Neimar Santos da Silva
Possui graduação em Direito - Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (1988) e mestrado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006). Atualmente é professor e Subchefe do Departamento de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul e AssessorJurídico da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul - APESC/UNISC. Além disso, atua em escritório próprio e sua principal área de atuação é a trabalhista.
Informações coletadas do Lattes em 11/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Direito
2004 - 2005
Universidade de Santa Cruz do Sul
Título: Sindicalismo, direito e exclusão social: aspectos históricos e desafios para as políticas públicas,Ano de Obtenção: 2005
João Pedro Schmidt.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Formação complementar
2010 - 2010
Gestão do Planejamento de Desenv. Institutcional. (Carga horária: 3h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2010 - 2010
Boas práticas docentes no Ensino Superior. (Carga horária: 3h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2010 - 2010
Gestão da Extensão e Relações Comunitárias. (Carga horária: 3h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2010 - 2010
Gesão da Pesquisa e Pós-Graduação. (Carga horária: 3h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2010 - 2010
Gestão de Equipes. (Carga horária: 3h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2010 - 2010
Políticas e Regulamentação Ensino Sup. no Brasil. (Carga horária: 3h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2006 - 2006
Desafios dos Lideres na Gestão Humana de Pessoas. (Carga horária: 16h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Formação e Capacitação de Pregoeiro. (Carga horária: 7h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
SILVA, N. S. . JORNADA DE DIREITO DO TRABALHO. 2014. (Outro).
Participação em eventos
XXXII Semana do Ministério Público.A Proteção do Consumidor como Direito e Garantia Fundamental. 2016. (Outra).
Audiência Pública OAB/RS. 2013. (Outra).
Congresso Internacional de Direito Constitucional. 2013. (Congresso).
Curso de licitação pública TCU. 2013. (Outra).
Ensino Jurídico e Exame de Ordem - UPF. 2013. (Outra).
I Seminário Internacional de Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativat e I Mostra de Trabalhos Científicosiva.Resolução de conflitos a partir da comunidade: um estudo sobre a mediação e a justiça restaurativa.. 2013. (Seminário).
V Fórum Rgional de Educação Jurídica - Região Sul. 2012. (Seminário).
Programa de Pedagogia Universitária 2010/1. 2010. (Outra).
IV Semana Acadêmica do Curso de Direito de Venâncio Aires.Conflito Aparente de Normas no Processo Civil. 2009. (Seminário).
Programa de Pedagogia Universitária 2009/02. 2009. (Outra).
Encontro de Professores Novos da UNISC 2007/1. 2007. (Encontro).
Oficina Técnica II de instrumentalização para o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem EAD UNISC. 2007. (Oficina).
Palestra: Docência e Empreendedorismo na Universidade. 2007. (Outra).
Participação em bancas
SILVA, N. S.. Extensão dos efeitos da coisa julgada na ação civil pública. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
SILVA, N. S.. O combate à fraude aos direitos trabalhistas cometida por cooperativas de trabalho. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Dir. Trabalho - EAD) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
SILVA, N. S.. O protesto do título judicial como meio auxiliar na efetivação da execução trabalhista. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Dir. Trabalho - EAD) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
SILVA, N. S.. Distinções entre a diarista e a empregada doméstica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Dir. Trabalho - EAD) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
SILVA, N. S.. O trabalho sob condições degradantes. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Dir. Trabalho - EAD) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
SILVA, N. S.. Prescrição no Direito do Trabalho. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Dir. Trabalho - EAD) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
SILVA, N. S.. Meios de prova e a formação profissional. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Dir. Trabalho - EAD) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
SILVA, N. S.. Penhora on-line nas execuções trabalhistas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Dir. Trabalho - EAD) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
SILVA, N. S.. Os limites da negociação coletiva no Direito do Trabalho. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Dir. Trabalho - EAD) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
SILVA, N. S.. Tabagismo no trabalho e demissão por justa causa - uma leitura após a promulgação da lei 13.541/2009-SP. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Dir. Trabalho - EAD) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
SILVA, N. S.. A segurança jurídica e o paradigma da confiança: efetividade da Lei de informatização do processo - Lei n.º 11.419/06 no âmbito da Justiça do Trabalho. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Dir. Trabalho - EAD) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
LANER, V. F.;SILVA, N. S.. A função social da pequena propriedade rural no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
SPENGLER NETO, T.;SILVA, N. S.. Responsabilidade civil nos acidentes de trabalho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
KIPPER, T.;SILVA, N. S.. A (in)constitucionalidade da responsabilidade tributária progressiva para frente: uma análise principiológica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
KIPPER, T.;SILVA, N. S.. Da aplicação de novas causas de extinção do crédito tributário: dos institutos cíveis da novação e da confusão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
FRIEDRICH, D. B.;SILVA, N. S.. Alienação parental nos casos de dissolução da sociedade conjugal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
BERWANGER, J. L. W.;SILVA, N. S.. A produção da prova no processo previdenciário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. O contrato de trabalho do atleta de futebol. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. A estabilidade de permanecer no emprego mesmo contra a vontade do empregador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. O contrato de trabalho a termo: uma análise sob o viés da flexibilização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. Preposto na atividade empresarial frente à Justiça do Trabalho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. O empregador como destinatário das normas trabalhistas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. A extinção do contrato de trabalho: uma reflexão sobre a justa causa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. Prestação de Trabalho a terceiros. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. Arbitragem: um método extrajudicial na solução de conflitos trabalhistas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. Lei do empregado doméstico: uma releitura dos dispositivos vigentes e seus reflexos na sociedade brasileira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. Pressupostos e fundamentos do princípio da proteção ao trabalhador à luz da Constituição da República de 1988: um estudo do conglobamento e da acumulação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. O contrato de trabalho: uma análise histórica e sua composição. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. O assédio moral nas relações de trabalho: a necessidade de ações protetivas para coibir sua prática na atividade laboral. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. Trabalho e sindicalismo: uma discussão temática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
SILVA, N. S.. A função jurídica dos acordos e convenções coletivas no direito do trabalho e nas relações trabalhistas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
SILVA, N. S.. Meio ambiente de trabalho: direito fundamental do trabalhador. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. Os paradoxos envolvendo o trabalho de gênero: retrocessos e avanços no mercado de trabalho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. A extinção do contrato de trabalho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. O papel da OIT no (re) dimensionamento do direito internacional do trabalho como direito comum da humanidade e concretizador dos direitos sociais fundamentais dos trabalhadores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. Direitos e garantias fundamentais e limitações ao poder empregatício. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. A legislação trabalhista flexibilizada: as modalidades contratuais temporárias e seu paradoxo no mercado de trabalho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. Terceirização e a flexibilização do direito do trabalho; uma análise sobre a luz dos princípios constitucionais e da valorizção do trabalho humano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
LANER, V. F.;SILVA, N. S.. O combate da publicidade ilícita com base no CDC. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. A função jurídica dos acordos e convenções coletivas no direito do trabalho e nas relações trabalhistas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. Meio ambiente de trabalho: direito fundamental do trabalhador. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
LANER, V. F.;SILVA, N. S.. Análise da aplicabilidade da cédula de produto rural na recuperação de créditos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
RICHTER, D.;SILVA, N. S.. O problema da exploração do trabalho infanto-juvenil: desafios e perspectivas sob a ótica do direito brasileiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. O benefício da assistência judiciária gratuita e a concessão de honorários advocatícios no âmbito da Justiça do Trabalho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
RECK, J. R.;SILVA, N. S.. Limites do Jus Variandi na alteração do contrato de trabalho do professor horista, com relação a redução da jornada de trabalho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
BORBA, E. J. H.;SILVA, N. S.. Os limites da interpretação jurídica e os mecanismos de controle das decisões judiciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
GOMBAR, J.;SILVA, N. S.. A execução na justiça do trabalho: a efetividade no direito processual do trabalho através do instituto da penhora on line. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
Orientou
Estudo Continuado da In(constitucionalidade) da Súmula 363 do Tribunal Superior do Trabalho; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A responsabilização trabalhista da Administração Pública frente ao inadimplemento nos contratos administrativos de prestação de serviços terceirizados e ao julgamento da ADC 16; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Impenhorabilidade absoluta e sua relativização em razão do princípio da dignidade da pessoa humana e o princípio da satisfação do crédito pelo credor; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Direitos fundamentais e os princípios específicos do Direito do Trabalho e suas aplicabilidades e normas fixadoras dos direitos mínimos leais dos contratos e relações de trabalho; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A proteção constitucional contra a despedida imotivada; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Dano existencial e a dignidade humana; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Aplicação do art; 475-J do CPC no processo de trabalho e suas implicações práticas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Alicerces gerais do ônus da prova e da inversão do ônus da prova no processo do trabalho; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
O paradoxo do cumprimento da lei das cotas de pessoas com deficiência pelas empresas provadas e a intangibilidade da lei 8; 213/91; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Proteção do trabalho do menor; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Quando a negociação coletiva é mais favorável que a lei - intromissão da lei na modelação da convenção; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Uma análise do Direito do Trabalho sob a perspectiva sociológica marxista; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A responsabilidade solidária dos sócios pelas dívidas trabalhistas da sociedade limitada; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
O assédio processual na justiça do trabalho; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Considerações à (nova) lei do estágio; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
O comum acordo como empecilho para o ajuizamento do dissídio coletivo de natureza econômica; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Legalidade do monitoramento do correio eletrônico no local de trabalho; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A jornada de trabalho e o art; 62 da CLT; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A suspensão e a interrupção do contrato de trabalho e o limite do poder empregatício; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Férias: paradoxo entre convenção 132 da OIT e a CLT; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A prescrição intercorrente e a aplicabilidade no processo do trabalho: as súmulas, a jurisprudência e a doutrina; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Assédio moral: da garantia constitucional até a responsabilidade civil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Admissibilidade da prescrição intercorrente na execução trabalhista; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Princípios de Direito do Trabalho e posição jurisprudencial; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A natureza do aviso prévio indenizado e a incidência da contribuição previdenciária; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A trajetória feminina: história, evolução e conquistas na proteção ao trabalho; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
O mobbing no contrato de trabalho e o princípio da dignidade da pessoa humana; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Dano moral no direito do trabalho; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Competência da justiça do trabalho após emenda 45/2004 e sua limitação penal; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A interpretação divergente e a (in)eficácia perante o olhar do profissional advogado da ação rescisória por erro de fato na justiça do trabalho; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A impatriação de trabalhadores estrangeiros: breve abordagem acerca da extensão de direitos trabalhistas nacionais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Novas tecnologias: teletrabalho e a necessidade de manifestação legislativa; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A terceirização pelas concessionárias de serviços públicos: normas e jurisprudências; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Análise do dano moral na relação de trabalho sob os aspectos da competência modificada pela emenda 45 à Constituição Federal; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Direito dos danos: indenizações por acidente de trabalho e doença ocupacional; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A proibição de estornos nas comissões dos empregados; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Trabalho doméstico: direitos e deveres dos contratantes; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A caracterização do cargo de confiança bancário e sua repercussão na jornada de trabalho; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Férias e sua correlação com a saúde do trabalhador; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Os efeitos civis do contrato de trabalho: a responsabilidade do empregador por dano moral; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Assédio moral nas relações de trabalho e seus efeitos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Adicional de periculosidade: direito e cumulatividade com adicional de insalubridade; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A prova no processo de trabalho: o instituto de seu ônus probatório; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Os princípios basilares do Direito do Trabalho; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Contexto histórico da prova e sua aplicação no Direito do Trabalho; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Os direitos dos empregados domésticos e a questão do reconhecimento do vínculo empregatício; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A desconsideração da personalidade jurídica no processo do trabalho; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Essência, insalubridade e trabalhadores a céu aberto; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A especialização das varas do trabalho; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Teoria aplicável à responsabilidade civil do empregador decorrente do acidente de trabalho; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Acidente de trabalho: obrigações do empregador e direitos do empregado; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A prescrição do dano moral decorrente; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Alterações no contrato de trabalho frente ao jus variandi e jus resistendi; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Os remédios constitucionais e sua aplicabilidade no processo do trabalho; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A ampliação da licença-maternidade para mães de recém-nascidos pré-terno; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A globalização e o mercado de trabalho como meio de inclusão/exclusão social; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Organização Sindical Brasileira; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A responsabilidade civil objetiva do empregador por acidente de trabalho em face do ambiente de trabalho; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Trabalho,Previdenciário e Processo do Trabalho) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Poder do empregador e assédio: limite e efeitos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Os sindicatos e a negociação coletiva de trabalho no Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Extinção do contrato individual de trabalho: impedimentos ao exercício do poder do empregador; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Possibilidade e legalidade da alteração do contrato de trabalho, em face do poder do empregador; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Alterações do contrato de trabalho; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A atividade empresarial: análise dos riscos à saúde e da utilização de EPIs; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
O assédio moral no ambiente de trabalho; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Responsabilidade civil do empregador nos acidentes do trabalho; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Poder do empregador e assédio: limites e efeitos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Extinção do contrato individual de trabalho: impedimentos ao exercício do poder do empregador; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Possibilidade e legalidade da alteração do contrato de trabalho, em face do poder do empregador; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Os sindicatos e a negociação coletiva de trabalho no Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A responsabilidade civil do empregador derivado do acidente de trabalho; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
O empregador como destinatário das normas trabalhistas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Preposto na atividade frente a CLT e o novo código civil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Jornada de trabalho e saúde mental do trabalhador; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Um estudo sobre os pressupostos de admissibilidade do recurso de revista; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Os efeitos da coisa julgada nas ações coletivas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
O contrato de compra e venda: garantias, direitos e deveres das partes; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Meios de prova e defesa da reclamada; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Efeitos da jornada de trabalho na saúde do trabalhador; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
O fato gerador das contrabuições previdenciárias decorrentes de sentenças trabalhistas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Os efeitos da coisa julgada nas ações coletivas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Meios de prova e a defesa da reclamada; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Poder do empregador e assédio: limites e efeitos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Extinção do contrato de trabalho:impedimentos ao exercício do poder do empregador; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
O contrato de trabalho: a subordinação e o poder do empregador; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Um estudo sobre os pressupostos de admissibilidade do recurso de revista; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A intervenção dos sindicatos nas convenções coletivas de trabalho; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Jornada de trabalho e saúde mental do trabalhador; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Um estudo sobre os pressupostos de admissibilidade do recurso de revista; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Os efeitos da coisa julgada nas ações coletivas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
O contrato de compra e venda: garantias, direitos e deveres das partes; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A prova: legitimidade, tipicidade e oportunidade processual; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A responsabilidade civil nos contratos de trabalho; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A ação monitória e seu procedimento na justiça do trabalho; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
As relações coletivas de trabalho e as formas de resolução de conflitos trabalhistas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Suspensão e interrupção do contrato de trabalho: causas e efeitos para o empregador; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A inconstitucionalidade das normas regulamentadoreas do ministério público; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Contrato de trabalho, sua alteração e o poder empregatício; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Relação de trabalho: O código civil e a CLT; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Soluções constitucionais coletivas para os conflitos trabalhistas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Certificação digital: aplicação e eficácias; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A prova: legitimidade, tipicidade e oportunidade processual; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Responsabilidade civil nos contratos de trabalho; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
A ação monitória e seu procedimento na justiça do trabalho; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
As relações coletivas de trabalho e as formas de resolução de conflitos coletivos trabalhistas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Meios de prova e a defesa da reclamada; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
O artigo 62 da CLT frente ao limite constitucional da jornada laboral; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
O contrato de compra e venda: garantias, direitos e deveres das partes; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Neimar Santos da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, N. S. ; REIS, J. R. (Org.) . Educação para o consumo. 1. ed. Curitiba: Multideia Editora, 2014. v. 1. 168p .
-
SILVA, N. S. ; BARBOSA, P. C. . COOPERATIVAS DE TRABALHO: AS FORMAS FRAUDULENTAS DE BURLAR O DIREITO DO TRABALHO. In: Luiz Gonzaga Silva Adolfo. (Org.). Direito (Re) Discutido. 1ed.São Paulo: Editora Livronovo Ltda., 2016, v. VII, p. 203-.
-
SAMPAIO, J. R. O. ; SILVA, N. S. . QUANDO A NEGOCIAÇÃO COLETIVA É MAIS FAVORÁVEL QUE A LEI - INTROMISSÃO DA LEI NA MODELAÇÃO DA CONVENÇÃO. In: Luiz Gonzaga Silva Adolfo. (Org.). Direito (Re) Discutido. 1ed.São Paulo: Editora Livronovo Ltda., 2016, v. VI, p. 285-.
-
SILVA, N. S. ; ROSA, M. P. . A dimensão internacional dos direitos humanos na era da globalização frente às matrizes emergentes da cidadania, da democracia e do multiculturalismo sob "um olhar após 60 anos". In: Marli Marlene Moraes da Costa; Rosane Teresinha Carvalho Porto; Suzéte da Silva Reis. (Org.). Direito, Cidadania & Políticas Públicas IV. 1ed.Curitiba: Multidéia, 2010, v. IV, p. 189-208.
-
SILVA, N. S. . Resolução de conflitos a partir da comunidade: um estudo sobre a mediação e a justiça restaurativa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, N. S. . CIDADANIA E EXERCÍCIO DOS DIREITOS. Curitiba, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Prêmios
2013
Professor Homenageado, Formatura de Direito - Venâncio Aires.
2013
Professor Homenageado, Formatura de Direito - Santa Cruz do Sul.
2013
Paraninfo, Formatura de Direito - Santa Cruz do Sul.
2011
Professor Homenageado, Formatura de Direito - Venâncio Aires.
2010
Professor Homenageado, Formatura de Direito - Venâncio Aires.
2010
Paraninfo, Formatura de Direito - Venâncio Aires.
2009
Professor Homenageado, Formatura de Direito - Venâncio Aires.
2009
Paraninfo, Formatura de Direito - Santa Cruz do Sul.
2008
Professor Homenageado, Formatura de Direito - Santa Cruz do Sul.
2007
Paraninfo, Formatura de Direito - Santa Cruz do Sul.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Santa Cruz do Sul. , Av. Independência, 2293, Universidade, 96815900 - Santa Cruz do Sul, RS - Brasil - Caixa-postal: 37177301, Telefone: (51) 37177312, Fax: (51) 51, URL da Homepage:
Experiência profissional
2007 - Atual
Universidade de Santa Cruz do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Subchefe do Departamento de Direito Coordenador de Curso de Pós-Graduação em Direito e Processo do Trabalho, modalidade EAD. Disciplinas ministradas: - Direito Processual do Trabalho I; - Juizados Especiais (Cível e Criminal); - Direito Civil VI - Coisas I; - Direito Civil VII - Coisas II; - Direito Processual Civil II; - Direito do Trabalho II;
2000 - Atual
Universidade de Santa Cruz do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Jurídico, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2016
Direção e administração, Universidade de Santa Cruz do Sul, .,Cargo ou função, Coordenador de curso de pós-graduação especialização em Direito Imobiliário, Notarial e Registral.
-
04/2015
Direção e administração, Universidade de Santa Cruz do Sul, .,Cargo ou função, Coordenador de curso de pós-graduação especialização em Advocacia Trabalhista e Previdenciária.
-
08/2014
Direção e administração, Universidade de Santa Cruz do Sul, .,Cargo ou função, Coordenador de curso de pós-graduação especialização em Direito do Trabalho, Previdenciário e Processo do Trabalho.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Neimar Santos da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?