marcos. 2015. .
Problemas Metafísicos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático para EaD - Ensino à Distância).
Literatura Sapiencial e Cristologia. 2014. .
Panorama Histórico do Novo Testamento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Teologia Cristã do Pluralismo Religioso. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Evangelho de Mateus. 2014. .
Teoria do Conhecimento. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto Didático de Ensino a Distância).
Literatura Sapiencial. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Literatura Sapiencial e Cristologia. 2013. .
Panorama histórico do Novo Testamento. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Cristologia Neotestamentária. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Evangelho de São João. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIteratura Sapiencial e Cristologia. 2012. .
Bíblia e Saúde. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Evangelhos Sinóticos e Atos dos Apóstolos. 2012. .
Hermenêutica e Exegese - Introdução à metodologia dos estudos bíblicos. 2012. .
Literatura sapiencial. 2012. .
Introdução à Sagrada Escritura. 2012. .
Introdução à Bíblia. 2012. .
As origens de Israel. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Teologia do Novo Testamento. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Sincretismo Religioso no Antigo e Novo Testamentos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Cartas Paulinas. 2012. .
O Evangelho de São João. 2012. .
Literatura Sapiencial. 2012. .
Literatura Joanina. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Literatura Sapiencial e Cristologia. 2011. .
Literatura Sapiencial. 2011. .
Cristologia. 2011. .
Literatura Joanina. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Literatura Sapiencial. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
A fé bíblica suporta o desafio da ciência? Uma abordagem científica da bíblia para professores. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Freud e a Religião. 2008. .
Ensino da Bíblia na Escola: Questões de História e Literatura Bíblica para facilitar o seu uso na sala de aula. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Geraldo Domeze, Pe. . Teologia e Movimentos Sociais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Geraldo Domeze, Pe. . Teologia e Política. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Geraldo Domeze, Pe. . O Problema da violência em René Girard. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Geraldo Domeze, Pe. . Teologia e Ciências da Religião. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Geraldo Domeze, Pe. . Teologia e Análise de Conjuntura. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Textos Selecionados para Aula de Teologia & Sociedade. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - APOSTILA).
Geraldo Domeze, Pe. . Teologia e Filosofia:. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Geraldo Domeze, Pe. . Teologia Bíblica. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Geraldo Domeze, Pe. . Teologia e Ecumenismo. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Geraldo Domeze, Pe. . Teologia Pastoral. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Espaço da Religiosidade. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Geraldo Domeze, Pe. . CRISTOLOGIA. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Comblin e sua Leitura do Apóstolo Paulo, Descrição: Projeto que visa contribuir ao Grupo de Pesquisa José Comblin (GPJC) cadastrado no CNPq pela PUC de São Paulo. Pretende investigar o pensamento do teólogo Pe. José Comblin sobre Paulo de Tarso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valter Luiz Lara - Integrante / Edelcio Serafim Ottaviani - Coordenador / Alzirinha Rocha de Souza - Integrante / Agenor Brighenti - Integrante / Mariane de Almeida Silva - Integrante / Paulo Capelett - Integrante / Gelson Luiz Mikuszka - Integrante.
-
2005 - 2005
Segurança Alimentar, Descrição: Projeto de pesquisa na área de segurança alimentar para levantar dados sobre consumo alimentar e renda familiar e produzir indicadores de dificuldades nutricionais e de acesso a alimentos em populações de risco em bairros periféricos de Itatiba/SP. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valter Luiz Lara - Coordenador.
-
1999 - 2000
DROGAS EM GERAL: Pesquisa sobre o uso de drogas na população estudantil da USF - Campus de Itatiba, Descrição: Pesquisa não publicada realizada em 1999 e 2000 para capacitar adequadamente a Comunidade Acadêmica para o desenvolvimento de plano de atividades de prevenção à drogadição no ambiente universitário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valter Luiz Lara - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Liceu Coração de Jesus, Cursos de Graduação. , Avenida Padre Almeida Garret - até 690/691, Parque Taquaral, 13087290 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (019) 37443000, Ramal: 3102, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Centro Universitário Salesiano São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22
Outras informações:
Professor de ANTROPOLOGIA RELIGIOSA I e II no Campus São José em Campinas e de Bíblia (Novo Testamento) em São Paulo (Campus Pio XI).
2017 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Atuo como membro do Grupo de Pesquisa José Comblin (GPJC) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da PUC/SP registrado no CNPq e coordenado pelo Prof. Dr. Pe. Edelcio Serafim Ottaviani. A pesquisa pertence à Área de Teologia na linha de Estudo Teológico dos Fundamentos da Fé Cristã. Minha área específica de pesquisa visa investigar o o pensamento de Comblin sobre o Apóstolo Paulo.
1996 - 1996
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro (especifique): professor especialista, Carga horária: 4
Outras informações:
Fui contratado por tempo determinado para dar um curso de verão intensivo( 16 horas ) de Cultura e Religião no Curso de Pós-Graduação em Ciências da Religião.
1992 - 1992
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique): Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Fui contratado por tempo determinado ( um semestre ), mediante concurso, para substituição de professor titular.
Atividades
-
08/1992 - 12/1992
Ensino,,Disciplinas ministradas, Introdução ao Pensamento Teológico
2012 - 2012
Faculdade Católica de Pouso AlegreVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
1992 - 2009
Universidade São FranciscoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Outro (especifique): Professor Adjunto C, Carga horária: 26
Atividades
-
02/1992 - 11/2009
Ensino,,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural, EHC - Estudo do Homem Contemporâneo, Teologia Bíblica
1989 - 1991
Faculdade de Teologia N S da AssunçãoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique): professor assistente, Carga horária: 4
Atividades
-
02/1989 - 12/1991
Ensino,,Disciplinas ministradas, Hermenêutica Bíblica
2016 - 2017
Colégio Bom Jesus - Itatiba/SPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
1991 - 1992
Faculdades Associadas do IpirangaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor assistente - substituto, Carga horária: 4
Outras informações:
Fui contratado para monitorar e substituir o professor titular da disciplina de Ética no curso de Filosofia, Pe. Dr. Celso Pedro da Silva, por tempo determinado.
Atividades
-
02/1991 - 12/1992
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ética
2016 - 2018
Centro Universitário AssunçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Valter Luiz Lara e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?