Alan Santos Pimentel

Possui graduação em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), Especialização em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais pela Unesa, Juiz de Fora (2007) e Mestrado em Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014). Atuou como Professor Adjunto da disciplina Aprendizagem Motora e Anatomia dos Sistemas no Curso de Educação Física da Faculdade do Sudeste Mineiro - FACSUM, Juiz de Fora, MG. Também atuou como coordenador do setor de Musculação da Fortes Academia em Juiz de Fora. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense (IFC), lotado no Campus Brusque. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Avaliação Física, atuando principalmente nos seguintes temas relacionados : Fisiologia do Exercício, Termorregulação e Treinamento Desportivo. Atualmente tem interesse nas Abordagens Pedagógicas da EF, História da EF e do Esporte.

Informações coletadas do Lattes em 28/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano

2012 - 2014

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: IMPLICAÇÕES TERMORREGULATÓRIAS DOS RECEPTORES AT2 CENTRAIS DURANTE O EXERCÍCIO FÍSICO EM RATOS
, Ano de Obtenção: 2014.LAURA HORA RIOS LEITE.Palavras-chave: Termorregulação; Angiotensina 2; Receptor At1.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em Fisiologia do Exercicio e Grupos Especiais

2004 - 2005

Universidade Estácio de Sá
Título: Utilização do Monitor de Freqüência Cardíaca Polar S810i como recurso alternativo ao Eletrocardiograma convencional no teste autonômico cardiovascular de 4 segundos
Orientador: Jorge Roberto Perrout de Lima

Graduação em Educação Física e Desportos

2001 - 2004

Universidade Federal de Juiz de Fora

Formação complementar

2016 -

Curso: Programa um por todos e todos por um - Pela Ética e Cidadania. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2016 - 2016

Curso: Ética e Serviço Público,. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2014 - 2014

PALESTRA: Manejo de Animais de Experimentação. CBR/ UFJF. Palestrante: Dr.. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2013 - 2013

Palestra: ADMINISTRAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO: PREPARO D. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Capacitação para Tutores do Ensino a Distância - CEAD/ UFJF. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Fisiologia Aplicada ao Exercício UFJF-UFV. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Cuidados e Manejo de Animais de Experimentação - CBR/ UFJF. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Fisiologia do Exercício.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Antropometria e Avaliação Funcional.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Prescrição de Atividades Físicas.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Tônus Vagal Cardíaco e Exercício.

Organização de eventos

PIMENTEL, Alan Santos . XII Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar - MICTI, V IF Cultura, I Epromundo e I IF.Ação. 2019. (Outro).

Participação em eventos

JEBS - Jogos Escolares de Brusque. JEBS - Jogos Escolares de Brusque. 2024. (Olimpíada).

JESC - Jogos Estaduais de Santa Catarina. Tênis de Mesa. 2024. (Olimpíada).

JESC - Jogos Estaduais de Santa Catarina. JESC - Jogos Estaduais de Santa Catarina. 2024. (Olimpíada).

JIFC - Jogos do Instituto Federal Catarinense. JIFC - Jogos do Instituto Federal Catarinense. 2024. (Olimpíada).

Semana FACCHU (Formação Acadêmica e Cultural e Científica e Humanística e.... Acesso ao Voleibol. 2024. (Congresso).

Semana FACCHU (Formação Acadêmica e Cultural e Científica e Humanística e.... Acesso ao Futsal. 2024. (Congresso).

JEBS - Jogos Escolares de Brusque. JEBS - Jogos Escolares de Brusque. 2023. (Olimpíada).

JIFC - Jogos do Instituto Federal Catarinense. JIFC - Jogos do Instituto Federal Catarinense. 2023. (Olimpíada).

JIF Nacional - Jogos das Instituições Federais. JIF Nacional - Jogos das Instituições Federais. 2023. (Olimpíada).

JIFSUL - Jogos dos Institutos Federais da Região Sul. JIFSUL - Jogos dos Institutos Federais da Região Sul. 2023. (Olimpíada).

Semana FACCHU (Formação Acadêmica e Cultural e Científica e Humanística e.... Acesso ao Futsal. 2023. (Congresso).

Semana FACCHU (Formação Acadêmica e Cultural e Científica e Humanística e.... Acesso ao Voleibol. 2023. (Congresso).

JEBS - Jogos Escolares de Brusque. JEBS - Jogos Escolares de Brusque. 2022. (Olimpíada).

JIFC - Jogos do Instituto Federal Catarinense. JIFC - Jogos do Instituto Federal Catarinense. 2022. (Olimpíada).

JIF Nacional - Jogos das Instituições Federais. JIF Nacional - Jogos das Instituições Federais. 2022. (Olimpíada).

Semana FACCHU (Formação Acadêmica e Cultural e Científica e Humanística e.... Religiões e religiosidade em Brusque: um olhar sobre a influência europeia no contexto religioso de Brusque e suas imbricações no desenvolvimento do capitalismo na cidade.. 2022. (Congresso).

Semana FACCHU (Formação Acadêmica e Cultural e Científica e Humanística e.... "Influência da Ginástica Laboral IFC Campus Brusque: Repercussões Antropométricas e na saúde Operacional dos Servidores". 2020. (Congresso).

Formação Acadêmica e Cultural e Científica e Humanística e... FACCHU.Ginástica Laboral no IFC Campus Brusque. Aspectos Preliminares.. 2019. (Outra).

JEBS - Jogos Escolares de Brusque. JEBS - Jogos Escolares de Brusque. 2019. (Olimpíada).

JIFC - Jogos do Instituto Federal Catarinense. JIFC - Jogos do Instituto Federal Catarinense. 2019. (Olimpíada).

Semana de Formação e Capacitação Pedagógica - Formação Continuada de Docentes do IFC, qye. 2019. (Outra).

Semana FACCHU (Formação Acadêmica e Cultural e Científica e Humanística e.... GINÁSTICA LABORAL NO IFC CÂMPUS BRUSQUE: ASPECTOS PRELIMINARES. 2019. (Congresso).

XII Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar - MICTI, V IF Cultura, I Epromundo e I IF.Ação. 2019. (Outra).

JEBS - Jogos Escolares de Brusque. JEBS - Jogos Escolares de Brusque. 2018. (Olimpíada).

JIFC - Jogos do Instituto Federal Catarinense. JIFC - Jogos do Instituto Federal Catarinense. 2018. (Olimpíada).

Curso de Qualificação Profissional - Formação Continuada em Recepção Docente. 2017. (Outra).

JEBS - Jogos Escolares de Brusque. JEBS - Jogos Escolares de Brusque. 2017. (Olimpíada).

JIFC - Jogos do Instituto Federal Catarinense. JIFC - Jogos do Instituto Federal Catarinense. 2017. (Olimpíada).

Curso: Ética e Serviço Público, 20 horas.Ética e Serviço Público. 2016. (Outra).

Curso: Programa um por todos e todos por um - Pela Ética e Cidadania.Programa um por todos e todos por um - Pela Ética e Cidadania. 2016. (Outra).

III Workshop Nacional da Rede Ibero - Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar. 2016. (Outra).

12º CONGRESSO SABINCOR DE CARDIOLOGIA, 8º SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E REABILITAÇÃO CARDÍACA. 2014. (Congresso).

PALESTRA: Manejo de Animais de Experimentação. CBR/ UFJF. Palestrante: Dr. Marcelo Osvaldo Asprea/ Chefe de Biotério Experimenteal do Hospital de Pediatria Prof. Dr. Juan P. Garrahan, Buenos Aires, Argentina.. 2014. (Seminário).

11º CONGRESSO SABINCOR DE CARDIOLOGIA, 7º SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E REABILITAÇÃO CARDÍACA. EFEITOS TERMORREGULATÓRIOS DO BLOQUEIO CENTRAL DOS RECEPTORES AT2 DURANTE O EXERCÍCIO FÍSICO EM RATOS. 2013. (Congresso).

III Workshop on Exercise and Autonomic Regulation - ICB/UFMG.Thermoregulatory effects of central AT2 receptors blockade during exercise in rats. 2013. (Outra).

Palestra: ADMINISTRAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO: PREPARO DE SOLUÇÕES, VIAS DE INJETA E FATORES A SEREM CONSIDERADOS. CBR/UFJF. Palestrante:Cynthia Anne Pekow D. V. M. / University of Washington. Duração: 3 horas OS.. 2013. (Outra).

Curso de Capacitação para Tutores do Ensino a Distância - CEAD/ UFJF. 2012. (Outra).

Curso de Cuidados e Manejo de Animais de Experimentação - CBR/ UFJF ( 25 horas). 2012. (Seminário).

Curso de Fisiologia Aplicada ao Exercício UFJF-UFV (Carga Horária 40 horas). 2011. (Outra).

I Jornada de Medicina do Esporte da FCMS/JF. 2011. (Outra).

l Encontro Mineiro de Fisiologia do Exercício.l Encontro Mineiro de Fisiologia do Exercício. 2005. (Encontro).

XXVlll Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.XXVlll Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 2005. (Simpósio).

Simpósio Educação, Saúde e Cidadania.Simpósio Educação, Saúde e Cidadania. 2004. (Simpósio).

Xl Congresso Mineiro de Educação Física da APEFMIG- Associação de Profissionais de educação Física de Minas Gerais. Xl Congresso Mineiro de Educação Física da APEFMIG- Associação de Profissionais de educação Física de Minas Gerais. 2004. (Congresso).

JF Fitness.JF Fitness. 2003. (Encontro).

Simpósio Mineiro da História da Educação Física.Simpósio Mineiro da História da Educação Física. 2003. (Simpósio).

Xl Congresso Mineiro de Educação Física da APEFMIG- Associação de Profissionais de educação Física de Minas Gerais. Xl Congresso Mineiro de Educação Física da APEFMIG- Associação de Profissionais de educação Física de Minas Gerais. 2003. (Congresso).

I Encontro de Juiz de Fora - Educação Física.I Encontro de Juiz de Fora - Educação Física. 2001. (Encontro).

l Seminário de Educação Física e Esportes.l Seminário de Educação Física e Esportes. 2001. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • PIMENTEL, Alan Santos ; SILVA, A. E. ; Alvim Rafael de Oliveira ; Costa Carlos Magno Amaral . Polar S810 como recurso alternativo ao eletrocardiograma no teste de exercício de 4 segundos.. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 94, p. 580-584, 2010.

  • PIMENTEL, Alan Santos . A importância da mensuração da frequência cardíaca para o controle da intensidade do exercício aeróbio. Revista Acadêmica Facsum, p. 20 - 20, 10 nov. 2015.

  • PIMENTEL, Alan Santos ; PEREIRA, M. A. . GINÁSTICA LABORAL NO IFC CAMPUS BRUSQUE: ASPECTOS PRELIMINARES. In: FORMAÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA E CULTURAL E HUMANÍSTICA E..., 2018, Brusque. GINÁSTICA LABORAL NO IFC CAMPUS BRUSQUE: ASPECTOS PRELIMINARES. Blumenau: Editora IFC, 2018. p. 74-77.

  • PIMENTEL, Alan Santos ; Campana-Rezende, E ; COIMBRA, C. C. ; Prímola-Gomes, T.N. ; LEITE, L. H. R. . EFEITOS TERMORREGULATÓRIOS DO BLOQUEIO CENTRAL DOS RECEPTORES AT2 DURANTE O EXERCÍCIO FÍSICO EM RATOS. In: 11º Congresso Sabincor de Cardiologia, 2013, Juiz de Fora. EFEITOS TERMORREGULATÓRIOS DO BLOQUEIO CENTRAL DOS RECEPTORES AT2 DURANTE O EXERCÍCIO FÍSICO EM RATOS, 2013.

  • PIMENTEL, Alan Santos ; Campana-Rezende, E ; LEITE, L. H. R. ; Prímola-Gomes, T.N. ; COIMBRA, C. C. . Thermoregulatory effects of central AT2 receptors blockade during exercise in rats. In: III Workshop on Exercise and Autonomic Regulation - ICB/UFJF, 2013, Belo Horizonte. Thermoregulatory effects of central AT2 receptors blockade during exercise in rats, 2013.

  • PIMENTEL, Alan Santos ; PEREIRA, Fernanda M. ; BRIGATTO, Bruno G ; LIMA, Jorge Roberto Perrout de . Utilização do MFC Polar S810i como recurso alternativo ao ECG convencional no teste de exercício de 4 segundos - Estudos Preliminares. In: XVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2005, São Paulo. Anais do XVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Londrina: MIDIOGRAF, 2005. v. 13. p. 273-273.

  • PIMENTEL, Alan Santos ; BRIGATTO, Bruno G . Reprodutibilidade da medida do Indice Vagal Cardíaco pelo Monitor de Freqüência Cardíaca no teste de exercício de 4 segundos. In: I Encontro Mineiro de Fisiologia do Exercício, 2005, Juiz de Fora. Anais do I Encontro Mineiro de Fisiologia do Exercício, 2005. v. 1. p. 35-35.

  • PIMENTEL, Alan Santos ; SANTOS, Tony Meireles dos . Baixos Valores da Freqüência Cardíaca de repouso: Condicionamento Aeróbio?. In: Simpósio EDUCAÇÂO, SAÚDE E CIDADANIA, 2004, Juiz de Fora. SImpósio Educação, Saúde e Cidadania, 2004.

  • PIMENTEL, Alan Santos ; SANTOS, Tony Meireles dos . Respostas da Freqüência Cardíaca durante as fases progressivas de um teste ergométrico máximo. In: Simpósio EDUCAÇÂO, SAÚDE E CIDADANIA, 2004, Juiz de Fora. Simpósio Educação, Saúde e Cidadania, 2004.

  • PIMENTEL, Alan Santos ; MARTIM, Edna Ribeiro Hernandes . Aprendizagem do nado crawl com diferentes formas de retroalimentação. In: Simpósio Mineiro da História da Educação Físicas, 2003, Juiz de Fora. Anais do Simpósio Mineriro da História da Educação Física, 2003. p. 300-300.

  • PIMENTEL, Alan Santos . Esportes Adaptados. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIMENTEL, Alan Santos . Educação Física no Ensino Básico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIMENTEL, Alan Santos . AVALIAÇÃO DO COMPONENTE AERÓBIO DE EXERCÍCIO: VARIÁVEIS FISIOLÓGICAS E TESTES PARA SUA MENSURAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIMENTEL, Alan Santos . EXERCÍCIOS FISICOS: MITOS E VERDADES, COMO CONSTRUIR UM CORPO SAUDÁVEL E FUNCIONAL.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIMENTEL, Alan Santos . BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA SAÚDE: EFEITOS NO ORGANISMO, NA TERCEIRA IDADE, NA OBESIDADE, NA HIPERTENSÃO ARTERIAL, NOS EFEITOS PSICOLÓGICOS E COGNITIVOS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIMENTEL, Alan Santos . (2ª) BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA SAÚDE: EFEITOS NO ORGANISMO, NA TERCEIRA IDADE, NA OBESIDADE, NA HIPERTENSÃO ARTERIAL, NOS EFEITOS PSICOLÓGICOS E COGNITIVOS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIMENTEL, Alan Santos ; Campana-Rezende, E ; LEITE, L. H. R. ; Prímola-Gomes, T.N. ; COIMBRA, C. C. . Thermoregulatory effects of central AT2 receptors blockade during exercise in rats. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIMENTEL, Alan Santos ; Campana-Rezende, E ; Prímola-Gomes, T.N. ; COIMBRA, C. C. ; LEITE, L. H. R. . EFEITOS TERMORREGULATÓRIOS DO BLOQUEIO CENTRAL DOS RECEPTORES AT2 DURANTE O EXERCÍCIO FÍSICO EM RATOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIMENTEL, Alan Santos ; LIMA JUNIOR, L. A. S. . INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE CONDICIONAMENTO CARDIORESPIRATÓRIO NA POTÊNCIA AERÓBIA E NA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE JOVENS PRATICANTES DE FUTEBOL. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PIMENTEL, Alan Santos . RELAÇÃO ENTRE FREQUÊNCIA CARDÍACA E ESCALA DE BORG NO TESTE ERGOMÉTRICO MÁXIMO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

PIMENTEL, Alan Santos . Comissão de elaboração de PCC/PPC de Curso Técnico/ Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Catarinense. Brusque, SC.. 2016.

PIMENTEL, Alan Santos . Avaliação de Projetos/ Participou do Comitê Avaliador do Edital Siepex/ 2016 da Pró Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERGS, avaliando projeto ?1093?.. 2016.

PIMENTEL, Alan Santos . Avaliação de Projetos/ Participou do Comitê Avaliador do Edital Siepex/ 2016 da Pró Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERGS, avaliando projeto ?1018?.. 2016.

PIMENTEL, Alan Santos . Comissão de elaboração de PCC/PPC de Curso Técnico/ Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Catarinense. Brusque, SC.. 2016.

PIMENTEL, Alan Santos . AVALIAÇÃO DA POTÊNCIA AERÓBIA. A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DO COMPONENTE AERÓBIO ANTES DO INÍCIO DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PIMENTEL, Alan Santos . ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: VERDADES E MITOS SOBRE O EXERCÍCIO FÍSICO.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Influência da Ginástica Laboral no IFC Campus Brusque. Repercussões Antropométricas e na saúde ocupacional dos Servidores., Descrição: Muitos estudos têm demonstrado os efeitos da implantação do exercício físico no ambiente de trabalho. Baseado nestes efeitos, o projeto tem como objetivo geral avaliar a influência do exercício físico nos componentes relacionados a composição corporal e bem-estar ocupacional dos servidores inscritos no programa de ginástica laboral do IFC Campus Brusque. Os inscritos no projeto realizarão sessões semanais de exercício físico, onde, ao final desse período, serão reavaliados para análise da influência do programa de exercícios físicos nas variáveis estudadas. No momento, o projeto encontra-se em andamento, com conclusão das avaliações iniciais e início das sessões de exercício físico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alan Santos Pimentel - Coordenador / Mara Alice Pereira - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal Catarinense, Campus Brusque. , Hercílio Luz, Centro, 88350170 - Brusque, SC - Brasil, Telefone: (47) 84066950, URL da Homepage:

Experiência profissional

2016 - Atual

Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnol., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2016

Faculdade do Sudeste Mineiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Carga horária: 3

Outras informações:
DISCIPLINAS MINISTRADAS: APRENDIZAGEM MOTORA ANATOMIA DOS SISTEMAS

2005 - 2016

Fortes Academia

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor/ Coordenador, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2005

    Direção e administração, Fortes Academia.,Cargo ou função, Coordenador Técnico.

  • 09/2005

    Serviços técnicos especializados , Fortes Academia.,Serviço realizado, Professor de Educação Física; Antropometria e Avaliação Funcional; Prescrição de atividades físicas para promoção da saúde.

2004 - 2004

Serviço de Controle a Hipertensos Diabéticos e Obesos

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

Atividades

  • 07/2004 - 12/2004

    Estágios , Serviço de Controle a Hipertensos Diabéticos e Obesos.,Estágio realizado, Acompanhamento do programa de serviço e controle a hipertensos, diabéticos e obesos. PAM Marechal, Juiz de Fora.

2005 - 2005

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Bolsista Profissional, Carga horária: 12

2004 - 2004

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

2003 - 2003

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

2003 - 2003

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Atividades

  • 03/2005 - 07/2005

    Direção e administração, Universidade Federal de Juiz de Fora.,Cargo ou função, Bolsista Profissional coordenador do Projeto Rompendo à Inércia, FAEFID/UFJF, responsável pelo Laboratório de Antropometria / Avaliação Funcional e Academia de Musculação.

  • 03/2004 - 12/2004

    Extensão universitária , Universidade Federal de Juiz de Fora.,Atividade de extensão realizada, Bolsista responsável pelo Laboratório de Antropometria e Avaliação Funcional do Projeto Rompendo à Inércia FAEFID/UFJF.

  • 04/2003 - 12/2003

    Extensão universitária , Universidade Federal de Juiz de Fora.,Atividade de extensão realizada, Monitor da disciplina Aprendizagem Motora..

  • 03/2003 - 07/2003

    Extensão universitária , Universidade Federal de Juiz de Fora.,Atividade de extensão realizada, Bolsista responsável pela parte de Natação do projeto Rompendo à Inércia FAEFID/UFJF.

2001 - 2002

Academia Energia

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 9

Atividades

  • 03/2001 - 08/2002

    Estágios , Academia Energia.,Estágio realizado, Acompanamento do programa de condicionamento físico para promoção de saúde.