Rosângela Santos Lopes

Possui MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto (Instituto Legado): Este curso de pós-graduação lato sensu, certificado pela FAESLA. Ele capacita profissionais interessados em criar e gerir iniciativas e negócios com impacto social. O MBA abrange 11 disciplinas que abordam desde o surgimento histórico do empreendedorismo social até o design e modelagem de organizações e negócios sociais. Pós-graduada em Relações Étnico Racial (Universidade Cândido Mendes): Concluída em março de 2022, essa especialização aborda questões relacionadas à diversidade étnica e racial, promovendo uma compreensão mais profunda das relações sociais e culturais.Pós-graduada em Direitos Humanos Internacionais (UNIBF): Também concluída em março de 2022, essa pós-graduação foca nos princípios e práticas dos direitos humanos em âmbito internacional.Pós-graduada em Gestão Social: Políticas Sociais, Rede e Defesa de Direitos (UNIBF): Finalizada em julho de 2022, essa especialização abrange temas como políticas sociais, redes de apoio e defesa dos direitos sociais.Graduada em Direito (FADERGS): Concluída em agosto de 2017, essa graduação proporcionou uma base sólida em direito, preparando você para atuar na área jurídica.Técnica em Administração (Colégio Protásio Alves): Finalizada em agosto de 2010, essa formação técnica forneceu conhecimentos práticos em administração, contribuindo para sua compreensão do mundo corporativo.

Informações coletadas do Lattes em 15/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto

2023 - 2023

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO LAGO
Título: sem monografia
Orientador: sem monografia
Bolsista do(a): Instituto Legado, ILA, Brasil.

Especialização em Gestão Social: Políticas Sociais, Redes e Defesa de Direito

2020 - 2022

Faculdade UniBF
Título: Politicas Públicas como respostas às demandas sociais e o sistema de cotas.
Orientador: Carlos Hoegen

Especialização em Relações Etnico Raciais

2020 - 2022

Instituto Universitario Candido Mendes
Título: A Representação da Mulher Negra no Trabalho Doméstico por um Olhar Interseccional
Orientador: Márcio Costa de Souza

Especialização em Direitos Humanos Internacionais

2020 - 2022

Faculdade UniBF
Título: Os Desafios da ONU frente à pandemia Covid-19 e seus impactos no continente africano
Orientador: Carlos Hoegen

Aperfeiçoamento em andamento em APROVAJURIS

2024 - Atual

Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Justiça, CNJ, Brasil.

Graduação em Direito

2010 - 2017

Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul
Título: FEMINICÍDIO: RESULTADO DE UMA SOCIEDADE PATRIARCAL E FORMAS DE COMBATÊ-LO POR MEIO DA LEGISLAÇÃO
Orientador: Lilian Reolon

Formação complementar

2023 - 2023

Reflexos Jurídicos das relações amorosas contemporâneas.. (Carga horária: 3h). , Instituto Direito e Humanidades, IDH, Brasil.

2022 - 2022

Oficina WikiLAI: Acesso à informação, gênero e direitos humanos. (Carga horária: 2h). , Fiquem Sabendo, FS, Brasil.

2022 - 2022

Profissional adaptável: Inteligência emocional, finanças e liderança. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2022 - 2022

Liberdade de Expressão: questões contemporâneas.. (Carga horária: 6h). , Instituto Direito e Humanidades, IDH, Brasil.

2022 - 2022

Capacitação da Rede de Atendimento às Vítimas de Escravidão Contemporânea. (Carga horária: 8h). , Ministério Público do Trabalho do RJ, MPTRJ, Brasil.

2022 - 2022

Preparação para assessores e secretários. (Carga horária: 38h). , Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul, ESM-AJURIS, Brasil.

2021 - 2022

Extensão universitária em Direitos Humanos. (Carga horária: 120h). , Faculdade UniBF, UNIBF, Brasil.

2021 - 2022

Extensão universitária em Ciências Políticas e Sociais. (Carga horária: 120h). , Faculdade UniBF, UNIBF, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Liderança, Capacidade de Aprender e Resiliência. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2020 - 2020

Porque Lutamos?. (Carga horária: 3h). , Escola de Formação Política Castro Alves, CASTRO ALVES, Brasil.

2020 - 2020

Porque Lutamos? O feminismo no Brasil - uma perspectiva histórica da luta. (Carga horária: 3h). , Escola de Formação Política Castro Alves, CASTRO ALVES, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Formação em Direitos Humanos e Cidadania: Direitos Étnicos e Raciais. (Carga horária: 60h). , Escola de Formação em Direitos Humanos, EFDH, Brasil.

2019 - 2019

Práticas e Orientações das Comissões de Heteroidentificação. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2019 - 2019

Dandaras - Formação Política com Mulheres Negras. (Carga horária: 60h). , Akanni - Instituto de Pesquisa e Assessoria em Direitos Humanos, AKANNI, Brasil.

2018 - 2019

Curso Preparatório à Carreira da Defensoria Pública. (Carga horária: 960h). , Fundação Escola Superior da Defensoria Pública Rio Grande do Sul, FESDEP, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Promotora da Saúde da População Negra. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2016 - 2016

Feminicídio Negro. (Carga horária: 6h). , Fundação Escola Superior da Defensoria Pública Rio Grande do Sul, FESDEP, Brasil.

2003 - 2004

IX Curso de Formação de Promotoras Legais Populares. (Carga horária: 100h). , Themis Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, THEMIS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Produções bibliográficas

  • LOPES, R. S. . Mulheres Negras e a Representatividade na Politica Brasileira. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, R. S. . Painel Negrxs Do Sul. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, R. S. . Assédio Moral e Sexual: Gênero, Poder e Relações de Trabalho. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, R. S. . Seminário Pelo Fim da Violência Contra a Mulher Negra. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LOPES, R. S. . XI Diálogos Transversais - Violência Contra a Mulher Negra. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

LOPES, R. S. . Relatos de Mulher. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LOPES, R. S. . Justiça Interseccional: Tecendo Experiências e Construindo Conhecimento. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2020

Defensoria Pública do Estado RS

Vínculo: Trabalhadora Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 5

Outras informações:
Atuação no NÚCLEO DE DEFESA AGRÁRIA E MORADIA, UNIDADE DA DEFENSORIA PÚBLICA ESTADUAL DO RS, sob a forma de Trabalho Voluntário, no período de 03 de setembro de 2018 a 2 de setembro de 2020. Durante o período de trabalho voluntário, elaborou minutas de peças processuais, pesquisa doutrinária e jurisprudencial e outras tarefas forenses, com uma carga horária total de 269 (duzentas e sessenta e nove) horas, sob a orientação e responsabilidade da Defensora Pública Supervisora, DRA. ISABEL RODRIGUES WEXEL MARONI, em observância à Lei n. 9.608/98 e Lei Estadual n. 11.732/02.

2004 - Atual

THEMIS - Gênero, Justiça e Direitos Humanos

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 3

Outras informações:
As Promotoras Legais Populares (PLPs) são lideranças comunitárias capacitadas em Direito, direitos humanos das mulheres, organização do Estado e do Poder Judiciário, dentre outras temáticas pertinentes conforme o contexto do bairro ou região na qual estão inseridas. Após uma formação de 80 horas/aula, as PLPs atuam voluntariamente em suas comunidades na defesa (orientação e triagem de demandas de violação de direitos), na prevenção de violações(educação sociocomunitária em mutirões e oficinas) e na promoção de direitos (participação e representação em conselhos, conferências, comissões e fóruns). Assim sendo, a imagem de atuação das PLPs na perspectiva da ampliação das condições de acesso à justiça é a de uma ponte que aproxima a população do Estado, o cidadão dos serviços públicos.

2019 - 2019

Consulado do Senegal Porto Alegre

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 8