Leandro Dioni Teixeira

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2005), graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade de Guarulhos (2011), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade de Guarulhos (2013) e mestrado em Auditoria Ambiental pela Universidade Santa Cecília (2020). Tem experiência na área de Engenharia Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, com ênfase em Engenharia Ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 08/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Auditoria Ambiental

2018 - 2020

Universidade Santa Cecilia
Título: Análise reprodutiva de robalos capturados pela atividade pesqueira da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una (Peruíbe/SP)., Ano de Obtenção: 2020
Milena Ramires.Coorientador: Ursulla Pereira de Souza. Palavras-chave: Centropomus; Unidade de Conservação; Auditoria Ambiental; Etnoecologia.

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2012 - 2013

Universidade de Guarulhos
Título: Trabalho de Conclusão de Curso
Orientador: Igar da Silveira Morilla

Graduação em Engenharia Ambiental

2008 - 2011

Universidade de Guarulhos
Título: Trabalho de Conclusão de Curso
Orientador: Alexandre Las Casas

Graduação em Educação Física

2001 - 2005

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Título: Trabalho de Conclusão de Curso
Orientador: José Gilberto Loureiro

Curso técnico/profissionalizante em Segurança do Trabalho

1999 - 2000

Colegio Pinheiros

Curso técnico/profissionalizante em Eletrotécnica

1996 - 1999

Professor José Rocha Mendes

Formação complementar

2022 - 2022

Auditor interno integrado ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018. (Carga horária: 32h). , Société Générale de Surveillance, SGS, Brasil.

2022 - 2022

SA 8000. (Carga horária: 16h). , Société Générale de Surveillance, SGS, Brasil.

2022 - 2022

ISO 31000:2018 - Gestão de risco. (Carga horária: 16h). , Société Générale de Surveillance, SGS, Brasil.

2022 - 2022

Gestão de fornecedores com base no SGI. (Carga horária: 16h). , Société Générale de Surveillance, SGS, Brasil.

2022 - 2022

Gestão de Resíduos Sólidos. (Carga horária: 24h). , Société Générale de Surveillance, SGS, Brasil.

2021 - 2021

ISO 50001:2008 - Interpretação e Implantação. (Carga horária: 8h). , Bureau Veritas Sociedade Classificadora e Certificadora, BV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Engenharia Ambiental.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Auditoria Ambiental.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Humana.

Participação em eventos

VIII Encontro Nacional de Pós Graduação.Aspectos da reprodução dos robalos e o conhecimento ecológico local dos pescadores esportivos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una (Peruíbe/SP). 2019. (Encontro).

Orientou

Patrícia de Oliveira

Etnoictiologia de pescadores esportivos sobre os robalos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una (Peruíbe/SP); Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Cecília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • TEIXEIRA, W. R. ; TEIXEIRA, L. D. . Aspectos Negativos dos Microplásticos na Saúde Humana. Unisanta Bioscience , v. 3, p. 149-153, 2019.

  • TEIXEIRA, L. D. ; OLIVEIRA, P. ; SOUZA, U. P. ; RAMIRES, M. . Aspectos da reprodução dos robalos e o conhecimento ecológico local dos pescadores esportivos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una (Peruíbe/SP). Unisanta BioScience , v. 3, p. 241-246, 2019.

  • TEIXEIRA, L. D. ; OLIVEIRA, P. ; SOUZA, U. P. ; RAMIRES, M. . Aspectos da reprodução dos robalos e o conhecimento ecológico local dos pescadores esportivos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una (Peruíbe/SP). 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2023

    A PESCA ESPORTIVA NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA BARRA DO UNA (PERUÍBE/ SP): SUBSÍDIOS PARA O MANEJO E O ORDENAMENTO, Descrição: As Reservas de Desenvolvimento Sustentável contemplam a conservação da natureza e também a garantia das condições e dos meios necessários à reprodução, a melhoria da qualidade de vida e a exploração sustentável dos recursos naturais pelas populações locais residentes, com base no conhecimento e nas técnicas de manejo, desenvolvidas por elas. Na RDS Barra do Una, a pesca esportiva já se encontra consolidada e é praticada há várias décadas, porém nunca houve um ordenamento específico e manejo adequado que considere o uso sustentável dos recursos pesqueiros com o envolvimento da população local. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a pesca esportiva desenvolvida na Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una (Peruíbe/SP) com vistas ao manejo e ordenamento, através de um diagnóstico socioambiental de atividades relacionadas, caracterização em relação aos métodos, petrechos, embarcações, espécies exploradas, sazonalidade das capturas, mapeamento dos pontos de pesca e caracterização dos ambientes explorados. Também serão formuladas e testadas estratégias para implementação instrumentos de gestão e monitoramento participativo das capturas e elaboração de um programa de capacitação e formação comunitária. Serão analisadas experiências inovadoras de gestão de atividades e serviços relacionados a pesca esportiva em outras Unidades de Conservação com potencial de aplicabilidade na RDS Barra do Una. Os dados serão coletados através de entrevistas com os diversos atores envolvidos, dados das capturas esportivas, parâmetros ambientais e espécies de peixes serão amostrados para as análises ecológicas. Análises integradas serão realizadas buscando associar e comparar o conhecimento científico com o conhecimento local no intuito de fornecer subsídios para o manejo e ordenamento adequado da pesca esportiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Leandro Dioni Teixeira - Integrante / Milena Ramires - Coordenador / Walter Barrella - Integrante / Mariana Clauzet - Integrante / Matheus Marcos Rotundo - Integrante / Patrícia de Oliveira - Integrante / William Ferdinand Koptian Senske - Integrante / Miguel Petrere Jr - Integrante / Amanda Aparecida Carminatto - Integrante / Rosely Alvim Sanches - Integrante / Kelven Stela Lopes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2020

    Etnoecologia e Conservação de Robalos no Mosaíco de Unidades de Conservação Juréia Itatins, SP, Descrição: Os robalos são muito procurados por pescadores esportivos e por consumidores de maneira geral, no entanto, poucas informações científicas sobre a exploração deste recurso são disponíveis e aplicáveis ao manejo pesqueiro. Muitos pescadores artesanais atualmente prestam serviços à pesca esportiva como guias locais e, neste contexto, uma boa estratégia de manejo deste recurso pesqueiro é a incorporação do conhecimento local aos dados biológicos visando o ordenamento da atividade de pesca esportiva. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo realizar estudos sobre etnoecologia, ecologia e conservação de robalos (Centropomidae) no Mosaico de Unidades de Conservação Juréia Itatins, SP. Para isto, os dados de etnoecologia do robalo serão coletados através de entrevistas com questionários semiestruturados aplicados com pescadores artesanais e esportivos. Serão acompanhados desembarques de pesca esportiva (e capacitados os pescadores artesanais como guias locais para amostragem in loco de dados sobre os exemplares devolvidos ao ambiente), e exemplares de robalos serão coletados para análise da dieta e de aspectos reprodutivos. Dados sobre as pescarias serão amostrados para a análise da distribuição espaço-temporal e relações das comunidades locais com a exploração do ambiente. A análise de dados deste projeto será feita de maneira integrada buscando associar e comparar o conhecimento científico com o conhecimento local (pescadores artesanais e esportivos) no intuito de proporcionar subsídios para o manejo pesqueiro desta importante espécie e promover a integração do pescador artesanal no ordenamento das atividades de pesca esportiva na região do Mosaico. Visando a conservação dos robalos explorados, os resultados obtidos com esta pesquisa poderão contribuir para futuras propostas de manejo e ordenamento da pesca artesanal e esportiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Dioni Teixeira - Integrante / Milena Ramires - Coordenador / Walter Barrella - Integrante / Mariana Clauzet - Integrante / Matheus Marcos Rotundo - Integrante / Ursulla Pereira Souza - Integrante / Patrícia de Oliveira - Integrante / William Ferdinand Koptian Senske - Integrante / Lizandro Rogerio de Paula Ferreira - Integrante.

Prêmios

2019

Certificado de mérito pelo trabalho Aspectos da reprodução dos robalos e o conhecimento ecológico local dos pescadores esportivos da RDS Barra do Una (Peruíbe/SP) apresentado VIII ENPG, Universidade Santa Cecília.

Histórico profissional

Experiência profissional

2006 - Atual

Start Engenharia e Eletricidade

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Ambiental, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2013

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Engenharia Ambiental.,Serviço realizado, Serviço especializado em engenharia ambiental.

2018 - Atual

Universidade Santa Cecilia

Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Mestrando em Auditoria Ambiental, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Mestrado em Auditoria Ambiental.,Linhas de pesquisa