Luana Moura Santos

Graduada em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/CSHNB). Especialista em História do Brasil pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI). Atua como professora contratada para ministrar aulas de História no Colégio São Judas Tadeu. Durante a graduação participou como bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Cidade, Saúde e Justiça - PET/UFPI/MEC. Foi colaboradora do projeto de pesquisa Ser Quilombola: Cultura, Economia e Saúde na Comunidade Quilombola Potes - PI - PET/ UFPI. Foi laureada por haver obtido melhor desempenho nas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão da turma 2022.2. Atuou como monitora de disciplinas, na organização e participação de eventos. Publicou trabalhos em capítulos de livros, revista e resumos em anais de eventos científicos.

Informações coletadas do Lattes em 17/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em História do Brasil

2023 - 2024

Universidade Federal do Piauí
Título: "DE CRIATURAS SEM DIREITOS A CRIADORAS DO SEU DESTINO": O jornal A Familia, de Josephina Álvares de Azevedo (1888-1894)

Graduação em História

2018 - 2023

Universidade Federal do Piauí
Título: "DE CRIATURAS A CRIADORAS": O jornal A Familia, de Josephina Álvares de Azevedo (São Paulo e Rio de Janeiro, 1888-1894)
Orientador: Olívia Candeia Lima Rocha

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2017

UNIDADE ESCOLAR SÃO JOSÉ

Formação complementar

2021 - 2021

TRANSCRIÇÃO DE DADOS ORAIS COM ELAN. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2020 - 2020

Análise do Discurso e seus Diálogos com a História. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2019 - 2019

Atualização em Gestão de Pessoas e Lideranças. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2019 - 2019

Educação Especial Inclusiva. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Iniciação à Paleografia. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Formação de Atores: Iniciação à arte dramática. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Extensão em Produção Textual. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2022

    SER QUILOMBOLA: Cultura, Economia e Saúde na comunidade quilombola, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Larissa Gomes Machado em 21/10/2023., Descrição: O tipo de Pesquisa fundamenta-se na abordagem mista, quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório. Os participantes da pesquisa são adultos com idade igual ou superior a 18 ano que residem na comunidade quilombola dos Potes na cidade de São João da Vajota, correspondendo a um total de 70 pessoas. Objetivo Primário: Realizar atividades de pesquisa e extensão com adultos de uma comunidade quilombola para avaliação de saúde, questões culturais, históricas e religiosas. Objetivo Secundário: Avaliar os indicadores sociais (idade, escolaridade, habitação, se dispõem de energia elétrica e de serviços sanitários) da comunidade quilombola; Verificar as condições de saúde e medidas antropométricas, aferição de pressão arterial (PA), glicemia capilar (HGT) e fatores de risco para o desenvolvimento de doença renal crônica; Analisar histórico familiar da doença renal crônica; Verificar o acesso da comunidade ao serviço primário de atenção à saúde; Identificar fatores econômicos e de organização financeira da comunidade; Investigar aspectos culturais e históricos da comunidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luana Moura Santos - Integrante / Ana Larissa Gomes Machado - Coordenador.

Prêmios

2023

Láurea Universitária, UFPI.

2020

Menção Honrosa pelo 1 lugar no Trabalho "ELABORAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO PARA CONTROLE DA ANSIEDADE DOS ESTUDANTES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19" no(a) Evento de extensão "15 ANOS DO PET NO PIAUÍ",, UFPI.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2023

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PET, Carga horária: 20

2023 - Atual

Unidade Escolar Araújo Luz

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2024 - Atual

Colégio São Judas Tadeu

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor