Patrícia Monteiro Cruz Mendes

Professora adjunta curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da UFPB. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pela UFPB. Especialista em Teorias do Texto pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e graduada em Jornalismo pela Universidade Tiradentes (Unit). É líder do grupo de pesquisa Jornalismo Audiovisual e Expandido (JAE). Integrante da Rede Brasil de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde.Integra o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) da UFPB. Integra o Grupo de Pesquisa de Rádio e Mídia Sonora da Intercom. É autora do livro "Dos contornos do corpo às formas do eu: a construção de subjetividades femininas na revista Sou+Eu" e uma das organizadoras do livro "Jornalismo em tempos de pandemia: reconfigurações na TV e na internet. Áreas do Conhecimento e interesses de pesquisa: Jornalismo; Radiojornalismo; Comunicação em saúde; Análise do Discurso das Mídias; Imaginário Midático; Processos de subjetivação. Integrou, como coordenadora regional (Nordeste), a equipe do Projeto de Pesquisa ArboControl: Gestão da informação, Educação e Comunicação no controle das Arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya. É coordenadora do projeto de extensão "Espaço Experimental: integrando a universidade e a comunidade nas ondas do rádio". É integrante da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (Rubra).

Informações coletadas do Lattes em 28/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação

2012 - 2016

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Saúde imaginária: a reprogramação do corpo no reality show
, Ano de obtenção: 2016. Cristina Vieira Teixeira de Melo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Subjetividades; saúde; Imaginário; RealityShow.

Mestrado em Comunicação

2008 - 2010

Universidade Federal da Paraíba
Título: Dos contornos do corpo às formas do eu: a construção de subjetividades femininas na revista Sou+Eu
, Ano de Obtenção: 2010.Wellington José de Oliveira Pereira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Especialização em Teorias do Texto

2005 - 2006

Universidade Federal de Sergipe
Título: Discursos midiático e político: articulações entre o discurso e o poder
Orientador: Profa. Dra. Cleide Emília Faye Pedrosa

Graduação em Jornalismo

2000 - 2004

Universidade Tiradentes
Título: A violência nos jornais sergipanos: por uma cultura de paz na mídia
Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares

Formação complementar

2018 - 2018

Ferramenta Google para Jornalistas - Cresça com o Google. (Carga horária: 2h). , Google Inc., Google, Estados Unidos.

2017 - 2017

Edição de Vídeo Adobe Premiere. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC PB, Brasil.

2001 - 2002

Extensão universitária em Jornalismo. (Carga horária: 20h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Organização de eventos

MENDONCA, A. V. M. ; SOUSA, M. F. de. ; MENDES, P. M.C . I Congresso da Rede Brasil de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento. 2023. (Congresso).

MAFALDO, N. M. M. ; MONTEIRO, PATRÍCIA . 45 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2022. (Congresso).

CARVALHO, Z. N. P. ; MENDES, P. M.C ; Margarete Almeida Nepomucen . Ciclo de Debates em Jornalismo. 2021. (Outro).

MENDES, P. M.C ; MAFALDO, N. M. M. ; MESQUITA, G. ; CHAGAS, L. ; BALACO, B. . Podcasts Universitários: Formatos e Narrativas. 2020. (Outro).

MENDES, P. M.C ; Aline Guedes ; Josemi Cavalcante . Oficina de Reportagem e Edição no rádio. 2019. (Outro).

CARVALHO, Z. N. P. ; PAES, P. S. ; RABAY, G. ; MENDES, P. M.C . IV JORNADA DE PESQUISA DO PPJ. 2019. (Outro).

MENDES, P. M.C . Bitweek 2017 - Coordenação da Mesa Redonda Audiovisual e Mobilidade: telejornalismo e experiências de mercado. 2017. (Congresso).

MENDES, P. M.C . Bitweek 2017 - Coordenou a Sessão Tempática Cibercultura nos Bit.Papers. 2017. (Congresso).

MENDES, P. M.C . Intercom Nordeste 2017 - Coordenação de Sessão do Intercom Jr. 2017. (Congresso).

MENDES, P. M.C . Intercom Nordeste 2017 - Coordenação de Sessão de Divisão Temática. 2017. (Congresso).

MENDES, P. M.C . Intercom Nordeste 2017 - Coordenação de Sessão do Intercom Jr. 2017. (Congresso).

MENDES, P. M.C . Mostra Científica de Comunicação Social - Coordenadora do Eixo Temático Audiovisual. 2016. (Congresso).

MENDES, P. M.C . Mostra Científica de Comunicação Social (Comissão Científica). 2016. (Congresso).

MENDES, P. M.C . Mostra Científica de Comunicação Social. 2012. (Congresso).

MENDES, P. M.C ; AQUINO, A. . Curso de Técnicas de Redação para Jornalismo de Moda. 2012. (Outro).

MENDES, P. M.C ; Carla Arantes . Curso de Telejornalismo. 2012. (Outro).

MENDES, P. M.C ; CERQUEIRA, L. . Curso de Linguagem Jornalística. 2012. (Outro).

MENDES, P. M.C ; LOPES, L. A. . Curso O conceito de amor no Banquete. 2012. (Outro).

MENDES, P. M.C ; LOPES, L. A. . Curso O Manifesto do Partido Comunista. 2012. (Outro).

MENDES, P. M.C ; AQUINO, A. . Curso Blogs: como criar e administrar. 2012. (Outro).

MENDES, P. M.C . Mostra Científica de Comunicação Social. 2011. (Congresso).

MENDES, P. M.C ; AQUINO, A. . Curso de Extensão de Jornalismo de Moda. 2011. (Outro).

MAFALDO, N. M. M. ; MONTEIRO, PATRÍCIA . 45 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2022. (Congresso).

Participação em eventos

24 Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Espaço Experimental: radiojornalismo e disseminação de informações acerca da hanseníase. 2024. (Congresso).

I Seminário Paraibano de Hanseníase.A importância da Comunicação com a sociedade no enfrentamento a hanseníase. 2024. (Seminário).

Seminário Nacional Janeiro Roxo.Comunicar para prevenir e cuidar. 2024. (Seminário).

Seminário sobre enfrentamento e prevenção à desinformação científica em saúde e ambiente. 2023. (Seminário).

1o Encontro Internacional de Podcasts Universitários.Espaço Experimental: experiências em tempos de produção remota,. 2021. (Encontro).

II PesquisaCom.JORNALISMO AUDIOVISUAL E EXPANDIDO: ARTICULANDO PROCESSOS, PRÁTICAS E PRODUTOS NO PPJ-UFPB. 2021. (Encontro).

IV Simpósio Nacional do Rádio.PODCAST E INFORMAÇÃO: apropriações jornalísticas de um formato em expansão. 2021. (Simpósio).

Intercom - 43 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Produção de podcasts na UFPB: mapeando iniciativas e condições de produção. 2020. (Congresso).

I PesquisaCom: Seminário Interprogramas em Comunicação das Regiões Norte/Nordest..Pesquisa em Jornalismo. 2020. (Seminário).

Minicurso Fale bem.Conhecendo o público adaptando a linguagem. 2020. (Oficina).

Intercom - 42 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.. Podcast na Paraíba: uma análise sobre o cenário do rádio expandido e as novas formas de narrativas em áudio. 2019. (Congresso).

Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste.Oficina Televisão e Inaginário: a saúde no Reality Show. 2017. (Oficina).

I SINJORP. Telejornalismo e convergência: uma análise do Globo Esporte na TV e na internet. 2017. (Congresso).

Midiatização da Religião - DECOM UFPB. 2017. (Congresso).

Intercom Nordeste 2014. Quem ama cuida? Abordagens discursivas do corpo na mídia. 2014. (Congresso).

Mostras de Comunicação Nassau 2014.O "peso" da pauta: corpo e saúde na mídia. 2014. (Seminário).

1 Seminário REMNE de Treinamento Avançado de Liderança , Gestão e Governo.Liderança, Gestão e Governo. 2012. (Seminário).

Desafios da Integração da TV Conectada no ambiente da TV Digital Brasileiraeira. 2012. (Seminário).

XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Por uma vida mais leve:articulações entre corpo e saúde em programas jornalísticos da Rede Globo. 2012. (Congresso).

I Fórum Paraíba Unida pela paz.Mídia e segurança pública. 2011. (Simpósio).

II Encntro de Pesquisa em Comunicação.Corpo, mídia e subjetividade: os contornos do feminino no cotidiano. 2011. (Encontro).

Itaú Rumos Cultural - A MineraçãodoPersonagem. 2011. (Oficina).

Socialização de Docente. 2011. (Outra).

XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O peso do corpo no telejornal: uma análise do quadro Medida Certa do Fantástico. 2011. (Congresso).

XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Discursos da vida real: articulações entre jornalismo e cotidiano na imprensa feminina. 2009. (Congresso).

Colóquio de Análise do Discurso. O corpo na mídia: uma análise discursiva das identidades femininas no jornalismo impresso. 2008. (Congresso).

Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso. A vez e a voz das leitoras: a construção de identidades femininas na revista Sou mais eu. 2008. (Congresso).

II Encontro de Jornalistas do Nordeste. 2008. (Encontro).

Seminário Enunciação nas Mídias. 2008. (Seminário).

Texto e contexto: uma relação cognitiva. 2008. (Oficina).

VIII CCHLA Conhecimento em Debate.Sou mais eu: um estudo sobre os processos de subjetivação feminina na mídia impressa. 2008. (Encontro).

XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Sou mais eu: um estudo sobre os processos de subjetivação feminina na mídia impressa. 2008. (Congresso).

Curso de Língua Portuguesa - Uniglobo Virtual. 2007. (Outra).

I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem. Sou mais eu: articulações entre o discurso e a ideologia na construção da identidade. 2007. (Congresso).

I Simpósio Internacional em Ciências das Religiões.Apresentação oral. 2007. (Simpósio).

I Simpósio Nacional de Leitura. A formação do leitor crítico-cidadão: uma proposta de transposição didática de gêneros jornalísticos. 2007. (Congresso).

Curso de Editor de Texto - Uniglobo Virtual. 2006. (Outra).

VII Intercom NE. A violência nos jornais sergipanos: por uma cultura de paz na mídia. 2006. (Congresso).

VI Semana de Letras da Universidade Federal de Sergipe. A violência nos jornais sergipanos: por uma cultura de paz na mídia. 2006. (Congresso).

Curso de 5S. 2005. (Seminário).

Curso de Economia para profissionais da área de Comunicação. 2005. (Seminário).

Curso de extensão "Fontes de informação na área temática infância e adolescência em Sergipe". 2005. (Oficina).

Encontro Estadual dos Jornalistas de Sergipe. 2005. (Encontro).

Curso "A Escola de Frankfurt". 2004. (Seminário).

O jornalismo e a prática cotidiana da ética. 2004. (Encontro).

Curso de Aperfeiçoamento de Texto Jornalístico. 2003. (Oficina).

Oficinas Práticas em Telejornalismo. 2002. (Oficina).

A Imprensa no 3o milênio? Oficina de Rádio, TV e Imprensa. 2001. (Encontro).

Curso Prático de Assessoria de Imprensa. 2001. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: FERNANDA CRISTINA DOS SANTOS FERREIRA

MENDES, P. M.C; SIQUEIRA, F. C.; MAFALDO, N. M. M.. ?DES-ACOLHIDOS"- UM PODCAST JORNALÍSTICO SOBRE OS DESAFIOS DO DESACOLHIMENTO INSTITUCIONAL POR MAIORIDADE. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Kleber Nunes da Silva

MENDES, P. M.C; PAES, P. S.; PINHEIRO, .. E. B. B.. Rádio Frei Caneca FM: os desafios da comunicação pública na construção da cidadania. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: IAGO SARINHO DE OLIVEIRA

MENDES, P. M.C; CARVALHO, Z. N. P.; LOPES, P. F. C.. RÁDIO ESPORTIVO EM EXPANSÃO: UM ESTUDO DE CASO DA RÁDIO TABAJARA NO ANIVERSÁRIO DE 85 ANOS DA EMISSORA. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Vitória Batista Nunes de Vasconcelos

MENDES, P. M.CMENDES, L. A. C.; GOMES, D. C. A.. O jornalista empreendedor e o imaginário da profissão. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Letícia Feitosa Barreto

GOMES, D. C. A.; FABIO, M.;MONTEIRO, PATRÍCIA. O IMAGINÁRIO DA DOR NA FANPAGE DO MEDICAMENTO DORFLEX. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Felipe da Silva Nunes

SIQUEIRA, F. C.;MENDES, P. M.C; BELEM, V.. Bom dia paraíba: uma história da cobertura política no telejornal. 2021.

Aluno: Raniery Soares Lacerda

SIQUEIRA, F. C.;MENDES, P. M.C; ALVES, L. S.. PARA ALÉM DO FUTEBOL: A visibilidade dos outros esportes no jornalismo esportivo de televisão em João Pessoa. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Luís Eduardo Meira de Andrade

CARVALHO, Z. N. P.;MENDES, P. M.C; COLUSSI, J.. RELATÓRIO DA REPORTAGEM MULTIPLATAFORMA À LUZ DO JORNALISMO LITERÁRIO: OS GUARDIÕES DA IGREJA SÃO FRANCISCO. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jose Nunes Vieira Neto

MENDES, P. M.C; CARVALHO, Z. N. P.; SILVA, J. L. C.. Perfil do Conteúdo Jornalístico Exibido pelo Globo Esporte Paraíba, da TV Cabo Branco.. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: MANIFESTANDO IMAGENS MENTAIS: AS CONSTELAÇÕES SIMBÓLICAS NA

LINS, E. S.; GOLZIO, D. G.;MENDES, P. M.C. MANIFESTANDO IMAGENS MENTAIS: AS CONSTELAÇÕES SIMBÓLICAS NA RAÍZ NOTICIOSA DE A UNIÃO E DO JORNAL DO COMMERCIO. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Suely Porfírio dos Santo

RABAY, G.; MAUX, S.;MENDES, P. M.C. ELA MULHER, ELE VÁRIOS - Marcas de gênero nas notícias do Portal G1.. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Natália Laís Almeida Xavier

LINS, E. S.;MENDES, P. M.C; Luiz Custódio da Silva. BOTE FÉ NO NOTICIÁRIO: A CONSTRUÇÃO DA NOTÍCIA E O IMAGINÁRIO NO TELEJORNAL CATÓLICO ?CANÇÃO NOVA NOTÍCIAS?. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: José Vieira Neto

MENDES, P. M.C; CARVALHO, Z. N. P.; CERQUEIRA, L.. Globo Esporte: como o jornalismo esportivo da TV Cabo Branco chega aos paraibanos. 2019.

Aluno: Michelly Kalyne Silva Gomes

GOLZIO, D. G.;PEREIRA, W. J. O.MENDES, P. M.C. Do grotesco ao fait-divers: elementos que contornam o discurso erotizado do corpo feminino no jornal Já. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Catarina Ferreira Sarmento de Freitas

PAIVA, C. C.; AZEVEDO, S. R. S.;MENDES, P. M.C. A função social do jornalismo na perspectiva da convergência midiática: uma análise do G1 em 1 Minuto como modelador da opinião pública. 2018.

Aluno: Nayanne Medeiros Nóbrega

PEREIRA, W. J. O.; GOLZIO, D. G.;MENDES, P. M.C. Se essas ruas fossem minhas: o retrato dos Brasis. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Raniery Soares Lacerda

SIQUEIRA, F. C.;MENDES, P. M.C; ALVES, L. S.. PARA ALÉM DO FUTEBOL: A visibilidade dos outros esportes no jornalismo esportivo de televisão em João Pessoa". 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Iara Alves dos Santos

SOUSA, J. B.;MONTEIRO, PATRÍCIA; MAGALHAES, M.. INFORMAÇÃO E ACESSIBILIDADE: UM ESTUDO SOBRE O WEBTELEJORNALISMO PRODUZIDO PARA SURDOS NA AMÉRICA LATINA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Letícia Feitosa Barreto

GOMES, D. C. A.;MENDES, P. M.C. O IMAGINÁRIO DA DOR NA FANPAGE DO MEDICAMENTO DORFLEX. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: FRANCISCO ROBSON PEREIRA ROQUE

SILVA, F. F.;MENDES, P. M.C; ANA LÚCIA MEDEIROS BATISTA; IVAN SATUF REZENDE. Diluição das fronteiras do jornalismo: a crescente hibridização profissional no ecossistema midiático contemporâneo. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Nayane Maria Rodrigues da Silva

LINS, E. S.; GOLZIO, D. G.;MENDES, P. M.C. Imprensa e Revolução de 1930 no Brasil: uma análise mitodológica da noticiabilidade do Território Livre de Princesa - PB. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Culturas Midiáticas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: EUGENIA CELIA VICTAL BARBOSA BERBERT

FERNANDES, J. D. C.; CARVALHO, Z. N. P.;MENDES, P. M.C. Gramática verbo-visual no Jornalismo: os significados ao pé da letra. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Cecília Batista Bezerra

MENDES, P. M.C; GOLLNER, B.; DOMINGUES, I.. Especialização em Mídias na Educação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: JOAO PEDRO VIANA DE AZEVEDO MELO

MENDES, P. M.C; SIQUEIRA, F. C.; CERQUEIRA, L.. Grande reportagem de rádio: o Botafogo da PB e o enfrentamento da Covid-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Nilberlandio Da Silva Lucena

MENDES, P. M.C; MAFALDO, N. M. M.; CARVALHO, Z. N. P.. Podcast - A Pauta. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Larissa Maia Lima

SIQUEIRA, F. C.;MENDES, P. M.C; CERQUEIRA, L.. REPORTAGEM ESPECIAL SENTENCIADOS: UM RETRATO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DA PARAÍBA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: BIANCA PATRICIA DA SILVA

MONTEIRO, PATRÍCIA; Margarete Almeida Nepomucen; SIQUEIRA, F. C.. JORNALISMO, IMAGINÁRIO E ILUSTRAÇÕES: UMA ANÁLISE SOBRE AS CAPAS DA REVISTA PIAUÍ. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: GABRIELLY ALENCAR DE QUEIROGA RODRIGUES

AZEVEDO, S. R. S.; MAUX, S.;MENDES, P. M.C. ?Onde tem brechó, JP?: um documentário sobre consumo consciente e brechós físicos na cidade de João Pessoa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Marina Ribeiro Alexandre de Souza

NASCIMENTO, E. A.;MENDES, P. M.C; PAES, P. S.. Esportes na era do streaming: uma análise da transmissão e consumo de eventos esportivos na Internet. 2020.

Aluno: LUKAS DE JESUS SANTIAGO DE SOUSA

SOUSA, J. B.;MENDES, P. M.C; SIQUEIRA, F. C.. JORNALISMO ONLINE E INCLUSÃO: um estudo sobre acessibilidade para pessoas surdas nos portais locais de notícias. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Thalany Caroline Pereira Lima

SIQUEIRA, F. C.;MENDES, P. M.C; CERQUEIRA, L.. DOCUMENTÁRIO JORNALÍSTICO: DESAFIOS EM ESTUDAR LONGE DE CASA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Amanda Rebeca Gomes Rodrigues

MENDES, P. M.C; MAUX, S.; SILVA, O. R. N.. OS NOVOS AMBIENTES DA FÉ: UMA ANÁLISE DO PERFIL DA COMUNIDADE CATÓLICA CANÇÃO NOVA NA PLATAFORMA INSTAGRAM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Áquila Priscila Marques Monteiro

MENDES, P. M.C; CERQUEIRA, L.. Documentário: um recorte das fake news na era das mídias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Annaline Araujo Clementino

MENDES, P. M.C; AZEVEDO, S. R. S.; ANJOS, L. N. C. P.. Multiplataforma: um podcast sobre a rotina de trabalho de jornalistas da rádio CBN João Pessoa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Polyana Teles e Priscilla Damasceno

GARCIA JUNIOR, E. F.; RIBEIRO, B. A.;MENDES, P. M.C. A jornada das refugiadas venezuelanas: uma reportagem especial sobre as imigrantes na cidade de João Pessoa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Maria Elisa Regis

MAGALHAES, M.;MENDES, P. M.C; ALMEIDA, K. K. G.. Dos sutiãs queimados à presidência: histórias de luta de mulheres revolucionárias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Jerônimo Camelo Evangelista Neto

GARCIA JUNIOR, E. F.;MENDES, P. M.C; RIBEIRO, B. A.. Castelo de histórias: reportagem especial de TV. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Juliana Cavalcante e Poliana Campelo

LEITE, J. S. G.;MENDES, P. M.C; GARCIA JUNIOR, E. F.. GRANDE REPORTAGEM AUDIOVISUAL TELEJORNALISMO E MÍDIA DIGITAL: UMA PONTE ENTRE A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO E A VITRINE SOCIAL DA NOTÍCI. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Erick Machado de Mariz M

GARCIA JUNIOR, E. F.;MENDES, P. M.C; RIBEIRO, B. A.. Braga.Fantasmagoria - a exposição de um artista - reprotagem especial de TV. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Mayra Evangelista Moreira da Silva e Thays Barbosa de Souza

VIEIRA, K. M. S.;MENDES, L. A. C.MENDES, P. M.C. DUAS JORNALISTAS: Um blog sobre jornalistas na web. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Brenda Melo Oliveira

GARCIA JUNIOR, E. F.; VIEIRA, K. M. S.;MENDES, P. M.C. Estratégias de marketing e o discurso de Jesus Cristo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: JOYCE BETINI BARRETO GURJÃO

MENDES, P. M.C; ALMEIDA, K. K. G.;MENDES, L. A. C.. Do lixo ao luxo: o papel do digital influencer e o sucesso do blog do Maax. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Maurício de Nassau.

Aluno: EDITH MARIA DA SILVA DINIZ e RODRIGO FELIPE DA SILVA

MENDES, P. M.C; NEGREIROS, C. R. A.;MENDES, L. A. C.. Ipiranga: Cultura que sustenta. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Maurício de Nassau.

Aluno: Gleydson Alves Vieira

MENDES, P. M.C; NEGREIROS, C. R. A.; LEITE, J. S. G.. Rede dormir: herança e futuro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Maurício de Nassau.

Aluno: Fernanda Keylla de Oliveira Pinheiro

MENDES, P. M.C; VIEIRA, K. M. S.; SILVA, O. R. N.. Vozes em tela: mulher e enfrentamento do machismo no jornalismo de TV. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Maurício de Nassau.

Aluno: Diana Maria de Albuquerque Araújo

SIQUEIRA, F. C.; SILVA, O. R. N.;MENDES, P. M.C. Greg News: um estudo da convergência midiática do programa da HBO no Youtube. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Joalisson Douglas Jorge da Silva

MENDES, P. M.C; NEGREIROS, C. R. A.; CERQUEIRA, L.. Segurança e privacidade na era da vigilância. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Ingrid Silveira; Natally Domingos

MENDES, P. M.C; RIBEIRO, B.; VASCONCELOS, E.. Vida e arte de Cilaio Ribeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Luã Diniz de Menezes; Mikaelly Barboza de Abreu

MENDES, P. M.C; RIBEIRO, B.; VIEIRA, K. M. S.. Reconfiguração jornalística para as mídias digitais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Maria José Valdevino Bezerra

MENDES, P. M.CMENDES, L. A. C.; GARCIA JUNIOR, E. F.. Reportagem especial e humanizada: a trajetória do repórter Francisco José. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Kalleb Souza de Oliveira; Luana Caroline de Melo Araújo

MENDES, P. M.CMENDES, L. A. C.; NEGREIROS, C. R. A.. Grupo Mães na Dor: filhos perdidos por meio da violência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Ithylla Luana de Lima Sousa

MENDES, L. A. C.; GARCIA JUNIOR, E. F.;MENDES, P. M.C. Uso do Search Engine Optimization (SEO) no webjornalismo paraibano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Anne F S Oliveira; Paula V V Farias; Weslly R M Remígio

MENDES, P. M.C; NEGREIROS, C. R. A.;MENDES, L. A. C.. Autismo: suportes oferecidos pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Ana Caroline Queiroz dos Santos

MENDES, L. A. C.; GARCIA JUNIOR, E. F.;MENDES, P. M.C. Jornalistas no Youtube: produção de conteúdos em uma plataforma independente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Dalyne Lira da Silva; Mariane Lourenço dos Santos

MENDES, L. A. C.MENDES, P. M.C; MONTEIRO, A. C.. Música: uma arma contra a violência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Pollyanna de Sá Leitão Baptista da Silva

MENDES, L. A. C.; VIEIRA, K. M. S.;MENDES, P. M.C. Reportagem especial - As Sereias da Penha, a arte que conquistou o mundo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Renata Luiza Moura

MENDES, P. M.CMENDES, L. A. C.; VIEIRA, K. M. S.. Jornalismo, ética e (im)parcialidade: análise do caso Diogo na TV Cabo Branco. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Waleska Brasil

MENDES, P. M.CMENDES, L. A. C.; PINON, A.. Telejornalismo e convergência: uma análise do Globo Esporte na TV e na internet. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Priscilla Ferreira; Yuri Ferreira

MENDES, P. M.C; PARENTE, R. E.; HUEBRA, D.. Singular ? reportagem multimídia sobre autismo e infância. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Jessica Ellen Araújo da Silva; Paulo Henrique da Silva

MENDES, P. M.C; NEGREIROS, C. R. A.; TENORIO, K.. Edilane Araújo: vida e trajetória (entrevista de televisão). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: ADRIANO M

MENDES, P. M.C; SILVA, O. R. N.;MENDES, L. A. C.. Ferreira; Maria J. S. Maciel; Soraya E. S Marinho.Voluntários: amor e dedicação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Tarcísio Benício Diniz Júnior

MENDES, L. A. C.MENDES, P. M.C; ROMERO, F. G. G.. Interações no Facebook: sentimentos e emoções expressados pelos memes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Winnie Viana Rodrigues

MENDES, L. A. C.MENDES, P. M.C; VELOSO, J.. Jornalismo e Gastronomia: uma análise das técnicas jornalísticas utilizadas em blogs de alimentação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: CRISTIANE ERNESTO FLOR

MENDES, L. A. C.; PINON, A.;MENDES, P. M.C. Jornalista e empreendedor: um estudo de caso sobre Heron Cid e site MaisPB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Marcella Bianca Souza do Nascimento

MENDES, L. A. C.MENDES, P. M.C; ROMERO, F. G. G.. Dissolução entre o público e o privado no Instagram de Evaristo Costa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Kelly Vieira Souto

MENDES, P. M.C; RIBEIRO, B. A.; Carla Visani. Histórias de parto: a superação de um diagnóstico difícil (Documentário). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Rannyelison João Lima dos Santos

MENDES, P. M.C; LEITE, J. S. G.; NEGREIROS, C. R. A.. (Re)construção: das drogas ao diploma de engenharia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Jaynara Patrício Trajano de Souza

MENDES, P. M.CLuís Augusto Mendes; Julliana Veloso. As formas de interação do telejornal JPB1 com o público. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Janiete do Nascimento Oliveira; Júlia Lucena Dias

MENDES, P. M.C; RODRIGUES, W.; Julliana Veloso. Para além do campus, histórias de universitários interioranos na capital paraibana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Ednaldo Guedes Fernandes Júnior

MENDES, P. M.C; RODRIGUES, W.; Carla Visani. Marcados pelo trabalho: a exploração da mão de obra infanto-juvenil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Wagner Mariano

RODRIGUES, W.;MENDES, P. M.C; Luiz Lucas Meireles. Um olhar jornalístico sobre a diversidade cultural de Alhandra. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Luan Matias

MENDES, L. A. C.MENDES, P. M.C; SILVA, S. D. C. M. E.. Tendências do mercado fonográfico: como bandas desenvolvem suas estratégias nas mídias digitais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação em Mídias Digitais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Emanuelle Cabral Vieira da Costa

SILVA, S. D. C. M. E.;MENDES, P. M.CMENDES, L. A. C.. Dos escritos nas cavernas aos Facebook: técnica e tecnologia no caminho da produção de objetos de aprendizagem em mídias digitais. 2016.

Aluno: Luciane Cândido; Valmir Alves

MENDES, P. M.C; MONTEIRO, A. C.; MATIAS, R.. Frutos da seca: histórias de superação de agricultores de Sousa (grande reportagem de TV). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Maria Tatiana Lima Costa

MENDES, P. M.C; NEGREIROS, C. R. A.; VIEIRA, K. M. S.. O sonho de Nathan: as relações entre texto, imagem e som em reportagem do Fantástico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: IANNÁ FRANCA MODESTO

MENDES, P. M.C; WANDERLEY NETO, J. P.; NEGREIROS, C. R. A.. De youtuber a chef de cozinha: articulações entre o digital e a vida cotidiana (grande reportagem televisiva). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Gabriel Camilo da Silva

MENDES, P. M.CMENDES, L. A. C.; BATISTA, G. L.. A narrativa transmídia no radiojornalismo: uma análise da Band News FM Manaíra. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Dayana Carla Nobrega Rodrigues

MENDES, P. M.C; NEGREIROS, C. R. A.; PARENTE, R. E.. As marcas discursivas da violência contra a mulher no Programa Cidade Alerta (artigo científico). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Andrêza Barbosa de Andrade; Edney de Oliveira Cunha

MENDES, P. M.C; SILVA, M. R.; FRAZAO, D. C.. Missionários: fé, amor e serviço (grande reportagem televisiva). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Wallisson Bezerra

Carla Arantes;MENDES, P. M.C; RODRIGUES, W.. Fé e comunicação: documentário sobre a TV Canção Nova. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Paloma Faustino Dantas de Sousa

Carla Arantes;MENDES, P. M.C; PORTO, A. C.. Jornalismo e o espaço da comunidade no quadro Calendário JPB. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

Aluno: Manoel Pires e Raíssa Silva

MENDES, P. M.C; RODRIGUES, W.; CERQUEIRA, L.. Revista Destino - o turismo nas praias do litoral sul. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

MENDES, P. M.C; AQUINO, A.; ARAUJO, A.. Seleção de professor do curso de Edição Gráfica. 2012. Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

MENDES, P. M.C; ARAUJO, A.; AQUINO, A.. Concurso para professor da disciplina Telejornalismo. 2012. Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

SILVA, A. S. L.;MENDES, P. M.C; CUNHA, M. C. F.. Seleção de professor do curso de Administração. 2011. Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

CUNHA, M. C. F.;MENDES, P. M.C; SILVA, A. S. L.. Seleção de professor do curso de Ciências Contábeis. 2011. Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

MENDES, P. M.C; ARAUJO, A.; AQUINO, A.. Concurso para professor da disciplina Assessoria de Imprensa. 2011. Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

MENDES, P. M.C; ARAUJO, A.; AQUINO, A.. Concurso para professor da disciplina Redação Jornalística I. 2011. Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa.

MENDES, P. M.C. Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo. 2020. O Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco.

MENDES, P. M.C; VALLE, S.; Thiago Falcão. Júri de TV Universitária no evento: 14 Fest Aruanda do audiovisual brasileiro. 2019. Universidade Federal da Paraíba.

MENDES, P. M.C. Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional. 2018. Banco do Nordeste do Brasil.

MENDES, P. M.C. Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo - Desenvolvimento Regional. 2014. Banco do Nordeste do Brasil.

Orientou

LUCAS FREITAS ALVES

PODCAST JORNALÍSTICO E DISSEMINAÇÃO DO FOLCLORE NA CULTURA DIGITAL; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Jornalismo) - UFPB; (Orientador);

MATHEUS FERNANDES AQUINO

DA MONTAGEM DO ELENCO AO ÚLTIMO KICKOFF: A saga do João Pessoa Espectros até a conquista do bicampeonato brasileiro em 2019; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Jaqueline Rodrigues da Silva

QUARTO DOS FUNDOS: uma grande reportagem sobre as relações entre os patrões e as trabalhadoras domésticas durante a infância; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

DOMINGOS SAVIO MELO LOURENCO DOS SANTOS

O ABANDONO AFETIVO FAMILIAR DE PESSOAS LGBTQIA+; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Grace Kelly Costa Vasconcelos Santos

Amor de fã: um podcast sobre as relações afetivas entre fãs e ídolos; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Kleber Nunes da Silva

Rádio Frei Caneca FM: os desafios da comunicação pública na construção da cidadania; 2023; Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Programa de Pós-Graduação em Jornalismo - PPJ,; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

IAGO SARINHO DE OLIVEIRA

RÁDIO ESPORTIVO EM EXPANSÃO: UM ESTUDO DE CASO DA RÁDIO TABAJARA NO ANIVERSÁRIO DE 85 ANOS DA EMISSORA; 2023; Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Programa de Pós-Graduação em Jornalismo - PPJ,; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

FERNANDA CRISTINA DOS SANTOS FERREIRA

?DES-ACOLHIDOS; 2023; Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Programa de Pós-Graduação em Jornalismo - PPJ,; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Vitória Batista Nunes de Vasconcelos

O jornalista empreendedor e o imaginário da profissão; 2022; Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Programa de Pós-Graduação em Jornalismo - PPJ,; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Reginaldo Venâncio Júnior

FESTIVAL DE MÚSICA DA PARAÍBA: Um estudo sobre o radiojornalismo cultural praticado pela Tabajara em tempos de rádio expandido; 2022; Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Programa de Pós-Graduação em Jornalismo - PPJ,; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Jose Nunes Vieira Neto

Perfil do conteúdo jornalístico do Globo Esporte da TV Cabo Branco; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ)) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Julia Dayane da Silva Oliveira

ACESSO: UM PODCAST SOBRE ACESSIBILIDADE DIGITAL PARA SURDOS E CEGOS NA PARAÍBA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em JORNALISMO) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Cecília Batista Bezerra

Mídias na Educação: um estudo sobre a contribuição da mídia na alfabetização de crianças com deficiência; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Rayssa Beatriz Melo Oliveira

DISCOTECA FRENÉTICA: um podcast sobre os embalos da música disco; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

ROMULO TEODORICO FERREIRA DA SILVA

Rádio Comunitária Maria de Nazaré: história e memória; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

VALDINEIA ALVES RIBEIRO

Grande Reportagem de Rádio: Relacionamentos abusivos em tempos de redes sociais na internet; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Beatriz da Silva Viana

REDES SOCIAIS EM PAUTA: UMA ANÁLISE SOBRE O USO DE POSTAGENS VIRAIS COMO CRITÉRIO DE NOTICIABILIDADE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

ISABELLY BEZERRA BARRETO

TÁ NA MODA PARAÍBA: UM PODCAST SOBRE TENDÊNCIAS DE MODA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

MARIA ANGELA DUARTE DAMASCENO

DEIXA ELA JOGAR?: UM PODCAST SOBRE MULHERES NO UNIVERSO GAMER; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

RAYANNE CARLA DE MELO SILVA

Memórias de um porão : um podcast sobre a ditadura militar na Paraíba; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Gabriel Costa Dantas

GONZO NEWS: SUBVERSIVIDADE NARRATIVA EM PAUTA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Rebeca Vitória de Carvalho Pontes

DEPOIS A COMPLICADA SOU EU: UM PODCAST SOBRE COTIDIANO E RELACIONAMENTOS ABUSIVOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

LUCAS FREITAS ALVES

REZA A LENDA BRASILEIRA: UM PODCAST SOBRE FOLCLORE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

BIANCA PATRICIA DA SILVA

Jornalismo, imaginário e ilustrações: uma análise sobre as capas da Revista Piauí; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Bruna do Carmo Ferreira

GRANDE REPORTAGEM DE RÁDIO: NAS ONDAS CENTENÁRIAS DO RÁDIO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

ELIDA DE ALMEIDA FERREIRA

Lembranças: um podcast sobre a doença de Alzheimer; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

JAYANE EVELLEN DE FÁTIMA CRUZ DE SOUZA

CUIDANDO DELAS: UM PODCAST QUE DISCUTE SAÚDE DA MULHER GORDA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Luíza Maria Rocha de Araújo

A INFLUÊNCIA DO JORNALISMO DIGITAL NO MARKETING DE CONTEÚDO: ESTUDO DE CASO DE ?DICAS DE SAÚDE COM DRA; NEVES?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Amanda Rebeca Gomes Rodrigues

OS NOVOS AMBIENTES DA FÉ UMA ANÁLISE DO PERFIL DA COMUNIDADE CATÓLICA CANÇÃO NOVA NA PLATAFORMA INSTAGRAM; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Gleydson Alves Vieira

Rede dormir: herança típica do descanso brasileiro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Fernanda Keylla de Oliveira Pinheiro

Vozes em tela: mulher e enfrentamento do machismo no jornalismo de TV; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

EDITH MARIA DA SILVA DINIZ e RODRIGO FELIPE DA SILVA

Ipiranga: Cultura que sustenta; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

JOYCE BETINI BARRETO GURJÃO

Do lixo ao luxo: o papel do digital influencer e o sucesso do blog do Maax; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Joalisson Douglas Jorge da Silva

Segurança e privacidade na era da vigilância; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Ingrid Silveira; Natally Domingos

Vida e arte de Cilaio Ribeiro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Luã Diniz de Menezes; Mikaelly Barboza de Abreu

Reconfiguração jornalística para as mídias digitais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Maria José Valdevino Bezerra

Reportagem especial e humanizada: a trajetória do repórter Francisco José; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Kalleb Souza de Oliveira; Luana Caroline de Melo Araújo

Grupo Mães na Dor: filhos perdidos por meio da violência; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Anne F S Oliveira; Paula V V Farias; Weslly R M Remígio

Autismo: suportes oferecidos pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

MATHEUS FELIPE DE SOUZA

Manual de Web Rádio: da concepção à prática; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Radialismo) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Jessica Ellen Araújo da Silva; Paulo Henrique da Silva

Edilane Araújo: vida e trajetória (entrevista de televisão); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Priscilla Ferreira; Yuri Ferreira

Singular ? reportagem multimídia sobre autismo e infância; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Waleska Brasil

Telejornalismo e convergência: uma análise do Globo Esporte na TV e na internet; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Kelly Vieira Souto

Histórias de parto: a superação de um diagnóstico difícil documentário televisivo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Rannyelinson João Lima dos Santos

(Re)construção: das drogas ao diploma de engenharia reportagem-perfil audiovisual; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

ADRIANO M

Ferreira; Maria J; S; Maciel; Soraya E; S; Marinho; Voluntários: amor e dedicação (série de reportagens de televisão); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Renata Luiza Moura

Telejornalismo, ética e (im)parcialidade: análise do caso Diogo na TV Cabo Branco; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Janiete do Nascimento Oliveira; Júlia Lucena Dias

Para além do campus, histórias de universitários interioranos na capital paraibana; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Ednaldo Guedes Fernandes Júnior

Marcados pelo trabalho: a exploração da mão de obra infanto-juvenil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Jaynara Patrício Trajano de Souza

As formas de interação do telejornal JPB1 com o público; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Andrêza Barbosa de Andrade; Edney de Oliveira Cunha

Missionários: fé, amor e serviço (grande reportagem televisiva); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Dayana Carla Nobrega Rodrigues

As marcas discursivas da violência contra a mulher no Programa Cidade Alerta (artigo científico); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Gabriel Camilo da Silva

A narrativa transmídia no radiojornalismo: uma análise da Band News FM Manaíra; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

IANNÁ FRANCA MODESTO

De youtuber a chef de cozinha: articulações entre o digital e a vida cotidiana (grande reportagem televisiva); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Maria Tatiana Lima Costa

O sonho de Nathan: as relações entre texto, imagem e som em reportagem do Fantástico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Luciane Cândido; Valmir Alves

Frutos da seca: histórias de superação de agricultores de Sousa (grande reportagem de TV); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

ELIDA DE ALMEIDA FERREIRA

Monitoria na disciplina Oficina de Radiojornalismo; 2019; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

BEATRIZ BORGES AZEVEDO DE ALCANTARA

Orientação em monitoria da disciplina Planejamento e produção em Radiojornalismo; 2019; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Josean Lucena

Monitoria em Telejornalismo I; 2018; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Winnie Viana Rodrigues

Orientalção de Monitoria em Telejornalismo II; 2017; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Lucas Emanoel Farias

Orientação de Monitoria em Projeto Experimental I; 2017; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Glaydisson Vieira

Orientação de Monitoria em Redação Jornalística III; 2017; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Lucas Farias

Orientação de Monitoria em Telejornalismo; 2016; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Leonildo Lima Fonseca

Orientação de Monitoria em Projetos Experimentais; 2016; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Faculdade Maurício de Nassau; Orientador: Patrícia Monteiro Cruz Mendes;

Produções bibliográficas

  • LOPES, P. F. C. ; MAFALDO, N. M. M. ; BORGES, S. ; MENDES, P. M.C . Rádio e epistemologia: distanciamento e aproximações nos GT`s da Compós de 2000 a 2022. Revista Radiofonias , v. 14, p. 9-39, 2023.

  • MENDES, L. A. C. ; MENDES, P. M.C ; SILVA, G. B. ; GANDINI, D. R. R. A. . Jornalismo e interatividade: o ensino remoto na pandemia a partir das notícias e seus comentários. ÂNCORA - REVISTA LATINO-AMERICANA DE JORNALISMO , v. 10, p. 13-34, 2023.

  • FERREIRA, F. C. S. ; MONTEIRO, PATRÍCIA ; VASCONCELOS, V. B. N. . Podcast e valores notícia:um estudo de caso de podcasts jornalísticos. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. XIX, p. 160, 2023.

  • MONTEIRO, PATRÍCIA ; SIQUEIRA, F. C. ; NUNES, F. ; Steniel Vieira . Recolha, seleção e apresentação: reprodução das rotinas produtivas do jornalismo nos podcasts. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 17, p. 83-94, 2021.

  • MONTEIRO, PATRÍCIA ; MENDES, LUÍS AUGUSTO . RADIOJORNALISMO UNIVERSITÁRIO NO CONTEXTO DO RÁDIO EXPANDIDO E DO JORNALISMO MULTIPLATAFORMA: práticas de ensino no programa Espaço Experimental da UFPB. ÂNCORA - REVISTA LATINO-AMERICANA DE JORNALISMO , v. 7, p. 105-124, 2020.

  • MELO, C. T. V. ; MENDES, P. M.C ; MENDES, L. A. C. . O imaginário e a estética da mídia: a abordagem da saúde em reality shows de reprogramação corporal. Culturas Midiáticas , v. 9, p. 200-216, 2016.

  • RIBEIRO, R. F. ; MENDES, L. A. C. ; MENDES, P. M.C . Tribos virtuais: uma análise do uso das mídias sociais pelos movimentos indígenas. Revista Mangaio Academico , v. 1, p. 18-26, 2016.

  • MELO, C. T. V. ; MENDES, P. M.C . Saúde imaginária: aparência, estética e as formas do corpo nos reality shows Medida Certa e Além do Peso. Revista Fronteiras (Online) , v. 18, p. 194-207, 2016.

  • MENDES, P. M.C ; MENDES, L. A. C. . As medidas da saúde midiática: jornalismo e cidadania no Fantástico. ÂNCORA - REVISTA LATINO-AMERICANA DE JORNALISMO , v. 2, p. 85, 2015.

  • MENDES, P. M.C . Do Fenômeno e das formas: operações discursivas entre corpo e cotidiano no quadro Medida Certa. Culturas Midiáticas , v. 5, p. 1-15, 2012.

  • MENDES, P. M.C . A (re)construção do discurso religioso em "Jesus, uma paixão". Temática (João Pessoa. Online) , v. 1, p. 01-12, 2009.

  • MENDES, P. M.C . Representações do eu:a imagem como elemento discursivo na construção de identidades femininas. Temática (João Pessoa. Online) , v. 1, p. 1, 2009.

  • MENDES, P. M.C . O príncipe lê jornais (resenha). Culturas Midiáticas , v. 1, p. 1-3, 2008.

  • MENDES, P. M.C . O estar-junto nas páginas de Sou mais eu: encenando experiências e identidades. Conexões Midiáticas , v. 1, p. 1, 2008.

  • MENDES, P. M.C ; SOUSA, M. F. de. (Org.) ; GERLIN, M. N. M (Org.) ; SILVA, M. R. (Org.) ; MENDONCA, A. V. M. (Org.) . Arbocontrol nas comunidades.. 1. ed. Brasília: Editora Ecos, 2022.

  • SIQUEIRA, F. C. (Org.) ; MENDES, P. M.C (Org.) . Jornalismo em tempos de pandemia: reconfigurações na TV e na Internet. 1. ed. João Pessoa: Editora UFPB, 2020. v. 1. 214p .

  • MENDES, P. M.C . Dos contornos do corpo às formas do eu: a construção de subjetividades femininas na revista ?sou+eu?. 1. ed. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2012. v. 1. 203p .

  • MONTEIRO, PATRÍCIA ; BARRETO, L. ; VASCONCELOS, V. B. N. ; MENDES, L. A. C. . Imaginário e rádio expandido; transbordamentos do conteúdo sonoro na pandemia de Covid-19. In: Alvaro Nunes Laranjeira; Juremir Machado da Silva; Moisés de Lemos Martins; Philippe Joron; Heloisa Juncklaus Preis Moraes; Mario Abel Bressan Júnior. (Org.). Pandemia e (des)informação: mídia, imaginário e memória. 1ed.Porto Alegre: Sulinas, 2023, v. 1, p. 235-251.

  • MENDES, P. M.C ; WANDERLEY NETO, J. P. ; SANTOS, C. ; BEZERRA, A. ; MAFALDO, N. M. M. . Comunicação e Saúde: mídia sonora no combate às arboviroses na Paraíba. In: Ana Valéria M. Mendonça, Luana Dias da Costa, Elmira Luzia M. S. Simeão, Maria Fátima de Sousa. (Org.). Relatos de Experiências para a prevenção de arboviroses: Centro oeste, norte e nordeste. 1ed.Brasília: Editora ECoS, 2022, v. 1, p. 79-98.

  • MENDES, P. M.C ; MENDES, L. A. C. . Conversa Saudável: abordagens sobre coronavírus e saúde mental na rádio CBN João Pessoa. In: Ana Valéria M. Mendonça; Fernando Passos Cupertino de Barros; Zulmira Hartz. (Org.). Diálogos continentais sobre comunicação em saúde em tempos de pandemia. 1ed.Brasília: CONASS, 2021, v. 6, p. 48-67.

  • MENDES, P. M.C ; Luís Augusto Mendes . Noções de risco e saúde no imaginário midiático. In: Eunice Simões Lins;Heloísa Juncklaus Preis Moraes. (Org.). Trilhas do imaginário: (re)visitando espaços e memórias. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2020, v. 1, p. 413-426.

  • MENDES, P. M.C . Mutações do trabalho ? Paraíba: radar jornalístico em tempo de pandemia. In: Cremilda Medina. (Org.). Mais do que letras e sermões ? quando a sala de aula e o púlpito ressignificam a vida. 21ed.Campina Grande: EDITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, 2020, v. , p. 130-140.

  • MENDES, P. M.C . Categorias da saúde imaginária: o corpo-imagem no reality show. In: Eunice Simões Lins; Heloisa Juncklaus Preis Moraes. (Org.). Mídia,Cotidiano e Imaginário. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2019, v. , p. 161-172.

  • ARANTES, C. ; MENDES, P. M.C ; Paloma Faustino . A Profissionalização da câmera amadora. In: ALVES; C. E. N.; GOMES, E.; OLIVEIRA, J.. (Org.). Mídia Paraibana origens e perspectivas. 01ed.João Pessoa: Editora Xeroca, 2016, v. , p. 384-397.

  • MENDES, P. M.C . Diante do espelho, as formas do eu: subjetividade, corpo e aparência na mídia. In: Wellington Pereira. (Org.). Logos midiático: diálogos sobre pesquisa em mídia e cotidiano. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2016, v. , p. 172-204.

  • MENDES, P. M.C . Corpo-circuito. In: Wellington Pereiro. (Org.). Dicionário de investigação do cotidiano Vozes no papel cartografia de ideias no jornalismo impressos. 1ed.João Pessoa: , 2014, v. II, p. 70-72.

  • MENDES, P. M.C . Os contornos da notícia: a construção do corpo no jornalismo impresso. In: Wellington Pereira. (Org.). As formas do humano no discurso do jornal: ensaios sobre mídia, cotidiano e corpo. 1ed.João Pessoa: Marca de Fantasia, 2009, v. , p. 49-68.

  • MENDES, P. M.C . Discursos midiático e político: articulações entre o discurso e o poder. In: Cleide Emília Faye Pedrosa. (Org.). Mapeando teorias e práticas textuais. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2008, v. , p. -.

  • MENDES, P. M.C . Qual a idade certa para cuidar da saúde?. Jornal da Paraíba, João Pessoa, 21 fev. 2010.

  • MENDES, P. M.C . Cirurgia plástica: quais os limites do corpo?. Jornal da Paraíba, 07 fev. 2010.

  • MENDES, P. M.C . Mamografia é a melhor forma para prevenir o câncer de mama. Jornal da Paraíba, João Pessoa, 05 fev. 2010.

  • MENDES, P. M.C . Resultado da seleção para os cursos no IFPB sai amanhã. Jornal da Paraíba, João Pessoa, 04 fev. 2010.

  • MENDES, P. M.C . Grupo utiliza o nome do hospital Padre Zé para pedir doações em JP. Jornal da Paraíba, 04 fev. 2010.

  • MENDES, P. M.C . Usuários reclamam de atendimento na USFs. Jornal da Paraíba, João Pessoa, 03 fev. 2010.

  • MENDES, P. M.C ; Luzia Santos . Mais de 8,6 mil candidatos já estão inscritos para disputar vaga no IFPB. Jornal da Paraíba, João Pessoa, 02 fev. 2010.

  • MENDES, P. M.C . Crianças vão receber duas novas vacinas. Jornal da Paraíba, João Pessoa, 02 fev. 2010.

  • MENDES, P. M.C . Santana do São Francisco: a capital sergipana do barro e dos artesãos. O Inconfidente - jornal-laboratório do curso de Jornalismo da Unit, Aracaju, 03 jun. 2004.

  • MENDES, P. M.C . O pedreiro que constrói um Brasil com livros e cidadania. O Inconfidente - jornal-laboratório do curso de Jornalismo da Unit, Aracaju, 05 maio 2004.

  • MENDES, P. M.C . Informação com ética para 460 mil aracajuanos. Aracaju Informa -Prefeitura Municipal de Aracaju, Aracaju, 05 jan. 2004.

  • MENDES, P. M.C . Biblioteca municipal apresenta novidades ao público aracajuano. Aracaju Informa - Prefeitura de Aracaju, Aracaju, 10 dez. 2003.

  • MENDES, P. M.C . Galeria Álvaro Santos impulsiona segmentos cultural e artístico. Aracaju Informa - Prefeitura de Aracaju, 10 nov. 2003.

  • MENDES, P. M.C . Escola de Artes da Funcaju estimula potencial artístico. Aracaju Informa - Prefeitura de Aracaju, Aracaju, 05 out. 2003.

  • MENDES, P. M.C . Transformando ser humano em cidadão. Aracaju Informa - Prefeitura de Aracaju, Aracaju, 05 set. 2003.

  • MENDES, P. M.C ; Kaline Ribeiro . Brasil: 80 anos nas ondas do rádio. O Inconfidente - Jornal-laboratório do curso de Jornalismo da Unit, Aracaju, 02 out. 2002.

  • MENDES, P. M.C . O poeta e o público se encontram na biblioteca. Aracaju Informa - Prefeitura Municipal de Aracaju, Aracaju.

  • MENDES, P. M.C . Orçamento Participativo une governo e cidadãos na administração de Aracaju. Aracaju Informa - Prefeitura Municipal de Aracaju, Aracaju.

  • SARINHO, I. ; MENDES, P. M.C . Rádio Esportivo em expansão: o departamento de esportes da Rádio Tabajara no aniversário de 85 anos da emissora. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2023, Belo Horizonte. Anais do 46 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2023.

  • VIANA, B. S. ; MENDES, P. M.C . Redes sociais em pauta: Uma análise sobre o uso de postagens virais como critério de noticiabilidade. In: 46 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2023, Belo Horizonte. Anais do 46 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2023.

  • DAMASCENO, M. A. D. ; MENDES, P. M.C . Deixa Ela Jogar: o Podcast Como Ferramenta de Debate Acerca da Violência de Gênero nos Jogos. In: 46 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2023, Belo Horizonte. Anais do 46 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2023.

  • MAFALDO, N. M. M. ; MENDES, P. M.C ; WANDERLEY NETO, J. P. ; BEZERRA, A. . Podcast e Promoção da Saúde: Experiências de Extensão Universitária na UFPB. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2022, João Pessoa. Anais do 45 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? UFPB ? 5 a 9/9/2022, 2022.

  • VENANCIO JUNIOR, R. ; MENDES, P. M.C . O que toca nas emissoras paraibanas: uma análise sobre os gêneros musicais em tempos de rádio expandido. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2022, João Pessoa. Anais do 45 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? UFPB ? 5 a 9/9/2022, 2022.

  • MENDES, P. M.C ; NUNES, K. ; MENDES, L. A. C. . Podcast Frei Caneca e as novas possibilidades para a comunicação pública em mídia sonora. In: 19 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2021, Campinas. Anais do 19 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2021. v. 19.

  • TEIXEIRA, G. ; MENDES, P. M.C ; SARINHO, I. ; LIRA, C. . Cobertura mediada e pandemia da covid-19: A atuação das assessorias de clubes paraibanos no agendamento da mídia esportiva. In: 19 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2021, Campinas. Anais do 19 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2021.

  • ALCANTARA, B. B. A. ; MENDES, P. M.C . O Instagram como ferramenta de integração e distribuição da produção do programa laboratório Espaço Experimenta. In: 43o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020, Salvador. Anais do 43o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020.

  • MAFALDO, N. M. M. ; MENDES, P. M.C . Produção de podcasts na UFPB: mapeando iniciativas e condições de produçã. In: 43o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020, Virtual. Anais do 43o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020.

  • Bruna do Carmo FERREIRA ; Élida de Almeida FERREIRA ; Lukas de Jesus Santiago de SOUSA ; Marina Ribeiro Alexandre de SOUZA ; LIMA, T. C. P. ; MENDES, P. M.C . Rádio Tabajara: o uso de Instagram como ferramenta de expansão do radiojornalismo. In: XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 2019, São Luís. ANAIS do XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 2019.

  • Bruna do Carmo FERREIRA ; Élida de Almeida FERREIRA ; MELO, J. P. V. A. ; Marina Ribeiro Alexandre de SOUZA ; LIMA, T. C. P. ; MENDES, P. M.C . Espaço Experimental: as redes sociais como parte da produção do novo radiojornalismo. In: XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2019, São Luís. Anais do XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2019.

  • Luís Eduardo Meira de ANDRADE ; Raniery Soares LACERDA ; MENDES, P. M.C ; SIQUEIRA, F. C. . Podcast na Paraíba: uma análise sobre o cenário do rádio expandido e as novas formas de conteúdo em áudio. In: 42 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém. Anais do 42 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019.

  • GUEDES, L. M. ; BOTECHIA, P. C. L. ; RODRIGUES, K. S. ; MENDES, P. M.C ; MENDES, L. A. C. . Análise da relação entre as Atitudes Frente a Jogos de Computador e o Perfil Empreendedor. In: Intercom Nordeste 2018, 2018, Juazeiro. Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. São Paulo: Intercom, 2018.

  • GUEDES, L. M. ; BOTECHIA, P. C. L. ; RODRIGUES, K. S. ; MENDES, P. M.C ; MENDES, L. A. C. . Atitudes frente a Jogos de Computador e Criatividade: uma análise correlacional. In: Intercom Nordeste, 2018, João Pessoa. Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. São Paulo: Intercom, 2018.

  • SOUSA, A. M. A. E. ; AZEVEDO, K. M. C. F. ; FERNANDES, E. C. S. ; MENDES, L. A. C. ; MENDES, P. M.C . Dependência digital: uma análise da comunicação jornalística digital. In: II Mostra Acadêmica da BitWeek, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 2018, João Pessoa. Anais do BitWeek 2018. João Pessoa: DEPARTAMENTO DE MÍDIAS DIGITAIS-UFPB, 2018. p. 24-36.

  • NASCIMENTO, M. B. S. ; MENDES, L. A. C. ; MENDES, P. M.C . Dissolução entre o público e o privado no Instagram de Evaristo Costa. In: II Mostra Acadêmica da BitWeek Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 2018, João Pessoa. ANAIS DO BITWEEK 2018. João Pessoa: DEPARTAMENTO DE MÍDIAS DIGITAIS, 2018. p. 37-48.

  • SOUSA, A. M. A. E. ; FERNANDES, E. C. S. ; AZEVEDO, K. M. C. F. ; MENDES, L. A. C. ; MENDES, P. M.C . Instagram e a busca das mulheres pelo corpo perfeito. In: Bit.Papers - II Mostra Acadêmica da BitWeek Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 2018, João Pessoa. ANAIS DO BITWEEK 2018. João Pessoa: DEPARTAMENTO DE MÍDIAS DIGITAIS - UFPB, 2018. p. 72-84.

  • FLOR, C. E. ; DINIZ JUNIOR, T. B. ; MENDES, L. A. C. ; MENDES, P. M.C . Jornalista e empreendedor: um estudo de caso sobre Heron Cid e site MaisPB. In: Bit.Papers - II Mostra Acadêmica da BitWeek. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ? CNPq, 2017, João Pessoa. Anais da Bit.Papers - II Mostra Acadêmica da BitWeek.. João Pessoa: DEMID UFPB, 2017. p. 21-36.

  • MENDES, P. M.C ; MELO, C. T. V. . Olhar, selecionar, experimentar: os comandos da saúde no audiovisual. In: Bit.Papers - II Mostra Acadêmica da BitWeek. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ? CNPq, 2017, João Pessoa. Anais da Bit.Papers - II Mostra Acadêmica da BitWeek.. João Pessoa: DEMID UFPB, 2017. p. 181-194.

  • RODRIGUES, W. V. ; MENDES, L. A. C. ; MENDES, P. M.C . Jornalismo e gastronomia: uma análise das técnicas jornalísticas utilizadas em um blog de alimentação. In: Bit.Papers - II Mostra Acadêmica da BitWeek. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ? CNPq, 2017, João Pessoa. Anais da Bit.Papers - II Mostra Acadêmica da BitWeek.. João Pessoa: DEMID UFPB, 2017. p. 38-46.

  • NASCIMENTO, M. B. S. ; MENDES, L. A. C. ; MENDES, P. M.C . Dissolução entre o público e o privado no Instagram de Bruno Sakaue. In: Bit.Papers - II Mostra Acadêmica da BitWeek. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ? CNPq, 2017, João Pessoa. Anais do Bitweek 2017. João Pessoa: DEMID UFPB, 2017. p. 76-89.

  • SILVA, A. C. ; SANTOS, L. S. ; FARIAS, L. E. S. ; MENDES, L. A. C. ; MENDES, P. M.C . Imaginário sobre o nordestino: uma (re)construção do sujeito pela televisão. In: Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, 2017, Fortaleza. Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste. São Paulo: Intercom, 2017.

  • RODRIGUES, K. S. ; SILVA, M. K. S. ; MENDES, L. A. C. ; MENDES, P. M.C . Cores da diversidade: uma análise da campanha Skolors no Facebook. In: Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, 2017, Fortaleza. Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste. São Paulo: Intercom, 2017.

  • LIMA, T. ; MENDES, P. M.C . O sonho de Nathan: as relações entre texto, imagem e som em reportagem do Fantástico. In: Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, 2017, Fortaleza. Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste. São Paulo: Intercom, 2017.

  • PESSOA, A. R. A. ; CAVALCANTE, I. N. ; DINIZ JUNIOR, T. B. ; MENDES, L. A. C. ; MENDES, P. M.C . Gaga versus Haters: uma análise do preconceito de gênero nos discursos de ódio. In: Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, 2017, Fortaleza. Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste. São Paulo: Intercom, 2017.

  • MELO, C. T. V. ; MENDES, P. M.C . A ideia de saúde imaginária no reality show de reprogramação corporal, uma análise de Medida Certa e Além do Peso. In: Compós, 2016, Goiânia. Anais -> 2016 - XXV COMPÓS: GOIÂNIA/GO, 2016.

  • Carla Arantes ; MENDES, P. M.C ; Paloma Faustino . A Profissionalização da câmera amadora. In: Intercom Nordeste 2014, 2014, João Pessoa. Anais do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste.

  • Luís Augusto Mendes ; MENDES, P. M.C ; ARANTES, C. . Mídia, performance e esporte: as aparências do corpo no Fantástico. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2014, João Pessoa. Anais do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2014.

  • MENDES, P. M.C ; MENDES, L. A. C. . As ?medidas? da saúde midiática: jornalismo cidadania no Fantástico. In: Simpósio Nacional de Jornalismo, Participação e Cidadania, 2014, João Pessoa. Anais do Simpósio Nacional de Jornalismo, Participação e Cidadania, 2014.

  • Paloma Faustino ; MENDES, P. M.C . ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS PARA UMA INFÂNCIA SAUDÁVEL: UMA ANÁLISE DO QUADRO ?MEDIDINHA CERTA? DO FANTÁSTICO. In: Intercom Nacional, 2012, Fortaleza. 2012-Intercom Nacional, 2012.

  • MENDES, P. M.C ; Paloma Faustino . POR UMA VIDA MAIS LEVE: ARTICULAÇÕES ENTRE CORPO E SAÚDE EM PROGRAMAS JORNALÍSTICOS DA REDE GLOBO. In: Intercom Nacional, 2012, Fortaleza. Intercom Nacional-2012, 2012.

  • MENDES, P. M.C . O peso do corpo no telejornal: uma análise do quadro Medida Certa do Fantástico. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

  • MENDES, P. M.C . Discursos da vida real: articulações entre jornalismo e cotidiano na imprensa feminina. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009.

  • MENDES, P. M.C . Mulheres em foco: a construção de discursos e identidade na revista Sou+Eu. In: Simpósio Nacional de Gêneros e Linguagens Textuais, 2009, Campina Grande. II Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais. Campina Grande: Realize, 2009.

  • MENDES, P. M.C . Sou mais eu: um estudo sobre os processos de subjetivação feminina no jornalismo impresso. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal, RN. Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008.

  • MENDES, P. M.C . A (re)construção do discurso religioso em Jesus, uma paixão. In: I Simpósio Internacional em Ciências das Religiões, 2007, JOão Pessoa. I Simpósio Internacional em Ciências das Religiões, 2007.

  • MENDES, P. M.C . A formação do leitor crítico-cidadão: uma proposta de transposição didática de gêneros jornalísticos. In: I Simpósio Nacional de Leitura, 2007, João Pessoa. I Simpósio Nacional de Leitura. João Pessoa: Idéia, 2007.

  • MENDES, P. M.C . Técnicas de comunicação e apresentação em audiovisual. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, P. M.C . Curso de Jornalismo ? perspectivas e desafios da profissão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, P. M.C . Redação e Interpretação de texto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Carla Arantes ; MENDES, P. M.C ; Paloma Faustino . A profissionalização da câmera amadora. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MENDES, P. M.C . O peso da pauta: corpo e saúde na televisão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, P. M.C ; Luís Augusto Mendes . As medidas da saúde midiática: jornalismo e cidadania no Fantástico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, P. M.C . A Construção das Subjetividades Femininas e o Controle Social da Mídia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, P. M.C . O peso do corpo no telejornal: uma análise do quadro Medida Certa do Fantástico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDES, P. M.C . Corpo, mídia e subjetividade: os contornos do feminino no cotidi. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENDES, P. M.C . Os contornos do feminino e o cotidiano midiático. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, P. M.C . Mulheres em foco: a construção de identidades e discursos na revista Sou+Eu. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, P. M.C . O corpo na mídia: uma análise discursiva das identidades femininas no jornalismo impresso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDES, P. M.C . A vez e a voz das leitoras: a construção de identidades femininas na revista Sou mais eu. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDES, P. M.C . Sou mais eu: um estudo sobre os processos de subjetivação feminina na mídia impressa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, P. M.C . A (re) construção do discurso religioso em "Jesus, uma paixão". 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MENDES, P. M.C . Sou mais eu: articulações entre o discurso e a ideologia na construção da identidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDES, P. M.C . A formação do leitor-crítico cidadão: uma proposta de transposição didática de gêneros jornalísticos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDES, P. M.C . A violência nos jornais sergipanos: por uma cultura de paz na mídia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

MONTEIRO, PATRÍCIA ; DUARTE, J. L. . CBN Universidade UFPB - série de reportagens semanais. 2024.

MONTEIRO, PATRÍCIA . Espaço Experimental: programa de rádio laboratório do curso de Jornalismo da UFPB. 2023.

MENDES, P. M.C . Podcast Espaço de Troca. 2023.

MONTEIRO, PATRÍCIA ; BOMTEMPO, C. ; VASCONCELOS, G. ; DUARTE, J. L. . CBN Universidade UFPB - série de reportagens semanais. 2023.

MONTEIRO, PATRÍCIA ; FELIX, T. . Espaço Experimental: programa de rádio laboratório do curso de Jornalismo da UFPB. 2022.

MENDES, P. M.C . Podcast Remotamente. 2022.

BEZERRA, A. ; MONTEIRO, PATRÍCIA ; MAFALDO, N. M. M. . Podcast Saúde em Comunidades. 2021.

MENDES, P. M.C . Espaço Experimental: programa de rádio laboratório do curso de Jornalismo da UFPB. 2021.

RABAY, G. ; SIQUEIRA, F. C. ; MENDES, P. M.C . Relatório da Comissão de Seleção de Aluno Regular 2021 do Mestrado em Jornalismo da UFPB. 2020.

MENDES, P. M.C ; PAES, P. S. ; SILVA, F. F. . Relatório da Comissão Examinadora de Diploma Estrangeiro em Jornalismo. 2020.

MENDES, P. M.C ; MAFALDO, N. M. M. ; Adilson Santana ; DAMASCENO, M. A. D. ; ANA HELOISA BATISTA ARAUJO ; TALITA DOS SANTOS FRANCA . Podcast Jornadas. 2020.

MENDES, P. M.C ; SIQUEIRA, F. C. ; Raniery Soares LACERDA ; Luís Eduardo Meira de ANDRADE . Podcast Selecionados - como ingressar no Mestrado em Jornalismo da UFPB. 2019.

MENDES, P. M.C . Espaço Experimental -programa de rádio. 2019.

MENDES, P. M.C . As representações sociais de saúde mental veiculadas na mídia brasileira- Parecer ad hoc para Reciis. 2019.

MENDES, P. M.C . Cenas documentais do SUS: comunicação e dissenso no projeto Apoiadores - parecer ad hoc para Reciis. 2019.

PAES, P. S. ; SIQUEIRA, F. C. ; MENDES, P. M.C . Relatório da Comissão de Credenciamento e Descredenciamento de docentes do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB. 2019.

MENDES, P. M.C . Espaço Experimental -programa de rádio. 2018.

MENDES, P. M.C ; MAFALDO, N. M. M. ; Adilson Santana ; DAMASCENO, M. A. D. ; ANA HELOISA BATISTA ARAUJO ; TALITA DOS SANTOS FRANCA . Podcast Jornadas. 2020.

MENDES, P. M.C ; CERQUEIRA, L. . Entrevista à TV Cabo Branco. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENDES, P. M.C ; MENDES, L. A. C. . Rádio CBN João Pessoa - O papel do rádio na saúde mental. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENDES, P. M.C ; SIMAO, J. . Fala Paraíba Rádio Tabajara - Dia do Professor. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENDES, P. M.C . Jornal Estadual-25 anos do programa Espaço Experiemental. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MONTEIRO, PATRÍCIA ; SOUZA, J. . Fala Juventude - 25 anos do programa Espaço Experimental. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENDES, P. M.C ; SILVA, E. ; SOUTO, I. ; GOMES, P. . Dia da Imprensa - Programa Fala Paraíba. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MAFALDO, N. M. M. ; MENDES, P. M.C . Portal UFPB - Professoras da UFPB mapeiam podcasts produzidos pela comunidade universitária. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MENDES, P. M.C ; MAFALDO, N. M. M. ; TALITA DOS SANTOS FRANCA ; ANA HELOISA BATISTA ARAUJO . Novas mídias para a Extensão - ações da UFPB atuam criando podcasts e alcançam novos públicos. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MONTEIRO, PATRÍCIA ; SILOMAR, M. . Pesquisa destaca aumento do consumo do rádio durante a pandemia - Programa Fala Paraíba. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENDES, P. M.C . Esperança (Direção de Programa de Rádio). 2019.

MENDES, P. M.C . Saúde da Criança (Direção de Programa de Rádio). 2019.

MENDES, P. M.C . Saúde Pública (Direção de Programa de Rádio). 2019.

MENDES, P. M.C . Cinema Paraibano (Direção de Programa de Rádio). 2019.

MENDES, P. M.C . Programas de rádio da UFPB promovem prática profissional. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENDES, P. M.C . Homenagem ao professor Carmélio Reynaldo (Direção de Programa de Rádio). 2018.

MENDES, P. M.C . Arte e poesia com Águia Mendes (Direção de Programa de Rádio). 2018.

MENDES, P. M.C . Cultura Digital (Direção de Programa de Rádio). 2018.

MENDES, P. M.C . Painel sobre Engajamento político (Direção de Programa de Rádio). 2018.

MENDES, P. M.C . Mídia e os casos de Feminicídio (Direção de Programa de Rádio). 2018.

MENDES, P. M.C . Setembro Amarelo (Direção de Programa de Rádio). 2018.

MENDES, P. M.C . Entrevista com o jornalista André Resende sobre o livro ?Dias de Botauto? (Direção de Programa de Rádio). 2018.

MENDES, P. M.C . Empreendedorismo Júnior (Direção de Programa de Rádio). 2018.

MENDES, P. M.C . Outubro Rosa e a prevenção ao câncer (Direção de Programa de Rádio). 2018.

MENDES, P. M.C . Fake News (Direção de Programa de Rádio). 2018.

MENDES, P. M.C . LGBT+ (Direção de Programa de Rádio). 2018.

MENDES, P. M.C . Acessibilidade (Direção de Programa de Rádio). 2018.

MENDES, P. M.C . Economia (Direção de Programa de Rádio). 2018.

MENDES, P. M.C . Hábitos de Leitura (Direção de Programa de Rádio). 2018.

MENDES, P. M.C . Dia mundial do combate a AIDS/HIV (Direção de Programa de Rádio). 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MENDES, P. M.C . Divulgação Científica (Direção de Programa de Rádio). 2018.

MENDES, P. M.C . Direitos Humanos (Direção de Programa de Rádio). 2018.

MENDES, P. M.C . O Natal e a prática da solidariedade (Direção de Programa de Rádio). 2018.

MENDES, P. M.C . Instagram do Programa de Rádio Espaço Experimental. 2018; Tema: Programa Espaço Experimental da Rádio Tabajara AM. (Rede social).

MENDES, P. M.C . Spotify do Espaço Experimental da Rádio Tabajara AM. 2018; Tema: Perfil do Spotify do Espaço Experimental da Rádio Tabajara AM. (Site).

MENDES, P. M.C . Portfólio profissional em vídeo (Youtube). 2017; Tema: Vídeos. (Rede social).

MENDES, P. M.C . Telejornalismo Experimental Nassau JP - Conecta. 2017; Tema: Audiovisual. (Rede social).

MENDES, P. M.C . Escrita Criativa: do lúdico à técnica. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENDES, P. M.C . Produção de vídeos para redes sociais. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENDES, P. M.C . Redação de Textos e Media Training. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENDES, P. M.C . Noções de Empreendedorismo. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENDES, P. M.C . Curso de extensão em Telejornalismo Expandido. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUTO, K. ; MENDES, P. M.C . Histórias de parto. 2017. (Documentário).

LIMA, R. ; MENDES, P. M.C . (Re)construção: das drogas ao diploma de engenharia. 2017. (Reportagem especial de TV).

MENDES, P. M.C . Curso de Contrução de Roteiros para Produtos Audiovisuais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CANDIDO, L. ; MENDES, P. M.C . Frutos da seca. 2016. (Reportagem especial de TV).

MENDES, P. M.C ; MENDES, L. A. C. . Vídeo Institucional da Creche Gente Nova. 2012. (Vídeo Institucional).

MENDES, P. M.C ; MENDES, L. A. C. . Vídeo Institucional - Feridas abertas: projeto sombra e agua fresca. 2012. (Vídeo Institucional).

MENDES, P. M.C ; MENDES, L. A. C. . Vídeo Institucional da Remne. 2012. (Vídeo Institucional).

MENDES, P. M.C . Curso de Comunicação - Projovem Trabalhador. 2009. .

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    O imaginário midiático da pandemia da Covid 19, Descrição: O projeto parte dos problemas de pesquisa: Como os meios de comunicação, principalmente a internet, apresentam a pandemia da Covid 19 em um contexto de desinformação, negacionismo e risco? Qual o estatuto do jornalismo e da ciência frente à disputa simbólica que se estabelece nas mídias? O objetivo é compreender as dimensões simbólico-míticas da mídia, especialmente das redes digitais, isto é, o imaginário midiático, em relação à pandemia da Covid 19. A pesquisa tem como objetivos específicos discutir como a mídia expressa as mudanças do pensamento científico e das sensibilidades cotidianas; investigar os discursos que procuram descredibilizar o jornalismo e a ciência; compreender as formas de biopoder instauradas com a pandemia. Este projeto utiliza como estratégia metodológica a interface entre a Comunicação e a Socioantropologia do Imaginário. Para a análise empírica da pesquisa, de acordo com a mídia estudada e o corpus, lançamos mão de vários métodos. Utilizamos o referencial teórico de Gilbert Durand para classificar as estruturas do imaginário (DURAND, 2012), as abordagens do formismo (MAFFESOLI, 2005; 2010); método etnográfico aplicado ao estudo de práticas culturais desenvolvidas no ciberespaço, a Antropologia do Ciberespaço (KOZINETS, 2014); e análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Utilizamos ainda a noção de tecnologias do imaginário (SILVA, 2012; 2017) e de biopoder (FOUCAULT, 1997; 2004; 2011), bem como as formulações de mito de Campbell (2013, 2015, 2019) e Eliade (2016, 2020) e a abordagem do jornalismo como mito de acordo com Lule (2001; 2005), Silva, G; Dourado (2011)... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Patrícia Monteiro Cruz Mendes - Integrante / Denise Cristina Ayres Gomes - Coordenador / RENATA REZENDE - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Jornalismo expandido e imaginário: experiências audiovisuais, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patrícia Monteiro Cruz Mendes - Integrante / Zulmira Nobrega Piva de Carvalho - Integrante / Fabiana Cardoso de Siqueira - Coordenador.

  • 2019 - Atual

    Jornalismo audiovisual e expandido, Descrição: O grupo jornalismo audiovisual e expandido envolve alunos de graduação de Jornalismo da UFPB e também estudantes do Mestrado em Jornalismo da UFPB. O grupo é liderado por quatro professores doutores, Zulmira Nóbrega Piva de Carvalho, Fabiana Cardoso de Siqueira, Patrícia Monteiro Cruz Mendes, Laerte José Cerqueira da Silva e Luís Augusto de Carvalho Mendes. O grupo desenvolve estudos que envolvem uma linha de pesquisa: Jornalismo expandido, audiovisual e memória. As pesquisas do grupo buscam compreender as lógicas de produção, identificar as práticas adotadas e também possíveis mudanças nos processos produtivos. Analisar o cenário atual do Jornalismo e novas possibilidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (10) . , Integrantes: Patrícia Monteiro Cruz Mendes - Integrante / Laerte Cerqueira - Integrante / Luís Augusto de Carvalho Mendes - Integrante / Zulmira Nobrega Piva de Carvalho - Integrante / Fabiana Cardoso de Siqueira - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Arbovírus dengue, zika e chikungunya compartilham o mesmo inseto vetor: o mosquito Aedes aegypti-moléculas do Brasil e do mundo para o controle, novas tecnologias em saúde e gestão de IEC, Descrição: Este projeto é organizado em três componentes, propõe avaliar e orientar o programa nacional de controle do vetor e das arboviroses: componente 1- pesquisa para o controle de vetor e estudo epidemiológico: (i) prospecção de moléculas da biodiversidade do brasil, visando o desenvolvimento biotecnológico de novos produtos para o controle de formas imaturas (ovo, larva e pupa) e adulta do vetor a. aegypti; (ii) avaliar em campo o impacto das formulações inseticidas e repelentes. componente 2- tecnologias de informação e comunicação em saúde: (i) desenvolvimento de aplicativos móveis, (ii) sistema de informação geográfica, (iii) sistema de informação em saúde. componente 3- educação, informação e comunicação: (i) gestão e qualidade da informação e da comunicação em saúde, (ii) tradução do conhecimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (58) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Patrícia Monteiro Cruz Mendes - Coordenador / Maria Fátima de Sousa - Integrante / Ana Valéria Machado Mendonça - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Psicologia Social e Mídias Digitais, Descrição: O grupo de pesquisa e iniciação científica tem o objetivo de analisar os fenômenos sociais ocorridos no meio digital por meio das teorias das Mídias Digitais e da Psicologia Social. Configurando uma atividade interdisciplina entre os Cursos da área de Comunicação e Psicologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: Patrícia Monteiro Cruz Mendes - Integrante / Luís Augusto de Carvalho Mendes - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Dicionário de Investigação do Cotidiano na Mídia Paraibana. Parte II: vozes no papel: cartografia de ideias no jornalismo e impresso, Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é transformar num dicionário as expressões utilizadas pelas editorias dos jornais impressos de João Pessoa - capital da Paraíba, que aproxima as linguagens das editorias especializadas do cotidiano do leitor. Livro publicado: Dicionário de Investigação do Cotidiano. Volume II: vozes no papel: cartografia de ideias no jornalismo e impresso. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (11) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Patrícia Monteiro Cruz Mendes - Integrante / Wellington Jose de Oliveira Pereira - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    O corpo e a anatomia impressa, Descrição: O projeto, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (Grupecj), propõe estudar como os corpos humanos aparecem nas narrativas do jornalismo impresso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Patrícia Monteiro Cruz Mendes - Coordenador.

Prêmios

2023

XXV Encontro de Iniciação à Docência (ENID), Universidade Federal da Paraíba.

2023

Professora Homenageada - Turma de Concluintes Jornalismo, Universidade Federal da Paraíba.

2022

XXIV Encontro de Iniciação à Docência (ENID), Universidade Federal da Paraíba.

2022

Professora Homenageada - Turma de Concluintes Jornalismo, Universidade Federal da Paraíba.

2021

Prêmio Elo Cidadão 2021 - Projeto Espaço Experimental: integrando a universidade e a comunidades nas ondas do rádio, UFPB., UFPB.

2019

Aprovação em concurso para professor efetivo de magistério superior em Radialismo - 2 lugar, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

2018

Aprovação em concurso para professor efetivo de magistério superior em Telejornalismo - 2 lugar, Universidade Federal do Piauí.

2017

Tese de doutorado indicada ao Prêmio COMPÓS Teses e Dissertações 2017, Compós.

2016

Aprovação em concurso para área de Áudio e Vídeo - 2 Lugar, Unibersidade Federal do Cariri - UFCA.

2016

Aprovação em concurso para área de Audiovisual - 2 lugar, Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

2014

Professora Homenageada - Turma de Concluintes Jornalismo, Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa., Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa..

2012

Prêmio Maurício de Nassau de Incentivo Acadêmico, Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa..

2011

Prêmio Estácio de Sá de Jornalismo, Faculdade Estácio de Sá.

2010

Dissertação de mestrado aprovada com distinção, Universidade Federal da Paraíba., Universidade Federal da Paraíba.

2010

2 Lugar Prêmio Criança Pb de Jornalismo, Secretaria de Desenvolvimento Humano.

2010

Menção Honrosa Prêmio AETC de Jornalismo, AETC.

2008

Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação outorgado ao Grupecj, , Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa. , Avenida Epitácio Pessoa, Bairro dos Estados, 58030000 - João Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 21075959

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da UFPB.

2008 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Pesquisador voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisadora voluntária

Outras informações:
Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (Grupecj). Atividades de Participação em Projeto, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Comunicação. Projetos de pesquisa O corpo e a anatomia impressa Dicionário de Investigação do Cotidiano nos jornais paraibanos

2018 - 2019

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 20

2015 - 2015

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio docência na disciplina Sociologia da Comunicação e Mídias Digitais

2008 - 2008

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo - PPJ.,Cargo ou função, Comissão de Recredenciamento ao PPJ.

  • 08/2018

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de radiojornalismo, Planejamento e produção em radiojornalismo

  • 08/2018

    Ensino, Comunicação Social - Radialismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da Comunicação

  • 08/2018

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de redação jornalística: impresso, visual, sonoro, digital., Teorias do Jornalismo 2020.1

  • 01/2015 - 08/2015

    Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I.,Estágio realizado, Estágio Docência - Disciplina Sociologia da Comunicação e Mídias Digitais.

  • 06/2008 - 06/2008

    Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Comunicação.,Estágio realizado, Estágio Docência - Disciplina Preparação e revisão de originais.

2016 - Atual

Faculdade Maurício de Nassau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Membro do NDE, Carga horária: 4

Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Jornalismo (Comunicação) da Faculdade Maurício de Nassau

2016 - 2019

Faculdade Maurício de Nassau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Doutora, Carga horária: 20

2011 - 2012

Faculdade Maurício de Nassau

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Jornalismo, Carga horária: 22

Outras informações:
Coordenou a equipe que recebeu a visita de avaliadores do MEC com vistas à autorização do curso de Jornalismo da FMN-João Pessoa. Implantou o curso de Jornalismo na Faculdade Maurício de Nassau - é o único curso de Jornalismo em faculdade privada na capital paraibana.

2011 - 2012

Faculdade Maurício de Nassau

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Superior, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora da disciplina "Teorias da Comunicação" no curso de Jornalismo

Atividades

  • 02/2018

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atualidades em Telejornalismo, Estágio Supervisionado, Redação Jornalística IV, Técnicas de Comunicação Dirigida, Fundamentos em Telejornalismo

  • 02/2018

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Empresarial, Empreendedorismo Estratégico

  • 02/2017

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Redação Jornalística, Introdução ao Jornalismo, Legislação e Ética na Comunicação, Projeto Experimental I, Redação Jornalística III, Telejornalismo I, Telejornalismo II

  • 08/2016

    Outras atividades técnico-científicas , Curso de Jornalismo, Curso de Jornalismo.,Atividade realizada, Coordenação de Projeto de Extensão em Produção Audiovisual.

  • 02/2016

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Jornalismo, Projeto Experimental I, Telejornalismo II, Teorias da Comunicação, Tópicos Iintegradores - Jornalismo, Tópicos Integradores - Publicidade, Fundamentos de Redação Jornalística

  • 02/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Jornalismo.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

  • 03/2011 - 10/2012

    Direção e administração, Curso de Jornalismo.,Cargo ou função, Coordenadora de Curso.

  • 03/2011 - 10/2012

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da Comunicação

  • 02/2011 - 02/2011

    Ensino, MBA em Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Empresarial

2019 - Atual

Fabrec Cursos e Consursos

Vínculo: Professora Colaboradora, Enquadramento Funcional: Pretação de Serviço, Carga horária: 16

Atividades

  • 01/2019

    Ensino, Pós-graduação em Telejornalismo - João Pessoa(PB), Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Integração, Oratória, Técnicas de comunicação e Apresentação.

2018 - Atual

Centro de Ensino Técnico, Tecnológico e Pesquisa LTDA

Vínculo: Professora Colaboradora, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço, Carga horária: 16

Atividades

  • 11/2018

    Ensino, Pós-graduação em Telejornalismo - João Pessoa(PB), Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Redação para Telejornalismo

2010 - Atual

Associação da Igreja Metodista no Nordeste

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Departamento de Comunicação, Carga horária: 4

Atividades

  • 01/2010 - 03/2015

    Serviços técnicos especializados , Assessoria de Comunicação.,Serviço realizado, Coordenação do Departamento de Comunicação ; Produtora audiovisual ; Mídias Digitais ; Editora / Jornalista; Capacitação de leigos e leigas.

2010 - 2012

UNIUOL Faculdades

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Superior, Carga horária: 4

2007 - 2008

UNIUOL Faculdades

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Superior, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/2010 - 02/2012

    Ensino, Gestão Comercial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Publicidade e Propaganda

  • 02/2010 - 12/2010

    Ensino, Marketing de Vendas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Marketing

  • 09/2007 - 04/2008

    Ensino, Gestão Comercial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação nas Organizações

2010 - 2011

TV Arapuan

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Editora-Chefe, Carga horária: 25

Outras informações:
Implantou o telejornal da emissora afiliada à RedeTV, na Paraíba, Jornal da Arapuan. Liderou a equipe que ganhou o 2o lugar no Prêmio Criança PB de Jornalismo, categoria telejornalismo, em dezembro de 2010; o Prêmio AETC de Jornalismo na categoria mênção honrosa, em dezembro de 2010; e o Prêmio Estácio de Sá de Jornalismo, categoria TV Regional, entregue em setembro de 2011. Nos três casos atuou como editora das reportagens premiadas.

2007 - 2008

TV CABO BRANCO

Vínculo: Jornalista, Enquadramento Funcional: Funcionária, Carga horária: 30

Atividades

  • 03/2007

    Serviços técnicos especializados , TV Cabo Branco.,Serviço realizado, Reportagem externa.

2005 - 2007

TV SERGIPE

Vínculo: Jornalista, Enquadramento Funcional: Funcionária, Carga horária: 30

Outras informações:
Produção e reportagem de telejornais.

2004 - 2005

TV SERGIPE

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/2005 - 01/2007

    Serviços técnicos especializados , TV Sergipe.,Serviço realizado, Produção de matérias, reportagem externa e edição de matérias de telejornais.

2003 - 2004

Secretaria Municipal de Comunicação

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2003 - 12/2004

    Estágios , Secretaria Municipal de Comunicação.,Estágio realizado, Reportagem para jornal da Prefeitura de Aracaju, "Aracaju Informa" e para o portal da Agência Aracaju de Notícias.

  • 03/2003 - 12/2004

    Estágios , Secretaria Municipal de Comunicação.,Estágio realizado, Assessoria de comunicação; reportagens para o portal da Prefeitura Municipal de Aracaju e para o jornal impresso, "Aracaju Informa".