Gabriel Marques Tiveron

Bacharel em Engenharia de Software pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente trabalha no banco BTG Pactual, na área de desenvolvimento de software, desde 2021. Durante a graduação, desenvolveu pesquisas, sob orientação do Prof. Dr. Bruno César Ribas, acerca da temática de modelagem SAT. Foi monitor nas disciplinas de Algoritmos e Programação de Computadores, Estruturas de Dados e Fundamentos de Sistemas Operacionais, matérias ministradas na Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: software livre, unix, machine learning, docker, metodologia ágil e git, tendo utilizado as tecnologias: C/C++, Java, Python (Django), Javascript (React, ReactNative, Angular, Node), Typescript, GraphQL e SQL.

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de Software

2017 - 2022

Universidade de Brasília, UnB
Título: Banco de Dados em Grafos: Uma Conversão Para Restrições Pseudo-Booleanas
Orientador: Bruno César Ribas

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

Centro Educacional Católica de Brasília

Formação complementar

2018 - 2018

Microsoft - Inteligência Artificial - Projeto Semana Universitária da Facul. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Participação em eventos

Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. Abordagem pseudo-Booleana para a consolidação de máquinas virtuais com restrições de input e output de rede. 2022. (Congresso).

Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. Quebrando o Código: Uma formulação pseudo-Booleana para o desafio do cadeado. 2021. (Congresso).

Ciclo de Palestras Grupo de Pesquisa em Aprendizagem de Máquina (GPAM). 2019. (Outra).

Oportunidades da Carreira de Desenvolvedor - Cresça com o Google. 2019. (Congresso).

13 Summaê de Integrais da Universidade de Brasília. 2017. (Outra).

15 Rei da Derivada da Universidade de Brasília. 2017. (Outra).

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2015. (Olimpíada).

Produções bibliográficas

  • TIVERON, G. M. ; Bruno César Ribas . Abordagem pseudo-Booleana para a consolidação de máquinas virtuais com restrições de input e output de rede. In: Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 2022, Brasília. 28 Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (UnB), 2022.

  • TIVERON, G. M. ; Bruno César Ribas . Quebrando o Código: Uma formulação pseudo-Booleana para o desafio do cadeado. In: Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 2021, Brasília. 27 Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 2021.

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2022

    Banco de Dados em Grafos: Uma Conversão Para Restrições Pseudo-Booleanas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gabriel Marques Tiveron - Integrante / Bruno César Ribas - Coordenador.

  • 2021 - 2022

    Abordagem pseudo-Booleana para a consolidação de máquinas virtuais com restrições de input e output de rede, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gabriel Marques Tiveron - Integrante / Bruno César Ribas - Coordenador.

  • 2020 - 2021

    Crack the Code: A pseudo-Boolean Formulation to the Padlock Challenge, Descrição: O projeto propõe um solução lógica para o desafio do cadeado por meio da utilização de restrições pseudo-Booleanas, assim como a geração dos desafios e conferencia de ambiguidade possíveis soluções.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gabriel Marques Tiveron - Integrante / Bruno César Ribas - Coordenador.

Prêmios

2019

Test of English as a Foreing Language (TOEFL ITP), Educational Testing Service - ETS.

2017

Test of English as a Foreing Language (TOEFL ITP), Educational Testing Service - ETS.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Banco BTG Pactual

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Tecnologia, Carga horária: 30

Outras informações:
Assistente de tecnologia na área de desenvolvimento de software, na seção de risco de crédito, desenvolvendo tarefas relativas ao desenvolvimento e manutenção de sistemas, devops, levantamento de requisitos e qualidade de software.

2021 - 2022

Banco BTG Pactual

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30

2021 - 2021

Ministério da Infraestrutura

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiário na área de Ciência de Dados, na Coordenação de Documentação e Informação (CODIN), desenvolvendo tarefas relativas à extração, tratamento e visualização de dados relacionados ao Ministério da Infraestrutura.

2020 - 2021

Laboratorio de inteligencia artificial

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário na área de desenvolvimento, Carga horária: 20

2020 - 2020

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor em FSO, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitor na disciplina Fundamentos de Sistemas Operacionais ministrada pelo professor Bruno César Ribas.

2019 - 2019

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor em ED-1, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitor na disciplina Estruturas de Dados 1 ministrada pelo professor Jhon Lenon Cardoso Gardenghi.

2018 - 2018

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor em APC, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitor na disciplina Algoritmos e Programação de Computadores (APC) ministrada pelo professor Fabrício Ataides Braz.

2019 - 2019

Comunix

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário na área de desenvolvimento