ZENAIDE LEÃO BATISTA

Mestre em Educação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins Cametá/PA. É especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica na instituição de ensino Grupo UNINTER. É graduada em Licenciatura plena em pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Professora na EMEF de Carapina, por meio de aprovação em concurso público na prefeitura municipal de Cametá. Durante a graduação foi bolsista do Projeto de pesquisa " Avaliação do Plano de Ações Articuladas: um estudo nos municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais, no período de 2007 a 2012" no qual atualmente é voluntária. Foi bolsista e voluntária do "Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares" e voluntária dos projetos de extensão e pesquisa "O Programa do Vestibular e suas implicações no Currículo de Ensino Médio de Escolas Públicas de Cametá", PROEX/2010, O Currículo e Gestão Escolar nas escolas estaduais de ensino médio Júlia Passarinho e Osvaldina Muniz de Cametá-PA", aprovado pela Faculdade de Educação da UFPA/ Campus de Cametá; e "Construindo Projetos Político-Pedagógicos: Currículo e Gestão nas Escolas Estaduais de ensino Médio de Cametá-PA" PIBEX 2012. Foi voluntária do projeto de pesquisa "Gestão e financiamento da Educação Básica na Amazônia Tocantina" e membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e extensão em Educação do Campo - GEPECART, cadastrado no CNPQ. Tem experiência em tema como Políticas educacionais, federalismo e Gestão educacional/escolar.

Informações coletadas do Lattes em 24/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação e Cultura

2015 - 2017

Universidade Federal do Pará
Título: O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DAS ESCOLAS DA REDE DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA,Ano de Obtenção: 2017
Odete da Cruz Mendes.

Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica na instituição de ensino Grupo UNIN

2017 - 2020

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER
Título: A IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULDAS E A CONCEPÇÃO DE GESTÃO EDUCACIONAL PROPOSTO PARA OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Graduação em Pedagogia

2009 - 2014

Universidade Federal do Pará
Título: Plano de Ações Articuladas (PAR): configurações do Regime Federativo e Colaborativo em gestões municipais.
Orientador: Odete da Cruz Mendes
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

PINTO, B. C. M. ; BATISTA, Z. L. . II Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá Políticas Educacionais e Práticas Culturais. 2015. (Outro).

BATISTA, Z. L. . II Workshop do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura - Cultura e Educação: Produzindo Saberes na Amazônia. 2015. (Outro).

MORAES, R. C. T. ; BATISTA, Z. L. . 10 encontro Norte e Nordeste dos Estudantes de Pedagogia- Educação na Cidade e no Campo: a identidade do pedagogo - para que e em que estamos sendo formados?. 2012. (Outro).

PEREIRA, Edir Augusto Dias ; BATISTA, Z. L. ; CORREA, R. N. G. . V seminário de extensão do Campus Universitário do Tocantins: abertura e desprendimento da universidade na Amazônia Tocantina: diálogos de saberes e experiências. 2011. (Outro).

Participação em eventos

III Colóquio Nacional de Educação, Políticas e Sociedades - PPGEDUC.POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL: CONCEITOS BÁSICOS PARA A ANÁLISE DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS.. 2020. (Outra).

III Colóquio Nacional de Educação, Políticas e Sociedades - PPGEDUC.POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL: CONCEITOS BÁSICOS PARA A ANÁLISE DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS.. 2020. (Outra).

II Colóquio Nacional de Educação, Políticas e Sociedade.Políticas, Gestão e Avaliação da Educação: Lutas e Resistências no Contexto Brasileiro e Amazônico. 2019. (Outra).

Políticas, Gestão e Avaliação da Educação: Lutas e resistências no contexto brasileiro e amazônico.Gestão, Descentralização e Municipalização da Educação. 2019. (Seminário).

Ciclo de Pesquisas.O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DAS ESCOLAS DA REDE DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA. 2018. (Outra).

V seminário Nacional do Programa de Pós Graduação em Educação e Cultura.O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DAS ESCOLAS DA REDE DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA. 2018. (Seminário).

V SEMINÁRIO NACIONAL PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA.O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DAS ESCOLAS DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE CAMETÁ-PA.. 2018. (Seminário).

II Seminário Nacional de Pós-graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-PA.PROJETO PEDAGÓGICO COMO INDICADOR DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES A PARTIR DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR,. 2015. (Seminário).

II Seminário Nacional de Pós-graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-PA,. 2015. (Seminário).

II Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá Políticas Educacionais e Práticas Culturais.O PROJETO PEDAGÓGICO COMO INDICADOR DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES A PARTIR DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR. 2015. (Seminário).

II Workshop do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura - Cultura e Educação: Produzindo Saberes na AmazôNIA.PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: POLÍTICA EDUCACIONAL E GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS. 2015. (Seminário).

II Workshop do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura - Cultura e Educação: Produzindo Saberes na AmazôNIA. 2015. (Seminário).

CULTURA AMAZÔNICA - LIVRO, LEITURA E LITERATURA - COM ÊNFASE NA CULTURA OCTÓCTONE. 2014. (Outra).

Treinamento do Portal de Periodicos da Capes na Universidade Federal do Pará. 2014. (Outra).

Análise Estatística de Dados Educacionais: o uso do STATISCAL PACKAGE FOR SOCIAL SCIENCES - SPSS na produção de dados educacionais. 2013. (Outra).

FEIRA DO VESTIBULAR 2013 CUNTINS. Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais no período de 2007 a 2011. 2013. (Feira).

HISTÓRIA MODERNA, ATRAVÉS DE FILMES. 2013. (Outra).

II ENCONTRO NACIONAL DO PROJETO OBEDUC-PAR. 2013. (Encontro).

II SEMANA DA AFRICA: PESQUISA E ENSINO. 2013. (Outra).

10 ENCONTRO NORTE E NORDESTE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: EDUCAÇÃO NA CIDADE E NO CAMPO: A IDENTIDADE DO PEDAGOGO, PARA QUE E EM QUE ESTAMOS SENDO FORMADOS?.DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E PROPOSTAS CURRICULARES. 2012. (Encontro).

II ENCONTRO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO DA AMAZÔNIA TOCANTINA.A Reconstrução do Projeto Político-Pedagógico: Um olhar sobre as práticas de Gestão Escolar da E.E.E.M Profª Osvaldina Muniz- Cametá-PA. 2012. (Encontro).

II ENCONTRO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO DA AMAZÔNIA TOCANTINA.ELABORAÇÃO DE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONCEITOS E POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA. 2012. (Outra).

I Seminário de História e Educação Afro Brasileira e Indígena/IV Semana da Consciência Negra do Campus Universitário do Tocantins - Cultura, Identidade e trabalho.A Gestão Escolar e a elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Médio Profª Osvaldina Muniz. 2012. (Seminário).

IV Diálogo Científico e I Seminário de Educação do Campo/Cuntins-Cametá. 2012. (Seminário).

IV Diálogo Científico e I Seminário de Educação do Campo/Cuntins-Cametá.A construção do Projeto Político Pedagógico como instrumento de democratização da gestão escolar: reflexões sobre o processo de tomadas de decisão na Escola Esatudual de Ensino Médio Profª Osvaldina Muniz. 2012. (Seminário).

XVII ENCONTRO PARAENSE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: EDUCAÇÃO E EXPANSÃO DO CAPITAL NA AMAZÔNIA: QUAL O PAPEL DA PEDAGOGIA?.PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR E DE CONSTRUÇÃO DE PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO: UMA ABORDAGEM Á LUZ DA CONCEPÇÃO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DE EDUCAÇÃO. 2012. (Encontro).

XV JORNADA DE EXTENSÃO DA UFPA - INOVAÇÃO E TECNOLOGIA.O LETRAMENTO ATRAVÉS DO LÚDICO NO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. 2012. (Outra).

14ª JORNADA DE EXTENSÃO DA UFPA: MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL.INTERVENÇÕES SOCIOEDUCATIVAS EM UNIDADES ESCOLARES E POPULARES. 2011. (Outra).

3 Encontro de pedagogia dio Campus Universitário do Tocantins- EPECUT: T: Formação e profissionalização docente na Amazônia Tocantina: Para que e em que estamos sendo formados?.Gestão e Currículo nas escolas de Ensino Médio em Cametá. 2011. (Encontro).

3 Encontro de Pedagogia do Campus Universitário do Tocantins - EPECUT:Formação e profissionalização Docente na Amazônia Tocantina: para que e em que estamos sendo formados?. 2011. (Encontro).

II ENCONTRO CAMETAENSE DOS ESTUDANTES DE LETRAS: PRÁTICAS LINGUAGEIRAS E TRABALHO DOCENTE NA AMAZÔNIA: IDEOLOGIA, ENSINO E FORMAÇÃO EM LETRAS. 2011. (Encontro).

IV Encontro de História da Amazônia Tocantina - I Semana Internacional de História da Amazônia Tocantina - História Política e Ensino de História. 2011. (Encontro).

IV Jornada do Curso de Letras do Campus Universitário do Tocantins/Cametá.Brincar e aprender: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. 2011. (Oficina).

IV Jornada do Curso de Letras do Campus Universitário do Tocantins/Cametá.brincar e aprender: o lúdico no processo de ensino aprendizagem de Língua Portuguesa. 2011. (Oficina).

IV Jornada do Curso de Letras do Campus Universitário do Tocantins/Cametá. 2011. (Outra).

Seminário de educação do campo do FORECAT - Some Estadual e Municipal: uma discussão necessária à superação de desafios. 2011. (Seminário).

V SEMINÁRIO DE EXTENSÃO: ABERTURA E DESPRENDIMENTO DA UNIVERSIDADE NA AMAZÔNIOA TOCANTINA: DIÁLOGOS DE SABERES E EXPERIÊNCIAS.INTERVENÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS EM UNIDADES ESCOLARES. 2011. (Seminário).

V SEMINÁRIO DE EXTENSÃO: ABERTURA E DESPRENDIMENTO DA UNIVERSIDADE NA AMAZÔNIOA TOCANTINA: DIÁLOGOS DE SABERES E EXPERIÊNCIAS.PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO. 2011. (Seminário).

2 Encontro de pedagogia do Campus universitário do Tocantins - Pedagogia na Amazônia: Construindo novos rumos para a educação.. 2010. (Encontro).

ENSINO MÉDIO INTEGRADO: O QUE É? COMO SE FAZ?. 2010. (Oficina).

ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PRÁXIS E TOTALIDADE. 2010. (Outra).

I ENCONTRO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO DA AMAZÔNIA: PESQUISA SOCIAL, HISTÓRIA E POLÍTICA EM EDUCAÇÃO.. 2010. (Encontro).

IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E II SEMINÁRIO ESTADUAL DE JUVENTUDE DO CAMPO. 2010. (Seminário).

SÍNDROME DE DOWN. 2010. (Oficina).

VI SEMINÁRIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO: TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO CONTEXTO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DA REGIÃO TOCANTINA. 2010. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: MICHELE RAMALHO PINHEIRO

MENDES, O. C.;BATISTA, Z. L.. A MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA: Princípios, conceitos e concepções na gestão da educação municipal. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO E PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: RAPHAEL POMPEU DE MENEZES

BATISTA, Z. L.. LEITURA E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EMEF SANTO ANTÔNIO BAIÃO/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Universidade Federal do Pará (PA)- Campus Universitário do Tocantins Cametá.

Produções bibliográficas

  • BATISTA, Z. L. ; FURTADO, D. S. ; PADINHA, I. C. S. . PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: POLÍTICA EDUCACIONAL E GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS. SABERES CULTURAIS, EDUCAÇÃO E MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS. 1ed.: , 2016, v. , p. 287-.

  • BATISTA, Z. L. ; PEREIRA, Edir Augusto Dias . A construção do Projeto Político-Pedagógico e gestão escolar: democratização das práticas de gestão.. In: José Pedro Garcia Oliveira, Odete da Cruz Mendes. (Org.). EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E CONHECIMENTO NA AMAZÔNIA TOCANTINA UFPA CAMETÁ Diálogos Científicos. 1ed.Cametá: Campus Universitário do Tocantins/Cametá/PA, 2015, v. , p. 173-190.

  • BATISTA, Z. L. ; OLIVEIRA, M. R. D. . PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: POLÍTICA EDUCACIONAL E GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS. In: Mara Rita Duarte Oliveira. (Org.). II Workshop do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura - Cultura e Educação: Produzindo Saberes na Amazônia. 1ed.: , 2015, v. , p. 1-.

  • BATISTA, Z. L. ; MENDES, O. C. . PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: POLÍTICA EDUCACIONAL E GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS. In: II Workshop do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura - Cultura e Educação: Produzindo Saberes na Amazônia, 2015, Cametá. II Workshop do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura - Cultura e Educação: Produzindo Saberes na Amazônia, 2015.

  • BATISTA, Z. L. ; MENDES, O. C. . O PROJETO PEDAGÓGICO COMO INDICADOR DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES A PARTIR DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR. In: II Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá Políticas Educacionais e Práticas Culturais, 2015, Cametá-PÀ. Políticas Educacionais e Práticas Culturais.

  • BATISTA, Z. L. . PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: POLÍTICA EDUCACIONAL E GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS. In: II Workshop do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura - Cultura e Educação: Produzindo Saberes na AmazôNIA, 2015. Cultura e Educação: Produzindo Saberes na AmazôNIA.

  • BATISTA, Z. L. ; PORTILHO, G. M. A. . A PRÁTICA DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: OS DES-CAMINHOS DA DEMOCRATZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA MÉDIA. In: XXI EPENN. Período: 10 a 13 de novembro de 2013. UFPE Internacionalização da Educação e Desenvolvimento Regional: implicações para a pós-graduação, 2013, Recife. XXI EPENN: Internacionalização da Educação e Desenvolvimento Regional: implicações para a pós-graduação, 2013.

  • SIQUEIRA, A. S. ; BATISTA, Z. L. . Desafios do ensino médio: projeto político pedagógico e propostas curriculares. In: 10 Encontro Norte e Nordeste dos Estudantes de Pedagogia Educação na cidade e no campo: a identidade do pedagogo - para que estamos sendo formados?, 2012, Cametá - PA. Educação na Cidade e no Campo: a identidade do pedagogo - para que e em que estamos sendo formados?. Cametá-PA: Campus Universitário do Tocantins/Cametá, 2012. v. 9,0mb.

  • CORREA, R. N. G. ; BATISTA, Z. L. . PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO CONTEXTO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: UMA ABORDAGEM NO SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS STTR/CAMETÁ-PA. In: 10 Encontro Norte e Nordeste dos Estudantes de Pedagogia - Educação na Cidade e no Campo: a identidade do pedagogo - para que e em que estamos sendo formados?, 2012, Cametá-PA. Eduacação na Cidade e no Campo: a identidade do Pedagogo. Para que e em que estamos sendo formados? Anais do 10 Encontro Norte e Nordeste dos Estudantes de Pedagogia.. Cametá: Campus Universitário do Tocantins/Cametá, 2012. v. 9,0mb.

  • BATISTA, Z. L. ; ALMEIDA, R. F. . O letramento através do lúdico no programa de erradicação do trabalho infantil - PETI em Cametá - PA. In: XV JORNADA DE EXTENSÃO DA UFPA: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, 2012. XIV JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFPA: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA.

  • BATISTA, Z. L. ; CORREA, R. N. G. . INTERVENÇÕES SOCIOEDUCATIVAS EM UNIDADES ESCOLARES. In: XIV JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL, 2011, BELÉM. XIV JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFPA 2011: MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL, 2011.

  • BATISTA, Z. L. . O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E A GESTÃO ESCOLAR DA REDE DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ PA. ARARAQUARA- SÃO PAULO 2019 (XIV EIDE - Encontro Iberoamericano de Educação).

Outras produções

SIQUEIRA, A. S. ; PEREIRA, Edir Augusto Dias ; BATISTA, Z. L. . O PAPEL DOS ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO DO PPP. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SIQUEIRA, A. S. ; PEREIRA, Edir Augusto Dias ; BATISTA, Z. L. ; FRANCO, N. I. F. . A construção participativa do PPP. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BATISTA, Z. L. . Projeto conexões em, movimento: o vestibular conectando ufpa e sttr. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PEREIRA, Edir Augusto Dias ; SIQUEIRA, A. S. ; RODRIGUES, R. A. ; BATISTA, Z. L. . Ensino Médio e o vestibular em cametá: construindo um diagnóstico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Educação Muniiciipall:: pollííttiica,, sociiedade,, fiinanciiamentto e regiime de collaboração (1997-2019), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zenaide Leao Batista - Coordenador / ARIEL FELDMAN - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Políticas de Formação, Currículo e Trabalho para a juventude do Campo na Amazônia: Construindo indicadores de qualidade para o ensino Médio do Campo na microrregião de Cametá/estado do Pará, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zenaide Leao Batista - Integrante / Gilmar Pereira da Silva - Integrante / Oscar Ferreira Barros - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo dos municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais no período de 2007 a 2012, Descrição: O projeto Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais no período de 2007 a 2011, objetiva analisar a implantação do PAR enquanto uma política pública no contexto das atuais políticas educacionais. Parte do pressuposto de que o desenvolvimento dessas políticas é conduzido por um processo que se consubstancia em um determinado momento histórico e contempla vários elementos, por vezes, contraditórios, mas que, de modo geral, respondem ao ritmo e à direção impressos pelo reordenamento do sistema capitalista. A pesquisa contempla aspectos qualitativos e quantitativos e utilizará a base de dados do MEC, INEP e FNDE, especificamente, do Censo Escolar identificando informações de infraestrutura das escolas e recursos pedagógicos, valorização dos profissionais da educação, e as condições pedagógicas das escolas, de modo a avaliar o impacto da implementação do PAR na melhoria dessas escolas, no período do estudo de 2007 até 2011, em face dos recursos recebidos. Espera-se com esse estudo analisar a configuração das relações intergovernamentais entre os entes federados por ocasião da elaboração e implementação do Plano de Ações Articuladas, bem como evidenciar mudanças ocorridas nos indicadores educacionais dos municípios dos estados envolvidos na pesquisa, considerando as quatro dimensões previstas no PAR. Espera-se ainda, contribuir com a formação de redes de pesquisadores e com a formação dos alunos da pós-graduação e dos professores da educação básica. Em especial objetiva-se subsidiar as secretarias municipais e as escolas participantes da pesquisa no que se refere à adoção de políticas que visem a melhoria dos índices educacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Zenaide Leao Batista - Integrante / Alda Maria Duarte Araújo Castro - Coordenador / Odete da Cruz Mendes - Integrante / Vera Lucia Jacob Chaves - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Gestão e Financiamento da Educação Básica na Amazônia Tocantina., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zenaide Leao Batista - Integrante / Edir Augusto Dias Pereira - Integrante / Adriane Santos Siqueira - Integrante / José Pedro Garcia Oliveira - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2012

campus universitário do tocantins/cametá

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - 2011

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CORONEL RAIMUNDO LEÃO

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: monitora do Programa "Mais educação", Carga horária: 15

2017 - Atual

EMEF DE CARAPINA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Outras informações:
Aprovada no concurso público edital 001/2013 prefeitura municipal de Cametá

2015 - 2016

EMEF. Complexo Infantil Dom José Elias

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

2011 - 2011

EMEF. Coronel Raimundo Leão

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Monitora do Programa Mais educação, Carga horária: 20

2012 - Atual

Sindicato dos Trabalhores

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR MONITOR, Carga horária: 5

Outras informações:
Desenvolveu a atividade de docente da disciplina Língua Portuguesa no Projeto "Conexões em Movimento: o vestibular conectando UFPA e STTR". Projeto vinculado ao "Programa Conexões de Saberes"

2012 - Atual

Sindicato dos Trabalhores

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR MONITOR, Carga horária: 5

Outras informações:
Desenvolveu a atividade de docente da disciplina Língua Portuguesa no Projeto "Conexões em Movimento: o vestibular conectando UFPA e STTR". Projeto vinculado ao "Programa Conexões de Saberes"

2012 - Atual

Sindicato dos Trabalhores

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR MONITOR, Carga horária: 5

Outras informações:
Desenvolveu a atividade de docente da disciplina Língua Portuguesa no Projeto "Conexões em Movimento: o vestibular conectando UFPA e STTR". Projeto vinculado ao "Programa Conexões de Saberes"

2012 - 2013

Escola Estadual de Ensino Médio Profª Osvaldina Muniz

Vínculo: Assesoria, Enquadramento Funcional: Auxílio - reconstrução PPP para regularização, Carga horária: 2

Outras informações:
Auxílio na reformulação do Projeto Político Pedagógico da Escola

2017 - 2017

EMEF. DR. Ângelo Custódio Correa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA PEDAGÓGICA, Carga horária: 40