Rosangela Da Silva Viana

Possui Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima (1994-1999) , Especialização em PROEJA pelo Instituto Federal de Roraima - IFRR (2009) e Mestrado em Sociedade e Fronteiras pela Universidade Federal de Roraima (2017). Atuou com professora da Educação Infantil (1993-1999), professora de Didática e Filosofia da Educação (1999-2000) na Escola de Magistério de Roraima, professora do Ensino Fundamental (2002-2003), Multiplicadora do Programa Progestão (2003-2006), professora de Didática Geral na Universidade Estadual de Roraima - UERR (2006), Assessora Técnica do Departamento de Educação Básica de Secretaria do Estado da Educação e Desporto -SEED (2007-2009), Consultora Pedagógia no Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social - SETRABES (2010 -2014), professora formadora do Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Educação de Roraima - CEFORR (2015-2019), Chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos - DIEJA/SEED (2020-2023). Atualmente é Consultora Técnica Pedagógica no Instituto d Educação de Roraima - IERR, atuando principalmente nos seguintes áreas: Gestão, História de Vida, Educação Escolar Indígena, Inovação na Educação, Educação e Sustentabilidade Ambiental .

Informações coletadas do Lattes em 11/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Sociedade e Fronteiras

2015 - 2017

Universidade Federal de Roraima
Título: NARRATIVAS DO FORMADOR DE PROFESSORES INDÍGENAS, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: MAXIM PAOLO REPETTO CARRENO
Coorientador: SEM DEFINIÇÃO.

Especialização em PROEJA

2008 - 2009

INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA
Título: Pratica reflexiva docente:uma perspectiva transformadora necessária
Orientador: Antônio Gomes

Especialização interrompida em 2006 em Educação de Jovens e Adultos

2005 - Atual

Universidade Federal de Roraima
Título: O perfil do aluno da EJA ao longo da história da educação no Brasil - Não Apresentada
Orientador: Carlos Augusto Evangelista
Ano de interrupção: 2006

Especialização em Psicopedagogia

2000 - 2001

Faculdades Integradas de Patrocínio
Título: A Inclusão Social do Deficiente Mental
Orientador: Ana Maria de Brito

Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia

1994 - 1999

Universidade Federal de Roraima
Título: O Lúdico no Processo de Aprendizagem
Orientador: Carlos Augusto Evangelista

Formação complementar

2014 - 2014

Seminário Internacional em Sociedade e Fronteiras. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2010 - 2010

Indicadores, Monitoramento e Avaliação na Administ. (Carga horária: 16h). , Instituto Publix, PUBLIX, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Elaboração de Projetos para Mestardo e Doutorado. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2006 - 2006

II Congresso Internacional Sobre Formação de Profe. (Carga horária: 40h). , Futuro Congressos e Eventos, FUTURO, Brasil.

2005 - 2005

Congresso Internacional Sobre Competências na Educ. (Carga horária: 36h). , Futuro Congressos e Eventos, FUTURO, Brasil.

2003 - 2003

Políticas Públicas Educacionais. (Carga horária: 20h). , Associação Nacional de Profissionais de Administração da Educação, ANPAE, Brasil.

2003 - 2003

I Seminário Estadual de Educação. (Carga horária: 100h). , Secretaria Estadual de Educação Cultura e Desporto, SECD, Brasil.

2002 - 2003

Capacitação a Distância Para Gestores Escolares. (Carga horária: 300h). , Programa de Capacitação de Gestores, PROGESTÃO, Brasil.

2002 - 2002

Construindo o Projeto Político Pedagógico da Nossa. (Carga horária: 16h). , Coordenação do Ensino Médio, CEM, Brasil.

Organização de eventos

VIANA, Rosângela da Silva . 3 Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. 2013. (Outro).

Participação em eventos

Colóquio - Sociedade e Fronteiras: Migrações e Fronteiras. 2016. (Outra).

III Seminário Internacional em Sociedade e Fronteiras e V Encontro Norte-Nordeste de Psicologia Social e Produção de Conhecimento e Formação Interdisciplinar.EDUCAÇÃO ESCOLAR: DILEMAS, AVANÇOS, DEMANDAS E (RES) SIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO PELOS POVOS INDÍGENAS. 2016. (Seminário).

III Seminário Internacional em Sociedade e Fronteiras e V Encontro Norte-Nordeste de Psicologia Social e Produção de Conhecimento e Formação Interdisciplinar.Comissão Organizadora. 2016. (Seminário).

PRE-ENE Roraima: debatendo a Educação no Brasil. 2016. (Outra).

Povos Indígenas - Transformaçoes no Mundo e na Antropologia. 2015. (Seminário).

Formação de Professores e Construção de Novos Saberes: desafios e perspectivas´´´´.Participante. 2013. (Encontro).

Acompanhamento da proteção Social Básica. 2010. (Oficina).

Diálogos do PROEJA. 2009. (Encontro).

Seminário Diversidade Cultural. 2009. (Seminário).

Programa de Formação da CNTE. 2008. (Outra).

Congresso Internacional sobre Competências ma Educação. 2005. (Congresso).

I Encontro Estadual e II Encontro Ragional na ANPAE. 2003. (Encontro).

I Seminário Estadual de Educação. 2003. (Seminário).

V Encontro de Formação Continuada na Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. 2002. (Encontro).

II Encontro de Formação Continuada dos Profissionais do Ensino Médio no Estado de Roraima. 2001. (Encontro).

III Encontro de Formação Continuada dos Profissionais do Ensino Médio no Estado de Roraima. 2001. (Encontro).

III SEDIEC - Semana de Estudos e Debates em Iniciação Científica. 2001. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: SOUSA, Edenise Santos e FERNADES, Rosângela Maria Leitão

CALDAS, M.;VIANA, Rosângela da Silva. O PROFESSOR COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licencitura Plena em Pedagogia) - FACULDADE RORAIMENSE DE ENSINO SUPERIOR.

Produções bibliográficas

  • VIANA, Rosângela da Silva . Seminário Internacional em Sociedade e Fronteiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

VIANA, R. S. ; VIANA, Rosângela da Silva . ORIENTAÇÃO DAS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAL DIRECION ADO ÀS ESCOLAS QUE OFERTAM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO. 2020.

VIANA, Rosângela da Silva ; REPETTO, M., . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS EM RORAIMA: uma reflexão sobre experiências e desafios. 2019.

VIANA, R. S. ; VIANA, Rosângela da Silva . Coordenação da Orientação de Trabalhos de Conclusão do curso Magistério Indígena Tmîkan. 2018.

LIMA, A. J. ; VIANA, Rosângela da Silva . A MINHA TRAJETÓRIA DE ESTUDANTE INDIGENA. 2018.

ANRÉ, E., ; VIANA, Rosângela da Silva . PROFESSORA INDÍGENA WAPICHANA: UMA HISTÓRIA DE LUTAS E CONQUISTAS. 2018.

RODRIGUES, F. L., ; VIANA, Rosângela da Silva . MINHA VIDA ESTUDANTIL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO PROFESSOR INDÍGENA YE?KWANA. 2018.

Lima de Carvalho ; VIANA, Rosângela da Silva . ANÁLISE DE CONJUNTURA FOCANDO NO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES EDUCATIVAS. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - APOSTILA).

VIANA, Rosângela da Silva . Formação Continuada em Metodologia do Ensino da Língua Indígena. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

1988 - 2000

Colégio Objetivo Makun'aima

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Ensino fundamental Menor, Carga horária: 25

2000 - 2001

Escola de Formação de Professores

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Formação de Professores - Magistério, Carga horária: 25

2002 - Atual

Secretaria de Estado da Educação e Desporto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20

2002 - 2002

Centro de Ciências de Roraima

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assesoria Pedagógica, Carga horária: 40

2003 - 2006

Programa de Capacitação de Gestores

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Capacitação de Tutoria, Carga horária: 25

2010 - 2013

SECRETARIA DO TRABALHO E BEM ESTAR SOCIAL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor Público, Carga horária: 20

Outras informações:
Participou no processo de construção do Plano Estadual de Assistência Social; Participou no processo de construção do Plano Anual de Trabalho do Departamento de Proteção Social Básica; Participou do processo de construção do Projeto Cuidar; Participou do processo de construção do Projeto Horta Comunitária, no bairro Conjunto Cidadão, tendo como público alvo mães de famílias, beneficiárias do Programa Bolsa Família, sendo responsável direta pelo planejamento e execução da interlocução entre a Secretaria/Departamento e os movimentos sociais e instituições - Movimentos de Mulheres de Roraima, Universidade Federal de Roraima, Secretaria de Estado da Saúde e IFRR -, buscando construir uma proposta de inclusão social; Participou no processo de construção do Projeto Restaurante Comunitário; Participação no processo de construção da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional; Responsável pelo acompanhamento pedagógico dos adolescentes dos projetos: Cidadão do Futuro e Bombeiro do Futuro.

2002 - Atual

Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2020

    Direção e administração, DIVISÃO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS -DIEJA.,Cargo ou função, Chefe da DIEJA.

2023 - Atual

Instituto de Educação e inovação

Vínculo: Coordenadora Pedagógica, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 6

Outras informações:
Ser Coordenadora Pedagógica da IEDi no curso de Pedagogia EaD é uma posição desafiadora, considerando que a instituição de ensino tem como diferencial a inovação em todos os sentidos.