AMANDA DA SILVA
Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, da linha de pesquisa "Diversidade, diferença e desigualdade social" em razão da promoção antecipada e direta do Mestrado para o Doutorado concedida pela CAPES, segundo o Decreto 4.631 de 21 de Março de 2003. Possui mestrado em Educação pelo PPGE/UFPR, graduação em Dança (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual do Paraná - Campus II de Curitiba e em Pedagogia. Recebeu bolsa de doutorado sanduíche para a Queen Mary University of London e para a University of Texas at Austin. Foi professora do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná e atualmente é pesquisadora do LABIN - Laboratório de Investigação em Corpo, Gênero e Subjetividade na Educação (CNPq/UFPR), editora chefe da Future Publishers Group e parecerista ad hoc do periódico Cadernos Pagu. Tem experiência nas áreas de estudos de gênero, sexualidade, feminismos e educação.
Informações coletadas do Lattes em 02/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação
2017 - 2021
Universidade Federal do Paraná
Título: Políticas antiLGBTI+ na educação: um estudo comparativo entre Brasil e Estados Unidos da América
, Ano de obtenção: 2021. Maria Rita de Assis César. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Educação
2016 - 2017
Universidade Federal do Paraná
Título: Da "Ideologia De Gênero" à Família Heteronormativa: Uma Análise do Plano Municipal de Educação de Curitiba
, Ano de Obtenção: 2017.Maria Rita de Assis César.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas
Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Dança
2012 - 2016
Faculdade de Artes do Paraná
Título: Gênero e Sexualidade na Escola: a Dança como Possibilidade de Resistência
Orientador: Cristiane do Rocio Wosniak
Pós-doutorado
2022 - 2023
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas
Formação complementar
2017 - 2017
International Masterclass and Teachers Observation Program. (Carga horária: 60h). , Zagreb Dance Center, ZDC, Croácia.
2014 - 2014
Extensão universitária em Gênero e diversidade na escola. (Carga horária: 90h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2012 - 2012
Clássico Avançado. (Carga horária: 20h). , Entreatos Internacional de Dança, ENTREATOS, Brasil.
2012 - 2012
Criação como Processo de Pesquisa. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Artes do Paraná, FAP, Brasil.
2011 - 2011
Técnicas em Dança Contemporânea. (Carga horária: 12h). , Balé Jovem de São Vicente, BALÉ JOVEM, Brasil.
2011 - 2011
Técnicas em Dança Clássica. (Carga horária: 12h). , Balé Jovem de São Vicente, BALÉ JOVEM, Brasil.
2011 - 2011
Ensino de Ballet Clássico. (Carga horária: 640h). , Studio D1, STUDIO D1, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Orientação para Professores. (Carga horária: 9h). , Passo de Arte Internacional de Dança, PASSO DE ARTE, Brasil.
2008 - 2009
Formação em Ballet Clássico Avançado. (Carga horária: 280h). , Escola de Dança do Teatro Guaíra, EDTG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.
Organização de eventos
SILVA, A. . X Mostra de Dança da UNESPAR/FAP - 30 anos. 2014. (Outro).
SILVA, A. . Encenação da Vila de São Vicente. 2014. (Outro).
SILVA, A. . Políticas Públicas: Tem remédio?. 2013. (Outro).
SILVA, A. . VI Simpósio e IX Mostra de Dança da UNESPAR/FAP. 2013. (Outro).
Participação em eventos
II International congress CIEG. Gênero e educação sob ataque: o pânico moral instaurado no Brasil. 2019. (Congresso).
Ação do Centro de Educação em Direitos Humanos - UNESPAR.?Uma genealogia da fabricação do discurso da ?ideologia de gênero? no contexto brasileiro?. 2018. (Encontro).
XII ANPEd Sul. 2018. (Congresso).
XII ANPEd Sul. "Ideologia de gênero" e educação: uma análise dos artigos 3º e 4º do Plano Municipal de Educação de Curitiba. 2018. (Congresso).
XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e a e Pós-graduação - ANPEd Sul. Gênero e sexualidade na escola: a dança como possibilidade de resistência. 2016. (Congresso).
II Seminário e IV Encontro do Pibid da Unespar - Formação de professores em movimento: múltiplos espaços.Gênero e sexualidade na escola: a Dança como possibilidade de resistência. 2015. (Seminário).
II Seminário internacional desfazendo gênero.Imagem, alteridade e modos de subjetivação: um documentário da sexualidade e psiquiatrização na escola. 2015. (Seminário).
IV Seminário nacional cinema em perspectiva.Minha vida em cor de rosa: o sujeito transexual no cinema. 2015. (Seminário).
III Seminário Nacional Cinema em Perspectiva.Imagem e alteridade: um documentário da infância psiquiatrizada. 2014. (Seminário).
II Seminário Nacional de Etnia, Diversidade e Formação..Penetrações biopolíticas no corpo: sexualidade e psiquiatrização no discurso pedagógico contemporâneo. 2014. (Seminário).
VII Congresso Internacional sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação o Brasileira de Estudos da Homocultura. 2014. (Congresso).
Visibilidade Trans* em debate - Janeiro Lilás. 2014. (Encontro).
(Re)pensando as identidades de gênero: Mesa sobre a patologização da transexualidade.. 2013. (Encontro).
Violência contra as mulheres: o que a psicologia tem a dizer?. 2013. (Simpósio).
1° Entreatos Internacional de Dança. Arte/Dança. 2012. (Congresso).
Bienal Internacional de Dança de Curitiba.Dança. 2012. (Oficina).
Passo de Arte Sul. Arte/Dança. 2011. (Congresso).
18° Passo de Arte. Arte/Dança. 2010. (Congresso).
Ballet Clássico Tindaro Silvano. Ballet Clássico. 2010. (Congresso).
Ballet Clássico Toshie Kobayashi. Ballet Clássico. 2010. (Congresso).
Estudo e Proposta sobre Composição Coreográfica - Ricardo Scheir. Passo de Arte. 2010. (Congresso).
Mostra Paranaense de Dança... 2010. (Outra).
Passo de Arte Sul.Arte/Dança. 2010. (Outra).
Espetáculo de inverno Eliane Fetzer e convidados..Arte/Dança. 2009. (Outra).
IV Mostra de dança.Dança.. 2009. (Encontro).
Participação em bancas
SILVA, A.; TORTATO, C. S. B.; COLOMBO, A. A. A.. Feminismos e o ensino médio integrado do IFPR Campus Jaguariaíva. 2024 - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - CAMPUS PARANAGUA.
SILVA, A.; WOSNIAK, C. R.. Dançar (n)o salto alto: a educação performativa e o ensino de heels em academias de dança. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
CATAPAN, A.;SILVA, A.; OLIVEIRA, A. G.; LOPES, G. C. D.. IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS NOS DISTRITOS SANITÁRIOS ESPECIAIS INDÍGENAS. 2024. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
SILVA, A.. Curso de pedagogia e as escolhas das mulheres: relações de poder. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - CAMPUS PARANAGUA.
SILVA, A.. Dançar (n)o salto alto: a educação performativa e o ensino de heels em academias de dança. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
SILVA, A.. A educação como prática de liberdade e a construção de comunidades de aprendizagem. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - CAMPUS CURITIBA.
SILVA, A.. O CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS COM A BNCC DO MUNICÍPIO DE CURITIBA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - CAMPUS CURITIBA.
SILVA, A.; TORTATO, C. S. B.. A importância do planejamento pedagógico na Educação Infantil.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - CAMPUS CURITIBA.
SILVA, A.. Políticas Públicas de Inclusão no Município de Curitiba/PR.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - CAMPUS CURITIBA.
SILVA, A.. A importância do brincar na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - CAMPUS CURITIBA.
SILVA, A.. A relação professor e estudante e sua influência no processo ensino-aprendizagem. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - CAMPUS CURITIBA.
SILVA, A.. A linguagem artística no desenvolvimento da criança pela abordagem reggio emilia: um relato de experiência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - CAMPUS CURITIBA.
SILVA, A.; TORTATO, C. S. B.. GÊNERO E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA PARAA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS ANOS INICIAIS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - CAMPUS CURITIBA.
Sá, Priscilla Placha;SILVA, A.; Arguello, Katie Silene Cáceres. O delito de estupro sob análise: uma perspectiva da criminologista feminista sobre a revitimização. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Paraná.
WOSNIAK, C. R.;SILVA, A.; MARTINS, G.. Jazz dance: uma análise das lógicas de movimento do tronco e quadril a partir de uma revisão histórica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Estadual do Paraná.
SILVA, A.. ? Membro titular da banca de seleção e julgamento de bolsistas institucionais do Programa de Residência Pedagógica do IFPR. 2023. INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - CAMPUS CURITIBA.
SILVA, A.. ? Membro titular da banca de seleção e julgamento de bolsistas institucionais do Programa de Residência Pedagógica do IFPR. 2022. INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - CAMPUS CURITIBA.
SILVA, A.. ? Membro titular da banca de seleção e julgamento de bolsistas institucionais docentes do Programa de Residência Pedagógica do IFPR. 2022. INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - CAMPUS CURITIBA.
Orientou
A educação como prática de liberdade e a construção de comunidades de aprendizagem; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - CAMPUS CURITIBA; Orientador: Amanda da Silva;
A importância do cuidar, educar e brincar na educação infantil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - CAMPUS CURITIBA; Orientador: Amanda da Silva;
Gênero e currículo: uma análise da proposta da rede municipal de Curitiba para a educação infantil e os anos iniciais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - CAMPUS CURITIBA; Orientador: Amanda da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, AMANDA DA ; CÉSAR, MARIA RITA DE ASSIS . Leis anti-LGBTI+ na educação: o caso das No Promo Homo Laws. REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS , v. 33, p. 1, 2025.
-
OLIVEIRA, ANA CAROLINA VIDOTTI NUNES DE ; SILVA, AMANDA DA . EDUCATION AS A PRACTICE OF FREEDOM AND THE CREATION OF LEARNING COMUNITIES. Revista de Derecho y Câmbio Social , v. 22, p. e3377-20, 2025.
-
SILVA, A. ; CÉSAR, MARIA RITA DE ASSIS ; SANTOS, D. B. C. . LGBTI+ rights in Brazil: a case law study. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 15, p. 983-1000, 2023.
-
DA SILVA, AMANDA . Gender studies in the pedagogical projects of pedagogy courses at the Federal Institute of Parana. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 20, p. 554-573, 2023.
-
SILVA, A. ; CÉSAR, MARIA RITA DE ASSIS ; SANTOS, D. B. C. . Os precedentes judiciais no contexto dos direitos LGBTI+ nos Estados Unidos da América. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 21, p. 1397-1421, 2023.
-
DOS SANTOS, DAYANA BRUNETTO CARLIN ; MOTTIN, KARINA VEIGA ; DA SILVA, AMANDA . As cruzadas antigênero, antifeminismo, resistências e a disputa pela educação. DIALOGIA , v. 1, p. e22300-15, 2022.
-
GRECO, A. ; VIDOTTI, A. C. ; DA SILVA, AMANDA . PNE versus BNCC: um estudo bibliográfico sobre contradições na alfabetização e letramento. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 19, p. 149-164, 2022.
-
CÉSAR, M. R. A. ; SANTOS, D. B. C. ; SILVA, A. . Narrativas trans: docência e prostituição. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA , v. 4, p. 573, 2019.
-
CÉSAR, MARIA RITA DE ASSIS ; SILVA, AMANDA DA . -IDEOLOGIA DE GÊNERO- E A REESTRUTURAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA. PRÂKSIS (FEEVALE) , v. 3, p. 113-136, 2019.
-
SILVA, A. ; CÉSAR, M. R. A. . A Emergência da 'Ideologia de Gênero' no Discurso Católico. INTERMEIO (UFMS) , v. 23, p. 193-213, 2017.
-
SILVA, A. ; CÉSAR, M. R. A. . Da ideologia de gênero à família heteronormativa: uma análise dos artigos 3º e 4º do Plano Municipal de Educação de Curitiba. In: Lígia Ziggioti de Oliveira; Josafá Moreira da Cunha; Rafael dos Santos Kirchhoff. (Org.). Educação e interseccionalidades. 1ed.Curitiba: NEAB-UFPR, 2018, v. 1, p. 103-116.
-
NOGUEIRA, J. F. A. ; SILVA, A. . Psiquiatrização, governamentalidade neoliberal e sexualidade: penetrações biopolíticas no corpo infantil. In: Fernando Seffner; Marcio Caetano. (Org.). Discurso, discursos e contra-discursos latino-americanos sobre a diversidade sexual e de gênero. 1ed.Porto Alegre: ABEH, 2016, v. 1, p. 1456-1474.
-
NOGUEIRA, J. F. A. ; SILVA, A. . Penetrações Biopolíticas no Corpo: Sexualidade e Psiquiatrização no Discurso Pedagógico Contemporâneo. In: Alexandre Sebastião Ferrari Soares; Andréa Cristina Martelli; Valdeci Batista de Melo Oliveira. (Org.). A inscrição do gênero, raça/etnia em práticas discursivas e formação docente. 1ªed.Toledo: Fasul, 2015, v. 1, p. 190-203.
-
SILVA, A. . Gênero e educação sob ataque: o pânico moral instaurado no Brasil. In: II Congresso Internacional CIEG, 2020, Lisboa, Portugal. Anais do II Congresso Internacional CIEG. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2020. p. 30-45.
-
SILVA, A. . Gênero e sexualidade na escola: a dança como possibilidade de resistência. In: Reunião científica regional da ANPED, 2016, Curitiba. Anais da XI ANPED sul. Curitiba: Setor de Educação da UFPR, 2016. p. 1-13.
-
SILVA, A. ; WOSNIAK, C. R. . Minha vida em cor de rosa: o sujeito transexual no cinema. In: IV Seminário nacional cinema em perspectiva, 2016, Curitiba. Anais do IV Seminário Nacional Cinema em Perspectiva e VIII Semana Acadêmica de Cinema, 2015. p. 142-151.
-
SILVA, A. ; NOGUEIRA, J. F. A. ; BREMEM, J.L . Imagem e Alteridade: Um Documentário da Sexualidade e Infância Psiquiatrizada. In: III Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, 2014, Curitiba. Anais do III Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, 2014. p. 18-35.
-
SILVA, A. ; BREMEM, J.L . Imagem, Alteridade e Modos de Subjetivação: um Documentário da Sexualidade e Psiquiatrização na Escola. In: II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015, Salvador. II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015.
-
SILVA, A. . Gênero e sexualidade na escola: a dança como possibilidade de resistência. In: II Seminário e IV Encontro PIBID/UNESPAR, 2015, Campo Mourão. Formação de professores em movimento: múltiplos espaços, 2015.
-
SILVA, A. . Gênero e educação sob ataque: o pânico moral instaurado no Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. . ?Ideologia de gênero? e educação: uma análise dos artigos 3º e 4º do plano municipal de educação de Curitiba. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. . Gênero e sexualidade na escola: a dança como possibilidade de resistência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. . Gênero e sexualidade na escola: a dança como possibilidade de resistência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. ; BREMEM, J.L . Imagem, alteridade e modos de subjetivação: um documentário da sexualidade e psiquiatrização na escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. ; WOSNIAK, C. R. . Minha vida em cor de rosa: o sujeito transexual no cinema. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGUEIRA, J. F. A. ; SILVA, A. . Penetrações biopolíticas no corpo: sexualidade e psiquiatrização no discurso pedagógico contemporâneo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. ; NOGUEIRA, J. F. A. . Imagem e alteridade: um documentário da infância psiquiatrizada. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SILVA, A. . Urbanidade Humanidade II. 2012 (Dança).
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
Gênero, feminismo e educação: diálogos para uma epistemologia pós-estruturalista, Descrição: Pesquisa desenvolvida com o apoio de bolsa de Produtividade de Pesquisa do CNPq/PQ2, no âmbito do Laboratório de Investigação em Corpo, Gênero e Subjetividade na Educação - LABIN... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Amanda da Silva - Integrante / Maria Rita de Assis César - Coordenador.
-
2013 - 2014
Educação, cidadania biológica e farmacopoder no governo do corpo infantil - entre cifras de resiliência e acordes de resistência, Descrição: Esta pesquisa consiste em projeto de doutoramento do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino. Através desta investigação, já adentrada em sua segunda metade, problematiza-se os discursos e práticas escolares contemporâneas que incidem sobre as crianças inscritas e descritas como crianças-problema, cuja noção de anormalidade parece sofrer um deslocamento, ou seja, suspeita-se que a criança anormal seja muito menos aquela com déficit no desempenho cognitivo e muito mais aquela que produz desassossegos em relação a uma dada conduta comportamental. Tais discursivizações têm acionado sobre os corpos infantis o que chama-se, aqui, de dispositivo da patogenia, fortemente articulado à entrada da criança no espaço-tempo escolar, fazendo aparecer a personagem-criança nomeada em inúmeros transtornos mentais, bem como têm promovido a oscilação dos infantes em uma nova categoria: a do aluno-paciente. Isto, em tempos de governamentalidade neoliberal, consequentemente, não só tem densificado o discurso de psiquiatrização na Educação, como também tem suscitado a reivindicação de uma farta medicalização das crianças e de uma abundante engenharia terapêutica e jurídica. O que se põe em interrogação, nesta investigação, então, é os modos pelos quais vêm refinando-se as práticas de governamento do corpo-população infantil, em que, por meio do exercício do biopoder, acirra-se a aliança do saber-poder pedagógico com o saber-poder psi e biomédico, bem como azeita-se importantes investimentos biopolíticos. Nesta grade de leitura, a pesquisa convoca um trançamento entre o texto dramatúrgico Psicose 4h48 , de Sarah Kane, e a genealogia do poder proposta por Michel Foucault, especialmente no conceito sobre governamentabilidade, para problematizar a noção de conduta como transtorno/anomalia e a condução da conduta como questão self-neuroquímica. Sobretudo, entra em jogo a construção de uma cidadania biológia (Nikolas Rose) sustentada pelo farmacopoder (Beatriz Preciado), o que, defende-se, mais do que nunca, tem acimentado entre nós o regime epistemológico da formação do sujeito Normal. Num segundo momento, este trabalho, a partir do pensamento Queer e da formulação foucaultiana de ética-estética da existência, traz o texto cinematográfico Estamira para pensar as histórias de vida das crianças infames da escola contemporânea, recorrendo a possibilidades trans-históricas de acontecimentos de vida cínica, contracondutas e resistência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Amanda da Silva - Integrante / Beatriz Cervellini - Integrante / Juslaine de Fatima Abreu Nogueira - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2015 - Atual
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Ensino da Dança na Escola, Descrição: Propiciar discussões sobre a formação e atuação profissional no espaço da Educação; Ampliar a compreensão sobre a importância da Dança como área de conhecimento na sua dimensão escolar; Contribuir no processo de desenvolvimento das capacidades criativas, críticas e reflexivas do aluno do ensino Básico por meio da Dança e suas relações com as outras linguagens artísticas; Evidenciar a importância da associação teoria-prática da Dança na ação docente; Estreitar as relações e troca de saberes entre professores do ensino superior, da educação básica e acadêmicos.... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) . , Integrantes: Amanda da Silva - Coordenador / Gisele Miyoko Onuki - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2014 - 2016
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Ensino da Dança na Escola, Descrição: Propiciar discussões sobre a formação e atuação profissional no espaço da Educação; Ampliar a compreensão sobre a importância da Dança como área de conhecimento na sua dimensão escolar; Contribuir no processo de desenvolvimento das capacidades criativas, críticas e reflexivas do aluno do ensino Básico por meio da Dança e suas relações com as outras linguagens artísticas; Evidenciar a importância da associação teoria-prática da Dança na ação docente; Estreitar as relações e troca de saberes entre professores do ensino superior, da educação básica e acadêmicos.... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) . , Integrantes: Amanda da Silva - Coordenador / Gisele Miyoko Onuki - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2014 - 2016
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Ensino da Dança na Escola, Descrição: Propiciar discussões sobre a formação e atuação profissional no espaço da Educação; Ampliar a compreensão sobre a importância da Dança como área de conhecimento na sua dimensão escolar; Contribuir no processo de desenvolvimento das capacidades criativas, críticas e reflexivas do aluno do ensino Básico por meio da Dança e suas relações com as outras linguagens artísticas; Evidenciar a importância da associação teoria-prática da Dança na ação docente; Estreitar as relações e troca de saberes entre professores do ensino superior, da educação básica e acadêmicos.... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) . , Integrantes: Amanda da Silva - Coordenador / Gisele Miyoko Onuki - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2014 - 2016
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Ensino da Dança na Escola, Descrição: Propiciar discussões sobre a formação e atuação profissional no espaço da Educação; Ampliar a compreensão sobre a importância da Dança como área de conhecimento na sua dimensão escolar; Contribuir no processo de desenvolvimento das capacidades criativas, críticas e reflexivas do aluno do ensino Básico por meio da Dança e suas relações com as outras linguagens artísticas; Evidenciar a importância da associação teoria-prática da Dança na ação docente; Estreitar as relações e troca de saberes entre professores do ensino superior, da educação básica e acadêmicos.... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) . , Integrantes: Amanda da Silva - Coordenador / Gisele Miyoko Onuki - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2014 - 2016
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Ensino da Dança na Escola, Descrição: Propiciar discussões sobre a formação e atuação profissional no espaço da Educação; Ampliar a compreensão sobre a importância da Dança como área de conhecimento na sua dimensão escolar; Contribuir no processo de desenvolvimento das capacidades criativas, críticas e reflexivas do aluno do ensino Básico por meio da Dança e suas relações com as outras linguagens artísticas; Evidenciar a importância da associação teoria-prática da Dança na ação docente; Estreitar as relações e troca de saberes entre professores do ensino superior, da educação básica e acadêmicos.... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) . , Integrantes: Amanda da Silva - Integrante / Gisele Miyoko Onuki - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2014 - 2016
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Ensino da Dança na Escola, Descrição: Propiciar discussões sobre a formação e atuação profissional no espaço da Educação; Ampliar a compreensão sobre a importância da Dança como área de conhecimento na sua dimensão escolar; Contribuir no processo de desenvolvimento das capacidades criativas, críticas e reflexivas do aluno do ensino Básico por meio da Dança e suas relações com as outras linguagens artísticas; Evidenciar a importância da associação teoria-prática da Dança na ação docente; Estreitar as relações e troca de saberes entre professores do ensino superior, da educação básica e acadêmicos.... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) . , Integrantes: Amanda da Silva - Integrante / Gisele Miyoko Onuki - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2014 - 2016
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Ensino da Dança na Escola, Descrição: Propiciar discussões sobre a formação e atuação profissional no espaço da Educação; Ampliar a compreensão sobre a importância da Dança como área de conhecimento na sua dimensão escolar; Contribuir no processo de desenvolvimento das capacidades criativas, críticas e reflexivas do aluno do ensino Básico por meio da Dança e suas relações com as outras linguagens artísticas; Evidenciar a importância da associação teoria-prática da Dança na ação docente; Estreitar as relações e troca de saberes entre professores do ensino superior, da educação básica e acadêmicos.... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) . , Integrantes: Amanda da Silva - Integrante / Gisele Miyoko Onuki - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2014 - 2016
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Ensino da Dança na Escola, Descrição: Propiciar discussões sobre a formação e atuação profissional no espaço da Educação; Ampliar a compreensão sobre a importância da Dança como área de conhecimento na sua dimensão escolar; Contribuir no processo de desenvolvimento das capacidades criativas, críticas e reflexivas do aluno do ensino Básico por meio da Dança e suas relações com as outras linguagens artísticas; Evidenciar a importância da associação teoria-prática da Dança na ação docente; Estreitar as relações e troca de saberes entre professores do ensino superior, da educação básica e acadêmicos.... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) . , Integrantes: Amanda da Silva - Integrante / Gisele Miyoko Onuki - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2014 - 2016
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Ensino da Dança na Escola, Descrição: Propiciar discussões sobre a formação e atuação profissional no espaço da Educação; Ampliar a compreensão sobre a importância da Dança como área de conhecimento na sua dimensão escolar; Contribuir no processo de desenvolvimento das capacidades criativas, críticas e reflexivas do aluno do ensino Básico por meio da Dança e suas relações com as outras linguagens artísticas; Evidenciar a importância da associação teoria-prática da Dança na ação docente; Estreitar as relações e troca de saberes entre professores do ensino superior, da educação básica e acadêmicos.... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) . , Integrantes: Amanda da Silva - Integrante / Gisele Miyoko Onuki - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2014 - 2016
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Ensino da Dança na Escola, Descrição: Propiciar discussões sobre a formação e atuação profissional no espaço da Educação; Ampliar a compreensão sobre a importância da Dança como área de conhecimento na sua dimensão escolar; Contribuir no processo de desenvolvimento das capacidades criativas, críticas e reflexivas do aluno do ensino Básico por meio da Dança e suas relações com as outras linguagens artísticas; Evidenciar a importância da associação teoria-prática da Dança na ação docente; Estreitar as relações e troca de saberes entre professores do ensino superior, da educação básica e acadêmicos.... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) . , Integrantes: Amanda da Silva - Integrante / Gisele Miyoko Onuki - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2014 - 2016
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Ensino da Dança na Escola, Descrição: Propiciar discussões sobre a formação e atuação profissional no espaço da Educação; Ampliar a compreensão sobre a importância da Dança como área de conhecimento na sua dimensão escolar; Contribuir no processo de desenvolvimento das capacidades criativas, críticas e reflexivas do aluno do ensino Básico por meio da Dança e suas relações com as outras linguagens artísticas; Evidenciar a importância da associação teoria-prática da Dança na ação docente; Estreitar as relações e troca de saberes entre professores do ensino superior, da educação básica e acadêmicos.... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) . , Integrantes: Amanda da Silva - Integrante / Gisele Miyoko Onuki - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2014 - 2016
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Ensino da Dança na Escola, Descrição: Propiciar discussões sobre a formação e atuação profissional no espaço da Educação; Ampliar a compreensão sobre a importância da Dança como área de conhecimento na sua dimensão escolar; Contribuir no processo de desenvolvimento das capacidades criativas, críticas e reflexivas do aluno do ensino Básico por meio da Dança e suas relações com as outras linguagens artísticas; Evidenciar a importância da associação teoria-prática da Dança na ação docente; Estreitar as relações e troca de saberes entre professores do ensino superior, da educação básica e acadêmicos.... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) . , Integrantes: Amanda da Silva - Integrante / Gisele Miyoko Onuki - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2014 - 2016
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Ensino da Dança na Escola, Descrição: Propiciar discussões sobre a formação e atuação profissional no espaço da Educação; Ampliar a compreensão sobre a importância da Dança como área de conhecimento na sua dimensão escolar; Contribuir no processo de desenvolvimento das capacidades criativas, críticas e reflexivas do aluno do ensino Básico por meio da Dança e suas relações com as outras linguagens artísticas; Evidenciar a importância da associação teoria-prática da Dança na ação docente; Estreitar as relações e troca de saberes entre professores do ensino superior, da educação básica e acadêmicos.... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) . , Integrantes: Amanda da Silva - Integrante / Gisele Miyoko Onuki - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2014 - 2016
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Ensino da Dança na Escola, Descrição: Propiciar discussões sobre a formação e atuação profissional no espaço da Educação; Ampliar a compreensão sobre a importância da Dança como área de conhecimento na sua dimensão escolar; Contribuir no processo de desenvolvimento das capacidades criativas, críticas e reflexivas do aluno do ensino Básico por meio da Dança e suas relações com as outras linguagens artísticas; Evidenciar a importância da associação teoria-prática da Dança na ação docente; Estreitar as relações e troca de saberes entre professores do ensino superior, da educação básica e acadêmicos.... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) . , Integrantes: Amanda da Silva - Integrante / Gisele Miyoko Onuki - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2014 - 2016
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Ensino da Dança na Escola, Descrição: Propiciar discussões sobre a formação e atuação profissional no espaço da Educação; Ampliar a compreensão sobre a importância da Dança como área de conhecimento na sua dimensão escolar; Contribuir no processo de desenvolvimento das capacidades criativas, críticas e reflexivas do aluno do ensino Básico por meio da Dança e suas relações com as outras linguagens artísticas; Evidenciar a importância da associação teoria-prática da Dança na ação docente; Estreitar as relações e troca de saberes entre professores do ensino superior, da educação básica e acadêmicos.... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) . , Integrantes: Amanda da Silva - Integrante / Gisele Miyoko Onuki - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2014 - 2016
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Ensino da Dança na Escola, Descrição: Propiciar discussões sobre a formação e atuação profissional no espaço da Educação; Ampliar a compreensão sobre a importância da Dança como área de conhecimento na sua dimensão escolar; Contribuir no processo de desenvolvimento das capacidades criativas, críticas e reflexivas do aluno do ensino Básico por meio da Dança e suas relações com as outras linguagens artísticas; Evidenciar a importância da associação teoria-prática da Dança na ação docente; Estreitar as relações e troca de saberes entre professores do ensino superior, da educação básica e acadêmicos.... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) . , Integrantes: Amanda da Silva - Integrante / Gisele Miyoko Onuki - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2014 - 2016
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - Ensino da Dança na Escola, Descrição: Propiciar discussões sobre a formação e atuação profissional no espaço da Educação; Ampliar a compreensão sobre a importância da Dança como área de conhecimento na sua dimensão escolar; Contribuir no processo de desenvolvimento das capacidades criativas, críticas e reflexivas do aluno do ensino Básico por meio da Dança e suas relações com as outras linguagens artísticas; Evidenciar a importância da associação teoria-prática da Dança na ação docente; Estreitar as relações e troca de saberes entre professores do ensino superior, da educação básica e acadêmicos.... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) . , Integrantes: Amanda da Silva - Integrante / Gisele Miyoko Onuki - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Instituto Federal do Paraná - Campus CuritibaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
2023 - Atual
Future Publishers GroupVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editora Chefe, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de AMANDA DA SILVA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?