Antônio Carlos Sousa Alves
Atualmente é formado pelo Curso Técnico em Agricultura do IFCE Campus Tianguá, Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, trabalhando com agricultura familiar e manejo fitotécnico em diferentes culturas.
Informações coletadas do Lattes em 31/01/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2020 - 2020
Produção e Tecnologia de Sementes e Mudas. (Carga horária: 80h). , EMBRAPA, EMBRAPA, Brasil.
2020 - 2020
Proteção de Nascentes. (Carga horária: 10h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.
2020 - 2020
COMPOSTAGEM. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
AGRICULTURA ORGÂNICA com foco na produção de citros. (Carga horária: 20h). , Florescer Agroecologia, FLORESCER, Brasil.
2020 - 2020
Fertirrigação. (Carga horária: 32h). , EMBRAPA, EMBRAPA, Brasil.
2020 - 2020
Sistemas Agroflorestais para pequenas propriedades do semiárido brasileiro. (Carga horária: 16h). , EMBRAPA, EMBRAPA, Brasil.
2019 - 2019
Manejo de Irrigação em Frutíferas. (Carga horária: 8h). , IFCE campus Tianguá, IFCE, Brasil.
2019 - 2019
Cultivo Hidropônico. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia, IFCE -Tianguá, Brasil.
2019 - 2019
Produção de Mudas e Manejo Produtivo na Silvicultura. (Carga horária: 30h). , EMBRAPA, EMBRAPA, Brasil.
2018 - 2018
Interpretação de análise de solo. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia, IFCE -Tianguá, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
Participação em eventos
1° circuito internacional de pitaia.Tendências e projeções latino-americanas para a cultura da pitaia.. 2020. (Outra).
Produção Integrada de Frutas e Hortaliças com Foco na Rastreabilidade.Produção Integrada de Frutas e Hortaliças com Foco na Rastreabilidade. 2019. (Oficina).
Produções bibliográficas
-
ALVES, A. C. S. ; FERREIRA, C. S. ; VIEIRA, R. S. ; SILVA, F. N. R. ; MORAIS, C. S. B. . GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE JENIPAPO (Genipa americana L.) EM DIFERENTES COMPOSIÇÕES DE SUBSTRATOS.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
ALVES, A. C. S. ; VASCONCELOS, D. G. F. ; ALBURQUERQUE, D. M. . APLICATIVO DE CALDA BORDALESA. 2020.
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2020
GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE JENIPAPEIRO (Genipa americana L.) DIFERENTES COMPOSIÇÕES DE SUBSTRATO, Descrição: O jenipapeiro é uma espécie nativa com alto potencial de exploração para agroindústria, no entanto muitas tecnologias ainda precisam ser estabelecidas para cultura afim de uma exploração comercia sustentável. O objetivo deste trabalho será avaliar as diferentes composições de substratos na produção de mudas de jenipapo. O delineamento experimental adotado será em blocos casualizado com sete tratamentos: T1 (100% terra vegetal); T2 (50% terra vegetal+50% composto da casca de café); T3 (50% terra Clemilton da Silva Ferreira11:13 vegetal+50% fibra de coco); T4 (50% terra vegetal+50% vermiculita); T5 (50% terra vegetal+25% composto da casca de café e 25% de fibra de coco); T6 (50% terra vegetal+25% composto da casca de café e 25% de vermiculita); T7 (25% terra vegetal+25% composto da casca de café, 25% de fibra de coco e 25% de vermiculita), e quatro repetições; com seis plantas por parcela. As seguintes características avaliadas serão: percentagem de germinação, altura de plantas, diâmetro médio de plantas, número de fol has, peso fresco da parte aérea e raiz, peso seco da parte aérea e da raiz. Espera-se identificar a melhor combinação de substrato na produção de mudas de jenipapeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Carlos Sousa Alves - Integrante / Clemilton da Silva Ferreira - Coordenador / Roberto da Silva Vieira - Integrante / Francisca Natânia Rodrigues da Silva - Integrante / Camila Santos Barros de Morais - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2020
Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia, IFCE -TianguáVínculo: , Enquadramento Funcional:
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Antônio Carlos Sousa Alves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?