Lenalda Dias dos Santos
Possui graduação em Licenciatura em Química (1976) e Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Sergipe (1984), Especialização em Química Analítica pela mesma Universidade, Especialização em Gestão Acadêmica e Docência do Ensino Superior: Teoria, Experiências e Práticas e Direito Educacional, ambas pela Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Atualmente é Pró-Reitora Acadêmica do Centro Universitário Pio Décimo, Membro da Comissão de Planejamento Estratégico do Centro Universitário Pio Décimo e Membro do Corpo Editorial da Revista Científica de Estudos e Debates Centro Universitário Pio Décimo e Membro do Conselho regional de Química 8 Região. É Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe e do Instituto Federal de Sergipe, sendo aposentada de ambas as instituições. Ex-presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação, Membro do Conselho da Fundação Engenheiro José Carvalho e foi membro Titular do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - CEACS/FUNDEB. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, química, hidrocarbonetos, química orgânica e cromatografia gasosa além de atuar na gestão acadêmica em Instituições de Ensino de Nível Técnico e Nível Superior.
Informações coletadas do Lattes em 25/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
1999 - 2001
Universidade Federal da Paraíba
Título: Gestão Participativa no Contexto da Educação Tecnológica: Expectativas das ETFSE, Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Dr José Francisco de Melo Neto
Palavras-chave: Educação; ETFSE.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Especialização em GESTÃO ACADÊMICA E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: TEORIA, EXPERIÊNCIAS E PRÁT
2014 - 2015
Faculdade Pio Décimo - Campus I
Título: A GESTÃO NA EDUCAÇÃO QUÍMICA: O PAPEL DO PROFESSOR E A IMPORTÂNCIA DO COORDENADOR
Especialização em Direito Educacional
2006 - 2007
Faculdade Pio Décimo
Título: O Processo Avaliativo como Instrumento de Transformação na Educação Profissional: uma realidade vivenciada no SENAI Sergipe
Orientador: Profa. Josevânia Teixeira Guedes
Aperfeiçoamento em Atualização em Metodologia do Ensino Superior
1998 - 1998
Universidade Federal de Sergipe
Título: Didática utilizada pelos Professores no Ensino da Química. Ano de finalização: 1998
Formação complementar
2007 - 2007
Extensão universitária em Legislação e Normas da Educação Superior. (Carga horária: 8h). , Instituto Latino-Americano de Planejamento Educacional, ILAPE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Química dos Produtos Naturais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica.
Organização de eventos
SANTOS, Lenalda Dias dos . VI SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE. 2017. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . COMISSÃO CIENTÍFICA DO V SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE. 2016. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . V SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE. 2016. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . RODA DE CONVERSA - A VIOLÊNCIA NOSSA DE CADA DIA E EU COM ISSO?. 2015. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . IV SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE. 2015. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . IV SEMANA DE LETRAS DA FACULDADE PIO DÉCIMO. 2015. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . III SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE. 2014. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE. 2013. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos ; GUEDES, J. T. ; FRAGA JUNIOR, A. M. . I OFICINA: A METODOLOGIA DO ENEM (EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO) E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2013. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos ; FRAGA JUNIOR, A. M. ; PEREIRA, F. D. . DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DO ENSINO SUPERIOR 2013. 2013. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos ; GUEDES, J. T. . II OFICINA: A METODOLOGIA DO ENEM (EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO) E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2013. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE. 2012. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . I SEMANA DE LETRAS DA FACULDADE PIO DÉCIMO. 2012. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . 5º FÓRUM DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2012. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos ; PEREIRA, F. D. ; FRAGA JUNIOR, A. M. . Bullyin e Violência Escolar. 2012. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos ; PEREIRA, F. D. ; FRAGA JUNIOR, A. M. . Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior 2012. 2012. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO DO ESTADO: EXPERIÊNCIAS, INOVAÇÕES E PERSPECTIVAS. 2012. (Congresso).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Fórum de Discussão de Debate Sobre a Implantação de uma Usina Nuclear em Sergipe. 2011. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . III Encontro de Educação Inclusiva "Experiência Exitosa na Educação Inclusiva". 2011. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior. 2011. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . I CONEP - CONGRESO DE ESTUDANTES DA PIO DÉCIMO. 2011. (Congresso).
SANTOS, Lenalda Dias dos ; LAFAYETT, N. . Seminário de Carreiras Jurídicas. 2010. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . III Fórum de Ensino Superior da Faculdade Pio Décimo. 2010. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Oficina de Quadrinhos para Docentes de Química. 2010. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Encontro Intercursos de Educação Inclusiva. 2010. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Dia da Responsabilidade Social do Ensno Superior Particular. 2010. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos ; VIEIRA, E. S. ; CARVALHO, N. ; SANTOS, S. M. A. M. ; NASCIMENTO, C. C. . I Seminário "A Educação Inclusiva e a Formação Acadêmica: desconstruindo mitos". 2009. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Conferência "Pré-Sal: Soberania Nacional". 2009. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . II Seminário de Educação Inclusiva "Inclusão: O Deficiente no Mundo do Trabalho e as Novas Tecnologias". 2009. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior 2009. 2009. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos ; Sant'ana, D.V. . 1° Encontro Interdisciplinar do Curso de Letras. 2009. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos ; Sant'ana, D.V. . I Colóquio de Língua Portuguesa e Temas Contemporâneos. 2009. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . I SEJUR - I Seminário Jurídico. 2009. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos ; VIEIRA, E. S. . Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior - ABMES. 2008. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos ; DOMINGUES, E. T. ; OLIVEIRA, S. L. . II Workshop de Engenharia Elétrica e Civil "Novas tecnologias e as perspectivas do mercado de trabalho nos dias atuais". 2008. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos ; VIEIRA, E. S. ; SANTOS FILHO, J. S. . Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior - ABMES. 2007. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . 1º Curso de Instruções Gerais de Laboratório. 2006. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Palestra "Novos Enfoques em Biotecnologias da Reprodução". 2005. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Coordenadora dos Cursos 'Controle de Qualidade', 'Segurança Operacional'z e 'Análise Cromatográfica em Gás Natural', durante a Semana de Química da UFS. 1988. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Coordenadora do Mini-Seminário 'O Ensino de Química na Escola do 2º Grau. 1987. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Organização e Execução da Feira Interna de Ciências. 1978. (Outro).
SANTOS, Lenalda Dias dos . I Semana de Ciências. 1978. (Outro).
Participação em eventos
8º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - ENFOPE. 2015. (Encontro).
2º CONGRESSO DE DIREITO DO ESTADO. 2013. (Congresso).
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERGIPE - E - EDIÇÃO INTERNACIONAL. 2013. (Encontro).
EXCELÊNCIA NO PROCESSO DE MATRÍCULA - UNIDADE E PADRÃO DE A ATENDIMENTO. 2013. (Outra).
II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE.PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE; DESCARTE CORRETO E REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS DA MANDIOCA; TRABALHOS COM ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE LAGARTO/SE. 2013. (Simpósio).
IV CONGRESSO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO. 2013. (Congresso).
IV ENCONTRO SERGIPANO DE QUÍMICA. 2013. (Encontro).
5º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERGIPE - EDIÇÃO INTERNACIONAL. 2012. (Encontro).
5º FÓRUM DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2012. (Outra).
6º FÓRUM PERMANENTE DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL (FOPIE) - EDIÇÃO INTERNACIONAL. 2012. (Outra).
I ENCONTRO DE ROTINAS DAS SECRETARIAS E REGISTROS ACADÊMICOS A FACULDADE PIO DÉCIMO. 2012. (Encontro).
III CONGRESSO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO. 2012. (Congresso).
I SEMANA DE LETRAS DA FACULDADE PIO DÉCIMO.GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR. 2012. (Outra).
I SEMINÁRIO DE ESTUDOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM. 2012. (Seminário).
VI COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. 2012. (Outra).
X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA. 2012. (Encontro).
XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA. 2012. (Encontro).
13ª SEMPESq - Semana de Pesquisa da UNIT. 2011. (Outra).
2º SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTEGRADOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA.universidade, Educação, Cultura e Trabalho: Diálogos Contemporâneos.. 2011. (Seminário).
4º Encontro de Formação de Professores de Sergipe - Edição Internacional.As Representações Sociais de Senhoras Sobre o Programa Topa: Um Estudo de Caso Através das Narrativas Orias em Catité/Bahia. 2011. (Encontro).
5º Fórum Permanente de Inovação Educacional (FOPIE) - Edição Internacional. 2011. (Outra).
IV Fórum da Educação Superiro da Faculdade Pio Décimo. 2011. (Outra).
V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. 2011. (Outra).
X JORNADA DO HISTEDBR: "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: INTELECTUALIDADE , MEMÓRIA E POLÍTICA". 2011. (Outra).
III Fórum de Ensino Superiro da Faculdade Pio Décimo. 2010. (Outra).
I Seminário de Estudos Integrados de Ciência, Tecnologia e Cultura. 2010. (Seminário).
Responsabilidade Técnica, Civil Criminal no Sistema Confea/Crea/Mútua. 2010. (Seminário).
Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia. 2010. (Outra).
Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia. 2010. (Outra).
Semana do Calouro - Seminário de Carreiras Jurídicas. 2010. (Seminário).
XV Encontro Nacional de Ensino de Química. 2010. (Encontro).
II Fórum de Ensino Superior da Faculdade Pio Décimo.Mesa-Redonda: "O Planejamento Estratégico da Faculdade Pio Décimo e sua articulação com os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação". 2009. (Outra).
III Encontro Nordeste de Psicopedagogia e 1° Fórum Internacional de Psicopedagogia de Sergipe. 2009. (Encontro).
III Fórum de Ensino Superior da Faculdade Pio Décimo. 2009. (Outra).
Semana do Calouro. 2009. (Encontro).
XII Simpósio de Redação.A Educação em Sergipe. 2009. (Simpósio).
IV Colóquio Internacional "Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento", V Seminário Interno da OBSCOM/UFS e II Seminário Nacional de Educação Superior."Tecnologia, Educação e Trabalho: Novas Conjunturas para Desenvolvimento Social" no GT "Políticas de Comunicação e Educação frente à Convergência Teconológica". 2008. (Outra).
Prêmio SESI Qualidade no Trabalho.Comissão Julgadora. 2008. (Outra).
XI Simpósio de Redação.Acesso ao Ensino Superior. 2008. (Simpósio).
Curso Legislação e Normas da Educação Superior para Gestor. 2007. (Outra).
I SEMAPE - Semana de Pedagogia. 2007. (Outra).
Simpósio de Redação.Inclusão Digital no século XXI e os processos da cyber educação. 2007. (Simpósio).
X Simpósio de Redação 2007. 2007. (Simpósio).
IV Encontro de Escolas Particulares de Sergipe, promovido pela Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado de Sergipe.. 2006. (Encontro).
IX Simpósio de Redação 2006. 2006. (Simpósio).
26º Jogos Escolarees Brasileiros. 2004. (Outra).
I Workshop Empreendedorismo no Ensino Médio. 2004. (Outra).
VIII Simpósio de Reação. 2003. (Simpósio).
53º Reunião da SBPC - Sociedade Barsileira para o Progresso da Ciência. 2001. (Outra).
Seminário de Informação Ocupacional. 2000. (Seminário).
Seminário de Psicologia. 2000. (Seminário).
Seminário de Psicologia da Educação. 2000. (Seminário).
Curso Novos Rumos da Educação. 1999. (Outra).
I Congresso Nacional de Educação 'Construtivismo em Debate'. 1999. (Congresso).
II Forum de Sociologia da Educação. 1999. (Outra).
Curso A Química de Materiais no Ensino de 3º Grau. 1998. (Outra).
Curso - Atualização Educacional. 1998. (Outra).
IX Encontro Nacional de Ensino de Química. 1998. (Encontro).
1º Congresso Nordestino de Educação. 1997. (Congresso).
49ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC - 'Tecnologia com Humanismo: um desafio ao homem'. 1997. (Outra).
II Curso de Atualização em Metodologia do Ensino Superior. 1997. (Outra).
III Congresso Regional dos Estudantes de Engenharia Química e Química Industrial. 1997. (Congresso).
II Semana de Educação. 1997. (Outra).
Seminário - O Pensamento Construtivista na Educação. 1997. (Seminário).
19ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 1996. (Outra).
1ª Escola de Verão de Educação em Química - Curso para quem é útil o nosso ensino de Química. 1996. (Outra).
Curso de Atualização de Professores em Educação Tecnológica. 1996. (Outra).
Curso de Qualidade no Laboratório de Análise/Ensaio. 1995. (Outra).
I Seminário de Segurança no Trabalho. 1995. (Seminário).
Seminários de Química. 1995. (Seminário).
Curso de Qualidade e Gerênica de Negócios. 1994. (Outra).
Curso de Qualidade Total. 1994. (Outra).
II Congresso Internacional de Educação Tecnológica. 1994. (Congresso).
XXI Reunião de Diretores das Instituições Federais de Educação Tecnológica. 1994. (Outra).
Encontro de Dirigentes das Instituições Federais de Educação Tecnológica. 1993. (Encontro).
III Congresso Nacional de Educação Tecnológica da Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação e do Desporto. 1993. (Congresso).
III Encontro Nacional de Departamentos de Relações Empresariais das Escolas Técnicas e Centros Federais de Educação Teconológica. 1993. (Encontro).
I Seminário Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. 1993. (Seminário).
XX Reunião de Diretores das Instituições Federais de Educação Tecnológica. 1993. (Outra).
Palestra 'Qualidade Total'. 1992. (Outra).
XIX Reunião de Diretores das Instituições Federais de Educação Tecnológica. 1992. (Outra).
Curso Química Ambiental. 1990. (Outra).
I Ciclo de Estudos sobre o Pólo Cloro Químico de Sergipe. 1990. (Outra).
Reunião de Programação de Pesquisa PNP - Côco - 1990. 1990. (Outra).
VII Seminário de Química. 1990. (Seminário).
Curso Cromatografia em Fase Gasosa. 1989. (Outra).
II Congresso Nacional de Educação Técnica. 1989. (Congresso).
Reunião de Programação de Pesquisa PNP - Côco - 1990. 1989. (Outra).
V Encontro de Química do Nordeste. 1989. (Encontro).
XVII Reunião de Diretores de Escolas Técnicas Federais. 1989. (Outra).
Curso Planejamento de Recursos Humanos nas Escolas Técnicas Federais. 1988. (Outra).
III Encontro de Professores de Português. 1988. (Encontro).
Palestra de Instalação e Manutenção dos Produtos 'Deca Hydra'. 1988. (Outra).
V Seminário de Química. 1988. (Seminário).
V Seminário de Química. 1987. (Seminário).
Curso Análise de Água. 1986. (Outra).
Curso Corrosão Industrial. 1986. (Outra).
Curso Atualização Pedagógica para Professores das Escolas Técnicas Federais. 1985. (Outra).
Curso de Conteúdo em Química para o Ensino do 2º Grau. 1985. (Outra).
Curso Programação em Linguagem Basic. 1985. (Outra).
I Congresso de Educação através da Química. 1985. (Congresso).
III Seminário de Química - ETFSE. 1985. (Seminário).
I Seminário sobre 'A Prática Profissional do Licenciado em Química'. 1985. (Seminário).
Curso Tropicália, Tropicalismo. 1984. (Outra).
Curso Básico de Cromatografia Gás-Líquido. 1983. (Outra).
Curso para Coordenadores e Especialistas das Escolas Técnicas Federais. 1983. (Outra).
II Seminário de Química - ETFSE. 1983. (Seminário).
Curso Medidas Educacionais. 1982. (Outra).
Curso - Planejamento. 1982. (Outra).
I Seminário de Química - ETFSE. 1982. (Seminário).
Análise Instrumental. 1981. (Outra).
Curso Cromatografia Gasosa. 1981. (Outra).
Curso Orientação sobre Sistema de Avaliação e do Curso Dinâmica de Grupo. 1981. (Outra).
Fórum de Debates sobre 'A Qualidade do Ensino'. 1980. (Outra).
I Ciclo de Palestras em Ciências Biológicas. 1980. (Outra).
II Seminário de Modernização das Atividades Didáticas - ETFSE. 1980. (Seminário).
I Jornada de Pesquisa Básica em Ciências Biológicas. 1979. (Outra).
I Semana de Ciências. 1979. (Outra).
Seminário sobre Universidades. 1979. (Seminário).
VII Encontro sobre Escoamento em meios porosos. 1979. (Encontro).
Ciclo de Palestras da ETFSE - Motivação e Aprendizagem, Avaliação Formativa no Ensino Aprendizagem. 1977. (Outra).
Curso Treinamento sobre Objetos Educacionais, Embasamento e Prática. 1977. (Outra).
Encontro Pedagógico do 2º Semestre de 1977 da ETFSE. 1977. (Encontro).
II Ciclo de Palestras da ETFSE - Diagnose da ETFSE Ensino por Objetivo. 1977. (Outra).
I Encontro Nacional de Cursos Superiores de Química. 1976. (Encontro).
Curso Química Analítica Aplicada. 1975. (Outra).
II Semana de Química. 1975. (Outra).
II Ciclo de Conferências do Programa INSUNJ - SUDENE/UFS. 1973. (Outra).
Participação em bancas
SANTOS, Lenalda Dias dos. IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE MATERIAIS ALTERNATIVOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - FACULDADE PIO DÉCIMO - CAMPUS III.
SANTOS, Lenalda Dias dos; SARMENTO, C. L. P.. O USO DOS SABÕES E DETERGENTES: PROCESSOS QUÍMICOS E OS POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - FACULDADE PIO DÉCIMO - CAMPUS III.
SANTOS, Lenalda Dias dos; MELO, Acácia Maria dos Santos. SÍNTESE DO BIODÍSEL EM UM FORNO SOLAR: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL CONTEX. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - FACULDADE PIO DÉCIMO - CAMPUS III.
SANTOS, Lenalda Dias dos. DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DO PLÁSTICO E AS ALTERNATIVAS VIÁVEIS PARA SUSTENTABILIDADE DO MEIO AMBIENTE: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE FÓRMULAS E ESTRUTURAS QUÍMICAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS ATRAVÉS DO ESTUDO DOS PLANETAS EM UM ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. ESTUDO DAS BATERIAS CONTENDO CHUMBO E SEU IMPACTO NO MEIO AMBIENTE NUMA PERSPECTIVA CTS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - FACULDADE PIO DÉCIMO - CAMPUS III.
SANTOS, Lenalda Dias dos. ESTUDO DAS BATERIAS CONTENDO CHUMBO E SEU IMPACTO NO MEIO AMBIENTE NUMA PERSPECTIVA CTS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - FACULDADE PIO DÉCIMO - CAMPUS III.
SANTOS, Lenalda Dias dos. O ENSINO DE ISOMETRIA ÓTICA COM O USO DE MODELOS MOLECULARES APLICADOS AOS FÁRMACOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - FACULDADE PIO DÉCIMO - CAMPUS III.
SANTOS, Lenalda Dias dos. CONSTRUÇÃO DE UM BIODIGESTOR ARTESANAL PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS NUMA PERSPECTIVA CTS PARA EDUCAÇÃO QUÍMICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - FACULDADE PIO DÉCIMO - CAMPUS III.
SANTOS, Lenalda Dias dos. A PROBLEMATIZAÇÃO E O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA: UMA ANÁLISE DO ARCO DE MAGUEREZ APLICADO EM ESCOLA PÚBLICA DE SERGIPE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - FACULDADE PIO DÉCIMO - CAMPUS III.
SANTOS, Lenalda Dias dos. DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO EM FORMULAÇÃO FARMACÊUTICAS: UM ESTUDO PARA CÁLCULO QUÍMICOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - FACULDADE PIO DÉCIMO - CAMPUS III.
SANTOS, Lenalda Dias dos. UTILIZAÇÃO DE AÇÚCARES E ADOÇANTES COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. ADITIVOS QUÍMICOS NOS ALIMENTOS: VOCÊ REALMENTE SABE O QUE ESTÁ CONSUMINDO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. ANÁLISE DA ABORDAGEM AMBIENTAL NOS LIVROS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE CASOS: COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - FACULDADE PIO DÉCIMO - CAMPUS III.
SANTOS, Lenalda Dias dos. O ENSINO DE REAÇÕES ORGÂNICAS UTILIZANDO PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS EM UMA ABORDAGEM CTS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - FACULDADE PIO DÉCIMO - CAMPUS III.
SANTOS, Lenalda Dias dos. BANCO IMOBILIÁRIO QUÍMICO: UMA ATIVIDADE LÚDICA ENVOLVENDO A TABELA PERIÓDICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - FACULDADE PIO DÉCIMO - CAMPUS III.
SANTOS, Lenalda Dias dos. ENSINO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA UM ENFOQUE CTS E ANÁLISE DE CONCEPÇÕES AMBIENTAIS POR MEIO DE DESENHOS DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - FACULDADE PIO DÉCIMO - CAMPUS III.
SANTOS, Lenalda Dias dos. O COLORIDO MUNDO DOS ELEMENTOS DE TRANSIÇÃO NAS TATUAGENS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - FACULDADE PIO DÉCIMO - CAMPUS III.
SANTOS, Lenalda Dias dos. O SHOW DA QUÍMICA: UM ESPETÁCULO DE TRANSFORMAÇÕES NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO CTS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - Faculdade Pio Décimo - Campus I.
SANTOS, Lenalda Dias dos. A PRODUÇÃO DA CERVEJA COMO EXPERIMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - Faculdade Pio Décimo - Campus I.
SANTOS, Lenalda Dias dos. ABORDAGEM DA OCITOCINA NAS MAMÍFEROS: UM HORMÔNIO DA EMOÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - Faculdade Pio Décimo - Campus I.
SANTOS, Lenalda Dias dos. APLICAÇÃO DE POLIURETANO NA FABRICAÇÃO DE PRESERVATIVOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - Faculdade Pio Décimo - Campus I.
SANTOS, Lenalda Dias dos. JOGO DIDÁTICO: UMA ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA - ESTUDO REALIZADO EM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL PROF. GONÇALO ROLLEMBREG LEITE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA EFETIVA PARA O APRENDIZADO DE QUÍMICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. DIFICULDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: UM ESTUDO EM TRÊS COLÉGIOS DE ENSINO MÉDIO DE ARACAJU/SE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO INFORMATIZADO DAS AULAS PRÁTICAS DE FUNÇÕES INORGÂNICAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA REFERENTE À INCLUSÃO DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. ENERGIA DOS ALIMENTOS: UMA ABORDAGEM NO ENSINO TERMOQUÍMICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. A EXPERIMENTAÇÃO LÚDICA: UMA MOTIVAÇÃO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ALOTROPIA DOS CARBONOS NO ENSINO DA QUÍMICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. A IMPORTÂNCIA DO MANGUEZAL PARA O MEIO AMBIENTE E O SEU CONTEXTO PARA O ENSINO DE QUÍMICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. UTILIZAÇÃO DO PERFUME COMO ALTERNATIVA PARA CONTEXTUALIZAR FUNÇÕES ORGÂNICAS NO ENSINO MÉDIO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - Pio Décimo - Campus III.
SANTOS, Lenalda Dias dos. ÁLCOOL NA ADOLESCÊNCIA: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DA QUÍMICA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - Pio Décimo - Campus III.
SANTOS, Lenalda Dias dos. APLICAÇÃO COSMÉTICA COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE POLÍMEROS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - Pio Décimo - Campus III.
SANTOS, Lenalda Dias dos. UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM SOBRE FUNÇÕES ORGÂNICAS A PARTIR DOS JOGOS DA ASSOCIAÇÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - Pio Décimo - Campus III.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Abordagem de Polímeros Biodregadáveis Através de Alimentos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo.
VIEIRA, E. S.;SANTOS, Lenalda Dias dos. Plantas Medicinais: Uma Abordagem para o Ensino da Química Orgânica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo.
Gonçalves, G. B.;SANTOS, Lenalda Dias dos. A Utilização do Tema Agrotóxico Como Contexto para a Educação Química no Ensino Médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. OXIDAÇÃO DE ALCOÓIS UMA PROPOSTA CONTEXTUALIZADA DE ENSINO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - Pio Décimo - Campus III.
SANTOS, Lenalda Dias dos. A violência contra a mulher: O ciúme como fator desencadeante. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. A Participação do Nordeste no Mercosul de 1990 - 1995. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Formação Bruta de Capital - Sergipe - Década de 80. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Influência do Mercosul na Indústria Têxtil Nordestina. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. O Consumidor sob a Influência de Marketing. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Sistema Integrado de Transporte Urbano de Aracaju e sua Influência na Tarifa: 1987 - 1997. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Uma Alternativa à Crise do Emprego? Análise do Setor em Aracaju. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Uma Análise Econômica sobre a Indústria Brasileira nos anos 80. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Mercado Informal - uma Alternativa à Crise do Emprego? Análise do Setor em Aracaju. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. A participação da Criança e do Adolescente no mercado de Trabalho Brasileiro. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Crescimento e Qualidade Hospitalar em Sergipe: um Estudo de Caso. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. O Sistema Franchising: Aspectos Econômico - Financeiros e sua Atuação no Brasil. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Um Diagnóstico das Políticas de Saúde no Brasil. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Análise da Demanda por Transporte Marítimo de Cargas no Terminal Portuário Ignácio Barbosa: 1994-97.. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Análise comparativa dos Setores Serviços e Comércio Varejista nas Micro e Pequenas Empresas no período de 1994 a 1996. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Comissão de Reformulação Curricular do Curso de Química da ETFSE, de Agosto de 1996 a Dezembro de 1997. 1997. Instituto Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Comissão de Elaboração das Provas para Monitor de Química Orgânica promovido pelo Departamento de Química da UFS em 21/11/1990. 1990. Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Comissão de Elaboração e Aplicações das Provas para Seleção de Técnicos em Química da ETFSE. 1990. Escola Técnica Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Comissão para Elaboração e Aplicação das Provas apara a Seleção de Técnicos em Química para a Empresa Lever Industrial. 1990. Escola Técnica Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Presidente da Banca Examinadora da Disciplina Química para Avaliação dos Professores Temporários da ETFSE, conforme portaria nº 008 de 01/01/86 - GD/ETFSE. 1986. Escola Técnica Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Comissão de Elaboração de Programas e Prova Especial da Disciplina Química para a Conclusão dos Cursos Auxiliares Técnicos conforme portaria nº187 de 27/06/1984 - GD/ETFSE. 1984. Escola Técnica Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Banca Examinadora da Prova de Desempenho em Químico para Seleção dos Professores do ensino de 1º e 2º Graus da ETFSE, conforme Portaria nº 131 de 27/05/1981. 1981. Escola Técnica Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Coordenadora das Provas de Seleção para Assitente Administrativo do Banco do Nordeste do Brasil S.A. 2003. Banco do Nordeste do Brasil S/A.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Coordenadora Local de Realização das Provas do Banco do Nordeste. 2003. Banco do Nordeste do Brasil S A Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto das Disciplinas Instrumentação para o Ensino de Química I, II e III e Prática de Ensino de Química em 11/03/1997. 1997. Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Comissão de Elaboração e Aplicação da Prova de Química para o Concurso Público de Professores Licenciados em Química do SENAI/SE. 1986. Departamento Regional de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Comissão para avaliar e traçar diretrizes para o Curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Sergipe, portaria nº 01 de 18/03/2002. 2002. Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Comissão para avaliar e traçar diretrizes para o Curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Sergipe, portaria nº 02 de 18/06/2002. 2002. Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Comissão para avaliar e traçar diretrizes para o Curso de Química Industrial da Universidade Federal de Sergipe, portaria de 17/11/1999. 1999. Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Banca Examinadora do Curso de Relações Públicas da Universida Tiradentes. 1997. Universidade Tiradentes.
SANTOS, Lenalda Dias dos. MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA DO VI SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE. 2017. FACULDADE PIO DÉCIMO.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Comissão Julgadora na Fase Estadual do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho. 2008. Serviço Social da Indústria.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Comissão da 12ª Edição Avaliadora do Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho, em 22/08/2007. 2007. Serviço Social da Indústria.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Comissão da 11ª Edição Avaliadora do Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho, em 12/09/2006. 2006. Serviço Social da Indústria Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Banca Examinadora da Candidata Maria Goreti da Fonseca para o cargo de docente da Disciplina Psicopatologia do Curso Psicologia da Faculdade Pio Décimo. 2006. Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Banca Examinadora do Candidato José Hamilton Maciel S. Filho para o cargo de docente da Disciplina Psicopatologia do Curso Psicologia da Faculdade Pio Décimo. 2006. Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Banca Examinadora da Candidata Nádia Martins Fagundes para o cargo de docente da Disciplina Psicopatologia do Curso Psicologia da Faculdade Pio Décimo. 2006. Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Banca Examinadora da Candidata Carla Rezende Gomes para o cargo de docente da Disciplina Psicopatologia do Curso Psicologia da Faculdade Pio Décimo. 2006. Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Banca Examinadora do Candidato Pedro César do Prado para o cargo de docente da Disciplina Psicopatologia do Curso Psicologia da Faculdade Pio Décimo. 2006. Faculdade Pio Décimo.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Comissão da 10ª Edição Avaliadora do Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho, em 18/08/2005. 2005. Serviço Social da Indústria Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Comissão da 8ª Edição Avaliadora do Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho. 2003. Serviço Social da Indústria.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Comissão de seleção para Professor Substituto da Matéria de Ensino Química Orgânica. 2001. Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Comissão de Seleção para Monitor das Disciplinas Química Orgânica I e Química Orgânica Experimental I, relizada no dia 25/11/1999. 1999. Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Banca Examinadora do Concurso de Seleção de Provas e Títulos para o Magistério Superior - Candidato: Hilderadi M.Melo, Área Engenharia Civil - Disciplina Mecânica Geral. 1999. Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Comissão de Professores que corrigirá as provas dos alunos participantes do 1° Concurso de Redaçao, com o Tema: "Como você vê sua cidade daqui a 10 anos". 1997. Partido Político.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Comissão Julgadora da I Mostra Tecnológica e Cultural da UNED/Lagarto. 1997. Unidade de Ensino - Lagarto.
SANTOS, Lenalda Dias dos. Membro da Comissão Examinadora do Concurso para Monitor de Química Orgânica pelo Departamento da UFS. 1988. Universidade Federal de Sergipe.
Orientou
Trabalhos Experimentais de Química Orgânica; 2000; 40 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Lenalda Dias dos Santos;
Produções bibliográficas
-
FERREIRA, W. M. ; ROCHA, L. B. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; SANTOS, B. L. S. R. ; PITANGA, A. F. . CORANTES: UMA ABORDAGEM COM ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) USANDO PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS. Química Nova na Escola (online) , v. 40, p. 1-9, 2018.
-
SANTOS, K. M. S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; PITANGA, A. F. . ASSESSING THE KNOWLEDGE OF UNDERGRADUATE STUDENTS IN CHEMISTRY ON THE POSSIBLE DEPLETION OF THE OZONE LAYER. INTERNATIONAL JOURNAL OF CHEMISTRY EDUCATION , v. 3, p. 27-34, 2018.
-
VIEIRA, T. S. ; PAIXAO, V. V. M. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . O ESTUDO DAS BATERIAS CONTENDO CHUMBO E SEU INPACTO NO MEIO AMBIENTE NUMA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, COSIEDADE E AMBIENTE. Revista Vivência em Educação Química , v. 4, p. 66-77, 2018.
-
PITANGA, A. F. ; SANTOS, B. L. S. R. ; ROCHA, L. B. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; FERREIRA, W. M. . Adaptação Metodológica de Processos Oxidativos Avançados (POAs) na degradação de corantes para aulas experimentais de Ensino Médio. Química Nova na Escola (online) , v. 39, p. 373-377, 2017.
-
SANTOS, D. B. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; PITANGA, A. F. . Adaptação de metodologia de determinação de Ácido Acetilsalicílico em formulações farmacêuticas como tema para o estudo de Cálculos Químicos. REVISTA VIVÊNCIA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA , v. 03, p. 80-88, 2017.
-
PITANGA, A. F. ; SANTOS, B. L. ; ROCHA, L. B. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CUNHA, S. J. ; FERREIRA, W. M. . INVESTIGANDO AS QUESTÕES DE MÉTODO EM PUBLICAÇÕES DA SEÇÃO 'RELATO DE SALA DE AULA' NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. Revista de Investigaciones Unad , v. 15, p. 1, 2016.
-
PITANGA, A. F. ; SANTOS, B.L.S.R. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; SANTOS, L.D ; ROCHA, L.B ; CUNHA, S.J. ; FERREIRA, W. M. . A composição da água mineral: Uma proposta de projeto para a discussão de conceitos de Hidrólise Salina. Scientia Plena , v. 11, p. 01-08, 2015.
-
CRUZ, M. C. P. ; COUTINHO, R. S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . ABORDAGEM AMBIENTAL DO CONCEITO QUÍMICO MISTURA A PARTIR DO TEMA VAZAMENTOS DE PETRÓLEO. Revista Sergipana de Educação Ambiental , v. 1, p. 94-111, 2015.
-
MARTTINS, D. V. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . HOMEOPATIA NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O CONCEITO DE DILUIÇÃO EXTREMA NUMA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. Revista de Educação, Ciências e Matemática , v. 5, p. 37-50, 2015.
-
NOBRE, L. M. ; BEZERRA, A. A. C. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . O processo de ?ensinagem? entre aprender e apreender na construção do conhecimento. Revista Vivências em Educação Química , v. 1, p. 81-90, 2015.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; FRAGA JUNIOR, A. M. . A gestão na educação química: o papel do professor. Revista Vivências em Educação Química , v. 1, p. 7-21, 2015.
-
PITANGA, A. F. ; SANTOS, H. B. ; GUEDES, J. T. ; FERREIRA, W. M. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . HISTÓRIA DA CIÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: ELETROQUÍMICA COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO. Química Nova na Escola (Impresso) , v. 36, p. 11-17, 2014.
-
PITANGA, A. F. ; SANTOS, H. B. ; GUEDES, J. T. ; FERREIRA, W. M. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . História da Ciência nos livros didáticos de Química: Eletroquímica como objeto de investigação. Química Nova na Escola (Impresso) , v. 36, p. 11-17, 2014.
-
CRUZ, M. C. P. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; GUEDES, J. T. ; PITANGA, A. F. . Incorporação da flecha do tempo nos conceitos de termodinâmica para a graduação: Uma ação metodológica. Scientia Plena , v. 9, p. 1, 2013.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; GUEDES, J. T. ; NASCIMENTO, M. B. C. . GOOGLE: POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE. FÓRUM: REVISTA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E CULTURA , v. 01, p. 10, 2013.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; Sant'ana, D.V. ; SANTOS FILHO, J. S. ; AZEVEDO, A. M. L. . REVISTA CONCEPÇÕES. Concepções , v. 1, p. 56-62, 2009.
-
PITANGA, A. F. ; BARRETO, B. S. J. ; SANTOS, K. M. S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; ROCHA, L. B. ; LIMA, L. M. A. ; CUNHA, S. J. ; SANTOS, T. S. ; FERREIRA, W. M. . PENSAR A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. 1. ed. ARACAJU: EDITORA IFS, 2019. v. 1. 120p .
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; SANTOS FILHO, J. S. ; MENEZES, A. S. S. ; PEREIRA, F. D. . Educação, Tecnologia e Trabalho: Desenvolvimento e Sociedade (II). Jornal da Cidade - Caderno Bem Estar, Aracaju - SE, p. 13 - 13, 20 set. 2009.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; MENEZES, A. S. S. ; SANTOS FILHO, J. S. ; PEREIRA, F. D. . Educação, Tecnologia e Trabalho: Desenvolvimento e Sociedade (I). Jornal da Cidade, Aracaju - Sergipe, p. 03 - 03, 13 set. 2009.
-
SANT?ANA, D. V. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Cotas: parte final?. Jornal da Cidade, Aracaju - Sergipe, p. B-6 - B-6, 01 mar. 2008.
-
SANT?ANA, D. V. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Ética: a semântica em si já o é bastante?. Jornal da Cidade, Aracaju - SE, 25 jan. 2008.
-
SANT?ANA, D. V. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Vade retro, gestão retrô. Jornal da Cidade, Aracaju - Sergipe, 27 out. 2007.
-
MATOS, F. S. ; SANT?ANA, D. V. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . O computador no contexto escolar (II). Jornal da Cidade, Aracaju - Sergipe, p. B-6 - B-6, 06 out. 2007.
-
MATOS, F. S. ; SANT?ANA, D. V. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . O computador no contexto escolar. Jornal da Cidade, Aracaju - Sergipe, p. B-4 - B-4, 29 set. 2007.
-
SANT?ANA, D. V. ; SANTOS FILHO, J. S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; FARIAS, T. A. . Tecnologia, Educação e Trabalho no Mundo Contemporâneo (II). Jornal da Cidade, Aracaju - Sergipe, 22 set. 2007.
-
SANT?ANA, D. V. ; SANTOS FILHO, J. S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; FARIAS, T. A. . Tecnologia, Educação e Trabalho no mundo contemporâneo (II). Jornal da Cidade, p. B-6 - B-6, 22 set. 2007.
-
SANT?ANA, D. V. ; SANTOS FILHO, J. S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; FARIAS, T. A. . Tecnologia, Educação e Trabalho no mundo contemporâneo - PARTE II. Coluna Infonet, Aracaju - Sergipe, 21 set. 2007.
-
SANT?ANA, D. V. ; SANTOS FILHO, J. S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; FARIAS, T. A. . Tecnologia, Educação e Trabalho: no mundo contemporâno (I). Jornal da Cidade, Aracaju - Sergipe, p. B-6 - B-6, 01 set. 2007.
-
SANT?ANA, D. V. ; SANTOS FILHO, J. S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; FARIAS, T. A. . Tecnologia, Educação e Trabalho: norteadores do mundo contemporâneo ? PARTE I. Infonet, Aracaju, 31 ago. 2007.
-
SANT?ANA, D. V. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; GUEDES, J. T. . Tecnologia, Educação e Trabalho no Mundo Contemporâneo (I). Jornal da Cidade, Aracaju - Sergipe, 25 ago. 2007.
-
YAJIMA, A. P. F. ; SANT?ANA, D. V. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Tecnologia e a formação do professor (II). Jornal da Cidade, Aracaju - Sergipe, p. B-6 - B-6, 25 ago. 2007.
-
YAJIMA, A. P. F. ; SANT?ANA, D. V. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Tecnologia e a formação do professor (I). Jornal da Cidade, Aracaju - Sergipe, p. B-6 - B-6, 18 ago. 2007.
-
YAJIMA, A. P. F. ; SANT?ANA, D. V. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Tecnologia e a Formação do Professor. Infonet Colunistas, Aracaju - Sergipe, 17 ago. 2007.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos . O Gestor e a Participação: um desafio às Escolas Técnicas. Revista Humanitas - Revista Científica - Pedagógica da Faculdade Pio Décimo - SE, Aracaju, , v. 1, p. 94 - 99, 01 fev. 2003.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos . Discutindo a Reforma do Ensino Médio e da Educação Profissional. Revista Vínculos - Revista de Estudos e Debates da Pio Décimo, Aracaju, , v. 01, p. 60 - 74, 25 maio 2002.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; ANDRADE, Djalma ; CABRAL, Heliane Freire ; XIMENES, Daisy Fonseca . Who Our Students are and what they think. Química Nova - ABSTRACY+TS, Caxambú, , v. 13, p. 13 - 13, 05 maio 1990.
-
PRATA, V. L. ; FREITAS, M. J. L. A. ; MATTOS, E. F. S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; KOBUTA, T. ; KUBOTA, D. ; ARAUJO, M. V. G. . CHOCOLATE: UMA PROPOSTA SABOROSA PARA APRENDER LIPÍDIOS. In: 20° ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2021. ANAIS DO 20° ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2021.
-
SANTOS, D. B. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; PITANGA, A. F. . Adaptação de metodologia de determinação de Ácido Acetilsalicílico em formulações farmacêuticas como tema para o estudo de Cálculos Químicos. In: VI SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE, 2017, ARACAJU. ANAIS DO VI SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE, 2017.
-
PITANGA, A. F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; FERREIRA, W. M. . OS DISCURSOS SOBRE QUÍMICA VERDE NA REVISTA CIENTÍFICA QUÍMICA NOVA. In: X CONGRESO INTERNCIONAL SOBRE INVESTIGACION EM DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 2017, SEVILLA. ANAIS DO X CONGRESO INTERNCIONAL SOBRE INVESTIGACION EM DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 2017.
-
BATISTA, C. H. ; SOUSA, N. O. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . CÉLULA ELETROLÍTICA PARA ELETRODEPOSIÇÃO DE PRATA E AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS NUMA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA. In: XVIII ENEQ - ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2016, FLORIANÓPOLIS. ANAIS DO XVIII ENEQ - ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2016.
-
CRUZ, M. C. P. ; BOMFIM, F. S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . ÁRVORE COMO UM SER TECNOLÓGICO NO COMBATE AO EFEITO ESTUFA: CONTEXTUALIZANDO AS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS NUMA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS). In: XVIII ENEQ - ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2016, FLORIANÓPOLIS. ANAIS DO XVIII ENEQ - ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2016.
-
LIMA, C. M. ; CRUZ, M. C. P. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; BATISTA, C. H. . O HORMÔNIO OCITOCINA E O REFLEXO DE SUAS DIFERENTES FUNÇÕES NOS MAMÍFEROS: RELEVÂNCIA NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. In: XVIII ENEQ - ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2016, FLORIANÓPOLIS. ANAIS DO XVIII ENEQ - ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2016.
-
JESUS, T. S. ; SANTOS, J. S. ; KOBUTA, T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; ARAUJO, M. V. G. . A COMPOSIÇÃO DO PETRÓLEO DO PRÉ-SAL E O ENSINO DE HIDROCARBONETOS. In: XVIII ENEQ - ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2016, FLORIANÓPOLIS. ANAIS DO XVIII ENEQ - ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2016.
-
MELO, N. S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL VIVENCIADA COMO PROJETOS TEMÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO DURANTE UM ANO LETIVO. In: XVIII ENEQ - ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2016, FLORIANÓPOLIS. ANAIS DO XVIII ENEQ - ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2016.
-
MELO, N. S. ; SILVA, A.B. ; JESUS, M. P. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. ; SANTOS, K. R. R. . ABORDAGEM DE PIGMENTOS NATURAIS NO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTAÇÃO. In: XI ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2015, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DA XI ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2015.
-
MACIEL, B. S. ; JESUS, M. P. ; MELO, N.S. ; SILVA, A.B. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . EMBRIAGUEZ E DIREÇÃO: ABORDAGEM SOCIAL DA DISCIPLINA DE QUÍMICA UTILIZANDO RECORTE DE FILME SOBRE PERÍCIA CRIMINAL E EXPERIMENTAÇÃO DE BAFÔMETRO. In: XI ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2015, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DA XI ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2015.
-
SANTOS, A. P. M. ; SANTOS, K. R. R. ; SOUSA, N. O. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . O PETRÓLEO EM AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA E A IMPORTÂNCIA DOS HIDROCARBONETOS. In: XI ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2015, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DA XI ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2015.
-
SANTOS, K. R. R. ; SOUSA, N. O. ; SANTOS, J. V. ; CRUZ, M. C. P. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; PITANGA, A. F. . FOGOS DE ARTIFÍCIOS E A COMBUSTÃO: UMA TRANSFORMAÇÃO NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO CTS. In: XI ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2015, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DA XI ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2015.
-
MELO, N. S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA USINA DO JUNCO/SE. In: IV Encontro Sergipano de Educação Ambiental, 2014, SÃO CRISTOVÃO. Anais do IV Encontro Sergipano de Educação Ambiental, 2014.
-
GUEDES, J. T. ; NASCIMENTO, M. B. C. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . EDUCATIONAL TECHNOLOGY IN HIGH SCHOOL: TEACHERS REPRESENTATIONS FROM THE STATE SCHOOL. In: XV COMPARATIVE EDUCATION WORLD CONGRESS, 2013, BUENOS AIRES. ANNALS OF XV COMPARATIVE EDUCATION WORLD CONGRESS, 2013.
-
GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; Santos, M. C. C. . Gloablización: Técnica, Conocimento, La Sociedad de Adviento Masificación Información. In: Encuentro Por La Unidad de Los Educadores, 2011, Habana. Anais do Encuentro Por La Unidad de Los Educadores, 2011.
-
GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; Rodrigues, V. L. S. . De La Información Y La Comunicación Como Suporte de Motivación Para La Ensenanza de La Práctica. In: Encuentro Por La Unidade de Los Educadores, 2011, Havana. Anais do Encuentro Por La Unidad de Los Educadores, 2011.
-
BARROS, M. C. M. S. ; BRITO, M. I. M. S. ; GUEDES, J. T. ; OLIVEIRA, K. A. V. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . As Representações Sociais de Senhoras Sobre o Programa Topa: Um Estudo de Caso Através das Narrativas Orasi em Caetité/Bahia. In: 4º Encontro de Formação de Professores de Sergipe / 5º Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2011, Aracaju. Anais do 4º Encontro de Formação de Professores de Sergipe / 5º Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2011.
-
AQUINO, G.B. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Otimização do Processo de Ensino - Aprendizagem de Funções Orgânicas Através do Tema Gerador "Xampus". In: 4º Encontro de Formação de Professores de Sergipe / 5º Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2011, Aracaju. Anais do 4º Encontro de Formação de Professores de Sergipe / 5º Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2011.
-
CUNHA, V.P. ; SANTOS, E. P. ; SANTOS, J. M. S. ; AQUINO, G.B. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A Produção de Sabão e a Experimentação no Ensino de Química: Um Relato de Experiência no Estágio Supervisionado. In: 4º Encontro de Formação de Professores de Sergipe / 5º Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2011, Aracaju. Anais do 4º Encontro de Formação de Professores de Sergipe / 5º Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2011.
-
Silva, B. C. de F. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . O Lúdico no Ensino de Química e a Formação Continuada: Parceria que Viabiliza a Aprendizagem Significativa. In: 4º Encontro de Formação de Professores de Sergipe / 5º Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2011, Aracaju. Anais do 4º Encontro de Formação de Professores de Sergipe / 5º Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2011.
-
SANTOS, E. R. A. ; NUNES, A. O. ; Santos, J. de J. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Ensino Aprendizagem de Química: Relato das Principais Dificuldades. In: 4º Encontro de Formação de Professores de Sergipe / 5º Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2011, Aracaju. Anais do 4º Encontro de Formação de Professores de Sergipe / 5º Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2011.
-
Santos, J. de J. ; SANTOS, E. R. A. ; NUNES, A. O. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Biocombustíveis - Importância da Inclusão e Contextualização do Tema na Matriz Curricular de Química no Ensino Médio. In: 4º Encontro de Formação de Professores de Sergipe / 5º Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2011, Aracaju. Anais do 4º Encontro de Formação de Professores de Sergipe / 5º Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2011.
-
SANTOS, E. P. ; GUEDES, J. T. ; FACCIOLLI, G.G. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A Utilização de Temas Sociais no Ensino de Ciências: Uma Abordagem Sobre os Produtos de Limpeza no Ensino de Química. In: 4º Encontro de Formação de Professores de Sergipe / 5º Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2011, Aracaju. Anais do 4º Encontro de Formação de Professores de Sergipe / 5º Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2011.
-
Silva, B. C. de F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A Química do Perfumes: Resultados de uma Abordagem Interdisciplinar no Ensino Técnico. In: V Encontro Sergipano de Educação Básica - ESEB, 2011, São Cristovão. Anais do V Encontro Sergipano de Educação Básica - ESEB, 2011.
-
SANTOS, E. P. ; AQUINO, G.B. ; GUEDES, J. T. ; CRUZ, M. C. P. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; PITANGA, A. F. . Concepções de Professores Sobre o Ensino de Química em Aracaju. In: V Encontro Sergipano de Educação Básica ? ESEB, 2011, São Cristovão. Anais do V Encontro Sergipano de Educação Básica ? ESEB, 2011.
-
PITANGA, A. F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; MELO A, W. . A Fotossíntese Como Tema de Atividade Investigativa para o Ensino de Ciências em Turmas de 3º Ano do Ensino Fundamental. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; PITANGA, A. F. ; SANTOS, W. B. ; MELO, W. A. L. J. . A Possível Construção de uma Usina Nuclear na cidade de Canindé de São Francisco como Tema Gerador para a discussão de radioatividade com enfoque CTS/CTSA. In: VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010, São Cristóvão - SE. Anais do VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão - SE: Universidade Federal de Sergipe, 2010. v. 1. p. 1-15.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; FARIAS, T. A. ; SANTOS FILHO, J. S. . "Tecnologia, Educação e Trabalho: Novas Conjunturas para Desenvolvimento Social". In: IV Colóquio Internacional "Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento", V Seminário Interno do OBSCOM/UFS e II Seminário Nacional de Educação Superior, 2008, São Cristovão. Anais do IV Colóquio Internacional "Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento", V Seminário Interno do OBSCOM/UFS e II Seminário Nacional de Educação Superior, 2008.
-
PITANGA, A. F. ; FERREIRA, W. M. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A FOSFOETANOLAMINA: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: X CONGRESO INTERNCIONAL SOBRE INVESTIGACION EM DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 2017, SEVILLA. ANAIS DO X CONGRESO INTERNCIONAL SOBRE INVESTIGACION EM DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 2017.
-
VIEIRA, T. S. ; PAIXAO, V. V. M. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . O ESTUDO DAS BATERIAS CONTENDO CHUMBO E SEU IMPACTO NO MEIO AMBIENTE NUMA PERSPECTIVA CTSA. In: XII ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2017, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DA XII ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2017.
-
SANTOS, E. R. A. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . LAS DISCIPLINAS 'PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS' Y SUS CONTRIBUCIONES A LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA EN BRASIL: UN ESTUDIO DE CASO. In: 8º SIMPOSIO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN Y COMUNICACIÓN, 2017, Aracaju. ANAIS DO 8º SIMPOSIO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN Y COMUNICACIÓN, 2017.
-
SANTOS, E. R. A. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA PARA A REFLEXÃO E A INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA. In: 9º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (ENFOPE) EDIÇÃO INTERNACIONAL, 2016, ARACAJU. ANAIS DO 9º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (ENFOPE) EDIÇÃO INTERNACIONAL, 2016.
-
MENEZES, M. F. L. ; JESUS, M. A. M. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . LINGUAGEM E CULTURA DE PAZ: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. In: 9º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (ENFOPE) EDIÇÃO INTERNACIONAL, 2016, ARACAJU. ANAIS DO 9º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (ENFOPE) EDIÇÃO INTERNACIONAL, 2016.
-
GUEDES, J. T. ; NASCIMENTO, M. B. C. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RESSIGNIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS E SABERES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. In: 8º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - EDIÇÃO INTERNACIONAL, 2015, ARACAJU. ANAIS DO 8º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - EDIÇÃO INTERNACIONAL, 2015.
-
PITANGA, A. F. ; SANTOS, B. L. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; ROCHA, L.B ; CUNHA, S.J. ; FERREIRA, W. M. . UM ESTUDO DA AMBIENTAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DE SERGIPE. In: 4º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA E 6º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 2015, ARACAJU. ANAIS DO 4º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA E 6º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 2015.
-
PITANGA, A. F. ; SANTOS, B. L. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; ROCHA, L.B ; CUNHA, S.J. ; FERREIRA, W. M. . A Questão do Método na Seção ?Relatos de Sala de Aula? da Revista Química Nova na Escola. In: 4º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA E 6º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 2015, Aracaju. ANAIS DO 4º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA E 6º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 2015.
-
SILVA, C. L. C. ; NERI, M. J. F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . O ESTIMULO DA LEITURA E DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NA BIBLIOTECA INFANTIL AGLAÉ FONTES DE ALENCAR. In: IX COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2015, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DO IX COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2015.
-
AZEVEDO, R. M. ; CARVALHO, A. V. M. ; KOBUTA, T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; ARAUJO, M. V. G. . A UTILIZAÇÃO DA GRAFIA BRAILE PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM SALA DE AULA ATRAVÉS DE UM MATERIAL ALTERNATIVO. In: X ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA - EVEQUIM, 2014, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DO X ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA - EVEQUIM, 2014.
-
SANTOS, J. S. ; OLIVEIRA, F. S. ; CRUZ, M. C. P. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; GUEDES, J. T. . REVISTA EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA ABORDAGEM DO COMPORTAMENTO ÁCIDO E BÁSICO DAS FRUTAS. In: X ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA - EVEQUIM, 2014, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DO X ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA - EVEQUIM, 2014.
-
OLIVEIRA, F. S. ; SANTOS, J. S. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . DEMONSTRAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA NA AVALIAÇÃO CALÓRICA DE ALIMENTOS: RELAÇÃO MASSA/ENERGIA. In: X ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA - EVEQUIM, 2014, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DO X ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA - EVEQUIM, 2014.
-
SANTOS, G. G. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; KOBUTA, T. ; ARAUJO, M. V. G. . UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA ENSINAR O CONTEÚDO DE POLÍMEROS NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. In: X ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA - EVEQUIM, 2014, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DO X ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA - EVEQUIM, 2014.
-
TEIXEIRA, M. H. G. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . 'QUÍMICA NA COZINHA': A FÍSICO-QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO. In: X ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA - EVEQUIM, 2014, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DO X ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA - EVEQUIM, 2014.
-
ANJOS, N. S. ; CARVALHO, A. V. M. ; KOBUTA, T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; ARAUJO, M. V. G. . TRABALHANDO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL ATRAVÉS DA QUÍMICA LABORATORIAL: PRODUÇÃO DA ESPUMA DE POLIURETANO. In: X ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA - EVEQUIM, 2014, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DO X ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA - EVEQUIM, 2014.
-
JESUS, E. R. ; SANTOS, D. F. ; KOBUTA, T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; ARAUJO, M. V. G. . JOGANDO PACIÊNCIA COM MENDELLEV. UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA TABELA PERIÓDICA. In: X ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA - EVEQUIM, 2014, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DO X ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA - EVEQUIM, 2014.
-
CRUZ, M. C. P. ; BARRETO, B. S. J. ; BATISTA, C. H. ; COUTINHO, R. S. ; SOUSA, N. O. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . CONCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE CÉLULA GALVÂNICA E CÉLULA ELETROLÍTICA APÓS EXPERIMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014, OURO PRETO. ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ.
-
CRUZ, M. C. P. ; COUTINHO, R. S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA CONSTRUIR AULAS MOTIVADORAS A PARTIR DO TEMA VAZAMENTO DE PETRÓLEO ASSOCIADO AO CONTEÚDO QUÍMICO MISTURAS. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014, OURO PRETO. ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014.
-
OLIVEIRA, F. S. ; SANTOS, J. S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . A MASSA DO ALIMENTO E A CORRELEÇÃO COM A SUA ENERGIA: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA PARA O ENSINO DE TERMOQUÍMICA. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014, OURO PRETO. ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014.
-
SANTOS, J. S. ; GUEDES, J. T. ; OLIVEIRA, F. S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . ABORDAGEM DO COMPORTAMENTO ÁCIDO E BÁSICO NAS FRUTAS ATRAVÉS DA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs). In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014, OURO PRETO. ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014.
-
ARAUJO, M. V. G. ; ANDRADE, L. K. Q. ; SOUZA, E. B. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; KOBUTA, T. . UTILIZAÇÃO DE ESPUMAS DE POLIURETANO COM ALGINATO DE SÓDIO PARA ABSORÇÃO DE CORANTES - UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014, OURO PRETO. ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014.
-
SANTOS, D. A. M. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; ARAUJO, M. V. G. ; KOBUTA, T. ; GUEDES, J. T. . JOGANDO DOMINÓ COM AS FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014, OURO PRETO. ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014.
-
SANTOS, D. A. M. ; KOBUTA, T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; ARAUJO, M. V. G. . CIMENTO PORTLAND: TRABALHANDO AS TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014, OURO PRETO. ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014.
-
MARTTINS, D. V. ; OLIVEIRA, F. S. ; SANTOS, J. S. ; SANTOS, V. L. M. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . HOMEOPATIA NO ENSINO DE QUÍMICA PARA A APRENDIZAGEM DE DILUIÇÃO EXTREMA. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014, OURO PRETO. ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014.
-
SOUZA, J. I. ; OLIVEIRA, F. S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; GUEDES, J. T. ; CRUZ, M. C. P. . ABORDAGEM DO CONTEÚDO TRANSIÇÃO ELETRÔNICA POR MEIO DE FLUORESCÊNCIA DE CÁLCIO CONTIDO NOS DENTES: EXPERIMENTAÇÃO COM LUDICIDADE. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014, OURO PRETO. ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014.
-
KOBUTA, T. ; MELO, V. H. C. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; ARAUJO, M. V. G. . BIOTECNOLOGIA - DESENVOLVIMENTO DE UM KIT-DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TRANSGÊNICO. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014, OURO PRETO. ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014.
-
SACRAMENTO, N. F. S. ; OLIVEIRA, F. S. ; SANTOS, J. S. ; KOBUTA, T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; ARAUJO, M. V. G. . CARBOIDRATOS: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INTERDISCIPLINAR. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014, OURO PRETO. ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA - ENEQ, 2014.
-
MAZEO, M. C. R. ; Ferreira, J. de S. ; Souza de, D. S. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A IMPORTÂNCIA DOS ACADÊMICOS DESENVOLVEREM RECURSOS DIDÁTICOS DURANTE A ACADEMIA. In: IX ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2013, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DA IX ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2013.
-
MAZEO, M. C. R. ; Ferreira, J. de S. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . TRILHA QUÍMICA: UMA FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. In: IX ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2013, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DA IX ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2013.
-
SANTOS, M. A. B. ; SANTOS, H. B. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE; DESCARTE CORRETO E REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS DA MANDIOCA; TRABALHOS COM ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE LAGARTO/SE. In: II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE, 2013, ARACAJU. ANAIS DO II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE, 2013.
-
JESUS, M. P. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . COSMÉTICOS COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE POLÍMEROS. In: 6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - EDIÇÃO INTERNACIONAL, 2013, ARACAJU. ANAIS DO 6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - EDIÇÃO INTERNACIONAL, 2013.
-
GUEDES, J. T. ; GOMESCOELHO, M. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . O DOCENTE E A ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO DIGITAL DA EJA. In: 6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - EDIÇÃO INTERNACIONAL, 2013, ARACAJU. ANAIS DO 6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - EDIÇÃO INTERNACIONAL, 2013.
-
de SOUZA, J.D. ; SECUNDA, D.S. ; AQUINO, G.B. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . BOMBANDO NA QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA COM OS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, 2013, RIO DE JANEIRO. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, 2013.
-
SANTOS, M. A. B. ; SANTOS, H. B. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A MANDIOCA COMO TEMA GERADOR NA SENSIBILIZAÇÃO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. In: VII COLÓQUIO INTERNACIONAL 'EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE', 2013, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DO VII COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 2013.
-
PITANGA, A. F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; ARAUJO, M. I. O. ; FERREIRA, W. M. . A PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA A PROMOÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO CINETÍFICA. In: IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 2013, GIRONA. ANAIS DO IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 2013.
-
MELO, N.S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA USINA DO JUNCO/SE. In: 4º ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2013, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DO 4º ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2013.
-
SILVA, K. R. ; Ferreira, J. de S. ; Souza de, D. S. ; AQUINO, G.B. ; SANTOS, E. P. ; CRUZ, M. C. P. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . UTILIZANDO O JOGO 'PESCARIA QUÍMICA' COMO FORMA MOTIVACIONAL NA TURMA DO 9º ANO DO EJA. In: II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE, 2013, ARACAJU. ANAIS DO II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE, 2013.
-
Ferreira, J. de S. ; Souza de, D. S. ; AQUINO, G.B. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO 'BOMBANDO NA QUÍMICA': UMA EXPERIÊNCIA COM OS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. In: 9º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, 2013, ÁGUAS DE LINDÓIA. ANAIS DO 9º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, 2013.
-
MELO, N.S. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . O Uso de Vídeos Sobre Experimentação Como Ferramenta Educacional na Formação Inicial de Licenciatura em Química. In: ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2012, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DA ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2012.
-
PITANGA, A. F. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CAMILO, R. A. . SANEAMENTO BÁSICO: UM ENFOQUE PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ABORDAGEM DOS CONCEITOS DE SOLUÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA. In: VIII ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2012, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DA VIII ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2012.
-
SILVA, A.B. ; BARROS, J.P.G. ; OLIVEIRA, G.J. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A NECESSIDADE DA RECICLAGEM DO ÓLEO NOS BARES E RESTAURANTES. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE, 2012, ARACAJU. ANAIS DO I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE, 2012.
-
SANTOS, H.B. ; SANTOS, M.A.B. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . UMA ANÁLISE CRÍTICA DA DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO: "FRACTAIS QUÍMICOS", PUBLICADO NO LIVRETO DA SBQ. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE, 2012, Aracaju. ANAIS DO I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE, 2012.
-
SANTOS, J. ; SANTOS, D. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . ABORDAGEM EXPERIMENTAL DA LEI DOS GASES IDEAIS NO ENSINO MÉDIO. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE, 2012, Aracaju. ANAIS DO I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE, 2012.
-
SANTOS, M.A.B. ; SANTOS, R.A.C. ; AQUINO, G.B. ; SANTOS, E. P. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . ANÁLISE DO LETRAMENTO CIENTÍFICO SOBRE OS CONTEÚDOS BÁSICOS DE QUÍMICA DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ZEZINHA GUIMARÃES EM LARANJEIRAS-SE. In: 5º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERGIPE - EDIÇÃO INTERNACIONAL, 2012, ARACAJU. ANAIS DO 5º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERGIPE - EDIÇÃO INTERNACIONAL, 2012.
-
MELO, N.S. ; SANTOS, D. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . O USO DE EXPERIMENTAÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA. In: 5º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERGIPE - EDIÇÃO INTERNACIONAL, 2012, Aracaju. ANAIS DO 5º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERGIPE - EDIÇÃO INTERNACIONAL, 2012.
-
Silva, B. C. de F. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . ANALOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE EDUCANDOS E DOCENTES. In: 5º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERGIPE - EDIÇÃO INTERNACIONAL, 2012, ARACAJU. ANAIS DO 5º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERGIPE - EDIÇÃO INTERNACIONAL, 2012.
-
SANTOS, H. B. ; PITANGA, A. F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A ANÁLISE DE DESENHOS PARA O LEVANTAMENTO DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE FOTOSSÍNTESE DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2012, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DO VI COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2012.
-
SANTOS, H. B. ; PITANGA, A. F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A ANÁLISE DE DESENHOS PARA O LEVANTAMENTO DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE FOTOSSÍNTESE DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2012, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DO VI COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2012.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos . A IMPORTÂNCIA DOS ALUNOS CONSTRUÍREM JOGOS DIDÁTICOS EM SALA DE AULA. In: II SEMAPE - SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O SÉCULO XXI, 2012, ARACAJU. ANAIS DO II SEMAPE - SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O SÉCULO XXI, 2012.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos . PARES QUÍMICOS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. In: II SEMAPE - SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O SÉCULO XXI, 2012, ARACAJU. ANAIS DO II SEMAPE - SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O SÉCULO XXI, 2012.
-
JESUS, T.S.N. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; PITANGA, A. F. . Introdução ao Estudo de Equilíbrios Químicos por Meio da Execução de uma Atividade Experimental Baseada na Teoria Eletrolítica de Arrhenius. In: V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2011, São Cristovão. Anais do V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2011.
-
Silva, B. C. de F. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A Analogia Como Prática Educativa no Ensino de Química. In: V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2011, São Cristovão. Anais do V Colóquio Internacional Educação e Contenporaneidade, 2011.
-
Silva, B. C. de F. ; MELO, M.C.S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; GUEDES, J. T. . O Ensino Superior e a Responsabilidade Social: Relatos de Troca de Experiância. In: 13ª SEMPESq - Semana de Pesquisa da UNIT, 2011, Aracaju. Anais do 13ª SEMPESq - Semana de Pesquisa da UNIT, 2011.
-
Ferreira, J. de S. ; SANTOS, E. P. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Elaboração de Cadernos Didáticos: Uma Proposta para Dinamizar as Aulas de Química. In: 13ª SEMPESq - Semana de Pesquisa da UNIT, 2011, Aracaju. Anais do 13ª SEMPESq - Semana de Pesquisa da UNIT, 2011.
-
Silva, B. C. de F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; GUEDES, J. T. . A Química dos Perfumes: Resultados de Uma Abordagem Interdisciplinar no Ensino. In: 13ª SEMPESq - Semana de Pesquisa da UNIT, 2011, Aracaju. Anais do 13ª SEMPESq - Semana de Pesquisa da UNIT, 2011.
-
PITANGA, A. F. ; SANTOS, A.R.M. ; BARRETO, B.S.J. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; SANTOS, R.A.C. . SANEAMENTO BÁSICO: UMA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. In: 2º SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTEGRADOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA., 2011, ARACAJU. ANAIS DO 2º SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTEGRADOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA., 2011.
-
SILVA, A.B. ; Silva, B. C. de F. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . O ENSINO DE QUÍMICA COM MATERIAIS CASEIROS. In: 2º SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTEGRADOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA., 2011, ARACAJU. ANAIS DO 2º SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTEGRADOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA., 2011.
-
SILVA, A.B. ; Silva, B. C. de F. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE VIRTUAL DA FORMAÇÃO DO DOCENTE EM QUÍMICA. In: 2º SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTEGRADOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA., 2011, ARACAJU. ANAIS DO 2º SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTEGRADOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA., 2011.
-
PITANGA, A. F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; SANTOS, R.A.C. ; BARRETO, B.S.J. ; MELO, W. A. L. J. . A Análise da Dificuldade dos Alunos em Associar Nomes aos Símbolos dos Elementos Químicos. In: I Simpósio de Ensino de Química - I SiEnQ, 2011, Guanambi. Anais do I Simpósio de Ensino de Química - I SiEnQ, 2011.
-
PITANGA, A. F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; BARRETO, B.S.J. ; SANTOS, R.A.C. ; MELO, W. A. L. J. . Avaliação da Concepção Ambiental dos Moradores do Bairro Santa Lúcia Sobre o Rio Poxim: Uma Pesquisa de Ensino de Química. In: I Simpósio de Ensino de Química - I SiEnQ, 2011, Guanambi. Anais do I Simpósio de Ensino de Química - I SiEnQ, 2011.
-
CRUZ, M. C. P. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A FLECHA DO TEMPO COMO UM NOVO OLHAR PARA OS CONCEITOS DE TERMODINÂMICA ABORDADOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA AÇÃO METODOLÓGICA. In: I CIEC - Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de Las Ciencias e VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em educação em Ciências, 2011, Campinas. Anais do VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em educação em Ciências, 2011.
-
SANTOS, E. P. ; AQUINO, G.B. ; Silva, B. C. de F. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A Utilização de Jogos Lúdicos na formação Inicial de Professores. In: 2º SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTEGRADOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA, 2011, ARACAJU. ANAIS DO 2º SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTEGRADOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA, 2011.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos . Utilização do Tema Gerador Detergentes Biodegradáveis Como Contribuição ao Processo de Formação de Professores. In: 3º Encontro de Formação de Professores de Sergipe, 2010, Aracaju. Anais do 3º Encontro de Formação de Professores de Sergipe, 2010.
-
MARTTINS, D. V. ; MAIA, V. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES POR MEIO DO TEMA GERADOR ?HOMEOPATIA. In: II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE, 2013, ARACAJU. ANAIS DO II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE, 2013.
-
SANTOS, M. A. B. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A HARMONIZAÇÃO ENTRE A TEORIA E ATIVIDADE EXPERIMENTAL = APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA. In: II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE, 2013, ARACAJU. ANAIS DO II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE, 2013.
-
JESUS, M. P. ; JESUS, M. P. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . COSMÉTICOS COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE POLÍMEROS. In: II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE, 2013, ARACAJU. ANAIS DO II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DE SERGIPE, 2013.
-
OLIVEIRA, F. S. ; SANTOS, J. S. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . ESPAÇO FORMADOR DE APRENDIZAGEM: ESTUDANDO QUÍMICA EM UM POSTO DE GASOLINA. In: IX ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2013, SÃO CRISTOVÃO. ANAIS DA IX ESCOLA DE VERÃO EM EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2013.
-
SANTOS, E. P. ; Ferreira, J. de S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; GUEDES, J. T. ; CRUZ, M. C. P. ; AQUINO, G.B. . CSI: A QUÍMICA REVELA O CRIME. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2012, SALVADOR. ANAIS DO XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2012.
-
SANTOS, E. P. ; Ferreira, J. de S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. ; AQUINO, G.B. . A BIOQUÍMICA DO AMOR: O QUE ESTÁ POR TRÁS DE UM BEIJO?. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2012, SALVADOR. ANAIS DO XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2012.
-
MELO, N.S. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . JOGO LÚDICO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E APREDIZAGEM DO ALUNO: APRENDIZ DE QUÍMICA. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2012, SALVADOR. ANAIS DO XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2012.
-
MELO, N.S. ; SANTOS, D. D. ; PITANGA, A. F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2012, SALVADOR. ANAIS DO XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2012.
-
Silva, B. C. de F. ; Souza de, D. S. ; Santos, J. de J. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Utilização do jogo educativo "Família Real": uma proposta para o ensino da tabela periódica. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Anais da 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.
-
SANTOS, E. P. ; Silva, B. C. de F. ; Ferreira, J. de S. ; Santos, A. O. ; Santos, C. O. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Jogo educativo "Cartas Básicas": uma proposta lúdica para o ensino de ácidos, bases e sais. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Anais da 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.
-
PITANGA, A. F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; Mesquita, E. T. S. . A análise de desenhos como forma de levantamento das concepções alternativas de crianças do 3º ano do ensino fundamental. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Anais da 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.
-
Duarte, J. S. ; Silva da, R. M. ; SANTOS, E. P. ; AQUINO, G.B. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; GUEDES, J. T. ; CRUZ, M. C. P. . Aquecimento global: um recurso visual contextualizado para o ensino de Química. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasielira de Química, 2011, Florianópolis. Anais da 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasielira de Química, 2011.
-
AQUINO, G.B. ; SANTOS, E. P. ; SANTOS, E. R. A. ; Ferreira, J. de S. ; Silva, L. M. M. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . Estudo da funções orgânicas com xampus como tema gerador. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Anais da 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.
-
AQUINO, G.B. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; GUEDES, J. T. . NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: USO DE REFRIGERANTE NORMAL E DIET COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE DENSIDADE EM LÍQUIDOS NUMA TURMA DE EJAEF. In: REUNIÃO REGIONAL DA SBPC, 2010, BOA VISTA. ANAIS DA REUNIÃO REGIONAL DA SBPC, 2010.
-
AQUINO, G.B. ; SANTOS, E. P. ; CRUZ, M. C. P. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Escova progressiva com Formol: Um Tema Gerador para o Progreso Disciplinar no Ensino de Química. In: VII Escola de Verão em Educação Química, 2010, São Cristovão. Anais da VII Escola de Verão em Educação Química, 2010.
-
SANTOS, E. P. ; AQUINO, G.B. ; SANTOS, E. R. A. ; SANTOS, J. M. S. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Utilização do Jogo "Complete e Responda" para o Ensino de Funções Orgânicas no Ensino da Química. In: Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010, Boa Vista. Anais da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010.
-
AQUINO, G.B. ; SANTOS, E. P. ; SANTOS, E. R. A. ; SANTOS, J. M. S. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Valorização da Experimentação e do Lúdico no Ensino de Ciências. In: Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010, Boa Vista. Anais da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010.
-
SANTOS, E. P. ; AQUINO, G.B. ; SANTOS, J. M. S. ; SANTOS, E. R. A. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Novas Metodologias no Ensino de Ciências: Utilização de Palavras Cruzadas no Ensino de Funções Orgânicas. In: Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010, Boa Vista. Anais da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010.
-
SANTOS, E. P. ; AQUINO, G.B. ; SANTOS, J. M. S. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A Contribuição de Recursos Didáticos para o Aprendizado de Alunos do 9º Ano (EJAEF): Associação Entre Experimentação e Palavras Cruzadas. In: Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Recôncavo da Bahia, 2010, Cruz das Almas. Anais do Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Recôncavo da Bahia, 2010.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; PORTO, Gerson Antas ; SANTANA, Sérgio Carvalho de . Solução Numérica de Elementos Finitos da Equação da Camada Limite Térmica com Convecção Forçada em Placa Plana. In: 55º Runião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progesso da Ciência, 2003, Recife, 2003.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; PORTO, Gerson Antas ; SANTANA, Sérgio Carvalho de . Solução de Equações de estado Cúbicas do tipo Van der Waals: uma comparação entre diversas abordagens numéricas literativas. In: 55º Reunião da SBPC - Sociedade Barsileira para o Progresso da Ciência, 2003, Recife, 2003.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; PORTO, Gerson Antas ; SANTANA, Sérgio Carvalho de ; MENEZES, Alberto Magno Vieira . Análise Comparativa da Decomposição do Metanol sobre Catalisadores de Paládio Suportados. In: XIV Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2002, Natal. XIV Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2002.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; PORTO, Gerson Antas ; SANTANA, Sérgio Carvalho de ; MENEZES, Alberto Magno Vieira . Modelagem Matemática da Difusão Meios Porosos: Simulação em Secagem de Grãos. In: COBEQ - Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2002, Natal, 2002.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; PORTO, Gerson Antas ; SANTANA, Sérgio Carvalho de ; MENEZES, Alberto Magno Vieira . Utilização dos Modelos MOSCED e de Contribuilção de Grupos para a Determinação de Coeficientes de Atividade à Diluição Infinita e Aplicações em Hidrocarbonetos e Solventes Industriais. In: COBEQ - Congresso Barsileiro de Engenharia Química, 2002, Natal. Anais Do COBEQ - Congresso Barsileiro de Engenharia Química;, 2002.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; PORTO, Gerson Antas ; SANTANA, Sérgio Carvalho de . Seleção de um Solvente Seletivo para destilação Extrativa através de Modelos de Contribuição de Grupos. In: 52º Reunião da SBPC - Sociedade Barsileira para o Progresso da Ciência, 2002, Brasília, 2002.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; PORTO, Gerson Antas ; SANTANA, Sérgio Carvalho de . Estudo Científico da Decomposição do Metanol sobre Catalisadores de Paládio Suportados. In: 53º Reunião da SBPC - Sociedade Barsileira para o Progresso da Ciência, 2001, Salvador, 2001.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; PORTO, Gerson Antas ; SANTANA, Sérgio Carvalho de . Modelagem Matemática da Difusão em Meio Poroso: Simulação em Secagem de Grãos. In: 53º Reunião da SBPC - Sociedade Barsileira para o Progresso da Ciência, 2001, Salvador, 2001.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; PORTO, Gerso Antas ; SANTANA, Sérgio Carvalho de . Solução de Equações de Condução de Calor em Sólidos não Homogêneos através do Método de Elementos Finitos. In: 53º Reunião da SBPC - Sociedade Barsileira para o Progresso da Ciência, 2001, Salvador, 2001.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; PORTO, Gerson Antas ; SANTANA, Sérgio Carvalho de . Utilização dos Modelos MOCED e Contribuição de Grupos para a Determinação de Coeficientes de Atividade à diluição Infinita e Aplicações em Hidrocarbonetos e Solventes Industriais: Acetonitrila, Dimetilformamida e Furfural. In: 53º Reunião da SBPC - Sociedade Barsileira para o Progresso da Ciência, 2001, salavdor, 2001.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; PORTO, Gerson Antas ; SANTANA, Sérgio Carvalho de . Determinação das Propriedades Físico-Químicas dos Princípios Ativos de Óleos Essenciais com Atividade Terapêutica. In: 52º Reunião da SBPC - Sociedade Barsileira para o Progresso da Ciência, 2000, Brasília, 2000.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; MELO, Acácia Maria dos Santos . A Prova do Vestibular da UFS - Uma Análise dos Conteúdos de Química. In: IX Encontro Nacional de Química, 1998, Aracaju.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; MELO, Acácia Maria dos Santos . A Cristalização e a Recristalização: uma forma de conhecer os cristais. In: 20ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química - SBQ, 1997, Poços de Caldas, 1997.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; MELO, Acácia Maria dos Santos . A Química Orgânica no Contexto Curricular do Curso de Agronomia. In: 20ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química - SBQ, 1997, Poços de Caldas, 1997.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; VRUBEL, Juarez . Tecnologia com Humanismo: Um Desafio ao Homem. In: 49ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1997, Belo Horizonte, 1997.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; MELO, Acácia Maria dos Santos ; CABRAL, Antônio Carlos . A Avaliação da Disciplina Química Orgânica com vistas a captar a realidade e necessidade dos alunos. In: 19ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química - SBQ, 1996, Poços de Caldas, 1996.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; ANDRADE, Djalma ; CABRAL, Heliane Freire ; MELO NETO, Marcionílio de . Um novo Currículo para o Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe. In: VII Encontro de Química do Nordeste - Sociedade Brasileira de Química, 1995, Teresina, 1995.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; ANDRADE, Djalma . Como estão os Egressos do Curso de Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe. In: 14ª Reunião da SBQ - Sociedade Brasilieira de Química, 1991, Caxambú, 1991.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; ANDRADE, Djalma ; MENEZES, Marcos Conceição ; CARVALHO, Helena Rosa . Uma alternativa para o Ensino Experimental de Química Básica na Rede Estadual de Ensino. In: 2ª Reunião Estadual da SBPC - Sociedade Barsileira para o Progresso da Ciência, 1990, Aracaju, 1990.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; ANDRADE, Djalma ; CABRAL, Heliane Freire . Quem são e o que pensam os nossos alunos. In: 13ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1990, Caxambu, 1990.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; ANDRADE, Djalma ; XIMENES, Daisy Fonseca . Em busca da Eficiência Profissional. In: IV Encontro de Química do Nordeste - SBQ (sociedade Brasileira de Química), 1989, Aracaju, 1989.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos . Uma Atividade Proveitosa para a Educação Ambiental. In: 1ª Reunião Estadual da SBPC, 1987, Aracaju, 1987.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; SANTANA, Márcia Valéria Mira ; ANDRADE, Djalma . Sergipe sob a ótica da Interdisciplinariedade Científica. In: 1ª Reunião Estadual da SBPC - Sociedade Brasiliera para o Progresso da Ciência, 1987, Aracaju, 1987.
-
SANTOS, Lenalda Dias dos . Melhoria do Ensino de Matemática e Ciencias. In: 39º Reunião da SBPC - Sociedade Barsileira para o Progresso da Ciência, 1987, Aracaju, 1987.
-
GUEDES, J. T. ; GOMESCOELHO, M. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . O DOCENTE E A ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO DIGITAL DA EJA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JESUS, M. P. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . COSMÉTICOS COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE POLÍMEROS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELO, N.S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA USINA DO JUNCO/SE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, M. A. B. ; SANTOS, H. B. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A MANDIOCA COMO TEMA GERADOR NA SENSIBILIZAÇÃO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELO, N.S. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . O Uso de Vídeos Sobre Experimentação Como Ferramenta Educacional na Formação Inicial de Licenciatura em Química. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PITANGA, A. F. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CAMILO, R. A. . SANEAMENTO BÁSICO: UM ENFOQUE PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ABORDAGEM DOS CONCEITOS DE SOLUÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELO, N.S. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . JOGO LÚDICO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E APREDIZAGEM DO ALUNO: APRENDIZ DE QUÍMICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, E. P. ; Ferreira, J. de S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; CRUZ, M. C. P. . A BIOQUÍMICA DO AMOR: O QUE ESTÁ POR TRÁS DE UM BEIJO?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, E. P. ; Ferreira, J. de S. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; GUEDES, J. T. ; CRUZ, M. C. P. ; AQUINO, G.B. . CSI: A QUÍMICA REVELA O CRIME. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, H. B. ; PITANGA, A. F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A ANÁLISE DE DESENHOS PARA O LEVANTAMENTO DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE FOTOSSÍNTESE DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, Lenalda Dias dos . A IMPORTÂNCIA DOS ALUNOS CONSTRUÍREM JOGOS DIDÁTICOS EM SALA DE AULA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, Lenalda Dias dos . PARES QUÍMICOS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARROS, M. C. M. S. ; BRITO, M. I. M. S. ; GUEDES, J. T. ; OLIVEIRA, K. A. V. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . As Representações Sociais de Senhoras Sobre o Programa Topa: Um Estudo de Caso Através das Narrativas Orais em Caitité/Bahia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AQUINO, G.B. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Otimização do Processo de Ensino - Aprendizagem de Funções Orgânicas Através do Tema Gerador "Xampus". 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CUNHA, V.P. ; SANTOS, E. P. ; SANTOS, J. M. S. ; AQUINO, G.B. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A Produção de Sabão e a Experimentação no Ensino de Química: Um Relato de Experiência no Estágio Supervisionado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Silva, B. C. de F. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . O Lúdico no Ensino de Química e a Formação Continuada: Parceria que Viabiliza a Aprendizagem Significativa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, Lenalda Dias dos . Biocombustíveis - Importância da Inclusão e Contextualização do Tema na Matriz Curricular de Química no Ensino Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, Lenalda Dias dos . Ensino Aprendizagem de Química: Relato das Principais Dificuldades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JESUS, T.S.N. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; PITANGA, A. F. . Introdução ao Estudo de Equilíbrios Químicos por Meio da Execução de uma Atividade Experimental Baseada na Teoria Eletrolítica de Arrhenius. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Silva, B. C. de F. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A Analogia Como Prática Educativa no Ensino de Química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Silva, B. C. de F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; GUEDES, J. T. . O Ensino Superior e a Responsabilidade Social: Relatos de Troca de Experiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Ferreira, J. de S. ; SANTOS, E. P. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Elaboração de Cadernos Didáticos: Uma Proposta para Dinamizar as Aulas de Química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Silva, B. C. de F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; GUEDES, J. T. . A Química dos Perfumes: Resultados de Uma Abordagem Interdisciplinar no Ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Silva, B. C. de F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A Química do Perfumes: Resultados de uma Abordagem Interdisciplinar no Ensino Técnico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, E. P. ; AQUINO, G.B. ; GUEDES, J. T. ; CRUZ, M. C. P. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; PITANGA, A. F. . Concepções de Professores Sobre o Ensino de Química em Aracaju. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PITANGA, A. F. ; SANTOS, R.A.C. ; BARRETO, B.S.J. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . SANEAMENTO BÁSICO: UMA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, A.B. ; Silva, B. C. de F. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . O ENSINO DE QUÍMICA COM MATERIAIS CASEIROS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, A.R.M. ; Silva, B. C. de F. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE VIRTUAL DA FORMAÇÃO DO DOCENTE EM QUÍMICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PITANGA, A. F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; BARRETO, B.S.J. ; SANTOS, R.A.C. ; MELO, W. A. L. J. . A Análise da Dificuldade dos Alunos em Associar Nomes aos Símbolos dos Elementos Químicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PITANGA, A. F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; SANTOS, R.A.C. ; BARRETO, B.S.J. ; MELO, W. A. L. J. . Avaliação da Concepção Ambiental dos Moradores do Bairro Santa Lúcia Sobre o Rio Poxim: Uma Pesquisa de Ensino de Química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, E. P. ; AQUINO, G.B. ; Silva, B. C. de F. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A Utilização de Jogos Lúdicos na formação Inicial de Professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PITANGA, A. F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; MELO A, W. . A Fotossíntese Como Tema de Atividade Investigativa para o Ensino de Ciências em Turmas de 3º Ano do Ensino Fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AQUINO, G.B. ; SANTOS, E. P. ; CRUZ, M. C. P. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Escova Progressiva com Formol: Um Tema Gerador para o Processo Disciplinar no Ensino de Química. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PITANGA, A. F. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; SANTOS, W. B. ; MELO, W. A. L. J. . A Possível Construção de uma Usina Nuclear na Cidade de Canindé de São Francisco Como Tema Gerador para a Discussão de Radioatividade com Enfoque CTS/CTSA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, E. P. ; AQUINO, G.B. ; SANTOS, E. R. A. ; SANTOS, J. M. S. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Utilização do Jogo "Complete e Responda" Para o Ensino de Funções Orgânicas no Ensino Médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AQUINO, G.B. ; SANTOS, E. P. ; SANTOS, E. R. A. ; SANTOS, J. M. S. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Valorização da Experimentação e do Lúdico no Ensino de Ciências. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, E. P. ; AQUINO, G.B. ; SANTOS, J. M. S. ; SANTOS, E. R. A. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . Novas Metodologias no Ensino de Ciências: Utilização de Palavras Cruzadas no Ensino de Funções Orgânicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, Lenalda Dias dos . Utilização do Tema Gerador Detergentes Biodegradáveis Como Contribuição ao Processo de Formação de Professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, E. P. ; AQUINO, G.B. ; SANTOS, J. M. S. ; GUEDES, J. T. ; SANTOS, Lenalda Dias dos . A Contribuição de Recursos Didáticos para o Aprendizado de Alunos do 9º Ano (EJAEF): Associação Entre Experimentação e Palavras Cruzadas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, Lenalda Dias dos . Variáveis Linguísticas Prestigiadas no Discurso Jornalístico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; FARIAS, T. A. ; SANTOS FILHO, J. S. . "Tecnologia, Educação e Trabalho: Novas Conjunturas para Desenvolvimento Social". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. F. ; SANTOS, J. D. L. ; SILVA, R. ; SANTOS, F. R. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; SANTANA, Sérgio Carvalho de ; LOPES, F. L. G. . Construção de um trocador de calor casco-e-tubos utilizando materiais alternativos e de baixo custo para avaliar os fenômenos de transferência de calor e desenvolver uma modelagem utilizando redes neurais. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, J. H. ; ANDRADE, N. C. ; ALYSON, ; SANTOS, F. R. ; SANTOS, Lenalda Dias dos ; SANTANA, Sérgio Carvalho de ; LOPES, F. L. G. . Construção de um coletor solar de baixo custo de montagem e de fácil operação utilizando a incidência solar para geração de água aquecida. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; MELO, Acácia Maria dos Santos ; AZEVEDO, A. M. L. . Educando: Educadores - um processo de qualificação docente na UFS. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; PORTO, Gerson Antas ; SANTANA, Sérgio Carvalho de ; MENEZES, Alberto Magno Vieira . Análise Comparativa da Decomposição do Metanol sobre catalisadores de Paládio Suportados. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; PORTO, Gerson Antas ; SANTANA, Sérgio Carvalho de . Determinação das Propriedades Físicas dos Princípios Ativos de Óleos Essenciais com atividade terapêutica.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, Lenalda Dias dos ; MELO, Acácia Maria dos Santos . A Cristalização e a Recristalização: uma forma de conhecer os cristais. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, Lenalda Dias dos . Química Orgânica em Testes 1983 (Revisão de Livro).
Outras produções
SANTOS, Lenalda Dias dos . Rumos da Educação Tradicional e Tecnológica. 2007. (Palestra).
SANTOS, Lenalda Dias dos . A educação no País. 2003. (Palestra).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Palestra na 4ª Jornada de Orientação Vocacional. 2000. (Palestra).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Palestra sobre o Perfil e as Condições Atuais no Curso de Engenharia Química no I Encontro de Orientação Profissional. 1999. (Palestra).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Palestra sobre a Realidade dos Cursos de Tecnologia e o Mercado de Trabalho, no 3º Encontro de Orientação Vocacional e Informação Profissional. 1999. (Palestra).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Palestra no I Encontro Profissional: Possibilidades e Limites. 1999. (Palestra).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Palestra sobre o Perfil do Curso de Engenharia Química para os alunos do Centro Educacional Prof. José Sebastião dos Santos, na III Feira de Ciências. 1998. (Palestra).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Palestra sobre A Importância do Ensino na Vida do Homem. 1998. (Palestra).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Cursos da Faculdade Pio Décimo. 1998. (Palestra).
SANTOS, Lenalda Dias dos . A Importância das Ciências na vida do Homem. 1998. (Palestra).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Importância dos Cursos Técnicos a nível de 2° Grau. 1996. (Palestra).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Avaliação da Disciplina Química Orgânica. 1996. (Palestra).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Palestra sobre O Conteúdo Curricular como Instrumento de Compreensão e Domínio de Trabalho. 1986. (Palestra).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Palestra no I Seminário sobre A Prática Profissional do Licenciado em Química. 1985. (Palestra).
SANTOS, Lenalda Dias dos . Curso Novos Rumos da Educação. 1999 (Demais Trabalhos) .
SANTOS, Lenalda Dias dos . A Química dos Hidrocarbonetos - da contribuição econõmica às questões do cotidiano. 1998 (Demais trabalhos relevantes) .
SANTOS, Lenalda Dias dos . Debatedora no 1º Congresso Nordestino de Educação. 1997 (Demais trabalhos relevantes) .
SANTOS, Lenalda Dias dos . Palestra sobre o Perfil do Curso de Química na I Semana de Orientação Educacional e Informação Profissional. 1997 (Demais trabalhos relevantes) .
SANTOS, Lenalda Dias dos . Palestra sobre Curso Técnicos de Nível Médio para alunos do Curso de Pedagogia. 1996 (Demais trabalhos relevantes) .
SANTOS, Lenalda Dias dos . Participação como Docente da Mesa Redonda sobre A Formação - Humanística do Professor de Química. 1995 (Demais trabalhos relevantes) .
SANTOS, Lenalda Dias dos . Palestra sobre Educação, Currículo e Planejamento aos alunos de Pedagogia. 1995 (Demais Trabalhos) .
SANTOS, Lenalda Dias dos . Curso de Treinamento para Auxiliar e Técnico de Laboratório. 1988 (Demais trabalhos relevantes) .
SANTOS, Lenalda Dias dos . Curso de Atualização Metodológica em Ciências como pate das Atividades do Projeto de Melhoria do Ensino de Matemática e Ciências. 1986 (Demais trabalhos relevantes) .
SANTOS, Lenalda Dias dos . Curso de Química Básica Experimental. 1986 (Demais trabalhos relevantes) .
SANTOS, Lenalda Dias dos . Palestra sobre o Ensino Profissionalizante, durante a Semana de Química. 1986 (Demais Trabalhos) .
SANTOS, Lenalda Dias dos . Curso de Formação em Química. 1985 (Demais trabalhos relevantes) .
SANTOS, Lenalda Dias dos . Curso de Atualização Pedagógica para Professores das Escolas Técnicas Federais. 1985 (Demais Trabalhos) .
SANTOS, Lenalda Dias dos . Curso de Formação em Química. 1984 (Demais Trabalhos) .
SANTOS, Lenalda Dias dos . Curso de Analista Químico. 1981 (Demais Trabalhos) .
SANTOS, Lenalda Dias dos . Curso de Segurança Industrial. 1980 (Demais Trabalhos) .
SANTOS, Lenalda Dias dos . Curso de Formação de Operadores e de Processamento de Utilidades. 1979 (Demais Trabalhos) .
SANTOS, Lenalda Dias dos . Curso de Licenciatura Parcelada Experimental em Ciências. 1978 (Demais Trabalhos) .
Prêmios
2019
CERTIFICADO DE HONRA AO MÉRITO, FACULDADE PIO DÉCIMO.
2013
Homenagem ao Dia Internacional da Mulher, International Women's Club Of Sergipe.
2011
Homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe pelo Relevantes Serviços Prestados a Educação Sergipana, Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe.
2011
Voto de Congratulações pelo Dia do Professor, Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe.
2010
Medalha Nilo Peçanha, Secretaria de Educação Profissional e Tecnólogica do Ministério da Educação.
2010
Homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe pelo Relevantes Serviços Prestados a Educação Sergipana, Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe.
2007
Medalha de Mérito Cultural Árcade em 22/03/2007, Arcádia Literária Estudantil.
2004
Moção de Serviços Prestados à Comunidade Sergipana - Honra ao Mérito, Escola Estadual Dr. Manoel Luis - Secretaria de Estado da Educação de Sergipe.
2004
Certificado de Moção Honrosa, Programa Radiofônico 'De Olho na Cidade', através do jornalista Marcos Ludovice.
2004
Diploma de Honra ao Mérito pela dedicação dos serviços prestados à Comunidade Sergipana, Escola Estadual Dr. Manoel Luiz - Secretaria do Estado de Educação - Governo do Estado de Sergipe.
2004
Certificado de Amigo da Imprensa pelos relevantes serviços prestados à Comunidade Sergipana em 10/07/2004, Sistema Aperipê - SE.
2001
Prêmio por Serviços Prestados à Educação, outorgado pelo Colégio Sala 1, Colégio Sala 1.
1995
Votos Congratulações pelo proficuo desempenho à frente da Direção Geral da Escola Técnica Federal de Sergipe, Câmara Municipal de Aracaju através do requerimento nº 133/95.
1995
Título de Destaque Imprensa/94 na Área de Educação, Associação Sergipana de Imprensa.
1995
Homenagem de 'Inclito Amigo da ETFSE', Escola Técnica Federal de Sergipe, conforme ofício nº 286/95/60/ETFSE.
1995
Prêmio Honorífico Presidente Juscelino Kubitschek, Conselho de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Técnico Industrial.
1995
Votos de Reconhecimento pelos serviços prestados à frente da Direção da Escola Técnica Federal de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe, conforme requerimento 304/95/GR/UFS.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo, Faculdade Pio Décimo, Campus I e III. , Rua Estância, 362/382, Centro, 49010-180 - Aracaju, SE - Brasil, Telefone: (79) 21063070, Fax: (79) 32113363, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - Atual
Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEBVínculo: Membro Titular, Enquadramento Funcional: Conselheira Titular
Outras informações:
Membro Titular do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - CEACS/FUNDEB, nomeada pelo Decreto do Governador do Estado de Sergipe, de 30 de janeiro de 2008,
2005 - Atual
Fundação Engenheiro José CarvalhoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho, Carga horária: 0
Outras informações:
Membro Suplente da Fundação Engenheiro José Carvalho
Atividades
-
04/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação, Pojuca Bahia.Cargo ou função, Membro Suplente.
2007 - 2009
Conselho Estadual de EducaçãoVínculo: Presidente Câmara de Educação, Enquadramento Funcional: Presidente da Câmara de Educação Básica, Carga horária: 0
Outras informações:
Presidente da Câmara de Educação Básica
2006 - 2006
Conselho Estadual de EducaçãoVínculo: Membro da Câmara, Enquadramento Funcional: Membro da Câmara de Educação Básica
Outras informações:
Membro da Câmara de Educação Básica
2005 - 2005
Conselho Estadual de EducaçãoVínculo: Presidente da Câmara de Educaç, Enquadramento Funcional: Presidente da Câmara de Educação Básica, Carga horária: 0
Outras informações:
Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação
2004 - 2005
Conselho Estadual de EducaçãoVínculo: Membro do Conselho, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho, Carga horária: 0
Outras informações:
Membro Titular do Conselho Estadual de Educação - CEE, conforme Decreto Governamental nº24.524, datado de 29/04/2004, por um período de 04 Anos
2004 - 2004
Conselho Estadual de EducaçãoVínculo: Vice-presidente, Enquadramento Funcional: Vice-presidente da Câmara de Educação Básica, Carga horária: 0
Atividades
-
01/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho, Sergipe.Cargo ou função, Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação - Ano Letivo 2005.
-
04/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho, Sergipe.Cargo ou função, Membro Titular do Conselho, conforme Decreto Governamental nº24.524, datado de 29/04/2004, com mandato de 4 anos.
2005 - 2005
Governo do Estado de SergipeVínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral do Programa Abrindo Espaços, Carga horária: 0
Outras informações:
Programa Abrindo Espaços - "Educando para a Paz- Sergipe" - UNESCO
2003 - 2005
Governo do Estado de SergipeVínculo: Secretária Adjunta da Educação, Enquadramento Funcional: Secretária Adjunta de Educação, Carga horária: 0
2004 - 2004
Governo do Estado de SergipeVínculo: Coordenadora Geral, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral, representando a SEED-SE
Outras informações:
Coordenadora Geral do Centro de Excelência do Colégio Atheneu Sergipense, através da Portaria 0019/2004 de 07 de Janeiro de 2004, representando a Secretaria de Estado da Educação
1978 - 1987
Governo do Estado de SergipeVínculo: Professora Colégio Estadual Pr, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações:
Professora do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva - CEPCS
1974 - 1980
Governo do Estado de SergipeVínculo: Professor do Colégio Estadual, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações:
Professora do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Murilo Braga - CEMB
1975 - 1976
Governo do Estado de SergipeVínculo: Professor do Colégio Estadual, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do Colégio Estadual Atheneu Sergipano - CEAS
Atividades
-
04/2005 - 12/2005
Direção e administração, Secretareia de Combate à Pobreza, Programa Abrindo Espaços Educando Para a Paz Sergipe.Cargo ou função, Coordenador.
-
08/2004 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Combate à Pobreza, Conselho Estadual de Segurança Alimentar.Cargo ou função, Membro do Comitê Estadual do Semi-Árido pelas crianças e Adolescentes realizado com a UNICEF, conforme Decreto nº 21898 de 25/08/2004.
-
07/2003 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Combate à Pobreza, Conselho Estadual de Segurança Alimentar.Cargo ou função, Membro do Conselho.
-
04/2003 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Consean.Cargo ou função, Membro do CONSEAN, conforme Decreto Governamental nº 21.750 de 04/04/2003.
-
01/2003 - 04/2005
Direção e administração, Secretaria da Educação do Estado de Sergipe, Secretaria de Educação.Cargo ou função, Secretária Adjunta.
-
12/2003 - 12/2004
Direção e administração, Secretaria da Educação do Estado de Sergipe.Cargo ou função, Cargo administrativo - Coordenadora de todas as ações pertinentes ao Centro de Excelência do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, conforme portaria n° 0019/2004, com efeito retroativo de 29/12/2003.
-
12/2003 - 12/2004
Direção e administração, Secretaria da Educação do Estado de Sergipe.Cargo ou função, Cargo administrativo - Coordenadora de todas as ações pertinentes ao Centro de Excelência do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, conforme portaria n° 0019/2004, com efeito retroativo de 29/12/2003.
-
12/2003 - 12/2004
Direção e administração, Secretaria da Educação do Estado de Sergipe.Cargo ou função, Cargo administrativo - Coordenadora de todas as ações pertinentes ao Centro de Excelência do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, conforme portaria n° 0019/2004, com efeito retroativo de 29/12/2003.
-
10/2004 - 10/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria da Educação do Estado de Sergipe, Secretaria de Educação.Cargo ou função, Membro da Comissão Julgadora do Prêmio "SESI - Qualidade no Trabalho", representado a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe. 2004.
-
08/2004 - 09/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria da Educação do Estado de Sergipe, Secretaria de Educação.Cargo ou função, Coordenadora das Comissões Cívicas da Semana da Pátria - 2004, conforme decreto nº 21.872 de 03/08/2004.
-
05/2000 - 05/2001
Ensino,Disciplinas ministradas, Química III, Química IV
-
06/2000 - 09/2000
Ensino, PQD - Licenciatura Plena no Interior, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química III - AB (2ª Parte)
-
01/1978 - 12/1987
Ensino,Disciplinas ministradas, Química, no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva
-
01/1974 - 01/1980
Ensino,Disciplinas ministradas, Química, Matemática
-
01/1975 - 12/1976
Ensino,Disciplinas ministradas, Química, no Colégio Atheneu Sergipense
-
01/1974 - 12/1974
Ensino,Disciplinas ministradas, Matemática, no Colégio Estadual Murilo Braga, Química, no Colégio Estadual Murilo Braga
2015 - Atual
Conselho Regional de QuímicaVínculo: Membro Titular do CRQ 8ª Regia, Enquadramento Funcional: Membro Titular do CRQ - 8 Região
Outras informações:
Membro Titular do Conselho Regional de Química - 8 Região
2012 - 2014
Conselho Regional de QuímicaVínculo: CONSELHEIRA SUPLENTE, Enquadramento Funcional: CONSELHEIRA SUPLENTE NO CONSELHO REGIONAL, Carga horária: 0
Outras informações:
CONSELHEIRA SUPLENTE NO CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA REPRESENTANDO O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA FACULDADE PIO DÉCIMO
2004 - 2005
Conselho Regional de QuímicaVínculo: Representante da UFS, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente -Conselho Regional de Química, Carga horária: 0
2004 - 2005
Conselho Regional de QuímicaVínculo: Conselheira Efetiva, Enquadramento Funcional: Conselheira Efetiva
Outras informações:
Conselheira Efetiva
2002 - 2004
Conselho Regional de QuímicaVínculo: Representante da Universidade, Enquadramento Funcional: Servidor da Universidade Federal de Sergipe, Carga horária: 0
Outras informações:
Representante da Universidade Federal de Sergipe no Conselho Regional de Química na Habilitação Bacharel em Química na Qualidade de Titular
2000 - 2002
Conselho Regional de QuímicaVínculo: Representante da Universidade, Enquadramento Funcional: Servidor da Universidade Federal de Sergipe, Carga horária: 0
1999 - 2002
Conselho Regional de QuímicaVínculo: Conselheira Suplente, Enquadramento Funcional: Conselheira Suplente do Conselho Regional de, Carga horária: 0
Atividades
-
01/2004 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Regional de Química VIII Região, Aracaju VIII Região.Cargo ou função, Vice-presidente do Conselho Regional de Química.
-
01/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Regional de Química VIII Região, Aracaju VIII Região.Cargo ou função, Representante da Universidade Federal de Sergipe no Conselho Regional de Química na Habilitação Bacharel em Química na Qualidade de Titular.
-
12/1999 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Regional de Química VIII Região, Aracaju VIII Região.Cargo ou função, Conselheira Suplente, representando a Universidade Federal de Sergipe - Bacharel em Química.
-
01/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Regional de Química VIII Região, Aracaju VIII Região.Cargo ou função, Representante da Universidade Federal de Sergipe no Conselho Regional de Química na Habilitação de Bacharel em Química na Qualidade de Suplente.
-
01/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Regional de Química VIII Região.Cargo ou função, Conselheira Suplente - Representante da Universidade Federal de Sergipe.
1999 - 2000
Escola Agrotécnica Federal de São CristóvãoVínculo: Representante, Enquadramento Funcional: Representante, Carga horária: 0
Atividades
-
08/1999 - 08/2000
Direção e administração, Escola Agrotécnica, Colégio Agrícola.Cargo ou função, Membro do Conselho Técnico Consultivo como Representante da Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação e do Desporto.
1999 - 2000
Colégio VisãoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Atividades
-
05/1999 - 05/2000
Ensino,Disciplinas ministradas, Química
2025 - Atual
Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio DécimoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pró-Reitora Acadêmica
2017 - Atual
Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio DécimoVínculo: Membro de Comissão, Enquadramento Funcional: Comissão para Promoção e Avaliação Docente
2010 - Atual
Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio DécimoVínculo: Membro da Comissão, Enquadramento Funcional: Comissão para Impl. do Plano Carreira Docente
2006 - Atual
Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio DécimoVínculo: Membro da Comissão de Planejam, Enquadramento Funcional: Membro - Comissão de Planejamento Estratégico
Outras informações:
Membro da Comissão de Elaboração do Planejamento Estratégico, através da Portaria nº27/2006/AECPD/FPD 06/01/2006.
2006 - Atual
Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio DécimoVínculo: Presidente da Câmara de Educaç, Enquadramento Funcional: Presidente da Câmara de Educação Básica, Carga horária: 0
Outras informações:
Presidente da Câmara de Educação Básica
2004 - 2025
Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio DécimoVínculo: Diretora Acadêmica, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40
Outras informações:
Portaria n01-A-04/AECPD/FPD datada de 02/01/2004
2005 - 2007
Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio DécimoVínculo: Membro - Comissão de Avaliação, Enquadramento Funcional: Membro - Comissão Própria de Avaliação
Outras informações:
Membro da Comissão de Avaliação (CPA) da Faculdade Pio Décimo, através da Portaria 01/2005/AECPD/FPD 02/01/2005.
1998 - 2004
Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio DécimoVínculo: Coordenadora do Curso de Engen, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40
1998 - 2004
Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio DécimoVínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral dos Cursos de Graduação, Carga horária: 40
Atividades
-
11/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Pio Décimo.Cargo ou função, Membro do Comitê Científico da Revista do Curso de Licenciatura em Química.
-
05/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Pio Décimo.Cargo ou função, Comissões para efetuar redimensionamento do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI e elaborar Relatório Final do TSD da FPD.
-
01/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Pio Décimo.Cargo ou função, Membro da comissão de Revisão do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química.
-
07/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Pio Décimo.Cargo ou função, Membro da Comissão de Gestão do Laboratório de Pesquisa e Investigação em Ciência e Ensino de Química.
-
04/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Pio Décimo.Cargo ou função, Comissão Central de organização da I Semana Acadêmica da Faculdade Pio Décimo.
-
06/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Pio Décimo, Faculdade.Cargo ou função, Membro da Comissão Central de Avaliação (CA) da Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo, conforme a Portaria nº018/2004/AECPD/FPD datada de 08/06/2004.
-
01/2004
Direção e administração, Diretoria Acadêmica, Diretoria Acadêmica.Cargo ou função, Cargo administrativo.
-
07/1998 - 01/2004
Direção e administração, Faculdade Pio Décimo, Curso de Engenharia Química.Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
07/1998 - 01/2004
Direção e administração, Faculdade Pio Décimo, Coordenador Geral dos Cursos de Graduação.Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
01/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Pio Décimo, Campus I.Cargo ou função, Membro da Comissão Editorial de Graduação da Revista de Estudos e Debates - Vículos da Associação de Ensino e Cutura Pio Décimo.
-
01/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Pio Décimo, Faculdade.Cargo ou função, Supervisora do Vestibular de 1999.
1993 - 1994
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas GeraisVínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 0
Outras informações:
Programa de Capacitação Docente do Ensino Técnico (PCDT) convênio com MEC/SEMTEC/CEFET/CNPq/ETFSe
1988 - 1989
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas GeraisVínculo: Coordendora, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 0
Outras informações:
coordenadora Local do Curso Emergencial de Licenciatura Plena, para a Graduação de Professores da Parte de Formação Especial do Currículo do Ensino de 2º Grau, na Modalidade Esquema I, realizada na ETFSe, através de convênio MEC-SESG/ CEFET-MG/ ETFSE, conforme documento do CEFET-MG datado de 05/11/1990
Atividades
-
01/1993
Direção e administração, Diretor Geral, Coordenadora dos Cursos de Pós Graduação Em Educação Tecnológica e Informát.Cargo ou função, Coordenadora.
-
01/1993
Direção e administração, Direção, Pós Graduação.Cargo ou função, Direção e Planejamento do Curso de Pós Graduação em Educação Tecnológica.
-
01/1993
Direção e administração, Direção, Pós Graduação.Cargo ou função, Direção e Planejamento do Curso de Pós Graduação em Informática Educativa.
-
01/1988 - 05/1989
Direção e administração, Diretor Geral, Coordenadora Local do Curso Emergencial de Licenciatura Plena Para a Gradua.Cargo ou função, Coordenadora Local do Curso Emergencial de Licenciatura Plena, para a Graduação de Professores da Parte de Formação Especial do Currículo do Ensino de 2º Grau, na Modalidade Esquema I, realizada na ETFSE, através de convênio MEC-SESG/ CEFET-MG/ ETFSE.
1977 - 1999
Instituto Federal de SergipeVínculo: Professora - Classe Especial, Enquadramento Funcional: Professora - Classe Especial, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora Aposentada do CEFET-SE.
1991 - 1995
Instituto Federal de SergipeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Geral, Carga horária: 40
Outras informações:
Diretora Geral
1983 - 1983
Instituto Federal de SergipeVínculo: Membro de Comissão, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão, Carga horária: 0
Outras informações:
Membro da Comissão responsável pelo Exame de Seleção da ETFSE, conforme portaria nº 253 de 31/08/1983 - GD/ETFSE.
Atividades
-
01/1988
Direção e administração, Escola Técnica Federal de Sergipe, Direção.Cargo ou função, Diretora em Exercício.
-
01/1981
Ensino,Disciplinas ministradas, Química
-
01/1977
Ensino,Disciplinas ministradas, Química
-
06/1991 - 08/1995
Direção e administração, Escola Técnica Federal de Sergipe, Aracaju.Cargo ou função, Diretor de Unidade.
-
05/1993 - 05/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Técnica Federal de Sergipe, Aracaju.Cargo ou função, Presidente da Câmara de Ensino do Conselho de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Tecnológico - CONDITEC.
-
04/1993 - 04/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Técnica Federal de Sergipe, Aracaju.Cargo ou função, Secretária Executiva do Conselho de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Teconológico - CONDITEC.
-
09/1994 - 09/1994
Outras atividades técnico-científicas , Escola Técnica Federal de Sergipe, Escola Técnica Federal de Sergipe.Atividade realizada, Membro da Missão Brasileira da Secretaria de Educação Média e Tecnológica da Ministério da Educação e do Desporto em visita a Alemanha a convite do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico e à França como parte do Projeto de Cooperação Educacional.
-
05/1993 - 05/1994
Direção e administração, Escola Técnica Federal de Sergipe, Aracaju.Cargo ou função, Direção Geral no Curso Especial de Informática para Programadores em convênio com o Instituto Latino Americano de Tecnologia (IBM) e a Escola Técnica Federal de Sergipe - 1993-1994.
-
11/1990 - 11/1991
Direção e administração, Escola Técnica Federal de Sergipe, Aracaju.Cargo ou função, Membro da Coordenação do Curso de Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa, promoção conjunta da ETFSE e UFS, conforme certificado da UFS de 03/11/1990.
-
10/1987 - 10/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Técnica Federal de Sergipe, Aracaju.Cargo ou função, Membro Titular do Conselho Superor da Escola Técnica Federal de Sergipe na qualidade de Representante Titular do Departamento de Ensino.
-
07/1990 - 09/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Técnica Federal de Sergipe, Aracaju.Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora do I Encontro Norte/Nordeste da Área de Estudos Sociais, conforme portaria de Elogio da ETFSE, nº155 de 10/07/1990 - GD/ETFSE.
-
05/1986 - 05/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Técnica Federal de Sergipe, Aracaju.Cargo ou função, Membro Titular do Corpo Docente da Escola Técnica Federal de Sergipe no Conselho Técnico Consultivo.
-
12/1989 - 03/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Técnica Federal de Sergipe, Aracaju.Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração do Concurso Público Federal da ETFSE, para Admissão de Assistentes em Administração, Porteiro, Vigilante e Docentes, conforme Declaração do Diretor da ETFSE de 15/12/1989.
-
11/1987 - 11/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Técnica Federal de Sergipe, Aracaju.Cargo ou função, Membro da Comissão encarregada na Elaboração do Plano Operativo Global da ETFSE.
-
10/1987 - 10/1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Técnica Federal de Sergipe, Aracaju.Cargo ou função, Presidente da Comissão responsável na elaboração dos Critérios do Processo Seletivo Interno dos P`rofessores Temporários da ETFSE, conforme portaria nº271 de 06/10/1987 - GD/ETFSE.
-
06/1981 - 07/1987
Direção e administração, Escola Técnica Federal de Sergipe, Aracaju.Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
06/1981 - 12/1981
Direção e administração, Escola Técnica Federal de Sergipe, Aracaju.Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Química.
-
01/1981 - 06/1981
Direção e administração, Escola Técnica Federal de Sergipe, Aracaju.Cargo ou função, Subcoordenadora do Curso de Química.
-
01/1979 - 12/1980
Ensino,Disciplinas ministradas, Química
-
01/1977 - 12/1980
Ensino,Disciplinas ministradas, Ciências Naturais
-
01/1979
Ensino,Disciplinas ministradas, Química no Curso Pré Técnico
-
01/1977
Ensino,Disciplinas ministradas, Ciências no Curso PEBE
1991 - 1995
SENAI - Departamento Regional de SergipeVínculo: Representante, Enquadramento Funcional: Direção e Administração, Carga horária: 0
Atividades
-
06/1991 - 06/1995
Direção e administração, Senai Se, Aracaju.Cargo ou função, Representante do Ministério de Educação - MEC no Conselho Consultivo.
1976 - 2003
Universidade Federal de SergipeVínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 0
Outras informações:
Professor Adjunta Nível 02 do Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Matérias de Ensino: Química Orgânica e Práticas de Ensino de Química.Aposentada de suas funções em 2003.
1998 - 2000
Universidade Federal de SergipeVínculo: Representante, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 0
Outras informações:
Membro Tutular como Representante do departamento de Química junto ao Colegiado dos Cursos de Engenhria Química e Química Industrial
1998 - 1998
Universidade Federal de SergipeVínculo: Supervisora do Vestibular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Outras informações:
Supervisora Chefe do Vestibular de 1998 da Universidade Federal de Sergipe
1981 - 1981
Universidade Federal de SergipeVínculo: Supervisora do Vestibular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Outras informações:
Supervisora do Vestibular - ano de 1981
1980 - 1980
Universidade Federal de SergipeVínculo: Supervisora do Vestibular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Outras informações:
Supervisora do Vestibular - ano de 1980
Atividades
-
01/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Economia.Linhas de pesquisa
-
05/1976
Ensino, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Orgânia, Prática de Ensino de Química
-
09/2000 - 09/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química, Cursos de Engenharia Química e Química Industrial.Cargo ou função, Membro de colegiado superior.
-
09/2000 - 05/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Colegiado dos Cursos de Engenharia de Alimentos Química Industrial e Engenh.Cargo ou função, Membro Titular do Colegiado dos Cursos de Engenharia de Alimentos, Química Industrial e Engenharia Química, conforme decreto nº01 de 18/03/2002.
-
05/1999 - 05/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Conselho.Cargo ou função, Membro Suplente no Conselho do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia.
-
08/1998 - 08/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química, Cursos de Engenharia Química e Química Industrial.Cargo ou função, Membro Titular como Representanate do Departamento de Química junto ao Colegiado dos Cursos de Engenharia Química e Química Industrial para o período de 09/08/1998 a 08/08/200.
-
06/1999 - 06/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química, Cursos de Engenharia Química e Química Industrial.Cargo ou função, Vice-coordenadora do colegiado dos Cursos de Engenhria Química e Química Industrial, conforme portaria nº542/UFS de 25/06/1999.
-
01/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Comissão.Cargo ou função, Coordenadora da Comissão na Área de Administração para a Elaboração do Planejamento Estratégico do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, conforme portaria 003/97/CCET.
-
09/1987 - 12/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química, Cursos de Licenciatura e Baharelado Em Química.Cargo ou função, Membro de colegiado superior.
-
05/1997 - 05/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Colegiado de Química.Cargo ou função, Membro de colegiado superior.
-
01/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Quimica.Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação do Curso de Química Industrial da UFS, conforme portaria nº 01/98, ratificada pela portaria nº 01/99 do Colegiado dos Cursos de Engenharia Química e Química Industrial.
-
05/1997 - 12/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Conselho.Cargo ou função, Membro Titular no Conselho do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas.
-
01/1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química, Curso Emergencial de Licenciatura Plena.Cargo ou função, Coordenadora do Curso Emergencial de Licenciatura Plena para Graduação de Professores da Parte de Formação Especial do Currículo do Ensino de 2º Grau.
-
09/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química, Cursos de Licenciatura e Baharelado Em Química.Cargo ou função, Vice-Coordenadora.
-
03/1990 - 12/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Comissão.Cargo ou função, Presidente da Comissão Organizadora da Formatura Unificada do Centro de Ciências Exatas e Tenológicas, conforme portaria nº 002 de 16/03/1990.
-
03/1990 - 05/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química, Curso de Licenciatura Em Química.Cargo ou função, Presidente de Comissão do Núcleo de Orientação Pedagógica do Curso de Licenciatura em Química.
-
01/1983
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química, Curso de Licenciatura Em Química.Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de Orientação Pedagógica do Curso de Licenciatura em Química.
-
09/1987 - 10/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Colegiado de Química.Cargo ou função, Membro da Coordenação de Cursos do CCET, representando o Colegiado de Química.
-
05/1980 - 05/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Sistema de Orientação Pedagógica Permanente, Sop Ufs.Cargo ou função, Membro do Sistema de Orientação Pedagógica Permanente.
-
01/1988
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de Ensino de Química II, Prática de Ensino de Química I
-
10/1986 - 09/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química, Colegiado de Química.Cargo ou função, Presidente do Colegiado de Química.
-
08/1986 - 09/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Colegiado de Química.Cargo ou função, Membro da Coordenação de Cursos do CCET, representando o Colegiado de Química.
-
08/1986 - 09/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química, Colegiado de Química.Cargo ou função, Membro Titular do Colegiado de Química.
-
04/1985 - 08/1986
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Colegiado de Física.Cargo ou função, Membro do Colegiado de Física na qualidade de Representante do Departamento de Química.
-
03/1978 - 12/1978
Ensino, Instituto de Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Orgânica
-
01/1977 - 09/1978
Ensino, Licenciatura Parcelada Experimental Em Ciências, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química
-
01/1977 - 08/1978
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física, Química Geral no Instituto de Química, Química Orgânica no Instituto de Química
-
11/1976 - 04/1977
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral, Química Orgânica
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lenalda Dias dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?