Flávio Pimentel Batista

Bacharel em Informática pela Universidade Católica do Salvador (2002). Pós-graduado em Gestão de Sistemas de Informação pela Faculdade de Tecnologia Empresarial (2006). Experiência na área de programação, análise de sistemas, administração de dados e administração de bancos de dados.

Informações coletadas do Lattes em 27/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão de Sistemas de Informação

2004 - 2006

Faculdade de Tecnologia Empresarial

Graduação em Sistemas de Informação

1998 - 2002

Universidade Católica do Salvador
Orientador: Josemar Rodrigues de Sousa

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.

Produções bibliográficas

  • BATISTA, F. P. . Cálculo de estimação de movimento no padrão MPEG utilizando CoHNOW 2002 (Projeto de graduação).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Ministério Público do Estado da Bahia, Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI. , 5ª Avenida Centro Administrativo da Bahia, Centro Administrativo da Bahia, 41745004 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 31030216

Experiência profissional

2012 - Atual

Ministério Público do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Administrador de Bancos de dados (DBA)

Atividades

  • 10/2012

    Serviços técnicos especializados , Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI, .,Serviço realizado, Administração de Bancos de Dados.

2010 - 2012

Empresa Baiana de Águas e Saneamento

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Administrador de Bancos de dados (DBA), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Administrador de Bancos de dados (DBA): Instalação, administração e manutenção das bases de dados em DB2, Oracle, MySQL e PostgreSQL da empresa com Linux SuSE. Administração de bases de dados em ambiente Mainframe (z/OS, DB2 v7.1 com TSO e ferramentas IBM).

Atividades

  • 06/2010 - 10/2012

    Serviços técnicos especializados , FTI, .,Serviço realizado, Administração de Bancos de Dados.

2006 - 2010

Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia

Vínculo: Profissional de TI Alocado, Enquadramento Funcional: Profissional de TI Alocado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Administrador de Bancos de dados (DBA): Suporte a bases de dados críticas e de grande volume da SEFAZ-Ba com MS SQL Server 2000 e 2005. Instalação e configuração de servidores de BD. Planjeamento e execução de upgrades de versão do SGBD. Migração das bases de dados do Data Warehouse SEFAZ do storage HP-XP120 para HP-EVA8000. Backup e restore com CA Brightstor Arcserve Backup. Configuração de Jobs, alertas e operadores para automatizar tarefas administrativas. Replicação de bancos de dados. Gerenciamento de processos, bloqueios, deadlocks e atividade nos servidores (profiler). Monitoramento de indicadores de performance em servidores de BD com perfmon (Windows 2000 e 2003 server). Criação de índices e tuning de consultas SQL. Cargas de dados com DTS. Segurança (criptografia, logins, roles, privilégios). Configuração de Service Brokers e Linked Servers. Administração de datafiles, logfiles, filegroups e discos. Criação e exclusão de objetos de banco (estruturas de dados, views, procedures, functions, etc.). Conhecimentos em SAN e Failover Clustering. Administrador de dados (AD): Manutenção do modelo e dicionário de dados corporativo da SEFAZ-Ba. Apoio à modelagem lógica, normalização, saneamento, padronização e homologação de modelos, estruturas de dados e scripts. Análises de impacto global de mudanças de estruturas/dados. Inspeções de qualidade, disponibilidade, integridade e segurança dos dados da SEFAZ-Ba. Manutenção da integridade entre os ambientes de desenvolvimento, homologação e produção. Suporte operacional da ferramenta CASE SA (System Architect) para os analistas de sistemas. Analista de qualidade e métricas: Manutenção da metodologia de desenvolvimento e manutenção de sistemas. Validação dos artefatos da documentação (diagramas UML e análise essencial). Controle de versão de sistemas (numeração, alterações realizadas, pendências de documentação, etc.). Procedimento para atualização de executáveis/páginas web. Controle do portifólio de sistemas (in

Atividades

  • 08/2009 - 06/2010

    Serviços técnicos especializados , DTI, .,Serviço realizado, Administração de Bancos de dados.

  • 06/2006 - 08/2008

    Serviços técnicos especializados , DTI, .,Serviço realizado, Administração de dados.

2003 - 2006

N&A Consultores

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Analista de sistemas: Análise de processos (workflow e DFD). Análise de requisitos, modelagem e administração de dados utilizando ER-WIN e Rational Rose. Líder de projeto do sistema de atendimento e comercialização da Bahiagás. Desenvolvimento e manutenção de ERP de gestão de empreendimentos utilizado em diversas construtoras e empresas de serviços no NE; Programação com Delphi; Implantação e treinamento de usuários.

Atividades

  • 01/2003 - 06/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , N&A, .,Linhas de pesquisa

2002 - 2003

Unitech Teconolia da informação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Analista de sistemas: Responsável pela documentação do módulo de arrecadação do ERP SAT (sistema de administração tributária) da SEFAZ-SSA. Modelagem, administração e padronização de dados com Power Designer. Programação com Visual Basic e Oracle (PL/SQL); Análise de requisitos, treinamento e implantação.

Atividades

  • 06/2002 - 01/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Unitech, .,Linhas de pesquisa

2001 - 2002

Hype Tecnologias

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário em Análise de sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio em análise de sistemas: Análise de requisitos e modelagem de dados com ferramenta CASE System Archtect (SA). Documentação de sistemas com análise essencial e estruturada. Implantação e treinamento. Programação e manutenção de sistemas em Delphi utilizando banco de dados SQL Server e Interbase, para clientes como ABB Service e Caraíba Metais, entre outros; Desenvolvimento de relatórios com Cognus Impromptu; Desenvolvimento do módulo-servidor em JAVA para sistema do Tribunal de Contas do Estado; Participação no desenvolvimento de framework em VB.

Atividades

  • 11/2001 - 06/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Hype Tecnoliogias, .,Linhas de pesquisa

1999 - 2001

LG Tecnologias

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário em Análise de sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio em Programação: Desenvolvimento e manutenção do sistema de controle de fundos de pensão previdenciária (globalprev) utilizado por clientes como Grupo Excel Econômico (Ecos), Banco do Brasil (Cassi) e Coelba (Faelba). Programação em Delphi, com banco de dados Paradoxx e SQL Server.

Atividades

  • 04/1999 - 11/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , LG, .,Linhas de pesquisa