Diego Henrique Pereira Barbosa
Possui graduação em Engenharia de Produção pelo Instituto Educacional Santo Agostinho (2012). Atualmente é Programador de PCP - Erzinger Indústria Mecânica Ltda. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, programação e Controle da Produção (PPCP), atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de processos, linha de produção, programação de sistemas, PCP, processos industriais.
Informações coletadas do Lattes em 11/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Engenharia de Produção
2008 - 2012
Instituto Educacional Santo Agostinho
Título: Logística sustentável com análise na cooperativa de catadores de embalagens PET em Pirapora - MG
Orientador: Narciso Ferreira dos Santos Neto
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Desensenvolvimento de Produtos
2005 - 2007
Sociedade Educacional de Santa Catarina
Bolsista do(a): Prefeitura Municipal de Joinville, JLLE, Brasil.
Formação complementar
2018 - 2018
Pré-Tratamento e Pintura Líquida. (Carga horária: 8h). , Erzinger Indústria Mecânica Ltda, ERZ, Brasil.
2018 - 2018
Pré-Tratamento e Pintura a Pó. (Carga horária: 8h). , Erzinger Indústria Mecânica Ltda, ERZ, Brasil.
2018 - 2018
Pré-Tratamento e Pintura E-Coat. (Carga horária: 8h). , Erzinger Indústria Mecânica Ltda, ERZ, Brasil.
2017 - 2017
Solids Works - Básico. (Carga horária: 20h). , SKA Automação de Engenharia, SKA, Brasil.
2014 - 2014
Certificação de Produtos. (Carga horária: 1h). , CID Produtos Ltda, CID, Brasil.
2014 - 2014
Relacionamento Interpessoal. (Carga horária: 1h). , CID Produtos Ltda, CID, Brasil.
2013 - 2013
Sistema de Informação Geográfica - SIG. (Carga horária: 15h). , Escola Virtual Portogente, EVP, Brasil.
2013 - 2013
ISO 14001. (Carga horária: 20h). , Instituto Politécnico de Ensino à Distância, IPED, Brasil.
2013 - 2013
Gestão de Estratégia - BSC. (Carga horária: 34h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Logistica Empresarial. (Carga horária: 20h). , Instituto Politécnico de Ensino à Distância, IPED, Brasil.
2006 - 2006
Analista de Projetos e Prototipista. (Carga horária: 300h). , Escola Técnica Tupy, ETT, Brasil.
2006 - 2006
Programador de Processos e Produtos. (Carga horária: 300h). , Escola Técnica Tupy, ETT, Brasil.
2004 - 2006
Desenho e Pintura. (Carga horária: 640h). , Escola de Artes Fritz Alt, FA, Brasil.
2005 - 2005
Projetista e Analista de Produtos. (Carga horária: 300h). , Escola Técnica Tupy, ETT, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Desenho.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Linguagem e Programação.
Participação em eventos
1 Encontro de Engenharia de Produção do Norte de Minas - "A Engenharia de Produção e a importância das pessoas para os processos e produtos. 2011. (Seminário).
III Semana de Engenharia de Produção - SIEPE. 2010. (Seminário).
Patente - Noções Gerais. 2010. (Outra).
Auto-Gestão: estratégias para exercer seu potencial máximo. 2009. (Outra).
II Seminário Interdisciplinar de Engenharia de Produção.Gestão de Processos em uma linha de Produção. 2009. (Seminário).
III Fórum de Engenharia e Sistemas. 2008. (Simpósio).
I Seminário Interno de Engenharia de Produção.Aplicação de Cálculo. 2008. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
BARBOSA, DIEGO ; SANTOS NETO, NARCISO . Logística Sustentável com Análise na Cooperativa de Catadores de Embalagens PET em Pirapora - Minas Gerais. S & G. Sistemas & Gestão , v. 8, p. 290-301, 2013.
-
RODRIGUES, M. N. ; MOURA, J. R. ; BARBOSA, D. H. P. ; ANDRADE, C. E. ; FARIA, J. C. ; VITA, D. C. S. . Gestão de Processos em uma linha de Produção. In: II Seminário Interdisciplinar de Engenharia de Produção, 2009, Montes Claros. Anais Seminário Interdisciplinar de Engenharia de Produção Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho (FACET). Montes Claros: Faculdades Santo Agostinho, 2009. v. 1. p. 16-16.
Outras produções
Programação CAM. 2019.
BARBOSA, D. H. P. . Sistema de Cadastro de Chapa Única. 2018.
BARBOSA, D. H. P. . Sistema Integrado da 1ª Igreja Batista em Sete Lagoas. 2015.
BARBOSA, D. H. P. . Sistema de Comparação de Contagem dos Produtos em Estoque da CID Produtos. 2014.
SOUZA, A. A. ; ALEXANDRE, A. ; NEITSCH, A. S. ; NASCIMENTO JUNIOR, C. ; BARBOSA, D. H. P. ; PASCO, J. F. ; ROCHA, M. A. ; PLOTHOW, R. W. ; OLIVEIRA, R. M. ; CRISTOFOLINI, R. B. ; RAMOS, V. ; ZENI, A. Z. S. ; SCHMITT, J. E. ; CARVALHO, L. S. ; SOUZA, M. R. M. ; BORBA, R. H. ; SAUTNER, V. L. ; DIANA, Y. Y. ; ARONOVICH, N. M. A. ; MASSAINE, C. ; FELDMANN, Z. F. . Os Gatos - IV Projeto Musicando (Espetáculo envolvendo música, teatro, dança e artes plásticas). 2006. Desenho.
Prêmios
2013
17 Prêmio Fiat de Educação, Grupo Fiat.
2006
Mensão Honrosa, Escola Técnica Tupy.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Erzinger Indústria Mecânica LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programador de PCP, Carga horária: 40
Outras informações:
Planejamento de itens para estoque;
Definição de ordem das OPs (prioridade de produção);
Acompanhamento de OPs;
Condução da reunião de produção;
Analisar materiais de pedidos comerciais e assistência técnica;
Encerramentos de OPs;
Fechamento do inventário mensal;
Análise de dados, automatização de tarefas e geração de relatórios através de script's utilizando informações de diversas fontes: ERP, planilhas, e-mail, bancos de dados, etc;
Macros em VBA para coleta de dados em SolidWorks, Solid Edge e Radan CAD/CAM;
2018 - 2020
Erzinger Indústria Mecânica LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Processista Jr, Carga horária: 40
Outras informações:
Modelagem de estrutura de produtos para manufatura (Manufacturing Bill of Materials - MBOM);Tempos e roteiro dos processos de fabricação;Nesting de Não-Planos, Planos de Pintura;Apoio a terceirização de projetos;Mapeamento de processos e elaboração de instruções de trabalhos (Intra / POP); Automatização de tarefas utilizando dados ERP (Prosyst) através de planilhas e base de dados, (Access / Excel [VBA] e GSheets [GAS]);Planejar e realizar planos de testes;Opina, sugere inovações e alterações;Busca maneiras econômicas, eficientes e produtivas (Lean Manufacturing);
2017 - 2018
Erzinger Indústria Mecânica LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Processos Industriais, Carga horária: 40
Outras informações:
Teste em programas novos do ERP; Elaboração e alimentação de dados em planilhas de processos industriais; Tempos e movimentos - cronoanálise; Conferência de projetos mecânicos;
2014 - 2014
Cid Produtos LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico em Produção e Processos, Carga horária: 40
Outras informações:
Efetuar a análise nos processos de produtos já existentes buscando melhorias, a otimização dos mesmos e a diminuição de custos. Descrever as etapas e seus diversos processos, na sequência da confecção do produto final, conforme definido pelo projeto de engenharia. Definir e/ou redefinir o layout da fábrica ou do processo industrial, para melhorar o custo benefício, as ações e a operacionalidade do produto e do processo. Elaborar documentos que envolvem as áreas de processo e produção para a execução das atividades de produção de acordo com normas vigentes e os padrões da empresa. Realizar atividades de métodos e tempos para estabelecer e manter os padrões estabelecidos pela empresa. Definir e/ou redefinir o fluxo de produção da fábrica ou do processo industrial, para melhorar o custo benefício, as ações e a operacionalidade do produto e do processo. Atualização e revisão de estruturas de produtos, mapeamento de processos
2012 - 2012
Santo & Caetano Comercio Óptico Ltda.Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30
Outras informações:
Realização de controle estoque, através de aplicativo desenvolvido em VBA, exclusivo para empresa, implementação do processo informatizado, cadastro de clientes, redução do custo de estoque parado, delimitação da previsão de venda.
2008 - 2011
lIGAS DE ALUMINIO SAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Operador de Cristalização, Carga horária: 40
Outras informações:
Operação e controle dos cristalizadores, equipamento responsável pela transformação do SiGM (Silício Grau Metalúrgico) em SiGS (Silício Grau Solar); liderança de turma, auxilio ao supervisor de turno; operador de ponte rolante, quando necessário, para colocar e retirar panela de cristalização; operar maçarico para aquecimento de panela de cristalização; controlar temperatura da panela de cristalização do medidor óptico; acompanhar o procedimento de pintura da panela de cristalização; controlar temperatura dos eletrodos; controlar temperatura da panela de duplo refino; controlar sistema de duplo refino; controlar velocidade de rotação do cristalizador; operar os eletrodos quando sentir vibração do equipamento; Identificar o momento exato de parar a cristalização; anotar horários de início e fim de cristalização; anotar número do cristal; acompanhar lingotamento do líquido remanescente; verificar as condições do equipamento de cristalização; solicitar os reparos necessários; identificar necessidades de troca de panelas de cristalização; evitar agarramento do cristal. Reporte de produção, requisição de epi?s e de materiais secundários para produção do SiGS, através das rotinas do programa através das rotinas do sistema ERP Datasul, lançamentos dos dados das corridas cristalizadas nas planilhas de produção do SiGS; suporte a rotinas administrativas do setor; controle de estoque e acompanhamento ao inventário anual do setor.
2007 - 2007
Sandri Ambientação e Decoração Ltda.Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30
Outras informações:
Desenvolver com a colaboração de profissional habilitado, móveis e objetos de decoração de interiores, utilizando ferramentas como AutoCAD, renderização, desenho de observação, conhecimentos de ciências de materiais.
2007 - 2007
Trainner Recursos Humanos LTDAVínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Carteiro, Carga horária: 40
Outras informações:
Entrega de encomendas, cartas. Auxílio a setor dos correios com maior defasagem. (Entrga pelo Sedex e entrega convencional).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Diego Henrique Pereira Barbosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?