Jeferson de Souza Sá
Pós-graduado a nível de Doutorado e Mestrado em Promoção da Saúde na UNICESUMAR, Pós - graduado a nível de especialização em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional na Faculdade Cidade Verde; Especialização em Arteterapia no Contexto Escolar Pela Faculdade Dom Bosco; Graduado em Psicologia - Formação de Psicólogo na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente no curso de Psicologia, Direito e Terapia Ocupacional EAD; Editor Chefe do periódico "Conversas em Psicologia". Membro do Conselho do Direito da Criança e do Adolescente no município de Paranavaí - PR. Membro do grupo de pesquisa: "Saúde Mental e Contextos Socioambientais de Desenvolvimento no Ciclo da Vida". Atuo principalmente nos seguintes temas: Psicologia da Saúde, Psicologia Jurídica, Violência intrafamiliar, Psicologia do Desenvolvimento, Arteterapia, Terapias integrativas e Promoção da Saúde. E-mail: jefersonsouzasa@gmail.com
Informações coletadas do Lattes em 11/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Promoção da Saúde
2019 - 2022
Centro de Ensino Superior de Maringá
Título: Violência Intrafamiliar contra a criança, redes de apoio e promoção da saúde no território de uma instituição educacional assistencial
Rute Grossi Milani. Coorientador: Lucas França Garcia. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em PROMOÇÃO DA SAÚDE
2016 - 2018
Centro de Ensino Superior de Maringá
Título: A Violência Intrafamiliar e o Reflexo no Aprendizado da Criança: um olhar integrado do contexto escolar
, Ano de Obtenção: 2018.Andréa Grano Marques.Coorientador: Leonor Dias Paini. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Arteterapia com Enfoque no Ambiente Escolar
2017 - 2017
Faculdade Dom Bosco
Título: Arteterapia: A Música e suas contribuições para Saúde Mental
Orientador: Douglas Leonard Rezende
Especialização em GESTÃO DE PESSOAS E PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
2014 - 2016
Faculdade Cidade Verde
Título: Entre o Prazer e o Sofrimento Laboral: os sentidos do trabalho a partir da narrativa dos policiais militares
Graduação interrompida em 2013 em Psicologia
2009 - Atual
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Ano de interrupção: 2013
Formação complementar
2024 - 2024
Ética em pesquisa envolvendo seres Humanos: atualizações e orientações. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
2020 - 2020
TUTORIA E MEDIAÇÃO NA EAD (ONLINE). (Carga horária: 30h). , Centro universitário UniFatecie, UniFatecie, Brasil.
2020 - 2020
APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO HÍBRIDO UTILIZANDO A FERRAMENTA M. (Carga horária: 100h). , Centro universitário UniFatecie, UniFatecie, Brasil.
2019 - 2019
PRÁTICAS DIDÁTICAS COM O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS. (Carga horária: 30h). , Centro universitário UniFatecie, UniFatecie, Brasil.
2019 - 2019
GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EAD. (Carga horária: 30h). , Centro universitário UniFatecie, UniFatecie, Brasil.
2018 - 2018
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E E-LEARNING. (Carga horária: 30h). , Centro universitário UniFatecie, UniFatecie, Brasil.
2018 - 2018
EAD E NOVAS TECNOLOGIAS. (Carga horária: 30h). , Centro universitário UniFatecie, UniFatecie, Brasil.
2018 - 2018
Psicologia da Saúde. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
- Como Valorizar os Periódicos através da Divulgação Científica?. (Carga horária: 3h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2015 - 2015
Psicopatologia e Análise do Comportamento. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2015 - 2015
Departamento Pessoal e Cálculos Trabalhistas. (Carga horária: 36h). , Associação Comercial e Industrial de Maringá, ACIM, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em PSICOLOGIA ANALITICA. (Carga horária: 30h). , NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO PARANÁ, NECPAR, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em A CONSTITUIÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL .... (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2013 - 2013
A SAÚDE MENTAL E O HOSPITAL PSIQUIÁTRICO. (Carga horária: 4h). , INSTITUTO ADELINA THIAGO DIAS, IATD, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO COM PAIS DE CRIANÇAS .... (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2012 - 2012
O ATENDIMENTO CLÍNICO EM SITUAÇÃO SIMULADA.... (Carga horária: 4h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2012 - 2012
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES TERAPÊUTICAS.... (Carga horária: 4h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2011 - 2011
TERAPIA COMUNITÁRIA: TEORIA E PRÁTICA. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em EDUCAÇÃO E RELAÇÃO DE PODER. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2009 - 2009
INTRODUÇÃO A PERCEPÇÃO VISUAL. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2009 - 2009
DROGAS PSICODÉLICAS: HISTÓRIA, FARMACOLOGIA.... (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
SÁ, J. S. . 3º Ciclo de Aulas e Palestras em Relação Pessoa-Ambiente, Psicologia Ambiental e Interdisciplinaridade. 2021. (Congresso).
SÁ, J. S. . X Seminário de Promoção da Saúde: tecnologias em um mundo globalizado. 2021. (Congresso).
SÁ, J. S. . VIII SEMINÁRIO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E IV SEMANA DE SERVIÇO SOCIAL: Qualidade de vida e vulnerabilidade. 2019. (Outro).
SÁ, J. S. . VI Ciclo de Palestras Cérebro e Mente: Educação e Sociedade. 2017. (Congresso).
SÁ, J. S. . VI Seminário de Promoção da Saúde. 2017. (Outro).
SÁ, J. S. . I Encontro de Integração Ensino Pesquisa e Serviço em Saúde. 2017. (Outro).
SÁ, J. S. . V Seminário de Promoção da Saúde. 2016. (Outro).
SÁ, J. S. . V Ciclo de Palestras Cérebro e Mente: Educação e Sociedade. 2016. (Congresso).
SÁ, J. S. . I Simpósio Psicologia e Trabalho: Dimensões Sociais e Subjetividade. 2016. (Congresso).
SÁ, J. S. . VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DA UEM. 2015. (Congresso).
PITA ; SÁ, J. S. ; SANTOS . Recepção dos Calouros. 2010. (Outro).
Participação em eventos
1º Encontro Intersetorial de Saúde mental de Paranavaí/PR.Mesa Redonda: Intervenções em Saúde Mental. 2023. (Encontro).
I CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR UNIFATECIE - I CONFATECIE. NOTIFICAÇÕES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA NO NOROESTE DO PARANÁ: IMPACTOS NO AMBIENTE ESCOLAR. 2023. (Congresso).
II Congresso Latino-americano de Desenvolvimento Sustentável. 2023. (Congresso).
Semana Pedagógica. 2023. (Outra).
6° Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Avaliador. 2022. (Congresso).
XI SEMINÁRIO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE E II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE PROMOTORA DA SAÚDE-NOVOS CENÁRIOS EM PROMOÇÃO DA SAÚDE.Promoção da Saúde de Famílias que vivem em situação de Vulnerabilidade e Violência. 2022. (Seminário).
11º. Ciclo de Estudos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental. 2021. (Encontro).
3º Ciclo de Aulas e Palestras em Relação Pessoa-Ambiente, Psicologia Ambiental e Interdisciplinaridade. 2021. (Encontro).
3º Ciclo de Aulas e Palestras em Relação Pessoa-Ambiente, Psicologia Ambiental e Interdisciplinaridade. 2021. (Encontro).
3º Ciclo de Aulas e Palestras em Relação Pessoa-Ambiente, Psicologia Ambiental e Interdisciplinaridade. 2021. (Encontro).
Agenda 2030 e os ODS. 2021. (Outra).
II CONGRESSO INTERNACIONAL: SAÚDE MENTAL E DIREITOS HUMANOS DAS POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS. QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL E VIOLÊNCIA. 2021. (Congresso).
III Fórum das Comissões de Autoavaliação dos Programas de PósGraduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde no Brasil. 2021. (Encontro).
NAVEGANDO NO MAR DAS PUBLICAÇÕES, ONDE AS MÉTRICAS NOS LEVAM?. 2021. (Encontro).
XII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar.ESPIRITUALIDADE NA SAÚDE E APONTAMENTOS TEÓRICOS SOB O OLHAR DE WINNICOTT. 2021. (Encontro).
4º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde (CBIPS). QUEM DANÇA OS MALES ESPANTA: A Dançaterapia como estratégia promotora da saúde em Professores. 2020. (Congresso).
IX SEMINÁRIO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: SALUTOGÊNESE - NOVO PARADIGMA EM SAÚDE,. 2020. (Seminário).
IX Congreso Iberoamericano de Psicología Clínica y de la Salud. Promoción de la Salud Emocional en el Ambiente Académico: ambientes restauradores y recursos de solución de conflictos por parte de los Jóvenes. 2019. (Congresso).
VIII SEMINÁRIO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E IV SEMANA DE SERVIÇO SOCIAL: Qualidade de vida e vulnerabilidade",. 2019. (Seminário).
I Encontro de Integração Ensino Pesquisa e Serviço de Saúde: Saberes e Experiências na Promoção da Saúde.Avaliador de Painel. 2017. (Encontro).
IV Simpósio Sul-Brasileiro de Psicologia Jurídica.Perfil da Violência Contra a Criança de 0-9 anos de Idade em uma Cidade no Interior do Estado do Paraná. 2017. (Simpósio).
VIII Congreso Iberoamericano de Universidades Promotoras de la Salud. La Universidad Abierta de la Tercera Edad como Ambiente promotor de Salud. 2017. (Congresso).
VI Seminário de Promoção da Saúde.Arteterapia e suas Contribuições para a Saúde Mental. 2017. (Seminário).
X Encontro Internacional de Produção Científica.RETRATO DA VIOLÊNCIA INFANTIL EM UM MUNICÍPIO NO NOROESTE DO PARANÁ. 2017. (Encontro).
1ª MOSTRA DE CURTAS (PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM AUDIOVISUAL E CINEMA. 2016. (Exposição).
I Fórum de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão. Quando a Pesquisa nos Convida Articular ensino e extensão: relato de experiência de uma indissociabilidade a ser construída. 2016. (Congresso).
II Congresso Brasileiro interdisciplinar em Promoção da Saúde. Saúde do Trabalhador: professores e os riscos causados no exercício de seu trabalho. 2016. (Congresso).
I Simpósio Psicologia e Trabalho: Dimensões sociais e Subjetividade.Saúde e Trabalho: análise da jornada de trabalho dos docentes no estado do Paraná. 2016. (Simpósio).
IV Encontro Brasil Canadá: II Congresso Internacional de Tratamento da Obesidade e DCNT's. Efeitos do Método Watsu na Qualidade de Vida de Idosas com Dor Lombar Crônica. 2016. (Congresso).
Oficina do Saber: Emoções na Perspectiva Analítica. 2016. (Oficina).
Respiração Oral: Implicações Clínicas e possibilidades de Intervenção em Ortodontia e Ortopedia Facial. 2016. (Outra).
RESPIRAÇÃO ORAL: IMPLICAÇÕES CLÍNICAS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO EM ORTODONTIA FACIAL. 2016. (Outra).
V Seminário de Promoção da Saúde. 2016. (Seminário).
XI Ciclo de Estudos: Ciência, Inovação e Tecnologia.Entre o Prazer e o Sofrimento Laboral: os sentidos do trabalho a partir da narrativa dos policiais militares. 2016. (Seminário).
XI Evento Científico e Cultural - Educação Física enquanto componente curricular.A Prática Pedagógica das Aulas de Educação Física Escolar em Duas Escolas Estaduais de Ensino Médio do Município de Campo Mourão/PR. 2016. (Simpósio).
IV - Seminário em Promoção da Saúde. 2015. (Seminário).
VI Congresso Internacional de Psicologia da UEM. Narrativas de Vida: Policiais Militares ressignificando questões relacionadas ao trabalho. 2015. (Congresso).
VIII Encontro Maringaense da Análise do Comportamento. 2015. (Encontro).
XXI ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL.AUTO RELATO DE CRIANÇAS: O COMPORTAMENTO NÃO-VERBAL CONTROLADO PELO COMPORTAMENTO VERBAL. 2012. (Encontro).
III CICLO DE DEBATES EM CIÊNCIAS SOCIAIS E I SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISADORES EM CIÊNCIAS SOCIAIS.A REAÇÃO DE PAIS E MÃES HETEROSSEXUAIS EM RELAÇÃO A HOMOSSEXUALIDADE DOS FILHOS. 2011. (Simpósio).
IV ENCONTRO MARINGAENSE DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. 2011. (Encontro).
XII SEMANA DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ: O PENSAMENTO CRIATIVO COMO FORÇA CRIADORA. 2011. (Congresso).
III Encontro Maringaense de Análise Do Comportamento. 2010. (Encontro).
IX CONGRESO INTERNACIONAL DE SALUD MENTAL Y DERECHOS HUMANOS. A REAÇÃO DE PAIS E MÃES HETEROSSEXUAIS EM RELAÇÃO A HOMOSSEXUALIDADE DOS FILHOS. 2010. (Congresso).
V ENCONTRO PARANAENSE DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. 2010. (Encontro).
VII SEMANA DA PSICOLOGIA "Psicologia e Transdisciplinaridade". 2010. (Outra).
I Espaço de DialogAÇÃO: socializando pesquisas, discutindo conhecimentos científicos e valorizando saberes. 2009. (Simpósio).
Recepção dos Calouros UFMS/CPAR. 2009. (Outra).
XXXIX Reunião Anual Da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2009. (Congresso).
Participação em bancas
SOUZA SÁ, JEFERSON; NETTO, J. V. G.; ZUCCO, J. V.. A IMPORTÂNCIA DA ARTETERAPIA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA EM HEMODIÁLISE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie.
ZUCCO, J. V.; NETTO, J. V. G.;SÁ, J. S.. LUTO NÃO RECONHECIDO: O SOFRIMENTO VELADO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie.
NETTO, J. V. G.;SÁ, J. S.; ZUCCO, J. V.. CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS IMPACTOS NA VIDA DE PESSOAS QUE TENTARAM SUICÍDIO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie.
NETTO, J. V. G.;SÁ, J. S.; ZUCCO, J. V.. Lopes.A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE CUIDADOS PALIATIVOS FRENTE AO EXTREMO DA VIDA E MORTE: uma revisão bibliográfica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie.
NETTO, J. V. G.;SÁ, J. S.; ZUCCO, J. V.. Neto; Luellen Samia Aguiar Feliz.MEDICALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE LUTO: REFLEXÕES FRENTE AO DSM-5-TR E CID-11. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie.
ZUCCO, J. V.;SÁ, J. S.; NETTO, J. V. G.. Ravazoli.O LUTO PELO FILHO IDEALIZADO: A EXPERIÊNCIA DE PAIS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie.
ZUCCO, J. V.;SÁ, J. S.; NETTO, J. V. G.. PSICÓLOGO NA ONCOLOGIA: SUA IMPORT NCIA NA RESSIGNIFICAÇÃO A PARTIR DO DIAGNÓSTICO NO CONTEXTO HOSPITALAR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie.
NETTO, J. V. G.;SÁ, J. S.; ZUCCO, J. V.. LUTO NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: enfrentamento familiar em situações Mikaelen Viana Ferreira de feminicídio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie.
SÁ, J. S.. Cavalcante.UMA LEITURA FENOMENOLÓGICA-EXISTENCIAL SOBRE A INVISIBILIDADE DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NO BRASIL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie.
SÁ, J. S.; NETTO, J. V. G.; ZUCCO, J. V.. Abel Bezerra; Jéssica Martelosso da Silva.ARTETERAPIA: OS BENEFÍCIOS DA DANÇA NO PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO PARA ANSIEDADE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie.
SÁ, J. S.; ZUCCO, J. V.; NETTO, J. V. G.. DIVÓRCIO E AS CONSEQUÊNCIAS CAUSADAS NO PSICOLÓGICO DA CRIANÇA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie.
SÁ, J. S.; NETTO, J. V. G.; ZUCCO, J. V.. O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTISSOCIAL: Diagnóstico e impacto na sociedade.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie.
SÁ, J. S.. A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DA SAÚDE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie.
SÁ, J. S.. VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES EM TEMPO DE PANDEMIA: IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DA (O) PSICÓLOGA (O). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie.
SÁ, J. S.. ADOLESCÊNCIA LGBT+: PARTICULARIDADES FRENTE AO DESENVOLVIMENTO NÃO HETERONORMATIVO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie.
SÁ, J. S.. DISCUTINDO O FENÔMENO DA DEPRESSÃO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie.
SÁ, J. S.. TRIPLO TABU: SUÍCIDIO NA INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E OS PROCESSOS DE LUTO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie.
SÁ, J. S.. REFLEXÕES ACERCA DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS E SEUS IMPACTOS NA ANSIEDADE E DEPRESSÃO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie.
BELIERI, C. M.;SÁ, J. S.; LOPES, A. P. A.. ABRAHÃO.ARTETERAPIA E TEATRO ESPONTÂNEO: UM CAMINHO PARA O PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie.
SÁ, J. S.. AVANÇOS NO TRATAMENTO DA INFECÇÃO POR SARS-COV-2: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Centro de Ensino Superior de Maringá.
SÁ, J. S.; ACENCIO, F. R.; PRESTES, V. R.. FATORES QUE LEVAM A DESISTÊNCIA NA PRÁTICA DO ATLETISMO DE JOVENS DE CIANORTE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Paranaense.
ACENCIO, F. R.;SÁ, J. S.; PRESTES, V. R.. A RELAÇÃO ENTRE IMC E EXERCÍCIO FUNCIONAL EM CRIANÇAS PRATICANTES DE ATIVIDADES REGULARES. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Paranaense.
ACENCIO, F. R.;SÁ, J. S.; PRESTES, V. R.. BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS COM DIABETES E DEPRESSÃO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Paranaense.
ACENCIO, F. R.;SÁ, J. S.; PRESTES, V. R.. A Relação do Nível de Autoconfiança e Atividade Física na Postura de Adultos Praticantes de Dança. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Paranaense.
ACENCIO, F. R.;SÁ, J. S.; PRESTES, V. R.. Nível de Ansiedade e Estado de Humor em técnicos e atletas de Futsal Feminino. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Paranaense.
SÁ, J. S.; ACENCIO, F. R.; PRESTES, V. R.. PERFIL DE APTIDÃO FÍSICA E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DOS ATLETAS INFANTIL E JUVENIL DE HANDEBOL MASCULINO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Paranaense.
SÁ, J. S.; ACENCIO, F. R.; PRESTES, V. R.. NÍVEL DE ANSIEDADE DAS ATLETAS DE FUTSAL FEMININO NO PERÍODO PRÉ-COMPETITIVO NOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Paranaense.
SÁ, J. S.; ACENCIO, F. R.; PRESTES, V. R.. RELAÇÃO DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS IDOSOS ATIVOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Paranaense.
SÁ, J. S.; ACENCIO, F. R.; PRESTES, V. R.. A RELAÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA E ATIVIDADE FÍSICA NA POSTURA DE ADULTOS PRATICANTES DE DANÇA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Paranaense.
SÁ, J. S.. Avaliador de Pôster - 6° Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2022. Universidade Nove de Julho.
SÁ, J. S.. Avaliador de Trabalhos Científicos - XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar,. 2019. Centro Universitário de Maringá.
SÁ, J. S.. Avaliador de Painel Dialogado - I Encontro de Integração Ensino, Pesquisa e Serviço de Saúde: Saberes e Experiências na Promoção da Saúde. 2017. Centro Universitário de Maringá.
SÁ, J. S.; ACENCIO, F. R.; BUENO, G. R.; ANTUNES, M. D.; BETIATI, V.. Avaliador de Painel Dialogado - I Jornada Multidisciplinar. 2016. Centro de Ensino Superior de Maringá.
Orientou
Reforma Psiquiátrica Brasileira: O percurso da desinstitucionalização; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Jeferson de Souza Sá;
Profissionais da Saúde Hospitalar: Relações com a Saúde Mental e o Sofrimento Psíquico; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Jeferson de Souza Sá;
Ambientes Restauradores como recurso terapêutico na Promoção de Saúde Mental de pessoas com deficiência Intelectual; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Jeferson de Souza Sá;
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO JURÍDICO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie; Orientador: Jeferson de Souza Sá;
SÍNDROME DO BURNOUT: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA PREVENÇÃO E NO TRATAMENTO EM PROFESSORES; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro universitário UniFatecie; Orientador: Jeferson de Souza Sá;
PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES SOCIAIS ACERCA DA VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A CRIANÇA; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Jeferson de Souza Sá;
Produções bibliográficas
-
NOGARA, M. A. ; SÁ, J. S. ; MARIANO, E. F. ; VERMELHO, S. C. S. D. ; GROSSI-MILANI, R. . CONSTRUÇÃO SUBJETIVA DO JOVEM NO CIBERESPAÇO E REFLEXÕESSOBRE APROMOÇÃODASAÚDE. REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES , v. 12, p. 316-331, 2023.
-
SÁ, J. S. ; GARCIA, L. F. ; MILANI, R. G. . AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE A CRIANÇAS E FAMILIARES QUE VIVENCIAM VIOLÊNCIA NO AMBIENTE FAMILIAR. REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES , v. 11, p. 182-193, 2022.
-
LOPES, E. V. M. ; SANTOS, K. T. ; SÁ, J. S. . SÍNDROME DO BURNOUT: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA PREVENÇÃO E NO TRATAMENTO EM PROFESSORES. Conversas em Psicologia , v. 3, p. 1-20, 2022.
-
SÁ, J. S. ; SILVA, C. M. ; GARCIA, L. F. ; GROSSI-MILANI, R. . Uso do Genograma e Ecomapa na avaliação da dinâmica das relações familiares de crianças em situação de vulnerabilidade e violência. SAÚDE EM DEBATE , v. 46, p. 80-90, 2022.
-
ALVES, K. ; BOEIRA, J. H. P. ; SÁ, J. S. ; MACUCH, R. S. ; YAEGASHI, S. ; GROSSI-MILANI, R. . FATORES DE SAÚDE, BEM-ESTAR SUBJETIVO E APEGO AO AMBIENTE ESCOLAR EM ADOLESCENTES. PSICOLOGIA, SAÚDE & DOENÇAS , v. 22, p. 567-577, 2021.
-
LEINDECKER, CASSIANA REGINA ; SOUZA SÁ, JEFERSON ; OLIVEIRA, DANIEL VICENTINI DE ; QUEVEDO DOS SANTOS, NATÁLIA ; GROSSI MILANI, RUTE ; SILVA MACUCH, REGIANE . MAUS-TRATOS CONTRA O IDOSO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: VISÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE. INTERFACES CIENTÍFICAS - SAÚDE E AMBIENTE , v. 8, p. 372-384, 2021.
-
BARRIQUELLO, R. A. S. ; CORNICELLI, M. V. ; SÁ, J. S. ; SILVA, T. M. G. ; MARQUES, A. G. . DOMESTIC VIOLENCE PERFORMED BY INTIMATE PARTNER IN WOMEN IN THE REPRODUCTIVE CYCLE. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 09, p. 30032-30037, 2019.
-
GREINERT, B. R. M. ; SÁ, J. S. ; YAEGASHI, S. F. R. ; MARQUES, A. G. ; MILANI, R. G. . FAMÍLIA, COMPORTAMENTO E QUALIDADE DE VIDA EM CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. REVISTA VALORE , v. 4, p. 151-166, 2019.
-
SÁ, J. S. ; LUCENA, T. F. R. ; OLIVEIRA, L. P. ; ANTUNES, M. D. ; MARQUES, A. G. . COMUNICAÇÃO ENTRE PAIS EM RELAÇÃO À HOMOSSEXUALIDADE DOS FILHOS EM REDE SOCIAL ONLINE. SODEBRÁS , v. 12, p. 87-92, 2017.
-
FERREIRA, E. G. ; RIGOLDI, O. V. ; ANTUNES, M. D. ; SÁ, J. S. ; BERTOLINI, S. M. M. G. . A pressão arterial em idosos de uma academia da terceira idade. PAN AMERICAN JOURNAL OF AGING RESEARCH , v. 5, p. 30, 2017.
-
SÁ, J. S. ; MARQUES, A. G. . VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A CRIANÇA E REPERCUSSÕES NO CONTEXTO ESCOLAR. Enciclopedia Biosfera , v. 14, p. 1175-1189, 2017.
-
LEMOS, L. Z. (Org.) ; SÁ, J. S. (Org.) ; GONCALVES, H. J. (Org.) . Catálogo Extensão UniFatecie: Quinquênio 2019-2023.. 370. ed. Paranavaí: EduFatecie, 2024. v. 1. 84p .
-
ACENCIO, F. R. ; SÁ, J. S. ; BRANCO, B. H. M. . A interdisciplinaridade como elemento da promoção da saúde em programas de intervenção em crianças com obesidade. In: Braulio Henrique Magnani Branco, Rose Mari Bennemann e Rute Grossi Milani. (Org.). INTERVENÇÕES EM PROMOÇÃO DA SAÚDE NOS DIFERENTES ESTÁGIOS DA VIDA. 1ed.MARINGA: , 2020, v. , p. 25-37.
-
SANTOS, G. L. ; JORGE, B. S. D. ; SÁ, J. S. ; SILVA, L. C. P. ; GROSSI-MILANI, R. . VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A CRIANÇA: O OLHAR DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE O DESEMPENHO ESCOLAR. In: XII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar, 2021, Maringá. XII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar, 2021.
-
SÁ, J. S. ; SILVA, C. C. P. ; ITYAMA, A. F. A. ; SILVA, T. M. G. ; GROSSI-MILANI, R. . ESPIRITUALIDADE NA SAÚDE E APONTAMENTOS TEÓRICOS SOB O OLHAR DE WINNICOTT. In: XII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar, 2021, Maringá. XII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar, 2021.
-
SÁ, J. S. ; DUARTE, D. A. . Entre o Prazer e o Sofrimento Laboral: os sentidos do trabalho a partir da narrativa dos policiais militares. In: XI Ciclo de Estudos da FCV, 2016, Maringá. Anais XI Ciclo de Estudos da FCV, 2016.
-
SÁ, J. S. ; ANTUNES, M. D. ; BETIATI, V. ; MARQUES, A. G. . RETRATO DA VIOLÊNCIA INFANTIL EM UM MUNICÍPIO NO NOROESTE DO PARANÁ. In: X Encontro Internacional de Produção Científica, 2017, Maringá. X Encontro Internacional de Produção Científica, 2017.
-
SÁ, J. S. ; DUARTE, D. A. . Quando a pesquisa nos convida a Articular Ensino e Extensão: relato de experiência de uma indissocibilidade a ser construída. In: I Fórum de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Maringá. FORINT UEM, 2016.
-
SÁ, J. S. ; DUARTE, D. A. . NARRATIVAS DE VIDA: POLICIAIS MILITARES RESSIGNIFICANDO QUESTÕES RELACIONADAS AO TRABALHO. In: VI Congresso Internacional de psicologia da UEM, 2015, Maringá. VI Congresso Internacional de psicologia da UEM, 2015.
-
SÁ, J. S. . NOTIFICAÇÕES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA NO NOROESTE DO PARANÁ: IMPACTOS NO AMBIENTE ESCOLAR. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR UNIFATECIE - I CONFATECIE, 2023, Paranavaí. Congresso Internacional Interdisciplinar UniFatecie ? CONFATECIE: transcendendo fronteiras disciplinares, 2023.
-
LIMA, M. V. P. ; GELATI, C. S. ; SÁ, J. S. . VIOLÊNCIA INFANTOJUVENIL DENTRO DA FAMÍLIA NO TERRITÓRIO DE PARANAVAÍ ? PR. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR UNIFATECIE - I CONFATECIE, 2023, Paranavaí. Congresso Internacional Interdisciplinar UniFatecie ? CONFATECIE: transcendendo fronteiras disciplinares, 2023.
-
SOUZA, N. L. F. ; MARUGAL, C. E. ; SÁ, J. S. . PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL: A ARTETERAPIA COMO RECURSO NA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ? RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR UNIFATECIE - I CONFATECIE, 2023, Paranavaí. Congresso Internacional Interdisciplinar UniFatecie ? CONFATECIE: transcendendo fronteiras disciplinares, 2023.
-
BOSISIO, S. ; SILVA, V. G. B. ; FAGUNDES, A. C. C. ; SÁ, J. S. . PROJETO DE EXTENSÃO: CAPACITAR. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR UNIFATECIE - I CONFATECIE, 2023, Paranavaí. Congresso Internacional Interdisciplinar UniFatecie ? CONFATECIE: transcendendo fronteiras disciplinares, 2023.
-
SILVA, M. M. ; SADOWSK, R. A. ; CORNICELLI, M. V. ; SÁ, J. S. ; MARQUES, A. G. . VIOLÊNCIA DE GÊNERO EM MULHERES NO CICLO GRAVÍDICO-PUERPERAL. In: I Congresso Interdisciplinar em Saúde da Criança e do Adolescente no contexto de Vulnerabilidade, 2021, Online. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Saúde da Criança e do Adolescente no contexto de Vulnerabilidade, 2021.
-
SÁ, J. S. ; GARCIA, L. F. ; GROSSI-MILANI, R. . QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL E VIOLÊNCIA. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL: SAÚDE MENTAL E DIREITOS HUMANOS DAS POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS, 2021, Online. II CONGRESSO INTERNACIONAL: SAÚDE MENTAL E DIREITOS HUMANOS DAS POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS, 2021.
-
SÁ, J. S. ; SILVA, C. C. P. ; SILVA, C. M. ; MILANI, R. G. . Promocíon de la Salud Emocional en El Ambiente Acadêmico: Ambientes Restauradores y Recursos de Solución de Conflictos por Parte de Los Jóvenes. In: IX Congreso Iberoamericano de Psicología Clínica y de la Salud, 2019, Medellín. Avances 2019 en Psicología Clínica y de la Salud. Granada: FUNVECA, 2019.
-
SÁ, J. S. ; MARQUES, A. G. . Promoción de la Salud de gestantes: inservión paterna en la asistencia prenatal. In: IX Congreso Iberoamericano de Psicología Clínica y de la Salud, 2019, Medellín. Avances 2019 en Psicología Clínica y de la Salud. Granada: FUNVECA, 2019.
-
SÁ, J. S. ; MILANI, R. G. . Policías militares y sus Percepciones de Placer y Sufrimiento en el Ejercicio de Su Trabajo. In: IX Congreso Iberoamericano de Psicología Clínica y de la Salud, 2019, Medellín. Avances 2019 en Psicología Clínica y de la Salud. Granada: FUNVECA, 2019.
-
KOHATSU, G. L. ; ANTUNES, M. D. ; SÁ, J. S. ; OLIVEIRA, L. P. . PSICOMOTRICIDADE NA TERCEIRA IDADE: UMA PRÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL. In: VIII Congresso Científico da Região Centro-Ocidental do Paraná, 2017, Campo Mourão. VIII Congresso Científico da Região Centro-Ocidental do Paraná, 2017.
-
NOGUEIRA, R. L. ; SÁ, J. S. ; ANTUNES, M. D. ; BETIATI, V. ; MACUCH, R. S. . La Universidad Abierta de la Tercera Edad como Ambiente Promotor de Salud. In: VIII Congreso Iberoamericano de Universidades Promotoras de la Salud, 2017, Alicante. VIII Congreso Iberoamericano de Universidades Promotoras de la Salud, 2017.
-
MARIANO, E. F. ; MACUCH, R. S. ; SÁ, J. S. . Análise Reflexiva do Filme: 'Nise: O coração da Loucura' e Sua Contribuição para Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) No Brasil. In: VIII CONCCEPAR, 2017, Campo Mourão. Anais do VIII CONCCEPAR: Congresso Científico da Região Centro-Ocidental do Paraná / Faculdade Integrado de Campo Mourão, 2017.
-
NOGUEIRA, R. L. ; SÁ, J. S. ; LABIGALINI, A. P. V. . Grupo Interaccional de Sujetos con Síndrome de Down: mediaciones por medio de la arte terapia. In: VIII Congreso Iberoamericano de Universidades Promotoras de la Salud, 2017, Alicante. VIII Congreso Iberoamericano de Universidades Promotoras de la Salud, 2017.
-
BETIATI, V. ; ANTUNES, M. D. ; SÁ, J. S. ; OGLIARI, M. ; MACUCH, R. S. . La Importancia de la actividad física: el papel de las escuelas promotoras de Salud. In: VIII Congreso Iberoamericano de Universidades Promotoras de la Salud, 2017, Alicante. VIII Congreso Iberoamericano de Universidades Promotoras de la Salud, 2017.
-
SÁ, J. S. ; ANTUNES, M. D. ; BETIATI, V. ; MACUCH, R. S. . La Interdisciplinaridad como Herramienta en la Promoción de la Salud. In: VIII Congreso Iberoamericano de Universidades Promotoras de la Salud, 2017, Alicante. VIII Congreso Iberoamericano de Universidades Promotoras de la Salud, 2017.
-
SÁ, J. S. ; MARIANO, E. F. ; MARQUES, A. G. . Políticas Públicas da Criança e do Adolescente no Brasil: uma análise acerca da proteção infantil no País. In: IV Simpósio Sul-Brasileiro de Psicologia Jurídica, 2017, Porto Alegre - RS. IV Simpósio Sul-Brasileiro de Psicologia Jurídica, 2017.
-
SÁ, J. S. ; ANTUNES, M. D. ; BETIATI, V. ; CARNEIRO, R. C. R. ; MARQUES, A. G. . Perfil da Violência Contra a Criança de 0-9 anos de Idade em uma Cidade no Interior do Estado do Paraná. In: IV Simpósio Sul-Brasileiro de Psicologia Jurídica, 2017, Porto Alegre-RS. IV Simpósio Sul-Brasileiro de Psicologia Jurídica, 2017.
-
OGLIARI, M. ; BETIATI, V. ; SÁ, J. S. ; OLIVEIRA, K. C. C. ; MORAES, R. C. ; ANTUNES, M. D. ; OLIVEIRA, L. P. . Efeitos do Método Watsu na Qualidade de Vida de Idosas com Dor Lombar Crônica. In: IV Encontro Brasil Canadá: II Congresso Internacional de Tratamento da Obesidade e DCNT's, 2016, Maringá. IV Encontro Brasil Canadá: II Congresso Internacional de Tratamento da Obesidade e DCNT's, 2016.
-
SÁ, J. S. ; BETIATI, V. ; OGLIARI, M. ; OLIVEIRA, K. C. C. ; BAPTISTA, V. J. ; MARQUES, A. G. . Saúde do Trabalhador: professores e os riscos causados no exercício de seu trabalho. In: II Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Promoção da Saúde, 2016, Santa Cruz do Sul. II Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Promoção da Saúde, 2016.
-
BAPTISTA, V. J. ; SÁ, J. S. ; GONCALVES, J. E. . Auditoria E Qualidade Dos Serviços De Saúde: Reflexo Na Segurança Do Paciente. In: II Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Promoção da Saúde, 2016, Santa Cruz do Sul. II Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Promoção da Saúde, 2016.
-
SÁ, J. S. ; OGLIARI, M. ; BETIATI, V. ; OLIVEIRA, K. C. C. ; MARQUES, A. G. . A Importância Da Atividade Física Na Prevenção Da Obesidade. In: II Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Promoção da Saúde, 2016, Santa Cruz do Sul. II Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Promoção da Saúde, 2016.
-
OLIVEIRA, K. C. C. ; FERREIRA, E. G. ; RIGOLDI, O. V. ; ANTUNES, M. D. ; ACENCIO, F. R. ; SÁ, J. S. ; BETIATI, V. ; OGLIARI, M. ; BENNEMANN, R. M. . Perfil Sóciodemográfico De Idosos Frequentadores De Academias Da Terceira Idade (Atis). In: II Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Promoção da Saúde, 2016, Santa Cruz do Sul. II Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Promoção da Saúde, 2016.
-
VESSONI, A. F. ; FULGENCIO, A. L. S. ; SÁ, J. S. ; SANTOS, T. M. . AUTO RELATO DE CRIANÇAS: O COMPORTAMENTO NÃO- VERBAL CONTROLADO PELO COMPORTAMENTO VERBAL. In: XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e medicina Comportamental, 2012, Curitiba. XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e medicina Comportamental, 2012.
-
KANAMOTA ; MARTINS ; SÁ, J. S. ; DETOMINI . A RELAÇÃO TERAPÊUTICA CARACTERIZADA EM DIFERENTES MOMENTOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO. In: XX Encontro Brasileiro de psicologia e Medicina Comportamental, 2011, Salvador. XX Encontro Brasileiro de Psicologia e medicina Comportamental, 2011.
-
SANTOS, G. L. ; JORGE, B. S. D. ; SÁ, J. S. ; GROSSI-MILANI, R. . Violência intrafamiliar sob a percepção dos profissionais da educação: revisão sistemática. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , 2023.
-
ROCO, G. V. ; OLIVEIRA, D. V. ; SÁ, J. S. ; NASCIMENTO JUNIOR, J. R. A. ; ANVERSA, A. L. B. ; SANTOS, N. Q. ; CARUZZO, N. M. ; ACENCIO, F. R. . AUTOCONCEITO DE PRATICANTES DE DANÇA: UM ESTUDO COMPARATIVO EM RAZÃO DA FAIXA ETÁRIA, SEXO E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA. REVISTA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA DO ESPORTE , 2023.
-
MANSANO, V. F. ; SILVA, C. C. P. ; SILVA, C. M. ; SÁ, J. S. ; BENTO, K. O. ; GROSSI-MILANI, R. . AMBIENTES RESTAURADORES COMO DISPOSITIVO NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO EM HOSPITAIS: REVISÃO DE LITERATURA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GELATI, C. S. ; RECH, G. P. ; LIMA, M. V. P. ; SÁ, J. S. . INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO SUS E SUAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENEZES, M. M. ; SÁ, J. S. . OS BENEFÍCIOS DA MÚSICOTERAPIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, R. S. S. ; BOSCO, K. C. G. ; SÁ, J. S. . A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO CRIMINAL EM OCORRÊNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GAVIOLI, S. R. C. ; SÁ, J. S. . COMPORTAMENTOS MACHISTAS: IMPACTOS NA SUBJETIVIDADE HUMANA E REFORÇAMENTO DA DESIGUALDADE SOCIAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GAVIOLI, S. R. C. ; SILVA, C. M. ; ALVES, G. C. ; SÁ, J. S. ; GROSSI-MILANI, R. . SENSO DE COERÊNCIA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GELATI, C. S. ; SÁ, J. S. . PROJETO INTEGRADOR- PSICOLOGIA NO SUS E NO SUAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CALIANI, L. Q. N. ; NUNES, A. H. ; MANICA, B. V. ; SÁ, J. S. . A IMPORTÂNCIA DA ARTETERAPIA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA EM HEMODIALISE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, G. L. ; JORGE, B. S. D. ; SILVA, L. C. P. ; SÁ, J. S. ; MILANI, R. G. . VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A CRIANÇA: O OLHAR DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE O DESEMPENHO ESCOLAR. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SÁ, J. S. ; SILVA, C. C. P. ; ITYAMA, A. F. A. ; SILVA, T. M. G. ; GROSSI-MILANI, R. . ESPIRITUALIDADE NA SAÚDE E APONTAMENTOS TEÓRICOS SOB O OLHAR DE WINNICOTT. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SÁ, J. S. ; GARCIA, L. F. ; GROSSI-MILANI, R. . QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL E VIOLÊNCIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SÁ, J. S. . Intervenção em promoção da saúde a famílias em situação de vulnerabilidade social e violência. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SÁ, J. S. ; FERRET, J. C. F. ; OLIVEIRA, D. V. ; MACUCH, R. S. ; MILANI, R. G. . QUEM DANÇA OS MALES ESPANTA: A Dançaterapia como estratégia promotora da saúde em Professores. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SÁ, J. S. ; SILVA, C. C. P. ; SILVA, C. M. ; MILANI, R. G. . Promoción de la Salud Emocional en el Ambiente académico: ambientes restauradores. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SÁ, J. S. ; MILANI, R. G. . Policías militares y sus percepciones de placer y sufrimiento en el ejercicio de su trabajo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SÁ, J. S. ; MARQUES, A. G. . Promoción de la Salud de Gestantes: inserción paterna en la asistencia prenatal. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARRIQUELLO, R. A. S. ; SÁ, J. S. ; QUEIROZ, E. B. D. ; MARQUES, A. G. . Identificação e notificação da Violência contra Criança por Profissionais da Saúde. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LEINDECKER, C. R. ; LEKER, A. S. D. ; MILAN, A. J. ; SÁ, J. S. ; ACENCIO, F. R. ; KERBER, V. L. ; RINALDI, W. ; NISHIDA, F. S. . Processo de Implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, C. M. ; SÁ, J. S. ; SILVA, C. C. P. ; BENETTI, R. B. G. ; BIANCO, J. L. V. ; BOEIRA, J. H. P. ; YAMAGUCHI, M. U. ; MILANI, R. G. . Vamos para o parque? Estratégia para promoção da saúde mental de jovens. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, C. M. ; SÁ, J. S. ; SILVA, C. C. P. ; BENETTI, R. B. G. ; BIANCO, J. L. V. ; BOEIRA, J. H. P. ; MILANI, R. G. . Violência Contra Mulheres Indígenas no Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARIANO, E. F. ; SÁ, J. S. ; MILANI, R. G. ; MARQUES, A. G. . Violência Intrafamiliar Contra Jovens Adolescentes No Estado do Paraná: um estudo transversal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NOGUEIRA, R. L. ; SÁ, J. S. ; ANTUNES, M. D. ; BETIATI, V. ; MACUCH, R. S. . La Universidad Abierta de la Tercera Edad como Ambiente Promotor de Salud. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SÁ, J. S. ; ANTUNES, M. D. ; BETIATI, V. ; MACUCH, R. S. . La Interdisciplinaridad como Herramienta en la Promoción de la Salud en Una Universidad del Noroeste de Paraná. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SÁ, J. S. ; ANTUNES, M. D. ; BETIATI, V. ; CARNEIRO, R. C. R. ; MARQUES, A. G. . Perfil da Violência Contra a Criança de 0-9 anos de Idade em uma Cidade no Interior do Estado do Paraná. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SÁ, J. S. ; MARIANO, E. F. ; MARQUES, A. G. . Políticas Públicas da Criança e do Adolescente no Brasil: uma análise acerca da proteção infantil no País. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SÁ, J. S. ; MARQUES, A. G. . Arteterapia e suas Contribuições para a Saúde Mental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SÁ, J. S. ; ANTUNES, M. D. ; BETIATI, V. ; MACUCH, R. S. ; MARQUES, A. G. . Políticas Públicas de Proteção e Atenção em Saúde da População LGBT no Brasil: um Revisão Sistemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SÁ, J. S. ; ANTUNES, M. D. ; BETIATI, V. ; MARQUES, A. G. . RETRATO DA VIOLÊNCIA INFANTIL EM UM MUNICÍPIO NO NOROESTE DO PARANÁ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BETIATI, V. ; SÁ, J. S. ; MARQUES, A. G. . SAÚDE E TRABALHO: ANÁLISE DA JORNADA DE TRABALHO DOS DOCENTES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SÁ, J. S. ; BETIATI, V. ; ANTUNES, M. D. ; MACUCH, R. S. . VIOLÊNCIA CONTRA A POPULAÇÃO LGBT NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARIANO, E. F. ; MACUCH, R. S. ; SÁ, J. S. . ANÁLISE REFLEXIVA DO FILME: 'NISE: O CORAÇÃO DA LOUCURA' E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (PNPS) NO BRASIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KOHATSU, G. L. ; ANTUNES, M. D. ; ACENCIO, F. R. ; SÁ, J. S. ; OLIVEIRA, L. P. . PSICOMOTRICIDADE NA TERCEIRA IDADE: UMA PRÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SÁ, J. S. ; DUARTE, D. A. . Quando a Pesquisa nos Convida a Articular Ensino e Extensão: relato de experiência de uma indissociabilidade a ser construída. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SÁ, J. S. ; DUARTE, D. A. . Entre o Prazer e o Sofrimento Laboral: os sentidos do trabalho a partir da narrativa dos policiais militares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SÁ, J. S. . Saúde e Trabalho: Análise da Jornada de Trabalho dos Docentes no Estado do Paraná. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BETIATI, V. ; ACENCIO, F. R. ; OGLIARI, M. ; ANTUNES, M. D. ; SÁ, J. S. ; BUENO, G. R. ; WAGNER, V. ; MOLINA, L. M. G. . A Prática Pedagógica das Aulas de Educação Física Escolar em Duas Escolas Estaduais de Ensino Médio do Município de Campo Mourão/PR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SÁ, J. S. ; OGLIARI, M. ; BETIATI, V. ; OLIVEIRA, K. C. C. ; MARQUES, A. G. . A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA PREVENÇÃO DA OBSIDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BAPTISTA, V. J. ; SÁ, J. S. ; GONCALVES, J. E. . AUDITORIA E QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: REFLEXO NA SEGURANÇA DO PACIENTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OGLIARI, M. ; BETIATI, V. ; SÁ, J. S. ; OLIVEIRA, K. C. C. ; MORAES, R. C. ; ANTUNES, M. D. ; OLIVEIRA, L. P. . EFEITOS DO MÉTODO WATSU NA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSAS COM DOR LOMBAR CRÔNICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SÁ, J. S. ; DUARTE, D. A. . QUANDO A PESQUISA NOS CONVIDA A ARTICULAR ENSINO E EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA INDISSOCIABILIDADE A SER CONSTRUÍDA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SÁ, J. S. ; DUARTE, D. A. . Narrativas de Vida: Policiais Militares ressignificando questões relacionadas ao trabalho.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SÁ, J. S. ; VESSONI, A. F. ; FULGENCIO, A. L. S. ; SANTOS, T. M. . AUTO RELATO DE CRIANÇAS: O COMPORTAMENTO NÃO-VERBAL CONTROLADO PELO COMPORTAMENTO VERBAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SÁ, J. S. ; SANTOS, T. M. ; MARTINELI, A. C. . A REAÇÃO DE PAIS E MÃES HETEROSSEXUAIS EM RELAÇÃO A HOMOSSEXUALIDADE DOS FILHOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SÁ, J. S. ; KANAMOTA ; MARTINS ; DETOMINI ; BANACO, R. A. . A RELAÇÃO TERAPÊUTICA CARACTERIZADA EM DIFERENTES MOMENTOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SÁ, J. S. . A REAÇÃO DE PAIS E MÃES HETEROSSEXUAIS EM RELAÇÃO A HOMOSSEXUALIDADE DOS FILHOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NETTO, J. V. G. ; SÁ, J. S. . Editorial v.5 n.1. Paranavaí: EduFatecie, 2024 (Editorial).
-
NETTO, J. V. G. ; SÁ, J. S. . Editorial v.4 n.1. Paranavaí: Conversas em Psicologia, 2023 (Editorial).
-
NETTO, J. V. G. ; SÁ, J. S. . Editorial v.4 n.2. Paranavaí: EduFatecie, 2023 (Editorial).
-
NETTO, J. V. G. ; SÁ, J. S. . Editorial v.3 n.2. Paranavaí - PR: Conversas em Psicologia, 2022 (Editorial).
-
NETTO, J. V. G. ; SÁ, J. S. . Editorial v.3 n.1. Paranvaí: Conversas em Psicologia, 2022 (Editorial).
Outras produções
SÁ, J. S. . ?Ciclo de Lives Entrevistas e Debates?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SÁ, J. S. . COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PROFISSIONAIS AVANÇADAS EM TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (CHPA), DO CURSO DE TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - MÓDULO 52/2021/1. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material pedagógico, escrito e audiovisual).
SÁ, J. S. . Fundamentos da Psicologia e da Psicanálise na Hipnose Clínica. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Curso de Pós Graduação em Hipnose Clínica).
SÁ, J. S. . A criatividade como estímulo à educação inovadora. 2019. (Palestra).
Projetos de pesquisa
-
2023 - 2023
VIOLENCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A CRIANÇA NO NOROESTE DO PARANÁ, Descrição: As notificações de violência contra a criança vêm crescendo no Brasil, caracterizando- se como um problema de saúde pública no país. Dados disponibilizados pelo documento Violência Letal Contra as Crianças e Adolescentes do Brasil reafirmam a situação preocupante que o país enfrenta quando o assunto é violência contra crianças e adolescentes. De acordo com esse documento, o país ocupa o 3 lugar (de um total de 85 países) no ranking dos países com maior número de homicídios contra crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade. Além disso, a violência intrafamiliar contra a criança, pode impactar no seu desenvolvimento saudável (motor, social, cognitivo e emocional). Diante disso, este estudo buscou analisar violência intrafamiliar contra a criança no município de Paranavaí e região, localizado no noroeste do estado do Paraná. Trata-se de um estudo, transversal, descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de revisão de literatura, documentos e em plataformas como: Sistema de Informação de Agravos de Notificação, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e Data SUS, além de políticas públicas federais, estaduais e locais. Esta pesquisa, auxiliou a identificar o perfil da violência intrafamiliar contra a criança, incentivando no avanço de medidas, políticas e ações que possam auxiliar na diminuição dos casos e dos agravos que a violência pode refletir no desenvolvimento infantil e na relação familiar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jeferson de Souza Sá - Coordenador.
-
2014 - 2015
FOTONARRATIVAS: O OLHAR DE POLICIAIS MILITARES ACERCA DE SEU TRABALHO, Descrição: A Polícia Militar é uma instituição pública voltada para a segurança interna do país, se define através da organização de seu trabalho. Mediante uma pesquisa qualitativa e exploratória temos como objetivo compreender, por meio da Psicodinâmica do Trabalho, os sentidos do trabalho assumidos para o policial militar mediante uma metodologia dividida em dois momentos: a entrevista-narrativa e fotonarrativas. Este estudo foi realizado com 2 (dois) policiais militares de um município do Paraná. Nesse delineamento, ao entrarmos em contato com a atuação profissional dos policiais militares, concluímos que este trabalho é gerador de prazer e sofrimento aos policiais e que essas questões são geradas a partir da organização do trabalho e das consequências advindas das condições de trabalho desses profissionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jeferson de Souza Sá - Integrante / Daniele Almeida Duarte - Coordenador.
-
2011 - 2012
A RELAÇÃO TERAPÊUTICA CARACTERIZADA EM DIFERENTES MOMENTOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO, Descrição: O objetivo geral é verificar a relação entre os comportamentos do terapeuta em diferentes momentos da terapia (inicio, meio e fim) e o estabelecimento e manutenção da relação terapêutica. Objetivos Específicos: 1. Categorizar os comportamentos do terapeuta por meio do Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. 2. Verificar se há mudanças na freqüência das categorias do comportamento do terapeuta ao longo do processo terapêutico ? início, meio e final. 3. Avaliar a Relação Terapêutica por meio do Instrumento de Aliança de Trabalho ? WAI no inicio, no meio e no final do processo terapêutico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jeferson de Souza Sá - Integrante / Weslem Martins - Integrante / Juliano Setsuo Violin Kanamota - Coordenador / Vitor Corrêia Detomini - Integrante.
Prêmios
2017
Bolsa 100% do Curso de Pós-graduação Presencial, Instituto Dimensão.
2017
Bolsa PROSUP/CAPES Modalidade II - Taxas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
2016
Bolsa Institucional 50%, Centro Universitário de Maringá - UniCesumar.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Centro universitário UniFatecie, UniFatecieVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações:
Curso de Psicologia e Direito. Disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento: Adolescência, Adultos e Velhice, Estágio Supervisionado - Organizacional, Introdução a Pesquisa Científica em Psicologia, Projeto Integrador SUS e SUAS, Projeto Integrador Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Jurídica, Aconselhamento Psicológico, Psicologia e Processos Grupais e Psicologia da Saúde.
2022 - 2023
Centro universitário UniFatecie, UniFatecieVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Adjunto de Projetos de Extensão, Carga horária: 8
2021 - 2021
Centro de Ensino Superior de MaringáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações:
Disciplina: Políticas Públicas e Saúde Mental
Curso: Pós-graduação em Traumas, Cuidados Paliativos e Processos Autodestrutivos.
2021 - 2021
Centro de Ensino Superior de MaringáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações:
Disciplina: Competências e Habilidades Profissionais Avançadas em Terapias Integrativas e Complementares.
Curso: Pós-graduação em Terapias Integrativas e Complementares.
(Desenvolvimento de material didático - Material pedagógico, escrito e audiovisual).
2021 - 2021
Centro de Ensino Superior de MaringáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplina: Terapias Emergentes: Arteterapia, Equoterapia e Musicoterapia.
Curso: Pós-graduação em Saúde Mental
2021 - 2021
Centro de Ensino Superior de MaringáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Curso de Pós-graduação em Saúde Mental;
Disciplina: Psicopatologia
2020 - 2021
UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, UnyleyaVínculo: Professor Tutor e Conteudista, Enquadramento Funcional: Docente Pós-graduação em Hipnose Clínica, Carga horária: 40
Outras informações:
Fundamentos da Psicologia e da Psicanálise na Hipnose Clínica (40h/a)
Neurociências (40h/a)
TEPT e TOC (Transtornos de Estresse Pós-Traumático e Transtorno Obsessivo Compulsivo)(40h/a)
Fobias, TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), Pânico, Dor e Humor(40h/a)
2020 - 2021
UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, UnyleyaVínculo: autonomo, Enquadramento Funcional: Coordenador Pós-graduação em Hipnose Clínica
Outras informações:
Coordenador do curso de Pós-graduação latu sensu em Hipnose Clínica
2015 - 2016
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria no Curso de Psicologia, Carga horária: 12
2011 - 2012
Universidade Federal de Mato Grosso do SulVínculo: ACADÊMICO, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 10
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jeferson de Souza Sá e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?