Albert Barreto da Gama
Possui graduação em Filosofia Licenciatura pela Seminário Nossa Senhora da Conceição/ Universidade Paulista (2018);Especialização em Metodologia do Ensino pela Faveni (2020);Capacitação na área de Gestão de Pessoas pela Faveni (2021); MBA em comunicação de semiótica pela Faveni (2021);Capacitação em segurança do trabalho e gestão de pessoas (2022); MBA em gestão de equipes e lideranças (2022);Curso de extensão em comunicação não violenta, empatia e cooperação (2022);Graduando em Engenharia Elétrica e Engenharia de Segurança do Trabalho;Está como coordenador educacional - Energisa (MT). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em capacitação e formação de colaboradores, atuando principalmente nos seguintes temas: S.E.P;N.R 10, 35, 12;Manobras em Subestação;Construção e aplicação de projetos;Formação sobre religadores de linhas;Formação sobre reguladores de tensãoEducacional;Capacitação;Colégio;Sociedade;Gestão de pessoas.
Informações coletadas do Lattes em 04/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho
2023 - 2023
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: Segurança Psicológica no S.E.P.
Orientador: DSc. Ana Paula Rodrigues
Especialização em MBA EM GESTÃO DE EQUIPES E LIDERANÇAS
2022 - 2022
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: CAPACITAÇÃO E GESTÃO DE EQUIPES E LIDERANÇAS: A Importância da Capacitação e Desenvolvimento dentro das Organizações.
Orientador: Professora Jaqueline Milani Bastos.
Especialização em MBA em comunicação e semiótica
2020 - 2021
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PRO- CESSO EDUCACIONAL.
Orientador: DSc. ANA PAULA RODRIGUES
Especialização em Metodologia do Ensino em Filosofia e Sociologia
2019 - 2021
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: Ensino Libertário: Perspectivas da ética Spinoziana
Orientador: Professora Erilane Gregório
Aperfeiçoamento em SEGURANÇA DO TRABALHO E GESTÃO DE PESSOAS
2022 - 2022
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: -. Ano de finalização: 2022
Aperfeiçoamento em Gestão de Pessoas
2021 - 2021
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: -. Ano de finalização: 2021
Graduação em andamento em Engenharia de Segurança do Trabalho
2023 - Atual
Graduação em andamento em Engenharia Elétrica
2021 - Atual
Uninter Educacional SA
Título: A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA 4.0 NA AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
Orientador: José Airton Lima
Graduação em Filosofia Licenciatura
2017 - 2020
Universidade Paulista
Título: ENSINO FILOSÓFICO: SPINOZA E A EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA
Orientador: Professor Dr. Fernando Henrique Caval-cante de Oliveira
Formação complementar
2022 - 2022
Extensão universitária em Transforme-se num Líder Disruptivo. (Carga horária: 15h). , Linkedin, IN, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Torne-se um Gestor de Projetos. (Carga horária: 21h). , Linkedin, IN, Brasil.
2022 - 2022
O profissional adaptável: Inteligência emocional, finanças pessoais e líder. (Carga horária: 10h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2022 - 2022
CURSO DE EXTENSÃO EM COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA, EMPATIA E COOPERAÇÃO. (Carga horária: 10h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2022 - 2022
Como promover a Inovação na sua Organização. (Carga horária: 8h). , Linkedin, IN, Brasil.
2021 - 2021
Capacidade de Aprender e Resiliência. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2019 - 2019
APRENDENDO A APRENDER. (Carga horária: 2h). , Companhia de Energia de Sergipe, ENERGISA, Brasil.
2019 - 2019
A DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES. (Carga horária: 2h). , Companhia de Energia de Sergipe, ENERGISA, Brasil.
2019 - 2019
ATITUDE PARA A MUDANÇA. (Carga horária: 2h). , Companhia de Energia de Sergipe, ENERGISA, Brasil.
2019 - 2019
COMUNICAÇÃO E FEEDBACK - GESTORES. (Carga horária: 8h). , Companhia de Energia de Sergipe, ENERGISA, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Grego
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
Produções bibliográficas
-
GAMA, A. B. . People to people: crônicas de uma coordenação 2.0: A arte de humanizar e ser humanizado. 1. ed. São Paulo: Sou a Ideia, 2024. v. 50. 200p .
-
GAMA, A. B. . Crônicas de uma Coordenação. 01. ed. , 2023. v. 01. 91p .
-
GAMA, A. B. . Crônicas de Supervisor 2.0. 01. ed. , 2022. v. 01. 52p .
-
GAMA, A. B. . Crônicas de um Instrutor 2.0. 1. ed. , 2021. v. 1. 75p .
-
GAMA, A. B. . Crônicas de um Supervisor. 01. ed. , 2021. v. 01. 50p .
-
GAMA, A. B. . Crônicas de um Instrutor. 1. ed. , 2020. v. 1. 28p .
-
GAMA, A. B. . Perspectiva Educacional. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GAMA, A. B. . Projeto Sophografia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GAMA, A. B. . Crônicas de um instrutor. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GAMA, A. B. ; MORIN, E. . Formação Socioeducacional. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GAMA, A. B. . Código de Ética e Conduta do Grupo Energisa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COVEY, F. ; GAMA, A. B. . O líder em Mim. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
GAMA, A. B. ; BOTELHO, R. P. ; DORIA, P. ; VALFRE, G. B. ; BOTELHO, M. P. ; SOUSA FILHO, G. ; GODOI, R. ; PINZ, L. D. ; MELO, J. M. C. ; SALOMAO, D. . Bússola Líder Energisa. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).
GAMA, A. B. . Descomplicando Resultados Financeiros. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).
GAMA, A. B. . Visão Filosófica Sobre a Pandemia do Coronavírus. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GAMA, A. B. . Manobra em Subestação. 2022. (Segurança do Trabalho).
GAMA, A. B. . Capacitação N.R 10, 35 e Sistema Elétrico de Potência. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GAMA, A. B. . Projeto Monitor da Segurança. 2020. (Segurança do Trabalho).
Projetos de desenvolvimento
-
2021 - Atual
Metodologia Cristal, Descrição: A segurança é um tema abordado quase que diariamente por líderes, colaboradores, gestores, porque não dizer pelas empresas. Mas surge uma pergunta de suma importância: como fazer, como ser uma pessoa que trabalha com segurança? A metodologia C.R.I.S.T.A.L, nasceu a partir desse questionamento, foi gestada nos acidentes e incidentes e maturada em um árduo diálogo entre um instrutor técnico e um técnico em segurança. Para chegarmos ao significado no termo C.R.I.S.T.A.L, precisamos compreender que fazer segurança, não é aplicar punições, sanções ou demissões, mas é inicialmente provocar, instruir e instigar os colaboradores a entenderem o porquê daquela atividade ou aquele serviço ser realizado com ?SEGURANÇA?. ?Com segurança?, é um jargão constantemente utilizado, mas nos esquecemos quais os passos para estarmos nesse estado. O mnemônico C.R.I.S.T.A.L, é composto por sete letras, essas letras nos fazem lembrar de sete pontos indispensáveis para realizarmos um trabalho com segurança. A letra ?C? nos faz lembrar de checklist, a letra ?R? de responsabilidade, a letra ?I? de inteligência, a letra ?S? de segurança, a letra ?T? de transporte, a letra ?A? de arrumação e a letra ?L? de limpeza. Com estas sete palavras executaremos qualquer atividade com segurança. A proposta dessa metodologia/projeto é para cada uma dessas palavras confeccionarmos adesivos pequenos, que fiquem visíveis para nossos colaboradores. Os colaboradores de campo teriam esse adesivo colado nos baús de suas viaturas, os colaboradores internos teriam um adesivo contendo essas informações nas suas ilhas de trabalho (operadores). Com esse projeto em ação, seremos e faremos segurança. Ser e fazer com segurança é isso, é conscientizar, inicialmente. Através da multiplicação do conhecimento obteremos resultados contínuos e evitaremos acidentes e incidentes. Albert Barreto da Gama. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Albert Barreto da Gama - Coordenador / Pedro Oswaldo Bustamante Subauste - Integrante.
-
2021 - Atual
Metodologia Cristal, Descrição: A segurança é um tema abordado quase que diariamente por líderes, colaboradores, gestores, porque não dizer pelas empresas. Mas surge uma pergunta de suma importância: como fazer, como ser uma pessoa que trabalha com segurança? A metodologia C.R.I.S.T.A.L, nasceu a partir desse questionamento, foi gestada nos acidentes e incidentes e maturada em um árduo diálogo entre um instrutor técnico e um técnico em segurança. Para chegarmos ao significado no termo C.R.I.S.T.A.L, precisamos compreender que fazer segurança, não é aplicar punições, sanções ou demissões, mas é inicialmente provocar, instruir e instigar os colaboradores a entenderem o porquê daquela atividade ou aquele serviço ser realizado com ?SEGURANÇA?. ?Com segurança?, é um jargão constantemente utilizado, mas nos esquecemos quais os passos para estarmos nesse estado. O mnemônico C.R.I.S.T.A.L, é composto por sete letras, essas letras nos fazem lembrar de sete pontos indispensáveis para realizarmos um trabalho com segurança. A letra ?C? nos faz lembrar de checklist, a letra ?R? de responsabilidade, a letra ?I? de inteligência, a letra ?S? de segurança, a letra ?T? de transporte, a letra ?A? de arrumação e a letra ?L? de limpeza. Com estas sete palavras executaremos qualquer atividade com segurança. A proposta dessa metodologia/projeto é para cada uma dessas palavras confeccionarmos adesivos pequenos, que fiquem visíveis para nossos colaboradores. Os colaboradores de campo teriam esse adesivo colado nos baús de suas viaturas, os colaboradores internos teriam um adesivo contendo essas informações nas suas ilhas de trabalho (operadores). Com esse projeto em ação, seremos e faremos segurança. Ser e fazer com segurança é isso, é conscientizar, inicialmente. Através da multiplicação do conhecimento obteremos resultados contínuos e evitaremos acidentes e incidentes. Albert Barreto da Gama. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Albert Barreto da Gama - Coordenador / Pedro Oswaldo Bustamante Subauste - Integrante.
-
2021 - Atual
Metodologia Cristal, Descrição: A segurança é um tema abordado quase que diariamente por líderes, colaboradores, gestores, porque não dizer pelas empresas. Mas surge uma pergunta de suma importância: como fazer, como ser uma pessoa que trabalha com segurança? A metodologia C.R.I.S.T.A.L, nasceu a partir desse questionamento, foi gestada nos acidentes e incidentes e maturada em um árduo diálogo entre um instrutor técnico e um técnico em segurança. Para chegarmos ao significado no termo C.R.I.S.T.A.L, precisamos compreender que fazer segurança, não é aplicar punições, sanções ou demissões, mas é inicialmente provocar, instruir e instigar os colaboradores a entenderem o porquê daquela atividade ou aquele serviço ser realizado com ?SEGURANÇA?. ?Com segurança?, é um jargão constantemente utilizado, mas nos esquecemos quais os passos para estarmos nesse estado. O mnemônico C.R.I.S.T.A.L, é composto por sete letras, essas letras nos fazem lembrar de sete pontos indispensáveis para realizarmos um trabalho com segurança. A letra ?C? nos faz lembrar de checklist, a letra ?R? de responsabilidade, a letra ?I? de inteligência, a letra ?S? de segurança, a letra ?T? de transporte, a letra ?A? de arrumação e a letra ?L? de limpeza. Com estas sete palavras executaremos qualquer atividade com segurança. A proposta dessa metodologia/projeto é para cada uma dessas palavras confeccionarmos adesivos pequenos, que fiquem visíveis para nossos colaboradores. Os colaboradores de campo teriam esse adesivo colado nos baús de suas viaturas, os colaboradores internos teriam um adesivo contendo essas informações nas suas ilhas de trabalho (operadores). Com esse projeto em ação, seremos e faremos segurança. Ser e fazer com segurança é isso, é conscientizar, inicialmente. Através da multiplicação do conhecimento obteremos resultados contínuos e evitaremos acidentes e incidentes. Albert Barreto da Gama. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Albert Barreto da Gama - Coordenador / Pedro Oswaldo Bustamante Subauste - Integrante.
-
2021 - Atual
Metodologia Cristal, Descrição: A segurança é um tema abordado quase que diariamente por líderes, colaboradores, gestores, porque não dizer pelas empresas. Mas surge uma pergunta de suma importância: como fazer, como ser uma pessoa que trabalha com segurança? A metodologia C.R.I.S.T.A.L, nasceu a partir desse questionamento, foi gestada nos acidentes e incidentes e maturada em um árduo diálogo entre um instrutor técnico e um técnico em segurança. Para chegarmos ao significado no termo C.R.I.S.T.A.L, precisamos compreender que fazer segurança, não é aplicar punições, sanções ou demissões, mas é inicialmente provocar, instruir e instigar os colaboradores a entenderem o porquê daquela atividade ou aquele serviço ser realizado com ?SEGURANÇA?. ?Com segurança?, é um jargão constantemente utilizado, mas nos esquecemos quais os passos para estarmos nesse estado. O mnemônico C.R.I.S.T.A.L, é composto por sete letras, essas letras nos fazem lembrar de sete pontos indispensáveis para realizarmos um trabalho com segurança. A letra ?C? nos faz lembrar de checklist, a letra ?R? de responsabilidade, a letra ?I? de inteligência, a letra ?S? de segurança, a letra ?T? de transporte, a letra ?A? de arrumação e a letra ?L? de limpeza. Com estas sete palavras executaremos qualquer atividade com segurança. A proposta dessa metodologia/projeto é para cada uma dessas palavras confeccionarmos adesivos pequenos, que fiquem visíveis para nossos colaboradores. Os colaboradores de campo teriam esse adesivo colado nos baús de suas viaturas, os colaboradores internos teriam um adesivo contendo essas informações nas suas ilhas de trabalho (operadores). Com esse projeto em ação, seremos e faremos segurança. Ser e fazer com segurança é isso, é conscientizar, inicialmente. Através da multiplicação do conhecimento obteremos resultados contínuos e evitaremos acidentes e incidentes. Albert Barreto da Gama. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Albert Barreto da Gama - Coordenador / Pedro Oswaldo Bustamante Subauste - Integrante.
Prêmios
2022
Prêmio autor com mais ideias aprovadas na plataforma E-nova, Energisa.
2021
Primeiro colocado ranking geral do E-nova, Energisa.
2021
Profissional Destaque Categoria Pulses, Energisa.
2021
Profissional Destaque Categoria Gestores, Energisa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Energisa MTVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Educacional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
asil PresencialLembrar-me que sou uma pessoa e como tal tenho a obrigação de tratar os outros com a mesma dignidade e respeito que eu queira ser tratado.Traçar planos anuais de treinamento para a gerência, RH, apoio ao cliente e outros;Planejar e desenvolver programas de treinamento (terceirizados e/ou internos);Selecionar métodos ou atividades de treinamento (p.ex. simulações, mentoria, treinamento prático, aulas de desenvolvimento profissional);Anunciar treinamentos disponíveis para os funcionários e dar informações necessárias sobre as sessões;Realizar avaliação de necessidades de treinamento em toda a organização e identificar lacunas de habilidades ou conhecimento que precisam ser preenchidas;Usar princípios conhecidos de educação e estar atualizado sobre novos métodos e técnicas de treinamento;Planejar, preparar e solicitar auxílio e materiais educacionais;Avaliar a efetividade instrucional e identificar o impacto do treinamento nas habilidades dos funcionários e KPIs;Reunir feedback das pessoas em treinamento e dos instrutores após cada sessão educacional;Fazer parceria com as partes interessadas internas e estabelecer contato com especialistas com relação ao desenho instrucional;Manter atualizados o banco de dados de currículos e os registros de treinamento;Realizar sessões para treinar o instrutor para especialistas de assuntos internos;Gerenciar e manter instalações internas e equipamento de treinamento;Pesquisar e recomendar novos métodos de treinamento, como gamificação.
2022 - 2024
ENERGISA ROVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Equipes de Campo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Lembrar-me que sou uma pessoa e como tal tenho a obrigação de tratar os outros com a mesma dignidade e respeito que eu queira ser tratado.Desenvolver e Implementar o planejamento operacional, supervisionar e trabalhar junto com as pessoas. Coordenar áreas de forma a atingir objetivos e metas propostas no plano operacional. Responder por tarefas, fiscalizar atividades e orientar/capacitar equipes. Liderar equipe (de preferência pelo exemplo) na execução de tarefas e atividades.
2021 - 2022
ENERGISA ROVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de equipes de campo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Lembrar sempre que é uma pessoa e como tal tem a obrigação de tratar os outros com a mesma dignidade e respeito que queira ser tratado.
Desenvolver e Implementar o planejamento operacional e supervisionar e trabalhar juntos com as pessoas.
Coordenar áreas de forma a atingir objetivos e metas propostos no plano operacional.
Responder por tarefas, fiscalizar atividades e orientar equipes.
Liderar equipe (de preferência pelo exemplo) na execução tarefas e atividades.
2020 - 2021
ENERGISA ROVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Capacitação de colaboradores em:
NR 10 (básica e complementar);
NR 12;
NR 35;
S.E.P.
2018 - 2020
Companhia de Energia de SergipeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico Operação do Sistema
Outras informações:
Transferido para ENERGISA _ RONDÔNIA.
2019 - 2020
Centro Educacional Futuro FelizVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Filosofia e Sociologia, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Albert Barreto da Gama e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?