Amanda de Souza Maloste

Estudante do Universidade Tecnológica Federal do Paraná, participou do Programa de Iniciação Científica no Colégio Sesi Campo Largo, desde 2017, por meio deste, desenvolveu um projeto de pesquisa que foi premiado na FEBRACE, esta que ano de 2019 selecionou 9 projetos, incluindo o de Amanda, para participar da maior feira de Ciências e Engenharia pré-universitária do mundo, Intel ISEF, que aconteceu na cidade de Phoenix, Arizona (USA). Atualmente é orientadora do projetos de pesquisa dos alunos de Ensino Médio do Colégio Boqueirão. Sua atuação é na área de Ensino de Química, com ênfase em Iniciação Científica.

Informações coletadas do Lattes em 15/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Licenciatura em Química

2019 - Atual

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Ensino Médio (2º grau)

2016 - 2018

Colégio SESI Campo Largo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

FECET - Feira de Ciências, Engenharia e Tecnologia. ECOPLASF - Uso de resíduos descartados incorretamente para melhoria das pavimentações asfálticas.. 2023. (Feira).

VI. 2022. (Simpósio).

V SIMDAQBI. 2021. (Simpósio).

IV SIMDAQBI.APLICAÇÃO DE ATIVIDADES VIRTUAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. 2020. (Simpósio).

15° CBPOL. COMPOSIÇÃO POLIURETANO/SABUGO DE MILHO COMO ALTERNATIVA PARA SUBSTITUIÇÃO DO POLIESTIRENO EXPANDIDO. 2019. (Congresso).

FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. SAMIS: Uso do Sabugo de Milho para Substituição do Poliestireno - Fase II. 2019. (Feira).

III Semana Acadêmica das Licenciaturas. 2019. (Simpósio).

II SIMDAQBi. 2019. (Simpósio).

Intel ISEF - Internacional Science and Engineer Fair. SAMIS: Corn cob to replace the polystyrene- Year II.. 2019. (Feira).

Let's Go Festival. SAMIS: Uso do Sabugo de Milho para Substituição do Poliestireno - Fase II. 2019. (Exposição).

Mostra de Projetos Marcia Rigon. SAMIS: Uso do Sabugo de Milho para Substituição do Poliestireno - Fase II. 2019. (Exposição).

FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharias. USO DO SABUGO DE MILHO PARA A SUBSTITUIÇÃO DO POLIESTIRENO.. 2018. (Feira).

FICIÊNCIAS - Feira de inovação das ciências e Engenharia. SAMIS: Uso do Sabugo de Milho para Substituição do Poliestireno - Fase II. 2018. (Feira).

Mostra de Projetos Marcia Rigon. USO DO SABUGO DE MILHO PARA A SUBSTITUIÇÃO DO POLIESTIRENO.. 2018. (Exposição).

MOSTRATEC - Mostra Internacional de Ciência e Tecnológia. USO DO SABUGO DE MILHO PARA A SUBSTITUIÇÃO DO POLIESTIRENO.. 2018. (Feira).

Olimpíada Brasileira de Geografia.. IV Olimpíada GeoBrasil. 2018. (Olimpíada).

VOA - Vozes do Amanhã.. USO DO SABUGO DE MILHO PARA A SUBSTITUIÇÃO DO POLIESTIRENO.. 2018. (Exposição).

FICIENCIAS - Feira de Inovação das Ciências e Engenharias.. USO DO SABUGO DE MILHO PARA A SUBSTITUIÇÃO DO POLIESTIRENO.. 2017. (Feira).

Olimpíada de Ciências da Natureza e Matematica.. USO DO SABUGO DE MILHO PARA A SUBSTITUIÇÃO DO POLIESTIRENO. 2017. (Olimpíada).

Olimpiada Nacional em História do Brasil. 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. 2017. (Olimpíada).

Produções bibliográficas

  • VERNIZI, V. S. ; OLIVEIRA, M. C. W. ; ROSA, L. P. ; MALOSTE, A. S. . ECOPLASF - Uso de resíduos descartados incorretamente para melhoria das pavimentações asfálticas.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, L. C. ; VASCONCELOS, L. S. ; MALOSTE, A. S. . Avaliando os conceitos e estratégias de Educação Positiva para diminuir aumento dos casos de Transtornos Psicológicos (TOD e TDDH) em crianças.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NUNES, A. C. ; MATTE, H. G. ; PEREIRA, S. S. S. ; MALOSTE, A. S. . BEGAS ? A utilização do conceito de economia circular para solucionar o descarte de alimentos a partir da utilização de um biodigestor. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MALOSTE, A. S. ; BURDA, J. C. . SAMIS - Uso do Sabugo de Milho para Substituição do Poliestireno - Fase II.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

MALOSTE, A. S. ; BURDA, J. C. ; VIDAL, J. F. C. . USO DO SABUGO DE MILHO PARA A SUBSTITUIÇÃO DO POLIESTIRENO.. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    ECOPLASF - Uso de resíduos descartados incorretamente para melhoria das pavimentações asfálticas., Descrição: No mundo consumista que vivemos hoje, nota-se na sociedade atual que está cada vez mais propensa a gerar resíduos não sustentáveis, como diversos tipos de polietileno e poliestireno (plásticos e/ou isopores) e vidros, utilizados no dia a dia. Sabe-se que esses resíduos são produzidos em larga escala, podendo chegar a 145 mil toneladas diárias, ocasionando diversos problemas socioambientais, uma vez que levam mais de 150 anos para se degradar e na maioria dos casos, são descartados indevidamente, causando o acúmulo em vias públicas, esgotamento em aterros sanitários, proliferação de fungos e bactérias, além de que quando descartados nos oceanos, podem causar a morte de mais de 100 mil animais marinhos por ano e a extinção de biossistemas. Além das adversidades ambientais, outro problema usual em nossos dias, é a falta de estrutura e conservação nas vias urbanas. Os defeitos nas ruas, como buracos estão cada vez mais presentes, não só na Região de Curitiba, como também no mundo todo e trazem diversos transtornos devido ao tráfego intenso, que além de prejudicarem o dia a dia dos motoristas e pedestres, aumentam o risco de acidentes de trânsito. Pensando nessas problemáticas, a pesquisa busca de reutilizar materiais que possuem alto tempo de decomposição para criar uma massa que preencherá os buracos causados pelo fluxo intenso nos asfaltos. Dessa forma, as amostras foram criadas triturando os resíduos sólidos, a fim de diminuí-los no meio ambiente e juntando-os a um ligante de origem natural e a um resíduo orgânico, que é a fibra de coco verde, que não tem funcionalidade específica, exceto o descarte, a fim de ajudar na resistência da proposta e se aumentando as propriedades térmicas da mistura. Para testar a eficiência e aplicabilidade, foram analisados e aplicados alguns testes que normalmente são realizados em uma pavimentação asfáltica comum, como: resistência a altas temperaturas, impermeabilidade e resistência a uma força aplicada, e em seguida, serão aplicadas novas análises para criar um comparativo melhor com o material já existente no mercado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Amanda De Souza Maloste - Coordenador / Vitória Simão Vernizi - Integrante / Maria Cecília Wunder de Oliveira - Integrante / Laura de Paula Rosa - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2017 - Atual

    SAMIS: Uso do sabugo de milho para susbtituição do poliestireno, Descrição: O objetivo do projeto é propor uma alternativa para a substituição do poliestireno através de um produto que tem como matéria-prima o sabugo de milho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amanda De Souza Maloste - Integrante / Jessica Cristina Burda - Integrante / Juliana De Fatima Cunha Vidal - Coordenador.

Prêmios

2023

Destaque em Ciências de Materiais, FECET.

2023

Destaque em Psicológia, FECET.

2023

Destaque em Desenvolvimento Sustentável, FECET.

2023

3° Lugar em Ciências Exatas e da Terra, FECET.

2023

3° Lugar em Ciências Sociais e Aplicadas, FECET.

2019

Prêmio Unidades da Federação (melhor trabalho Paranaense), FEBRACE.

2019

2° lugar Ciências Exatas e da Terra, FEBRACE.

2019

Credencial para INTEL ISEF, FEBRACE.

2019

Sustainable Development Award, RICOH.

2018

4° Lugar - Categoria Ciências Biológicas, FEBRACE.

2018

2° Lugar Geral Feira de Inovações e Tecnológias., FICIÊNCIAS.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. , Rua Deputado Heitor Alencar Furtado - de 4001/4002 ao fim, Cidade Industrial, 81280340 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 36491477

Experiência profissional

2017 - 2019

Colégio SESI Campo Largo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

2022 - Atual

Colegio SESI Boqueirão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária em Química, Carga horária: 30

Outras informações:
Orientadora da Iniciação Científica Júnior

2020 - 2021

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID Química, Carga horária: 8