FLÁVIO CÉSAR DE SIQUEIRA MARQUES

Doutor em Ciências Militares pelo Instituto Meira Mattos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (2016), tornou-se o primeiro militar estrangeiro a ser designado como instrutor da Universidade Militar de Moscou (VUMO). Possui pós-graduação lato sensu em Sistemas de Telecomunicações pela PUC-Rio(2001), além de graduações em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília (1998) e bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Oficial de Comunicações -1993). Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Telecomunicações, com ênfase em Sistemas de Computação e Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação e das comunicações, inteligência, fusão de dados, reconhecimento, vigilância e aquisição de alvos e pesquisa operacional. Coordenador dos Cursos Superiores de Graduação EAD - Eixo Tecnologia da Informação, do UniCEUB e membro do Grupo de Pesquisa - Comunicação, tecnologia e o papel social das organizações no eixo da gestão.

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Ciências Militares

2013 - 2016

Escola de Comando e Estado Maior do Exército
Título: Fusão de Dados de Inteligência Militar
Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon. Palavras-chave: fusão de dados; inteligência; inteligência militar.Grande área: OutrosGrande Área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Ciências Militares. Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social; Atividades de vigilância, segurança e investigação; Atividades dos serviços de tecnologia da informação.

Mestrado em Ciências Militares

2001 - 2001

Escola de Aperfeiçoamento do Exército
Título: INTEGRAÇÃO DE FONTES,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: RBERTO OLIVEIRA

Especialização em Curso de Comando e Estado-Maior

2013 - 2014

Escola de Comando e Estado Maior do Exército
Título: Fusão de Dados na Inteligência Militar
Orientador: Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon

Especialização em Sistemas de Telecomunicações

2001 - 2001

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados

1995 - 1998

Centro de Ensino Universitário de Brasilia

Graduação em Bacharelado em Ciências Militares

1990 - 1993

Academia Militar das Agulhas Negras

Graduação em Curso de Comunicações

1990 - 1993

Academia Militar das Agulhas Negras
Bolsista do(a): Exército Brasileiro, EB, Brasil.

Formação complementar

2020 - 2020

Digital Transformation Strategy. (Carga horária: 48h). , Boston University, BU, Estados Unidos.

2020 - 2020

MOOCEaD de AaZ - Fundamentos da Educação a Distância. (Carga horária: 60h). , Artesanato Educacional, Artesanato, Brasil.

2019 - 2019

Imersão Ferramentas Básicas Google for Education. (Carga horária: 12h). , Centro de Ensino Universitário de Brasília, UNICEUB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Russo

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.

Grande área: Outros / Área: Defesa.

Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Estudos da Paz e da Guerra.

Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Gestão de Defesa.

Participação em eventos

1ª Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI. Projeto OzonSatBR. 2021. (Olimpíada).

Como Editar uma videoaula?. 2020. (Oficina).

Customização das Unidades de Aprendizagem SAGAH. 2020. (Oficina).

2019 NDLW:How to Make Your Online Courses More Engaging and Accessible with Universal Design. 2019. (Seminário).

2019 NDLW:Open Access Resources for Virtual Gaming Simulation in Education. 2019. (Seminário).

Webinar EAD Talks sobre como planejar a EAD. 2019. (Simpósio).

Webinar EAD Talks sobre Como uma Instituição regional pode mostrar força na EAD. 2019. (Simpósio).

Webinar EAD Talks sobre Gestão de times de alta performance na EAD. 2019. (Seminário).

Gartner Symposium/ITxpo. 2017. (Simpósio).

As oportunidades de TIC entra a UE e o Brasil (FIESP).As oportunidades de TIC entra a UE e o Brasil (FIESP). 2016. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: FLÁVIO CÉSAR DE SIQUEIRA MARQUES

MARQUES, F. C. S.MIGON, E. X. F. G.CEPIK, M. A. C.MARTINS, J. M. Q.. Fusão de Dados na Inteligência Militar. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Estudos da Paz e da Guerra) - Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

Comissão julgadora das bancas

João Marcelo Pereira dalla Costa

MIGON, E. X. F. G.; GUEDES, Marcos; CEPIK, M.A.; MARTINS, José Miguel;DALLA COSTA, Joao Marcelo. Fusão de Dados na Inteligência Militar. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Militares) - Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon

MIGON, E. X. F.OLIVEIRA, M. A. G.CEPIK, M. A. C.; MARTINS, J. M. Q.; COSTA, J. M. P. D.. Fusão de Dados na Inteligência Militar. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Militares) - Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon

MIGON, E. X. F.GOLDONI, L. R. F.CEPIK, M. A. C.; MARTINS, J. M. Q.. Fusão de dados na Inteligência Militar. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciências Militares) - Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

Marco Aurélio Chaves Cepik

MIGON, E. X. F. G.;CEPIK, MarcoMARTINS, Jose Miguel Quedi; OLIVEIRA, M. G.; COSTA, J. M. D.. Fusão de Dados na Inteligência Militar. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Militares) - Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

Marco Aurélio Chaves Cepik

MIGON, E. X. F. G.;CEPIK, MarcoMARTINS, Jose Miguel Quedi; GOLDONI, L R F. Fusão de Dados na Inteligência Militar. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Militares) - Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

Marcos Aurelio Guedes de Oliveira

GUEDES DE OLIVEIRA, MARCOS AURÉLIO; MIGON, E. X.; CEPIK, M. A. C.; MARTINS, J. M. Q.; COSTA, J. M. P. D.. Fusão de Dados na Inteligência Militar. 2016 - Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

Luiz Rogério Franco Goldoni

MIGON, E.;GOLDONI, Luiz Rogério Franco; CEPIK, M. A. C.; MARTINS, J. M. Q.. Fusão de Dados na Inteligência Militar. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciências Militares) - Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

FLÁVIO CÉSAR DE SIQUEIRA MARQUES

MARQUES, F. C. S.MIGON, E. X. F. G.CEPIK, M. A. C.MARTINS, J. M. Q.. Fusão de Dados na Inteligência Militar. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Estudos da Paz e da Guerra) - Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

Orientou

Victor Craviée Rêgo Brandão

O ensino de projeto de arquitetura e os desafios de aprendizagem da disciplina no ensino a distância; 2020; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ensino Universitário de Brasília,; Coorientador: Flávio César de Siqueira Marques;

Rafael Freitas Bahia

Sucesso da Modernização do Sistema Integrado de Gestão do IICA baseado na visão do usuário; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação) - Centro de Ensino Universitário de Brasília; Orientador: Flávio César de Siqueira Marques;

Victor Macleure Nunes dos Santos

Técnicas de Tratamento e Processamento de Dados no Setor Financeiro para Utilização em Algoritmos de Machine Learning; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software e Gerenciamento de Projetos) - Centro de Ensino Universitário de Brasília; Orientador: Flávio César de Siqueira Marques;

Geraldo Manso Palmeira

Implementação de metodologias e práticas ágeis: uma fábrica de software utilizando o modelo de qualidade CMMI Nível-5 e MPSBr-A - Estudo de caso; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software e Gerenciamento de Projetos) - Centro de Ensino Universitário de Brasília; Orientador: Flávio César de Siqueira Marques;

Cândida Theóphila Queirós do Nascimento

Processo de transição do método tradicional de uma empresado ramo bancário para aplicação do método ágil SCRUM no desenvolvimento de produtos de software; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software e Gerenciamento de Projetos) - Centro de Ensino Universitário de Brasília; Orientador: Flávio César de Siqueira Marques;

João Pedro Macleure Nunes dos Santos

Relação entre a mudança de código e a quantidade de issues nos projetos cloudstack e openstack; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software e Gerenciamento de Projetos) - Centro de Ensino Universitário de Brasília; Orientador: Flávio César de Siqueira Marques;

Judivan de Araújo Lucena

Impactos na gerência de tecnologia advindos da aplicação da ITIL; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação) - Centro de Ensino Universitário de Brasília; Orientador: Flávio César de Siqueira Marques;

Gisele Moura da Silva

Análise heurística de aplicativo móvel de uso bancário do Banco do Brasil para verificação da aderência aos princípios de heurística de Jakob Nielsen-Donald Norman em operações reportadas como problema pelos usuários; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software e Gerenciamento de Projetos) - Centro de Ensino Universitário de Brasília; Orientador: Flávio César de Siqueira Marques;

Renata de Paula Laurindo

A influência das redes sociais no discurso político; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação em Redes Sociais) - Centro de Ensino Universitário de Brasília; Orientador: Flávio César de Siqueira Marques;

Marlene Aparecida de Carvalho Anchieta

Desenvolvimento das dominâncias cerebrais; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Centro de Ensino Universitário de Brasília; Orientador: Flávio César de Siqueira Marques;

Caroline Lago de Carvalho

O papel da bilblioteca escolar na construção de uma aprendizagem significativa; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Cognitiva: gestão da aprendizagem mediada) - Centro de Ensino Universitário de Brasília; Orientador: Flávio César de Siqueira Marques;

Luciana Mara Castro Monteiro

Transtorno de aprendizagem e suas implicações para a relação conjugal parental; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuroeducação) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Flávio César de Siqueira Marques;

Reinaldo Santos Rodrigues

Gerenciamento ágil de projetos: apresentação do método ágil para gestão e melhoria no processo de homologação de software; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software e Gerenciamento de Projetos) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Flávio César de Siqueira Marques;

Renata Turbay Ferreira

Ciclos de aprendizagem: uma proposta promissora para a educação do distrito federal; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuroeducação) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Flávio César de Siqueira Marques;

Samira Barros Rodrigues

Uma abordagem teórica para a avaliação da qualidade do produto de software; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software e Gerenciamento de Projetos) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Flávio César de Siqueira Marques;

Frank Bezerra Simião

A importância da liderança na gestão de projetos; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software e Gerenciamento de Projetos) - Centro de Ensino Universitário de Brasília; Orientador: Flávio César de Siqueira Marques;

Foi orientado por

Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon

Fusão de Dados na Inteligência Militar; 2013; Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Militares) - Escola de Comando e Estado-Maior do Exército,; Orientador: Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon;

Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon

Fusão de Dados de Inteligência (Projeto de Pesquisa); 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Comando e Estado-Maior) - Escola de Comando e Estado Maior do Exército; Orientador: Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon;

Produções bibliográficas

  • Marques, Flávio César de Siqueira ; Silva, Reziere Degobi da ; Rezende, Murilo Silva ; Riscarolli, Valéria ; Espinosa, Simone Maria . Implantação de um Modelo Alternativo de Avaliação em EaD, Durante Enfrentamento da Covid-19. In: Welington Junior Jorge. (Org.). Educação a distância: fundamentos, práticas e metodologias. 1ed.Maringá: Uniedusul Editora, 2021, v. 1, p. 84-96.

  • MARQUES, F. C. S. . Lean ITIL existe?. Profissionais TI, Portal Digital Especializado, 14 maio 2019.

  • MARQUES, F. C. S. . ITIL 4: saiba tudo sobre a quarta versão do framework ITIL. Profissionais TI, Portal Digital Especializado, 14 maio 2019.

  • MARQUES, F. C. S. . PROCESSOS DE FUSÃO DE DADOS NA INTELIGÊNCIA MILITAR TERRESTRE: UM ESTUDO COMPARATIVO NO BRASIL, NA ALEMANHA, NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E AS OPORTUNIDADES PARA A INDÚSTRIA DE DEFESA NACIONAL. In: I Encontro Estadual da ABED-RJ, 2013, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Estadual da ABED-RJ. Rio de Janeiro: ABED, 2013. v. 1.

  • MARQUES, F. C. S. . PESQUISA OPERACIONAL EM APOIO A SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA, RECONHECIMENTO, VIGILÂNCIA E AQUISIÇÃO DE ALVOS (SIRVAA) E SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO NO ÂMBITO DA DEFESA. In: XVI Simpósio de Pesquisa Operacional da Marinha, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XVI Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha. Rio de Janeiro: CASNAV, 2013. v. 16. p. 1.

  • MARQUES, F. C. S. . A PERSONALIZAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA (EaD) COM APOIO DO MICROAPRENDIZADO: UMA SURVEY DE TECNOLOGIAS. In: VII Fórum de EaD: inovação, tecnologias e abordagens híbridas na educação, 2019, Brasília. Anais do VII Fórum de EaD: inovação, tecnologias e abordagens híbridas na educação. Brasília: IFB, 2019. v. 1. p. 42-44.

  • MARQUES, F. C. S. . Virtual Computer Labs: leading teachers to do it!. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, F. C. S. . Competência Digital de Docentes da EaD para ministrar aulas em laboratórios virtuais. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, F. C. S. . ?BIG DATA e outras tecnologias em apoio ao EAD UniCEUB. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARQUES, F. C. S. . Inclusão: desafios e possibilidades do EAD UniCEUB - o projeto PAPI. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, F. C. S. . HIGH-LEVEL DATA FUSION. Rio de Janeiro: ECEME, 2014 (Resenha).

Outras produções

MARQUES, F. C. S. ; REIS, EVERSON ANDRADE ; FRANCA, F. . Laboratório de Informática Virtual: visão do docente e do discente. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARQUES, F. C. S. ; REIS, EVERSON ANDRADE ; COSTA, HUDSON RODRIGUES ; CAMPOS, MAXLI BARROSO ; GOMES, MARCELO CARBONI . O Ensino de TI na EaD: Práticas de laboratório. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

IVO, E. A. O. ; SILVA, R. D. ; Rezende, Murilo Silva ; MARQUES, F. C. S. ; Riscarolli, Valéria . Estratégias para a continuidade do processo de avaliação do ensino em períodos de pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARQUES, F. C. S. . Laboratório de Informática Virtual para Docentes. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Especialização para Docentes).

MARQUES, F. C. S. . Teste de Software. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Validação de Materiais Didáticos EAD).

MARQUES, F. C. S. . Métricas de Software. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Validação de Materiais Didáticos EAD).

MARQUES, F. C. S. . Lingua Portuguesa para Assuntos Militares. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de Disciplina).

MARQUES, F. C. S. . Curso de Língua Portuguesa para Assuntos Militares. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso na Universidade Militar de Moscou (Rússia)).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Comunicação, tecnologia e o papel social das organizações no eixo da gestão, Descrição: O grupo tem o objetivo de desenvolver pesquisas e buscar conhecimentos relativos à interface comunicação x tecnologia, com vistas à otimização das organizações no eixo da gestão. Buscará, também, analisar, identificar e propor estratégias que visem ao aprimoramento da mediação/interação, na perspectiva da formação acadêmica na modalidade a distância e seus desafios, no sentido de estimular o acesso e a permanência dos que ingressam em diferentes cursos. Os resultados serão utilizados como estímulo ao diálogo/produção entre os componentes do grupo, assim como outros grupos da área acadêmica que se interessarem e ainda outros profissionais do mercado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Flávio César de Siqueira Marques - Coordenador / Carlos Eduardo Marinho Diniz - Integrante / Reziere Degobi da Silva - Integrante / Elda Alves Oliveira Ivo - Integrante / Michele Vanessa Larsão Lugli - Integrante / Ana Terra Teles de Meneses - Integrante / Jefferson Dalamura Nascimento - Integrante / Karina Eraclea Lara Ferreira Parreira - Integrante / Alexsandro Barreto Gois - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2015 - 2016

    SISFRON - Sistema de Monitoramento de Fronteiras, Descrição: O SISFRON é um sistema integrado de sensoriamento, de apoio à decisão e de emprego operacional cujo propósito é fortalecer a presença e a capacidade de ação do Estado na faixa de fronteira. O SISFRON foi concebido por iniciativa do Comando do Exército, em decorrência da aprovação da Estratégia Nacional de Defesa, em 2008, que orienta a organização das Forças Armadas sob a égide do trinômio monitoramento/controle, mobilidade e presença.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávio César de Siqueira Marques - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    SISFRON - Sistema de Monitoramento de Fronteiras, Descrição: O SISFRON é um sistema integrado de sensoriamento, de apoio à decisão e de emprego operacional cujo propósito é fortalecer a presença e a capacidade de ação do Estado na faixa de fronteira. O SISFRON foi concebido por iniciativa do Comando do Exército, em decorrência da aprovação da Estratégia Nacional de Defesa, em 2008, que orienta a organização das Forças Armadas sob a égide do trinômio monitoramento/controle, mobilidade e presença.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávio César de Siqueira Marques - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    SISFRON - Sistema de Monitoramento de Fronteiras, Descrição: O SISFRON é um sistema integrado de sensoriamento, de apoio à decisão e de emprego operacional cujo propósito é fortalecer a presença e a capacidade de ação do Estado na faixa de fronteira. O SISFRON foi concebido por iniciativa do Comando do Exército, em decorrência da aprovação da Estratégia Nacional de Defesa, em 2008, que orienta a organização das Forças Armadas sob a égide do trinômio monitoramento/controle, mobilidade e presença.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávio César de Siqueira Marques - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    SISFRON - Sistema de Monitoramento de Fronteiras, Descrição: O SISFRON é um sistema integrado de sensoriamento, de apoio à decisão e de emprego operacional cujo propósito é fortalecer a presença e a capacidade de ação do Estado na faixa de fronteira. O SISFRON foi concebido por iniciativa do Comando do Exército, em decorrência da aprovação da Estratégia Nacional de Defesa, em 2008, que orienta a organização das Forças Armadas sob a égide do trinômio monitoramento/controle, mobilidade e presença.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávio César de Siqueira Marques - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    SISFRON - Sistema de Monitoramento de Fronteiras, Descrição: O SISFRON é um sistema integrado de sensoriamento, de apoio à decisão e de emprego operacional cujo propósito é fortalecer a presença e a capacidade de ação do Estado na faixa de fronteira. O SISFRON foi concebido por iniciativa do Comando do Exército, em decorrência da aprovação da Estratégia Nacional de Defesa, em 2008, que orienta a organização das Forças Armadas sob a égide do trinômio monitoramento/controle, mobilidade e presença.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávio César de Siqueira Marques - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    SISFRON - Sistema de Monitoramento de Fronteiras, Descrição: O SISFRON é um sistema integrado de sensoriamento, de apoio à decisão e de emprego operacional cujo propósito é fortalecer a presença e a capacidade de ação do Estado na faixa de fronteira. O SISFRON foi concebido por iniciativa do Comando do Exército, em decorrência da aprovação da Estratégia Nacional de Defesa, em 2008, que orienta a organização das Forças Armadas sob a égide do trinômio monitoramento/controle, mobilidade e presença.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávio César de Siqueira Marques - Coordenador.

Prêmios

2013

Melhor Artigo do Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística (SPOLM), Escola de Guerra Naval.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Centro de Ensino Universitário de Brasilia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2019 - Atual

Centro de Ensino Universitário de Brasilia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador dos Cursos de Graduação a Distância no Eixo Tecnologia da Informação

2013 - 2016

Escola de Comando e Estado Maior do Exército

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
javascript:void(0)

Atividades

  • 02/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Meira Mattos.,Linhas de pesquisa

2012 - 2012

Exército Brasileiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: OFICIAL SUPERIOR, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2016

Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, CComGEx

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2009

Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, CComGEx

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - 2000

Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, CComGEx

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Oficial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2015 - 06/2016

    Direção e administração, Centro de Instrução de Guerra Eletrônica.,Cargo ou função, Gerente de Projetos no SISFRON - Sistema de Monitoramento de Fronteiras.

  • 01/1996 - 05/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Instrução de Guerra Eletrônica.,Linhas de pesquisa

2000 - 2001

Escola de Aperfeiçoamento do Exército

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Capitão-aluno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2009

Centro de Desenvolvimento de Sistemas - Exército Brasileiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2011

Comando Militar do Sudeste - Exército Brasileiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2016

Universidade Militar do Ministério da Defesa (Moscou-Rússia)

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor Militar Estrangeiro Visitante, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
1 Instrutor Militar Estrangeiro na Universidade Militar de Moscou, desde sua fundação.

2017 - 2019

3º Centro de Telemática de Área, 3º CTA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe, Regime: Dedicação exclusiva.