Djéssica dos Santos Procópio
Graduanda em Direito, modalidade integral pela Escola Superior Dom Helder Câmara.
Informações coletadas do Lattes em 27/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2019 - 2019
Extensão universitária em Tópico de aprofundamento: Oratória. (Carga horária: 22h). , Escola Superior Dom Helder Câmara, ESDHC, Brasil.
2019 - 2019
Direito Espacial. (Carga horária: 3h). , Escola Superior Dom Helder Câmara, ESDHC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Participação em eventos
I Congresso Digital Covid-19 - Repercussões Jurídicas e Sociais da Pandemias. 2020. (Congresso).
Mulheres e Covid: a desigualdade no isolamento social. 2020. (Outra).
VI Mostra Científica Dom Helder Câmara. 2020. (Outra).
XIII Colóquio Vaziano. 2020. (Outra).
XIII Colóquio Vaziano.A ecoeducação como instrumento de efetivação do direito ao meio ambiente e da realização humana. 2020. (Outra).
4ª Semana de Estudos Amazônicos (SEMEA). 2019. (Congresso).
4ª Semana de Estudos Amazônicos (SEMEA). Perpetuação colonialista: a violência sexual e a exploração das mulheres indígenas no norte brasileiro. 2019. (Congresso).
A Importância da Polícia Federal no Estado Democrático de Direito. 2019. (Outra).
II Congresso do Conhecimento. 2019. (Congresso).
IV Congresso Luso-Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania - CONLUBRADEC. O aborto não pode esperar: as dificuldades das vítimas de estupro para o aborto legal. 2019. (Congresso).
IV Congresso Luso-Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania - CONLUBRADEC. 2019. (Congresso).
Seminário Tecnociência e Ecologia - Múltiplos olhares. 2019. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
PROCÓPIO, D. S. . A ecoeducação como instrumento de efetivação do direito ao meio ambiente e da realização humana. Annales Fajes , v. 5, p. 122-131, 2020.
-
PROCÓPIO, D. S. . O acesso à água como um direito fundamental: uma análise do novo constitucionalismo latino-americano. In: 4 Congresso Mineiro de Direito Ambiental, 2020, Belo Horizonte. Anais do 4 Congresso Mineiro de Direito Ambiental. Belo Horizonte: Initia Via, 2020. v. 2. p. 41-51.
-
PROCÓPIO, D. S. . O aborto não pode esperar: as dificuldades das vítimas de estupro para o aborto legal. In: IV Congresso Luso-Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania - CONLUBRADEC, 2019, Curitiba. Anais do IV CONLUBRADEC. Curitiba: Percurso, 2019. v. 04. p. 135-138.
-
PEREIRA, L. C. A. ; SOARES, B. S. B. ; PROCÓPIO, D. S. . Perpetuação colonialista: a violência sexual e a exploração das mulheres indígenas no norte brasileiro 2019 (Pôster).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Por uma Teoria da Justiça como reconhecimento: uma análise jurídica dos conceitos de igualdade, liberdade e vida pública democrática, Descrição: Grupo de iniciação científica destinado a investigar e a analisar o papel da linguagem na atividade do Direito enquanto discurso de autoridade em conformidade com os interesses políticos do Estado e nas práticas jurídicas que envolvam os julgamentos dos tribunais.analisar, a partir da perspectiva do Estado Democrático de Direito, de que forma podemos pensar uma teoria da justiça como reconhecimento de direitos intersubjetivos, liberdades, projetos e visões de mundo distintos, bem como os impactos que ela acarreta na prática jurídica, nas decisões judiciais, no meio ambiente e na sociedade. O reconhecimento, juridicamente sustentado, passa pela valorização e admissão da ideia de que todos devem ser tratados com igual consideração e respeito. Tendo como fundamento a interdisciplinaridade que permeia o Direito, adotamos a Teoria da Constituição, a Teoria Crítica, a Hermenêutica Jurídica e a História do Direito como ferramentas para alcançar esse objetivo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Djéssica dos Santos Procópio - Coordenador / Enio Luiz de Carvalho Biaggi - Integrante / Marcelo Antônio Rocha - Integrante / Ana Clara dos Reis Trindade Ferrer Monteiro - Integrante / Ana Luiza Baptista Pereira - Integrante / Katia Helena Gonçalves Siqueira - Integrante / Rayane Domingues Leite - Integrante / João Filipe Dias Persilva - Integrante / Maria Fernanda Vaz Oliveira - Integrante / Luana Soares Ferreira Cruz - Integrante / Sarah Martins Pessoa - Integrante / Vítor Augusto Abreu Fagundes Carvalho - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Djéssica dos Santos Procópio e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?