Gabriel Silva de Oliveira

Mestrado em Biociências e Biotecnologia - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2021-2023). Licenciado em Ciências Biológicas - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2016-2020). Professor da disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana do Colégio Múltiplos em Itaocara no Curso Técnico de Enfermagem (2022-Atual). Professor de Ciências e Biologia do Colégio Múltiplos em Itaocara (2023-Atual). Professor de Ciências do Colégio Batista Múltiplos em Cambuci (2023-Atual). Professor de Ciências do Centro de Ensino Aperibeense em Aperibé (2022-2022). Iniciação científica cumprida no Laboratório de Biologia Celular e Tecidual LBCT/CBB/UENF (2019-2020). Monitor responsável pela turma de Anatomia Vegetal da graduação de Bacharelado em Ciências Biológicas - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2021-2023). Possui experiência atuando na área de Biologia Vegetal com ênfase em Anatomia e Ecofisiologia Vegetal, além de metodologias de campo, preparo e análises de amostras em microscopia no Laboratório de Biologia Celular e Tecidual LBCT/CBB/UENF (2019-2023).

Informações coletadas do Lattes em 17/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Biociências e Biotecnologia

2021 - 2023

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: VARIABILIDADE FUNCIONAL DOS ATRIBUTOS DO CONTINUUM FOLHA-CAULE DE ESPÉCIES EM AMBIENTES DE FLORESTA ATLÂNTICA COM DISPONIBILIDADE HÍDRICA DIVERSA, Ano de Obtenção: 2023
Maura Da Cunha.Coorientador: Saulo Pireda Fernandes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

2016 - 2020

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: Atributos funcionais da folha e do lenho de Cecropia pachystachya Trécul. (Urticaceae) sujeita a disponibilidade hídrica contrastante em duas fitofisionomias da Mata Atlântica
Orientador: Saulo Pireda Fernandes
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Colégio Estadual Lourença Guimarães

Formação complementar

2021 - 2021

Psicologia da educação (CAPES). (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2021 - 2021

Mediação em EaD (CAPES). (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Capacitação e atualização em toxoplasmose para professores e estudantes. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2020 - 2020

Impactos emocionais frente a Pandemia. (Carga horária: 2h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2020 - 2020

lll Café com botânica. (Carga horária: 5h). , Universidade Santa Cecília, UNISANTA, Brasil.

2020 - 2020

Abordagem da temática ambiental em provas de Inglês. (Carga horária: 2h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2020 - 2020

Desenvolvimento de jogos educacionais. (Carga horária: 3h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2020 - 2020

Meio Ambiente em tempos de Pandemia. (Carga horária: 2h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2020 - 2020

Fabricação de produtos de limpeza. (Carga horária: 2h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2020 - 2020

Óleos essenciais: proporcionando bem-estar. (Carga horária: 2h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2020 - 2020

Elaboração de projetos de pesquisa em Meio Ambiente. (Carga horária: 2h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2020 - 2020

A Uerj e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: Vida na Água. (Carga horária: 1h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2020 - 2020

Eu Ando por Palavras Ressignificando Mundos. (Carga horária: 1h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2020 - 2020

Floresta do Camboatá: Por que Conservar?. (Carga horária: 1h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2020 - 2020

Formação de Professores: Possibilidades e caminhos para os recém formados. (Carga horária: 2h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2020 - 2020

Medidas de prevenção da COVID-19. (Carga horária: 1h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2020 - 2020

Interação natureza e saúde. (Carga horária: 1h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2020 - 2020

Pandemia, Plástico e Poluição: Qual a Relação?. (Carga horária: 1h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2019 - 2019

Capacitação do ENEM 2019. (Carga horária: 20h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2019 - 2019

Insetos na educação básica. (Carga horária: 8h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Biologia vegetal.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Anatomia Vegetal.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Ecofisiologia Vegetal.

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2023

    Como espécies de fitofisionomias distintas da Mata Atlântica ajustaram seus atributos funcionais e consolidaram a vegetação de restingas?, Descrição: Restingas são planícies arenosas Holocênicas, formadas há aproximadamente 8.000 anos, a partir de processos de regressão marinha. Esse efeito geológico deixou desnuda uma grande faixa de área, que posteriormente foi colonizada por espécies de plantas oriundas de ecossistemas e biomas vizinhos. No caso das restingas do Rio de Janeiro, as fitofisionomias que mais contribuíram para a consolidação da vegetação de restinga teria sido a Floresta Ombrófila Densa (FOD) e a Floresta Estacional Semidecidual (FES). Sendo assim, a co-ocorrência de espécies vegetais entre restingas, FOD e FES é muito grande. No entanto, as condições microclimáticas e edáficas entre esses três ecossistemas são muito contrastantes, e teriam obrigado as espécies a ajustarem seus atributos funcionais para garantir o sucesso no processo de estabelecimento da vegetação de restinga. O presente trabalho visa avaliar, a partir da identificação dos atributos estruturais e fisiológicos da folha e do lenho, como espécies da FOD e FES se aclimataram e ajudaram na consolidação da vegetação de restinga. Para isso, remanescentes de restinga, FOD e FES serão selecionadas e submetidas as análises de similaridade florísticas para dimensionar a influência da FOD e FES sobre a comunidade vegetacional de restinga, e ajudar na seleção das espécies co-ocorrentes mais representativas nas três fitofisionomias de estudo. Para a identificação dos atributos funcionais da folha e do lenho serão realizadas análises ao microscópio óptico e eletrônico de varredura e transmissão. A performance fotossintética das plantas será avaliada a partir das análises do rendimento quântico do PSII, trocas gasosas, e de potencial hídrico. Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir para o entendimento dos processos de consolidação da vegetação de restinga, e que possam aumentar a probabilidade de sucesso em ações de restauração ecológicas, a fim de se obter uma provisão adequada dos serviços ecossistêmicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (3) . , Integrantes: Gabriel Silva de Oliveira - Integrante / Saulo Pireda - Coordenador / Maura Da Cunha - Integrante / Ângela Pierre Vitória - Integrante / Dhiego da Silva Oliveira - Integrante / Gabriel do Amaral Ferreira - Integrante / Neilor Lacorte Borges - Integrante / Vanessa Xavier - Integrante.

  • 2016 - 2023

    E-26/010.002077/2016 - Estratégias adaptativas de espécies vegetais que coexistem em ecossistemas de restinga e de florestas semidecíduas do norte / noroeste fluminense, Descrição: Descrição: As restingas são ecossistemas associados da Mata Atlântica, que foram formadas a partir da última transgressão marinha. Esse efeito geológico deixou desnuda uma grande faixa de área, que posteriormente foi colonizada por espécies vegetais oriundas de ecossistemas vizinhos, como Mata de Tabuleiro e Caatinga. Neste processo de colonização, para que tais espécies se adaptassem às condições de restinga, estas tiveram que ajustar seus caracteres estruturais e fisiológicos para garantir sucesso no processo de estabelecimento na nova área. Assim, o presente trabalho objetiva avaliar quais as características em nível estrutural e fisiológicos permitiram com que espécies de um ecossistema vizinho (Mata de Tabuleiro) se adaptassem às condições de restinga. Para isto foram escolhidas 11 espécies que ocorrem simultaneamente em dois ecossistemas. Nestas espécies serão realizadas análises anatômica e ultraestruturais, a fim de observar as características estruturais adaptativas das espécies escolhidas. Além disso, serão submetidas à análise de eficiência fotossintética, para avaliar o estado fisiológico dessas plantas. Assim como avaliar a eficiência no uso da água de cada espécie em cada um dos setores. Todos os procedimentos e resultados serão relacionados com as variações ambientais ocorrentes nas duas regiões estudadas,verificando assim a sua influência nas características estruturais e fisiológicas das espécies selecionados. Não obstante, espera-se que os resultados obtidos possam contribuir para o entendimento dos processos de consolidação da vegetação de restinga, assim como para a predição de alterações na comunidade em função de mudanças climáticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (8) . , Integrantes: Gabriel Silva de Oliveira - Integrante / Saulo Pireda - Coordenador / Maura Da Cunha - Integrante / Ângela Pierre Vitória - Integrante / Dhiego da Silva Oliveira - Integrante / Gabriel do Amaral Ferreira - Integrante / Neilor Lacorte Borges - Integrante / Vanessa Xavier - Integrante / Camila Ribeiro Alexandrino - Integrante / Guilherme Rodrigues Rabelo - Integrante / Glaziele Campbell - Integrante / Jurandi Gonçalves de Oliveira - Integrante / Edésio José Tenório De Mello - Integrante.

  • 2014 - 2023

    CNE - ADAPTAÇÕES ESTRUTURAIS E ECOFISIOLÓGICAS DE ESPÉCIES VEGETAIS DA MATA ATLÂNTICA, Descrição: A preocupação com o ambiente, sobretudo em países com grandes extensões territoriais cobertas de florestas tropicais e subtropicais como é o Brasil, aliadas à diversidade excepcional de seus ecossistemas, tem levado ao aumento do interesse dos governos e de diversos segmentos da sociedade por atividades voltadas para a conservação e para medidas compensatórias para a degradação ambiental. A Mata Atlântica é um dos biomas terrestres mais biodiversos do planeta e também um dos mais ameaçados pelas ações antrópicas As conseqüências são diversas, como a reduções da biodiversidade e da disponibilidade hídrica. O objetivo é estudar estratégias adaptativas de espécies vegetais na Mata atlântica visando integrar estudos de plasticidade estrutural da folha e do lenho, ecofisiologia vegetal e de estruturas secretoras, seus mecanismos de secreção e de defesa nos diversos remanescentes florestais do estado do Rio de Janeiro Esta proposta trata-se de um projeto de pesquisa já consolidado com projeto aprovados e formação de recursos humanos nas várias categorias de pósgraduação e iniciação científica mostrando experiência e capacidade técnica de nossa equipe. Esta tem como principal pertente a integração de várias áreas do conhecimento sendo a abordagem multidisciplinar uma característica deste grupo que apresenta mérito técnico-científico de pesquisadores produtivos e articulação entre as metas do projeto, histórico de formação de recursos humanos e formação de redes de pesquisa dentro da Instituição e com membros externos estaduais e nacionais. Esta proposta ainda procura dentro do conhecimento da flora do Estado o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Silva de Oliveira - Integrante / Saulo Pireda - Integrante / Maura Da Cunha - Coordenador / Ângela Pierre Vitória - Integrante / Dhiego da Silva Oliveira - Integrante / Claudia Franca Barros - Integrante / Cátia Henriques Callado - Integrante / Helena Regina Pinto Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

Prêmios

2016

Melhor Trabalho - Jornada de painéis, Consórcio Cederj Itaocara.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2023

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 20

Outras informações:
Aluno de Mestrado em Biociências e Biotecnologia no Laboratório de Biologia Celular e Tecidual, setor de Biologia Vegetal, com bolsa CAPES.

2019 - 2020

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Vínculo: Iniciação Científica Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista UENF de Iniciação Cientifica no Laboratório de Biologia Celular e Tecidual, no Setor de Biologia Vegetal.

2019 - 2019

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Vínculo: IC Voluntário, Enquadramento Funcional: IC Voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como aluno de iniciação cientifica voluntário no Laboratório de Biologia Celular e Tecidual, no Setor de Biologia Vegetal.

2022 - Atual

Colégio Múltiplos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

2022 - 2022

Centro de Ensino Aperibeense

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

2023 - Atual

Colégio Batista Múltiplos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor